Frederico de Gusmão Correia Arouca

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Frederico de Gusmão Correia Arouca

#12585 | rmfrp | 08 nov 2001 23:08

Boa noite.

Procuro informações relativas à ascendência de Frederico de Gusmão Correia Arouca que no final do século XIX foi Deputado e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Gostaria nomeadamente de saber qual o eventual parentesco com a família Correia Arouca de Castro Marim.

Agradeço desde já qualquer informação sobre este assunto.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Frederico de Gusmão Correia Arouca

#12591 | rafael mião | 08 nov 2001 23:47 | Em resposta a: #12585

Caro Rui Pereira
Na obra -Ex-Libris Portugueses Heráldicos-Porto 1999-de Sérgio Avelar Duarte,obra notável nesta área,vem reproduzido um lindo brasão (ex-libris)de Simão de Gusmão Corrêa Arouca,Xilogravura a topo,62X89.Escudo esquartelado:I -Corrêa II -Gusmão -III Mascarenhas e IV-Gomes.Também já me passou pela mão algo sobre esta família e parece-me que tenho num Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris alguma informação,vamos ver se estou certo .
Uma boa noite
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Frederico de Gusmão Correia Arouca

#12593 | rafael mião | 09 nov 2001 00:01 | Em resposta a: #12591

Esqueci-me de escrever que Simão de G.C.Arouca aparece como Dr. e D.N.F-2-4-1875 / 20-4-1936.
L.N.F. Lisboa/Lisboa.Gravou -Francisco Pastor.
O brasão está encimado com um coronel de conde e timbre de-Correia.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Frederico de Gusmão Correia Arouca

#12642 | rmfrp | 10 nov 2001 00:29 | Em resposta a: #12593

Caro Rafael Carvalho:

Muito obrigado pelas suas informações.

Pelos dados que indica, Simão de Gusmão Correia Arouca deverá ser descendente dos Aroucas de Castro Marim, pois sei que houve um casamento, em finais do século XVIII, de um Simão Correia Arouca com uma senhora descendente das famílias Mascarenhas e Gomes desta localidade.

Mantém-se, no entanto, a questão da ascendência de Frederico de Gusmão Correia Arouca. Seriam do mesmo ramo?

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Frederico de Gusmão Correia Arouca

#12833 | rmfrp | 13 nov 2001 19:05 | Em resposta a: #12593

Caro Rafael Carvalho:

Mais uma vez lhe agradeço a sua indicação sobre Simão de Gusmão Correia Arouca.

Graças a ela, foi possível esclarecer definitivamente este assunto. Simão era filho de Frederico de Gusmão Correia Arouca, neto do Brigadeiro Domingos Correia Arouca e bisneto do Tenente Simão Correia Arouca.

A mãe de Domingos Correia Arouca era a minha tia-6. avó D. Maria Teresa Cândida Mascarenhas - aqui está o Mascarenhas do ex-libris - e esta senhora era filha do Capitão Domingos Gomes Correia Vilão - cá está o apelido Gomes - e de D. Catarina Lopes Mascarenhas.

Curiosamente, verifiquei que tanto Frederico de Gusmão Correia Arouca como o seu filho Simão estão na base de dados do GP, mas Frederico não tem o nome completo e Simão não está ligado aos pais.

Outra curiosidade: há já algum tempo, ao pesquisar os meus antepassados de Castro Marim, tinha verificado que nos microfilmes dos registos paroquiais os Rodrigues Mascarenhas e os Vilões estavam assinalados com cruzes. Também notara que o mesmo tipo de cruzes, sem dúvida feitas pela mesma pessoa, apareciam ainda na família Gusmão, à qual não conhecia então qualquer ligação. É agora fácil perceber de que ramo era quem as fez.

Cumprimentos

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 12:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen