Vila Pouca de Aguiar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Vila Pouca de Aguiar

#126081 | ANABESS | 27 ago 2006 15:52

Caros confrades:

Procuro informações sobre:

Francisco de Assis Teixeira Coelho de Miranda cc Amélia de Sousa Guedes, filho de António Teixeira Coelho de Miranda e Maria Teixeira, neto paterno de Leonardo Teixeira e Genoveva Gonçalves e materno de João Teixeira e Luísa Martins.

Deolinda de Jesus Teixeira Coelho de Miranda cc João Pires de Morais, filha de José Joaquim Alvares de Sousa e Brizída Bárbara Teixeira Coelho de Miranda.
Todos do lugar das Cortinhas, Bornes de Aguiar, Concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Antecipadamente grato
Melhores cumprimentos
Pedro MBessa

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126165 | Vínculo | 28 ago 2006 11:33 | Em resposta a: #126081

Caro confrade

Ajudava se introduzisse datas nos nomes que procura.

Cumprimentos

Amiel Bragança de miranda

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126181 | amguedes | 28 ago 2006 13:50 | Em resposta a: #126081

Caro Pedro Bessa,

Tenho toda a informação sobre D. Amélia de Souza Guedes, mas do marido pouca mais disponho além de que era da freguesia de Cortinhas, Vilares em Murça e que nasceu em 1827.

D. Amélia era filha do Morgado de N. Sra da Conceição em Vila Pouca de Aguiar, família "Souza Guedes Pinto Mourão" e da Morgada de Cidadelha, família "Souza Machado". O seu pai, António de Souza Guedes, está aqui no genea em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=529443

D. Amélia nasceu em Vila Pouca a 2 de Fevereiro de 1843 e casou a 16 de Fevereiro de 1860, tendo sido dotada para casar. Tenho esta escritura de dote, mas para mim a letra é praticamente indecifrável! Nesta escritura aparecem várias referências ao futuro marido, que também "acrescentou" bens ao dote, assim como outros bens doados pela família Teixeira Coelho de Miranda. Viveram no Casa da Capela de S. Bento, no centro de Vila Pouca, que herdaram duma parente de D. Amélia. Tiveram geração.

Francisco de Assis Teixeira Coelho de Miranda teve cargos importantes em Vila Pouca de Aguiar e aparece mencionado na Chorografia Portuguesa de Pinho Leal (1885) como um dos maiores três proprietários de Vila Pouca, morador na Casa dos Taveiras, um dos edificios brasonados da dita Vila (pg 905, volume da letra V).

Se precisar de mais informações estou à sua disposição.

Ana Maria de Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126189 | amguedes | 28 ago 2006 14:25 | Em resposta a: #126081

Caro Pedro Bessa,

Envio-lhe também a filiação de Francisco de Assis Teixeira Coelho de Miranda que tenho e difere no nome da mãe:

Francisco de Assis Teixeira Coelho de Miranda filho de António Teixeira Coelho de Miranda e de Dona Ana Joaquina Teixeira. Neto paterno de Leonardo Teixeira e genoveva Gonçalves e materno de José Teixeira e Luiza Martins.

Também tenho escrito, e já não sei qual a origem da informação, que eram de Murça, será engano meu?

Cumprimentos,

AMGuedes

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126193 | ANABESS | 28 ago 2006 15:05 | Em resposta a: #126181

Cara Ana Maria:


Tenho a certidão de casamento de Francisco de Assis com D. Amélia de Sousa Guedes (se quiser posso envia-la):
Casaram em Vila pouca de Aguiar no dia 16 de Fevereiro de 1860, ele de 33 anos natural do lugar das Cortinhas, Vilares, filho de António Teixeira Coelho de Miranda(Administrador do Concelho de Alfarela de Jales e de Murça) e de D.Ana Joaquina Teixeira, neto paterno de Leonardo Teixira e D.Genoveva Gonçalves, por parte materna de João Teixeira e Luisa Martins.
D.Amélia tinha 20anos, filha de António de Sousa Guedes e D.Gracinda da Conceiçao Medeiros, neta paterna de João Guedes e D.Maria Jozé e materna de José Caetano e D.Teresa Delfina de Medeiros.
Foram padrinhos D.(?)Albano(?) Rodrigues Coelho Delegado (de Chaves) e Pedro de Sousa Guedes.

O casamento de Francisco de Assis e D.Amélia apareceu num livro do qual tenho fotocópias "Mui Nobre e Ilustre Terra de Aguiar" de João Vilanova e Dr. António Gil, Edição da CM VP de Aguiar, onde estão referenciados muitos Souza Guedes.
Terei, também todo o gosto em enviar-lhe fotocópias do mesmo.

Mais não tenho sobre este casal, consegui hoje entroncar Francisco com uma D.Brizida Bárbara Teixeira Coelho de Miranda (possívelmente irmãos).

Vou concerteza precisar de mais informações suas e terei todo o gosto em enviar-lhe tudo o que descobrir.

Muito Obrigado, até breve
Cpmtos
Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126202 | ANABESS | 28 ago 2006 16:39 | Em resposta a: #126165

Caro Amiel Bragança de Miranda:

Tem toda a razão, aqui vai o que disponho:
Maria da Glória Pires de Miranda 06/09/1876, Lagoa, S.Martinho de Bornes, Vila Puca de Aguiar.
João Pires de Morais 1850(?)Santa Clara de Sanjurge(Chaves)
Deolinda de Jezus Teixeira Coelho de Miranda 1850 S.Martino de Bornes
Jozé Joaquim Álvares de Sousa 1820
Brizida Bárbara Teixeira Coelho de Miranda 1825
Francisco de Assis Teixeira Coelho de Miranda 1827 Cortinhas, Vilares.
António Teixeira Coelho de Miranda Cortinhas, Vilares 1795(?)
Ana Joaquina Teixeira 1799(?)
José Manuel Álvares de Sousa 1780(?)

Antecipadamente grato
Cumprimentos
Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126217 | amguedes | 28 ago 2006 18:35 | Em resposta a: #126193

Caro Pedro,

Também já vi a certidão de casamento que refere. O padrinho Pedro de Souza Guedes era irmão da noiva. Quanto à idade da noiva, acho que se devem ter enganado, pois D. Amélia nasceu em 1843.

Quanto ao livro "Mui Nobre e Ilustre Terra de Aguiar" também o tenho pois na altura em que foi editado o Dr Gil ofereceu-o ao meu pai. Este livro tem sem dúvida muitos méritos, mas também tem alguns erros, um dos quais relativamente a D. Amélia de Souza Guedes que não foi herdeira da casa de Cidadelha mas sim da casa da Rua Direita, Capela de S. Bento, e que esteve na posse dos seus descendentes até há pouco tempo.

Também pode encontrar esta família no livro do Dr. Júlio Teixeira "Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo", Volume IV, pag 559 a 561 (também com alguns erros e omissões).

Também lhe posso dar já os nomes correctos (que de facto foram usados) dos antepassados de D. Amélia de Souza Guedes:
Filha de António de Souza Guedes e D.Gracinda da Conceiçao de Medeiros.
Neta paterna de João Manuel de Souza Guedes e D.Maria Jozé de Sousa.
Neta materna de José Caetano de Souza Machado, morgado de Cidadelha, 2º casamento de D.Teresa Delfina de Medeiros Velho de Souza Mourão (filha herdeira de José de Souza Mourão irmão do referido João Manuel de Souza Guedes).
Se quiser também lhe posso dar informação sobre os cargos, etc, destes antepassados de D. Amélia de Souza Guedes.

Suponho que a tal escritura de Dote que eu lhe falei, deva ter algumas informações sobre os seus "Teixeira Coelho de Miranda", prometo tentar decifrar o que lá está escrito.

Obrigada pelas informações que me deu sobre o pai de Francisco de Assis.
Fico à espera de trocarmos mais informações.
Cumprimentos,

Ana Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126218 | amguedes | 28 ago 2006 18:40 | Em resposta a: #126202

Caro Pedro,

Sabe de quem era filha Maria da Glória Pires de Miranda 06/09/1876, Lagoa, S.Martinho de Bornes, Vila Pouca de Aguiar?
E sobre João Pires de Morais 1850(?)Santa Clara de Sanjurge(Chaves), tem mais informações?

Ana Maria Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126227 | ANABESS | 28 ago 2006 19:30 | Em resposta a: #126218

Cara Ana:

Antes de tudo muito obrigado pelas informações, são preciosas. Eu estou muito atrasado neste meu ramo.

Maria da Glória Pires de Miranda (minha Bisavó), casou com Agostinho Pires de Morais(seu primo) a 07/10/1901 em S.Martinho de Bornes, era filha de Deolinda de Jezus Teixeira Coelho de Miranda e de João Pires de Morais natural de Santa Clara de Sanjurge, Chaves, neta paterna de João Pires de Morais(Chaves) e D.Maria Álvares, neta materna de José Joaquim Álvares de Sousa e Brizida Bárbara Teixeira Coelho de Miranda (irmã de Francisco de Assis).

Chegou-me hoje do ADVila Real o assento de baptismo da Deolinda que infelizmente não consigo perceber a data de nascimento, mas era neta paterna de António Teixeira Coelho de Miranda e de Ana Joaquina Teixeira do lugar das Cortinhas, freguesia de Vilares. O que significa que Francisco de Assis é meu Tio tetra-Avô.

Quanto ao Pai de Francisco de Assis, António T.C. de Miranda existem registos na TT-Online ainda não visivel, em que era Administrador do concelho de Alfarela de Jales em 1852 e em 1859 do concelho de Murça.

Cara Ana, estou próximo de ter informações mais precisas em breve, neste momento só tenho nomes.

Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126239 | tmacedo | 28 ago 2006 20:44 | Em resposta a: #126227

Caro Pedro Bessa:

Mantive-me atento a este tópico que em boa hora abriu. Quando me refere datas ( e me confirma a ligação a Alfarela, da qual eu suspeitava) julgo poder ajudá-lo.
Os Teixeira Coelho de Miranda que busca, e que aparecem em Alfarela de Jales desde o século XVIII, estão com certeza ligados com os Teixeiras, de Alfarela, do século XVI, por mim mencionados na comunicação ao Tiago Pedroso, que viu.
Só me preocupei com os mais antigos porque o meu ramo "abandonou" Jales em meados do séc. XVIII (usavam Teixeira Miranda e Cunha). Dessa data para diante não acompanhei as descendências.
No entantanto posso-lhe adiantar que em 1796 nos ofícios de Alfarela serviam:
Como escrivães do geral, um Leonardo Teixeira Coelho e um Manuel Teixeira Coelho, com 30.000 reis de rendimento cada. Como escrivão das sisas Luís Manuel Teixeira, com 60.000 reis. Como escrivão dos orfãos, José Teixeira Coelho,
com 80.000 reis.
Se conseguir recuar duas gerações, até aos avós dos avós do Francisco de Assis Teixeira Coelho de Miranda, que refere, poderá entroncar nos dados que coligi (que vão até cerca de 1500). Boa sorte.

Com os melhores cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126303 | ANABESS | 29 ago 2006 08:30 | Em resposta a: #126239

Caro António Taveira,

Só agora vi a sua mensagem, e fico-lhe muito agradecido, pois são muito importantes.
Tenho muitos nomes e lugares, mas poucas datas. Tenho prevista um visita ao ADV.real se precisar de algo, disponha.

Grande abraço
Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126304 | ANABESS | 29 ago 2006 08:34 | Em resposta a: #126218

Cara Ana Maria,

João Pires de Moraes, natural de Santa Clara de Sanjurge, concelho de Chaves, era filho de João Pires de Moraes(de Chaves) e de D.Maria Álvares.

Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126315 | amguedes | 29 ago 2006 12:20 | Em resposta a: #126304

Caro Pedro,

Tenho alguns apontamentos sobre uma família de Sanjurge, pode ser que este seu João Pires de Moraes lá entronque.
Já viu o livro "Famílias Trasmontanas descendentes de Francisco de Moraes", de Francisco Xavier de Moraes Sarmento?
Vem lá muitas famílias que usaram o apelido Moraes e outras famílias com ligações familiares a esta. Pode ser que encontre lá algum dos seus ramos.

Ana Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126318 | ANABESS | 29 ago 2006 13:10 | Em resposta a: #126315

Cara Ana,

Obrigado pela dica, o meu sogro tem esse livro. Já me constou que os Moraes dessa zona veêm todos do mesmo(?).

Assim, envio-lhe mais dados que tenho sobre os mesmos:

Agostinho Pires de Morais, Oficial do Exército (cc Maria da Glória Pires de Miranda) n. 02/05/1877 em Santa Clara de Sanjurge, filho de José Pires de Moraes e de Cypriana de Jesus Amaro da Agrela, neto paterno de João Pires (Moraes) e de Maria Lopes de Azevedo.

-Álvaro Pires de Morais, Pároco da freguesia de D.João de Cerveira(1877) em, concelho de Valpaços
-Rev.Francisco Pires de Moraes, Reitor do Salvador de Tellões em 1877.

É tudo o que tenho até agora. Se me puder enviar os apontamentos que tem, ficarei muito grato.

Pedro MBessa

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126373 | amguedes | 29 ago 2006 20:38 | Em resposta a: #126318

Caro Pedro,

O que tenho sobre Sanjurge é relativo à família Garcia da Cunha, da casa de Sanjurge com brasão Ferreira Machado Cunha Garcia.

Os Morais não devem vir todos do mesmo, uma vez que é um toponímico e no nordeste muitos o adoptaram, inclusivé cristão-novos.

Vou ficar atenta aos seus Coelho Teixeira de Miranda e Pires de Morais, e se encontrar alguma informação logo lhe direi.
Afinal Fransisco Assis sempre era da casa de Cortinhas em Murça?

Ana Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126382 | victória | 29 ago 2006 21:20 | Em resposta a: #126373

Caros Confrades

No seguimento das mensagens colocadas sobre Vila Pouca de Aguiar, questiono-vos: tem informaçoes sobre os ascendentes do casal João De Niz ou Dinis e Maria Benedita Borges de Sousa moradores em Vila Pouca no sec. XVIII. Igualmente pergunto se tem informações relativas a Murça, ao casal Vicente Ribeiro de Sampaio casado com Felipa Botelho de Magalhaes. desde já grato pelas informaçoes.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126386 | amguedes | 29 ago 2006 21:49 | Em resposta a: #126382

Caro Eduardo Domingues,

Tem mais alguma informação (filiação) do casal João De Niz ou Dinis e Maria Benedita Borges de Sousa?

Ana Maria Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126435 | ANABESS | 30 ago 2006 09:00 | Em resposta a: #126373

Cara Ana,

Obrigado, tambêm lhe direi assim que desenvolver mais sobre a ascendência de Francisco de Assis e outros assuntos relativos ao mesmo.

Por acaso sabe a descendência de Francisco e D. Amélia?

Pouco sei sobre Cortinhas e outros lugares/cargos, talvez fosse da casa de Cortinhas.

Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126455 | amguedes | 30 ago 2006 11:32 | Em resposta a: #126435

Caro Pedro,

Tenho toda a descendência do referido casal até aos dias de hoje, pois são meus primos segundos, primos direitos do meu pai.

Fico a aguardar notícias suas sobre a ascendência de Francisco de Assis.

Ana Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126475 | ANABESS | 30 ago 2006 13:25 | Em resposta a: #126382

Caro Eduardo Domingues:

Iniciei à pouco tempo as investigações na zona de Vila Pouca de Aguiar e Murça, o que significa que tenho muito poucas informações, contudo estarei atento caso apareça algo.

Com os melhores cumprimentos
Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126643 | ANABESS | 31 ago 2006 08:30 | Em resposta a: #126455

Cara Ana,

Obrigado e até breve, espero que com boas notícias.


Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#126656 | ANABESS | 31 ago 2006 10:02 | Em resposta a: #126455

Cara Ana,
Correcção:
O padrinho de casamento de Francisco e D.Amélia é D. Albano Rodrigues Coelho, de Chaves, Delegado na Comarca de Vila Pouca. Não como atrás referi.

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#127001 | ANABESS | 01 set 2006 16:07 | Em resposta a: #126455

Cara Ana

Por acaso tem alguma ligação ou algo sobre Eiriz do Concelho de Vila Pouca de Aguiar.
Tenho uns apelidos recentes, Aguiar, Rocha Ferreira que me ligam a Eiriz.

Obrigado
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Bornes de Aguiar (Vila Pouca de Aguiar)

#215417 | ihintza | 13 dez 2008 18:27 | Em resposta a: #126475

Caro Pedro,

Descendo dos "Morais Pinto" da Quinta das Casas de Bornes de Aguiar, concelho de Vila Pouca de Aguiar e dos "Rodrigues Pinto" também de Bornes de Aguiar.

Será que você tem alguma informação deles?

Acho que no volume 12 da revista "Raízes & Memórias" também há informação deles.

Também tenho muita família no concelho de Murça (freguesias de Jou, Valongo de Milhais e Noura), mas isso já fica para outro mensagem para não sobrecarregar.

Obrigada.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#219889 | João Mamed | 29 jan 2009 21:24 | Em resposta a: #126239

Caro António Taveira

Estou-lhe a escrever na esperança que me possa ajudar na pesquisa dos meus antepassados da Alfarela:

António Moutinho, filho natural do Pe. Leonardo Teixeira e de Isabel Moutinho, soltª., neto paterno de André Miz (filho de Dos Miz e de Ana Miz) e de Ana Teixeira (filha de Dos Luís e de Brites Teixeira), todos de alfarela.

Casou em Alfarela 30/7/1730 com

Josefa Teixeira, filha natural de Luís Teixeira (de Macedo) e de Mariana Fernandes, soltª de Tres Minas, neta materna de Domingos Teixeira e de Catarina Fernandes.

Tiveram:

António Teixeira da Luz que casou em 18/11/1810 com:

Angélica Maria Morais Teixeira, filha leg. de Manuel de Morais, de V. Pouca e de Clara Teixeira (casaram em Alfarela a 17/6/1741), neta paterna de João de Morais e de Catarina Teixeira e materna de João Borges e de Albina Correia.

Constam todos na base de dados do geneall.

Agradeço a sua atenção

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#219908 | gmg | 29 jan 2009 22:43 | Em resposta a: #219889

"Miz" é abreviatura de Martins.

Cumprimentos,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220009 | tmacedo | 30 jan 2009 22:53 | Em resposta a: #219889

Caro João Mamede:

Nunca consegui entroncar o padre Leonardo Teixeira nos Teixeiras de Macedo (todos descendem do casal Melchior Teixeira-Maria de Macedo, por onde lhes vinham, além daqueles apelidos dos pais, ainda os apelidos Fonseca, Pinto e Taveira) de Alfarela.
Os dados que disponho dele, juntos com os de outros Teixeiras "desentroncados", são os constantes da sua inquirição de genere.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220138 | João Mamed | 01 fev 2009 17:05 | Em resposta a: #220009

Caro António Taveira

Obrigado pela sua mensagem.

O Luis Teixeira Macedo natural de Alfarela, pai solteiro de Josefa Teixeira natural de Três Minas, será o Luís filho de Pedro Teixeira e Francisca Correa, como aparece no assento de baptismo, em Alfarela? É que nas datas possíveis não existem mais Luíses. Na base de dados do Genall aparece como Luís Taveira Macedo, será o mesmo?


Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220194 | tmacedo | 02 fev 2009 10:59 | Em resposta a: #220138

Caro João Mamede:

Luis Taveira de Macedo (filho de Pedro Teixeira de Macedo e de Francisco Correia de Sá) quase não deixou rasto nos paroquiais de Alfarela. Terá saído novo de Alfarela. Sabemos que seu irmão, o padre António da Cunha Teixeira, vigário de Alfarela, mandou dizer certas missas por sua alma quando faleceu em 1737 em Sevilha. O padre, seu irmão, não se enganaria no seu nome quando registou seu óbito - Luis Taveira de Macedo. Terá sido este o nome que terá usado em vida. De facto seu bisavô por varonia, Melchior Teixeira, era filho de Pedro Teixeira e de sua mulher Isabel Taveira (e não de Baltasar Teixeira de Macedo e Isabel de Almeida, como vem no geneall). Há um outro Luis Teixeira que poderia ser pai dessa Josefa Teixeira. Luis Teixeira de Miranda que viveu solteiro em Alfarela e foi pai de Catarina de Miranda casada em 1717 com Eusébio da Cunha Teixeira. Eusébio este, que era outro filho de Pedro Teixeira de Macedo e de Francisco Correia de Sá.

No registo de casamento de Josefa Teixeira qual a filiação e naturalidade indicada?

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220198 | tmacedo | 02 fev 2009 12:01 | Em resposta a: #220194

Caro João Mamede:

Estive a rever as minhas notas.

Luís Teixeira de Miranda, solteiro, filho de Heitor Correia de Carvalho e de s.m. Maria Moutinho. Foi capitão de ordenanças. Faleceu, com testamento feito por tabelião, em 15/6/1730. Fizeram-lhe 9 missas, 2 ofícios de 9 padres e três missas a D. Catarina. Deixou várias doações a confrarias. Deverá ser, com toda a certeza, este Luís Teixeira de Miranda, o pai da sua Josefa Teixeira que, mês e meio após o falecimento do pai, a 30/7/1730 casa com António Moutinho, sendo testemunha Eusébio da Cunha Teixeira (casado com a que seria meia irmã da noiva, Catarina de Miranda).

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220199 | tmacedo | 02 fev 2009 12:07 | Em resposta a: #220138

Caro João Mamede:

Interessa-lhe o casal João Borges - Albina Correia?

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220201 | tmacedo | 02 fev 2009 12:39 | Em resposta a: #220138

Caro João Mamede:

Outro indício de que o pai da Josefa Teixeira era Luis Teixeira de MIRANDA: em 1/5/1797 casaram em Alfarela, António Teixeira de MIRANDA Correia, filho de António Teixeira da Luz e de Angélica Maria, com D. Maria Rita, filha legítima de João José Álvares de Barros e de D. Ana Rita do Couto, de S. Pedro de Vila Real.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220213 | João Mamed | 02 fev 2009 14:34 | Em resposta a: #220198

Caro António Taveira

Agradeço imenso a sua mensagem.

Resumo do assento de nasci/ da Josefa:

Josefa filha natural de Mariana, moradora no lugar de Revel, Três Minas, nasceu 13/1/1715, foi baptizada pelo Pe. António da Cunha Teixeira. Padrinhos: Miguel Monteiro de Três Minas e Josefa, soltª. filha leg. de Dos. Teixeira e Cta. Fernandes.

O casamento dela com António Moutinho, penso que o deve ter.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220214 | João Mamed | 02 fev 2009 14:36 | Em resposta a: #220199

Caro António Taveira

Interessa-me imenso.

Estou bloqueado nesse casal.

Meus cumprimentos

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220222 | tmacedo | 02 fev 2009 15:24 | Em resposta a: #220214

Caro João Mamede:

Há uma elevada consaguinidade nos habitantes de Alfarela daqueles tempos.

Luís Teixeira de Miranda, presuntivo pai de Josefa Teixeira, era filho de Heitor Correia de Carvalho e de sua mulher Isabel Moutinho. Neto paterno de Pedro da Fonseca e de sua mulher Catarina de Miranda e, por esta, bisneto de Melchior Teixeira e de sua mulher Maria de Macedo. Neto materno de Gonçalo Ribeiro e de sua mulher Maria Moutinho.

Albina Correia é filha de Baltasar Borges e de sua mulher Isabel de Miranda, esta irmã inteira de Heitor Correia de Carvalho, pai do Luís Teixeira de Miranda.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220224 | João Mamed | 02 fev 2009 15:47 | Em resposta a: #220222

Caro António Taveira

Agradeço de novo a sua mensagem.

Realmente a falta da televisão era para o que dava!

Sem querer abusar da sua gentileza pergunto-lhe se conhece a ascendencia do genro da Albina Correia:

Manuel de Morais, natural de V. Pouca de Aguiar, viuvo de Francisca Alves, filho leg. de João de Morais e de Catarina de Mesquita (este casal teve pelo menos outra filha chamada Catarina que casou com Bento Teixeira de Miranda, cá estão outra vez os mesmos apelidos!)

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220228 | tmacedo | 02 fev 2009 16:31 | Em resposta a: #220224

Caro João Mamede:

Não conheço a ascendência de Manuel de Morais. Era de Vila Pouca de Aguiar e, de lá, não existem paroquiais senão do século XVIII e XIX.

No entanto, o Bento Teixeira de Miranda é de Alfarela, filho de Manuel Borges Coelho e de sua mulher Isabel de Miranda. Este Manuel Borges era neto, não sei se paterno se materno, de Gaspar Álvares Ferreira e de sua mulher Susana de Macedo.


cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220229 | João Mamed | 02 fev 2009 17:14 | Em resposta a: #220228

Caro António Taveira

De qualquer modo muito obrigado.

Por acaso o António tem alguma coisa a vêr com os Taveira de Donelo?

Cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220234 | tmacedo | 02 fev 2009 19:31 | Em resposta a: #220229

Caro João Mamede:

Louvo a sua perspicácia.
De facto os meus antepassados Taveira "eram" de Donelo durante o século XIX, "eram" de Gouvinhas durante o XVIII e "eram" de Vila Real durante os séculos XVII, XVI e XV.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220235 | João Mamed | 02 fev 2009 19:55 | Em resposta a: #220234

Caro António Taveira

Sou muito amigo do seu primo www.geneall.net/P/per_page.php?id=584591 ele já me tinha dito que tinha um primo 'expert' nestes assuntos, então foi só somar 1+1

Cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220244 | tmacedo | 02 fev 2009 21:52 | Em resposta a: #220235

Caro João Mamede:

De facto, na família transformam este meu "hobby" de muitos anos em especialista na matéria, exagero fácilmente desculpável. Sempre lhe direi, apesar da correcção da dedução que fez, que nestes assuntos genealógicos, às vezes, 1+1=3.

Se seguir a ascendência de meu primo no geneall, pela linha Taveira até uma Isménia Rosa e, a partir desta, seguir a varonia de sua mãe Maria José, chegará a um António da Cunha de Miranda casado com Joana Machado de Andrade, de Alfarela. Não está indicada a sua filiação. No entanto o seu nome aparece novamente quando se trata da descendência daqueles.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#220248 | João Mamed | 02 fev 2009 22:37 | Em resposta a: #220244

Caro António Taveira

É uma honra saber que tenho antepassados comuns ao meu grande amigo João Paulo.

Cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#226639 | ANABESS | 17 abr 2009 11:33 | Em resposta a: #126373

Cara Ana,

Já lá vão 3 anos. Continuo parado por falta de tempo e não avancei mais nos Teixeira Coelho de Miranda.

Gostaria se possível que me enviasse o que tem sobre os Garcia da Cunha.

Espero que tudo esteja bem

obrigado
cumprimentos

Pedro M. Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#226688 | amguedes | 17 abr 2009 15:48 | Em resposta a: #226639

Caro Pedro Bessa,

Lembro-me que fiquei de lhe enviar algo, mas como fiquei sem o computador portátil, perdi muitas coisas inclusivé os seus contactos. Desde então também não tenho tido tempo para mais pesquisas, que continuam à espera de atenção.

A pouca informação que restou sobre os "Garcia da Cunha" é a seguinte:

(I) António MACHADO, O Gordo, cc Filipa de CHAVES
(II) Dona Isabel MACHADO cc Jorge Vaz FERREIRA
(III) Felipa de SOUZA Chaves cc Francisco LEITÃO DE ALMEIDA
(IV) Maria de SOUZA CHAVES Leitão de Almeida cc Baltazar ÁLVARES MOURÃO
(V) 1- Dona Maria de SOUZA CHAVES cc Lucas GUEDES PINTO
(VI) Lourenço SOUZA GUEDES PINTO MOURÃO cc Dona Luiza Maria LEMOS TEIXEIRA DE LOUREIRO MEDEIROS (m. 1 Abr 1762?)

(V) 2- Dona Isabel PEREIRA DE SOUZA cc Licenciado João MACHADO DE SOUZA (m.15 Out 1725)
(VI) 1- Dona Jacinta Maria de Souza MACHADO
(VI) 2- Dona Maria Engrácia de SOUZA PEREIRA MACHADO cc Dr Manuel José Garcia da CUNHA (b.9 Apr 1737-Sanjurge;m.31.8.1757)
(VII) 1- José Caetano de Sousa Machado Ferreira (b.17 Jan 1761-Sanjurge)
(VII) 2- Dona Maria Ana (b.16.2.1763-Sanjurge)
(VII) 3- Padre Francisco de Paulo da Cunha MOURÃO (b.12 May 1765-Sanjurge

(V) 3- Padre Baltazar ÁLVARES MOURÃO
(V) 4- Padre João DE SOUZA MACHADO

Agradeço se me der informações quanto à descendência de Sanjurge.
Cumprimentos,

Ana Maria Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#226696 | ANABESS | 17 abr 2009 17:42 | Em resposta a: #226688

Cara Ana,

O que tenho de Sanjurge é referente ao Casal Dona Maria Engrácia de Souza Pereira Machado cc Dr. Manuel José Garcia da Cunha.

O dr. Manuel José Garcia da Cunha n. 4 Set 1737 b. 5 Set 1737, filho de Caetano Ferreira Machado e de Maria Garcia da Cunha, neto paterno de Francisco Ferreira Machado e de Maria Gonçalves e materno de João da Cunha e Maria Garcia.

Não podia ter falecido em 1757 uma vez que aparece num assento em Sanjurge em 1785 como Capitam-Mor dos Coutos de Sua Alteza.

O resto está um pouco confuso mas tenho a descendência do casal, vou ordenar e enviar-lhe assim que possa.

Posso adiantar-lhe que o José Caetano, que aparece como José Caetano Luís Brás de Sousa Machado casou em Sanjurge a 7 Jan 1782 com uma prima em 2º grau D. Maria Feliciana de Carvalho Machado, filha do Dr. Francisco de Paula e Carvalho e de D. Jacinta Maria de Sousa Machado, da Nossa Sra da Assunção de Noura. talvez a sua (VI) 1. Foram testemunhas Manuel Garcia da Cunha e Francisco de Paula da Cunha Mourão.

Fiquei curioso com o que referiu sobre o solar em Sanjurge com o brasão Ferreira Machado Cunha Garcia, sabe algo sobre este brasão.

Até breve
cumprimentos
pedro

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#226765 | ANABESS | 18 abr 2009 14:31 | Em resposta a: #226688

Cara Ana,

Filhos do Dr. Manuel José Garcia da Cunha e D. Maria Engrácia:

- José Caetano Luís Brás de Sousa Machado n.17/01/1761 b.25/01/1761 e foi padrinho o Rev. Abade André Garcia da Cunha e testemunhas o Padre António Manuel Machado e o Padre António Gonçalves.

- Maria Anna n.16/02/163 b.23/02/1763, foi padrinho o Padre João Batista Ferreira e testemunhas o Padre António Manuel Machado e o Padre Thomé Gonçalves.

- Francisco de Paulla n.05/12/1765 b.13/12/1765, foram padrinhos Francisco de Paulla e sm Jacinta Maria, da N.Sra. da Assunção de Urea de Jales, foram testemunhas Francisco Garcia e o Padre Francisco Gonçalves.

José Caetano Luís Brás de Sousa Machado cc sua prima D. Maria Feliciana de Carvalho Machado em sanjurge a 07/01/1782, tiveram:

-Maria Jacinta n.02/12/1782 b. 09/12/1782, foram Padrinhos Manuel José d Sousa Machado com procuração de ... Dr. Francisco de Paulla e Carvalho e ... D. jacinta de Sousa, foram test. o Reverendo António Álvares Chaves e o Rev. Manuel Pires.

-Leonor n.03/07/1785 b.10/07/1785 foram padrinhos o Padre Francisco de Paulla da Cunha Mourão e D. Leonor e Ana Luisa.

- Beranio n. 19/03/1788 b.27/03/1788, foram padrinhos seus tios Manuel José de Sousa Machado e Carvalho e D. Joana Batista, da freg. de N.Sra. da Assunção de Noura.

- João n.14/02/1797 foram padrinhos os mesmo que o anterior.

Agora a confusão:

- Amélia n.11/02/1802 b. em casa, filha de José Caetano de Sousa Machado Ferreira e de Maria Benedita, neta paterna do Dr. Manuel José Garcia da Cunha e de D.Maria Engrácia e materna de Francisco Gonçalves da Fontoura e Antónia Alves Crespo.

Até ao momento é tudo o que tenho. No ADVR a paróquia de Sanjurge já está on-line.

cumprimentos
pedro

Resposta

Link directo:

RE: Sanjurge

#253208 | mhcavaco | 15 abr 2010 22:40 | Em resposta a: #126081

Caros confrades
Tenho estado a tentar elaborar a árvore genealógica da família Passos e Sousa.
De momento estou um pouco bloqueada..
1. O meu trisavô João de Passos e Sousa nasceu em Viana do Castelo em 1824(?) foi militar e faleceu no Ambriz em 1863. Casou com Ermelinda Eugénia de Macedo, natural de Sanjurge.
2. Ermelinda Eugénia de Macedo era filha de Francisco Xavier de Macedo e de Emília de Souza Mourão naturais de Sanjurge.
3. Francisco Xavier de Macedo foi procurador e por volta de 1808 subscreveu a Acta de Bragança onde se declarava a vontade de expulsão do exército francês comandado por Junot.
4. Não consegui apesar de já ter procurado bastante nos Arquivos de Vila Real quaisquer dados sobre nascimento, casamento ou óbito destes meus antepassados.
5. Encontrei nos óbitos dos Arquivos de Vila Real alguns nomes que deverão estar entroncados com a família:
• Constantino de Souza, falecido em 1883, casado com Anna Joaquina Garcia, natural de Sanjurge e filho de Venâncio de Souza Mourão e de Elena da Costa.
• Maria de Souza, falecida em 1886, solteira ,natural de Sanjurge e filha de Venâncio de Souza Mourão e de Elena da Costa.
Melhores cumprimentos Maria Helena Passos e Sousa Cavaco

Resposta

Link directo:

RE: Sanjurge

#257910 | ANABESS | 04 jul 2010 23:35 | Em resposta a: #253208

..

Resposta

Link directo:

RE: Sanjurge

#257918 | ANABESS | 05 jul 2010 00:56 | Em resposta a: #253208

Cara Maria Helena,

No Arquivo Distrital de Vila Real já estão disponiveis on-line alguns assentos relativos a Sanjurge.
Infelizmente faltam datas, mas seguramente que os apelidos que refere estão ligados a Sanjurge e provavelmente ao seu Solar. Vou tentar com as informações que tenho descobrir alguma ligação.
melhores cumprimentos
pedro m bessa

Resposta

Link directo:

RE: Sanjurge

#257977 | mhcavaco | 05 jul 2010 19:34 | Em resposta a: #257918

Caro Pedro M Bessa

Ainda não desisti de ir procurando no Arquivo Distrital de Vila Real. não é fácil. Há muita coisa misturada, nos ficheiros de baptismo aparecem casamentos.
Agradecia imenso qualquer ajuda.
Os meus cumprimentos

Maria Helena Passos e Sousa Cavaco

Resposta

Link directo:

RE: Sanjurge

#258064 | ANABESS | 06 jul 2010 16:20 | Em resposta a: #257918

.

Resposta

Link directo:

RE: Sanjurge

#258067 | ANABESS | 06 jul 2010 16:35 | Em resposta a: #257977

Cara Maria Helena

Será que posso pedir o seu mail aqui ao Geneall?

É que tenho uma série de informações que me foi enviada por uma prima (e talvez sua também) que está nos Estados Unidos que talvez contenha informação relativa aos Macedo e Mourão.

Confesso que dei uma vista de olhos muito ligeira e que a apresentação é muito diferente da nossa o que causa alguma confusão.

cumprimentos
pedro

Resposta

Link directo:

RE: Sanjurge

#258125 | mhcavaco | 07 jul 2010 10:38 | Em resposta a: #258064

Caro Pedro

Posso pedir o meu email e ficarei satisfeita se encontrar alguns familiares em sítios que ignorava.

saudações

Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Vila Pouca de Aguiar

#259309 | drica71 | 25 jul 2010 07:31 | Em resposta a: #126239

Caro Antóno Taveira

Sou nova neste forum, escrevo desde o Brasil. Tenho um parente direto, de 7a. geração, que se chamava Francisco Teixeira (ora aparece a assinatura Teixeira Coelho). Ele estava em Campo, Vreia de Jales.

Chamou-me atenção sua mensagem, pois em minhas pesquisas, tenho um Manoel Teixeira Coelho, que apesar de seus filhos serem nascidos em Alfarella, seria natural de Campo, Vreia de Jales, e casado com a sra. Francisca Martins.
Este senhor Manoel Teixeira Coelho, inclusive, foi testemunha da escritura de dote de casamento e esponsais de Maria José Martins, filha de Joam Martins e Maria Rodrigues, e também de Francisco Teixeira (filho de Luiza Martins Gonçalla) com Angelica Martins (sua primeira esposa). Ou seja, há alguma relação deste senhor com meus familiares.

Tenho datas de nascimento, casamento e batismo além de algumas filiações. Se possível gostaria de poder trocar informações a respeito dessas pessoas, pois tenho umas dúvidas que não consigo desvendar.

Saudações luso-brasileiras

Adriana

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259310 | tmacedo | 25 jul 2010 08:34 | Em resposta a: #259309

Cara Adriana:

Conheço bem as famílias de Alfarela de Jales, mas em épocas mais recuadas - séculos XVI e XVII. Os Teixeiras estão em Jales desde, pelo menos, a primeira metade do século XVI. Numa terra pequena, ao longo do tempo, foram dando muitos ramos e não conheço a descendência de todos. Uns assinaram Teixeira Coelho, outros Teixeira de Miranda, alguns Teixeira da Cunha ou ainda Teixeira de Mendonça. O tronco principal manteve Teixeira de Macedo durante algumas gerações.

Mas, sem datas não a posso ajudar.

Segundo percebo Francisco Teixeira (Coelho), mr. em Campo, é seu antepassado. Situe-o no tempo.

O Manuel Teixeira Coelho que refere, morador em Alfarela, quando viveu ?

Em Alfarela e aldeias vizinhas, na segunda metade do século XVIII, são já inúmeros os ramos que assinam Teixeira.

No entanto creio que os Teixeiras Coelho, que assinam aqueles apelidos desde meados do século XVIII, descendem todos do mesmo tronco.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259326 | drica71 | 25 jul 2010 17:17 | Em resposta a: #259310

Caro António Taveira

Obrigada pela resposta.

Na realidade, imaginava que sem as datas não me poderia ajudar. Esse Manoel Teixeira Coelho a que me refiro teria vivido em Alfarela na segunda metade do século XVIII. Encontrei o assento de batismo de uma de duas filhas - Angelica - em 15/01/1768, em Alfarela. Diz no seu assento que era filha legítima de Manoel Teixeira Coelho e Francisca Martins, do Campo, freguesia de Vreia de Jales. Por essa sua filha, sei também a sua filiação: Francisco Teixeira de Mendonça Coelho e Joanna de Meirelles.

Sobre esse senhor, isso é tudo que tenho, além do fato de ele ter sido padrinho de batismo de Luis Martins, irmão de Maria Thereza (minha parente direta). Os documentos disponíveis pelo ADVR estão muito deteriorados, daí a minha dificuldade de encontrar mais informações que me ajudem a estabelecer relações/entroncamentos.

Mas, o que me inquieta é o meu antepassado FRANCISCO TEIXEIRA. Ele casa-se com Maria Thereza (06/03/1788), fa. de Joam Martins e Maria Rodrigues, no Campo, em 08/05/1816. Era viúvo, portanto ali não tem sua filiação. Antes disso, encontrei a escritura de esponsais de casamento dele com Maria Thereza, em 26/07/1810.

Eles teriam três filhos - até onde pude encontrar por registros de casamento e nascimento de seus filhos.

Maria do Carmo, casa-se com Florentino Antonio (exposto), em 17/01/1848, no Campo. Nesse registro, consta que ela é filha legítima de FRANCISCO TEIXEIRA COELHO e Maria Thereza Martins.

Antonio Ancelmo, casa-se com Tereza Fernandes Capella, em 01/12/1848, em Cidadelha. Nesse registro, consta que ele é filho de FRANCISCO MARTINS TEIXEIRA e Maria Thereza Martins, do lugar do Campo, mas que teria nascido em Villa Maior, freguesia de Lobrigos.

Innocencia Candida Teixeira (minha tataravó), que não se casou, foi viver no Sobredo, onde nasceram seus quatro filhos, entre eles a minha bisavó, Violante Rosa, todos eles "filhos naturais".

Infelizmente, não encontrei o nascimento de nenhum deles, por haver lacunas na documentação. Já fiz o pedido ao ADVR e a pesquisa resultou nula. No assento de batismo de minha bisavó Violante Rosa, ele aparece apenas como Francisco Teixeira.

Além dessas derivações, há uma outra: no nascimento Roza da Conceição, fa. de Maria do Carmo e Florentino, são seus avós maternos FRANCISCO TEIXEIRA GONÇALO e Maria Thereza Martins. Isto me leva a crer, que sua mãe seria mesmo a Sra. Luiza Martins Gonçala. Mas são apenas suposições, pois não tenho nenhum documento que me ajude a comprovar esta hipótese.

Como minha pesquisa se faz a distância, com os documentos disponíveis on line pelo ADVR, acho que cheguei em um nó gordio. Por isso recorro à sua ajuda.

Desde já agradeço à sua atenção,

saudações luso-brasileiras

Adriana

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259381 | drica71 | 26 jul 2010 19:49 | Em resposta a: #259310

Caro António Taveira

Permita-me uma correção na informação que lhe enviei anteriormente. A referida Angélica, filha de Manoel Teixeira Coelho e Francisca Martins, nasceu em Campo, Vreia de Jalles. A data confere. A confusão se deu porque seu padrinho - José Teixeira de Mendonça Coelho (tabelião de notas e irmão de seu pai) - residia ele sim em Alfarela.

Como lhe mencionei, busco estabelecer relações desta família com meus parentes diretos (Francisco Teixeira e Maria Thereza Martins), estes do Campo, Vreia de Jales. Eu acredito que existam relações porque o meu 5o. avô, Francisco, assinava Teixeira (Coelho), sem o ser. Consta apenas que era filho de Luiza Martins Gonçala. (Aliás, encontrei hoje um assento de nascimento de um tal Francisco, filho natural de Luiza, filha legítima de Gonçalo Martins e Maria Gonçalves, em 02/11/1769, que, pelos elementos que tenho, julgo ser o próprio).

Como minha bisavô, neta de Francisco Teixeira, era reconhecidamente filha de um padre - ainda que não leve o seu nome ou que tenha havido qualquer reconhecimento oficial ao fato -, penso que talvez meu bisavô também o seja, ainda mais quando os elementos que tenho revelam que Manoel Teixeira Coelho tinha dois filhos padres e que andavam lá por Campo. Além disso, não são poucas as vezes em que os Teixeira Coelho estiveram presentes nas celebrações familiares de batismos e casamentos.

Mas, como já lhe disse, são apenas suposições.

Meus cumprimentos

Adriana

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259394 | tmacedo | 26 jul 2010 22:08 | Em resposta a: #259381

Cara Adriana:

Não tem, pelo que pude ver, nenhum registo que refira quem foram os pais de Francisco Teixeira. Nem em registos de seu casamento, nem em nascimento de seus filhos.

A presunção não chega em genealogia. Pode haver de facto uma relação familiar com aqueles outros Teixeiras Coelhos.

Para saber se esse assento de nascimento é do "seu" Francisco terá de ver se aquela Luiza, filha de Gonçalo Martins e Maria Gonçalves, é a chamada Luisa Martins "Gonçala". Não deve ser difícil pela consulta dos paroquiais.

O Francisco Teixeira, seu antepassado, teve algum filho ou neto que tenha seguido a carreira eclesiástica? Do seu casamento (parece que disse que casou em 1810) não houve filhos ?

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259416 | drica71 | 27 jul 2010 00:07 | Em resposta a: #259394

Caro Antonio,

Obrigada pela resposta.

Sim, o "meu" Francisco teve três filhos - até onde consegui recuperar. São eles: Innocencia Candida (minha trisavó), Maria do Carmo (ambas de Campo) e Antonio Ancelmo, nascido em Vila Maior, Lobrigos (informação esta constante em seu assento de casamento).

Porém não localizei, nos paroquiais, os assentos de batismo de suas filhas em Campo. Solicitei a busca ao ADVR, que também nada encontrou. Aliás, fui por eles informada que "a integridade documental da referida freguesia não contempla livros de registos de baptismos relativos ao período compreendido entre 1825/07/09 e 1827/10/17".

No caso de Antonio Ancelmo, o ADVR me informou que os assentos referentes ao período de 1812-1859 não se encontram incorporados àquele acervo e que é desconhecida a sua localização.

Ou seja, encontro-me em um beco sem saída. Mas não desistirei!

De qualquer maneira, agradeço imenso a sua atenção e ajuda.

Saudações,

Adriana

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259418 | tmacedo | 27 jul 2010 00:18 | Em resposta a: #259416

Cara Adriana:

Eu referia-me se encontrou o nascimento de algum filho dos casamentos de seu antepassado, Francisco Teixeira, um em 1810 e outro em 1816, se fixei bem o que disse.

Eu tenho dados do Francisco Teixeira de Mendonça Coelho, nascido na primeira metade do século XVIII, que refere numa sua mensagem. Está entroncado na minha árvore de Teixeiras de Macedo que se inicia cerca de 1500.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259420 | ANABESS | 27 jul 2010 00:24 | Em resposta a: #259418

Caro António Taveira,

Por acaso tem algo sobre um Vicente Teixeira filho de José Teixeira de Mendonça Capitão-Mor de Alfarela.

obrigado
abraço
Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259422 | tmacedo | 27 jul 2010 00:51 | Em resposta a: #259420

Caro Pedro Bessa:

Mando-lhe o que sei da descendência dos seus pais. A mãe pertence a um ramo por mim estudado.

8- D. Sebastiana Correia. Baptizada em 28.01.1666, pelo licenciado Manuel Pinto Pimentel. Foram padrinhos o padre Baltasar Borges, de Vilares e Isabel de Miranda mulher de José de Novais de S. Paio. Nasceu em 20.1. Casou com José Teixeira de Mendonça capitão-mor de Alfarela. José Teixeira de Mendonça recebeu c.b. (Colectânea, n-º 617) em 20.05.1701 (**). D. Sebastiana, viúva, faleceu em Alfarela em 29/11/1728.

9- João. Baptizado em 22.5.1684. Nasceu em 14.05. Foram padrinhos João Taveira Botelho e António Teixeira de Barros. Aquele deverá ser o padre João Taveira Botelho, abade de Guiães, F.S.O. Este poderá ser o António Teixeira de Barros, de Provezende.

9- José Teixeira de Mendonça. Baptizado pelo padre João Rebelo em 21.03.1694. Foram padrinhos Carlos Pinto da
Gama e sua mãe Maria Pinto. Casou com D. Maria Josefa.

9- Francisco Teixeira de Mendonça casado com D. Mariana Bernarda Casimira. FILHO -10- José Teixeira de Mendonça Coelho. Casou com D. Rosaura de Azevedo Souttomaior, de Celeirós.

9- frei Vicente da Natividade. Baptizado por frei Miguel de Mendonça, em 29/4/1691. Foram padrinhos António Pinto Pimentel, de Vilar de Maçada, e D. Madalena, mulher de Francisco Pereira Pinto, de Fiolhoso.

9- Maria. Baptizada em casa por seu tio Carlos Pinto da Gama em 16/2/1687.

9- António. Baptizado em casa em 4/12/1699, pelo rev.º padre frei Miguel de Mendonça.


(**) Nela se diz ser filho de João Correia Teixeira, de Roalde, e de s.m. D. Catarina Marreca e Zuniga. Neto paterno de Francisco Teixeira de Barros e de s.m. Filipa Correia de Mesquita (filha de Francisco Leitão de Mesquita e de s.m. Isabel Correia, naturais de Vila Real e neta paterna de Martim Teixeira e de s.m. Maria de Lemos). Neto materno de Francisco Ferrer de Zuniga e de s.m. Luis Ferrer, de Lisboa. Bisneto paterno de António Teixeira da Nóbrega e de s.m. Brites de Barros, naturais de Vila Real. Terceiro neto de Gaspar Teixeira, de Anta, e de s.m. Isabel Cão. Quarto neto de Gastão Teixeira, senhor da quinta de Anta, e de s.m. Joana Gonçalves.

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259424 | drica71 | 27 jul 2010 02:47 | Em resposta a: #259418

Caro António

INNOCENCIA CANDIDA (minha trisavó), MARIA DO CARMO e ANTONIO ANCELMO são filhos da união do "meu" Francisco Teixeira com Thereza Martins (minha tetravó).

No entanto, como mencionei, não encontrei estes assentos de nascimento. Encontrei os assentos de nascimento de seus netos, filhos Maria do Carmo e de Antonio Ancelmo, nascidos em Campo entre 1849 e 1861. Há um dado interessante nos assentos de nascimento dos filhos de Maria do Carmo: eles são netos paternos de FRANCISCO TEIXEIRA GONÇALLO. (De onde deduzi que ele poderia ser neto de GONÇALO MARTINS e que o nascimento encontrado, no ano de 1778, referia-se a ele)

Quanto aos filhos de Innocencia Candida nasceram em Vallongo dos Milhais, tenho os assentos, no qual ele figura apenas como FRANCISCO TEIXEIRA.

Dado que este "meu" Francisco Teixeira era viúvo quando se casou com minha tetravó, e pelos esponsais de casamento feitos entre Luiza Martins Gonçala e para casar seu filho com Angélica Martins, deduzo que dua primeira esposa seria Angelica Martins, filha de Manoel Martins Reis e Anna Maria Gomes, nascida e falecida em Campo (*29/10/1772; +26/03/1810). Não encontrei o assento de casamento de ambos, mas os esponsais datam de 1806. Nele há a informação que ambos são maiores de 25 anos. Ou seja, as datas são compatíveis às idades.

Dessa sua primeira união, teve um filho, Francisco José, nascido em 01/02/1808. Em seu assento de nascimento está: Francisco José, filho legítimo de Francisco Teixeira e Angelica Martins, do lugar de Campo, neto paterno de Luiza, solteira, e materno de Manoel Martins Reis e sua mulher Anna Maria. Franscico José casou-se com Isabel Carvalhais e dessa união nasceram, até onde consegui localizar, 07 filhos (entre os anos de 1832 a 1848).
A partir dos assentos de nascimento e casamento destes indivíduos, pude apurar que o nome do "meu" Francisco Teixeira, varia muito: FRANCISCO TEIXEIRA, FRANCISCO MARTINS TEIXEIRA, FRANCISCO TEIXEIRA GONÇALLO.

Daí, eu achar que ele pode ser o indivíduo que encontrei, filho natural de Luiza, filha legítima de Gonçallo Martins. Mas, como não tenho o assento de nascimento de seus filhos com Maria Thereza (mencionados no inicio), não posso afirmar, com certeza, que se trata da mesma pessoa. São fortes evidências, mas que podem ser apenas coincidências.

Quanto ao Francisco Teixeira de Mendonça Coelho seria ele tabelião de notas, filho de Manoel Teixeira Coelho e de Francisca Martins? Se for, ele é irmão de João Teixeira, casado com Maria José Affonso. Caso seja a mesma pessoa Há alguns entroncamentos com minha família (MARTINS), por casamentos.

Esse universo é muito interessante. Eu, para além das filiações, observo também as relações. Vício de origem - sou socióloga... Por isso que me chamou a atenção a família dos TEIXEIRA COELHO.

Acho que isto é tudo o que tenho por ora. Caso queira, me escreva um correio aalochearrobagmailpontocom que lhe envio meus apontamentos.

Saudações

Adriana

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259435 | ANABESS | 27 jul 2010 11:50 | Em resposta a: #259424

Cara Adriana,

A ser verdade o que o confrade António Taveira escreveu anteriormente que os Teixeira Coelho seriam um só tronco, é possível que a origem esteja no casal

Manuel Rodrigues Coelho cc Maria Teixeira em 1718, ele filho de Gonçalo Rodrigues e de Maria Coelho, ela do Padre Leonardo Teixeira, de Cidadelhe e de Domingas Moutinho, de Alfarela.

Os descendentes deste casal usaram Teixeira Coelho.

Cumprimentos

Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259443 | tmacedo | 27 jul 2010 15:39 | Em resposta a: #259435

Caro Pedro Bessa:

Eu não acompanhei as descendências dos Teixeiras ao longo do século XVIII. Só me interessaram épocas mais recuadas. Quero crer que os Teixeiras de Mendonça Coelho mantiveram o Teixeira de Mendonça, em detrimento do Coelho. A mulher de José Teixeira de Mendonça, capitão mor de Alfarela, é bisneta de Melchior Teixeira, antepassado meu. Como só desenvolvo as descendências até parentes no 4.º grau canónico de antepassados meus, parei nos filhos daquele casal. Ela era prima no 3.º grau canónico de Eusébio da Cunha Teixeira, meu antepassado. Ambos eram bisnetos de Melchior Teixeira e de Maria de Macedo.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259490 | ANABESS | 27 jul 2010 22:37 | Em resposta a: #259443

Caro António Taveira,

Antes de tudo agradeço a sua resposta ao Vicente Teixeira, como sempre impecável. Apareceu-me uma Genoveva Inácia que casou com Leonardo Teixeira Coelho em 1789, filha de Vicente Teixeira e de Maria Filipa.

As suas descobertas têm sido preciosas e extremamente precisas. Só agora estão disponiveis on-line os restantes livros de Alfarela e ando às voltas com tantos Teixeiras, Teixeira Coelho, Teixeira de Mendonça Coelho, da Cunha Teixeira e Teixeira de Miranda. Sem conseguir estabelecer qualquer parentesco entre eles.

Obrigado
abraço
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259492 | tmacedo | 27 jul 2010 22:54 | Em resposta a: #259490

Caro Pedro de Bessa:

Se quiser mais informação sobre os antepassados da Sebastiana Correia c.c. José Teixeira de Mendonça, diga.

O Vicente Teixeira, pai dessa Genoveva Inácia casada em 1789 com Leonardo Teixeira Coelho, não deverá ser o filho de José Teixeira de Mendonça. Pela cronologia parece ser difícil...

Se precisar de ajuda para o século XVII ou XVI, diga.

Vi o século XVIII em diagonal. O meu ascendente, José Teixeira da Cunha, filho de António da Cunha de Miranda e neto de Eusébio da Cunha Teixeira, saiu de Alfarela cerca de 1760 tendo casado em Gouvinhas.

"....ando às voltas com tantos Teixeiras, Teixeira Coelho, Teixeira de Mendonça Coelho, da Cunha Teixeira e Teixeira de Miranda. Sem conseguir estabelecer qualquer parentesco entre eles..." Tenho esses ramos entroncados no século XVII. Quer a ascendência de quem ?...Se for nascido no final do século XVII ou início de XVIII, devo tê-la nos meus dados.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259495 | ANABESS | 27 jul 2010 23:30 | Em resposta a: #259492

Caro António Taveira,

Consegui graças a si e ao confrade João Mamede completar os dados sobre o Padre Leonardo Teixeira, de Cidadelhe, um dos meus antepassados.
Como atrás referi, Maria Teixeira, filha do padre Leonardo Teixeira e de Domingas Moutinho, casou com Manuel Rodrigues Coelho em 1718, originando os meus Teixeira Coelho.

A minha maior questão prende-se exactamente com o século XVIII e com a junção do apelido Miranda aos Teixeira Coelho. Todos os descendentes de Leonardo Teixeira Coelho e de Genoveva Inácia usaram Teixeira Coelho de Miranda.

Obrigado
abraço
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259500 | tmacedo | 28 jul 2010 00:04 | Em resposta a: #259495

Caro Pedro Bessa:

O apelido Miranda é "intrínseco" aos descendentes de Melchior Teixeira e de sua mulher Maria de Macedo.

Não sei por onde lhes vem mas, uma filha deste casal, nascida cerca de 1570/1580, é referida como Catarina de Miranda. E as "Catarinas de Miranda" vão-se repetindo em vários ramos de descendentes daquele casal até ao século XVIII.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259671 | ANABESS | 30 jul 2010 22:34 | Em resposta a: #259500

Caro António Taveira,

Desculpe a minha insistência mas, por acaso apareceu-lhe uma Genebra da Cunha?

obrigado
abraço
pedro

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259672 | tmacedo | 30 jul 2010 22:39 | Em resposta a: #259671

Várias caro Pedro Bessa.

A qual se refere ?

A Genebra da Cunha mais antiga da linhagem que conheço nasceu cerca cde 1540 em Ribeira de Pena.

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259673 | ANABESS | 30 jul 2010 22:46 | Em resposta a: #259672

Pois já vi aqui na base de dados,
Apareceu nos óbitos em Alfarela (14/03/1746) uma Genebra da Cunha que deixou algo que não consegui perceber a seu sobrinho José Pinto de Barros, da Urea "e omais bem d'alma a seu sobrinho dito Padre Leonardo Teixeira"

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#259675 | tmacedo | 30 jul 2010 22:57 | Em resposta a: #259673

Caro Pedro Bessa:

Conheço as seguintes:


Genebra da Cunha Nunes, nasceu cerca de 1540 na casa do Outeiro em Ribeira de Pena. Casou com Diogo de Araújo, tabelião e capitão de ordenanças em Vila Pouca de Aguiar.

2.ª
Genebra da Cunha, neta paterna da primeira. Nascida em Vila Pouca de Aguiar, casada com Francisco Pereira Pinto, morgado de Fiolhoso.

3.ª
Genebra da Cunha, neta materrna da segunda. Nascida em Alfarela de Jales em 1666.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Genebra da Cunha

#259676 | tmacedo | 30 jul 2010 23:02 | Em resposta a: #259673

A terceira Genebra da Cunha era irmã de Comba Maria de Araújo. Baptizada em 15/12/1661. Foram padrinhos o vigário da Vreia, Francisco Ribeiro e Susana de Macedo, mulher de Gaspar Álvares Ferreira. Casou com seu primo Inácio Borges.
Estes foram pais de Leonardo Teixeira de Macedo, padre.


José Pinto de Barros era da Vreia de Jales

Resposta

Link directo:

RE: Genebra da Cunha

#259678 | tmacedo | 30 jul 2010 23:36 | Em resposta a: #259675

:::::::::::::::ERRATA:::::::::::::::::::

A Genebra da Cunha, n.º 2 é neta materna (e não paterna) da 1.ª

Resposta

Link directo:

RE: Genebra da Cunha

#259680 | ANABESS | 30 jul 2010 23:55 | Em resposta a: #259676

Obrigado mais uma vez, foi esclarecedor.
abraço
pedro

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#273513 | aroeira | 29 mar 2011 01:18 | Em resposta a: #259422

Meu caro
Ao "passear" pelos temas do Fórum, tive um sobressalto ao deparar com uma referência que me pode ajudar a esclarecer ou a complicar ainda mais a busca da ponta de um véu que há muito procuro sem êxito.
Eu explico: a casa de familia da minha mulher, em Celeirós do Douro - Sabrosa - Vila Real, data de 1792 e tornou-se residência da familia Pinto Vilar algum tempo depois da sua vinda de Vilar do Paraíso para o Douro, aquando do casamento do seu "patriarca" José Alvares Pinto Vilar, em 1788, com D. Helena Maria Leocádia Alves Ferreira, de Stª. Maria da Feira de Constantim.
A dúvida que me persegue é a de que aquela casa ostenta uma pedra de armas cuja carta de brasão foi concedida em 1796 pela rainha D. Maria l a D. Maria Teixeira Guedes, solteira, de Celeirós, possivelmente falecida em 10 Abril 1814 e cuja ligação à familia Vilar não vislumbro. Não estando disponíveis na net mais dados da senhora tentei os registos do marido e encontrei o seu óbito em 30 Maio 1844. Nome do viúvo: Luiz Teixeira de Mendonça Coelho. Será que vai entroncar nos dados por vós referidos? Se vai, quando casaram e o que terá acontecido para a casa ser cedida aos Vilar? Terá sido a morte da esposa em 1814?
Toda a ajuda é bem vinda
Cumprimentos
Vitorino Caeiro

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS GUEDES de Celeirós

#273519 | tmacedo | 29 mar 2011 03:35 | Em resposta a: #273513

Caro confrade Vitorino Caeiro:

A casa de Celeirós conhecida como do padre Fausto era dos Teixeiras Guedes de Celeirós. Foi adquirida pelos Vilares em meados do século XIX ao Dr. Manuel Teixeira Gudes da Veiga Cabral seu último proprietário.

O Luis Teixeira de Mendonça que refere era da vizinha quinta de Alfarela, em Celeirós. Esta quinta de Alfarela possui ainda hoje este nome porque os seus proprietários (no século XVIII) eram os "Teixeira de Mendonça Coelho" da antiga vila de Alfarela de Jales.

Julgo que a casa de José Alves Pinto Vilar em Celeirós fosse onde é hoje a casa dita do "conde do Bolhão". De facto Arnaldo Alves de Sousa Guimarães (filho do conde do Bolhão) casou com Maria Adelaide de Sousa Pinto Vilar neta de daquele José Alves. Julgo que após aquele casamento a casa terá sofrido obras de ampliação e foi colocado o brasão dos condes do Bolhão no portão da casa.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS GUEDES de Celeirós

#273525 | aroeira | 29 mar 2011 11:24 | Em resposta a: #273519

Caro confrade António Taveira
Muito obrigado pela sua rápida e preciosa informação, que me permite juntar várias pontas que andavam dispersas.

A primeira era determinar a época em que a casa do Padre Fausto, como bem refere, terá passado, e por que via, para a posse dos Vilares e testar a tradição oral de que a casa começou por pertencer aos irmãos António Aristides (pai do padre Fausto) e Constantino Pinto Vilar.

Outra dúvida era suscitada pelo facto dos 10 filhos de José Alves Pinto Vilar terem todos nascido e vivido algum tempo em Celeirós (alguns casaram e morreram lá) e tal não ser possivel na actual casa da familia.

Por outro lado, embora soubesse que Maria Adelaide S. P. Vilar viveu na "casa do conde do Bolhão", actual Centro de Dia de Celeirós, tal não me parecia razão suficiente para essa casa ser algumas vezes apresentada como a "Casa dos Vilares"; a sua possivel utilização pela familia a partir de José Alves Pinto Vilar torna mais convincente essa designação.

Se me permitir, voltarei a colocar-lhe dúvidas adicionais que me surjam, embora agora "ande" pelos outros ramos da familia: os Machados e Pimentéis de Alijó e Provesende, os Freitas e os Vaz Ferreira de Loivos, os Cascarejos da Régua, etc.
Cumprimentos
Vitorino Caeiro

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#273527 | abribas | 29 mar 2011 11:39 | Em resposta a: #273513

Caro Vitorino, fiquei bastante curioso com a sua mensagem.

Sou descendente do casal José Alves Pinto Vilar e Helena Maria Leocádia Alvares Ferreira, meus 6º avós. Sempre me intrigou o porquê da ligação destes Pinto, de Vilar do Paraíso, a Celeirós, e o casamento com Helena Maria, de Constantim.
A titulo de curiosidade envio-lhe link para a escritura de dote de casamento de Helena Maria com José, em 4 de Agosto de 1788, que parece indicar ele já deter propriedades anteriores em Celeirós:
Vila Real 4.º Ofício - Livro 062 – [1788-1789]
[002] – Dote de casamento que reciprocamente fazem José Alves Pinto Vilar e Helena Maria Leocádia
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-NOT-CNVRL4-001-062

Pergunto: é a sua mulher também descendente deste casal?

Fui procurar na minha base de dados por alguma referencia a D. Maria Teixeira Guedes e também não encontrei. Pelo lado de Helena Maria Leocádia existe uma ligação a Botelhos de Vila Pouca de Aguiar, através da irmã Ana Luisa Benedicta Alvares Ferreira, que dá origem aos Ferreira Botelho. Mas nada de Guedes. Dos outros irmãos dela, que são 8, apenas conheço a descendência directa de António José Alvares Ferreira em Constantim, mas também nada de Guedes.
A Guedes apenas encontro uma ligação posterior, através de uma filha desse casal, Matilde Júlia Felicíssima Alvares Ferreira Pinto Vilar, com o Morgado de Vila Cova, António Botelho Correia Guedes do Amaral, em 12.5.1819.

Se me quiser contactar diretamente o meu email é: abribas[arroba]gmail[ponto]com
Cumprimentos, António

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS GUEDES de Celeirós

#273531 | abribas | 29 mar 2011 12:08 | Em resposta a: #273525

Caro Vitorino,
Constantino, que eu saiba, foi o único filho que deixou descendência por Celeirós. Sobre ele tenho o seguinte:
Cavaleiro da Ordem de Nossa Sra. da Conceição de Vila Viçosa por carta de 10 de Maio de 1837. (Registo Geral de Mercês, D.Maria II, liv.6, fl.261v-262). Licenciado em Matemática pela Universidade de Coimbra onde se matriculou em 1822. Heróico combatente no Cerco do Porto ocupando o posto de oficial do regimento Caçadores 3. "... citado por editos em 22 de Janeiro de 1829. Emigrou; e fez parte do Exercito Libertador. No Cêrco do Porto prestou mui relevantes serviços á causa da liberdade, pela qual toda a sua casa, e familia soffreram muito. Acabada a lucta, deixou o serviço, sendo então official de Caçadores 3" (pag 293) in "Descripção Topographica de Villa Nova de Gaya acrescentada por Manoel Rodrigues dos Santos, Porto 1861" N’O Nacional de 18 de Novembro de 1846, é citado como Administrador do Concelho de Sabrosa e comandante de forças populares Patuleias.

O padre Fausto nasceu a 20.3.1867 em Sabrosa, filho de António Epaminondas Pinto Vilar (filho único de Constantino e de Inácia Rita Ferreira), e de Emília Ermelinda de Sousa Guimarães. Matriculou-se na Universidade de Coimbra em 1888, onde se licenciou em Teologia.

A Casa dos Vilares vem por esta via mas não é a casa de morada dos Pinto de Vilar, Casa de Celeirós, que será sim a casa posteriormente chamada de "casa do Conde do Bolhão".
Cmprts, António

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS GUEDES de Celeirós

#273556 | aroeira | 29 mar 2011 18:14 | Em resposta a: #273531

Caro António
Obrigado pelo contributo. Algumas informações eu já tinha, mas há sempre mais a acrescentar, como a da licenciatura em Matemáticas, por Coimbra, que desconhecia, e que a pouco e pouco vão preenchendo o puzle de memórias.

Quanto à descendência, posso acrescentar: O Constantino teve 2 filhos, o António Epaminondas (tb António Aristides) Pinto Vilar (1836-1900) e o dr. Constantino Alves Pinto Vilar (1840-1903) licenciado em Direito, que morreu solteiro.
O António Epaminondas, teve tb 2 filhos: o padre Fausto Pinto Vilar e a D. Luisa de Jesus Vilar. Esta fixou-se em Favaios e casou com José Teixeira Pinto Furtado e mais tarde com Joaquim César Pinto Furtado, tendo um total de 5 filhos que tiveram larga prole.
Quanto ao padre Fausto, pediu autorização para casar, o que não lhe foi formalmente concedido, mas foi-lhe manifestada "grande compreensão" pela sua paixão por D. Inocência dos Prazeres Freitas, filha de João António da Costa Freitas e Maria Angelina Vaz, de Loivos, onde era pároco, e de que resultou uma filha, nascida e criada em Celeirós, D. Celeste Freitas Vilar, com 97 anos e que está comigo, por ser a mãe de minha mulher, tb de Celeirós...

Cumprimentos
Vitorino

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#273561 | aroeira | 29 mar 2011 18:56 | Em resposta a: #273527

Caro António
Obrigado pelo magnifico documento e pelas dicas sobre os Guedes.
Vou aproveitar a sua sugestão.
Cumprimentos
Vitorino

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#292765 | Pean | 12 dez 2011 20:58 | Em resposta a: #259492

Caro António Taveira,

Júlio Teixeira, no seu título de "Teixeiras de Barros de Alfarela de Jales" filia D. Maria Teixeira de Barros casada com Francisco Lopes da Costa em Pedro Teixeira de Macedo e Francisca Correia. Sendo conhecedor da genealogia dessa zona, sabe informar-me da veracidade dessa informação e em que fontes se baseia?

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#292791 | tmacedo | 13 dez 2011 09:10 | Em resposta a: #292765

Cara confradessa Pean,

Conheço bem (são meus ascendentes) a ascendência e descendência do casal Pedro Teixeira de Macedo e Francisca Correia de Sá. Tiveram de facto uma filha Maria mas que faleceu solteira. Os erros de Júlio Teixeira nos seus ascendentes Teixeiras de Alfarela foram detectados por mim há 30 anos e estão identificados pelo prof. Luis Vaz de Sampaio no prefácio da 2.ª edição de "Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo".

Não tenho neste momento comigo os meus dados mas o dr. Júlio Teixeira descende por varonia do padre António da Cunha Teixeira (que foi genealogista local), filho daquele casal. É a única relação documentada entre aquele ilustre genealogista e o casal em apreço.

Quanto ao Francisco Lopes da Costa (se a memória não me atraiçoa) parece-me que ele é dito de Celeirós. Quanto à "D.ª" Maria Teixeira de Barros não pode ser a filha daquele casal pela razão apontada - os paroquiais de Alfarela não deixam margem para dúvidas. Depois de consultar os meus apontamentos poderei dizer-lhe mais qualquer coisa.

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#292871 | Pean | 14 dez 2011 13:01 | Em resposta a: #292791

Caro António Taveira,

Agradeço esta sua informação e alguma mais que sobre este casal me possa fornecer.

Melhores cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#292879 | tmacedo | 14 dez 2011 15:19 | Em resposta a: #292871

Caro confrade Pean,

Permita-me uma questão. Qual o casal sobre o qual lhe interessa informação ? Pedro Teixeira de Macedo e Francisca Correia ou Francisco Lopes da Costa e Maria Teixeira de Barros ?

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

P.S. desculpe a confusão na forma como o tratei em anterior mensagem. Uma amiga de uma minha filha tem um petit nom idêntico ao seu username o que me induziu em erro.

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#292908 | Pean | 14 dez 2011 23:37 | Em resposta a: #292879

Caro António Taveira,

O casal que me interessa é Francisco Lopes da Costa e Maria Teixeira de Barros.
Estes tiveram José Teixeira de Barros (alguma vez denominado José Teixeira de Mendonça) que casou provavelmente em Favaios com Guiomar Taveira Cabral, natural dessa freguesia. Estes tiveram larga descendencia em Favaios, assim como em Sanfins do Douro, Provesende, Cotas, Vilarinho de Cotas, Murça, etc.
Outros filhos do casal supra mencionado foram Luís Teixeira de Barros (referido por Júlio Teixeira) e também Francisca e Joana Teixeira madrinhas de alguns dos seus sobrinhos.

Com os meus melhores cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#293866 | tmacedo | 03 jan 2012 20:03 | Em resposta a: #292908

Caro confrade Pean,

Francisco Lopes da Costa e Maria Teixeira de Barros, se bem que os paroquiais de Vilarinho de São Romão (à qual Celeirós estava anexada) não o esclareçam, deverão ser de Celeirós, Vilarinho ou Provezende. Esclarecida a “confusão” de Júlio Teixeira naquela família (afinal a sua), “baralhando” a ascendência de Maria Teixeira de Barros com a de Maria Josefa Borges, só lhe posso dar a minha “opinião”. Uma impressão sem certezas. Que tanto lhe poderá dar novas pistas como aumentar a confusão...

Curiosamente os apelidos Mendonça Cabral (descendentes de Francisco Lopes da Costa?) mantiveram-se unidos em Celeirós e Provezende até ao século XIX.

Em Celeirós existe uma quinta de Alfarela, na posse da minha família desde a segunda metade do século XIX, que tem esse nome por ter pertencido (pelo menos desde finais do século XVII) aos morgados de Alfarela de Jales, os Teixeira de Mendonça. Estes descendem de D. Sebastiana Correia, de Alfarela, casada com José Teixeira de Mendonça, que foi capitão mor de Alfarela. Foram donos daquela quinta em Celeirós, terra onde um seu neto casou em Celeirós. Também daquele casal (José Teixeira-Sebastiana Correia), quando em 1684 baptizou um filho João, foi compadre um António Teixeira de Barros que creio ser de Provezende. Também em Vilarinho de S. Romão aparece em meados do século XVII um padre António Teixeira de Barros que não sei entroncar..

Finalmente aquele José Teixeira de Mendonça, casado em Alfarela com D. Sebastiana Correia, era de Roalde (aldeia de S. Martinho de Anta) e tinha ascendentes…Teixeira de Barros. A sua carta de brasão de 1701 esclarece a sua ascendência. Era filho de João Correia Teixeira, de Roalde, e de s.m. D. Catarina Marreca e Zuniga. Neto paterno de Francisco Teixeira de Barros e de s.m. Filipa Correia de Mesquita (filha de Francisco Leitão de Mesquita e de s.m. Isabel Correia, naturais de Vila Real e neta paterna de Martim Teixeira e de s.m. Maria de Lemos). Neto materno de Francisco Ferrer de Zuniga e de s.m. Luisa Ferrer, de Lisboa. Bisneto paterno de António Teixeira da Nóbrega e de s.m. Brites de Barros, naturais de Vila Real. Terceiro neto de Gaspar Teixeira, de Anta, e de s.m. Isabel Cão. Quarto neto de Gastão Teixeira, senhor da quinta de Anta, e de s.m. Joana Gonçalves.

A mulher de Francisco Lopes da Costa deveria descender de Francisco Teixeira de Barros (o apelido Mendonça deveria vir por sua mulher Filipa Correia de Mesquita), avô de José Teixeira de Mendonça.
A ligação deste presumível parente a Alfarela terá facilitado, ou propiciado, o casamento de seu filho naquela vila.

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#294033 | Pean | 05 jan 2012 18:26 | Em resposta a: #293866

Caro António Taveira,

Efectivamente, na ausência de registos paroquiais ou outros documentos que o comprovem, nada mais se pode fazer a não ser opinar sobre as referidas ascendências.
Muito agradeço esta sua opinião que me parece bastante plausível.

Com os melhores cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#298989 | coviantiga | 06 mar 2012 02:12 | Em resposta a: #293866

Caro António
Tenho vindo a seguir este tópico com muita atenção, porque me aparece no casamento do 8º filho de meu 6ºAvô
Francisco Paes do Amaral que casa em Alpedrinha em 1/1/1801 com Rosária Maria Alves de Proença 1 testemunha, que se chama José Cerveira e Alvares de Sousa.
Quando fui pesquisar este nome, encontrei aqui na Geneall varias pistas, todas ligadas a Alpedrinha e Fundão e até a uma coisa engraçada, embora possa não ter ligação.O pai da noiva é Francisco Álvares natural do lugar das Quartas, sitio do Álvaro e de Maria de S.Pedro, de Alpedrinha.
Sabe algo destes Alvares de Sousa ?.O confrade que abriu o tópico fala num nome muito parecido a este.
Experimente pôr José Cerveira Alvares de Sousa em busca e verá.
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#298993 | tmacedo | 06 mar 2012 10:13 | Em resposta a: #298989

Caro M. Campos,

Em Alfarela de Jales, na 2.ª metade de XVI existe um Luis Alvares de Sousa, tabelião, casado que foi com uma filha de Diogo Dias, o cheira dinheiro, x.n., de Vila Real. Luis Álvares, cuja descendência deixa de usar o Alvares, mantendo o Sousa e Alvim, é dito ter vindo de Marco de Canavezes ou de Baião [de memória não me recordo].

O apelido Cerveira é usado essencialmente junto à bacia do Douro, nas 2 margens, mas de Baião e Resende para jusante. Lamento não lhe poder prestar qualquer pista na sua busca.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRAS de Alfarela de Jales

#299042 | coviantiga | 06 mar 2012 21:14 | Em resposta a: #298993

Caro António
Obrigada pela sua resposta pode ser que ainda consiga saber mais alguma coisa
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#379352 | cchassot | 31 mar 2017 04:47 | Em resposta a: #126081

Prezados Confrades, Voces tem alguma informação em seus registros de Manoel José Martins e Thereza de Jesus que teriam batizado António José em 1882 em Vila Pouca do Aguiar? Preciso confirmar se ele é realmente o avo de meu marido, isto será muito importante. Grata se alguem tiver alguma informação.

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#428763 | pmbes | 09 nov 2020 17:59 | Em resposta a: #259492

Caro António Taveira

Ainda está no activo?

Cumprimentos

pedro bessa

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#428764 | tmacedo | 09 nov 2020 19:29 | Em resposta a: #428763

Caro Pedro Bessa,

Tem novidades das gentes de Vila Pouca de antanho?

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#428844 | pmbes | 12 nov 2020 19:04 | Em resposta a: #428764

Caro António Taveira

As minhas desculpas pela demora mas um imprevisto de última hora

Folgo em saber que continua no activo, espero que esteja bem. Tinha, depois de trocarmos a última mensagem, descoberto mais em Alfarela, infelizmente por várias razões não me foi possível voltar aqui.

A minha dúvida prende-se com o apelido Miranda, que se juntou aos Teixeira Coelho em Alfarela. A minha avó e irmãos ainda usaram o Miranda.

Alimentei durante estes anos a teoria de que Vicente Teixeira cc Maria Filipa seria Frei Vicente da Natividade baptizado em 1691 e daí a junção do Miranda(??). Na altura cronologicamente seria improvável como o António referiu e bem, no entanto...

Sei que o caro António viu o sec.XVIII em diagonal mas talvez me consiga ajudar a deslindar este mistério em torno dos meus Miranda.
Relembrando:

Padre Leonardo Teixeira teve de Domingas Moutinho
Maria Teixeira casou 1/06/1718 com Manuel Rodrigues Coelho seu primo em 3ªgrau, filho de Gonçalo Rodrigues e de Maria Coelho de Ureia. Tiveram:

-José Teixeira Coelho, nasceu a 8/07/1724 em Alfarela de Jales e foi baptizado a 16/07 pelo Padre António da Cunha Teixeira. Foram padrinhos Feliz José, Mestre Ferrador e Mariana, filha de António Teixeira e sm Maria Lourenço. (78)
Escrivão do Público.
Faleceu em Alfarela a 11/01/1763,
...“deixava o ofício de escrivão do público a seu filho mais velho Leonardo com a obrigação de amparar e fazer boa companhia a sua Mãe”. (146) c/ testamento.
Casou a 27/04/1749 em Alfarela de Jales com Catarina Martins da Costa, filha de Gonçalo Martins da Costa e de sm Maria Fernandes. Padre João de Sousa Magalhães e foram testemunhas Pedro Rodrigues, António de Meireles e José de Magalhães. Tiveram:

- Leonardo Teixeira Coelho, nasceu a 10/01/1747 em Alfarela de Jales e foi baptizado a 19/01 pelo Padre António da Cunha Teixeira. Foram padrinhos Leonardo Machado, de Alfarela e Maria Martins, filha de Tomé Martins e de sm Maria Jorge.

Casou 1ª vez a 30/05/1779 em Alfarela de Jales com Joaquina Maria. Neste assento de casamento faz menção a promessa de casamento entre Leonardo e Genoveva Inácia em Vila Real.
Joaquina Maria, nasceu em Alfarela de Jales a 9/?/1757 e foi baptizada a 13/pelo Padre João de Sousa Magalhães e foram padrinhos José Bernardo da Silva Fenebres e D. Francisca Engrácia mulher do Capitão – Mor José Pinto Pimentel. Filha de Maria da Encarnação e neta materna de Manuel de Chaves de Mesquita do lugar e freguesia de São Pedro de Cova?(Castelões) e de Ana Joana do lugar de Serdeira freg. do Santo Nome de Jesus.Maria Joaquina faleceu em Alfarela a 24/02/1787.

Leonardo Teixeira Coelho casou 2ª vez a 05/09/1789 em Alfarela de Jales com sua prima Genoveva Ignácia de Alfarela de Jales. Padre Domingos Manuel de Carvalho e testemunhas José Teixeira da Cunha e Barros, Fino José da Trindade e José Teixeira Coelho.

Não consegui apurar se do 1º casamento resultaram filhos, no entanto, Leonardo Teixeira Coelho foi tendo filhos com Genoveva Inácia até à data do casamento destes. Todos eles usaram Teixeira Coelho de Miranda. Inclusivé tiveram uma filha a quem deram o nome da 1ª mulher de Leonardo, Joaquina Maria.

Como aparece o Miranda?
Genoveva Inácia é filha de Vicente Teixeira cc Maria Filipa. As únicas referências a este casal que encontrei foram:
Tiveram um filho José, nasceu em Alfarela 11/11/1745 e foi baptizado a 21/11 pelo Padre Matias Machado e foram padrinhos José Machado de Vasconcelos e sm D. Maria de Mendonça, de Alfarela.
Maria Filipa viúva de Vicente Teixeira faleceu em Alfarela a 24/09/1776. 10 anos antes do casamento de Genoveva c Leonardo.
Vicente Teixeira cc Maria Filipa tiveram uma outra filha, Ana Joaquina, que foi baptizada em Alfarela a 27/03/1786 com +- 34 anos, no mesmo ano em que casou, com José Teixeira da Cunha e Barros.

Meu Deus, que história exaustiva, peço desculpa

obrigado
cumprimentos
Pedro

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#432202 | rbmc | 22 mar 2021 23:17 | Em resposta a: #126081

Caros todos,
não sei se este tópico ainda estará activo. Procuro saber mais sobre a ascendencia de Domingos Fernandes Jalles (https://geneall.net/en/name/562053/domingos-fernandes-jalles/). Nasceu em Vreia de Jalles e foi Sargento-mor de Ordenanças/Capitao-Mandante (depende dos documentos) da Vila de Alfarela, Escrivão da Câmara da Vila de Alfarela (27/04/1825).
Filho de André Rodrigues e Ana Ribeiro de Carvalho. Neto paterno de Lourenço Afonso e Isabel Rodrigues. Neto materno de Domingos Ribeiro e Maria Fernandes.
Fez justificação de nobreza e teve Carta de Armas em 26/8/1811 - Afonso (de Jorge Afonso) e Ribeiro.
Considerando esta data e a data de nascimento de uma sua bisneta, estimo que tenha nascido em torno a 1775-85.
Agradeço se tiverem informações que queiram partilhas.
Obrigado. Cumprimentos, Rui Castro

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#441191 | tmacedo | 29 mai 2022 09:02 | Em resposta a: #428844

Caro Pedro Bessa,

Por mero acaso só agora descobri esta sua questão que ficou sem resposta há ano e meio. Não sou notificado das respostas às minhas mensagens e não me apercebi da pergunta que fez. Peço-lhe desculpa.

Como lhe referi o apelido Miranda aparece ligado à descendência de Melchior Teixeira e de sua mulher Maria de Macedo, cujos filhos nasceram pelo último quartel do século XVI. Aparece logo numa sua filha, Catarina de Miranda, e vai-se repetindo ao longo das gerações nos vários ramos descendentes.
É pois um apelido usado episódicamente por todos os Teixeiras das terras de Jales e de Aguiar da Pena que descendem daquele casal.

No caso dos que refere, os Teixeira Coelho de Miranda de final de XVIII, virá, muito provavelmente, pelo padre Leonardo Teixeira - cuja ascendência desconheço - ou pelo Vicente Teixeira, sogro de Leonardo Teixeira Coelho.

O José Teixeira de Barros e Cunha que refere, é neto paterno do padre António da Cunha Teixeira irmão inteiro do meu antepassado, Eusébio da Cunha Teixeira. Este último casou com uma sua prima no 3.o e 4.o grau de consanguinidade, Catarina de Miranda, filha de Luís Teixeira de Miranda. Este último neto paterno da Catarina de Miranda, filha do casal Melchior Teixeira-Maria de Macedo, já referida.

Se pretender, posso-lhe fazer uma lista de todos os Mirandas, descendentes daquele casal do século XVI que refiro no início.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#441192 | tmacedo | 29 mai 2022 09:14 | Em resposta a: #432202

Caro confrade Rui Castro,

Vou ver o que tenho sobre Domingos Fernandes Jalles. Perdoe-me a questão mas de qual bisneta tem informações ?

Alguma da sua descendência ligou-se a meus familiares e possuo alguns dados dela.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#441201 | João Mamed | 29 mai 2022 19:59 | Em resposta a: #441191

Caro António Taveira

Pe. Leonardo Teixeira, batizado em Alfarela a 6/9/1666, filho de André Martins, de S. Sebastião de Carva, Murça, e de sua mulher Ana Teixeira, de Vilar de Maçada, neto paterno de Domingos Martins e de Ana Martins, neto materno de Domingos Luís e de sua mulher Brites Teixeira, esta filha de Gonçalo Rodrigues e de sua mulher Ana Teixeira, do lugar de Serradela, Vilar de Maçada.

Um abraço
João M.

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#441202 | tmacedo | 29 mai 2022 21:25 | Em resposta a: #441201

Caro João Mamede,

Obrigado pela sua intervenção.

Quando disse que não conhecia a ascendência do padre Leonardo Teixeira queria-me referir ao seu entroncamento nos Teixeiras. Conheço há muitos anos a sua inquirição de genere como muitas outras do termo de Jales. Nela é dito que seus avós maternos, Domingos Luis e Brites Teixeira, eram de Senradela, Vilar de Maçada. Sendo a mãe da Brites Teixeira irmã de um mártir do Japão da Companhia de Jesus.
Mas julgo que não são ditos os nomes dos pais da avó materna.
Como chegou a eles ?

Cumprimentos
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#441207 | João Mamed | 30 mai 2022 08:34 | Em resposta a: #441202

Caro António Taveira

No período de 1595 a 1613 apenas foram batizadas 4 Brites em Vilar de Maçada. Esta Brites, que eu tenho como bisavó do Pe. Leonardo, é a única das 4, em que um dos pais têm o apelido Teixeira. Pela data, penso que encaixa bem. E o nome da filha é Ana, igual ao da avó...
Na minha mensagem anterior devia ter feito esta ressalva.

Brites batizada no dia 20/01/1599, filha de Gonçalo Rodrigues (+ 20/10/1627 Vilar de Maçada) e de sua mulher Ana Teixeira, moradores em Senradela.

Um abraço
João M.

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#441208 | João Mamed | 30 mai 2022 08:36 | Em resposta a: #441207

E das 4 é a única de Senradela.

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#441211 | tmacedo | 30 mai 2022 15:22 | Em resposta a: #441207

Caro João Mamede,

Obrigado por mais estas informações.

Tinha algumas esperanças, pela ligação entre Jales e Vilar de Maçada e pela descendência de Brites Teixeira se ter fixado em Jales, que esta poderia descender de Melchior Teixeira e Maria de Macedo.
Para mais, só detectei 6 filhos de Melchior Teixeira e ele teve onze.

Pelos dados que nos dá acho muito difícil que a Ana Teixeira que c.c. Gonçalo Rodrigues, moradores em Senradela, seja filha daquele casal.

Um abraço,
António

Resposta

Link directo:

Fernandes Jales

#441323 | tmacedo | 07 jun 2022 10:01 | Em resposta a: #432202

Caro confrade Rui Castro,

Domingos Fernandes Jales nasceu no lugar da Quintã em 15.07.1757. Foi baptizado em casa por necessidade por Domingos Fernandes Jales, irmão de seu pai. Recebeu os Santos Óleos na igreja da Vreia de Jales a 17.08.

Uma sua filha, D. Maria da Graça Fernandes Jales, casou na Vreia de Jales em 22.05.1834 com João José Afonso, de Ribalonga, irmão inteiro de minha 4.a avó - D. Maria Afonso de Sousa Borges.
João José Afonso e D. Maria da Graça tiveram:
--- Manuel Inácio Fernandes Jales. Nasceu em Ribalonga no dia 10.06.1834 e foi baptizado no dia 18. Foram padrinhos o padre Manuel Inácio Fernandes Jales e sua irmã D. Teresa do lugar da Quintã, Vreia de Jales. Casou em Telões em 08.03.1855 com D. Maria da Glória Borges da Guerra, filha de Manuel José Borges Fernandes, de Telões, Cavaleiro da Ordem de Cristo por carta de D. Maria II de 21.06.1853, e de sua mulher, Zeferina Rita de Sousa Guerra, de Adagói, Capeludos. Foi celebrante o Dr. Francisco José Borges Fernandes, prior de S. Martinho de Anta. Moraram em Telões.
--- D. Teresa Joaquina Fernandes Afonso. Nasceu em Ribalonga no dia 23.12.1835 e foi baptizada no dia 02.01. Foram padrinhos o padre Manuel Inácio Fernandes Jales e sua irmã D. Teresa Perpétua, da Quintã, Vreia de Jales. Casou em 02.02.1861 em Ribalonga com Francisco Manuel Portela, do Pópulo, filho de Francisco Manuel Portela, e de sua mulher Maria José.
--- João Inácio Fernandes Afonso. Nasceu em Ribalonga no dia 27.11.1837 e foi baptizado no dia 03.12. Foram padrinhos o padre Manuel Inácio Fernandes Jales e sua irmã D. Teresa Perpétua, da quintã, Vreia de Jales. Padre. Teve inquirição de genere em 1863.
--- José Inácio Fernandes Afonso. Nasceu em Ribalonga no dia 04.10.1839 e foi baptizado no dia 12. Foram padrinhos o padre Manuel Inácio Fernandes Jales e sua irmã D. Isabel Fernandes Jales, do lugar da Quintã, Vreia de Jales. Casou em 27.02.1861 em Ribalonga com Maria Emília Pinto, de Ribalonga, filha de José Rodrigues Reverendo e de sua mulher Maria Pinto.
--- D. Ana Emília Fernandes Afonso. Nasceu em Ribalonga no dia 22.11.1841 e foi baptizada no dia 28. Foram padrinhos o padre Manuel Inácio Fernandes Jales e sua irmã D. Teresa Perpétua, da quintã, Vreia de Jales. Casou em Ribalonga em 31.05.1865 com José Joaquim Pereira da Silva, de Soutelo de Aguiar, filho de António José Pereira da Silva e de sua mulher Catarina Teresa. Moraram em Soutelo de Aguiar. Ana Emília faleceu em Soutelo em 05.09.1919.
--- António José Fernandes Afonso. Padre. Nasceu em 21.04.1845 no lugar da Quintã e foi baptizado na igreja da Vreia de Jales no dia 28 sendo padrinhos António José Fernandes Jales, da Quintã e Feliciana Alves Afonso, de Ribalonga. Inquirição de genere em 1869. Faleceu em 08.10.1915.
--- Francisco José Fernandes Afonso. Nasceu em 19.01.1848 no lugar da Quintã e foi baptizado na igreja da Vreia de Jales no dia 26 sendo padrinhos D. Feliciana Alves Afonso e seu irmão António Joaquim Afonso por procuração que mandaram a seus sobrinhos Manuel Inácio Fernandes Afonso e D. Teresa Joaquina Fernandes Afonso, irmãos do baptizado. Casou em 16.10.1869 em Ribalonga com Luisa Pinto, filha de José Rodrigues Reverendo e de sua mulher Maria Pinto, de Ribalonga.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#443539 | JoãoGaspar | 08 out 2022 19:26 | Em resposta a: #126081

Caros Confrades,

Recentemente deparei-me com um ramo de Vila Pouca de Aguiar, Pensalvos.
Pela ausencia de paroquiais preciso da vossa ajuda:

07.JULHO.1780, Santiago de Torres Novas
(Rosa) Maria de Sena Pinto
filha de
Bernardino de Sena Pinto de Chaves () cc Joana Eufrasia Rodrigues da Costa
Casamento em 27.maio.1779
ele natural de lisboa, Encarnação
ela da Ribeira Branca, Freg. Nª Srª da Conceição, Torres Novas
José Pereira , desta Vila e Nossa Senhora madrinha.
Pe Manuel da Silva de Noronha
PT-TT-PRQ-PTNV14-001-00016_m0056.tif

31.maio.1759
Bernardino de Sena Pinto de Chaves
filho de
Caetano Pinto cc Maria da Luz do Espirito Santo
ele de Vila Pouca de Aguiar, Pensalvos
ela de Sao Nicolau de Lisboa
casaram na Pena, Lisboa em 31.agosto.1748
ele viuvo de Antónia da Assunção
ela filha de
Sebastião Rodrigues cc Eufrásia Maria da Costa
de Ribeira Branca, Torres Novas

Caetano Pinto foi filho de
João de Chaves cc Catarina Pinto
Santa Eulália de Pensalvos, Vila Pouca de Aguiar
Não da para recuar por falta de paroquiais

29.Maio.1719
faleceu
José de Chaves, solteiro
filho de
João de Chaves cc Catarina Pinto
PT-ADVRL-PRQ-PVPA08-003-035_m0008.tif

Ora alguém reconhece estas familias Chaves e Pinto?

Cumprimentos
João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#445886 | avvaraujo | 15 fev 2023 13:44 | Em resposta a: #126081

Prezados,

Sou brasileiro e estou em busca de informações sobre minha ascendência.

Cotejando informações de diversas fontes, descobri que possuo um ascendente chamado Domingos Fernandes Moreira. No respectivo registro de óbito consta:

"Aos 25 de Julho de 1781 falleceu da Vida prezᵉ Sem Sacramᵗᵒ Repentinamᵗᵉ Domᵒˢ Frz' Mor.ª homen branco Cazado com [corroído] da Sylva morador na Sua fazenda do Capam, Destr. desta Freg. de Santo Antonio do Corvello, natural da Villa de Alfarella de Nossa Senrª do Rozario, comarca de Villa Real, Arcebispado de Braga, filho legítimo de Domingos Frz', e de Izabel Frz' já defuntos. Foy Sepultado dentro da Capella de Nossa Senrª das Maravilhas Morro da Garça filial desta Matriz, amortalhado em mortalha branca acompanhado [?] de mª Licª pello P. Francisco Jozé Roiz' e eu lhe dei a Missa de Corpo prezᵉ na frª do Seu Testamento na qual deyxou a Seus Filhos por herdeyros".

Assim, solicito os préstimos dos senhores no sentido de me ajudar a identificar se a referida "Villa de Alfarella" corresponderia à freguesia de Alfarella de Jalles, Vila Pouca de Aguiar. Se positivo, há meios de localizar o registro de baptismo?

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#445887 | tmacedo | 15 fev 2023 14:05 | Em resposta a: #445886

Caro confrade,

Vila de Alfarela é sem dúvida Alfarela de Jales. Mas deve haver algum erro no pároco que redigiu o assento que transcreveu.
A paróquia de Alfarela de Jales, criada no século XVI tem como orago O Divino Espírito Santo.
A antiga paróquia - anterior a essa criaçäo - tinha por igreja Nossa Senhora da Vreia de Jales.
Da divisão dessa paróquia resultou no século XVI, como foi dito, a paróquia de Alfarela.
Assim julgo que o seu ascendente nasceu na freguesia da Vreia de Jales no termo da vila de Alfarela de Jales.
Cump.
A. T.

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#445888 | tmacedo | 15 fev 2023 14:11 | Em resposta a: #445887

adenda:
Se o erro do pároco foi outro - na indicação do padroeiro da igreja - e o seu antepassado nasceu na freguesia de Alfarela (orago Divino Salvador) é de considerar que o apelido Moreira que lhe atribui tenha a sua origem na aldeia de Moreira de Jales que pertence à paróquia de Alfarela.

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#445889 | saintclair | 15 fev 2023 14:11 | Em resposta a: #445886

-Domᵒˢ Frz' Mor.ª homen branco Cazado, teria nascido por volta 1700 +/-, [se faleceu na casa 80 anos]

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1091722
-
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1091724
https://tombo.pt/f/vpa02
Sc.

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#447197 | avvaraujo | 20 abr 2023 14:26 | Em resposta a: #126081

Caríssimos,

Agradeço as valiosas contribuições.

Efetuei uma pesquisa nos livros de registro de baptismos e casamentos de Alfarela, no período compreendido entre 1696 e 1744. Infelizmente, não obtive sucesso em encontrar uma correspondência exata. No entanto, localizei dois registos relacionados com o casal Domingos Fernandes e Isabel Fernandes, residentes em Moreira:

a) Registo de batismo de Maria, filha de Anna (solteira), filha de Domingos Fernandes e Isabel Fernandes (1735). Nesta data, Domingos já tinha falecido: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1091724&FileID=PT-ADVRL-PRQ-PVPA02-001-001_m0105.tif

b) Registo de casamento da filha, Joanna Fernandes, em 1736 (https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1366622).

Em relação a este registro de 1707, fiquei com algumas dúvidas, uma vez que não consegui decifrá-lo com clareza: https://i.imgur.com/5PBw9fT.png . Não sou perito em paleografia (de facto, aprendi bastante durante a pesquisa no livro), contudo, reparei que a abreviatura "Dᵒˢ" era frequentemente utilizada para "Domingos" na época. O problema é que não consegui entender o nome dos pais. O nome da mãe parece ser Izabel.

Tendo em consideração as observações pertinentes e inteligentes do prezado tmacedo, suspeito que o Domingos Fernandes que procuro seja irmão de Anna e Joanna e que tenha adotado o apelido "Moreira" após emigrar para o Brasil. Nesse caso, é possível que exista algum registo relativo a ele.

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#447202 | ADB | 20 abr 2023 22:12 | Em resposta a: #447197

Caro avvaraujo

Esse batismo é o do Domingos, filho de Domingos Fernandes e Isabel Fernandes. Como muitos outros, terá passado a usar o "Moreira", lugar de onde era natural. Aí está a sua correspondência exata ...

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#448316 | lhfalves | 20 jun 2023 03:06 | Em resposta a: #126081

Saudações a todos.
Peço desculpas se postei em tópico incorreto.

Estou buscando informações sobre dois portugueses ( meus bisavós) JOSE MARIA ALVES e sua cônjuge EMILIA MACHADO.
Pelos registros localizados dos filhos, habitaram a região de Bragado, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Portugal em período anterior a 1882.


O Sr JOSE MARIA ALVES , pelo registro ( https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:WYLQ-JST2), teria falecido com 31 anos em 21/04/1925 no Brasil/Rio de Janeiro. Contudo essa data me deixa dúvida, pois teria nascido em 1894. Contudo seu primeiro filho nasceu em 1882.
Até o momento , não localizei referências ao seu nascimento e da cônjuge EMILIA MACHADO.

Localizei o registro de seus 4 filhos:

1-Fulgencio Alves :
Nascimento: 7 Jan 1882, Bragado, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Portugal (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:KNGW-SRK) .

2- João Manoel Alves (meu avó) :
Batizado: 30 de novembro de 1884, Bragado, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Portugal (https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1092003 m0024.tif (n.º 32 - João) - Referencia: PT-ADVRL-PRQ-PVPA04-001-019)
Registro de Óbito (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:79V6-CVT2) , Dia 13/03/1945 as 6H, Santa Casa de Misericordia, Mecânico, Natural de PORTUGAL, residente ESTR DE ENGENHO NOVO 40 REALENGO, 60 anos, deixou 8 filhos, sendo 3 maiores de idade.

3- JOÃO JOSE DIAS:
Data de Nascimento desconhecida. Casado com ELISA AUGUSTA ALVES, Nascida em 22 de março de 1887, Bragado, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Portugal ( fonte: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:6NXV-1S33)

4- Antonio Jose Alves:
Nascimento em 1894. Falecido em 21/04/1925. Fonte (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:WYLQ-JSPZ)

Qualquer informação adicional será muito bem-vinda.
Agradeço antecipadamente.

Att,
Luiz Henrique

Resposta

Link directo:

Vila Pouca de Aguiar

#448324 | JoãoGaspar | 20 jun 2023 10:04 | Em resposta a: #126081

Caros Confrades,

Recentemente deparei-me com um ramo de Vila Pouca de Aguiar, Pensalvos.
Pela ausencia de paroquiais preciso da vossa ajuda:

07.JULHO.1780, Santiago de Torres Novas
(Rosa) Maria de Sena Pinto
filha de
Bernardino de Sena Pinto de Chaves () cc Joana Eufrasia Rodrigues da Costa
Casamento em 27.maio.1779
ele natural de lisboa, Encarnação
ela da Ribeira Branca, Freg. Nª Srª da Conceição, Torres Novas
José Pereira , desta Vila e Nossa Senhora madrinha.
Pe Manuel da Silva de Noronha
PT-TT-PRQ-PTNV14-001-00016_m0056.tif

31.maio.1759
Bernardino de Sena Pinto de Chaves
filho de
Caetano Pinto cc Maria da Luz do Espirito Santo
ele de Vila Pouca de Aguiar, Pensalvos
ela de Sao Nicolau de Lisboa
casaram na Pena, Lisboa em 31.agosto.1748
ele viuvo de Antónia da Assunção
ela filha de
Sebastião Rodrigues cc Eufrásia Maria da Costa
de Ribeira Branca, Torres Novas

Caetano Pinto foi filho de
João de Chaves cc Catarina Pinto
Santa Eulália de Pensalvos, Vila Pouca de Aguiar
Não da para recuar por falta de paroquiais

29.Maio.1719
faleceu
José de Chaves, solteiro
filho de
João de Chaves cc Catarina Pinto
PT-ADVRL-PRQ-PVPA08-003-035_m0008.tif

Ora alguém reconhece estas familias Chaves e Pinto?

Cumprimentos
João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 17:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen