pesquisa em cemitério

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

pesquisa em cemitério

#125578 | JoaquimParis | 22 ago 2006 19:20

Bom dia

Em primeiro lugar quer desculpar-me para o meu mau português. Sou francês
Desejo saber se existe um registo que conta todas as pessoas (nomes, nomes, datas) que descansam num cemitério dado. Faço as minhas investigações sobre o cemitério de Loulé (Algarve).

Muito obrigado.
Joaquim

Resposta

Link directo:

Site da Câmara de Loulé

#125615 | victorferreira | 23 ago 2006 00:48 | Em resposta a: #125578

Porque não escreve para a Câmara Municipal e faz essa mesma pergunta?
Procure o site num motor de busca qualquer, p.ex. este, o sapo.pt. Todos os sites de Câmaras têm um endereço de e-mail para onde escrever. Em último caso, telefone para o serviço específico encarregado dos cemitérios.
Não se esqueça que para datas mais antigas, os sepultamentos eram feitos no chão das igrejas, e que os registos de óbitos (não necessariamente dos locais das campas, mas das pessoas) estão nos livros paroquiais.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa em cemitério

#125616 | cverde | 23 ago 2006 00:53 | Em resposta a: #125578

Caro Joaquim

Se colocar aqui no fórum os elementos que dispõe (nomes, datas, parentescos, ...) e aquilo que em concreto pretende saber pode ser que surjam alguns contributos inesperados. Não custa tentar.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa em cemitério

#125664 | fertelde | 23 ago 2006 16:58 | Em resposta a: #125578

Estimado Joaquim:
Efectivamente todos os cemitérios possuem livros de registo e assim è possivel conhecer da gente que alí repousa. E mais, sâo os cemiterios uma fonte de informaçâo tremenda dentro da genealogia, pois permite conhecer ligaçôes familiares, que nem nos registos os poderiamos encontrar, ou com muita dificuldade o poderiamos establecer.-
Consegui boa parte de ligaçôes familiares antigas, pelos registos dos cemiterios e pelas campas visitadas.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa em cemitério

#125699 | Jpteixeira | 23 ago 2006 23:54 | Em resposta a: #125578

Caro Joaquim:

Como não menciona datas, aqui vai o que sei sobre os livros que procura.
Até 1910, existem os livros paroquiais dos óbitos, ou seja, os óbitos que foram objecto de registo paroquial.
Estes livros encontram-se em vários locais: Torre do Tombo (de 1540 a 1848), Arquivo Distrital de Faro (de 1848 a 1899) e Conservatória do Registo Civil de Loulé ( de 1900a 1910).
A partir de 1910, os registos dos óbitos passaram a ser feitos nas Conservatórias dos Registos Civis. Apesar disso, a Igreja continuou a proceder aos seus registos, como sempre fizera.
Assim, se pretender consultar/pesquisar os óbitos ocorridos entre 1910 e 1918, deverá dirigir-se à Igreja Paroquial de S. Clemente e solicitar ao Sr. Padre Varela a consulta dos mesmos, o que nem sempre é possível.
Na Conservatória de Registo Civil não é possível fazer-se consulta.
Para o actual cemitério de Loulé (no sítio da Costa) existem registos desde 1918, justamente o ano em que começou a seu utilizado. Antes, o cemitério situava-se onde hoje estão as instalações da GNR e onde também (antes do 25 de Abril) estava localizada a cadeia.
Aos livros onde estão registados estes óbitos, a C. M. de Loulé chamou-lhe "Livros dos enterramentos". Os livros de enterramentos de 1918 até 1940 estão no Arquivo Histórico (Municipal) de Loulé. De 1940 até aos nossos dias estão na posse dos serviços administrativos.
Como a sua questão era muito vaga, não sei o ajudei muito.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa em cemitério

#125816 | filsan | 24 ago 2006 22:02 | Em resposta a: #125699

Caros senhores,

Peço desculpa pela minha intromissão neste tópico, mas aproveitando a deixa, e sendo eu iniciante na genealogia dos meus ascendentes, tenho uma dúvida em relação ao assunto aqui referido, que espero que algum confrade me possa fazer o favor de esclarecer; estou neste momento a descobrir os nomes de alguns meus trisavós (5ª geração) mas ainda não completei a 4ª geração (bisavós) no que diz respeito a datas de óbitos. Através dos registos de nascimento dos meus avós que pedi nas conservatórias consigo calcular o ano de nascimento dos bisavós mas como conseguir informações sobre o ano de falecimento?
Há maneira de conseguir ser mais preciso para solicitar um assento de óbito?

Obrigado.

Cumprimentos,

Filipe Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 17:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen