Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Arquivos

Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#125853 | LProjecto | 25 ago 2006 11:33

Caros confrades,

Agradeço qualquer informação adicional sobre o ramo ascendente destes indivíduos de apelido "Barradas" da zona de Sta. Eulália - Elvas, que aqui se encontram referidos:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/costados.php?id=517611


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#125879 | diogopp | 25 ago 2006 13:12 | Em resposta a: #125853

Caro Luis,

Gostaria de ver se o posso ajudar porém o link que nos deixou é so para assinantes e eu infelizmente ainda não me tornei assinante.
Quem sabe pode partilhar os dados de outro modo?

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#125886 | LProjecto | 25 ago 2006 14:12 | Em resposta a: #125879

Caro Diogo,

Agradeço a sua disponibilidade para ajudar.

Trata-se do ramo:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=517611

ou seja,

- José Nunes Barradas, de Sta. Eulália - Elvas, que casou com Catarina do Carmo, n. 1802 -S. Vicente - Elvas.

Ele, filho de João Barradas e Ana do Carmo.
Ela, filha de Lourenço Gonçalves e Catarina Maria.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#126611 | LProjecto | 30 ago 2006 23:49 | Em resposta a: #125879

Caro Diogo,

A propósito dos indivíduos a que aludi no presente tópico, fiquei sem saber se os mesmos constavam nos seus apontamentos ou se os referidos nomes, eventualmente, lhe são familiares - retomei o assunto do tópico dirigindo-me a si porque, segundo creio, também estará interessado no estudo desta gente, ou estarei errado?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#126665 | diogopp | 31 ago 2006 11:33 | Em resposta a: #126611

Caro Luis,

Esta é sem dúvida uma questão que me interessa e os nomes são-me de facto familiares mas sabe que em Elvas é muito frequente repetirem-se nomes, há inclusivamente familias em que o mesmo nome se repete na mesma geração o que torna as coisas mais confusas, na familia Barradas em especifico é muito frequente, a minha namorada tem 5 primas direitas e uma irmã que são Ana Maria Barradas, é uma curiosidade!

Não sei se no caso especifico destas pessoas o Luis conhece o ramo descendente mas creio que é possivel que:

1º - Francisco Picão Barradas http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=465997 seja filho de Maria Vitória Lima Picão e de José Antunes Barradas, se souber a resposta a esta suposição ficar-lhe-ei agradecido por a partilhar comigo;

2º - Não haja qualquer tipo de parentesco entre este Francisco Picão Barradas e o José Antunes Barradas, isto porque há em Elvas vários Barradas que pelo menos até onde se tem conhecimento nada têm que ver uns com os outros, é o caso dos pais da minha namorada, uma curiosidade é que a mãe da minha namorada também tem um ascendente Antunes Barradas http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=478107 mas não tem nada a ver com este.

Quanto ao ramo ascendente não lhe sei dizer mais nada além do que aqui consta, posso tentar ver se descubro alguma coisa no arquivo para a aproxima semana mas não posso prometer nada, tenho um exame segunda feira e so estarei de volta a Elvas algures na proxima semana.

Tenho pena de não o ter podido ajudar mais, cumprimentos,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#126672 | LProjecto | 31 ago 2006 12:07 | Em resposta a: #126665

Caro Diogo,

Confirmo que (segundo os meus apontamento e salvaguardando alguma imprecisão):

- Francisco Picão Barradas (pelos dados que tem facultado seria, sem dúvida, ascendente da sua namorada), n. 18.03.1869 - Sta. Eulália.
Filho de José Antunes Barradas (1) e de D. Maria Vitória Lima Picão (2).

Neto paterno de José Nunes Barradas, n. Stª Eulália, e Catarina do Carmo, n. 1802 - S. Vicente. Bisneto, f. 1862 - Stª Eulália, e bisneto respectivamente de João Barradas e Ana do Carmo, e de Lourenço Gonçalves e Catarina Maria.

Neto materno de Laureano José de Lima de Bastos Picão e de D. Ana Teodora Pires Falcato (julgo que já conhecerá a ascendência destes).

1) José Antunes Barradas, n. ou b. 27.02.1840 - Stª Eulália, c. 25.04.1860, f. 10.09.1874 (sempre em Stª Eulália). Era lavrador.

2) D. Maria Vitória Lima Picão, n. ou b. 01.01.1839 - Stª. Eulália.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#126679 | diogopp | 31 ago 2006 12:47 | Em resposta a: #126672

Caro Luis,

É interessante saber o que me acaba de contar, são dados que pretendo guardar. Vou ver se consigo descobrir mais alguma coisa sobre os ascendentes da parte Barradas. Vou também perguntar ao pai da minha namorada se sabe onde estão os estudos feitos por um irmão (António Tello Barradas, que morreu há dois anos).

Se for à base de dados do Genea só figuram dois Francisco Picão Barradas o mais velho (avô do pai da minha namorada) e outro mais novo que é o pai da minha namorada, aliás, todos os irmãos são Tello Barradas menos o pai dela que é Francisco Picão Barradas precisamente em homenagem ao avô que tinha morrido há pouco tempo.

Ao descobrir que Francisco Picão Barradas (mais velho) é filho de quem é chego à conclusão que a minha namorada é "mais Picão" do que eu já que ela é descendente de dois filhos de Laureano José de Lima Bastos Picão (Francisco Assis e Maria Vitória) e eu sou descendente do outro (Amaro José, de quem são também descendentes os Picão Caldeira, Picão Fernandes e seriamos nós, Picão Barbas se não tivesse havido a briga de que lhe falei há tempos, motivo pelo qual nos tornámos Pinheiro, apelido esse que tinha já desaparecido.

Há mais alguma coisa em que eu possa tentar ajudá-lo?

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#126686 | diogopp | 31 ago 2006 13:14 | Em resposta a: #126672

Caro Luis,

Há pouco esqueci-me de mencionar os Picão de Abreu, também descendentes da mesma linha dos Picão Fernandes e Picão Barbas (Pinheiro) e por equivoco disse que os Picão Caldeira também mas os Picão Caldeira são da linha da minha namorada, descendentes de Francisco Assis.

Uma pergunta que lhe queria fazer:
Uma avó do meu avô, Carolina do Carmo Picão, filha de Amaro José de Bastos Picão (o mais novo) tinha além de Ana Teodora do Carmo Picão e de Mariana do Carmo Picão um irmão, de seu nome David Picão que era casado com uma senhora espanhola. Esta Senhora chamava-se Isabel Maria (...) e era conhecida pelos sobrinhos como Tia Maria Espanhola. Moravam na casa onde é hoje a Câmara Municipal de Elvas casa esta que depois da morte de David Picão, por não terem filhos, foi doada à Câmara.
Sabe por acaso quel era o nome completo da Senhora Espanhola casada com David Picão? Já várias vezes perguntei ao meu avô mas não se lembra!

Cumprimentos,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#126705 | LProjecto | 31 ago 2006 15:45 | Em resposta a: #126686

Caro Diogo,

Infelizmente não tenho mais elementos sobre outros apelidos da tal senhora, aliás, tenho-a referenciada também só como Isabel Maria, mas certamente que deveria assinar com mais umas palavrinhas no fim.

Gostaria de trocar consigo alguns elementos sobre a descendência de José Rasquilha Barradas, mas como prefiro trocar informações em privado sobre pessoas vivas sugiro que me contacte através do meu e-mail luismcalhau(arroba)iol.pt ou que, se preferir, me indique um endereço electrónico através do qual possa eventualmente contactá-lo.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#126726 | diogopp | 31 ago 2006 17:35 | Em resposta a: #126705

Caro Luis,

Já lhe enviei um mail com o meu mail, faça o favor de me contactar para lá assim que quiser.

Cumprimentos, até já,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#126960 | diogopp | 01 set 2006 13:54 | Em resposta a: #126705

Renovo o pedido, aguardo o seu contacto.

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#126985 | LProjecto | 01 set 2006 15:14 | Em resposta a: #126960

Caro Diogo,

Já remeti mensagem para o seu e-mail.

Cumprimentos,

LMCPC

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#136656 | LProjecto | 06 dez 2006 23:42 | Em resposta a: #126679

Caro Diogo,

Como vão as suas pesquisas?
Já conseguiu mais elementos sobre o ramo Barradas de Santa Eulália?

Cumprimentos,

Luís Miguel Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#136775 | diogopp | 08 dez 2006 15:54 | Em resposta a: #136656

Caro Luis,

De momento tenho tudo parado, há já cerca de um mês e tal ou dois que não pesquiso, tenho estado sempre por Lisboa durante a semana, o que me impede completamente de ir ao arquivo já que so está aberto nos dias uteis.
Tenho esperança de agora na altura do natal poder aproveitar uns dias de decanso para lá ir. Ainda não sei muito bem por onde hei-de começar! Há imensas coisas que quero ver e tentar descobrir! Paciência... tenho que ir com calma!
E o Luis? Algumas novidades? Tem pesquisado? Se houver alguma coisa que queira que eu procure, diga-me e eu tento ver quando lá for!

Um abraço,
Diogo Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#199879 | LProjecto | 09 jun 2008 22:43 | Em resposta a: #136775

Caro Diogo,

Regresso ao tópico para lhe perguntar até onde conseguiu retroceder na linha "Barradas" da sua (enfim... suponho que ainda) namorada?

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#199927 | diogopp | 10 jun 2008 10:55 | Em resposta a: #199879

Olá Luís!

Há tanto tempo que não sabia nada de si...Como está?
De facto, ainda não avancei mais nada, tenho estado sempre por Lisboa, estou a fazer um mestrado e o tempo que tenho para as pesquisas nos ultimos tempos tem sido nulo. Só consigo estar em Elvas ao fim de semana quando o arquivo está fechado e mesmo assim nem sequer consigo ir todos os fins de semana...
Portanto lamento mas não tenho nada de novo ainda...Nem meu, nem dela...Mas descanse que quando eu puder retomar as minhas pesquisas, sempre que souber alguma coisa de novo, o Luis será sempre das primeiras pessoas que eu vou contactar.
E o Luis?Tem alguma novidade para mim?

Um abraço,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#238771 | Lidon | 11 set 2009 15:55 | Em resposta a: #126985

Familia Barradas Elvas-São Vicente.

caros confrades,

Na certidão de Nascimento de meu avô, nascido em 1908
diz ter sido baptizado pelo Arcebispado De évora

Freg São Vicente
Partochianos xxesta do Salvador

seus padrinhos foram JOAQUIM ANTUNEZ BARRADAS e de Dona Maria José da Silva Matta e Antunez

Mais tarde aporfilhado e educado p'lo Banqueira José Brás

Agora, penso que os padrinhos seriam de São Vicente m Elvas e que deveriam estar relacionados, poiz ambos são Antunez, e a madrinha como era Dona.... não deveria rter assumido aqui o nome de Barradas no documento.


Meu avô tem como pais
Domingos Antonio e Maria do Rosário

Avós Paternos: Manuel António e Maria do Rosário

Avós Maternos: José de (não se percebe bem no doc.....) Luppi ou Lippe
e Dª Antónia das Arcias.

O cómico é que sempre se contou uma historia que o meu avô Manuel Bento Lidon
tinha dois irmãos , Francisco e Leonor Lidon tinham vindo do estrangeiro
cada um foi criado com seu protector em separado,
o protector do meu avô era de Elvas e chamava-se Chico Brás

alguma pequenina informação que possa dar-me alguma ligação se Lippe ou Luppe ou luppi (a ultima vogal parece mais E) em Elvas - São Vicente, assim como a familia Arcias?

Lidon seria da parte materna ou paterna do meu avô Manuel Bento Lidon

Onde se encontram arquivados os documentos de autos de baptismo do distrito de portalegre?
Em Portalegre ou Torre do Tombo?

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#260327 | diogopp | 11 ago 2010 15:38 | Em resposta a: #238771

Boa tarde Lidon,

Os padrinhos do seu avô são bisavós da minha mulher e eram efectivamente relacionados.
Quanto ao apelido, em principio será Lippe, pelo menos, que eu saiba é o único que está relacionado com a cidade de Elvas já que foi o Conde de Lippe que mandou construir o forte da graça em elvas.

Existe efectivamente uma familia Brás em elvas. Quanto aos Arcias, nunca ouvi falar em Elvas...

Espero ter ajudado alguma coisa...

Cumprimentos,
Diogo Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#260377 | Lidon | 12 ago 2010 15:15 | Em resposta a: #260327

Boa tarde Diogo,

os meus agradecimentos informação dada.

Como estou aq fazer a memória histórica da minha família,
gostaria , caso seja possível,
fazer-lhe um especial favor, se seria possível informar-me um pouco mais acerca
dos padrinhos de baptismo do meu avô. Gostaria de ter alguma informação genealogica deles, assim
como os lugares onde viveram. Se não fôr pedir muito, se houvesse uma foto antiga, seria ouro
sobre azul.

Os meus agradecimentos
Paulo Lidon Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#260379 | diogopp | 12 ago 2010 15:43 | Em resposta a: #260377

Boa tarde Paulo,

Primeiro que tudo quero-lhe pedir desculpa porque ontem disse-lhe que os padrinhos do seu avô eram bisavós da minha mulher e estava enganado, eram bisavós da minha sogra, portanto trisavós da minha mulher, aqui tem um link para a informação que há em relação aos padrinhos do seu avô, tem aqui o que consta no genea de uma filha deles, chamada Joaquina do Carmo da Mata Antunes Barradas, avó da minha sogra:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=475966

Relativamente a fotos e outras informações, tenho quase a certeza que há fotos, acho que até já as vi, vou estar com a minha sogra no inicio da semana que vem e nessa altura pergunto-lhe e vejo se lhe consigo dar mais algumas informações!

E pronto, espero estar a ajudá-lo de algum modo!

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#260445 | Lidon | 13 ago 2010 16:38 | Em resposta a: #260379

Meu caro Diogo,

Estou muito agradecido e ficarei em dívida para consigo.

Já estive a ver o site da Genea e verifiquei que a familia esta bem documentada.

Informação que decerto irá fazer parte do livro de família.

Já tinha encontrado algun elementos da família barradas, aquando estive a pesquisar os livros de baptismo de
Nossa Senhora da Graça - Ouguela e Campo Maior.


Caro Diogo, não quero abusar de sua confiança. São os senhores que submetem a informação no Site da Genea, ou requerem para que lhes seja submetida a informação?


Já contactei para revisar determinada informação que não é correcta, assim como complementar com mais dados, mas
é um pouco moroso o processo.

Neste momento estou num projecto na Maia, e não tenho tido muito tempo disponível para as minhas investigaçãoes na Torre do Tombo.
A partir do mês de Setembro vou dar um salto até á TT nos sábados; Seo Diogo necessitar alguma informação que possa ver por si, poderá sempre contar comigo.


Os meus agradecimentos

Paulo Lidon Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#260564 | diogopp | 16 ago 2010 12:39 | Em resposta a: #260445

Caro Paulo,

De facto não sei como a informação foi parar ao site do genea, não fui eu que sugeri actualizações nem novas inserções de informação. Sei que alguma desta informação está disponivel em livros publicados, nomeadamente no Costados Alentejanos e talvez daí tenham retirado a informação. De resto, fiz algumas investigações mas sempre para datas consideravelmente mais antigas.
Agradeço-lhe imenso a sua simpatia de me disponibilizar ajuda, talvez aproveite daqui a uns tempos para lhe pedir ajuda relativamente a uma parte da minha familia de évora já que não tenho conseguido ir a évora nem ao Tombo.
Assim que tiver novas informações acerca dos bisavós da minha sogra, padrinhos do seu avô, partilhá-la-ei consigo com todo o gosto!

Cumprimentos, disponha sempre,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Barradas - Sta. Eulália (Elvas)

#260610 | Lidon | 17 ago 2010 10:07 | Em resposta a: #260564

Caro Diogo,

como lhe disse, a partir do mês de setembro irei com frequência há Torre do Tombo e terei todo o gosto
de contribuir com a minha ajuda na sia investigação.

Um dia que fôr a Elvas, poderemos tomar um cafézito.

Agradecido

Paulo Lidon Brandão
(nove um nove quatro sete tres seis tres zero)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 06:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen