Mesnier

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos

Mesnier

#124926 | Francisco Queiroz | 14 ago 2006 22:21

Gostaria de conhecer a ascendência directa do engenheiro Raul Mesnier de Ponsard (o autor do elevador de Santa Justa), nomeadamente dados biográficos sobre o seu pai.
O motivo é um estudo que irá ser elaborado sobre a indústria do ferro em Portugal, no qual será abordado o papel dos Mesnier.
Obrigado.
Francisco Queiroz
(...)

Resposta

Link directo:

RE: Mesnier

#125069 | jamador | 16 ago 2006 17:15 | Em resposta a: #124926

Boa tarde,

Já me interessei pelo tema.

A obra de Raul Mesnier de Ponsard não se limita ao elevador que indicou. Foi matemático e inventor notável além de engenheiro multifacetado.

Fabricou mesmo uma calculadora mecânica de projecto seu.

Dos elevadores que projectou faz parte o dos Guindais o qual, malogradamente, só funcionou dois anos. O projecto deste existe para consulta no Arquivo Histórico do Porto.

Tenho outras informações se for do seu interesse.

rodrigues.amado arroba gmail.com

Cumprimentos

Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Mesnier

#127072 | Francisco Queiroz | 01 set 2006 21:26 | Em resposta a: #124926

Porque não ficou bem esclarecido, o meu interesse sobre Raul Mesnier de Ponsard prende-se sobretudo com a biografia e origem do seu pai (Jacques Robert Mesnier) e da sua mãe (cujo nome ainda desconheço), assim como a formação inicial de Raul Mesnier de Ponsard nas artes metálicas e na industria da fundição.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Mesnier

#127123 | aeiou2 | 02 set 2006 09:43 | Em resposta a: #124926

Na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 17, pags.27 e 28 diz que nasceu no Porto 2.4.1849, estudou num Liceu do Porto, e estudou Matemática e Filosofia em Coimbra.éstudou também em França.

Deve começar pela Universidade em Coimbra (peça ao Pedro França) e com sorte saberá os nomes dos pais, que noutro sítio dizem ser emigrantes franceses e ou a freguesia onde nasceu e o Liceu do Porto onde estudou.
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Mesnier

#127348 | Francisco Queiroz | 03 set 2006 18:59 | Em resposta a: #127123

Obrigado pela dica. Falta-me o nome da mãe, o que penso não deverá existir no AUC (nas consultas que ali fiz para o início do século XIX só se refere o nome do pai do aluno).
Mesmo assim, o meu interesse principal é o pai de Raul Mesnier de Ponsard
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Mesnier

#127410 | jamador | 04 set 2006 11:53 | Em resposta a: #127348

Bom dia,

Em complemento, dos registos paroquiais da freguesia de S.Nicolau, onde nasceu Raul Mesnier de Ponsard a 2/4/1848.

Filho de Tiago Roberto Mesnier e Maria Ronson
Neto paterno de João Gabriel Mesnier e Judite Thier
Neto materno de Pedro Ronson e Luisa Frondi

Já agora informo a quem interessar.
Apesar de tal ser dito em toda a parte Raul Mesnier não era discípulo de Eiffel !


Cumprimentos

Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Mesnier

#127414 | LCM | 04 set 2006 12:16 | Em resposta a: #127348

O nome do pai está no verbete da matricula. Para ver a certidão de baptismo tem que pedir as "Certidfões de Idade" por nome e ano. Desde 1760/70, salvo o erro, era obrigatório todos os estudantes entregarem uma certidão no acto de matricula.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Mesnier

#127605 | Francisco Queiroz | 06 set 2006 20:56 | Em resposta a: #127410

Muito Obrigado pelos dados.

Resposta

Link directo:

RE: Mesnier

#127606 | Francisco Queiroz | 06 set 2006 20:57 | Em resposta a: #127414

Tem razão, estava a confundir com o arquivo da Escola Industrial do Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Mesnier

#136396 | LMN | 04 dez 2006 12:06 | Em resposta a: #124926

É possível que Raul Mesnier de Ponsard seja pai de um outro vulto da engenharia portuguesa ligado à fundição do ferro, António Gomes do Vale Peixoto, conhecido pelo nome da fábrica que fundou em Braga: a Fábrica Nacional de Pistões Pachancho. Estudo esta via de possibilidade baseado em fonte familiar meramente verbal, porque sou bisneto do Pachancho e, com as minhas filhas, procuramos estabelecer a nossa linha de ascendencia directa (está aberta no Genea sob Ana Marta Novais). Segundo uma minha tia-avó, o desconhecido pai do Pachancho era um engenheiro francês ou belga, ligado aos caminhos de ferro, que pernoitava na pensão do Campo da Vinha em Braga onde trabalhava a mãe do Pachancho. Como o Pachancho nasceu em 1890 e o comboio para Braga foi inaugurado em 1875, parece-me demasiado afastado. Daí a pista do Raúl Mesnier de Ponsard, que trabalhou em Braga para a inauguração do Elevador do Bom Jesus, em 1882. Terá algum fundamento?
Obrigado,
Luis Miguel Novais

Resposta

Link directo:

RE: Mesnier

#136640 | NBA | 06 dez 2006 21:20 | Em resposta a: #136396

Caro Francisco Queiroz


Em 22 de Julho de 1858 foi concedida pela Câmara Municipal de Braga uma licença a Jacques Roberto Mesnier para fundar nesta cidade uma «fabrica de gaz hydrogenio carbonado ou d'illuminação extrahida do Carvão de pedra». O documento do licenciamento tem a assinatura de Mesnier.

Por outra fonte primária sei que em Outubro de 1858 residiam no largo dos Penedos, n.º 9, em Braga, os engenheiros que trabalhavam na instalação de gás na cidade. Note-se: engenheiros e não engenheiro. Também sei que por este n.º 9 do largo dos Penedos residiram temporariamente outros franceses que se deslocaram a Braga por motivos profissionais.

Creio que já encontrei mais referências a este Mesnier em periódicos locais, mas teria de fazer uma busca nos meus papéis...

Com os meus melhores cumprimentos,


Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Mesnier

#140529 | Francisco Queiroz | 17 jan 2007 20:51 | Em resposta a: #136640

Caro Nuno Borges de Araújo
Peço desculpa por só agora responder, mas como a sua mensagem não era resposta directa a uma da minha autoria, não fui notificado da mesma e só por acaso a encontrei ao rever o tópico.
Agradeço-lhe imenso esses dados sobre Braga.
Se não se importa, gostaria que enviasse para francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt o seu endereço de email, pois desejava pedir-lhe um conselho sobre um tema que não tem a ver com genealogia, mas que diz respeito a periódicos regionais dessa época, algo que deverá conhecer bem.
Grato
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 14:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen