Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#125620 | diogopp | 23 ago 2006 01:19

Caros Confrades,

Alguém tem informações acerca da familia Macedo da zona do Porto e Vila Nova de Gaia, de que é descendente o Prof. Dr.Jorge Borges de Macedo (um dos directores da Torre do Tombo e pai do Jorge Avelino Braga de Macedo, ministro das finanças de Cavaco Silva)?

Abro também este topico a todas as informações acerca dos Macedo da zona Norte do país.

Obrigado, cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#125753 | diogopp | 24 ago 2006 13:29 | Em resposta a: #125620

renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#125819 | Antoniomota | 24 ago 2006 22:24 | Em resposta a: #125620

Prezado Diogo Pinheiro

Quanto a Macedos, deve haver poucos concelhos como o de Amares (Braga) que tenha tantos 'Macedos', eles surgem fundamentalmente na freguesia de Carrazedo, mas espalham-se por todo o concelho e distrito.
Também tenho muitos Macedos na minha família.

Muitos cumprimentos
António Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#125820 | Antoniomota | 24 ago 2006 22:25 | Em resposta a: #125620

Prezado Diogo Pinheiro

Quanto a Macedos, deve haver poucos concelhos como o de Amares (Braga) que tenha tantos 'Macedos', eles surgem fundamentalmente na freguesia de Carrazedo, mas espalham-se por todo o concelho e distrito.
Também tenho muitos Macedos na minha família.

Muitos cumprimentos
António Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#125999 | Francisco Queiroz | 26 ago 2006 19:53 | Em resposta a: #125620

Tem ligação ao Dr. Artur Ferreira de Macedo (fim do século XIX, Gaia)?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#126133 | diogopp | 27 ago 2006 21:28 | Em resposta a: #125999

Caro Francisco Queiroz,

Sinceramente não sei, é possivel que sejamos aparentados! Tenho Macedo Ferreira na minha familia proxima!Diga-me? é seu familiar? Não quer partilhar os dados de que dispoe??

Cumprimentos,
Duiogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#126259 | Francisco Queiroz | 28 ago 2006 22:19 | Em resposta a: #126133

Lamento, mas não é meu ascendente e quase nada sei sobre ele, a não ser que era muito bem relacionado e influente em Gaia.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#133975 | Ludmila | 13 nov 2006 19:12 | Em resposta a: #125620

Olá Diogo,

Tenho Macedo e Borges na minha árvore genealógica.
Minha bisavó chamava-se Maria Joana de Macedo, filha de Ana Teodora da Silveira e Valeriano Macedo de Leão, ela nasceu em 1.881 em Bambui, Minas Gerais- Brasil, sei que nossa família tem origem em Portugal mas não sei o local exato. Estou a procura de infomações a respeito.

Qualquer ajuda será muito importante

Agradeço muito.

Ludmila Macedo da Costa Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#159618 | diogopp | 16 jun 2007 11:21 | Em resposta a: #125820

Caro António Mota,

E em Lamego? Tem conhecimento de Macedos na região de Lamego?

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#159668 | Antoniomota | 16 jun 2007 19:13 | Em resposta a: #159618

Prezado Diogo Paiva

Não! O único local que frequento é Braga.

Muitos cumprimentos
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#159863 | IsabelFont | 18 jun 2007 13:07 | Em resposta a: #159668

Caro confrade António Mota,
Lancei um tema - Pires, de Covides - que era um pedido de ajuda á sua amabilidade e disponibilidade. Talvez não lhe tenha ido parar ás mãos -> mail - por isso aqui renovo o meu pedido.
Tendo verificado que não se importa de ajudar os outros nalguma pesquisa, e sendo eu aqui da Lourinhã, sem possibilidade de deslocação a Braga, venho pedir-lhe ajuda num processo de IG refrente ao padre Diogo João, datado de 1730-10-02, Nº de processo 33583 Pasta 1493, para me situar em termos de ascendentes e datas; tenho que ele teve uma irmã de nome Engrácia Ribeiro, casada em 1724 (só me deram o ano) com Manuel Antunes; seriam filhos de Francisco Gonçalves no lugar de Paradella, freguesia de Valdozende que casou com Maria Ribeiro ?? (não consigo ler o que está escrito). Gostaria de saber o maior nº de dados que lhe for possível obter.
Será que me pode ajudar?
Cumprimentos de
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#176177 | gicamacho | 12 dez 2007 23:19 | Em resposta a: #125819

PREZADO SENHOR
ESTOU ESTUDANDO a origem dos Macedos no concelho de Tabuaço e me chamou atencao esse tema de que eles surgem em Carrazedo. O Sr. teria alguma colaboração para fazer com a minha investigação?
Atenciosamente
Gisele Camacho Aznar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#202323 | nikkififas | 05 jul 2008 12:00 | Em resposta a: #125753

Bom dia,

Tenho conhecimento de um Freitas deMacedo, filho de Vitor Hugo Freitas de Macedo e que é sobrinho de Jorge Avelino Braga de Macedo.

Tenho conhecimento que vive no estoril.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#440541 | maquedo | 18 abr 2022 15:20 | Em resposta a: #125620

Boa Tarde, sou Paulo Macedo natural de Vila Nova de Gaia. O meu trisavô Macedo é natural de Almacave, Lamego e os meus tetra e quinto avô são da Régua.

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447558 | Advisor | 07 mai 2023 21:21 | Em resposta a: #440541

Buenas noches.




Buenas tardes
Yo ando buscando datos de una D. Josefa de Macedo, y de su hija D. Elvira de Macedo, hija y nieta respectivas de Diogo Jose de Macedo, nacido en Almacave en 1812, y que era un cargo importante en una bodega de vino de Oporto, y vivió en Mafamude, Gaia, pero no se si tiene alguna relación familiar con usted.
Me interesan particularmente madre e hija; de la primera se que casó en 1854 auqnu el matrimonio fue conflictivo y acabo separada del marido; tal vez por eso su hija nunca usó el apellido paterno; de la hija nacida en 1855, consta que casó en 1880 con un Damasio, y tengo una posible fecha de defunción en Espinho que no he verificado: 20.9.1934.; de la madre desconozco fecha de nacimiento y de defunción. . Agradeceré sobremanera cualquier datos que pueda facilitarme para desenredar la madeja. Advisor

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447652 | Advisor | 14 mai 2023 17:46 | Em resposta a: #440541

Añado a lo escrito anteriormente, que de D. Elvira de Macedo hay un retrato, que no se si es a lápiz, carboncillo o plumilla, realizado por Soares dos Reis, que he visto como ilustración en el libro “Soares dos Reis (Recordações)”, Ed. Marcos Abreu, Porto (1937), escrito por un hijo del segumdo matrimonio de Diogo Jose de Macedo, el nacido en Almacave, otro Diogo Jose de Macedo Junior, que usó el pseuudónimo Mem Bugalho. Creo que la buena relación de los Macedo con los Soares, provenía, no sólo de su vecindad en Mafamude, sino también porque la esposa del escultor, era nieta del Macedo lamacense, y por tanto prima carnal de la dicha D. Elvira. Advisor.

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447807 | Advisor | 23 mai 2023 06:39 | Em resposta a: #440541

Encontré en la Biblioteca Municipal otra biografía de Soares dos Reis, escrita por Diogo de Macedo, que muy bien pudiera ser el mismo autor que de la anteriormente notificada, por su proximidad en el tiempo (1945), e idéntico nombre de autor (aunque aquí no se mencione el pseudónimo Mem Buglho). El libro se titula simplemente ”Soares dos Reis”, y forma parte de la Colecção de Cultura Artítica, de las Edições Lopes da Silva. Estoy un tanto desorientado con tanto Diogo de Macedo. Advisor

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447808 | tmacedo | 23 mai 2023 07:26 | Em resposta a: #447807

Caro Advisor,

Diogo de Macedo, de seu nome Diogo Cândido de Macedo, conceituado escultor, é o autor do livro que menciona sobre Soares dos Reis. Tinha nascido em Mafamude, no largo de S. Sebastião, em Vila Nova de Gaia em 22.11.1889. Era filho natural de Diogo Cândido de Macedo e de Maria Rosa do Sacramento, solteira. Era neto paterno de Diogo José de Macedo, que vivera no seu palacete de Santo Ovídio, Vila Nova de Gaia, onde recebera o rei D. Pedro V na sua visita ao Porto, que fora um amante das Artes.

Cumprimentos,
A. Taveira

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447837 | Advisor | 24 mai 2023 08:19 | Em resposta a: #447808

Caro Tmacedo:
Muchas gracias por su decisiva ayuda, y queda claro que que el autor de “Soares dos Reis” (1945) es el escultor Diogo José de Macedo, y no un homónimo que firmó Mem Bugalho.
De todas formas llama la atención la ambigua información sobre el padre del escultor que ofrece University of Porto Famous Alumni.. he was the son of Dieoo Candido de Macedo, a descendant of Macedos... ,y más adelante sobre su abuelo......his paternal grandfather Diogo Jose de Macedo...dando a entender unas filiaciones legítimas, cuando el padre del escultor figura como incógnito en la partida de bautismo, y era presumiblemente hijo ilegítimo de Diego Jose de Macedo. el de Santo Ovidio. Advisor.

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447841 | tmacedo | 24 mai 2023 13:11 | Em resposta a: #447837

Caro Advisor,

Diogo José de Macedo, escultor, era filho natural de Diogo Cândido de Macedo que julgo ser o mesmo que usou também Diogo José de Macedo Júnior. Este era filho de Diogo José de Macedo, e de Amélia da Conceição, solteira na altura do nascimento do filho, legitimado por posterior casamento dos pais em 15.08.1874. Nesta altura foi também legitimado Camilo, outrossim filho de ambos.
Cumprimentos,
A. Taveira

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447843 | tmacedo | 24 mai 2023 13:43 | Em resposta a: #447841

corrijo: Diogo de Macedo, escultor, ou Diogo Cândido de Macedo Júnior, era filho de ....

Resposta

Link directo:

Macedos - Diogo José de Macedo e Camilo de Macedo

#447884 | tmacedo | 26 mai 2023 09:20 | Em resposta a: #447837

Caro Advisor,

Lamento não ter prestado suficiente atenção à sua questão. Nem ter visto tudo o que já dissera sobre esses Macedos. Desculpe-me o pouco cuidado. De facto, em outro tópico, a confreira Rita Van-Zeller deu-lhe informação relevante que me passara ao lado.

Não são os descendentes de Diogo José de Macedo (nascido em 1812) que me prenderam a atenção. Mas sim, o facto de terem ligação à Régua.
Aquele Diogo José de Macedo (pai de um Camilo José) era irmão de Camilo de Macedo, importante negociante e viticultor da Régua, nascido por 1815 (não encontrei o assento de baptismo). Há um retrato de Camilo de Macedo, pintado cerca de 1835 por Augusto Roquemont, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa.

A principal rua comercial da Régua, onde desde o início do século XIX se concentravam os negociantes e comerciantes de vinho, tem, até um determinado ponto o nome de rua dos Camilos (em memória de Camilo de Macedo e de seu filho Camilo de Macedo Júnior) e, depois desse ponto, o nome de rua da Ferreirinha, a mais celebrada negociante daquele século.

Cumprimentos,
A. Taveira

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447885 | Advisor | 26 mai 2023 16:51 | Em resposta a: #447884

Caro T,acedo
Escusa disculparse porque estoy seguro de que todos los que participameos en estos foros, ponemos nuestra mejor voluntad y cinecia en transmitir lo que de alguna manera conocemos, aunque a veces no acertemos en nustras interpretaciones.
Y volviendo a los Macedo de Mafamude, estuve leyendo unas fotocopias que había conseguido de la biografía de Soares dos Reis del año 1945, cuya portada puede ver en el siguiente enlace
https://1870livros.com/2022/07/19/soares-dos-reis-estudo-documentado-1945-diogo-de-macedo/
y en contra de lo que había sugerido, llego a la conclusión de que el Diogo de Macedo que figura como autor, es el escultor, que utiliza el único nombre con que fue bautizado. Y por eso no entiendo por qué aparece en otras referencias como Diogo Cândido, lo mismo que su padre, cuyo nombre no podemos discutir, porque no tenemos dato alguno seguro sobre su filiación, aunque cabe deducir que sea hijo, tal vez no legítimo de Diogo José de Macedo, el de Almacave, cono conclusión de que sea citado como abuelo paterno del escultor. Asvisor

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447910 | tmacedo | 28 mai 2023 11:37 | Em resposta a: #447885

Caro Advisor,

Diogo de Macedo, escultor, aparece na documentação da Escola de Belas Artes como Diogo Cândido de Macedo Júnior e como filho de Maria Rosa do Sacramento. Na sua biografia diz-se que o pai, homónimo, falecera cedo e que com ele tivera pouco contacto. De facto foi baptizado como filho de pai incógnito, filho de Maria Rosa do Sacramento, solteira, cigarreira. Não sei se alguma vez houve legitimação paterna.
Quem foi seu pai, Diogo Cândido de Macedo ?
É, certamente, o Diogo Cândido de Macedo que, membro do grupo de republicanos de Vila Nova de Gaia, expressa pesar pela morte de José Falcão em 17 de Janeiro de 1893.
Será o Diogo Cândido de Macedo que, em 27.07.1929, recebe licença para abrir uma taberna na rua marquês de Sá da Bandeira, em Mafamude, Vila Nova de Gaia ?

O pai, Diogo Cândido de Macedo, era filho de Diogo José de Macedo, nascido em 1812 em Almacave.
Diogo José de Macedo terá ido muito novo para o Porto e aparece, já em 1829 (teria 17 anos), como responsável pelo escritório no Porto de António Bernardo Ferreira, o sogro e tio da Ferreirinha (D. Antónia Adelaide Ferreira). Cargo que ocupou até 1833.

Diogo José de Macedo teve dois filhos com o nome de Diogo:
Um, de sua primeira mulher, Isabel Smith, baptizado em 1843, apadrinhado por José Bernardo Ferreira, filho de António Bernardo Ferreira e marido da “Ferreirinha”. Seria este o pai do escultor ?
Um segundo, sendo ainda casado com Isabel Smith, baptizado com o nome de Diogo em 1863, filho de Amélia da Conceição, solteira. Viria mais tarde a casar com Amélia da Conceição, em 1874, depois de ter enviuvado em 1866. Na altura do seu casamento Diogo José de Macedo e Amélia da Conceição legitimaram o filho Camilo (nascido sendo o pai já viúvo) e reconheceram o filho Diogo que não poderia ser legitimado por ter nascido sendo o pai casado.
Pode ser este último o Diogo Cândido de Macedo, pai do escultor.

Quanto à família de Diogo José de Macedo. Teve ele um irmão, Camilo de Macedo, que terá nascido por 1814/1815, talvez em Almacave, talvez na Régua. Como seu irmão, Camilo de Macedo deve ter começado a trabalhar muito cedo, como escriturário na Companhia Geral das vinhas do Alto Douro. Deverá ser ele o Camilo de Macedo, que em 31.07.1834 faz a relação da aguardente vendida a fiado no Douro por aquela Companhia.

Diogo José de Macedo e Camilo de Macedo eram filhos de Joaquim de Macedo (ou Joaquim José de Macedo), natural da Régua, e de sua mulher Ana Rosa, natural de Almacave.
O pai, Joaquim de Macedo era filho de outro Joaquim de Macedo (ou Joaquim de Macedo Portela), natural de Alvelos, freguesia da Sé de Lamego, e de sua mulher, Mariana Rosa Joaquina (ou Mariana de Jesus), natural do Porto. A mãe, Ana Rosa, era filha do padre Diogo José Ferreira e de Joana Quitéria, solteira, ambos da Sé de Lamego.
O avó paterno, Joaquim de Macedo (Portela) era filho António da Silva Monteiro e de sua mulher Antónia de Macedo, do lugar de Alvelos, freguesia da Sé de Lamego.
A avó paterna, Mariana Rosa Joaquina era filha de Domingos Ferreira Vilaça, de Tadim, Braga, e de sua mulher, Rosa Joaquina, do Porto.

Cumprimentos,
A. Taveira

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447911 | tmacedo | 28 mai 2023 12:27 | Em resposta a: #447910

Só uma correcção de que se terá apercebido. Os avós maternos de Diogo José de Macedo são ditos da freguesia de Almacave não da Sé de Lamego.

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447912 | tmacedo | 28 mai 2023 13:18 | Em resposta a: #447911

Caro Advisor,

Quanto a D. Josefa de Macedo.
Nasceu em 15.11.1831 na rua de S. Francisco, no Porto, sendo baptizada na igreja de S. Nicolau no dia 6 de Dezembro. Foram seus padrinhos António Bernardo Ferreira (para quem seu pai, Diogo José de Macedo, trabalhava no escritório do Porto) e sua mulher, Josefa Gertrudes, moradores na Régua, por procuração a José Joaquim Pinto de Almeida e sua mulher Joana Rita, do Porto.
Noutra mensagem, por engano, disse-lhe que José Bernardo Ferreira, padrinho de Diogo, era marido da "Ferreirinha" quando foi, na verdade, pai de D. Antónia Adelaide Ferreira, e irmão de António Bernardo Ferreira.

Cumprimentos,
A. Taveira

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447920 | Advisor | 29 mai 2023 08:01 | Em resposta a: #447912

Caso Tmacedo
Efectivamente, el escultor podría ser hijo de cualquiera de los hijos de nombre Diogo, habidos en los respectivos matrimonios de Diogo José de Macedo, aunque entonces no se prodría predicar del escultor el carácter de nieto del Macedo de Almacave. Pero probablemente sea este tema irrelevante, porque es dudoso que podamos obtener datos incuestionables sobre la filiación paterna del artista.

Por otra parte, el primero de esos dos Diogo de Macedo, hijo del primer matrimonio de su padre, y que yo tenía por primogénito, porque había nacido el 8.2.1833 y fue bautizado en Cedofeita el 25 siguiente; fechas que casaban bien con el bautismo como adulta de su madre, la escocesa Isabel Smith, recibido el 3.6.1831 en la misma parroquia, y que yo pensaba que sería previo al matrimonio, pero resulta que hay una hermana, Josefa, nacida en 15.11.1831 y bautizada en S. Nicolau el 6 de diciembre siguiente, y esto trastoca todas las hipótesis. He tratado de ver en el asiento de bautismo de Josefa si figura como hija natural, pero falta el libro de bautismo que debe contener esa partida, por lo que me gustaría saber si en el dato que usted tiene consta o no la filiación legítima, porque tampoco podemos conocer la fecha del matrimonio de los padres, pues constaría en uno de los libros hurtados en la feligresía de Cedofeita a mediados del XIX. Advisor. .

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447921 | tmacedo | 29 mai 2023 08:28 | Em resposta a: #447920

Caro Advisor,

Josefa é referida como filha legitima de seus pais. O livro que contém o seu assento de baptismo não está perdido. Contém erros na indicação das datas extremas dos baptismos que regista. Pesquise no livro que se inicia em 1829.

Cumprimentos,
A. Taveira

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447922 | tmacedo | 29 mai 2023 08:32 | Em resposta a: #447921

digo: pesquise no livro que tem como datas extremas 1839

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447923 | tmacedo | 29 mai 2023 11:46 | Em resposta a: #447922

Caro Advisor,

Veja p.f. o livro de São Nicolau (Porto) que tem como datas extremas 14.11.1839 e veja a imagem m.0673.tif. No fundo da página da esquerda tem o assento de baptismo de Josefa.´

Cumprimentos,
A. Taveira

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447924 | tmacedo | 29 mai 2023 11:49 | Em resposta a: #447923

Não é referido que os pais são casados mas é o que se infere do assento. Aliás os assentos anteriores também contêm a mesma omissão. Mas a mãe é referida com o apelido do pai e, como disse, tinham casados uns meses antes.

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447930 | tmacedo | 29 mai 2023 15:11 | Em resposta a: #447924

Caro Advisor,

O baptizado de Issbela Smith foi prévio ao processo de banhos para o casamento. Terá sido por essa razão a "conversão" ao catolicismo.
A senhora já estava grávida de Josefa nascida uns meses depois. Terá casado com Diogo José de Macedo umas semanas depois de se ter baptizado, concluído o processo matrimonial, certamente na mesma freguesia de Cedofeita, ainda meses antes de dar à luz Josefa.
Cumprimentos,
A. Taveira

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447932 | Advisor | 29 mai 2023 16:19 | Em resposta a: #447930

Muchas gtacias por sus mensajes.
El listado de libros de bautismo de S. Nicolau se muestra en el enlace https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=490602 donde ninguno comienza en 1829 o 1839. Hay un salto en los intervalos y falta el correspondiente a 1827-1840.Como la partida puede estar sentada con posterioridad, ¿en que intervalo de años localiza usted ese bautismo?. Advisor

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447933 | Advisor | 29 mai 2023 16:34 | Em resposta a: #447932

Me pregunto si ese libro de S. Nicolau que falta, no será uno de esos que estando digitalizados , y de mutuo acuerdo con el Arquivo Distrital, solamente pueden consultarse en línea siendo colaborador de F.S., o em oyto caso, acudiendo a un Centro de Historia Familiar.. Advisor

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447935 | j.lilaia | 29 mai 2023 16:49 | Em resposta a: #447933

Caro Advisor,

O Livro indicado está disponível mas com numeração fora de ordem e indicação errada das datas extremas.

É o Livro com o nº7 com indicação de datas 14/11/1839-14/11/1839 mas na realidade com baptismos entre 29/11/1826 e 23/08/1840.

Veja ó ultimo registo na imagem 673: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=490623


Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447936 | tmacedo | 29 mai 2023 16:59 | Em resposta a: #447935

Caro Advisor,

O confrade João Lilaia, querendo dizer o mesmo que eu dissera, explicou melhor a situação.
O assento referido é o último da direita da imagem 673 (e não da esquerda como por erro dissera)
Cumprimentos,
A. T.

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447940 | Advisor | 30 mai 2023 08:33 | Em resposta a: #447935

Caros j.lilaia y tmacedo
Muchas gracias por sus ayudas indispensbles para pder consultar al fin la partida de bautismo de Josefa de Maced, que yo interpreto como producido ya el casamiento de sus padres, aunque no se indique el carácter legítimo de .la neófita (coomo era bastande habitual en los asientos de la época), circunstancia que se repite en una grna mayoría de los asientos anteriores y posterios al considerado.
Por tanto, Josefa es la primogénita, y no tiene razón Emilio Castelo Branco en un artículo titulado “Gente de Mafamude: os Macedo” donde escribe sobre los hijos de Diogo Jose de Macedo , el de Almacave: “Do mais velho –Diogo- só sei que foi engenheiro florestal pela escola de Nancy..” O Tripeiro nº 10 Fev. 1949 V Série ano IV p,236. . Advisor

Resposta

Link directo:

Quem era o pai de Diogo de Macedo ?

#447941 | tmacedo | 30 mai 2023 10:45 | Em resposta a: #447940

Caro Advisor,

Como referi, é da família que ficou na Régua e das suas origens que possuo mais dados.
A ascendência do escultor Diogo de Macedo, com que fui recentemente confrontado, é uma verdadeira charada.
Ponderada toda a informação a que tive acesso, não creio que o escultor Diogo de Macedo, ou Diogo Cândido de Macedo Júnior, seja neto de Diogo José de Macedo (nascido em 1812 em Almacave).
Era, certamente, da sua família mas não seria seu neto.
Quem poderia ser seu pai, Diogo Cândido de Macedo ?

Não conheço o artigo do Tripeiro a que se refere na sua mensagem. Por isso, é sem o conhecimento do seu conteúdo que vou opinar. Perdoe a presunção e absolva-me do risco em que me meto...

Diogo José de Macedo (nascido em 1812 em Almacave) fez testamento na sua casa de habitação, na rua do Padrão, 127, em Mafamude, no dia 27.06.1885.
Nesse testamento refere que seu filho Diogo, tido de sua primeira mulher, Isabela de Macedo, inglesa, já era falecido. Não se refere àdescendência que este filho possa ter deixado, razão pela qual, provávelmente, não a terá tido. Mas este, falecido antes de 1885, não pode ser o pai de Diogo Cândido de Macedo Júnior (o escultor Diogo de Macedo) nascido quatro anos depois daquele testamento.
Refere também o outro filho Diogo, filho da 2.a mulher, Amélia da Conceição, a quem chama Diogo José de Macedo Júnior e diz nascido em 21.12.1863 (terá nascido no dia 20 de Dezembro segundo o assento de baptismo). Não pode pois ser este o Diogo Cândido de Macedo, pai do escultor.

No seu testamento, Diogo José de Macedo (nascido em 1812 em Almacave), refere-se a sua filha Maria, já falecida, filha de seu primeiro casamento. Diz que fora casada com um seu sobrinho Diogo de Macedo, de quem ficaram filhos.
Seria este Diogo de Macedo, sobrinho de Diogo José de Macedo, viúvo de sua filha Maria, o Diogo Cândido de Macedo, pai do escultor ? É possível. Estaria assim explicado todo o parentesco entre o escultor e seus "tios" Diogo e Camilo (filhos de Diogo José de Macedo). Estes, Diogo José de Macedo Júnior e Camilo José de Macedo, seriam, nesta hipótese, cunhados e primos co-irmãos do pai do escultor.

Cumprimentos,
A. Taveira

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447981 | Advisor | 02 jun 2023 10:33 | Em resposta a: #447941

Resulta muy atinado su análisis sobre las nulas posibilidades de ser padre del escultor , de los dos medios hermanos homónimos, hijos de los sucesivos matrimonios de Diogo de Maceda (1812), al que en adelante me referiré como el Comendador, porque revolviendo papeles encontré una nota mía que dice que lo fue de Vilaviçosa en 1830. Esa prueba negativa, es más fácil que su contraria porque ¿cuando comienza el escultor a usar el apellido Macedo? Probablemente en su fase escolar ,donde el alumno podría figurar con el apellido Macedo, aunque esa suposición no está validada documentalmente, y no permite concluir que sea nieto del comendador.

Analizando casos similares, nos encontramos en Mafamude con un Diogo de Macedo que casa el 6.7.1879 y un Luis de Macedo casado en 21.6.1882; en el primer caso indica el asiento hijo ilegítimo de padre incógnito, y en el segundo hijo natural de madre soltera ; y con las dichas filiaciones, se agrega al cónyuge varón un apellido, que cabe suponer que sea el paterno, aunque se haya tildado de “incógmito”. al padre.

Por último, ¿consta que esa Mariana Rosa natural de Porto, haya casado con Joquim Macedo Portela en alguna de las parroquias del entorno Porto-Gaia? Advisor

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447982 | tmacedo | 02 jun 2023 11:59 | Em resposta a: #447981

Caro confrade Advisor,

O pai do escultor Diogo Cândido de Macedo Júnior (este, na sua inscrição na escola de Belas Artes em 1900, com 11 anos, assina Diogo Cândido de Macedo e, cerca de um ano depois, num requerimento à mesma escola, já acrescenta o "Júnior" ao seu nome) chamava-se, certamente, Diogo Cândido de Macedo.
Muito provávelmente era o Diogo Cândido de Macedo, do grupo republicano de Vila Nova de Gaia, que já referi, documentado em 1893. E, julgo ser ainda o Diogo Cândido de Macedo que em 1929 tem um processo em Gaia para abrir uma taberna em Mafamude.
Quem era ele ?
Julgo que era o Diogo, sobrinho de Diogo José de Macedo (este nascido em 1812 em Almacave), viúvo de Maria de Macedo (filha de Diogo José de Macedo) já antes de Fevereiro de 1865.

Julgo que este Diogo, sobrinho e genro de Diogo José de Macedo, filho de Camilo da Macedo e de e de sua mulher Francisca do Carmo Soares, seria o Diogo Cândido de Macedo pai do escultor Diogo de Macedo. Terá falecido no Porto em 14 de Janeiro de 1938 com 93 anos.

Quanto às referências aos avós de Diogo José de Macedo (nascido em 1812), Joaquim de Macedo Portela e Mariana Rosa só as conheço dos assentos de Lamego e Régua.

Outro ponto a esclarecer. No assento de óbito da escocesa Isabel Smith, em 1865 diz-se que deixou 8 filhos. No entanto, o marido, em seu testamento, só nomeia 7 vivos à data do óbito da mulher: Josefa, Diogo, Guilherme, Lourenço, Joaquim, Henrique e Maria. Ter-se-á enganado ? Não creio.
Certamente, Isabel Smith, à data do casamento com Diogo José de Macedo já teria um filho, talvez de um primeiro casamento, não católico.

Cumprimentos,
A. Taveira

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#447983 | tmacedo | 02 jun 2023 12:03 | Em resposta a: #447982

Correcão
Onde digo:
"Quem era ele ?
Julgo que era o Diogo, sobrinho de Diogo José de Macedo (este nascido em 1812 em Almacave), viúvo de Maria de Macedo (filha de Diogo José de Macedo) já antes de Fevereiro de 1865."

Devia dizer:
Quem era ele ?
Julgo que era o Diogo, sobrinho de Diogo José de Macedo (este nascido em 1812 em Almacave), viúvo de Maria de Macedo (filha de Diogo José de Macedo) antes 1885.

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#448021 | Advisor | 05 jun 2023 16:03 | Em resposta a: #447983

Los hijos que he encontrado del primer matrimonio del comendador son;
S. Nicolau Cedofeit Sta. Marinha
Josefa 1832 Diogo 1833 Joaquim 1838
Isabel 1835 Ricardo 1834 Lourenço 1839
Guliherme 1836 Camilo 1841
Henrique 1842
Maria 1843
De todos los hijos, solamente tengo datos de óbito de Isabel, fallecida el 7.4.1872
Advisor

Resposta

Link directo:

Familia Macedo - Porto/Vila Nova de Gaia

#448022 | Advisor | 05 jun 2023 16:18 | Em resposta a: #448021

El texto distribuía la descendencia por parroquias:
S. Nicolau: Josefa, , Isabel y Guilherme
Cedofeita: Diogo y Ricardo
Sta. Marinha: Joaquim, Lourenço, Camilo, Henrique y Maria.
Pero el sistema reordenó las columnas produciendo un batiburrillo imposible de entender. Asvisor

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen