Garcia d’Ávila/CasadaTorre/Filho de Tomé de Sousa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património | Brasil | Bibliografia

Garcia d’Ávila/CasadaTorre/Filho de Tomé de Sousa

#125950 | AST | 26 ago 2006 06:12

Caros genealogistas, coloco para discussão a sugestão que fiz ao website:

Se me permitem, gostaria de pedir que se fizesse uma importante correção neste website, com base no livro O Feudo, de Luiz Alberto Moniz Bandeira, que foi o livro mais completo jamais escrito sobre a Casa da Torre de Garcia d’Ávila, da Bahia, Brasil.
Moniz Bandeira afirma em sua obra que Garcia d’Ávila trata-se da mesma pessoa que neste website está cadastrada como Garcia de Sousa, filho de Tomé de Sousa. Segundo as investigações de Moniz Bandeira, Garcia d’Ávila é Garcia de Sousa e filho de Tomé de Sousa.
Considerando-se a profundidade do livro de Moniz Bandeira, eu acho que seria seguro considerar aqui neste website Garcia d’Ávila como Garcia de Sousa, filho de Tomé de Sousa, colocando aqui toda a descendência deste importante fundador da Casa da Torre. Eu diria que se trocasse, também, o nome de Garcia de Sousa por Garcia d’Ávila no cadastro. Tomé de Sousa jamais admitiria a paternidade de Garcia d’Ávila, pois, assim, não poderia ter-lhe dado as sesmarias que lhe deu. Explico-me: as leis portuguesas da época impediam que governadores, capitães e etc... doassem sesmarias a suas proles.
Ofereço-me a repassar para o website a descendência de Garcia d’Ávila como apresentada no livro O Feudo.

Grato. ASFT.

Resposta

Link directo:

RE: Garcia d’Ávila/CasadaTorre/Filho de Tomé de Sousa

#129127 | Alexandre Avila | 21 set 2006 15:50 | Em resposta a: #125950

ASFT
Sou estudante de Comunicação e estou começando a formatar um projeto de pesquisa sobre a história da Família Avila em todas as suas grafias. Gostaria de solicitar bibliografia sobre o assunto no Brasil, Portugal e Espanha.
Caso interesse, abrí uma comunidade para os colaboradores da pesquisa, gostaria de contar com a sua participação.
Grato pela atenção
Alexandre Avila

Resposta

Link directo:

RE: Garcia d’Ávila/CasadaTorre/Filho de Tomé de Sousa

#129133 | AST | 21 set 2006 16:23 | Em resposta a: #129127

Caro Alexandre,

Primeiramente, de onde é sua família Ávila?
Você é um dos descendentes de Garcia d'Ávila e da Casa da Torre?

Grato. ASFT.

Resposta

Link directo:

RE: Garcia d’Ávila/CasadaTorre/Filho de Tomé de Sousa

#129211 | Alexandre Avila | 22 set 2006 04:19 | Em resposta a: #129133

Boa noite
Sou Avila de São José do Rio Preto, tataraneto do Capitão Deumiro Augusto de Avila, mas não sei se sou da linhagem de Garcia D'Avila. Tenho ainda outra pergunta: as diferenças nas grafias ocorreram antes da vinda para o Brasil, conforme este site, então a teoria comum de que as linhagens brasileiras estariam todas ligadas a Garcia D'Avila pode não estar correta?
Apenas para exclarecer, meu principal foco não está na minha recente, mas nas origens gerais da família.
Obrigado pela atenção

Resposta

Link directo:

RE: Garcia d’Ávila/CasadaTorre/Filho de Tomé de Sousa

#129613 | AST | 27 set 2006 15:51 | Em resposta a: #129211

Caro Alexandre,

Primeiramente, devo dizer que não sei a que diferenças de grafia você se refere. Que eu saiba, existem Ávilas e existem de Ávilas e d'Ávilas, que eu creio são a mesma coisa. Não é uma diferença de grafia por assim dizer, mas a adição do de, que é uma outra palavra. A grafia D'Ávila está incorreta, pois na Língua Portuguesa preposições não devem ser maiúsculas, a não ser que em começo de frase.
Eu não tenho conhecimento para dizer que todos os Ávilas do Brasil vieram de Garcia d'Ávila. Acharia isso pouco provável, não que ele tenha tido poucos descendentes, mas certamente foram outros Ávila para aí.
Também não se pode nem afirmar que Garcia d'Ávila foi verdadeiramente um Ávila. Em Portugal, ele assinava Garcia de Sousa, pois foi filho de Tomé de Sousa, e continuou com esse nome até quando foi para a Índia. Quando chegou ao Brasil foi que adotou o nome Ávila, para esconder o fato de que era filho de Tomé de Sousa e, assim, ganhar doações de terra do pai, o que seria impedido por lei se Tomé de Sousa o tratasse abertamente como filho. Além disso, Garcia d'Ávila foi um filho bastardo de mãe desconhecida. Pode ser que esse nome Ávila fosse um nome materno, mas pode ter sido "inventado" por ele também.
Isso dito, o livro mais completo jamais escrito sobre Garcia d'Ávila foi O Feudo, de Luiz Alberto Moniz Bandeira. Nesse livro, no entanto, Moniz Bandeira trata, na maior parte, da primogenia de Garcia d'Ávila e seus descendentes. Portanto, há centenas de filhos, legítimos ou não, de que ninguém tem conhecimento, talvez por não tê-los estudado. A maior parte deles foi havido de índias ou negras e ficaram na Bahia mesmo, possivelmente com nomes inventados, sem o sobrenome Ávila. Dos que se tem conhecimento e cuja descendência é ignorada, há Isabel de Ávila, que se mudou para Salvador, e um Ávila que foi para o Rio de Janeiro e nunca foi encontrado.
Com todos esses poréns, uma origem comum dos Ávila talvez seja um pouco ambicioso demais, visto que não conhecemos bem nem a origem dos que estão mais próximos de nós.
De qualquer forma, a única maneira de você saber de que Ávilas descende é fazer uma pesquisa por sua árvore genealógica, começando com dados concretos. Eu sugiro ir ao site familysearch.org, na parte Library, Family History Library Catalog e procurar pelos microfilmes de onde nasceu seu tataravô, ir a uma Igreja Mormon, pedir os filmes e seguir daí.
Abraço. ASFST.

Resposta

Link directo:

RE: Garcia d’Ávila/CasadaTorre/Filho de Tomé de Sousa

#147887 | gustavo35 | 13 mar 2007 18:14 | Em resposta a: #125950

Caro AST,

Sou um curioso em genealogia, e interessado em manter a memória de meus antepassados, e a história que remonta a séculos atrás. Acho que a correção que sugeriu é de suma importância, e espero seja acolhida, tendo em vista a excelência da obra que cita como fonte.

Não tenho o livro "O Feudo" em minha biblioteca. Tentei encontra-lo mas está esgotado. Continuarei nesse objetivo, e certamente o encontrarei.

Gostaria de tomar a liberdade de pedir-lhe um especial favor, com vistas a obter informação que, decerto, consta no livro em questão.

Segundo o livro "Famílias Bahianas" do renomado genealogista Bulcão Sobrinho, sou o pentaneto de Joaquim Inácio de Siqueira Bulcão, 1º Barão de São Francisco e Joaquina Maurícia de São Miguel e Aragão. Segundo consta de minhas anotações, outros documentos que tenho em meu poder, Joaquina Maurícia seria irmã da Senhora da Casa da Torre, Ana Maria de São José e Aragão, sendo ambas filhas de José Pires de Carvalho e Albuquerque e Leonor Pereira Marinho. Leonor Pereira Marinho seria filha de Francisco Dias de Ávila, neto de Garcia D'Ávila.

Ou seja, Garcia D'ávila seria meu 9º avô?

Com base no que consta do livro, estão corretas essas informações??

Grato desde já, inclusive àqueles que também puderem contribuir.

Cordialmente,

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Garcia d’Ávila/CasadaTorre/Filho de Tomé de So

#184027 | maxwell | 07 fev 2008 19:30 | Em resposta a: #147887

Caros Ávila, sou descendente de uma ramificação dos Ávila que migraram dos Açores Faial e Pico, inclusive tem um livro escrito por um primo de meu pai Jaime Lucas Ávila, com o Título "Povoadores de Piratini", cidade do Rio Grande do Sul, nossa cidade natal, Primeira Capital do Movimento Farropilha.
Também tem uma obra de um catarinense, professor Vilson Francisco Farias, com o Título "São José 256 anos em busca de suas raízes", ótima obra que também faz muita referência aos Ávila oriundos das ilhas dos açores.

Um abraço Maxwell Farias Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Garcia d’Ávila/CasadaTorre/Filho de Tomé de So

#184030 | maxwell | 07 fev 2008 19:32 | Em resposta a: #184027

Para melhor entendimento, ficou dúbio meu pai é Alaor Ávila Lucas e o nosso primo escritor é Jaime.
Maxwell

Resposta

Link directo:

RE: Garcia d’Ávila/CasadaTorre/Filho de Tomé de So

#230986 | AST | 01 jun 2009 03:50 | Em resposta a: #147887

Prezado Gustavo,

Perdôe-me a demora de dois anos em responder a sua mensagem, mas não a havia visto. Sim, você descende de Garcia d'Ávila, 13 gerações atrás (se o Barão de São Francisco e Joaquina Maurícia de São Miguel e Aragão são mesmo seus pentavós).

Possuo muito interesse nessa genealogia. Poderia me informar a sua linha após esse casal? Descende deles pela linha paterna ou materna direta?

Atenciosamente,
Aaron

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 14:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen