Lugar do Vilarinho, termo da Vila do Fundão

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Lugar do Vilarinho, termo da Vila do Fundão

#125995 | Lourval | 26 ago 2006 17:50

Caros confrades,
Estou tentando interpretar a naturalidade de um antepassado meu. Eu acho que li ´Lugar do Vilarinho, termo da Vila do Fundão´. Existe um lugar do Vilarinho em Oleiros próximo a divisa com o Concelho do Fundão. Também existe em Aveiro, Concelho de Santa Maria da Feira, duas localidades de nome Fundão e Vilarinho, distantes cerca de 12 km.
Agradeço vossos comentários.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Lugar do Vilarinho, termo da Vila do Fundão

#126005 | rmfrp | 26 ago 2006 21:38 | Em resposta a: #125995

Caro Lourval:

Para tentar esclarecer a sua dúvida fiz uma pequena pesquisa na internet,e penso que o Vilarinho que procura será de facto o que se situa na freguesia de Vilar Barroco, concelho de Oleiros. Existem dezenas de Vilarinhos em Portugal mas não encontrei mais nenhum na mesma região, e uma das páginas que consultei na internet refere que em determinada época a freguesia de Vilar Barroco pertenceu ao concelho (termo) do Fundão. E este Fundão é sem dúvida o único que é vila e tem concelho próprio.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Lugar do Vilarinho, termo da Vila do Fundão

#126011 | Lourval | 26 ago 2006 22:22 | Em resposta a: #126005

Caro Rui Pereira,
Você matou a charada descobrindo que a freguesia de Vilar Barroco pertenceu ao Fundão. Eu estou há várias horas tentando interpretar duas localidades. Esta era uma delas. A outra trata-se de uma freguesia no Monte do Padrão que eu após várias horas pesquisando ainda não consegui entender (ler) o nome daquela freguesia. Se houve como eu gostaria de lhe enviar a cópia digital do baptismo, pois acho que não conseguirei interpretar.
Cumprimentos e muito obrigado.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Lugar do Vilarinho, termo da Vila do Fundão

#126022 | rmfrp | 27 ago 2006 01:12 | Em resposta a: #126011

Caro Lourval:

Pode enviar a cópia do registo para rmfrp@hotmail.com, que eu tentarei decifrar o nome.

Eu tenho dois ramos de ascendência na freguesia de Vilar Barroco, ambos muito remotos (pessoas nascidas cerca de 1600 ou antes), um de Vilar Barroco e outro do lugar da Malhadancha.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Lugar do Vilarinho, termo da Vila do Fundão

#126031 | Lourval | 27 ago 2006 04:14 | Em resposta a: #126022

Caro Rui Pereira,

Muito obrigado. Estarei enviando a você os registros. Mas já lhe adianto que meu antepassado em Vilar Barroco é António Ramos que nasceu cerca de 1700. Ele casou-se em Póvoa de Rio de Moinhos e lá ficou.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Lugar do Vilarinho, termo da Vila do Fundão

#126036 | gouvre | 27 ago 2006 09:50 | Em resposta a: #126031

Caro Lourval


Também tenho Ramos em Vilar Barroco.

Maria Ramos, nasceu a 5.05.1680, filha de Manuel Rodrigues e de Helena Ramos. Casaram a 27-5-1674 em Vilar Barroco.
Manuel Rodrigues era filho de António Rodrigues e de Maria Antão naturais da Povoa da Ribeira. Helena Ramos nasceu em Vilar Barroco, a 3-9-1636 era filha de Domingos Ramos e de Margarida Luís de Vilar Barroco.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vilar Barroco: Antão, Gaspar, Cascão

#126065 | rmfrp | 27 ago 2006 13:49 | Em resposta a: #126036

Cara Maria:

Na minha ascendência também tenho Antão da freguesia de Vilar Barroco.

O meu antepassado Cap. Domingos Gaspar, que casou em 1630 em Casegas, era filho de Gaspar Domingues e Paula Antão. São indicados como sendo de Vilar, que eu suponho tratar-se de Vilar Barroco.

Aproveito esta ocasião para lhe perguntar se tem conhecimento da existência do apelido Cascão em Vilar Barroco. A razão da minha pergunta é o facto de alguns dos descendentes de Domingos Gaspar usarem o apelido Cascão, sendo esta a única família com o apelido em Casegas. No século XIX a grafia do apelido mudou para Gascão no único ramo que ainda o usava, e penso que os poucos Gascão que hoje existem em Portugal descendem todos desta família.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Família Ramos

#126087 | Lourval | 27 ago 2006 16:31 | Em resposta a: #126036

Cara Maria,

António Ramos nasceu cerca de 1700. Ele poderá, para minha sorte, ser filho de Maria Ramos ou neto de Manuel Rodrigues e Helena Ramos.

Eu também tenho uma antepassada Maria Antão, mas esta era aparentemente do Salgueiro, Fundão. Casou-se com Domingos Martins, de Cafede. Em Cafede ela teve entre outros filhos o Domingos Afonso Rato. Maria Antão nasceu cerca de 1660.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Gonçalves Rascão

#126126 | Lourval | 27 ago 2006 20:28 | Em resposta a: #126065

Caro Rui Pereira,

Fiz uma rápida pesquisa sobre este sobrenome Cascão e no sítio do Family Search encontrei este sobrenome quase sempre associado ao Gonçalves. Muito curioso pois em tenho antepassados de sobrenome Gonçalves Rascão em Escalos de Baixo. Vou efetuar uma releitura em meus Rascões.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Vilar Barroco: Antão, Gaspar, Cascão

#126225 | gouvre | 28 ago 2006 19:26 | Em resposta a: #126065

Caro Rui Pereira,
´
Tenho a data de nascimento do seu Domingos. 1º de Janeiro de 1606 em Vilar Barroco. filho de Gaspar Domingos e de Paula Antão.
Padrinhos, Antonio Afonso e Ana Gaspar mulher de Gaspar Lorenço, todos de Vilar Barroco. Quanto ao Cascão talves no Paúl, vou estar atenta.
Com os melhores Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vilar Barroco: Antão, Gaspar, Cascão

#126262 | rmfrp | 28 ago 2006 22:34 | Em resposta a: #126225

Cara Maria:

Muito obrigado pela sua informação, que é especialmente importante por confirmar que o Vilar de onde Domingos Gaspar era originário correspondia realmente a Vilar Barroco. É interessante a sua referência ao Paul, existia o apelido Cascão nessa freguesia?

Este é o único caso que registo de uma pessoa de Vilar Barroco a casar em Casegas e nas suas anexas, e depois freguesias autónomas, Cebola e Sobral, desde o início dos registos paroquiais (1620) até 1904. Conhece mais alguma ligação (directa) de Vilar Barroco com as localidades mencionadas? Faço esta pergunta porque estou a tentar levantar toda a genealogia destas três localidades, como refiro em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=126002

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Família Ramos

#126708 | Lourval | 31 ago 2006 16:20 | Em resposta a: #126036

Cara Maria,

Você pode me dizer quem foram os filhos do casal Manuel Rodrigues e Helena Ramos? Há António?
Quem casou-se com Maria Ramos?
Agradeço as informações
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Ramos

#127265 | gouvre | 03 set 2006 10:54 | Em resposta a: #126708

Caro Lourval,

Nos últimos tempos não tenho consultado o microfilme de Vilar Barroco, que costumo consultar na Torre do Tombo. N.º 332 –Castelo Branco, Oleiros- Vilar Barroco.

Tenho o seguinte:
Filhos de Domingos Ramos e Margarida Luís
Helena-3-7-1636- Vilar Barroco
Ana-6-8-1637- Vilar Barroco
Manuel-6-8-1624- Vilar Barroco
Não tentei encontrar mais filhos.

Helena, casou com Manuel Rodrigues- 27-5-1674- Vilar Barroco
Dos filhos apenas apontei a minha Maria Ramos 5-5-1680-Vilar Barroco
Casou com Manuel Antunes de Janeiro de Cima, filho de Manuel Antunes de Lavacólhos e de Paula Antão de Janeiro de Cima
Do casal Manuel Antunes e Maria ramos encontrei sete filhos
Eu descendo de Maria Ramos –23-4-1707-Janeiro de Cima.
Casou com Filipe Gonçalves de Janeiro de Cima -22-5-1722
É tudo o que tenho de Vilar Barroco.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Família Ramos

#128696 | Lourval | 16 set 2006 17:42 | Em resposta a: #126036

Cara Maria,
Acabo de descobrir que meu António Ramos era filho de Manuel Fernandes e Margarida Luís, todos de Vilar Barroco. António nasceu cerca de 1690 e concluo que minha Margarida Luís nasceu cerca de 1670. Existe a possibilidade desta minha Margarida Luís ser neta da sua. Vou ter de alçar mais uma geração para ter certeza.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Ramos

#147233 | Lourval | 09 mar 2007 16:47 | Em resposta a: #127265

Cara Maria,

Finalmente chegou no CHF de minha cidade o microfilme de Vilar Barroco. Meu antepassado António Ramos, que se casou em Póvoa de Rio de Moinhos, nasceu em 26.5.1675, filho de Manuel Fernandes e Margarida Luís. Eu também encontrei os irmãos João (*26.4.1666), Isabel Ramos (c.1668), Domingos Ramos (c.1672) e Margarida Luís a qual se casou com António Francisco em 1713.

Margarida Luís, casada com Manuel Fernandes faleceu em 15.11.1700. Eu não consegui efetivamente provar que esta Margarida Luís é filha da Margarida Luís com Domingos Ramos pois ainda não encontrei o casamento dela. Porém sei que o casal Domigos Ramos e Margarida Luís tiveram filha Margarida nascida em 23.9.1629.

Outrossim, se o pai é Manuel Fernandes e a mãe é Margarida Luís, por quê os filhos carregam o apelido Ramos?

Tudo indica que a minha antepassada Margarida Luís, casada com Manuel Fernandes, é filha de Domingos Ramos e Margarida Luís. Para efetivamente fechar o problema ainda pretendo localizar o casamento dela com Manuel Fernandes que deve ter acontecido cerca de 1650.

Aguardo seus comentários

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Fundão

#147241 | Joana | 09 mar 2007 17:23 | Em resposta a: #128696

Fundão é cidade, meus senhores.

Resposta

Link directo:

Família Ramos

#147615 | Lourval | 12 mar 2007 02:18 | Em resposta a: #127265

Maria,

Hoje eu encontrei mais filhos de Domingos Ramos e Margarida Luís:

Domingos, nascido em 9.8.1632;
Luzia, nascida em 30.5.1638.

Eu encontrei cerca de 1621 o casamento de Domingos Ramos e Margarida Luís, porém bastante ilegível e percebi que contam os nomes dos pais deles. Que pena. Eu não consegui ler. Vou tentar novamente.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Ramos

#147641 | gouvre | 12 mar 2007 13:18 | Em resposta a: #147615

Caro Lourval
Fico sempre feliz, quando encontro alguem a pesquizar os mesmos antepassados.
Como não voltei a consultar o microfilme de Vilar Barroco, não tenho mais dados.
Dos filhos do Manuel Rodrigues e Helena Ramos encontrei apenas a minha Maria Ramos, e na altura não procurei mais irmãos; não tenho o casmento de Manuel Antunes de Janeiro de Cima com a Maria Ramos.
Agradeço os dados sobre o Domingos e Lusia, e o casamento de Domingos Ramos e Margarida Luis. Logo que possível irei á Torre do Tombo, ver se consigo mais informações, e quem sabe encontrarmos os pais da sua Margarida.
cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Família Ramos

#149063 | Lourval | 19 mar 2007 03:45 | Em resposta a: #147641

Cara Maria,

Como eu já havia lhe falado, eu encontrei o casamento de Domingos Ramos e Margarida Luís em um dia 24, o mês não se lê, cerca de 1621. A folha encontra-se faltando pedaços, porém vê-se claramente que o pai da Margarida Luís é Luís e que a mãe é Clemente.

A partir deste ano começei a procurar por casamentos onde o pai de um dos noivos fosse Luís e a mãe de apelido Clemente.

Encontrei o casamento de Francisco Antunes e Isabel Luís em 11/4/1625 sendo Isabel filha de Luís Afonso e Domingas Clemente. Tudo indicava serem eles os pais da Margarida Luís.

Mais adiante eu encontrei o óbito da Domingas Clemente, viúva de Luís Afonso em 15/12/1634 registo onde é declarado que ela tinha filha Margarida Luís.

Eu não tenho mais dúvidas de que os pais de Margarida Luís, casada com Domingos Ramos, são Luís Afonso e Domingas Clemente.

Embora eu ainda não tenha encontrado o casamento de Manuel Fernandes e Margarida Luís, eu não tenho dúvidas que ela é filha de Domingos Ramos e Margarida Luís, primeiro porque este casal teve filha Margarida em 23.9.1629. Segundo muitos dos filhos de Manuel Fernandes e Margarida Luís adotaram o apelido Ramos. Outrossim, no batismo de Margarida em 21.1.1664, filha de Manuel Fernandes e Margarida Luís, a madrinha é Luzia, filha de Domingos Ramos e Margarida Luís.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Ramos

#152502 | Lourval | 16 abr 2007 02:28 | Em resposta a: #127265

Cara Maria,

Hoje eu encontrei outra Ana, filha de Domingos Ramos e Margarida Luís, nascida em Vilar Barroco em 6.8.1623. Agora já são 7 o número de filhos do casal.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Ramos

#313291 | Sérgio R | 08 set 2012 00:50 | Em resposta a: #126087

Boa noite,

também tenho varios antepassados em Vilar Barroco antes do século XIX que vieram na freguesia vizinha do Orvalho onde o meu pai nasceu. Foi desta familia Ramos que "herdei" o meu apelido.

Tenho um Manoel Ramos, filho de Domingos Gaspar e Maria Ramos que, sendo viuvo de Luzia Maria Gaspar, casou no Orvalho a 15/11/1734 com Franciscia Antunes, natural do Brejo de Cima, filha de Joam Martins e Maria Antunes.

Se alguém tiver informações agradecia que me contactasse.

Cptos.

Sérgio

Resposta

Link directo:

Família Ramos

#313296 | Lourval | 08 set 2012 04:31 | Em resposta a: #313291

Caro Sérgio,

Os meus Ramos de Vilar Barroco são muito mais antigos e você terá de recuar um tanto para que busquemos um entroncamento. É muito provável que estejam ligados. O mais recente que tenho é António Ramos nascido em 26.05.1675 em Vilar Barroco e casado na Póvoa de Rio de Moinhos em 23.09.1705. O Ramos dele vem de seu avô materno Domingos Ramos casado com Margarida Luís.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Ramos

#313299 | Sérgio R | 08 set 2012 10:09 | Em resposta a: #313296

Sr(a) Lourval,

considerando que o meu antepassado Manoel Ramos tivesse mais ou menos 25 anos na date de casameno (1734) ele teria nascido por cerca de 1709, digamos que a mãe Maria Ramos o tivesse tido aos 25 anos ela teria, por sua vez nascido, por cerca de 1684 o que me leva a pensar que talvez essa tal Maria Ramos era irmã de Antonio Ramos nascido a 26/05/1675...

Tenho ainda 3 outras familias de Vilar Barroco que contam entre os meus antepassados: Gaspar, Gonçalves e Domingues. Acho que essas 4 familias têm varias ligações entre elas.

Ainda não tive a oportunidade de ir à Torre do Tombo por falta de tempo, estando no estrangeiro não é sempre facil...

Obrigado pela sua resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Lugar do Vilarinho, termo da Vila do Fundão

#346092 | Sérgio R | 10 mai 2014 15:10 | Em resposta a: #125995

Boa tarde,

tenho varios casais de Vilar Barroco, talvez algum apareça na sua base:

- Antonio Gaspar, nat do Vilarinho, f de Gaspar Domingues e Luiza Gaspar, casou antes de 1736 com Izabel Gonçalves, nat de Vilar Barroco, f de Domingos Gaspar e Izabel Gonçalves

- Domingos Gaspar com Maria Ramos, ambos do Vilarinho, casaram-se cerca de 1700

- Gaspar Domingues com Luiza Gaspar, ambos do Vilarinho, casaram-se cerca de 1720

- Domingos Gaspar com Izabel Gonçalves, ambos de Vilar Barroco, casaram-se cerca de 1725

- Manoel Antunes, nat do Orvaho, com Maria Pires,, nat da Malhadancha, casaram-se antes de 1690

- Pedro Vicente com Barbara Francisca, ambos do Vilarinho, casaram-se cerca de 1620

- Antonio Afonso com Margarida João, ambos de Vilar Barroco, casaram-se cerca de 1615

- Jacinto Fernandes com Maria Gonçalves, ambos de Vilar Barroco, casaram-se cerca de 1660

Obrigado.

Cptos.

Sergio R

Resposta

Link directo:

RE: Vilar Barroco: Antão, Gaspar, Cascão

#346109 | Sérgio R | 10 mai 2014 19:33 | Em resposta a: #126262

Boa tarde,

penso ter outro caso de casamento Casegas-Vilar Maior.

Tenho um casal de antepassados Miguel Fernandes e Maria Roque que casaram aos 02/03/1642 em Dornelas: ele é anunciado como viuvo morador no Carregal, e ela filha de João Francisco e Cecilia Roque, moradores que foram em Casegas.

Encontrei o casamento que julgo ser o primeiro de Miguel Fernandes com Pelonia Domingues aos 07/03/1623 em Dornelas: ele natural do Vilarinho, lugar do Villar, filho de de Antonio Pires e Maria Antão , ela natural do Carregal, filha de Domingos Afonso e Anna Fernandes.

O tal Miguel Fernandes casou-se pela segunda vez em Unhais o Velho aos 11/11/1629 com Maria Domingues, natural do Vidual de Cima, filha de Fernão Domingues e Catarina João.

Cptos.

Sérgio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 14:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen