Correia Teles

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

Correia Teles

#126329 | jliberato | 29 ago 2006 15:15

Caros confrades,
Mais outro deputado que não consta da base de dados do GENEA.
José Homem Correia Teles do Carmo nasceu em São Tiago de Besteiros aos 10-05-1780. Era filho de Luís Francisco Correia e de Mariana de Santa Rosa Oliveira Teles.
Educado pelo tio, Padre João Correia.
Faleceu em Julho de 1849.
Deputado, residiu em Lisboa na Rua do Arco, nº 57. Eminente jurista.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Correia Teles

#126345 | qcrasto2b | 29 ago 2006 17:24 | Em resposta a: #126329

Caro Confrade
Jliberato

Segundo o " Portugal, Diccionário Historico, Chorographico, Heradalico, Biographico, Bibliographico, Numismatico e Artistico" de Esteves pereira e Gulherme Rodrigues - Edição de João Romano Torres - Editores de 1904.” No tomo 91, Vol. VII temos:

“Telles (José Homem Correia) Celebre jurisconsulto. N. Na vila de S. Tiago de Besteiros a 10 de Maio de 1780, fal. Em Estarreja a 3 de Julho de 1849. Formou-se em cânones na Universidade de Coimbra em 1800, e depois de ter exercido vários cargos da magistratura judicial, trocou essa profissão pela de advogado, que exerceu por muitos anos granjeando altíssima reputação. Em 1821 foi eleito deputado às côrtes constituintes, e tomou assento entre os liberais moderados, ou talvez menos tímidos, que se não compartilharam os desvairios dos exaltados, também não concorreram pouco para o movimento reaccionário que destrui a liberdade. Durante o regimen constitucional, foi por várias vezes eleito deputado, e exercicia essas funções de representante do povo, quando faleceu, deixando reputação d’um exímio, sendo as suas obras consideradas clássicas em matéria de jurisprudência, e ainda de certo modo muito úteis aos modernos jurisconsultos. “...
Se pretender posso enviar por email, a parte restante do texto que não transcrevi.

Na obra “Morgado de Santo André de Santiago de Besteiros” o Dr. Rui Amaral leitão, afirma que Bernardo Pais de Sousa Teles (vêr: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=120632) é neto paterno de Maria Margarida Teles Viegas Cabral, e que esta seria da família do jurisconsulto António homem Correia Teles que eu presumo seja irmão do José.

Ora como expliquei na msg colocada em : http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=120089#lista , o meu trisavô tem mausoléu no cemitério de Beduido e exactamente ao lado encontra-se o mausoléu do referido José Homem Correia Teles, estes mausoléus sofreram uma trasladação em Maio de 1912 conforme atestam, cartas da Junta da Paróquia de Beduido para o meu Bisavô, por ocasião de aumento do referido cemitério.

Eu gostava de saber a relação entre o meu trisavô e esta família pois a ascendência da minha trisavó (Margarida Cândida Pereira de Figueiredo), também provinha de Santiago de Besteiros, e o meu Trisavô e seus filhos exerceram funções como Tabelião de direito e advocacia, nomeadamente em Estarreja.
Se por acaso quem pesquisar sobre a pessoa que deu o nome a este tópico, e tropeçar em alguns dos seguintes nomes, agradeço feedback.

Joaquim José Teixeira | Margarida Angélica

Manoel Teixeira de Figueiredo | Margarida Cândida Pereira de Figueiredo (José Pereira de Figueiredo (n. Portela [Santiago de Besteiros]) + Thereza Angélica)

Maria Candida Teixeira Pereira de Figueiredo
Joaquim Teixeira Pereira de Figueiredo
António Teixeira Pereira de Figueiredo
Liz teixeira Pereira de Figueiredo

Cordiais saudações
Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Correia Teles

#126842 | jliberato | 31 ago 2006 23:05 | Em resposta a: #126345

Caro Nuno Teixeira,
O meu propósito foi o de chamar a atenção para uma genealogia que não constava da nossa base de dados.
Agradeço a interessante informação que quis juntar à minhas minhas achegas elementares.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Correia Teles

#126859 | qcrasto2b | 01 set 2006 00:23 | Em resposta a: #126842

Caro Confrade
JLiberato

A minha humilde e superficial colaboração neste tópico, apenas teve como objectivo perceber qual a ligação de amizade, ou outra, que houve entre a família Correia Teles e a dos meus antepassados.
No entanto renovo o meu pedido, pois sei que é um estudioso das famílias de Salreu e Estarreja, como aliás se pode verificar pelo seu tópico anterior "famílias de Salreu e Estarreja", e caso alguma vez tropece nos seus microfilmes dessa região, num dos nomes que eu citei, agradecia o seu contacto.
Se quiser posso enviar fotos do Mausoléu do Desembargador José Homem Correia Teles que se encontra no cemitério de Beduido.
O meu email é:
qcrasto@netvisao.pt

Um abraço
Nuno Teixeira

A intenção da minha resposta foi apenas o de tentar

Resposta

Link directo:

RE: Correia Teles

#126950 | jliberato | 01 set 2006 13:08 | Em resposta a: #126859

caro confrade,
Não deixarei de estar atento, porque me interessa Salreu, embora o meu ramo seja muito pequeno e os aruivos escassos. Muito obrigado pela sua mensagem.
cumprimentos
JLiberato
Sesimbra

Resposta

Link directo:

RE: Correia Teles

#128484 | RAAL | 14 set 2006 16:44 | Em resposta a: #126950

Caro confrade Nuno Liberato
Esta gente interessa-me pois ainda são meus parentes pela linha Telles.
São oriundos de Santiaçgo de Besteiros e a sua casa ( infelizmente hoje em total ruina ) era conhecida como a casa dos sete doutores. Como o nosso confrade Nuno Teixeira informou José Homem tem um apreciavel curriculo e foi deputado nas Constituintes. Mas os seus irmãos António, Manuel. etc não lhe ficam atrás.
José Homem não teve descendência (que se saiba) mas o seu irmão Manuel passou o Caramulo e foi casar para os lados de Estarreja. A sua descendência encontra-se em " CASA E CAPELA DE SANTO ANTÓNIO DE ALBERGARIA - A - VELHA de Delfim Bismarck . Os actuais representantes desta família são o meu estimado amigo Prof. Doutor Martim de Albuquerque e seu irmão Ruy de Albuquerque. Em tempos pesquizei a ascendência desta gente mas confesso que agora não encontrei . Se me quizer mandar o seu mail prometo enviar-lhe mais informações
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Correia Teles

#128600 | RAAL | 15 set 2006 15:59 | Em resposta a: #128484

Caro Confrade Nunes Liberato
Por lapso chamei-lhe Nuno no anterior post. As minhas desculpas. É o poder das gralhas...
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Correia Teles

#128615 | jliberato | 15 set 2006 17:47 | Em resposta a: #128484

Caro RAAl,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Com a minha iniciativa apenas quis tratar elementos genealógicos que encontrei e que não constavam da nossa base de dados.
Não tenho interesse directo nas personalidades em causa. Mas fico grato pela sua oferta.
O meu nome aqui no Forum é JLiberato.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Correia Teles

#367004 | javf | 14 mar 2016 21:50 | Em resposta a: #126859

Ficava muito agradecido se me facultasse fotos do mausoleu do meu tio trisavô jose homem correia
teles para juntar a documentações do mesmo
O meu email é
joseavfigueiredo@gmail.com

obrigado

jose figueiredo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 21:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen