Familia Caldeira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Caldeira

#125355 | diogopp | 20 ago 2006 19:00

Caros Confrades,

Tenho o ramo Caldeira da minha familia estudado até meio/final do século XVII, gostaria de saber se alguém tem informações para partilhar comigo ou se alguém estará interessado em conhecer o que já investiguei.

O antepassado Caldeira mais remoto conhecido por mim é:
MATIAS CALDEIRA nascido por volta de 1660.

Cumprimentos, muito obrigado,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Caldeira

#125452 | gmg | 21 ago 2006 18:14 | Em resposta a: #125355

Caro Diogo Pinheiro Paiva,

Também eu tenho ascendência CALDEIRA, mas esta é do Alentejo. Mais propriamente de Alegrete (que é uma freg.ª pertencente ao concelho de Portalegre).

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Caldeira

#125456 | diogopp | 21 ago 2006 18:49 | Em resposta a: #125452

Caro Luis,

Também a minha familia Caldeira é do Alentejo, mais propriamente da zona de Elvas, porém teria grande interesse em conhecer os seus dados, já que são zonas muito, muito próximas é possivel que entronquem umas nas outras!

Cumprimentos,

Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Caldeira

#125459 | LProjecto | 21 ago 2006 19:02 | Em resposta a: #125456

Caro Diogo e Luís,

Desculpem a intromissão, mas segundo creio (não sei precisar em que tópico) terei lido um post do ilústre Nuno Borrego que assim ditava a propósito de um livro em vias de ser editado:

"...A base do livro é a descendência de Domingos Lourenço Mosqueira, casado com Maria Rodrigues Carrilho. Um filho destes, João Rodrigues Carrilho Mosqueira, casou com Maria Feio, natural de Gáfete, filha de Manuel Caldeira e de sua mulher Guiomar Sanches. São os progenitores da família Caldeira, de Barbacena, que depois enxameou por todo o concelho de Elvas, unindo-se, nomeadamente, aos Picões, Lobão Tello, Sardinhas, etc. etc..."

Ou seja, não estarão a referir-se à mesma gente?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Caldeira

#125465 | diogopp | 21 ago 2006 20:35 | Em resposta a: #125459

Caro Luis,

Mais uma vez me cruzo consigo nas minhas pesquisas, não deixa de ser interessante a quantidade de interesses comuns que temos, o que disse tem gtande importância para mim. Não fazia ideia da existência de tal livro mas tenho a certeza que é esse o meu ramo pois foi com essas familias que os meus Caldeira entroncaram (familias essas que também são minhas).

Muito obrigado pelo seu contributo, vou procurar o tópico, se souber de mais alguma coisa fico-lhe muito agradecido se o partilhar comigo.

Já agora, não sabe nada acerca da familia "da Ponte" que também se cruzou com esses Caldeira?

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Caldeira

#125488 | LProjecto | 22 ago 2006 01:33 | Em resposta a: #125465

Caro Diogo,

Lamento, mas não tenho mais informações sobre o ramo que referiu.

Talvez a obra, julgo que em vias de ser editada, de Nuno Borrego e de João Luís Cabral Picão Caldeira, faça alguma luz sobre a ascendência desta gente.
Mas só os mesmos poderão fornecer mais informação sobre o dito projecto.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Caldeira

#125489 | diogopp | 22 ago 2006 01:45 | Em resposta a: #125488

Caro Luis,

Muito obrigado de qualquer modo pela sua preocupação, de facto se um dos autores do livro é João Picão Caldeira e se tiver sido feito um estudo sobre a ascendência da familia Picão Caldeira será de todo o interesse para mim já que João Luis Cabral Picão Caldeira é meu primo, ainda que não o conheça pessoalmente.

Cumprimentos, muito obrigado,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Caldeira

#125531 | gmg | 22 ago 2006 15:09 | Em resposta a: #125456

Caro Diogo,

Concerteza! Assim que tiver disponibilidade envio-lhe os dados.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Caldeira

#126317 | diogopp | 29 ago 2006 13:09 | Em resposta a: #125531

Caro Luis,

Sem querer abusar pedia-lhe que não se esquecesse de me enviar os dados de que me falou, estou muitissimo curioso!

Cumprimentos, muito obrigado, peço desculpa por o incomodar,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

CALDEIRAS, de Alegrete

#126325 | gmg | 29 ago 2006 14:27 | Em resposta a: #126317

Caro Diogo,

Nada disso! Não incomoda nada!

Seguem os elementos que possuo sobre os CALDEIRA, da Vila de Alegrete, Portalegre:


I- PEDRO RODRIGUES CALDEIRA, nat. de Alegrete, f.º de Manuel Pires e de Joana Rodrigues, ambos de Alegrete, casou em Alegrete no dia 22 de Outubro de 1675 com MADALENA DE CÁCERES, nat. de Alegrete, f.ª do Capitão Pedro Belo e de Maria de Cáceres, ambos de Alegrete.
Tiveram, pelo menos:
II- MANUEL CALDEIRA, que segue:


II- MANUEL CALDEIRA, nat. de Alegrete, casou em Alegrete no dia 29 de Setembro de 1705 com MARIA ROMACHO, f.ª de Manuel de Cáceres Vassalo e de Maria Romacho, todos de Alegrete.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA ROMACHO, que segue:


III- MARIA ROMACHO, nat. de Alegrete, onde casou no dia 16 de Julho de 1730 com DIOGO RODRIGUES DE VELEZ, f.º de Matias Rodrigues e de Leonor de Velez, todos naturais de Alegrete.
Tiveram, pelo menos:

IV- CATARINA CALDEIRA ROMACHO, que c.c. JOÃO MARTINS MOUZINHO, f.º
de João Martins Mouzinho e de Maria Dorins Tavares; c.g.


Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: CALDEIRAS, de Alegrete

#126453 | diogopp | 30 ago 2006 11:22 | Em resposta a: #126325

Caro Luis,

Muito obrigado, vou tentar cruzar informações, acontece que pelo menos até agora todos os meus Caldeira são do concelho de Elvas, o mais antigo que tenho é Manuel Caldeira, casado com Guiomar Sanches, nascidos por volta de 1600/1615, naturais de Elvas.
Tem informação de alguma ligação dos seus com os de Elvas?

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: CALDEIRAS, de Alegrete

#126468 | gmg | 30 ago 2006 12:56 | Em resposta a: #126453

Caro Diogo,

Não tenho mais informações sobre os CALDEIRA. São todos da zona de Alegrete (Portalegre). Não consigo recuar mais na ascendência destes meus antepassados....

Se conseguir alguma coisa mais, agradecia-lhe.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: CALDEIRAS, de Alegrete

#126858 | alentejo | 01 set 2006 00:05 | Em resposta a: #126453

a internet tem destas coisas!!!!
roubar informações, sem indicar a proveniência!!!

Estes caldeiras não são do concelho de elvas, são de barbacena (concelho até 1836)

quem estudou esta gente, ao que sei, foi alguém que facultou as informações ao seu primo (?) João Luís Cabral Picão Caldeira (que já passou a barreira dos 60).
o manuel caldeira mais antigo que tem não é natural de Elvas. é de gáfete, onde nasceu a filha maria feio, casada com joão rodrigues carrilho mosqueira.
se quiser que responda a algum tópico sobre esta gente indique, pf., as cotas documentais em que assenta as suas preclaras investigações.

informo o esclarecido investigador que comecei a estudar esta gente há mais de 20 anos, descendo do joão rodrigues carrilho por via 3 filhos. aquilo que apurei está em "banho maria"

Resposta

Link directo:

RE: CALDEIRAS, de Alegrete

#126878 | diogopp | 01 set 2006 03:17 | Em resposta a: #126858

Caro Alentejo,

Peço-lhe imensa desculpa mas quando me referi a concelho de Elvas referi-me ao actual concelho de Elvas! Eu sei que Barbacena era anteriormente um concelho, devia então ter dito Bispado de Elvas, imprecisão minha! Sou também descendente desta gente, sou de Elvas, a minha ascendência encontra-se em parte nos Costados Alentejanos através de um irmão do meu avô que lá figura.
O Arquivo de Elvas está aberto ao público e lá tenho procurado mais sobre os meus ascendentes.

Passo então a explicar:
Manuel Caldeira nasceu em Barbacena a 21.04.1700, filho de Matias Caldeira e de Leonor Rodrigues.

Matias Caldeira foi mais dificil de procurar já que os assentos so tinham os nomes dos pais e nenhum dos Matias era filho de Caldeiras, fui então procurar os casamentos dos possiveis pais já que só há dados de Barbacena a partir de 1660 e vi que João Rodrigues Carrilho tinha casado em Barbacena a 02.08.1665 com Maria Feio, ele filho de Domingos Lourenço Mosqueira e de Maria Rodrigues, ela filha de Manuel Caldeira e de Guimar Sanches, já que nos outros casais os nomes não faziam sentido concluí que João Rodrigues Carrilho e Maria Feio eram pais de Matias Caldeira (nascido a 04.03.1668) e que este era neto dos supracitados.
Tudo isto está no Arquivo, à disposição de todos no maço 122 para os baptizados e creio que no 125 para os casamentos se não estou em erro!

Falar em roubar é feio, mais ainda quando não se tem a certeza. Tenho tido muito trabalho a investigar, acedi a si com boa fé e porque lhe são tecidos grandes elogios como investigador.

Espero que tenha ficado esclarecido e que ainda esteja disposto a ajudar-me já que, agora sim não sei o que hei-de fazer. Se for a este link vai ver uma mensagem que lhe enviei onde lhe peço ajuda.

Ficar-lhe-ei agradecido por qualquer ajuda que me possa dar quanto a estes ascendentes e espero que considere que não roubei nada a ninguém!

Obrigado, cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: CALDEIRAS, de Alegrete

#127140 | diogopp | 02 set 2006 13:35 | Em resposta a: #126858

Caro Alentejo,

Aguardo uma resposta sua, acho que depois das afirmações injustas e sem qualquer fundamento que fez, depois da mensagem ofensiva que me enviou em que nem se dignou a assinar parecendo que estava a falar com um qualquer, o minimo que mereço é uma resposta sua. Já lhe dei as explicações que pediu! Está disposto a ajudar-me ou não?

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: CALDEIRAS, de Alegrete

#127201 | gmg | 02 set 2006 20:32 | Em resposta a: #126858

E tem informações que completem a ascendência dos CALDEIRA, de Alegrete aqui apresentados?

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: CALDEIRAS, de Alegrete

#127292 | gmg | 03 set 2006 13:18 | Em resposta a: #126453

Caro Diogo,

Conseguiu alguma coisa mais?

Cumpriementos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: CALDEIRAS, de Alegrete

#127304 | diogopp | 03 set 2006 14:22 | Em resposta a: #127292

Caro Luis,

Ainda não me pude dedicar mais a isto, talvez para a semana que consiga avançar mais.
Da ultima vez que estive no arquivo de Elvas vi o assento de casamneto de Maria Feio e João Rodrigues Carrilho (pais de Matias Caldeira) que casaram em Barbacena a 02.08.1665 e tinha ideia que lá dizia que todos (noivos e pais) eram naturais de Barbacena, porém o Confrade Nuno Borrego diz que a noiva e os pais da noiva são de Gáfete no Crato. Este é o único elemento que a confirmar-se será novo. Em breve vou outra vez ao Arquivo de Elvas e talvez vá ao de Portalegre.

Se tiver novos elementos diga-me!
Obrigado, cumprimentos,
Diogo P.Paiva

Resposta

Link directo:

RE: CALDEIRAS, de Alegrete

#127333 | gmg | 03 set 2006 17:09 | Em resposta a: #127304

Caro Diogo,

Destes CALDEIRA não tenho nada de novo. É tudo o que se consegue saber da ascendência do meu mais remoto antepassado Caldeira.

Já perguntei ao Confrade Nuno Borrego se tinha mais informações sobre estes CALDEIRA, de Alegrete mas ainda não me respondeu.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Arquivo de Elvas

#127334 | gmg | 03 set 2006 17:11 | Em resposta a: #127304

Costuma frequentar o Arquivo de Elvas?

Seria abusar muito se lhe pedisse para me encontrar uns registos?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Elvas

#127337 | diogopp | 03 set 2006 17:19 | Em resposta a: #127334

Claro que não é abuso!Quando tenho tempo vou lá, esta semana não vou estar cá, vou-me embora hoje mas talvez para a semana lá vá! Diga-me o que pretende e eu tento ver isso assim que puder. O mais que pode acontecer é ainda demorar algum tempo!

Cumprimentos,
Diogo P.Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Elvas

#127358 | gmg | 03 set 2006 20:05 | Em resposta a: #127337

Obrigado! Assim que tiver os dados reunidos, envio-lhe.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: CALDEIRAS, de Alegrete

#127487 | alentejo | 05 set 2006 02:06 | Em resposta a: #126878

diogopp,

sei que o arquivo municipal de elvas está aberto ao público. terá investigado e fez muito bem. deverá, por ventura, investigar mais, isto se lhe fôr possível claro está.
esclarecido nunca estou, tenho pouco esclarecimento. a ajuda também não me motiva (não pertenço a ordens ou confrarias que a isso me obriguem). se me são tecidos elogios são produzidos por Amigos ou aduladores, os primeiros considero-os, os segundos repugnam-me.
posso ajudá-lo se me arranjar alguém que trate, graciosamente, duma cadela podenga que tenho em barbacena que padece de esgana. diga qualquer coisa, já que os veterinários apresentaram-me uma conta que equivale a 15 dias de internamento na cuf-descobertas.
mas, poderá sempre ver uns posts que aqui coloquei sobre a gente de quem descende. um deles fui ver. enfadou-me a procura, mas sempre poderá procurar no "motor de busca" em alentejo no autor.

que as suas preclaras investigações lhe corram pelo melhor. passe bem.


http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=43339

Resposta

Link directo:

RE: CALDEIRAS, de Alegrete

#127488 | alentejo | 05 set 2006 02:24 | Em resposta a: #127201

por acaso sou capaz de ter, mais os maldonados e outras famílias que lhe interessam. estou em lisboa e não me é possível uma deslocação atempada a portalegre. faço-lhe um pedido, se lhe parecer bem, claro está.
dou-lhe o que tenho e faz-me um levantamento das habilitações de genere existentes na câmara eclesiástica de portalegre, precisava do nome dos habilitandos, naturalidade, filiação e avós paternos e maternos.
se não lhe fôr possível satisfazer o pedido que lhe dirijo não me volte a incomodar com pedidos sobre famílias de alegrete.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Caldeira

#127523 | AST | 05 set 2006 20:58 | Em resposta a: #125355

Por favor, verifiquem o tópico Felisberto Gomes Caldeira, que criei neste fórum.
Coloquei lá toda a ascendência desse indivíduo, que leva a um casamento no início do século XVII em Lisboa.
Devo adicionar que os dados são fruto do trabalho do pesquisador Pedro Caldeira Brant.
Os Caldeiras de que falam podem descender desta família, uma vez que o casamento do primeiro Caldeira (belga naturalizado português) deu-se em 1643. De lá, sobe-se a duques na Bélgica e aos reis franceses.
ASFT.

Resposta

Link directo:

RE: CALDEIRAS, de Alegrete

#127610 | gmg | 06 set 2006 21:14 | Em resposta a: #127488

Olhe, a sua atitude revela uma grande falta de respeito. Se quer as coisas, procure-as também. É a única pessoa deste fórum que exige pesquisas aos outros e se mostra contrário a fornecer o que os outros lhe pedem.

Pesquisas e "favores" assim, não obrigado.

Pelo que já me tenho deparado, muito tem perguntado aos que por aqui se "passeiam", pedindo informações... Como vê, é mais um entre tantos que utiliza este espaço, este fórum com o mesmo propósito.

E quanto a voltar a "incomodar" esteja descansado que há muitas outras pessoas que me podem satisfazer os meus pedidos, ou, eventualmente.................. os seus! Procure-as também e não me volte a incomodar com respostas dessas.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Elvas

#127962 | diogopp | 10 set 2006 18:35 | Em resposta a: #127358

Caro Luis,

Vou lá amanha, depois disso não sei quando poderei ir outra vez, se já tiver os dados envie-mos para ver se consigo ver alguma coisa, se não terá que sperar mais algum tempo!

Cumprimentos,
Diogo P.Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Elvas

#127966 | gmg | 10 set 2006 19:15 | Em resposta a: #127962

Caro Diogo,

Agradeço o seu cuidado no envio desta mensagem, mas acontece que ainda não tenho os dados organizados.

Terá que ficar para uma próxima vez, quendo voltar a dirigir-se a Elvas!

Mais uma vez, muito obrigado pelo seu cuidado.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Elvas

#127967 | gmg | 10 set 2006 19:17 | Em resposta a: #127962

Caro Diogo,

Agradeço o seu cuidado no envio desta mensagem, mas acontece que ainda não tenho os dados organizados.

Terá que ficar para uma próxima vez, quendo voltar a dirigir-se a Elvas!

Mais uma vez, muito obrigado pelo seu cuidado.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Elvas

#127968 | diogopp | 10 set 2006 19:25 | Em resposta a: #127967

Caro Luis,

De qualquer modo assim que tiver os dados reunidos envie-mos, venho todos os fins de semana a Elvas, pode ser que alguma vez venha mais cedo ou assim e resolva por lá passar. Caso contrário fico já com os dados para ver assim que puder.

Cumprimentos,
Diogo P.Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Caldeira

#128139 | Toneca | 12 set 2006 11:26 | Em resposta a: #125355

Caro Luís GMG,

Não sei se terá interesse para si e outros Confrades uma família Caldeira que vem mencionada na obra José Maria Grande (Figura Nacional do Liberalismo) da autoria de José Martins dos Santos Conde.Nela refere que o médico espanhol Francisco Grande e Metelo casou em 2.ªs núpcias,a 21 de Novembro de 1791,na catedral de Portalegre,com D.Antónia Isabel Caldeira de Andrade,de 15 anos,oriunda de uma família distinta do Crato.Foram pais de 7 filhos,entre os quais o Dr.José Maria Grande.Menciona também parte da ascendência daquela senhora e a descendência de ambos,embora esta,a meu ver não esteja correcta por faltar a descendência de Pedro de Alcântara Grande e Caldeira,parente do meu ramo familiar alentejano,que ando a investigar.
Espero ter dado uma contribuição válida.

Cuimprimentos,

António Carvalho
.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Caldeira

#141733 | raibet | 25 jan 2007 23:06 | Em resposta a: #125355

Agradeço toda a informaçõa possivel pois a minha avó paterna era Maria Emilia Moreira Sousa Pinto Caldeira, de quem não tenho qualquer informação apenas que era de Santa Marta de Penaguião.

Muito obrigado

Raibet

Resposta

Link directo:

Delicados

#148857 | gmg | 17 mar 2007 15:12 | Em resposta a: #125355

caro Diogo Pinheiro Paiva,

Se fizer o favor dê uma vista de olhos ao tópico: "Quem foi o Padre André Delicado?".

Tem informações sobre a pessoa em causa ou as restantes nomeadas no tópico?

Cumprimentos,


Luís GMG

Resposta

Link directo:

Família DELICADO

#148858 | gmg | 17 mar 2007 15:13 | Em resposta a: #125459

Se fizer o favor dê uma vista de olhos ao tópico: "Quem foi o Padre André Delicado?".

Tem informações sobre a pessoa em causa ou as restantes nomeadas no tópico?

Cumprimentos,


GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família DELICADO

#149270 | LProjecto | 20 mar 2007 11:22 | Em resposta a: #148858

Caríssimo,

Lamento informar mas não disponho de informação sobre o indivíduo em questão.

Cumprimentos,

LPC

Resposta

Link directo:

RE: Familia Caldeira

#152128 | mariamac | 12 abr 2007 13:38 | Em resposta a: #125355

Diogo,

sou trineta dos caldeiras, busco informacoes da origem deles, tenho lista de imigrantes com este sobrenome chegados ao Brasil. Procuro por Joao Francisco Caldeira e Lidia Bertolina Cabral Caldeira, apenas sei que desembarcarm em Itajai-SC. Se puderes me ajudar, agradeco imenso.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Caldeira

#230699 | plcaldeira | 28 mai 2009 15:53 | Em resposta a: #125355

TEMOS O SOBRENOME MARQUES CALDEIRA.
MEUS AVÓS VIERAM DA REGIÃO DA ILHA DA MADEIRA - FUNCHAL

SE ISTO LHE INTERESSAR, GOSTARIA DE INFORMAÇÃO DA PARTE DA FAMILIA DESTA REGIÃO

FILHO DE ANTONIO MARQUES CALDEIRA E DE ANNA CANDIDA CALDEIRA OU DORNELLA.

OBRIGADA

Resposta

Link directo:

Familia Caldeira

#377676 | pgalego | 09 fev 2017 16:12 | Em resposta a: #125459

interessante, josé rodrigues carrilho e maria feia são meus antepassados diretos em 11ª geração. Confirmo que deles surgiram vários caldeiras na freguesia de barbacena, concelho de elvas.

Cpts


Pedro Galego

Resposta

Link directo:

Familia Caldeira

#419577 | Rafamaachado | 24 nov 2019 04:20 | Em resposta a: #152128

Olá, tenho informações sobre alguns caldeiras de Itajaí que podem ser parentes do seus Caldeiras. Por favor me mande uma msg para rafamaachado@icloud.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 21:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen