Ajuda para assento nascimento - Portalegre

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Ajuda para assento nascimento - Portalegre

#126006 | filsan | 26 ago 2006 21:43

Peço ajuda para encontrar o assento de nascimento / baptismo de meu bisavô José D'Ascenção Batista nascido na freguesia dos Fortios em 1884, casado com Catarina Angélica (nascida em 1886 nos Fortios) , filho de José Batista e Maria José. Catarina Angélica era filha de Joaquim Correia e Maria Jacinta.
Estes dados são os que tenho do assento de nascimento do seu filho José Joaquim Batista, meu avô.
Já contactei o Arquivo Distrital de Portalegre, mas já pesquisaram as datas entre 1881 e 1887 e não encontraram o registo. Pedi então pelo registo de Catarina Angélica e referi que poderiam ambos ser naturais da freguesia de S. Lourenço de onde era o meu avô José Joaquim Batista mas não obtive resposta...

Será que alguém me pode ajudar?

Muito obrigado.

Filipe Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para assento nascimento - Portalegre

#127725 | filsan | 07 set 2006 23:46 | Em resposta a: #126006

Caros Confrades,

Após receber mais alguns assentos para tentar atingir o assento de nascimento do meu bisavô José D'Ascenção Batista, peço ajuda a algum confrade mais experiente que me possa dar algumas dicas de como contornar o problema para continuar a minha investigação.
Importa referir que o Arquivo Distrital de Portalegre foi muito prestável na forma como me deu esclarecimentos, como acompanhou os meus pedidos e me aconselhou a ter certezas, o que pode ter ficado mal explicado na minha mensagem anterior (aqui no Genea deixo o meu agradecimento ao Arquivo).
A situação é esta:
Do meu avô tenho o assento de nascimento de 1913, que menciona os nomes dos pais e avós referidos na mensagem anterior, assim como a idade de José D'Ascenção - 29 anos (significa que nasceu em 1884) e natural da freguesia dos Fortios, e tenho também o seu Bilhete de Identidade que confirma a sua filiação.

Solicitei o nascimento de José D'Ascensão ao ADP mas o indivíduo em questão não foi baptizado naquela paróquia na data indicada, visto terem sido compulsados, sem êxito, os assentos de 1881 a 1887. Pesquisaram-se as paróquias de Fortios e São Lourenço tendo sido localizados os baptismos de duas irmãs de JOSÉ (RITA DO CARMO e MARIA GERTRUDES) nascidas em S.Lourenço, e o casamento dos pais JOSÉ BAPTISTA [MOURATO] e MARIA JOSÉ [ROQUE], também em S.Lourenço, só que uma das irmãs, RITA DO CARMO, nasceu em 1884 e daí é pouco provável J. D'Ascenção ter nascido naquela freguesia naquela data (1884).

Solicitei então à Conservatória Civil Portalegre (igualmente prestável) os assentos de óbito de José D'Ascenção Batista e Catarina Angélica, uma vez que sabia as datas aproximadas, mas em relação ao óbito de José d'Ascensão Batista, apenas foi localizado em 1918, um assento respeitante a José d'Assunção Batista, de 33 anos de idade, filho de José Batista e de Maria José Boto, natural de Santa Maria, concelho de Castelo de Vide, que era casado com Catarina Rosa Correia, suscitando-se assim dúvidas sobre se se trata da mesma pessoa. Em relação ao óbito de "Catarina", foi encontrado um assento de óbito respeitante a Catarina Rosa Correia, falecida em 26/4/1966, em Fortios, Portalegre, de 80 anos de idade, viúva de Possidónio Joaquim Mirrado, só que os pais dela eram Manuel António Correia e Maria José Realinho, nomes que não coincidem com o ass. nasc. do meu avô.

O curioso é que a maioria dos dados nestes assentos por mim pedidos eu confirmo, como por ex: o ano da morte e a idade de oitenta anos de Catarina (n. 1886- f. 1966), o nome Mirrado do seu 2º esposo, a residência de José D'Assunção em Coitada das Freiras(antiga casa do meu avô nos Fortios), a idade da morte de José (muito cedo, o meu avó dizia nunca o ter conhecido).

Resumindo, os dados do assento de nasc. do meu avô estão correctos quanto a nomes e datas, mas errados quanto a locais enquanto os dados dos assentos de óbito de José D'Assunção e Catarina estão correctos quanto a datas mas errados quanto a nomes!
Será possível existirem registos das mesmas pessoas com nomes e filiação tão diferentes? Custa-me um pouco a crer...
E como posso descobrir elementos referentes a irmãos do meu avô (do meu avô sei que teve uma irmã chamada Angélica mas não sei mais nada) e do meu bisavô?

Agradeço a ajuda possível, mas sendo eu inexperiente neste momento não sei muito bem como proceder...

Muito obrigado,
F.Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para assento nascimento - Portalegre

#127728 | melisa | 08 set 2006 00:41 | Em resposta a: #127725

Caro Filipe Santos

Julgo tratar-se realmente da mesma pessoa.

Até ao advento da República os nomes não estavam completamente fixos, pelo que era frequente as pessoas serem conhecidas por um nome e usarem também o nome com apelidos diferentes. Assim a Maria José poderia ser Roque e também Boto vindo-lhe por exemplo um dos apelidos pelo lado da mãe e o outro pelo lado do pai, ou usar também apenas o nome de Maria José.

O mesmo para o pai de José Baptista.

Por outro lado o assento de óbito nos príncipios do século passado, nas terras pequenas era feito com base na informação de 3ºs (que por vezes nem eram familiares) dado não existir documento de identificação, isso por vezes acarretava erros no nome dos pais dos defuntos.

Também o nome de Assunção, Anunciação, Ascenção e até Conceição eram frequentemente confundidos.

Relativamente à idade dos pai do baptizado nem sempre estavam correctas, sendo apenas aproximadas. Assim José da Ascenção Batista poderia ter nascido não em 1884, mas sim em 1883 ou até 1882. Também ele ou a irmã poderia ter sido tardiamente baptizada.

Eu apostaria na procura de um baptismo em Sta Maria - Castelo de Vide nos anos entre 1882 e 1885 e confirmaria assim o nome dos pais e dos avós com o registo de casamento e de baptismo das irmãs.
Já agora em que data se realizou o casamento em S.Lourenço?

Não sei se fui suficientemente clara.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para assento nascimento - Portalegre

#127819 | filsan | 08 set 2006 20:12 | Em resposta a: #127728

Cara M.Elisa,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.
De facto a minha grande dúvida são os nomes dos pais de Catarina serem muito diferentes no ass. nasc. de José Joaquim (Joaquim Correia e Maria Jacinta) para o ass. óbito de Catarina(Manuel António Correia e Maria José Realinho), o resto até estou inclinado a aceitar, devido aos factos me serem familiares.

Não sei a data certa do casamento mas creio que terá sido pouco antes do nascimento do meu avô, deverá ser entre 1910 e 1913.

Outra dúvida é ao pesquisar em Castelo de Vide, como descobrir irmãos/ irmãs de José D'Ascenção?

Muito grato.
Cumprimentos,
Filipe Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para assento nascimento - Portalegre

#127838 | melisa | 09 set 2006 00:07 | Em resposta a: #127819

Caro Filipe Santos

Julgo que deveria procurar esse casamento, talvez aí possa esclarecer algumas duvidas sobre os nomes dos pais de Catarina.

Relativamente a irmãos de José da Ascenção procurar no livro respectivo baptismos a partir da data de casamento dos pais (que julgo ser do seu conhecimento).

Caso não o seja e dado a proximidade de nascimentos conhecidos, leva-nos a crer que provavelmente ele seria dos mais velhos.

Eu procuraria entre 4 ou 5 anos antes do seu baptismo até cerca de 20 anos após.

Mas provavelmente o que lhe interesará mais é conhecer os que chegaram a adultos, e aí tudo se torna mais complicado pois provavelmente os respectivos registos encontrar-se-ão ainda na conservatória, e aí teria de contar com a simpatia do respectivo pessoal para localizarem casamentos de filhos dos seus trisavós na freguesia que sabe que eles terão vivido cerca de 1900 a 1920.

Isto partindo do princípio que casaram onde residiam.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para assento nascimento - Portalegre

#127862 | filsan | 09 set 2006 12:06 | Em resposta a: #127838

Cara M.Elisa,
Muito obrigado pela sua preciosa orientação.

Vou solicitar então o casamento de José D'Ascenção com Catarina na Conservatória. Ainda vou tentar investigar o nasc. da única irmã do meu avô que coheço ter existido Angélica Batista, tb filha de ambos. E vou solicitar ao Arquivo o nasc. de José D'ascenção em Castelo de Vide.

Se tudo vier a bater certo, então posso concluir que o meu bisavô J.D'Ascenção ao registar o meu avô ter-se-á enganado(?) nos nomes dos seus sogros...(?)

Muito obrigado pela ajuda mais uma vez.
Os meus cumprimentos,
F.Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 03:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen