Barão de Salgueirinhos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Barão de Salgueirinhos

#125283 | Turandot | 19 ago 2006 18:58

Alguem pode facultar-me alguma informação sobre este assunto - Barão dos Salgueirinhos? Assim era chamado o meu bisavô (Dr. Manuel Marques de Lemos). Desde já o meu agradecimento sincero a quem me possa responder.
Margarida de Lemos Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Salgueirinhos

#125325 | João Borges | 20 ago 2006 10:50 | Em resposta a: #125283

cara Margarida Lemos Pinto

Sabe qual a data do alvará? Eu desconheçia esse título.

cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Salgueirinhos

#125338 | Turandot | 20 ago 2006 14:18 | Em resposta a: #125325

Caro João Borges

Em primeiro lugar muito obrigada por ter respondido ao meu pedido de ajuda. Quanto a este assunto pouco ao nada sei também; tenho conhecimento do título, por que assim era apelidado meu bisavô, pelos registos escritos que possuo, mas nenhuma outra informação concreta e objectiva que o justifique com legitimidade, daí a minha curiosidade e busca. Passo a expor outros dados que possam auxiliar na procura da informação que pretendo.
- Dr. Manuel Marques de Lemos (médico cirurgião), filho do Reitor Manuel Pedro Ferreira e de D. Margarida Augusta Marques de Lemos, ou Ferreira dos Santos, como também se assinava, da "Casa do Estanto" em Albergaria-a-Velha, neto paterno de Manuel Pedro Ferreira, natural de São Pedro do Sul, e de sua mulher D. Joana Ferreira Alegria. Casou em segundas núpcias com Hermina Henriques de Castro, e Corte-Real, como também se assinava (por parte de sua avó D. Antónia Augusta de Castro Corte-Real), minha bisavó.
Estes são os dados que possuo referentes ao meu bisavô; no que concerne à minha bisavó tenho inumeros documentos comprovativos da sua linhagem.
Agradeço desde já a quem me possa ajudar a esclarecer, se bem que meu pai dizia que o avó Lemos descendia da Casa da Trofa, mas disso não tenho certezas.

Margarida de Lemos Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Salgueirinhos

#127687 | João Borges | 07 set 2006 16:50 | Em resposta a: #125338

Cara Margarida de Lemos Pinto

Não consegui encontrar qualquer referência a esse título: Barão de Salgueirinhos! Vi em vários nobiliários, no Arquivo Histórico-genealógico, no site da Torre do Tombo, confirmei, atentamente no estudo do Francisco de Vasconcelos (A nobreza do séc. XIX em Portugal, Porto,2003), os quadros dos títulos até 1910. O único título ligeiramente "parecido" é o do Barão de Salgueiro, Manuel Pinho Soares de Albergaria!
Talvez possa estar enganada no vocábulo, ou então o "barão" ser utilizado como adjectivo de relêvo pessoal ou afectivo, circunscrito a um ambiente familiar...


cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Salgueirinhos

#127714 | Turandot | 07 set 2006 22:25 | Em resposta a: #127687

Caro Sr. João Borges

Muito obrigada pelo seu cuidado e atenção na procura da resposta ao meu pedido de ajuda. As suas informações vieram confirmar as minhas suspeitas, ficando assim esclarecida, definitivamente, em relação a este assunto.

Mais uma vez obrigada.

Margarida de Lemos Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 16:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen