o sobrenome jesus

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

o sobrenome jesus

#125369 | nathytricolor | 20 ago 2006 22:02

O sobreno me jesus pode ser conciderado,descendentes de portuguêses ou não!

Resposta

Link directo:

RE: o sobreno jesus

#125379 | victorferreira | 21 ago 2006 00:07 | Em resposta a: #125369

Na o ese calhar s im?
De pemde.
P'ra sa ber, faca genealogia.
É facil.
Cumpri. VF. mentos

Resposta

Link directo:

Agora a sério

#125403 | victorferreira | 21 ago 2006 11:48 | Em resposta a: #125369

Caro/a participante,
O apelido "Jesus" é frequentíssimo. No tempo, desde o princípio da cristandade, e no espaço, desde a Patagónia até à Tansmânia, passando pelas Américas todas, Europa, África, Ásia e Austrália. Do Eufrates para cá então nem se fala.
Deve haver e ter havido, milhares de famílias, muitas que se extinguiram, que adoptaram em algum momento esse nome hebreu (cujo significado religioso não é necessário enfatizar) como nome de família. Da mesma forma aliás que os muçulmanos usam tão frequentemente o Mohamed ou o Abdalah.
Trata-se portanto de uma aposição de carácter votivo ou religioso, associada em geral a um nome cristão (Manuel de Jesus, João Jesus, Maria de Jesus, etc., com "de" ou sem "de") e que ou se perde em uma geração posterior (aconteceu com uma das minhas Bisavós maternas que também teve um "de Jesus") ou pode ter a tendência a se fixar como nome de família.
Se tem esse apelido na família, a única forma de perceber de onde vem é fazer pesquisa de ancestrais, começando pela sua certidão de nascimento, passando às dos Srs. seus Pais, Avós, Bisavós, e por aí adiante até haver registos paroquiais, o que regra geral, em Protugal, acontece pelos princípios do séc. XVII mais coisa menos coisa.
Boas pesquisas. VF

Resposta

Link directo:

RE: o sobrenome jesus

#125682 | joseromao | 23 ago 2006 20:30 | Em resposta a: #125369

meu avô materno chamava-se Bernardino de Jesus Valdres, sua mãe Henriqueta de Jesus (minha bisavo chamava-se Henriqueta de Jesus

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 23:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen