Apelido Farrajota

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Apelido Farrajota

#125755 | tuga1 | 24 ago 2006 13:38

Bom dia,

Alguem sabe qual a origem do apelido Farrajota?

Obrigado,
DT

Resposta

Link directo:

Apelido Farrajota

#125828 | victorferreira | 25 ago 2006 00:17 | Em resposta a: #125755

Caro/a DT,
Pode falar sobre o assunto com a nossa confrade Fernanda Farrajota, nick «ffarrajota» (embora não me parece que seja muito clara a origem do apelido).
Basta entrar num tópico em que ela tenha intervenções (escreva ffarrajota no espaço aqui em cima, mude para Autor e mande Pesquisar), abrir uma mensagem qualquer dela e por a sua pergunta no quadrinho branco aqui abaixo.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farrajota

#126621 | ffarrajota | 31 ago 2006 00:57 | Em resposta a: #125755

Caro Daniel:
Sobre a origem do apelido Farrajota ainda não descobri. Tenho feito alguma pesquisa e só no século XVIII é que começam a usar o apelido.
Penso que não seja alcunha porque o padre geralmente nos registos que encontro omitem o apelido Farrajota e são os Farrajotas a assinar que fazem questão de assinar como Farrajota.
Encontrei nos anos 1600 uma Isabel Farjota e uma Margarida Frajota que penso serão Farrajota só que não consigo ligá-las. Digo que o apelido é Farrajota porque mais tarde quando comecei a encontrar os Farrajotas os padre deturpavam ora punham Ferrajota (como ainda hoje muita gente faz) ou Farrachota.
Se quiser contactar comigo pessoalmente até lhe puderei fornecer os documentos onde puderá verificar se lê os apelidos acima.
Entretanto fiquei curiosa sobre os seus antepassados, se estiver interessado em fornecer dados que os ligue à família agradeço.
Tenho antepassados até 1600.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farrajota

#126622 | ffarrajota | 31 ago 2006 01:02 | Em resposta a: #125755

Caro Daniel:
Sobre a origem do apelido Farrajota ainda não descobri. Tenho feito alguma pesquisa e só no século XVIII é que começam a usar o apelido.
Penso que não seja alcunha porque o padre geralmente nos registos que encontro omitem o apelido Farrajota e são os Farrajotas a assinar que fazem questão de assinar como Farrajota.
Encontrei nos anos 1600 uma Isabel Farjota e uma Margarida Frajota que penso serão Farrajota só que não consigo ligá-las. Digo que o apelido é Farrajota porque mais tarde quando comecei a encontrar os Farrajotas os padre deturpavam ora punham Ferrajota (como ainda hoje muita gente faz) ou Farrachota.
Se quiser contactar comigo pessoalmente até lhe puderei fornecer os documentos onde puderá verificar se lê os apelidos acima.
Entretanto fiquei curiosa sobre os seus antepassados, se estiver interessado em fornecer dados que os ligue à família agradeço.
Tenho antepassados até 1600.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farrajota

#126660 | josemariaferreira | 31 ago 2006 10:44 | Em resposta a: #125755

Caros confrades

Farrajota poderá ser corruptela de Varejota, localidade situada no concelho de Loulé.
Também poderá ser corruptela de Ferraiota, antigamente escrevia-se Ferrajota e era deminuitivo de Ferraria. Existe uma herdade com esse nome na extrema da freguesia de Panoyas com Messejana e chama-se assim porque antigamente pertencia ao Reguengo das Ferrarias que como o nome indica era uma reserva do Rei por ter lá minas de ferro. Com a divisão do reguengo em várias partes esta passou a chamar-se de Ferraiota (Ferrariota) em relação às outras, por ser a mais pequena. De notar que devido à importancia da Ferraria que chegou a ter mais de cinquenta moradores, apareciam na localidade de Panoyas alguns índíviduos usando o apelido Ferraria.
Ferraria, Cruz da Pedra e Cumbranas eram três herdades que circundam a vila de Panoyas, onde antigamente havia exploração mineira e foi precisamente nessas herdades onde acamparam as tropas portuguesas nos reinados de D. Sancho e D. Afonso III, para conquistarem o Algarve.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farrajota

#126662 | josemariaferreira | 31 ago 2006 11:10 | Em resposta a: #126660

Para corroborar com a minha opinião sobre a origem do apelido Farrajota, acabo de efectuar uma busca na Internet em que se acha um indivíduo usando o apelido Farrariota:

"Além da competição, a organização do Rally Internacional dos Sertões também promove ações sociais e ambientais, ao longo do percurso da prova, que beneficiam as comunidades das cidades por onde o evento passa e as trilhas, que são deixadas exatamente como foram encontradas.



O trabalho da Ação Social é realizado em três fases: a primeira antes da prova, a segunda ocorre junto com o rali e a terceira após a prova. Trinta profissionais voluntários atuam nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente e inclusão digital.

Além das presenças de pilotos estrangeiros como o espanhol Jordi Aracarons, os portugueses Jorge Guerreiro, Paulo Marques e Miguel Farraiota, o chileno Carlo de Gavardo e o austríaco Heinz Kinigardner vários pilotos de outras categorias de automobilismo aderiram à aventura do cross country, como Reinaldo Varela, Édio Fuchter, Klever Kolberg, Guilherme Spinele, Ingo Hoffmann, André Azavedo, Juca Bala, Jean Azevedo, entre outros.

E, para encerrar o evento, a Banda Vixe Mainha prepara show para recepcionar a chegada dos participantes na passarela do álcool dia 4 de agosto em Porto Seguro-BA."

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 06:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen