António Gomes d Almeida do Avelar Rolim e Oliveira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Bibliografia

António Gomes d Almeida do Avelar Rolim e Oliveira

#125036 | Luís_MCS_Froes | 16 ago 2006 03:22

Caros Senhores

António Gomes de Almeida do Avelar Rolim e Oliveira surge nesta base de dados no link: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=43891.

A fonte referida é a obra «Avellares», da autoria de D. Fernando de Tavares e Távora, bisneto do referido senhor.

Venho, por este meio, perguntar se algum dos confrades possui dados biográficos sobre este personagem, que entronca com os Avellares de Estevão Dias de Mouriz e com os Almeidas do grande Alferes-Mor do Rei Dom Afonso V, Duarte de Almeida, «o Decepado», herói da batalha de Toro.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: António Gomes d Almeida do Avelar Rolim e Oliveira

#125194 | Luís_MCS_Froes | 18 ago 2006 13:24 | Em resposta a: #125036

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: António Gomes d Almeida do Avelar Rolim e Oliv

#125196 | Barahona | 18 ago 2006 13:54 | Em resposta a: #125036

Caro confrade:
A propósito de Duarte de Almeida, sabe-me dizer se há publicada a sua descendência ou parte. Tanto quanto sei (posso estar errado), a Casa da Cavalaria, na zona de Vouzela, está ligada à sua descendência, que deve ser imensa!!! Tenho raízes por lá (ramo de apelido Maia) e segundo a tradição familiar há ligação, mas sem confirmação fidedigna, tudo "conserva".
Desculpe o desvio ao seu tópico.
Grato desde já
Alexandre Barahona

Resposta

Link directo:

RE: António Gomes d Almeida do Avelar Rolim e Oliv

#125197 | Barahona | 18 ago 2006 14:50 | Em resposta a: #125196

Tudo "conversa", claro!
Grato
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: António Gomes d Almeida do Avelar Rolim e Oliv

#125209 | Luís_MCS_Froes | 18 ago 2006 17:16 | Em resposta a: #125197

Meu Caro Alexandre Barahona,

Desconheço se a descendência de Duarte de Almeida se encontra publicada, mas posso assegurar-lhe que a Casa da Cavalaria entronca com a figura do «Decepado». Inclusivamente, os primeiros dez senhores do Morgado da Cavalaria descendiam por legítima varonia do herói de Toro.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: António Gomes d Almeida do Avelar Rolim e Oliv

#125213 | Barahona | 18 ago 2006 17:42 | Em resposta a: #125209

Caro Luís Froes:
Agradeço a resposta. Pergunto-lhe se a identificação desses dez senhores consta de alguma publicação; em caso afirmativo, será que me podia indicar qual?
Gratos cumprimentos
Alexandre Barahona

Resposta

Link directo:

RE: António Gomes d Almeida do Avelar Rolim e Oliv

#125215 | Luís_MCS_Froes | 18 ago 2006 18:07 | Em resposta a: #125213

Meu Caro Alexandre Barahona,

Mais uma vez, infelizmente, desconheço se a Casa da Cavalaria se encontra publicada de forma exaustiva.

Sugiro que tente o «Livro de Oiro da Nobreza» ou a «Descendência Portuguesa de El-Rei Dom João II», dado que o 9º Senhor do Morgado da Cavalaria, Gonçalo de Almeida e Sousa, casou com D. Ana Joaquina de Lancastre, da Casa dos comendadores de Coruche, descendente por varonia de Dom João II.

Pode ainda consultar o Felgueiras Gayo, onde por certo encontrará alguma coisa no título dos Almeidas.

Em última instância, tem a base de dados do Genea, onde constam todos os senhores do Morgado da Cavalaria, bem como as alianças que fizeram.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: António Gomes d Almeida do Avelar Rolim e Oliv

#125397 | Barahona | 21 ago 2006 09:48 | Em resposta a: #125215

Caro Luis Froes:
Muito obrigado pelas várias pistas. À medida que for tendo disponibilidade, irei consultá-las.
Gratos cumprimentos
Alexandre Barahona

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 15:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen