Familia Picão - Sousel

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Picão - Sousel

#126478 | diogopp | 30 ago 2006 14:01

Caros Confrades,

Alguém tem conhecimento da familia Picão em Sousel na primeira metade do século XVII e antes?
Falo de Maria Picão (natural da freguesia de Casa Branca, Sousel) que casou com Manuel Carvalho em 1650, tiveram uma filha também chamada Maria Picão que casou em Elvas.

Agradeço todas as informações que possam ter não só relativas a este casal mas a possiveis familiares.

Muito obrigado desde já, cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#126755 | diogopp | 31 ago 2006 18:44 | Em resposta a: #126478

renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#234015 | Tiago Picão | 12 jul 2009 19:49 | Em resposta a: #126478

Eu tenho na minha posse documentos que relatam a vida da família Picão desde o século XVI até ao século XIX em Elvas e Sta. Eulália. Creio que o parente mais remoto é Sebastião Martins Picão (1594). Não sei se haverá alguma relação entre estes Picão e os de Sousel, mas é possível...

Tiago Picão de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#234066 | diogopp | 13 jul 2009 10:12 | Em resposta a: #234015

Olá Tiago,

Gostava imenso de saber essa coisas, nao tem isso num formato digital?

Sei a acendencia do Amaro José de Bastos Picão até à avó desta avó dele:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=515882

A mãe a a avó desta avó Julliana chamavam-se Maria Picão, aparentemente o apelido passou pelo lado da mãe.
Ha alguns dados aqui no genea, do lado do avô paterno do Amaro com que eu nao concordo muito e nao sei se estarao certos...

Tem alguma maneira de me dizer a ascendencia do Amaro ate onde souber?

Cumprimentos
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#234079 | Tiago Picão | 13 jul 2009 12:13 | Em resposta a: #234066

Ola Diogo,

Nos meus dados, tenho que:

Sebastião Martins Picão n(1594)

Manuel Martins Picão n(1614)
casou com Eulalia Martins

Antonio Martins Picão f(1656)
casou com Isabel Maria Lopes

Joseph Martins Picão (1685-1727)
casou com Juliana Maria Picão Guerra

Mnuel Martins Picão n(1717)
casou com Florência Gonçalves Rodrigues

Amaro Jose Bastoso Picão (1749-1789)
casou com Francisca Faustina de Lima

Claudio Jose Bastos Picão n(1782)
casou com Joaquina Vicencia Cordeiro Vinagre


Cumprimentos,
Tiago Picão de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#234087 | diogopp | 13 jul 2009 13:52 | Em resposta a: #234079

Olá Tiago,

Tem algum documento que prove que José Martins Picão é filho de António Martins Picão e Isabel Maria Lopes? É que é precisamente aí que eu encontro incongruencias...Quanto a Julliana, é filha de um Guerra e de uma Maria Picão, tal como consta no Genea e eu proprio ja verifiquei no Arquivo de Elvas.

Abraço
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#234092 | LProjecto | 13 jul 2009 14:20 | Em resposta a: #234087

Caro Diogo,

Compreendo perfeitamente a observação que fez, pois também não partilho desta versão, aliás, tal como fiz questão de o afirmar, há cerca de 2 anos, no seguinte tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=151239#lista

Nessa ocasião expliquei, inclusivamente, as razões pelas quais não me foi possível proceder às devidas correcções/actualizações na respectiva página.
Na verdade, mantenho alguma curiosidade em relação às fontes que sustentam a versão aqui apresentada.

Já agora, aproveito para lhe perguntar até onde (que casal) foi possível retroceder na linha "Barradas", de Santa Eulália?

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#234095 | diogopp | 13 jul 2009 15:00 | Em resposta a: #234092

Boa tarde Luis,

Ha muito tempo que não falávamos, de facto nao tenho avançado nada, o que sei é por acaso o que esta também aqui disponivel no Genea, ha muito tempo que nao vou ao arquivo de Elvas, estou a acabar o Mestrado e a trabalhar e portanto nao sobra muito tempo. Nao tenho avançado nem nos Barradas, nem nos Picão, nem nos Caldeira...E o Luis?Como tem passado?Tem algumas novidades?

Um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#234103 | LProjecto | 13 jul 2009 15:59 | Em resposta a: #234095

Caro Diogo,

Compreendo-o perfeitamente, tanto mais que me encontro numa situação semelhante, além da profissão ainda me encontro agora a braços com a dissertação de um mestrado que interrompi durante 8 anos.

Quanto aos Barradas, aquando da minha deslocação ao A.M.Elvas, há uns dois anos atrás, consegui avançar até aos trisavós de João Barradas, que se encontra em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=517613

João Barradas era filho de Domingos Fernandes Barroca, n. Santa Eulália, e de Maria Nunes Barradas, n. Santa Eulália, que casaram a 10.7.1797 - S.E. (testemunhas: Rev. Pe. Fernando Anes Gil e Vicente da Rosa). Era neto paterno de Pedro Fernandes e de Ana Maria, ambos de S.E. Casaram a 23.1.1715 - S.E. (Testemunhas: João Rodrigues de Oliveira e Francisco Machado), neto materno de João Rodrigues Barradas e de Inês Alves, ambos de Santa Eulália, onde casaram a 5.2.1714, (testemunhas: Pe. Manuel Vaaz Torre, morador em Elvas, Isabel Maria, mulher de Domingos Rodrigues, e Catarina Barradas, de Santa Eulália).

Pedro Fernandes era filho de Manuel Dias e de Maria Gonçalves, ambos de Santa Eulália.

Ana Maria era filha de Domingos Fernandes e de Joana Lopes.

Inês Alves era filha de João Fernandes, n. S. Sebastião, Ribeira de (sic) - Guarda, e de Eulália Martins, n. Santa Eulália, neta paterna de João Fernandes e de Domingas Francisca, neta materna de Pedro Anes e de Inês Álvares (casaram em 3.5.1665 - S.E., sendo ele filho de Nuno Vaz e de Eulália Martins, e ela filha de António Fernandes e de Inês Álvares).

João Rodrigues Barradas, n. ou bp. (não sei agora precisar) a 24.2.1687 - S.E., e era filho de Lourenço Barradas, n. Monforte ou St.ª Eulália (?!), f. 19.7.1700 - S.E. e de Maria Vaz Nunes, n. St.ª Eulália, onde casaram a 24.5.1665, neto paterno de Álvaro Dias Roça, n. Monforte, e de Leonor Lopes, n. Monforte.

Foi então que constatei que parte da ascendência do referido João Rodrigues Barradas já se encontrava na bd geneall, através de uma sua irmã, Catarina Barradas, que se encontra em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=993230

Este facto permitiu, efectivamente, confirmar as minhas suspeitas iniciais de que estes "Barradas" descenderiam de Fernão Lopes Barradas, Alcaide-mor de Portalegre.

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#234104 | diogopp | 13 jul 2009 16:11 | Em resposta a: #234103

Que giro!

Nao fazia ideia disto, tenho que contar à minha namorada e ao pai dela, eles também de certeza que nao sabem disto.
Gostava imenso de também avançar nos Picão e nos Caldeira mas de facto ando com pouquissimo tempo e dá-me imensa pena...

Um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#234117 | LProjecto | 13 jul 2009 17:16 | Em resposta a: #234104

Caro Diogo,

Esqueci-me de referir que uma leitura mais atenta da obra de Felgueiras Gayo (NFP-vol. II-pg. 415 - Barradas) permitirá subtrair alguns elementos que ligam Fernão Lopes Barradas, Alcaide-mor de Portalegre, que constam em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=191957

a Martim Fernandes de Leiria (Dulguezes), que se encontra em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=214195

E, neste pressuposto, poderá ainda oferecer duas bolas à sua namorada (com o devido respeito, espero que não me interprete mal!): uma amarela e uma verde.

Naturalmente que importava conhecer e considerar as razões que levaram a equipa do Geneall a não fazer essa ligação. Talvez Gayo tenha metido, mais uma vez, o pé na argola...!

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#234118 | diogopp | 13 jul 2009 17:28 | Em resposta a: #234117

Nao levo a mal de modo nenhum, muito antes pelo contrario, até me fez rir com o trocadilho que fez!
Entao mas qual é a ligaçao do dito Fernao Barradas a Martim Fernandes de Leiria?
O que dizem no livro acerca dos dois?

Abraço
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#234125 | LProjecto | 13 jul 2009 19:22 | Em resposta a: #234118

Caro Diogo,

Segundo a interpretação que faço de Gayo, Fernão Lopes Barradas é dado pelo mesmo como filho de Lourenço Pires Barradas, " Senhor da Torre de Barradas, foi a favor de Castela nas guerras do Rei D. Afonso V, pelo que lhe confiscaram os seus bens. Foram-lhe mais tarde restituidos, como consta de uma carta que possuem seus descendentes.", neto de Pedro Martins, bisneto de Martim Martins (O Infanção de Beja), trineto de Martim Fernandes de Leiria "foi Alcaide-mor de Leiria o que entregou aquele Castelo ao Conde de Bellonha D. Afonso tendo feito homenagem dele ao Rei D. Sancho Capello pelo que lhe deram alguns bens no termo de Leiria, cuja entrega se ouve a mal. Alcaide da Guarda em 1231" e de D. estevaninha Martins de Ataíde.

Abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#234168 | Tiago Picão | 14 jul 2009 12:04 | Em resposta a: #234087

Ola Diogo.

O único documento que tenho que trata esse assunto foi redigido por Laureano Picão Sardinha e, à partida, será verdadeiro.
Consta lá o seguinte:

"Joseph Martins Picão - Filho de António Picão e marido de D. Juliana Maria. Em 1717 era lavrador na herdade do Mestre e da Mexerreira, data que baptizou um filho na freguesia de S. Vicente, tendo sido madrinha Ana Picão, filha de Joäo da Guerra, casado com Maria Picão, faleceu em 1727 e era natural de Vilar de Amargo, termo de Castelo Rodrigo. Em 1725, um filho de Joäo da Guerra era lavrador em Vila Cova e chamava-se Manuel Picão Carvalho. Outro filho de Joäo da Guerra era André Martins Picäo, que foi casado com Maria Golaio Dionisio, tambem lavrador na Herdade da Casa Branca."

Abraço,
Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Familia Picão - Sousel

#313193 | LProjecto | 05 set 2012 21:39 | Em resposta a: #234118

Caro Diogo,

Fiz um apanhado de "Picões" do Cano (Sousel) que publiquei no blog Alengenea.
Partilho no intuito de que tais elementos possam servir a alguém que estude estes Picões, dos quais também descendo.

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.pt/2012/09/picao-moura_5.html

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

Familia Picão - Sousel

#357816 | F.Sarzedas | 20 mai 2015 21:19 | Em resposta a: #126478

Tenho na minha ascendência uma 6ª avó Joana Teresa Martins PICÃO, * Vila Boim 3.12.1733 casada com José dos Reis, * Terrugem 2,10,1749.

Teresa era filha de António Martins PICÃO, * Veiros, Estremoz, b, a 11.4,1699 e de Isabel Martins do Vale, *S.Lourenço, Beja, b,a 3.9.1698
Neta paterna de Francisco Dias PICÃO, dito da Quinta, * Vimieiro, Arraiolos cerca de 1653, senhor da quinta da fonte seca em Veiros e de Maria Martins falecida em 15.6.1711 em Veiros,
Neta materna de Manuel Martins do Vale, cerca de 1650, senhor da herdade do Monte do Vale Bom e da herdade da Serra em S. Lourenço de Beja e de Maria Coelho.

José dos Reis era filho de Manuel dos Reis, * Castelo Rodrigo e de Ana Maria PICÃO, * Vila Boim, B. a 21.1.1723.
Neto paterno de Sebastião Francisco, * Castelo Rodrigo e de Isabel dos Reis, * Penedono
Neto materno de André Rodrigues PICÃO, senhor da Herdade do Monte Texugo e de Isabel Cordeiro, * Veiros b. a 8.10,1685
Bisneto de Manuel Braz PICÃO,* cerca de 1640, senhor da Herdade do Monte Texugo e de Beatriz Rodrigues.
Trineto de Manuel Braz PICÃO,*Vimieiro, Arraiolos, cerca de 1610, senhor da Herdade do Monte Texugo e de Maria Francisca Dias.

O antedito Francisco Dias PICÃO, dito da Quinta, era irmão deste Manuel Braz PICÃO.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 16:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen