Lista de passageiro que saíram de Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil

Lista de passageiro que saíram de Portugal

#125606 | liapego | 22 ago 2006 23:13

Caríssimos confrades,
Gostaria que alguém me informasse se há em Portugal alguma listagem de passageiros que vieram para o Brasil, datado de 1870 em diante e se alguém sabe me informar quantos dias ou meses levava um vapor saindo de Portugal até chegar ao Brasil!
Agradeço muito qualquer informação.
Idália Rocha

Resposta

Link directo:

Lista de passageiros que saíram de Portugal

#125618 | victorferreira | 23 ago 2006 01:02 | Em resposta a: #125606

Não me parece.
Como sabe foram milhares e milhares, de todos os Distritos do País.
Pelo menos a partir da primeira década de 900 (mas é provável que umas décadas antes também fosse assim), cada Distrito emitia o documento de viagem e guardava um registo dessa emissão.
Não me consta que alguém tenha feito um inventário total dessa informação a parir dos dados de cada um dos 18 ou mais Distritos. Salvo melhor informação, teria que ir a todos eles.
Dependendo do vapor, da época, do período do ano, do porto de destino (Olinda, Manaus ou Florianópolis p.ex.) e salvo melhor estimativa de duas semanas a um mes.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#125662 | liapego | 23 ago 2006 16:53 | Em resposta a: #125618

Caro Vitor,
Obrigada pela informações.
Idália Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#125663 | liapego | 23 ago 2006 16:54 | Em resposta a: #125618

Caro Vitor,
Obrigada pelas informações.
Idália Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#125697 | pisuco | 23 ago 2006 23:43 | Em resposta a: #125606

Prezada confrade Liapego

Passo-lhe a informação que tenho do vapor em que meu pai veio do Porto de Lisboa (Portugal) para o Porto de Santos (Brasil), em 1922. Ele partiu em 16 de outubro e chegou aqui (Brasil) em 01 de novembro. Portanto, foram 16 dias, já que o mês de outubro tem 31 dias.

Espero poder ter-lhe ajudado.

Saudações

Pisuco

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#125779 | liapego | 24 ago 2006 16:43 | Em resposta a: #125697

Caríssimo Pisuco,
Obrigada por sua informação, mas ao ano de 1874, quando meu bisavô se registrou no Consulado Português de Recife, indicando que havia chegado no dia 8 de novembro e registrara-se no dia 9 de novembro do mesmo ano, será que tinha vapores direto para Recife, ou fazia escala em Santos ou no Rio de Janeiro, você sabe me informar?
Desde já te agradeço.
Idalia Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#125823 | pisuco | 24 ago 2006 23:34 | Em resposta a: #125779

Prezada liapego

Até onde tenho conhecimento, a maioria dos vapores desembarcava os imigrantes vindos ao Brasil, procedentes de Portugal e da Itália, nos portos de Santos e do Rio de Janeiro. Acho que naquela época os demais portos brasileiros não tinham estrutura desembarque para passageiros. Porém, não tenho absoluta certeza. Tente pesquisar o nome de seu bisavô na página www.memorialdoimigrante.sp.gov.br. Boa sorte!

Desculpe-me por não poder lhe dar maiores informações.

Continuo à disposição.

Saudações

(A) Pisuco

Resposta

Link directo:

Fonte de pesquisa: vapores

#125826 | victorferreira | 25 ago 2006 00:05 | Em resposta a: #125662

Se entrar em contacto com o Ateneu (procure o site num motor de busca) ou com os autores do livro abaixo citado talvez possa obter alguma informação sobre as fontes a consultar.
Embora só lhe apanhe uns sete anos do período que procura, tomo a liberdade de transcrever de um outro site:
"Em 1991, o Núcleo Filatélico do Ateneu Comercial do Porto (NFACP) editou de Armando Vieira o livro “PAQUETES A VAPOR PARA O BRASIL (1851-1877), obra de História Postal da máxima importância, que interessa sobretudo a estudiosos de Correio Marítimo e de História da Navegação.
De acordo com o Autor “Foram ao todo vinte e cinco as companhias de Navegação a estabelecerem carreiras de vapores para o Brasil, com escala por Portugal, desde 1851 a 1877”, período que medeia entre o início das viagens da Royal Mail Steam Company para a América do Sul e a adesão do Brasil à União Postal Universal.
No livro, com 311 páginas e profusamente ilustrado, é feito o historial dessas companhias de Navegação — inglesas, francesas, alemãs e portuguesas — e apresenta-se um conjunto de tabelas das viagens efectuadas pelos cerca de 300 Paquetes Transatlânticos daquelas carreiras. Nessas tabelas figuram as datas de todas as viagens de ida e volta, bem como os respectivos portos de escala.
O livro trata também das tabelas de portes aplicáveis às correspondências transportadas nos Paquetes a Vapor para o Brasil, bem como das isenções concedidas a certas correspondências oficiais, assim como das taxas de última hora, cobradas pelos Correios, para as correspondências tardias a incluir nas malas dos Paquetes. O livro trata igualmente das marcas usadas nas correspondências do Brasil, isto é das marcas das Agências dos Paquetes, dos agentes Encaminhadores e das marcas portuguesas apostas nas correspondências recebidas e nas correspondências expedidas. A finalizar, em apêndice figuram os nomes das Companhias de Navegação e os dos Paquetes, assim como as datas das suas chegadas e saídas de Portugal.
Da obra diz Daniel Costa na FN nº80 de Julho de 1991: “A produção literária filatélica portuguesa fica assim extraordinariamente enriquecida com mais esta obra do incansável labor do Eng.° Armando Vieira”.
Por sua vez, Geada Sousa, no Diário do Alentejo de 25 de Julho de 1991, diz que: ”Continuando a sua actividade editorial, o Núcleo Filatélico do Ateneu Comercial do Porto, acaba de editar mais uma obra, que virá enriquecer, a biblioteca filatélica portuguesa”.
Trabalho considerado da maior importância para todos os estudiosos do Correio Marítimo do Atlântico Sul e, como tal, recompensado com Medalha de Vermeil na Exposição Internacional de Nova York, “PHILITEX 92”, onde, representou o N.F.A.C.P." Fim de citação.
[é certamente informação a mais, mas aproveite o que quiser]
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#126187 | liapego | 28 ago 2006 14:21 | Em resposta a: #125823

Caríssimo Pisuco.
Obrigada pelas informações.
Idália Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Fonte de pesquisa: vapores

#126192 | liapego | 28 ago 2006 14:54 | Em resposta a: #125826

Caríssimo vitor Ferreira,
Suas informações são muito valiosas para mim, pois não sei como deveria proceder pra saber sobre meus antepassados, obrigadíssima.
Vejo que você é muito bem informado. estou admirada de seus conhecimentos.
Grata pela "aula".
Idália Rocha

Resposta

Link directo:

Só vapores ...

#126250 | victorferreira | 28 ago 2006 21:41 | Em resposta a: #126192

Não se admire. São só 'vapores' ... Nada de conhecimentos.
Qualquer pessoa pode ir buscar isto à net, ler, perceber se é pertinente.
Basta fazer a busca certa. Ou ter um pouco de sorte numa busca menos certa.
Você podia fazer igual. Ou melhor.
Sucesso na sua pesquisa, é o que lhe desejo. VF

Resposta

Link directo:

RE: Só vapores ...

#126277 | liapego | 28 ago 2006 23:19 | Em resposta a: #126250

Caro Vitor,
Obrigada por tudo, mas diga-me, você é português ou brasileiro, de nascimento. Acho que eu não estou tendo muito tempo para pesquisar.
Obrigada.
Idália Rocha

Resposta

Link directo:

Tempo para pesquisar

#126282 | victorferreira | 28 ago 2006 23:56 | Em resposta a: #126277

Cara participante,
Nenhum, ou muito poucos de nós, tem tempo de sobra. Mal damos conta dos nossos mortos.
Este Forum tem ajudado muita gente com umas 'esmolinhas genealógicas' naqueles momentos de impasse, ou com sugestões de pesquisa, e nisso tem sido inestimávelmente positivo.
Quem aqui se apresenta a fazer algumas perguntas iniciais e obtém alguma resposta, convém também que demonstre pelo menos vontade de fazer trabalho próprio. É um factor de credibilidade e aceitação.
Normalmente os pedidos que não dêem essas mostras, ou que demonstrem o contrário, caem em saco rôto.
Não estou a lançar essa suspeita sobre o seu comentário, mas é apenas uma advertência amiga.
Pesquise um pouco, descubra umas coisas, parilhe nestas páginas (neste mesmo Tópico para não estar a criar outro), e se houver interesse no tema, ele continuará de certeza até sabe-se lá quando. Há tópicos que já têm anos e continuam a ter intervenções e a voltar a aparecer na primeira página.
São os meus votos para o seu Tópico.
Cordialmente, VF

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#127391 | mwanderley | 04 set 2006 01:38 | Em resposta a: #125823

Senhor Pisuco
Estou fazendo uma pesquisa sobre o meu bisavô que veio de portugal no inicio do seculo XX, por isso estava a ler esse tópico.
A pagina indicada do memorial do imigrante está inacessível. Precisa de uma senha especial?
De antemão agradeço a atenção.
Mwanderley

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#127426 | pisuco | 04 set 2006 15:39 | Em resposta a: #127391

Prezado confrade mwanderley

O endereço é http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/. A página está no ar.
Não há necessidade de senha.

Coloco-me à disposição no que puder ser útil. Sucesso em sua busca.

Saudações

Pisuco

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#138826 | jm25100 | 02 jan 2007 03:58 | Em resposta a: #125618

eu jose maria estou a procura de informacao a respeito dos passegeiros que foram para o brasil entre 1895 a 1902 pois o meu avo e familia foram para o brasil se alguem tem esta relacao por favor me informe. os nomes sao pai.manoel de sousa mae maria rosa de jesus filhos manoel de sousa junior e jose de sousa que e meu avo. obrigado pelo atencao =jose maria

Resposta

Link directo:

E ... há "relação"?

#138830 | victorferreira | 02 jan 2007 10:24 | Em resposta a: #138826

Caro participante,
Antes e mais, um Bom Ano Novo.
Convém que se leia umas mensagens dos tópicos atinentes ao tema que nos interessa porque algumas perguntas já têm sido repetidamente respondidas e comentadas. Mas até onde eu conheço não há lista nenhuma. Ou se há, não me consta que esteja publicada e divulgada. Pelo menos em Portugal.
O Brasil tem uma instituição (cujo site vem citado numa das mensagens mais abaixo) onde parece que há listas de pessoas chegadas aos portos brasileiros, de todas as nacionalidades. É procurar.
Boa sorte e boas pesquisas. VF

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#139450 | pgb-ceara/br | 06 jan 2007 22:24 | Em resposta a: #125779

Cara Liapego,

Reforço a sua pergunta pois meu bisavô ou triavô deve ter chegado por Recife, já que eles se estabeleceram no interior norte do Ceará.
Caso alguém saiba informar o ano foi em 1874 que este meu anterpassado chegou, então com 12 anos - nome Raimundo Gomes Brandão, junto de um irmão gêmeo Francisco Gomes Brandão e de mãe (nome ignorado, e possívelmente viúva) e o que contam meus parentes antigos.
Qualquer informação será bem vinda.
Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#139451 | pgb-ceara/br | 06 jan 2007 22:31 | Em resposta a: #127426

Caro Pisuco,

Gostaria de saber se o senhor já obteve de alguma forma alguma informação sobre listas de passageiros que desembarcaram no Brasil no ano de 1874. Eu visitei o site que o senhor indicou mas lá consta de listas de anos após a referida data. caso o senhor conheça meio deu obter esta informação sei imensamente agradecida.
Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#139499 | pisuco | 07 jan 2007 15:25 | Em resposta a: #139451

Prezado pgb-ceara/br

Não tenho informação sobre os vapores chegados nesta data. A história da minha família é a partir de 1922. Tente consultar o site www.projetoimigrantes.com.br Você solicita a consulta pelo sobrenome. Se achado, você compra a lista.

Saudações

A Pisuco

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#139500 | pgb-ceara/br | 07 jan 2007 15:43 | Em resposta a: #139499

Prezado Pisuco,

Obrigada pela dica do site.

Agradecida,
Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#139508 | Pai | 07 jan 2007 18:25 | Em resposta a: #125618

gostaria de conhecer a litas dos emigrantes açorianos que vieram para santa catarina e rio grande do sul principalmente entra 1745 a 1790.
Antecipadamente agreadeço
Ivo.

Resposta

Link directo:

RE: E ... há "relação"?

#139509 | Pai | 07 jan 2007 18:31 | Em resposta a: #138830

Caro amigo --Dezejo bom 2007.... Sou iniciante nesta maquina para mim muito avançada, ando caindo e levantando para chegar até voce. quero saber a respeito dos bittencourt que emigraram para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Antecipadamente agradeço.
Ivo Bittencourt Filho.

Resposta

Link directo:

Que 'lista'?

#139516 | victorferreira | 07 jan 2007 19:30 | Em resposta a: #139508

Caro participante,
Não sei se percebeu do conjunto das mensagens mas ... não há lista.
O trabalho de elaboração de uma lista como a que aventa é coisa de anexo de dados tese de mestrado. Na minha opinião, para épocas anteriores a 1910 esqueça, porque os dados serão tão escassos e os que houver andarão tão dispersos que duvido que algum organismo de Estado os tenha compilados. Para as datas que aponta então nem se fala.
Mas não digo que não existam, ou que não existam outros documentos que possam dar indicações laterais sobre a e- ou i-migração de alguém.
A sua pesquisa é de uma pessoa? Então é mais fácil ir à procura de outras informações sobre ela que não a 'presença numa lista', repito, porque essa lista é muito provável que nunca tenha sido composta por manifesta falta de documentos, que parece que só foram guardados de forma sistemática a partir das implantações da república nos dois lados do Atlântico.
Cumrpimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#140483 | Ronaldo Campos | 17 jan 2007 03:29 | Em resposta a: #139450

Norte do Ceara/ Voce tem o nome da cidade?

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#140496 | pgb-ceara/br | 17 jan 2007 12:18 | Em resposta a: #140483

oi Ronaldo,

A região para onde eles se dirigiram foi para a Serra Grande ( conhecida por Serra da Ibiapaba), lá existem hoje várias cidades, tais como Viçosa, Ibiapina, Tianguá, entre outras. Meu avô paterno, nasceu em Ibiapina, portanto seus pais devem ter se estabelecido pelas redondezas.
Atenciosamente,
Patrícia Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#140504 | Ronaldo Campos | 17 jan 2007 14:31 | Em resposta a: #140496

Ola Patricia,

Meu Pai e do Ceara e se nao me engano, o que e possivel, cresceu naquela regiao, acredito que ainda tneha familiares por la, assim que tiver oportunidade ligo pra eles e pergunto. Vivo nos EUA entao pode ser que leve um tempinho ok? Boa sorte ai com tudo.

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#140522 | pgb-ceara/br | 17 jan 2007 19:50 | Em resposta a: #140504

olá Ronaldo,

Obrigada pela sua ajuda!!
Eu também estou recorrendo a diocese daquela região para conseguir a certidão de batismo do meu avô paterno, que seguramente deve ter outras informações úteis. Quem sabe com o caminhar das minhas pesquisas não encontramos algumas pistas interessantes.

Atenciosamente,
Patrícia Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Que 'lista'?

#140611 | LAMBERT | 18 jan 2007 11:34 | Em resposta a: #139516

Caro Victor Ferreira:

Constatei várias intervenções suas em dúvidas de iniciantes de pesquisas.

Assim, sem dar seguimento ao assunto que aqui se ventila, venho colocar minha dúvida, esperando um auxílio:

Há algum documento que informe aonde o antepassado (1850/1890) residia (morada); uma vez que os registros de batismo trazem apenas o local (vila) ?

Atenciosamente

Lambert

Resposta

Link directo:

RE: Que 'lista'?

#140612 | LAMBERT | 18 jan 2007 11:34 | Em resposta a: #139516

Caro Victor Ferreira:

Constatei várias intervenções suas em dúvidas de iniciantes de pesquisas.

Assim, sem dar seguimento ao assunto que aqui se ventila, venho colocar minha dúvida, esperando um auxílio:

Há algum documento que informe aonde o antepassado (1850/1890) residia (morada); uma vez que os registros de batismo trazem apenas o local (vila) ?

Atenciosamente

Lambert

Resposta

Link directo:

'Endereços'

#140623 | salen | 18 jan 2007 12:42 | Em resposta a: #140612

Caro participante,
O que refere de 'morada' deve lembrar-se que mesmo hoje em dia ainda há locais em zonas urbanas nas capitais de Distrito que não têm nome de rua nem número de porta. Por isso, até à época que aponta, o 'Fulano de Tal', se morava fora das zonas urbanas, morava na aldeia de X ou no lugar de Y, lugar esse da Freguesia de Z, a que se juntava mas nem sempre o Concelho de W [ou Comarca, ou Termo de K] e chegava: não havia margem para dúvida porque toda a gente se conhecia e se houvesse dúvidas perguntava-se ao Sr. Pior que obviamente conhecia toda a gente.
Em termos genéricos depende de:
1- Se se trata de uma criança, falamos de registos de baptismos e crisma, e quando muito estará nas considerações sobre os pais (ou casasi a quem era dado em adopção, 'para serem criados por');
2- Se se trata de um adulto, registos de casamento(s) ou de óbito no que respeita aos Sacramentos, MAS ... há muuuita coisa para ser explorada nos livros dos notários/cartórios. As pessoas vendiam, compravam, arrendavam, 'emprazavam', andavam em demandas. Em relação aos órfãos até havia processos próprios de arrolamento de bens e a sua administração por um Juiz próprio (o Júiz dos Órfãos), mas de que parece que restam muito poucos processos para consulta (TT). Mas isso pede uma 'mão-de-obra' violenta para pesquisar ... Escolhe-se o período da vida em que a pessoa pode ter estado activo no 'mercado do imobiliário e arrendamento' e temos que consultar todos os notários das redondezas uma vez que os registos podiam ser feitos em vários locais, de acordo com a localização das propriedades (e parece que também pelas simpatias e jogos de 'esconde-esconde' dos interessados).
3- que me tenha vindo ao conhecimento, não existe para a maior parte do território (com excepção de algumas cidades principais) nenhuma lista nem nenhum apanhado de endereços ou mesmo de nomes de ruas.
Meu caro, é o que posso acrescentar. Ponha lá as suas questões quando quizer e cumprimentos.
VF
P.S.: em Portugal o estatuto de Vila é distinto (superior) do de Lugar ou Aldeia. Mas não representa nada no que diz respeito à divisão Administrativa do Território. Há as Freguesias (a menor divisão administrativa) em geral composta por várias aldeias, lugares ou mesmo vilas. Há o Concelho (que equivale ao Município) composto por várias Freguesias. A seguir vem o Distrito, que hoje não tem grande expressão administrativa, embora tenha alguma, e que é composto por vários Concelhos. As sedes dos Concelhos e dos Distritos são em geral Cidades, mas no caso dos Concelhos podem ser vilas. As chamadas 'Regiões' estão algumas delas vagamente definidas (outras mais bem definidas) e são uma herança de séculos (a Beira, ou as Beiras, o Minho, O Douro, Trás-os-Montes, Alentejo, Algarve. No Brasil os documentos antigos de Portugueses faziam referência a essas "Províncias". Hoje, e para efeito de descoberta de pessoas, isso faz um sentido muito frouxo, soando aos portugueses quase como simplesmente a môfo.
Uma Vila pode ser sede de Concelho (=Município). Uma Aldeia não. Uma Vila pode ser uma sede de Freguesia, mas uma aldeia também, e a vila ser apenas mais uma das localidades de uma freguesia ou de um Concelho. A 'elevação' a vila pode ser de origem histórica (que se manteve, pela importância que uma localidade 'teve') ou por merecimento actual (a importância que tem agora). Em suma, não tem a mesma utilização coloquial que tem no Brasil, para significar um local pequeno.
(mas deixe estar que nós percebemos ...)

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#140837 | carmemsholiveira | 19 jan 2007 18:02 | Em resposta a: #125606

alguém tem alguma informação sobre a chegada de maria alexandrina Bello, acredito que tenha sido via Rio de Janeiro, uma vez que morava em Nova Friburgo (RJ), sei que nasceu na Ilha de São Miguel em 17/03/1894 - era filha de João Augusto Garcez Bello e de Dona Maria Nunes Bello -

Resposta

Link directo:

RE: 'Endereços'

#142688 | GiseleCamacho | 02 fev 2007 02:21 | Em resposta a: #140623

Prezados,
Listas de vapores de 1875 e 1876
http://www.geocities.com/cantoni.geo/subsidios/subsidios.html

Resposta

Link directo:

RE: 'Endereços'

#142712 | LAMBERT | 02 fev 2007 12:04 | Em resposta a: #140623

Excelente esclarecimento.
Agradeço a sua atenção.

Lambert

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#142818 | luikebr | 03 fev 2007 08:24 | Em resposta a: #139450

oi, olhae havia um website do centor de conhecimento dos acores, com listas de passagerios que sairma dos acores....naos ei se inda esta funcionado mas era website na ilha terceira acores, em 2004.

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#151283 | gloria maria | 04 abr 2007 16:36 | Em resposta a: #138826

jose maria, de que região vc é ai em portugal, sou descendente de portugues.

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#151299 | paguiar | 04 abr 2007 17:11 | Em resposta a: #127391

Caro Mwanderley
Procuro paradeiro no Brasil dos descendentes de um primo que também para aí foi no início do séc. XX e que se chamava António de Sousa Laboreiro (de Villa Lobos)
Por acaso dar-se-á a coincidência de serem desta família as informações que procura ?
Cumprimentos do
António Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#151300 | paguiar | 04 abr 2007 17:11 | Em resposta a: #127391

Caro Mwanderley
Procuro paradeiro no Brasil dos descendentes de um primo que também para aí foi no início do séc. XX e que se chamava António de Sousa Laboreiro (de Villa Lobos)
Por acaso dar-se-á a coincidência de serem desta família as informações que procura ?
Cumprimentos do
António Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#151301 | paguiar | 04 abr 2007 17:11 | Em resposta a: #127391

Caro Mwanderley
Procuro paradeiro no Brasil dos descendentes de um primo que também para aí foi no início do séc. XX e que se chamava António de Sousa Laboreiro (de Villa Lobos)
Por acaso dar-se-á a coincidência de serem desta família as informações que procura ?
Cumprimentos do
António Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#151369 | alice joaquina | 05 abr 2007 00:12 | Em resposta a: #125779

olá! meu avô veio de portugal entre 1907-1909(não sei a data correta),ele nos contava que seu navio saindo da cidade do porto , parou em manaus, no amazonas antes de vir para o porto de santos.muitos portuguese desembarcaram lá e o restante dos passageiros desembarcaram em santos. espero ter ajudado.

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#151701 | jm25100 | 08 abr 2007 03:41 | Em resposta a: #151283

gloria maria.eu moro no estados unidos estou procurando a certidao de nawscimento do meu avo que nasceu provavel em portugal na ilhas da madeira porem estou pesquisando alguns documentos mais comprovatorio no brasil para confrontar alguns dados de portugal o meu avo chama jose de sousa nascido em 20.01.1895 pai manoel de sousa mae maria de jesus. obrigado pela atencao.

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#161626 | Winston Neves | 03 jul 2007 00:23 | Em resposta a: #138826

Prezado Sr. José Maria,
Meuas avós vieram para o Brasil tambem na época de 1890/1900. Desta forma, tambem estou a procura de lista de desembarque de portugueses no porto de Santos nesse período. O sr. teria conseguido alguma informação a respeito?
Um abraço,
Winston

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#161775 | alcebiades ss feital | 04 jul 2007 01:46 | Em resposta a: #161626

Gostaria de ajuda de algum pesquisador para informações sobre ALEXANDRE DA SILVA FEITAL , PORTUGUÊS QUE VEIO PARA O BRASIL (Rio de Janeiro) entre 1750/1850.
Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#161801 | Winston Neves | 04 jul 2007 11:27 | Em resposta a: #161775

Caro Sr. Alcebíades,

Sugiro que o Sr. inicie sua pesquisapelo projimigrantes@uol.com.br ou imigrantes@via-rs.net. Eles reunem registros de chegada de imigrantes desde 1837 até 1920, desde o Rio Grande do Sul até o Espírito Santo. É um bom começo. Tente o site deles: http://www.projetoimigrantes.com.br .
Localizei esse contato nesta semana e já estou solicitando as listas dos sobrenomes de meus antepassados.
Boa pesquisa.
Abraçois,
Winston Neves

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#183729 | Netão | 05 fev 2008 23:29 | Em resposta a: #125606

http://www.museu-emigrantes.org/museu.htm

Clique em Diáspora que irá encontrar uma listagem interessante

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#184098 | CBBC3 | 08 fev 2008 12:41 | Em resposta a: #183729

Netão,
Sou Celina da Cunha, de Belém - Pará - Brasil. Sem ter conhecimento dessa listagem que você indicou, estou desenvolvendo algo no mesmo estilo, inclusive usando o Excel, com a relação dos portugueses que aqui chegaram, a partir de seus registros, no Consulado Português no Pará. O número incontável de solicitações nesse sentido me fizeram idealizar esse trabalho que pretendo disponibilizar, na internet, assim que acabe de organizar os dados já pesquisados. Gostaria até de saber se estou duplicando esse tipo de informação já que desconheço qualquer listagem oficial nesse sentido, com relação ao Norte do Brasil. Saudações
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#184128 | jab1913 | 08 fev 2008 17:44 | Em resposta a: #125606

caro liapego
li a mensagem de idalia rocha e gostaria que alguém me informasse se há alguma lista de passageiros que vieram de portugal para o brasil pois meu avo paterno abel arantes bastos veio para o brasil em 1910 aproximadamente.

agradeço a gentileza da informação

luiz antonio arantes bastos

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#184205 | Netão | 09 fev 2008 15:02 | Em resposta a: #184098

Veja bem Celina,

A listagem que indiquei está num site. Não sei lhe dizer se estará duplicando a informação mas vale a pena baixar de lá para checar.

Boa sorte
NETÃO

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#184929 | fatimaV | 15 fev 2008 15:13 | Em resposta a: #183729

Meu pai chegou ao Brasil (Rio de Janeiro) em 13 de dezembro de 1923.
Ele saiu dos Açores, Ilha terceira, mas não sei a data precisa.
Não consigo encontrar nenhuma listagem proxima dssa data de chegada, pois não sei quento tempo leva um vapor para chegar aqui.
Quem puder me ajudar indicando onde pesquisar, agradeço.

Meu pai se chamava João Garcia Valadão, meus avós:
José Garcia Valdão e Alzira Mendonça Garcia

Obrigada,
Fátima Valadão

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#186544 | DENIKER | 28 fev 2008 16:32 | Em resposta a: #125606

caros amigos gostaria tambem de saber se e possivel conseguir a copia do passaporte de minha avo .luiza de moraes nasciad aos 18-01 1902,na cidade de mirandela,filha de jose de moraes e de anna joaquina de moraes.
gostaria tambem de saber em que data ela embarcou prar o brasil.

eu agradeco se voces me responderem.
obrigado, gilberto

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiro que saíram de Portugal

#187622 | zehelmer | 10 mar 2008 07:36 | Em resposta a: #125606

Relativamente a 1911, para o Rio de Janeiro, será que saíram também do Porto ou apenas de Lisboa?

Obgº

José Silva

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308117 | Jesse de Jesus | 13 jun 2012 16:42 | Em resposta a: #138826

Prezado José Maria, estou numa busca parecida com a sua. Meu nome é Jesse de Jesus Sousa, sou filho de Manoel José de Sousa e neto do também Manoel José de Sousa (pai do meu pai com o mesmo nome). Pelos meus levantamentos até então, este teria vindo para o Brasil ainda menino (talvez 7 ou 9 anos de idade) nos anos aproximados de 1890. O nome SOUSA também pode ser SOUZA.
Assim como Você, tenho buscado minhas raízes. O que sabemos dele é que seus pais vieram da Ilha da Madeira. Pode ser que sejam naturais da Ilha ou do continente e passaram pela ilha na vinda para o Brasil. Estou tentando levantar os nomes dos Navios Vapor, que fizeram essa trajeto nestas datas aproximadas, para verificar em listas de passageiros se consta os nomes deles. Sabemos que o destino foi para o RIO DE JANEIRO.
Penso que podemos nos unir e trocar informações.

Até breve. Jesse de Jesus Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308344 | mila1000 | 16 jun 2012 18:41 | Em resposta a: #308117

Jesse,
Voce tentou localizar entrada de seus parentes no site www.museudaimigracao.org.br em São Paulo?
Através do acervo digital que eles possuem voce poderá encontrar a entrada e nela consta o nome do navio.
Boa sorte
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308345 | mila1000 | 16 jun 2012 18:45 | Em resposta a: #308344

Jesse,
Esqueci de dizer há tambem o site do arquivo da Ilha da Madeira (batismo,casamento e passaporte).
O site é www.arquivo-madeira.org
Encontrei muita coisa no site ,até passaporte de meus bisavós,e,solicitei cópia dos mesmos(não foi muito caro),e,veio até com as fotos de toda familia.
O pessoal do arquivo nos atende com muita eficiencia.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308355 | mila1000 | 16 jun 2012 23:25 | Em resposta a: #308345

Jesse,
no museu da imigração há um Manoel Jose Souza que chegou em 03/04/1888 com esposa Luiza e filhos Manoel,Eulalia,Beatriz , Luiza .Não há nome de navio,mas, voce pde consultar o arquivo nacional do RJ com a data de chegada (se este for o seu parente).
Tente ver no óbito de seu parente onde ele nasceu (cartório).
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308368 | mila1000 | 17 jun 2012 13:20 | Em resposta a: #308117

jesse,
veja respostas q já enviei.
mila

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308370 | mila1000 | 17 jun 2012 13:25 | Em resposta a: #308117

jesse,
os mormons tem microfilmagem de imigrantes chegados ao Brasil desde 1808.
mila

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308391 | MartaV | 17 jun 2012 19:54 | Em resposta a: #308370

Cara Mila,

Poderia indicar-me como posso aceder às informações dos mormons entre 1808 e 1835, pois neste momento apenas consigo obter, pelo family search, informações sobre passaportes a partir de 1835 e estou interessada em anos anteriores a este.

Os meus melhores cumprimentos,

MartaV

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308397 | mila1000 | 17 jun 2012 22:09 | Em resposta a: #308391

Marta,
Coloquei um tópico em 17/6/2012 com nome de lista imigrantes no Brasil-relação de filmes,onde localizei no site do familysearch, cliquei em Catalog e depois coloquei Rio de janeiro/Brasil,aparece uns tópicosonde há emigracao e imigraçao(cliquei aqui).
Aparece todos os anos desde 1808 e o numero dos filmes,mas, só é possivel se for num Centro de Historia da familia dos mormons,não sei se dá para pesquisar por numero do filme no site do family.Não tentei,pois, minha conexão é muito baixa e demora séculos para abrir uma página.
Veja o tópico aqui no geneall,já tem o numero do filme correspondente a cada ano.
Aqui no Brasil é um dificil fazer nossas pesquisas...
Abraços,
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308514 | Jesse de Jesus | 19 jun 2012 00:09 | Em resposta a: #308344

Grato pela informação. Estamos tentando de todas as formas, toda e qualquer possibilidade é bem vinda.

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308515 | Jesse de Jesus | 19 jun 2012 00:12 | Em resposta a: #308368

Grato mila 1000

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308517 | Jesse de Jesus | 19 jun 2012 00:25 | Em resposta a: #308345

mila 1000, tem sido de grande valia tuas dicas e ajuda. Se não for abuso de minha parte, você saberia se existe a possibilidade de rastrear também a fase anterior, ou seja, dos que imigraram de Cabo Verde para a Ilha da Madeira? pois esse foi o trajeto de meus antepassados.

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308520 | Jesse de Jesus | 19 jun 2012 00:53 | Em resposta a: #308345

mila 1000, tem sido de grande valia tuas dicas e ajuda. Se não for abuso de minha parte, você saberia se existe a possibilidade de rastrear também a fase anterior, ou seja, dos que imigraram de Cabo Verde para a Ilha da Madeira? pois esse foi o trajeto de meus antepassados.

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308521 | mila1000 | 19 jun 2012 01:34 | Em resposta a: #308520

Jesse,
tenho pesquisado muito no site www.arquivo-madeira.org (não sei se é madeira-arquivo...deu branco na minha cabeça...),sei que tem muita informação desde 1830 e,se voce tiver algum parente que nasceu na ilha,será facil voce pesquisar.Entre na base de dados para fazer suas pesquisas e,se depois,voce precisar de algum documento,mande e-mail para os técnicos,que são muito atenciosos.
Voce viu o tópico q coloquei sobre lista de emigrantes no Brasil-relação de filmes?Tem o que voce precisa de 1888,mas, acho q terá q ir até uma igreja dos mormons para poder acessar os filmes,acho que voce poderá ter alguma coisa registrada de onde seus parentes vieram.E o site do museu da imigração?Achei um Manoel que veio em 03/4/1888 e,ele tinha um filho Manoel de 8 anos e outras filhas.Será q não é o seu parente?
Sucesso nas suas pesquisas,não desista,é meio complicado,mas, a gente sempre encontra o que procura e,aqui no Geneall os confrades e confreiras são muito atenciosos também.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308525 | mila1000 | 19 jun 2012 01:43 | Em resposta a: #308521

Jesse,
Aqui está o tópico
Confrades,
Os mormons tem lista de imigrantes e passaportes desde 1808,mas,fui informada que a pesquisa é somente no Centro historia da Familia.Procurem se informar.
Consegui esta relação no site do familysearch :
Film Notes
Note - Location [Film]
Legitimações e passaportes 1808-1820 - FHL INTL Film [ 1285633 Items 1-2 ]
Lista de estrangeiros 1826-1827 - FHL INTL Film [ 1285633 Item 3 ]
Legitimações e passaportes 1826-1831 - FHL INTL Film [ 1285633 Item 4 ]
Legitimações e passaportes 1821-1824 - FHL INTL Film [ 1285633 Item 5 ]
Legitimações e passaportes 1823-1830 - FHL INTL Film [ 1285634 Items 1-3 ]
Legitimações e passaportes 1826-1829 - FHL INTL Film [ 1285634 Items 4-5 ]
Legitimações e passaportes 1829-1834 - FHL INTL Film [ 1285635 ]
Legitimações e passaportes 1833-1835 - FHL INTL Film [ 1285636 ]
Legitimações e passaportes 1835-1838 - FHL INTL Film [ 1285637 ]
Legitimações e passaportes 1838-1840 - FHL INTL Film [ 1285638 ]
Legitimações e passaportes 1840-1842 - FHL INTL Film [ 1285639 ]
Legitimações e passaportes 1842 - FHL INTL Film [ 1285640 Item 1 ]
Legitimações e passaportes 1834-1842 - FHL INTL Film [ 1285640 Item 2 ]
Registro de entradas de embarcações e passageiros 1835-1838 - FHL INTL Film [ 1285640 Items 3-5 ]
Registro de entradas de embarcações e passageiros. Entrada de portugueses no Brasil 1835-1837 - FHL INTL Film [ 1285640 Item 6 ]
Entradas de cabotagem, com listas de passageiros; registros de entradas de embarcações e passageiros 1838-1839 - FHL INTL Film [ 1285641 Item 1 ]
Entradas 1839-1841 - FHL INTL Film [ 1285641 Item 2 ]
Autos das visitas aos navios (pela polícia) 1835 - FHL INTL Film [ 1285642 Item 1 ]
Saídas 1835-1837 - FHL INTL Film [ 1285642 Items 2-5 ]
Saídas 1838-1840 (março) - FHL INTL Film [ 1285643 ]
Saídas 1840 (junho)-1842 - FHL INTL Film [ 1285644 ]
Legitimações e passaportes 1810-1813 - FHL INTL Film [ 1285645 Item 1 ]
Legitimações e passaportes 1829-1832 - FHL INTL Film [ 1285645 Items 2-4 ]
Livro de apresentações de brasileiros 1830-1833 - FHL INTL Film [ 1285646 Item 1 ]
Legitimações e passaportes 1833-1834 - FHL INTL Film [ 1285646 Item 2 ]
Legitimações e passaportes 1809-1810 - FHL INTL Film [ 1285646 Item 3 ]
Legitimações e passaportes 1809-1811 - FHL INTL Film [ 1285647 Items 1-2 ]
Legitimações e passaportes 1813 (maio-novembro) - FHL INTL Film [ 1285647 Items 3-4 ]
Legitimações e passaportes 1814-1816 - FHL INTL Film [ 1285648 ]
Legitimações e passaportes 1816-1818 - FHL INTL Film [ 1285649 ]
Legitimações e passaportes 1818 (janeiro-novembro) - FHL INTL Film [ 1285650 ]
Legitimações e passaportes 1818 (novembro)-1819 - FHL INTL Film [ 1285651 ]
Legitimações e passaportes 1819 (dezembro)- 1822 (janeiro) - FHL INTL Film [ 1285652 ]
Legitimações e passaportes 1822 (janeiro)- 1824 (maio) - FHL INTL Film [ 1285653 ]
Legitimações e passaportes 1824 (maio)- 1828 (fevereiro) - FHL INTL Film [ 1285654 ]
Legitimações e passaportes 1828 (fevereiro)- 1830 (abril) - FHL INTL Film [ 1285655 Items 1-3 ]
Legitimações e passaportes 1817 (abril)- 1818 (fevereiro) - FHL INTL Film [ 1285655 Item 4 ]
Legitimações e passaportes 1818 (fevereiro)- 1821 (dezembro) - FHL INTL Film [ 1285656 ]
Legitimações e passaportes 1821 (dezembro)- 1822 (outubro) - FHL INTL Film [ 1285657 Items 1-3 ]
Legitimações e passaportes 1826 (maio)- 1827 (fevereiro) - FHL INTL Film [ 1285657 Item 4 ]
Legitimações e passaportes 1827 (fevereiro)- 1830 (março) - FHL INTL Film [ 1285658 ]
Legitimações e passaportes 1830 (abril)- 1831 (outubro) - FHL INTL Film [ 1285659 Items 1-2 ]
Legitimações e passaportes 1818 (abril)- 1822 (junho) - FHL INTL Film [ 1285659 Items 3-4 ]
Legitimações e passaportes 1823 (setembro)- 1830 (agosto) - FHL INTL Film [ 1285660 ]
Legitimações e passaportes 1830 (agosto)- 1840 (junho) - FHL INTL Film [ 1285661 ]
Legitimações e passaportes 1840 (junho)- 1842 (fevereiro) - FHL INTL Film [ 1285662 ]
Registros de imigrantes 1877 (janeiro-julho) - FHL INTL Film [ 1285704 ]
Registros de imigrantes 1879 (agosto)- 1880 (dezembro) - FHL INTL Film [ 1285663 ]
Registros de imigrantes 1880 (dezembro)- 1883 (outubro) - FHL INTL Film [ 1285664 ]
Registros de imigrantes 1883 (outubro)- 1885 (janeiro) - FHL INTL Film [ 1285665 ]
Registros de imigrantes 1884 (agosto)- 1886 (janeiro) - FHL INTL Film [ 1285666 ]
Registros de imigrantes 1885 (abril)- 1886 (dezembro) - FHL INTL Film [ 1285667 ]
Registros de imigrantes 1886 (março)- 1887 (junho) - FHL INTL Film [ 1285668 ]
Registros de imigrantes 1887 (janeiro-novembro) - FHL INTL Film [ 1285669 ]
Registros de imigrantes 1887 (novembro)- 1888 (março) - FHL INTL Film [ 1285670 ]
Registros de imigrantes 1888 (janeiro-setembro) - FHL INTL Film [ 1285671 ]
Registros de imigrantes 1888 (março)- 1889 (janeiro) - FHL INTL Film [ 1285672 ]
Registros de imigrantes 1889 (janeiro) - FHL INTL Film [ 1285673 Item 1 ]
Registros de imigrantes 1888 (novembro)- 1892 (fevereiro) - FHL INTL Film [ 1285673 Items 2-3 ]
Registros de imigrantes 1889 (janeiro-fevereiro) - FHL INTL Film [ 1285673 Item 4 ]
Registros de imigrantes 1889 (janeiro-outubro) - FHL INTL Film [ 1285674 ]
Registros de imigrantes 1889 (setembro)- 1890 (maio) - FHL INTL Film [ 1285675 ]
Registros de imigrantes 1890 (abril-setembro) - FHL INTL Film [ 1285676 ]
Registros de imigrantes 1890 (agosto-outubro) - FHL INTL Film [ 1285677 ]
Registros de imigrantes 1890 (setembro-novembro) - FHL INTL Film [ 1285678 ]
Registros de imigrantes 1890 (novembro-dezembro) - FHL INTL Film [ 1285679 ]
Registros de imigrantes 1890 (dezembro)- 1891 (fevereiro) - FHL INTL Film [ 1285680 ]
Registros de imigrantes 1891 (fevereiro-julho) - FHL INTL Film [ 1285681 ]
Registros de imigrantes 1891 (abril)- 1892 (julho) - FHL INTL Film [ 1285682 ]
Registros de imigrantes 1891 (agosto-novembro) - FHL INTL Film [ 1285683 ]
Registros de imigrantes 1891 (outubro)- 1892 (janeiro) - FHL INTL Film [ 1285684 ]
Registros de imigrantes 1891 (dezembro)- 1893 (junho) - FHL INTL Film [ 1285685 ]
Registros de imigrantes 1892 (janeiro-setembro) - FHL INTL Film [ 1285686 ]
Registros de imigrantes 1892 (setembro-dezembro) - FHL INTL Film [ 1285687 ]
Registros de imigrantes 1892 (dezembro)- 1893 (maio) - FHL INTL Film [ 1285688 ]
Registros de imigrantes 1893 (junho)- 1896 (abril) - FHL INTL Film [ 1285689 Item 1 ]
Registros de imigrantes 1893 (março-maio) - FHL INTL Film [ 1285689 Item 2 ]
Registros de imigrantes 1893 (maio)- 1894 (novembro) - FHL INTL Film [ 1285690 ]
Registros de imigrantes 1894 (novembro)- 1895 (julho) - FHL INTL Film [ 1285691 ]
Registros de imigrantes 1895 (julho)- 1896 (março) - FHL INTL Film [ 1285692 ]
Registros de imigrantes 1896 (janeiro-setembro) - FHL INTL Film [ 1285693 ]
Registros de imigrantes 1896 (maio-agosto) - FHL INTL Film [ 1285694 ]
Registros de imigrantes 1896 (agosto)- 1900 (novembro) - FHL INTL Film [ 1285695 ]
Registros de imigrantes 1897 (janeiro-setembro) - FHL INTL Film [ 1285696 Items 1-2 ]
Registros de imigrantes 1902 (janeiro-dezembro) - FHL INTL Film [ 1285696 Item 3 ]
Registros de imigrantes 1900 (janeiro)- 1909 (fevereiro) - FHL INTL Film [ 1285697 ]
Registros de imigrantes 1907 (agosto)- 1910 (janeiro) - FHL INTL Film [ 1285698 ]
Registros de imigrantes 1910 (janeiro)- 1911 (junho) - FHL INTL Film [ 1285699 ]
Registros de imigrantes 1911 (junho-novembro) - FHL INTL Film [ 1285700 ]
Registros de imigrantes 1911 (novembro) 1912 (agosto) - FHL INTL Film [ 1285701 ]
Registros de imigrantes 1912 (agosto)- 1913 (junho) - FHL INTL Film [ 1285702 ]
Registros de imigrantes 1913 (junho)- 1922 (novembro) - FHL INTL Film [ 1285703 ]

Resposta

Link directo:

RE: Lista de passageiros que saíram de Portugal

#308553 | Jesse de Jesus | 19 jun 2012 13:24 | Em resposta a: #308521

Sua informações tem sido bastante úteis, estamos investigando. A coincidência de nomes e datas que Vc me informa, tem uma grande probabilidade de ser.
Já chegamos até aqui, sabendo que ao menos um deles (ou o casal) foi de Cabo Verde para a ilha, da ilha para o Brasil.
Estou confiante que com a ajuda dos compadres e comadres teremos êxito.
Obrigado pela ajuda e incentivo. Deus a abençõe.

Resposta

Link directo:

Lista de passageiro que saíram de Portugal

#410140 | SarahDavid | 02 dez 2018 00:21 | Em resposta a: #184098

Olá Celina!

Estou muito interessada na relação a qual se refere. Agradeceria muito se tivesse acesso a material tão importante, pois procuro por registro de meus ancestrais: David Lopes da Silva, Ognélia da Silva Lima e Amélia da Silva Lima 1800/1900- destino Belém do Pará. Meu email é: sarah.da.silva@bol.com.br



Agradeço pela atenção.

Resposta

Link directo:

Lista de passageiro que saíram de Portugal em 1720

#441973 | luizalves | 11 jul 2022 23:07 | Em resposta a: #125606

Prezados
Como descobrir o navio que trouxe o casal Simão Alves e Anna Fernandes casados em 17/05/1703 em Vila Nova de Muía, Ponte da Barca, Viana do Castelo, de Portugal ao Brasil em 1720?
Trata-se do primeiro casal que se estabeleceu no Brasil do qual sou descendente.
Obrigado
luiz alves

Resposta

Link directo:

Lista de passageiro que saíram de Portugal

#441974 | LAMBERT | 12 jul 2022 00:31 | Em resposta a: #125606

Informações do ARQUIVO NACIONAL:


https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/copy_of_acervos-mais-consultados/entrada-de-estrangeiros

Lambert

Resposta

Link directo:

Lista de passageiro que saíram de Portugal

#441976 | Jorge Resende | 12 jul 2022 12:34 | Em resposta a: #441973

LUIS ALVES, CONSEGUIU O ASSENTO DE CASAMENTO DELES?
JORGE RESENDE

Resposta

Link directo:

Lista de passageiro que saíram de Portugal

#441977 | Jorge Resende | 12 jul 2022 12:38 | Em resposta a: #125606

lUIS aLVES
https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1103041 TIF 11

Resposta

Link directo:

Lista de passageiro que saíram de Portugal

#441981 | GoldenDays | 12 jul 2022 19:34 | Em resposta a: #441973

Caro Luiz Alves,

O casal que indica são meus sétimos avós numa das linhas ancestrais.

Não sabia que tinham emigrado para o Brasil. Nessa linha descendo de uma filha (Antónia Álvares) do dito casal que permaneceu em Vila Nova de Muía e aí casou em 27 de novembro de 1733 com Pedro Cerqueira.

Tem por acaso carregado no MyHeritage o resultado de algum teste que tenha feito de ADN (DNA)? É que existem vários "Alves" no Brasil com quem tenho alguma correspondência de ADN.

Abraço cordial e amigo deste seu parente afastado
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Lista de passageiro que saíram de Portugal

#441990 | luizalves | 13 jul 2022 01:52 | Em resposta a: #441981

Prezado Ribeiro de Araújo
É um prazer saber de vc e do nosso parentesco distante
Pelo que apurei Simão Alves nasceu em 1675 em São João Batista de Vila Chã ,Ponte da Barca , Portugal e casou-se com Anna Antunes nascida em 30/05/1677 em Vila Chã,Portugal em 17/05/1703, Vila Nova de Muiá. Tiveram 6 filhos nascidos em Portugal- Maria( 1704),Manoel(1707),Theresa(1710), Antonia( 1713),Gregório José Alves(1719) e Brás Alves Antunes(1716), este último meu parente que foi levado pelos pais para São João Del Rey -MG, lá constituindo família e de geração em geração, hoje estou aqui.
Não sei como acessar este teste de DNA
Abraço fraterno
luiz alves

Resposta

Link directo:

Lista de passageiro que saíram de Portugal

#441991 | luizalves | 13 jul 2022 02:09 | Em resposta a: #441976

Prezado Jorge
Desculpe, não entendi a pergunta
O que é assento de casamento
luizalves

Resposta

Link directo:

Lista de passageiro que saíram de Portugal

#441992 | luizalves | 13 jul 2022 02:22 | Em resposta a: #441974

Prezado Lambert
Infelizmente o Arquivo Nacional não abrange período o longínquo período de 1720
luiz alves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 09:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen