Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#125425 | andrecorreia | 21 ago 2006 15:28

Olá
Parte da minha família é de Cucujães e os apelidos presentes são Correia, de Resende e Soares.
Se alguém tiver parentes com estes apelidos, e nesta zona, por favor contactem-me.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#200201 | Francisca258 | 12 jun 2008 18:00 | Em resposta a: #125425

Caro André Correia,

Os meus antepassados eram de Cucujães e tinham como apelidos Soares,Godinho e Vieira Pinto de Sá.

Atenciosamente e com os meus cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#200216 | MPA00 | 12 jun 2008 22:09 | Em resposta a: #200201

Caros Francisca e André Correia

Tenho um ramo materno que conheço relativamente mal originários de Cucujães com apelidos Soares (Casa de Rebordões), Alves, Correia e Dias Costa.
Segundo os elementos que disponho estes Alves Soares de Cucujães ligam-se com os Ferreira Malaquias de Ovar, com os Lopes da Costa, Gama Batista, Rocha, Arede Amaral, Dias da Costa etc.
Caso tenham mais elementos agradecia.

Miguel de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#200276 | Francisca258 | 13 jun 2008 19:24 | Em resposta a: #200216

Caro Miguel de Abreu

Infelizmente só agora é que iniciei estes estudos e,po isso, não tenho elementos para lhe fornecer.Porém, assim que tiver forneço-lhe tudo o que conseguir.Agradecia que me fornecesse também os elementos que dispõe.

Atenciosamente,

Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#200296 | LIDADOR | 13 jun 2008 23:00 | Em resposta a: #200276

Caro André Correia,

Também de S.Martinho de Cucujães chegaram à Maia um ramo extenso dos maus antepassados:

Joaquim Dias Monteiro 11SET1821
Filho de António Dias Monteiro e de Maria Rosa Dias, 8FEV1781,
Neto paterno de Manuel José Monteiro, 2JUN1770 e de Leucádia Maria;
Neto materno de Paulo José Dias, 14MAI1755 e de Antónia Maria, 18SET1754
Todos de S. Martinho de Cucujães, excepto Paulo José Dias de Riba UL

Veja, por favor, se entronca em algum dos seus antepassados. Obrigado

Jaime PInho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#200301 | FF | 13 jun 2008 23:10 | Em resposta a: #200296

Caros Amigos,
Sobre Cucujães, há as monografias do Padre João Domingos Arede, que se poderão encontrar em qualquer biblioteca pública.
A grande figura de Cucujães, foi seguramente o Doutor António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923), professor da Universidade do Porto e eminente Químico, que era primo direito e genro de José Joaquim Godinho, Visconde de S. Tiago de Riba-Ul, de onde era natural.
Ferreira da Silva, que se encontra representado num busto, em frente do cemitério de Cucujães, onde está sepultado, deixou larga descendência.
FF

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#200334 | MPA00 | 14 jun 2008 15:11 | Em resposta a: #200276

Caros participantes

Tal como alertado pelo participante FF passo a transcrever os elementos constantes na monografia da Vila de Cucujães realizada pelo Abade João Domingos Arende no inicio do séc XX, onde descreve as últimas seis gerações da Casa dos Soares ou de Rebordões, (sem datas e já se encontram na base do Genea)

1) António Gomes cc Maria Francisca
2) Anna Luisa cc José da Silva (de Tibães, Braga)
3) Joanna Luisa cc Bernardo José Soares
4) Bernardo José soares da Silva cc Emilia Corrêa
5) Manuel Bernardo Soares cc Joaquina Alves (do troncal)
6) Joaquina Alves Soares cc José Dias Costa

Melhores cumprimentos

Miguel de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#202920 | MPA00 | 11 jul 2008 11:39 | Em resposta a: #200301

Caros confrades

Outro dos filhos de Cucujães foi Manuel Alves Soares, figura destacada dos meios empresariais portuenses da primeira metade do séc. XX, nascido em 8/10/1879 na Casa de Rebordões (ou dos Soares), faleceu em Lordelo do Ouro no Porto em 12/12/1941.
Foi para o Porto com 12 anos trabalhar com o seu primo José Soares da Costa, no seu armazém de mercearia na rua de S. João.
Em 1904 tendo Manuel Alves Soares 25 anos seu primo passa-lhe a posse da casa comercial que passa a girar sobre a denominação Manuel Alves Soares & Cª Lda.
Fez parte da primeira vereação eleita para a Câmara Municipal do Porto presidida pelo Dr. Eduardo Santos Silva.
Foi figura de relevo na Junta Patriótica do Norte, criada em 15 de Março de 1916, pelo apelo dos cidadãos Vasco Nogueira de Oliveira e Eduardo Santos Silva, 6 dias depois da declaração de guerra da Alemanha a Portugal, sendo o seu principal objectivo, a propaganda patriótica e a assistência às vítimas da primeira guerra mundial.
Durante a primeira guerra, tendo a Câmara Municipal do Porto delegado em Manuel Pinto de Azevedo a organização do abastecimento à cidade, colaborou com este fazendo em nome da sua firma substanciais importações de trigo, que juntamente com a criação de padarias cooperativas, e outros estabelecimentos de venda pública, permitiu uma eficaz defesa contra os especuladores.
Em 1918 era conhecido nos meios comerciais portuenses, como uma das pessoas que possuía maior disponibilidade de liquidez. Manuel Pinto de Azevedo, Manuel Caetano de Oliveira, Henrique Nogueira de Oliveira convidaram-no para entrar na nova sociedade que se iria formar para aquisição da Fabrica de Fiação e Tecidos da Areosa. Seu dono, Pantaleão Dias queria retirar-se da actividade industrial e vendia a fábrica por 1.400 contos, propunham que Manuel Alves Soares entrasse com 500 contos e emprestasse 500 contos a Manuel Pinto de Azevedo, que entraria na qualidade de um dos melhores técnicos da indústria de fiação e tecidos. Esta sociedade denominada Azevedo, Soares & Cª viria a ser constituída em 1920.
Em 1922 é adquirida a Delfim Pereira da Costa a Empresa Fabril do Norte, conhecida pela Fabrica da Senhora da Hora e actual cabeça do Grupo SONAE. Nesse mesmo ano é adquirida, à Fábrica de Fiação de Tomar, a Empresa Industrial de Soure.
Em 1923 adquirem “O Primeiro de Janeiro”, tendo posteriormente tomado também posição no Jornal de Noticias.
Em 1924 com Manuel Pinto de Azevedo e Francisco e António Borges (da Casa Bancária Borges e Irmão) criam o Interposto Comercial e Industrial do Norte, que funcionaria como central de compras do grupo, nomeadamente para a aquisição de algodão e papel de jornal, esta empresa que criaria a Sociedade Algodoeira Colonial e a União Algodoeira Colonial, juntando na mesma empresa produtores, fabricantes e distribuidores tendo em vista a sua implantação no mercado Angolano e Moçambicano.
A compreensão dos problemas sociais levou nestas empresas uma impressionante obra de assistência social aos trabalhadores e às suas famílias, compreendendo cantinas, cooperativas, creches, escolas, bibliotecas, bairros operários, etc.
Em 1926 num momento difícil da vida do Banco Aliança tomam ali importante posição accionista, o que facilitou a entrada de dinheiro novo, com aumento de capital.
No início da década de 30 cria a Empresa Citadina de Melhoramentos do Norte a quem a Câmara Municipal do Porto adjudicou as obras de saneamento da cidade.
Em 1937 torna-se accionista de relevo na Sociedade Agrícola do Cassequel.
Funda ou adquire, entre outras empresas, o Interposto dos Açucares Coloniais do Norte e, juntamente com outros accionistas, a Companhia Arrozeira Mercantil e a Sociedade Mercantil e Industrial.
Infelizmente, não obstante hoje parte do arquivo destas empresas se encontrar salvaguardado no Museu da Industria e na Fundação Belmiro de Azevedo, nunca foi realizado um trabalho histórico suficientemente abrangente sobre estas personagens e este grupo industrial marcante da cidade do Porto.

MPA

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#203389 | FraQueiroz | 16 jul 2008 22:22 | Em resposta a: #200334

Sabe-me dizer, por acaso, se ainda há descendentes (directos ou indirectos) do Comendador Sol, célebre "brasileiro" de Cucujães?
Obrigado.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#203426 | MPA00 | 17 jul 2008 10:56 | Em resposta a: #203389

Caro Francisco Queiroz

Lamento mas não tenho qualquer conhecimento sobre o referido.

Melhores cumprimentos

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#203443 | FF | 17 jul 2008 13:23 | Em resposta a: #203389

Não sei se o Comendador deixou descendência. Há, porém, uma estátua sua em Cucujães.
Cumprimentos.
FF

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#203487 | FraQueiroz | 17 jul 2008 21:05 | Em resposta a: #203426

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#203489 | FraQueiroz | 17 jul 2008 21:13 | Em resposta a: #203443

Sim, há até mais do que isso, porque ele deixou uma forte marca na freguesia.
A propósito, interessa-me em Cucujães também a Quinta da Gandarinha, da família Pinto Leite, sobretudo o que for anterior a 1834 sobre essa quinta e essa família.
Obrigado e Cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#203725 | MLS | 21 jul 2008 15:31 | Em resposta a: #203389

Francisco Queiroz

Tenho em minha posse umas fotografias digitalizadas de uma casa "brasileira" no Couto de Cucujães e da família, juntamente com a minha. Não faço ideia quem eram. Apenas sei que eram de Cucujães, muito amigos dos meus bisavós e seus filhos, com quem conviveram bastante, pelos menos nos fins do séc. XIX e talvez princípios do séc. XX antes do meus bisavós se mudarem do Porto para Lisboa . Tenho fotografias em piqueniques, à porta de casa, em carro puxado com cavalos, etc. Infelizmente a minha mãe não se lembra do nome dessa família, mas eu gostaria imenso de descobrir quem eram. Seria interessante alguém conseguir identificá-la. Talvez pela foto da casa que é grande e bastante boa. Nunca se sabe se não será aquela que lhe interessa.

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#203737 | FraQueiroz | 21 jul 2008 18:58 | Em resposta a: #203725

Cara confrade Maria de Lourdes Santarém
Posso talvez identificar a dita quinta, se em alguma das fotos der para ver muros, grades ou aspectos exteriores da casa. Se quiser tentar (até porque a mim também me podem interessar essas fotos, caso as consiga identificar), tem aqui o meu endreço de correio electrónico. Estou ao dispor.
Grato,
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#203738 | FraQueiroz | 21 jul 2008 19:00 | Em resposta a: #203737

Esqueci-me de referir que, em Cucujães, interessa-me também a família Brandão, que tinha ali quinta.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#203856 | LIDADOR | 22 jul 2008 23:25 | Em resposta a: #203738

As gentes de S. Martinho de Cucujães também chegaram à Maia:

Manoel Jose Monteiro, Nascido a 2 JUN1770 filho de João Dias Monteiro e de Isabel Francisca, ambos da freguesia de S. Martinho de Cucujães.

Antónia Maria, Nascida a 28SET1754 em S. Martinho de Cucujães, filha de Manoel da Silva Brandão de S. Martinho de TRavanca e de Theresa da Silva (20OUT1722) de S. Martinho de Cucujaes.

Outros apelidos de S. Martinho de Cucujaes não aprofundados:

Jeronima Barboza,
Martim Jorge
Marianna Gomes
Gabriel Jorge
Teotonio Manoel
Maria Dias


Agradecido por qualquer informação.


J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#203881 | FF | 23 jul 2008 11:33 | Em resposta a: #203738

FQ,
Julgo que a Sr.ª D. Lucinda Brandão vem referida no livro sobre Cucujães do Padre João Domingos Arede (não tenho à mão essa obra). Foi, com sua irmã (Almira), uma grande benfeitora da sua terra. A casa de família ainda existe. Julgo que foi legada a uma instituição de caridade.
Cumprimentos.
FF

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#203892 | FraQueiroz | 23 jul 2008 13:52 | Em resposta a: #203881

Obrigado pela dica.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#203977 | MPA00 | 24 jul 2008 12:52 | Em resposta a: #203738

Caro Francisco Queiroz

Tem refeências a D. Claudina Alves Machado Brandão in. "Breve noticia histórica da Freguesia e Vila do Couto de Cucujães de João Domingos Arêde pág. 13 a 15, ed. de 1935.
Referências a Sebastião Pinto Leite e Clementina Libânia Pinto Leite condes de Penha Longa, pág. 44 45.

Melhores cumprimentos

Miguel P Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#204019 | FraQueiroz | 24 jul 2008 21:03 | Em resposta a: #203977

Muito obrigado. São esses mesmo Pinto Leite e quanto aos Brandão (sobre os quais sei ainda muito pouco) penso ser a mesma família.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#205209 | MICHELRIO32 | 12 ago 2008 03:43 | Em resposta a: #204019

FAMILIA GOMES CORRÊA


ESTOU PRECISANDO FAZER BUSCA DE CERTIDÕES DE BATISMO E NASCIMENTO DE MEUS BISAVÓS E TRISAVÓS QUE ERAM NATURAIS DA FREGUESIA DE CUCUJÃES - OLIVEIRA DE AZEMÉIS - AVEIRO


NÃO POSSUO DATA DE NASCIMENTO, MAS SE FOSSE POSSÍVEL LOCALIZAR ATRAVÉS DO NOME ME AJUDARIA BASTANTE, E TENHO A CERTEZA QUE ELES SÃO DESSE LUGAR


TRISAVÓS


MANOEL GOMES CORRÊA
JOVITA MARIA DO ESPÍRITO SANTO CORRÊA


BISAVÓS

MANOEL GOMES CORRÊA JÚNIOR
ANTÔNIA GOMES CORRÊA



QUEM PUDER ME AJUDAR DANDO ALGUMA INFORMAÇÃO OU ORIENTAÇÃO,AGRADEÇO IMENSAMENTE

MICHEL DO NASCIMENTO G. CORRÊA
RIO DE JANEIRO - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#205247 | MICHELRIO32 | 12 ago 2008 21:58 | Em resposta a: #125425

EU TAMBÉM POSSUO ANTEPASSADOS QUE FORAM DESSE LUGAR, MEU BISAVÓS E TRISAVÓS, ESTOU TENTANDO LOCALIZAR DOCUMENTO DELES COMO CERTIDÃODE NASCIMENTO, BATISMO E CASAMENTO.

NÃO SEI SE ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR DA FAMÍLIA GOMES CORRÊA
ELES ERAM DE FREGUESIA DE CUCUJÃES - OLIVEIRA DE AZEMÉIS - AVEIRO

MEUS BISAVÓS SÃO :

MANOEL GOMES CORRÊA JÚNIOR
ANTÔNIA GOMES CORRÊA

TRISAVÓS

MANOEL GOMES CORRÊA
JOVITA MARIA DO ESPÍRITO SANTO CORRÊA

QUEM PUDER ME AJUDAR ME DANDO ALGUMA INFORMAÇÃO COMO E ONDE DEVO FAZER ESSE PEDIDO,FICAREI GRATO.OBRIGADO

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#212626 | Mi43 | 06 nov 2008 13:03 | Em resposta a: #125425

Bom dia:

Estive a ver o vosso forum e acontece que, sendo eu Cucujanense, com ramo Soares e Pinto Leite no meu costado, julgo que vos posso ajudar de alguma maneira.
1. Segundo se diz na minha família, prima dos Soares de Rebordões, com quem nos damos muito bem, a família é originária da quinta do Têso- a primeira quinta de Cucujães, fundada pela Godinha Soares ainda antes da nacionalidade. Ora esta Godinha Soares era sobrinha do Lidador e, portanto, da alta nobreza medieval. Esta quinta do Têso, aquilo que dela resta, ainda está na família. Diz-se que é por isso que se explica a divulgação, não só, do nome "Godinho" como também Soares, nesta região.
2. Da família Pinto Leite, fizemos no ano passado uma festa, na quinta da Gandarinha, sede da Fundação Condessa de Penha Longa, de que sou Vice-presidente, casa originária desta familia. Juntamos mais de 400 pessoas e fizemos um dossier geneológico que foi distribuido na altura.
Sou também sobrinho de um neto do Dr. Ferreira da Silva.
Conheci a D. Alzira Brandão ainda antes do 25 de Abril de 1974, quando vinha cá passar férias e era da relação dos meus avós e pais.
Também estou interessado em dados da família Soares pois não consigo ir além de 1600.
Com os meus cumprimentos,
Miguel Barbedo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#214299 | small | 28 nov 2008 21:10 | Em resposta a: #200334

Caro Miguel de Abreu
Vejo que é um profundo conhecedor das Famílias de Cucujães, talvez me possa ajudar. Tenho assentos de casamento realizados numa capela particular de São Sebastião, paróquia de S.Martinho da Gandara,concelho de Oliveira de Azemeis. Creio ser no lugar de Casaldias. Gostaria de saber mais promenores sobre esta capela.
Aceite os meus agradecimentos.

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#215082 | Francisca258 | 09 dez 2008 13:49 | Em resposta a: #212626

Caro Miguel Barbedo,

O meu nome é Francisca e sou descendente dos Godinhos e dos Vieira de Sá (Vieira de Castro ou da Silva) de Cucujães.O meu trisavô chamava-se Domingos Geraldo Godinho Pinto de Sá.A minha avó era prima-directa do médico e poeta Manuel Valente Godinho. Ainda não consegui pesquisar muito acerca da família,pois houve uma desavença familiar que levou à mudança de nomes na família.
Sei que sou descente indirecta do primeiro padre da zona, que foi nomeado por um rei para povoar a zona.Ficou conhecido como Pe. do Pereiro devido ao facto de uma das serras da zona (chamada Serra do Pereiro) ser propriedade dele.Sei que era detentor de uma fortuna considerável.Como é que poderei saber o nome dele?Também sou descendete dos Pinto de Affonseca dessa mesma zona.
Pedia-lhe ajuda,na medida do possível, para decifrar algumas destas questões.

Atenciosamente e com os meus maiores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#215085 | Francisca258 | 09 dez 2008 14:08 | Em resposta a: #200301

Caros Srs.

Gostaria de saber qual é a origem dos Ferreira da Silva de Cucujães.Coloquei esta questão na medida em sou dos Ferreira da Silva de Oliveira de Azeméis que são oriundos da Granja. O meu bisavô chamava-se Francisco Ferreira da Silva (Granja).

Com os meus maiores cumprimentos,

Francisca Silva.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#217204 | MPA00 | 03 jan 2009 17:54 | Em resposta a: #212626

Caro Miguel Barbedo

O Soares mais antigo, conhecido, que tenho na minha ascendência é Bernardo José Soares originário da Quinta do Têso que casou com Joana Luisa da Silva Senhora da Casa de Rebordões. Infelizmente nunca estudei este ramo pelo que não tenho mais informação.

Gostaria contudo de lhe pedir uma ajuda relativamente aos Barbedos de Cinfães, nomeadamente ao entroncamento do meu cunhado Fernando Manuel Esteves Soares Barbedo, filho de Fernado Soares Barbedo. Sei que entroncam no seu ascendente Paulo José de Barbedo do lugar de Medados freguesia de Cinfães casado com Maria Cardoso do Lugar de Pias da mesma freguesia.

Melhores cumprimentos

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#217205 | MPA00 | 03 jan 2009 18:01 | Em resposta a: #214299

Cara Stella

As minhas desculpas por só agora lhe responder mas não tinha visto a sua mensagem.

Lamento mas não sou de forma alguma um profundo conhecedor das familias de Cucujães, caso venha a tomar conhecimento de qualquer dado sobre a referida capela enviarei lhe a informação.

Melhores cumprimentos

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#217360 | small | 04 jan 2009 22:19 | Em resposta a: #217205

Caro Miguel

Não tem de pedir desculpa.Também a mim me acontece. Agradeço sinceramente a sua disponibilidade, em me ajudar.

Bom 2009
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#217616 | Mig36 | 06 jan 2009 21:03 | Em resposta a: #217204

Boa noite,
Tenho familiares do século XIX de apelido Andrade e Gomes oriundos de Cucujães e que vierem viver para o Concelho da Maia.
Será que estes apelidos entroncam nalguma das famílias dos restantes participantes deste forum?
Cumprimentos,
Miguel Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#217872 | Francisca258 | 09 jan 2009 12:36 | Em resposta a: #203489

Caro Francisco Queiroz,

Gostaria de lhe pedir um favor.Será que me podia enviar todos os dados que dispõe da família Pinto Leite de Cucujães se não for demasiado incómodo?Eu sou descendente desta família,mas infelizmente poucos dados disponho da mesma. Peço imensa desculpa pelo meu atrevimento.
Votos de um bom ano de 2009.

Atenciosamente,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#217874 | FraQueiroz | 09 jan 2009 12:49 | Em resposta a: #217872

Pesquise, por favor, em "pinto leite" "casa do campo pequeno" e "cemitério da Lapa" e vai encontrar um artigo integral da minha autoria sobre esse assunto.
Se precisar de mais, ponho-a em contacto com alguém que sabe mais sobre a família.
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

Borges, de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#217915 | Alvares | 09 jan 2009 18:30 | Em resposta a: #125425

Caros confrades,

interessa-me saber a ascendência e um pouco mais sobre a descendência imediata destes Borges:

A1. Gomes da Costa, n. ~1450, tabelião da Feira, c.c. Mécia Gomes,
moradores na Arrifana de Sta Maria (?), tiveram:

- Bárbara Borges, n. ~1480, c.c. Heitor Lopes de Almeida, filho
natural de Fernão Lopes de Almeida (n. ~1445). Moraram na Arrifana de
Santa Maria, segundo Alão. Ver também "Ascendências Viseenses", de Manuel Abranches de Soveral.

- ? Pedro Borges, que segue.

A2. Pedro Borges (poderá ser irmão ou filho da citada Bárbada Borges), n. ~1500, senhor da Quinta da Ínsua, em Cucujães, e escudeiro do Conde da Feira (ver "Soares de Vale de Cambra", de Sousa Brandão), c.c. N ... Aranha (?), morador na Quinta da Ínsua (?), teve:

- Gomes da Costa
- Pe. Diogo Borges, prior de Cepelos
- Guiomar Aranha, que segue.

A3. Guiomar Aranha, n. ~1530, c.c. Diogo Varela, do Carvalho, Arouca,
criado de António Pereira, irmão do Conde da Feira, provavelmente
moradores em Cucujães, tiveram:

- André Borges da Costa, que segue.

A4. André Borges da Costa, n. ~1560, juiz do público judicial e notas
em Vale de Cambra, c. 1587 c/ Maria Soares de Leão, n. 1564,
moradores na Quinta do Outeiro, Armental, Vale de Cambra, tiveram:

- Pedro Borges da Costa, comissário do Santo Ofício
- Joana Borges de Miranda, n. 1594, c.c. Aleixo Borges da Costa, da
Arrifana de Sta Maria.

Qualquer achega sobre a origem dos Borges de Cujuãoes é do meu interesse. Em particular, gostaria de saber se entroncam nos Borges da Arrifana.

Cumprimentos
Luís S Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#289925 | barbarapc | 26 out 2011 06:40 | Em resposta a: #125425

)Caro André Correia,

Tenho família do Couto de Cucujaes. O meu avo materno era de Sao Martinho de Cucujaes (n. em 1905).

Um dos meus trisavos chamava-se Joaquim Luiz de Rezende (penso que faleceu em Badajoz), tendo casado com Ana Maria de Jesus.

Tiveram, pelo que sei, 3 filhos (vou indicar sem respeitar datas, porque desconheço):

- Custódia Maria de Jesus (minha bisavó);
- António Luiz de Rezende (que era Tenente-Coronel e casou com uma senhora espanhola; viviam em Lisboa); e
- Agostinho Luiz de Rezende (só sei os nomes dos filhos, porque constam num documento que tenho em meu poder).

Gostaria muito de desenvolver a pesquisa genealógica desta parte da família e saber outras informaçoes.

Espero ter ajudado e se tiver alguma informaçao, pode partilhar comigo, por favor.


Pode contactar-me para: barbarapinhocosta@gmail.com.

Os meus melhores cumprimentos,

Bárbara de Pinho Costa

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#353178 | franciscolopes | 27 dez 2014 10:51 | Em resposta a: #214299

Cara Stella,
sou natural de São Martinho da Gandâra.

A Capela de São Sebastião, era no antigo lugar da Ovaia, já nao existente.
Existe a Capela de Santo André do sec. XVII, que pelo que sei substituiu a de São Sebastião, localizada essa no lugar da Serrazina, paredes meias com o lugar de Casaldias em são martinho da gândara.

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#353237 | FF | 28 dez 2014 22:24 | Em resposta a: #125425

Segundo sei, o busto do Prof. Dr. António Joaquim Ferreira da Silva, que se encontrava no largo do cemitério, foi roubado, não existindo nem sequer uma placa para o substituir. Falo pelo que ouvi dizer, dado que, há já muito, não vou a Cucujães. Se isto é verdade, é lamentável.
O Prof. Ferreira da Silva (1853-1923), nascido em Cucujães, foi professor da Universidade do Porto e um dos grandes cientistas portugueses (Químico), de renome internacional.
Era filho de António Joaquim Ferreira da Silva e de Margarida Emília Ferreira da Silva (da Casa da Manta).
Casou com uma sua prima, Idalina de Sousa Godinho, nascida no Brasil, filha dos Viscondes de Santiago de Riba Ul.


Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#353453 | angelaloura | 08 jan 2015 00:01 | Em resposta a: #125425

Olá a todos,

Iniciei as minhas pesquisas genealógicas sobre os meus bisavós de Cucujães e de Salreu. Da parte de Salreu já consegui bastante informação, mas da parte de Cucujães, por motivos familiares, tem sido complicado obter informação.
Da parte do meu bisavô Isaías Marques Ferreira, consegui obter a informação abaixo, mas sei pouco sobre estes apelidos:

Baptismo: 10-05-1888
Nascimento: 13-04-1888, 4h00
Pai: Thomaz Antonio Ferreira (carpinteiro)
Mãe: Maria Marques Valente (doméstica)
Avô Paterno: Joaquim António Coelho
Avó Paterna: Thereza Ferreira
Avô Materno: João Marques da Silva
Avó Materna: Maria Gomes Valente

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#369968 | rodrigocorrêa | 28 mai 2016 19:04 | Em resposta a: #125425

Olá
Meu avô paterno saiu de Cucujães em 1914 aos 13 anos vindo para o Brasil
Meu avô se chamava Antônio Gomes Corrêa nascido em 05 de Fevereiro de 1900 filho de José Gomes Corrêa e Emilia da Conceição. Tinha um irmão chamado Serafim.
Casou-se no Brasil com Carlinda do Carmo Corrêa tendo três filhos Carlinda (falecida na infância), Maria Therezinha do Carmo Corrêa e Isaias Gomes Corrêa (meu pai).
Gostaria de tentar estabelecer contato com algum familiar que tenha permanecido em Portugal e assim poder resgatar um pouco da história de meu avô e da minha família.
Atenciosamente,
Rodrigo Corrêa

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#372330 | maluaze | 22 jul 2016 00:21 | Em resposta a: #215082

Na sua famíliatem Maria Godinho, casada com Antonio Silva, filha de João Silva e Maria Pinho?

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#389442 | CarlosPinho | 21 fev 2018 15:25 | Em resposta a: #203856

Estou fazendo uma pesquisa e vi que assinou J Pinho.
Meus bisavós e avós são de Couto de Cucujães e de Oliveira de Azimeis. Eles eram Alves da Silva mas meu bisavô quando veio para o Brasil por volta de 1880 com 16 anos mais ou menos teve que mudar de nome e adotou o nome Manoel da Silva Pinho. Alguém sabe alguma coisa sobre a família Alves da Silva, Ferreira Pinho ou somente Pinho.

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#407638 | lafonsec | 14 set 2018 02:23 | Em resposta a: #125425

Boa noite a todos,

Minha familia vem de uma Quinta de Oliveira Azemeis, produziam vinho.

Meu antepassado José Martins da Fonseca tinha esta quinta e comercializava os vinhos também no Brasil. Os pais eram Bernardo Antonio de Sá e Josepha Rosa da Fonseca, mas não sabemos se eles também viviam nesta quinta.

Será que alguem.sabe como encontro informações sobre eles ou nossa família?

Muito obrigada
Att
Gabriela

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#407646 | FF | 14 set 2018 11:04 | Em resposta a: #407638

Talvez valha a pena consultar a obra (ou obras?) do Padre João Domingos Arede sobre Cucujães, que, creio, poderá encontrar em qualquer biblioteca. Ignoro se dela consta alguma informação que possa responder às suas dúvidas, mas é uma pista.

Cumprimentos.
FF

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#407651 | anyamoti | 14 set 2018 13:28 | Em resposta a: #200301

Sobre Oliveira de Azeméis sou bisneta directa do Professor António Joaquim Ferreira da Silva e a minha bisavó era Godinho (penso que prima direita do marido) e por isso também a minha ligação directa com os Godinhos, Ferreira da Silva, Saraiva ou Sousa de Aguiar, etc. Estive a fazer a genealogia da familia através da minha mãe Maria Emília Aguiar Ferreira da Silva (que aparece no geneall). Tenho interesse em contactar com mais famílias de cucujães relacionadas com a nossa. Conheço já muitos através da minha mãe, mas seria muito interessante encontrar ligações (histórias) do passado nessa região :-)

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#407657 | FF | 14 set 2018 18:41 | Em resposta a: #407651

Apenas uma pequena nota, O Professor António Joaquim Ferreira da Silva era primo direito do pai de sua Mulher (Idalina de Sousa Godinho), que era o Visconde de S. Tiago de Riba Úl (José Joaquim Godinho). Casaram no Rio de Janeiro e foram, pouco depois, viver para o Porto.

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#409013 | elainebrado | 26 out 2018 18:52 | Em resposta a: #125425

Minha família é Ferreira da Costa, família de canastreiros. Alguma informação sobre eles?
Obrigada!!

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#410317 | francesca | 07 dez 2018 21:58 | Em resposta a: #407651

Cara Anyamoti, como está?

Pelo que li somos familiares. O meu trisavô chamava-se Domingos Geraldo Godinho Pinto de Sá nascido em Nogueira do Cravo, Oliveira de Azeméis.
Segundo o Sr. Dr. Maurício Antonino Fernandes todos os Godinho da zona são familiares.
Este ano saiu no Cucugianis uma grande parte da árvore dos Godinho. Aparece lá o vosso ramo e o meu também.
Este livro é da autoria da Dra. Teresa Cruz Tubby e do Valter Santos.
Há muitas histórias interessantes sobre os Godinho.
Os meus cumprimentos,

Francisca Martins

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#424075 | Mario De Sousa | 10 mai 2020 09:24 | Em resposta a: #217915

A minha avo tinha o apelido de Cucujaes e que veio de um tetra tetra avo que lutou pela patria e para o rei o apelido da minha avo veio desse general gostava de procurar mais acerca do assunto e na familia se diz que Cucujaes foi dado a esse general como agradecimento pelo rei e se tornou de aldeia do Couto a Vila de Cucujaes estou muito interessado em saber a historia da vila

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#424076 | Mario De Sousa | 10 mai 2020 09:26 | Em resposta a: #217915

A minha avo tinha o apelido de Cucujaes e que veio de um tetra tetra avo que lutou pela patria e para o rei o apelido da minha avo veio desse general gostava de procurar mais acerca do assunto e na familia se diz que Cucujaes foi dado a esse general como agradecimento pelo rei e se tornou de aldeia do Couto a Vila de Cucujaes estou muito interessado em saber a historia da vila
Mario De Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#424077 | Jorge Resende | 10 mai 2020 12:41 | Em resposta a: #424076

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_de_Cucujães

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#426466 | nicollebarros | 16 ago 2020 00:42 | Em resposta a: #125425

Olá!
Vim da família Pereira Paredes, original de Cucujães, que vieram para o Brasil no início do século XX. Meu bisavô chamava-se Manoel Pereira Paredes. Seu pai era Francisco Pereira Paredes, sua mãe Maria Emilia de Jesus, Neto de Manoel Joaquim Pereira e Anna Emilia de Jesus (avós paternos) e Manoel Antonio d'Almeida e Margarida Rosa de Jesus. Se alguém que estiver lendo tiver algum desses antepassados em comum, estiver residente em Portugal ou Brasil, por favor entre em contato.

Obrigada!

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#426477 | Advisor | 16 ago 2020 11:09 | Em resposta a: #410317

Para Francisca Martins
En un mensaje suyo del 7.12.2018 (nº 410.317) se da noticia de un árbol de los Godinho publicado en un libro titulado Cucugians, de Valter Santos y Teresa Cruz Tubby; tengo interés en conocer ese árbol y pretendo adquirir el libro, pero me encuentro con que pertenece a una serie publicada en años sucevios con el mismo título y tal vez un ordinal, para mi desconocido; ¿sería Vd. tan amable de indicarme que volumen o número de la serie es el que contiene el árbol de los Godinho? Y si no es mucho abusar, indicarme una librería del entorno de Oliveira de Azameis donde pueda adquirir en línea el libro, pues con un contenido tan especializado será sin duda milagroso poder conseguirlo fuera del área a que se refiere. Con mi anticipado agradecimiento por la ayuda que pueda dispensarme y mis cordiales saludos. Advisor.

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#426491 | GENEALOGIARIO44 | 16 ago 2020 21:16 | Em resposta a: #369968

Caro Rodrigo,pertenço a esse ramo familiar também.Meu avô era sobrinho da tia Jovita,que era casada com tio Serafim.Entre em contato.

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#426555 | anyamoti | 18 ago 2020 23:41 | Em resposta a: #203738

Sobre a Dona Lucinda de Brandão a minha mãe fala muito dela ainda hoje (tem agora 87 anos) pois eram visitantes assíduos da sua casa e ela da casa dos meus avós (a minha avós chamava-se Maria Emilia Saraiva (ou Sousa) de Aguiar Ferreira da Silva. O meu avô paterno chamava-se José Joaquim Ferreira da Silva filho de António Joaquim Ferreira da Silva e Idalina de Sousa Godinho.
Sei que os meus avós eram amigos de casa da Dona Lucinda mas posso perguntar mais pormenores à minha mãe.

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#426565 | Advisor | 19 ago 2020 15:57 | Em resposta a: #426555

¿Alguno de los participantes en este foro podría indicarme en que número de la revista Cucugians se publica un árbol genealógico de los Godinho? Muchas gracias. Advisor

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#426566 | angelaloura | 19 ago 2020 18:01 | Em resposta a: #426565

Será o "Terras de Antuã"?

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#426586 | Advisor | 20 ago 2020 17:14 | Em resposta a: #426566

Muchas gracias por su ayuda, pero creo que no puede ser Terras de Antuã; la que yo busco es Cucugianis (corrigiendo lo anteriormente escrito), elaborada por Valter Santos y Teresa Cruz Tubby.
Advisor

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#439379 | T.cruz | 15 fev 2022 20:24 | Em resposta a: #426477

Se ainda não tiver o livro Cucugianis, por favor diga-me. Teresa Cruz Tubby. Pode entrar em contato comigo pelo e-mail. teresacruz.1961@yahoo.com

Resposta

Link directo:

Famílias de Cucujães (Oliveira de Azeméis)

#439386 | Advisor | 16 fev 2022 08:09 | Em resposta a: #439379

En primer lugar, mi enhorabuena por esa magnífica publicación que es Cucugians, memoria escrita de esa “vila e couto”, a la que deseo una feliz singladura por incierto mar de la edición.
Asimismo, agradezco sobremanera su generoso ofrecimiento, pero finalmente conseguí de la Junta da Freguesia, un ejemplar de Cucugians con el árbol de los Godinho que me interesaba, y pude completar los datos que me faltaban de João Godinho (A4), bautizado el 10.12.1645 según mi lecturo del asiento, en cuyos padres acaban por esa rama los antecesores más antiguos de los Pinto Leite. Advisor

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 05:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen