Familia Niza

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Niza

#126184 | diogopp | 28 ago 2006 14:01

Caros Confrades,

Sou portador do apelido Niza, gostaria de saber se alguém tem conhecimento das origens deste apelido, se alguém tem dados, ou algo para partilhar.
Não tenho conhecimento de outra familia Niza que não a minha. Seria muito interessante saber a distribuição geografica de todos os que descendam deste apelido.

Muito obrigado, cumprimentos
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#126251 | diogopp | 28 ago 2006 21:52 | Em resposta a: #126184

renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#126266 | tmacedo | 28 ago 2006 22:39 | Em resposta a: #126184

Caro Diogo Pinheiro Paiva:

O apelido é com toda a certeza de origem toponímica. Em Vila Real, na casa de Lordelo existe desde finais do século XV ou inícios do seguinte. Um Fernão de Niza, escudeiro da casa de Vila Real, lá deixou descendência que usou os apelidos Niza da Mesquita Pimentel. Veja a obra do Dr. Júlio Teixeira - Fidalgos e Morgados ... Estes tinham sepultura privativa no mosteiro de S. Domingos de Vila Real.
Com os melhores cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#126274 | tmacedo | 28 ago 2006 23:12 | Em resposta a: #126184

Caro Diogo Pinheiro Paiva :
Pero de Niza, filho de Fernão de Niza e de sua mulher Maria Vaz, de S. Dinis de Vila Real, recebeu ordens menores em 1478.
Fernando, filho de Pero de Niza (que é com certeza o acima referido) e de sua mulher Isabel da Mesquita, de S. Dinis de Vila Real, recebeu ordens menores em 1504.

Com os melhores cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#126297 | diogopp | 29 ago 2006 02:51 | Em resposta a: #126274

Caro António´Taveira,

É de facto interessante o que me conta. A familia Niza, cujo nome sou portador é uma familia que so agora vou começar a estudar. Não deixa de ser interessante tendo em conta que devemos ser muito poucos os portadores deste apelido e que pelo menos o meu ramo ascendente (que eu conheço) é originário de Campo Maior, pensar que a possibilidade de haver ligação com as pessoas que refere é muito provável!

Fico-lhe muito agradecido pelos dados que me forneceu, se souber mais alguma coisa agradeço-lhe que o partilhe comigo! Tem conhecimento da existência de várias familias Niza? Estou certo quando afirmo que é um apelido invulgar não?

Cumprimentos, muito, muito obrigado,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#310507 | José Rolão | 21 jul 2012 12:55 | Em resposta a: #126297

bem tambem sou portador do nome Niza, e gostava de saber mais sobre as origens deste nome, pelo que sei a minha familia Niza provem de terras do alentejo, havendo uma grande concentração de elementos da mesma durante o sec XX em cabeço de vide, pertencente ao conselho de fronteira, hoje em dia muitos continuam nessa mesma terra, embora a maior parte esteja espalhada pela margem sul do tejo, lisboa , sintra e arredores.
Nota: sei tambem que alguns elementos da minha familia apresentao-se nizas com "s" ou seja Nisa ( devido a acordo outograficos da respetiva epoca), contudo segundo me contam o nome original é Niza.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#310778 | diogopp | 25 jul 2012 23:06 | Em resposta a: #310507

Boa noite,

O meu ramo Niza vem da parte que tenho conhecimento todo da vila de Campo Maior...tenho alguns elementos relativos a esse ramo que investiguei e que caso lhe interessem lhe posso facultar. O meu Niza é o Niza de José Niza, compositor conhecido, primo direito da minha mãe, filho de uma irmã da minha avó, que sendo Niza por parte materna, sempre usou este apelido por a familia Niza ser há várias gerações muito ligada à música.
O meu trisavô José Augisto de Bastos Gonçalves Niza, foi há época um compositor conhecido na vila de Campo Maior, tendo dirigido uma orquestra da vila e tendo também sido Presidente da Câmara desta localidade (no final do século XIX).

Consta aqui:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=520153
Bem como uma parte grande da sua ascendência e descendência.

Na minha familia todos (incluindo eu) usamos o apelido Niza com z.

Aguardo o seu contacto,
Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#310798 | José Rolão | 26 jul 2012 11:16 | Em resposta a: #310778

Boa tarde,

agradecia entao, e caso fosse possivel que me faculta-se tais informaçoes para o seguinte e-mail :josediogobb@gmail.com,

eu entretanto tambem vou envestigar o ramo da familia niza do qual faço parte , e caso lhe interesse tambem lhe poderei facultar.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#310823 | f4b2 | 26 jul 2012 20:09 | Em resposta a: #310778

Caro Diogo Pinheiro

Deixo-lhe estas notas que retirei do Anuário de Portugal de 1909,cito:

- JOSÉ GONÇALVES NIZA - Administrador da Administração do Concelho de Campo Maior,Lavrador,Agricultor e Productor de Cereais,Azeite e Vinho em Campo Maior,1909

- JOÃO AUGUSTO de SOUZA NIZA - Praticante da Repartição de Fazenda de Campo Maior em 1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#310983 | diogopp | 29 jul 2012 21:32 | Em resposta a: #310823

Boa noite,

Muito obrigado pelas informações partilhadas, tratam-se do meu bisavô e do meu trisavô.

Cumprimentos,

Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Niza

#310984 | diogopp | 29 jul 2012 21:33 | Em resposta a: #310798

Boa noite,

Não tenho neste momento dos registos comigo, logo que possível envio-lhe tudo.
Se entretanto descobrir coisas fico à espera de notícias suas!

Obrigado, cumprimentos,
Diogo Paiva

Resposta

Link directo:

Familia Niza

#357390 | Amasouza | 09 mai 2015 22:16 | Em resposta a: #310798

Boa Noite!

O meu nome é Amarildo, e a minha finada avo se chama Felicia Moreira Niza e minha bisavvo tinha o nome de Clara Niza, ambas eram de Januaria - cidade localizada na divida entre os estados de Minas Gerais e Bahia. Será que temos algum parentesco em comum..? Por favor me retorne o contato assim que possivel, pois estou em busca da descedencia da familia.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 08:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen