Qual a origem / DE SÀ

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Qual a origem / DE SÀ

#126302 | Jogmar | 29 ago 2006 07:18

Tenho andado a investigar um ramo familiar com origem para já em Santo André de Palme e Fragoso concelho de Barcelos onde ja vou nos anos de 1700 e quase a totalidade desses nomes terminam em DE SÁ, será que alguem me puderá dar uma explicação para tal?
Desde já ficarei grato pela ajuda.
Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#126308 | RCCORREIA | 29 ago 2006 10:27 | Em resposta a: #126302

Isto deve responder ao que procura

http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=819

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#126394 | Jogmar | 29 ago 2006 22:30 | Em resposta a: #126308

Desde já lhe fico muito grato pela ajuda e atenção prestadas.
No entanto se alguem tiver mais alguma dica ou ligação a este ramo familiar ao qual pelos visto pertenço pois o meu pai que ainda e vivo e todos os irmãos ainda conservam no seu nome de baptismo De Sá ficarei grato.

Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#126817 | Jogmar | 31 ago 2006 21:50 | Em resposta a: #126302

Alguem mais que tenha lago sobre este ramo familiar?

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127242 | Jogmar | 03 set 2006 00:09 | Em resposta a: #126302

Origem desta familia? Centra-se e como já disse pelo menos até agora e segundo investigação minha no A.D.de B em S. andré de Palme e Fragoso concelho de Barcelos já tive aqui ajuda de um caro confrade mas se mais alguem puder contribuir com algo mais ficarei grato.

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127432 | Aqua | 04 set 2006 16:16 | Em resposta a: #127242

Olá,

Eu também tenho o apelido Sá e ando a pesquisar este ramo familiar há vários anos. O último antepassado que encontrei a usar este apelido nasceu na década de 1670 em Laúndos, Póvoa de Varzim. Julgo que os antepassados mais próximos dele (pai e avô) não utilizaram o apelido, por motivo que desconheço. Tenho a certeza de que todos os Sás de Laúndos provêm de uma única família. Dada a proximidade do local em questão com Barcelos (de facto, no século XIX, Laúndos pertencia ao concelho de Barcelos), pergunto-me se haverá a hipótese de parentesco entre as duas famílias. Tenho vários dados à minha disposição e muitas hipóteses em aberto, inclusive algumas ligações ao Brasil do tempo da colonização. Eu e a minha prima andamos à procura das origens do nome e, para isso, temos consultado o trabalho de Fernando de Sá Moreira sobre as origens dos Sás. No livro em questão, há uma referência a Grimancelos, que não é longe da zona que pesquisamos. O problema é que se refere a épocas mais recuadas, anteriores ao século XVII, o que torna mais difícil a investigação. Talvez possamos trocar dados e aumentar a informação de que dispomos sobre essa família. Tenho familiares com o apelido Sá, mais afastados, a morar em Cristelo e Apúlia, por exemplo. Estou disponível para trocar dados e informações.

Cumprimentos
Rosário Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127435 | facs | 04 set 2006 16:39 | Em resposta a: #126817

Ex.mo senhor

nao sei se o ramo e o mesmo, mas eu tive uma bisavó por lado paterno que se entitulava maria eugenia delfina de sá nasceu em 26 de novembro de 1873, + 11/01/1970 porem casou com Jose alves simões, e ao que se julga teve dez dez filhos, 6 morreram á nascença, nao se qual a ligaçao com a sua mas se lhe puder ser util estes elementos, ficarei satisfeito de o ter ajudado

com consideraçao

facs

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127436 | facs | 04 set 2006 16:48 | Em resposta a: #127432

meu caro confrade

na minha familia exitiu Maria Eugénia Delfina de Simões, nascida em 1873 e faleceu +1/11/1970 casada com um oficial do exercito José Alves Simoes será que fara parte da sua lista?
se me puder dar essa dica eu agradeço
com consideraçao
Facs

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127491 | Jogmar | 05 set 2006 07:35 | Em resposta a: #127436

Caro confrade meu ramo familiar que investigar neste momento trata-se apenas com o apelido De Sá apelido que sempre me tem aparecido neste ramo por isso acho eu que não existe qualquer ligação com o seu.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127492 | Jogmar | 05 set 2006 07:40 | Em resposta a: #127432

Caro Confrade:
Um dos registo que tenho por acaso é referente a Joam Gonçalves filho de António Gonçalves e de Ana Gonçalves cc bernarda Domingues em 14 / 7/ 1732 em S. André de Palme ( neste acento dizia que os pais eram naturais da povoa do Varzim ) terá este acento algo a ver com o seu ramo?
Diga algo.

Grato pela atenção Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127493 | Jogmar | 05 set 2006 07:45 | Em resposta a: #127435

Caro Confrade:
Não me refere de onde era natural a Maria Eugenia, mas como já disse aqui os De Sá o meu ramo dos De Sá que investigo provem para já todos na maioria salvo uma excepção de S. Andre de Palme e arredores.
Por isso acho !!! que não deve ter ligação?????

De qualquer forma fico grato pela ajuda e se puder ajudar mais ficarei grato na mesma

Atenciosamente Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127513 | facs | 05 set 2006 15:27 | Em resposta a: #127492

Caro confrade

Nao sei se na realidade tera a haver com o seu, o que sei é o nome da minha Bisavó, Eugénia Delfina de Sá,nascida a26/11/1873, era moradora na cidade Lisboa ( Benfica ) teve quanto se dez filhos, seis morreram em crianças,um de nome Jose Alves Simoes Junior, nascido a 28/04/1905, uma foi freira no convento da Batalha, nascida em Lisboa em 12/12/1907 e falecida em /3/1993 de nome Maria Eugénia Simões, e fralecido em 15/8/2001 Isabel Simões nascida 19/04/1909 e falecida a 18 /8 /2003 e Eugenia Simoes nascida a 8/05/1911 e falecida a 3 /10/1998

estes sao os dados de que desponho, seitabem que havia uma maria das dores mas nada sei mais sobre este ramo

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127529 | Jogmar | 05 set 2006 21:36 | Em resposta a: #127513

Caro confrade:
Assim é um pouco dificil de dizer pois os dados que tem ainda sao recentes no tempo posso-lhe dizer no entanto que a minha bisavó se chamava Joaquina Maria De Sá cc José Alves de Sá e nasceu em 29/12/1858 +a 7/1/1945 em S. André de Palme concelho de Barcelos.
Claro tambem tenho um ramo como lhe disse que vai parar á Póvoa mas que ainda Não investiguei a fundo.

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127599 | Aqua | 06 set 2006 18:10 | Em resposta a: #127529

Caro Confrade,

Qual é o Sá mais antigo que tem? Este antepassado que tenho vindo a estudar teve vários filhos, mas há descendência que não cheguei a seguir. Sei, por exemplo, de uma filha que foi casar, em princípios de 1700, para os lados de Viana. Posso adiantar-lhe um nome cuja descendência não segui.


Manoel Pires de Sá, nascido a 15/11/1716, fiho de Pedro Pires de Sá e Domingas Gonçalves. Alguma hipótese de serem da mesma família?

Cumprimentos
Rosário Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127617 | Jogmar | 06 set 2006 21:48 | Em resposta a: #127599

Caro Confrade:
Para alem de alguns cotratempos que se me depararam tal como os registos de casamentos de S. andré de Palme pararem entre os anos de 1661 e 1626 ou seja pelos vistos os registos desses anos não existem segundo me informaram. isto diz respeito a alguns ramos, mas en contra partida existem outros ramos que eu ainda estou a pesquisar e respondendo á sua pergunta o mais antigo que tenho diz respeito Gabriel Domingues cc Domingas Dias em 1667 em S. André de palme e é filho de Domingos Pires e Justa Domingues.


Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127632 | MSá | 07 set 2006 03:15 | Em resposta a: #127617

Caro confrade

Graças à prestimosidade de Gilson Nazaré, prestigiado genealogista carioca, sei que o ramo Sá de minha família procede de Joana de Campos e Sá nascida em Rio de Janeiro, Candelária 1°/119 e batizada 11/01/1655 (mas também há quem diga que procedeu de Santos, Portugal) e falecida em Rio de Janeiro, Sé livro 10/304 em 04/02/1724. Filha de André de Siqueira Lordelo e Madalena de Campos (muito provavelmente cristãos novos). Como não sei dos antepassados de seus pais, também não posso saber se este ramo nasceu com ela ou procede de algum familiar antecedente, padrinho ou algo assim.

Como vê, neste caso, é provável que meu sobrenome (apelido) tenha brotado de uma necessidade social (como furtar-se à perseguição religiosa, por exemplo).

Cordialmente,

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127643 | Aqua | 07 set 2006 09:57 | Em resposta a: #127617

Caro Confrade,

Acho curiosa a presença do Pires no nome, visto que a família que estudo também o usou e a partir do século XVIII o abandonaram. Assim, o primeiro Sá que tenho documentado a usar e a assinar com esse apelido foi Pedro Pires de Sá, nascido a 11 de Julho de 1671, em Laúndos, filho de Isabel Luiz e Pedro Pires. Este Pedro Pires, pai de Pedro Pires de Sá, terá nascido a 19 de Março de 1618, e aparece também referido como Pedro Pires, o Velho. Por sinal, também não consegui encontrar a certidão de casamento de Pedro Pires, o Velho com Isabel Luiz, mas encontrei uma justificação de casamento tirada em 1782 - portanto mais de cem anos depois do nascimento de Pedro Pires de Sá - mas que pouco adianta em relação aos avós deste, visto que utilizam termos como "ouviram dizer, mas não sabem o dia, mês e ano". Vou consultar os meus apontamentos com mais pormenor, pois têm-me aparecido outros Pires em ligação com esta família.

Cumprimentos
Rosário Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#127709 | Jogmar | 07 set 2006 21:44 | Em resposta a: #127643

Caro Rosário:
Já me tinham dito que por vezes nestas circunstâncias uma boa sala de estudo são os cemitérios e o que é certo é que hoje mesmo fiz uma visita a 3 deles, o prioritário foi o de Palme onde e segundo as minhas pesquisas a grande maioria De Sá tem origem e o que é certo é que talvez não minta se disser que em 70% das campas se encontram inscritos o tal nome De Sá, depois dei-me ao trabalho de visitar os circundantes neste caso o de Aldreu freguesia vizinha de Palme e o de Fragoso Freguesia vizinha de Palme ou seja terras arredores de Palme e o que vi foi que nesses cemitérios existe o tal De Sá mas já em escala muito menor ou seja para aí cerca de 30% das campas exibem esse nome ora segundo um amigo confrade ja aqui deu uma achega e que o amigo deve consultar neste mesmo tópico pois é dos primeiros (RECCORREIA) e diga-me o que pensa já agora.

Quanto ao que me diz para já ainda não me apareceu nada condizente com o que me diz mas eu ainda tenho varios ramos para pesquisar dos De Sá.


Cumprimentos Jogmar.

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#128069 | Aqua | 11 set 2006 17:37 | Em resposta a: #127709

Caro Confrade,

Eu já tive a oportunidade de visitar alguns cemitérios, nomeadamente o de Rio Mau, que é mais antigo que o de Laúndos. O de Laúndos só foi construído em princípios do século XX e, curiosamente, a primeira pessoa a ser lá enterrada pertencia a esta família Sá, sendo portanto a campa mais antiga. Direi por isso que entre 70 a 80% das campas que lá existem pertencem a um Sá. Antes disso, as pessoas eram enterradas na pequena igreja de São Miguel que segundo sei, terá cerca de 1000 anos. De facto, o nome da aldeia de Laúndos é anterior à nacionalidade.

O que eu acho interessante é que antes de usarem o apelido Sá, esta família aparecia referida apenas como Pires e a viver no local mais antigo da freguesia, que é Rapijães. Assim, encontrei em 1617 um Gaspar Pires, em 1624 um Domingos Pires (que julgo ser também referido como Domingos Pires - o estrelado) e em 1671, no 2º casamento de Isabel Luiz, um João Pires e um Miguel Pires. Todos eles estão interligados por laços familiares pois aparecem em assentos de casamento e baptismo uns dos outros. De onde, então, foram buscar o Sá? Creio que vem do lado paterno da família, talvez de um(a) avô/avó ou bisavô/bisavó. Assim sendo, se eu retirar 50 anos da data mais antiga que tenho, e que é 1617, vou ter o ano de 1567. Estivemos a procurar no Centro de Documentação dos Portos Marítimos Quinhentistas, em Vila do Conde, assentos de casamento/contratos de dote/procurações dessa época onde pudesse ocorrer o apelido Sá e de, facto encontrámos alguns. Por exemplo, em 1585 aparece-nos um Gaspar de Sá, morador em Vila do Conde e uma Angela de Sá, também moradora em Vila do Conde. Terão ligações com esta família? Talvez sim, mas é difícil fazer as ligações. Quanto ao Sá das Galés, ele terá falecido por volta de 1425, o que dá uma distância de cerca de 150 anos em relação a estes Sás que aparecem em Vila do Conde. São, pelo menos, 5 a 6 gerações de intervalo. De qualquer forma, há mais um dado que gostava de deixar: as terras de Rapijães pertenciam à Casa de Bragança e o Sá das Galés lutou ao lado de Nuno Álvares Pereira. Seria interessante encontrar o documento referente ao emprazamento daquelas terras, já que no que diz respeito a certidões de casamento, parece que vai ser impossível encontrar qualquer coisa.

Cumprimentos
Rosário Figueiredo

P.S.: sou mulher

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem / DE SÀ

#128089 | Jogmar | 11 set 2006 21:37 | Em resposta a: #128069

Cara Confrade:
desde já as minhas sinceras desculpas pela maneira com a tratava mas o nome levou-me a isso. Desde já lhe fico muito grato pela atenção e tempo que tem dispendido para comigo mas pelos vistos os nossos interesses em saber as nossas raízes são os mesmos e eu terei todo o prazer em lhe retribuir toda a ajuda por si prestada até ao momento com todo o prazer assim espero. Pois as minhas investigações no A.D.De B restringen -se ao pouco tempo que tenho disponivel e a uma filha a que tambem consegui inbuir este vício por isso e segundo as datas que por aqui tenho ainda tenho bastante para investigar penso eu embora como já lhe disse existe no meu caso uma janela de tempo em que não vou ter qualquer registo mas tentarei dar a volta á situação.
Quanto ao assunto que refere o assento que tenho mais antigo já aqui lho divulguei, mas entretanto apareceu-me um assento dizendo respeito Manoel Alves filho de Domingos Alves e Domingas Ribeira cc Maria De Sá em 30/6/1748 filha de Manoel Gonçalves e Maria De Sá moradores que foram em S. Miguel de Gemeses termo de Esposende .
Tentarei pois continuar a minha saga e logo que tenha noticias aqui lhas disporei.
Grato pela atenção

Jogmar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 23:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen