Arcozelo-Gouveia: Barbas,Marcelino,Calado,Marques

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Arcozelo-Gouveia: Barbas,Marcelino,Calado,Marques

#124973 | LProjecto | 15 ago 2006 14:11

Caros confrades,

Deixo, neste espaço de partilha, alguns nomes relacionados com o apelido do tópico, na esperança de que nas vossas incursões genealógicas possam deparar-se com os mesmos:

- António Augusto MARCELINO, natural de Arcozelo - Gouveia (nascido em data anterior a 1883), filho de Joaquim Gomes MARCELINO e de Maria Joaquina CALADO. Casou com Maria José BARBAS, também natural de Arcozelo - Gouveia, filha de José MARQUES e Maria Augusta BARBAS.

Antecipadamente grato por qualquer informação adicional.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Arcozelo-Gouveia: Barbas,Marcelino,Calado,Marques

#131445 | LProjecto | 17 out 2006 20:13 | Em resposta a: #124973

Caros confrades,

Depois de solicitar algumas pesquisas no ADG, e sem a mínima esperança de poder avançar muito neste ramo, acrescento mais alguns elementos que possam, eventualmente, ir de encontro aos apontamentos de quem estuda a zona ou de quem desta família também descende.

Assim:
MARIA JOSÉ BARBAS (que referi no post anterior) era filha de JOSÉ MARQUES e de MARIA AUGUSTA BARBAS (MARQUES), neta paterna de ANTÓNIO MARQUES e de MARIA DOROTEIA, neta materna de JOAQUIM DE CARVALHO e de TOMÁSIA BARBAS, todos da zona de Gouveia.

Cumprimentos,

LMCPC

Resposta

Link directo:

RE: Arcozelo-Gouveia: Barbas,Marcelino,Calado,Marques

#133428 | LProjecto | 07 nov 2006 22:54 | Em resposta a: #131445

Caros confrades,

Volto ao tópico para adicionar mais alguns dados a propósito da gente que referi na abertura do tópico:

- António Augusto MARCELINO, b. 22.03.1868 - Arcozelo,Gouveia. Foram seus padrinhos de baptismo: José SILVESTRE, solteiro, lavrador, e Maria Joaquina AMARAL, solteira, ambos naturais de Arcozelo.

casou com:

- Maria José BARBAS, b. 24.11.1869 - Arcozelo, Gouveia. Foram seus padrinhos de baptismo Bernardino MARQUES, recebedor do Concelho, e sua mulher Rosa d`AMARAL.

Na presente data ainda desconheço um eventual parentesco entre os padrinhos e os baptizados.

Grato por qualquer informação.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Arcozelo-Gouveia: Barbas,Marcelino,Calado,Marques

#136490 | Manypages | 05 dez 2006 14:22 | Em resposta a: #124973

Caro Luis Projecto Calhau
O meu nome é António Augusto da Trindade Bento Marcelino. O meu pai, António Gomes Bento Marcelino, nasceu em Arcozelo da Serra-Gouveia, em 29 de Outubro de 1917. Faleceu no dia 23 de Outubro de 1997. Era filho de Augusto Gomes Marcelino e de Emília de Jesus Gomes, e irmão de Júlio Gomes Marcelino, Ilda Gomes Bento Marcelino e Joaquim Gomes Marcelino.
Não sei para já mais pormenores, particularmente de datas. Inscrevi-me há pouco tempo aqui no Genea e vou começar a dar agora os primeiros passos na construção da minha árvore genealógica.
Resido em Reguengos de Monsaraz e o meu endereço electronico é aamarcelino@sapo.pt
Qualquer informação adicional agradeço que me a faça chegar. Eu procederei da mesma forma.
Cumprimentos
António Marcelino

Resposta

Link directo:

RE: Arcozelo-Gouveia: Barbas,Marcelino,Calado,Marques

#136561 | LProjecto | 05 dez 2006 22:38 | Em resposta a: #136490

Caro António,

Enviei-lhe uma mensagem para o seu endereço electrónico.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Arcozelo-Gouveia: Barbas,Marcelino,Calado,Marques

#150963 | LProjecto | 02 abr 2007 11:24 | Em resposta a: #136490

Caro António,

Como vão as suas pesquisas a propósito da sua gente de Arcozelo?
Na sequência do meu post anterior, procedo a uma pequena actualização da informação que lancei, na esperança de que tais elementos possam ter algum significado para algum dos confrades que estudam a zona.

Deste modo:

- Joaquim Carvalho, natural de Arcozelo-Gouveia, era filho de Manuel Carvalho e de Águeda Pinheiro.

- Tomásia Barbas, também natural de Arcozelo, era filha de João de Almeida Barbas e de Maria Genoveva.

Quanto à ascendência de José Marques, que foi casado com Maria Augusta Barbas, apresentei os elementos de que disponho, na presente data, no tópico:

Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)

Qualquer informação será benvinda!

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Arcozelo-Gouveia: Barbas,Marcelino,Calado,Marques

#152449 | LProjecto | 15 abr 2007 16:59 | Em resposta a: #150963

renovo...

Resposta

Link directo:

RE: Arcozelo-Gouveia: Cabral, Almeida, Barbas

#165288 | LProjecto | 19 ago 2007 09:57 | Em resposta a: #150963

Caros Confrades,

Acrescento alguns elementos à informação do presente tópico, pois pode ser que, em alguma ocasião, já se tenham deparado com alguns dos nomes que seguem:

- TOMÁSIA BARBAS, n. 23.01.1809 em Arcozelo - Gouveia.

Era filha de JOÃO CABRAL DE ALMEIDA BARBAS, n. Arcozelo, e de MARIA GENOVEVA DE OLIVEIRA, n. Arcozelo.

Neta paterna de FRANCISCO DE ALMEIDA BARBAS, n. Gouveia, e de MARIA CABRAL, n. Arcozelo.

Neta materna de JOSÉ DE OLIVEIRA, n. Arcozelo, e de GENOVEVA GOMES, n. Arcozelo.

O Referido João Cabral de Almeida Barbas teve, pelo menos, um irmão chamado Manuel Cabral de Almeida Barbas, também natural de Arcozelo e que lá casou com Maria Umbelina de Morais, filha de Manuel de Morais, n. Arcozelo, e de Luísa Maria, n. Vinhó. Tiveram, pelo menos, 4 filhos nascidos em Arcozelo em datas compreendidas entre 1808 e 1815.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Gomes Barreiros, do Arcozelo

#165299 | E. Osório | 19 ago 2007 14:58 | Em resposta a: #165288

Caro Luís Projecto Calhau,

Tenho a ascendência de Genoveva Gomes Barreiros, pelo facto de ser irmã de uma minha 5ª avó, Catarina Gomes Barreiros, que casou com um Estêvão de Almeida e foram moradores no Arcozelo onde se ocupavam “do negócio de lãs e panos”.

1. Genoveva Gomes Barreiros n. no Arcozelo em 1754, sendo a mais nova dos 10 filhos de seus pais. Casou a 30.01.1775 c. José de Oliveira, filho de Jerónimo de Oliveira e de Josefa Maria.

Filha de:
2. Manuel Rodrigues Barreiros, b. Arcozelo 17.03.1711, f. Arcozelo 1762.
3. Maria Gomes, b. Arcozelo 19.10.1715, c. Arcozelo 18.12.1735

Neta de:
6. Lourenço Barreiros, n. Ribeirinha, Penalva do Castelo
7. Catarina Rodrigues, n. Arcozelo, c. Arcozelo 23.03.1710
8. António Gomes Samarra, n. Arcozelo
9. Francisca Mendes, n. Arcozelo, c. Arcozelo 09.05.1712

Bisneta de:
10. António Barreiros
11. Marta Nunes
12. António Fernandes
13. Maria Rodrigues
14. Manuel Fernandes
15. Maria Gomes
16. João Mendes
17. Maria Gomes

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Barreiros, do Arcozelo

#165349 | LProjecto | 20 ago 2007 01:13 | Em resposta a: #165299

Caro Eduardo Osório,

Grande surpresa!

Os meus sinceros agradecimentos pelos elementos que, gentilmente, aqui deixou.
Saiba que é para mim uma honra anuncia-lo como parente do meu filho, pois a referida Genoveva Gomes Barreiros é 6ª avó da minha mulher.
Caso tenha interesse nesse ramo descendente, por favor disponha...!

Ao seu dispor também no ADE.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Barreiros, do Arcozelo

#165469 | E. Osório | 21 ago 2007 19:06 | Em resposta a: #165349

Caro Luís Projecto Calhau,

Agradeço a sua resposta. Naturalmente que me interessa a descendência, pelo menos enquanto as pessoas andaram aqui pela Beira, se possível com um apontamento acerca de para onde foi a geração que daqui saiu.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Barreiros, do Arcozelo

#168209 | LProjecto | 23 set 2007 10:36 | Em resposta a: #165299

Caro Eduardo Osório,

Com as devidas desculpas pelo atraso na resposta à sua última intervenção neste tópico, segue então a descendência de Genoveva Gomes Barreiros e de José de Oliveira:

Tiveram, pelo menos, a seguinte filha:

- Maria Genoveva de Oliveira, que casou com João Cabral de Almeida Barbas, n. Arcozelo, filho de Francisco de Almeida Barbas, n. Gouveia, e de Maria Cabral, n. Arcozelo.

Sobre a ascendência destes últimos nada sei, contudo encontrei com o seguinte assento que pode estar, eventualmente, relacionado com este Francisco de Almeida Barbas:

8.7.1747 - Gouveia - S. Pedro
- Casamento de Francisco de Almeida Barbas, barbeiro, com Josefa Rodrigues “Beja?!”, natural da vila e freguesia de S. Pedro. Ele, filho de Manuel Mendes, lavrador, natural da Lageosa, e de Teresa de Almeida, natural desta vila de Gouveia.


Quanto a Maria Genoveva de Oliveira e João Cabral de Almeida Barbas tiveram, pelo menos, 9 filhos:

1. Maria, n. 8.8.1799, b. 11.8.1799 - Arcozelo. Padrinhos de baptismo: Joaquim de Almeida, solteiro, e sua irmã Catarina de Almeida, solteira. Testemunhas: João de Pinho e Jerónimo Mendes.

2. Joaquina, n. 3.5.1801, b. 11.5.1802 - Arcozelo. Padrinhos: Joaquim e sua irmã (supostamente os mesmos que foram padrinhos de baptismo da sua irmã Maria).

3. Joaquina, n. 21.09.1802, b. 26.12.1802 - Arcozelo.

4. Bernardo, n. 10.12.1804, b. 26.12.1804 - Arcozelo.

5. Bernardo, n. 14.12.1806 – Arcozelo.

6. Tomásia Barbas, n. 23.1.1809, b. 30.1.1809 – Arcozelo (fl.115v). Padrinhos: M. R.do D.or Vigário Geral Bernardo António de Figueiredo Homem, Prior de S. Paio, e Maria Gomes, de Arcozelo. Testemunhas: Manuel da Fraga e Pe. Manuel Barreiros.

(que segue)

7. José, n. 2.12.1810 – Arcozelo.

8. Josefa, n. 18.3.1813 – Arcozelo. Padrinho de baptismo: Dr. Bernardo António de Figueiredo, por procuração.

9. Joaquim, n. 14.2.1818 – Arcozelo.


Tomásia Barbas, casou com Joaquim Carvalho, n. 25.8.1810 – Arcozelo, filho de Manuel Carvalho e de Águeda Pinheiro, neto paterno de António de Carvalho e de Josefa Gidra, neto materno de António Ferreira e de Maria Pinheiro, todos de Arcozelo.

Tiveram, pelo menos:

- Maria Augusta Barbas, n. 29.4.1841, b. 5.5.1841 – Arcozelo. Foram seus padrinhos de baptismo: Manuel de Pinho, Rosalina de Amaral. Testemunhas: Manuel de Almeida e José de Amaral de Carvalho, todos de Arcozelo.
Casou a 9.1.1864, em Arcozelo, com José Marques, n. 6.5.1846 – Arcozelo, filho de António Bernardo Marques e de Maria Doroteia Cabral, neto paterno de Maria Bernarda Marques (solteira), neta materna de Francisco Gonçalves Morte e de Doroteia Mendes Cabral, todos de Arcozelo.

Tivera, pelo menos:

- Maria José Barbas, n. 2.11.1869 – Arcozelo. Casou com António Augusto Marcelino, n. 15.2.1868 – Arcozelo, filho de Joaquim Gomes Marcelino e de Maria Joaquina Calado.

Tiveram, pelo menos:

Bernardino Marcelino (avô da minha esposa), que aqui se encontra:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=999995


Se pretender mais elementos sobre a descendência destes últimos, estarei ao seu dispor.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Barreiros, do Arcozelo

#168334 | E. Osório | 24 set 2007 08:45 | Em resposta a: #168209

Caro Luís Projecto Calhau,

Muito obrigado pelas informações, assim como pela simpatia. Já agora, o apelido "Beja" aparece em Gouveia.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Arcozelo-Gouveia: Barbas,Marcelino,Calado,Marques

#284861 | LProjecto | 16 ago 2011 23:23 | Em resposta a: #136490

Encontrei hoje a razão do silêncio do confrade António Marcelino, o qual em Dezembro de 2006 me dirigiu um apelo neste tópico sobre os "Marcelinos" de Arcozelo.

Lamento não ter chegado a tempo de partilhar com o António algumas das informações que julgo seriam do seu interesse, da sua ascendência que estaria, ao que parece, tão determinado a estudar.

Recordo ainda, com uma certa nostalgia, o saudoso Eduardo Osório, que também participou neste tópico.

Enfim... parece que ambos partiram cedo demais. Que descansem em paz!

Resposta

Link directo:

RE: Arcozelo-Gouveia: Barbas,Marcelino,Calado,Marques

#333544 | CarolinaFreitas | 07 ago 2013 20:36 | Em resposta a: #284861

Boa tarde:
A minha bisavó chamava-se Odília Rebelo Tinoco Barbas e nasceu em Gouveia em 1902 tendo falecido em 1977.
Sei que a sua família era do Arcozelo e que os seus pais se chamavam Lourenço César de Abrantes Barbas, falecido em 1947 e Emília Rebelo Tinoco, nascida em 1877. Os seus avós paternos eram Augusto de Abrantes Barbas e Maria Emília de Oliveira.
Alguém encontrou alguma informação referente a estes meus antepassados aquando das vossas pesquisas?
Este é dos poucos ramos da família que não tenho estudados e tenho realmente bastante curiosidade em relação à família Barbas / Abrantes Barbas.
Desde já o meu muito obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Arcozelo-Gouveia: Barbas,Marcelino,Calado,Marques

#333551 | LProjecto | 07 ago 2013 23:09 | Em resposta a: #333544

Cara Carolina Freitas,

Não disponho de informação que, nesta fase, possa relacionar com os seus antepassados, mas pelos apelidos que referiu (Barbas /Oliveira) existem hipóteses de os mesmos se relacionarem com algumas linhas da ascendência da minha mulher.

Meramente a título de curiosidade, poderei dizer-lhe que o apelido "Barbas" surge, nas linhas que investiguei, com Francisco de Almeida Barbas que, curiosamente, era barbeiro. O mesmo terá nascido, possivelmente, antes de 1727 em S. Pedro de Gouveia, sendo filho de Manuel Mendes, natural da Lajeosa do Mondego, e de Teresa de Almeida, natural de Gouveia.

Haverá, a meu ver, duas hipóteses em relação à proveniência do apelido "Barbas"; Terá surgido, enquanto alcunha, derivada do facto de Francisco de Almeida Barbas ter exercido o ofício de barbeiro ou, eventualmente, o apelido teria sido herdado a partir de um dos seus ascendentes, embora até à data não tenha conseguido encontrar qualquer evidência relativamente a qualquer uma das duas hipóteses. Certo é que "andaram" na região de Gouveia alguns Barbas que, embora possam ser dos mesmos, ainda não me foi possível relacioná-los.

Quanto ao apelido "Oliveira", sabe-se que viveu no Arcozelo um João de Oliveira que terá nascido, provavelmente, no 1º quartel do séc. XVIII. Casou com Brites Pereira e tiveram, pelo menos, um filho chamado Jerónimo de Oliveira, que faleceu com testamento em 2.12.1779, tendo casado antes de 1753 com Josefa Maria, natural do Arcozelo, filha de Luís Fernandes, n. Mesquitela, e de Ana Rodrigues Coelho, n. Arcozelo, (casados a 30.1.1715 - Arcozelo), neta paterna de Miguel Fernandes e de Catarina, neta materna de Manuel ou João Rodrigues e de Isabel Rodrigues Coelho ou "de Pallos".

Espero que estes elementos tenham, que mais não seja, servido de motivação para prosseguir o estudo dos seus antepassados e, quem sabe, ligar os seus com os indivíduos que referi.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Arcozelo-Gouveia: Barbas,Marcelino,Calado,Marques

#418369 | alcardoso2 | 30 set 2019 16:23 | Em resposta a: #124973

Boa tarde,

Também descendo de Barreiros de Penalva do Castelo, neste meu caso Manuel Barreiros cc Catarina de Matos, em Real - Penalva do Castelo 08.10.1676.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
ALC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 00:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen