Familia Niza

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Niza

#126184 | diogopp | 28 ago 2006 14:01

Caros Confrades,

Sou portador do apelido Niza, gostaria de saber se alguém tem conhecimento das origens deste apelido, se alguém tem dados, ou algo para partilhar.
Não tenho conhecimento de outra familia Niza que não a minha. Seria muito interessante saber a distribuição geografica de todos os que descendam deste apelido.

Muito obrigado, cumprimentos
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#126251 | diogopp | 28 ago 2006 21:52 | Em resposta a: #126184

renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#126266 | tmacedo | 28 ago 2006 22:39 | Em resposta a: #126184

Caro Diogo Pinheiro Paiva:

O apelido é com toda a certeza de origem toponímica. Em Vila Real, na casa de Lordelo existe desde finais do século XV ou inícios do seguinte. Um Fernão de Niza, escudeiro da casa de Vila Real, lá deixou descendência que usou os apelidos Niza da Mesquita Pimentel. Veja a obra do Dr. Júlio Teixeira - Fidalgos e Morgados ... Estes tinham sepultura privativa no mosteiro de S. Domingos de Vila Real.
Com os melhores cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#126274 | tmacedo | 28 ago 2006 23:12 | Em resposta a: #126184

Caro Diogo Pinheiro Paiva :
Pero de Niza, filho de Fernão de Niza e de sua mulher Maria Vaz, de S. Dinis de Vila Real, recebeu ordens menores em 1478.
Fernando, filho de Pero de Niza (que é com certeza o acima referido) e de sua mulher Isabel da Mesquita, de S. Dinis de Vila Real, recebeu ordens menores em 1504.

Com os melhores cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#126297 | diogopp | 29 ago 2006 02:51 | Em resposta a: #126274

Caro António´Taveira,