Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#1265 | mop79436 | 09 dez 2000 23:10

Agradecia qualquer informação sobre esta Família a que pertencia Bernardo Ribeiro de Matos Cap-Mor de Loures.
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família -Ribeiro de Matos de Unhos

#1269 | mdccvc | 10 dez 2000 14:30 | Em resposta a: #1265

Tenho 3 dados geneologicos sem conexão entre eles:
1-Bernardo Ribeiro de Matos Cap-Mor de Loures -c. c/D.Catarina de Castro (que depois de viúva c. c/ D.Jorge Pereira e teve D.Clara Pereira e esta casou com Domingos Fernandes Alvares Pereira de Carvalho senhor da quintã dos Cavaleiros filho deAntónio Fernandes Álvares Pereira de Carvalho Cap-Mor de S.Vicente e de D.Luisa Rodrigues Vaz de Castello-Branco) ,filha de Francisco Fernandes de Carvalho e de D.Catarina de Castro e teve-Manuel Ribeiro de Mattos,c. c/ D.Isabel Monteiro de Faria.Bernardo Ribeiro de Matos,c. c/... e D.Catarina de Castro c. c/Domingos Fernandes de Carvalho,Cap. de Dornellas do Zêzere,sobrinho do anterior António Alvares, filho de Cristovão Fernandes de Carvalho e de D.Fagunda Vaz Leitão e ....Ribeiro de Matos c.g.
2-Bernardo Ribeiro de Matos c.C/ D.Madalena Maria de Almeida e Albuquerque
3-D.Maria Ribeiro de Matos c. c/ Miguel Álvares Pereira de Carvalho.
Sobre a ligação entre eles nada sei.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família -Ribeiro de Matos de Unhos

#1270 | mop79436 | 10 dez 2000 16:11 | Em resposta a: #1269

Obrigado pela informação,que tem o maior interesse.Tem documentação desses dados geneológicos?
Estava precisamente para introduzir no Forum a Famillia Fernandes de Carvalho de S.Vicente da Beira e Fernandes Álvares Pereira de Carvalho Unhais o Velho
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família -Ribeiro de Matos de Unhos

#1282 | MSS | 11 dez 2000 16:49 | Em resposta a: #1270

Sobre uma Famíllia Mattos, de Frielas, Loures, (e não longe de Unhos) possuo os seguintes dados:

Em São Julião de Frielas casaram a 26.11.1682 Domingos de Mattos, filho de Domingos de Mattos e de Francisca Vicente, com Maria da Silva, filha de Julião da Costa e de Luiza Antunes (todos de S. Julião de Frielas, e estes últimos lá casados a 10.6.1660).

Daquele casal foi filho Francisco de Mattos, nascido em São Julião de Frielas e casado a 29.8.1734 na Ig. de Sta Maria Madalena de Turcifal (Torres Vedras) com Maria do Nascimento (lá nascida no lugar da Melroeira, filha de Jorge Dias e de Maria da Silva).

Destes foi filha Bernardina Maria de Mattos, nascida, casada e com descendência em Turifal, conforme informações que possuo. Na sua descendência, que se instalou na região, em Mfra e em Lisboa, que eu saiba, não se renovou o apelido Mattos.

É possivel que estes dados possam ter alguma utilidade para o seu trabalho.

MSS

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Matos de Unhos

#1293 | ruigiraldes | 11 dez 2000 20:30 | Em resposta a: #1265

Existe uma carta de brazão de armas passada a favor Valério Correa Botelho de Andrade passada a 28/02/1766,na qual se diz que é filho de D.Maria Madalena de Matos e neto materno do Cap. Bernardo Ribeiro de Matos e de D.Madalena Maria de Almeida e Albuquerque naturais de Unhos.
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Família -Ribeiro de Matos de Unhos

#1331 | ruigiraldes | 13 dez 2000 12:52 | Em resposta a: #1282

Caro Senhor MSS
Já verifiquei a carta de brazão de Valério Correa Botelho de Andrade,natural do lugar de Apelação suburbios de Lisboa (Em que são concedidas as armas de Matos)e que outro listeiro se referiu.Tendo sido passada em 1766 o seu avô materno o dito Bernardo Ribeiro de Matos que num artigo sobre Loures é referido como Capitão -Mor ,devia ser já da geração do 1º Domingos de Matos a que se refere.
Serão da mesma Família?
Uma Minha Avó D.Maria Ribeiro "de Matos" natural de Unhos casou Miguel Fernandes Álvares Pereira de Carvalho n. a 29/09/1632 em Unhais o Velho.Outro partecipante nesta lista refere-se a ela mas sem indicar pais.
Se há algum avanço estou ainda sem saber as ligações.
Cumprimentos
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família \

#1332 | mop79436 | 13 dez 2000 13:07 | Em resposta a: #1265

Desculpe Rui
Não sei como foi mas apareceu seu Nome

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família -Ribeiro de Matos de Unhos

#1334 | MSS | 13 dez 2000 13:38 | Em resposta a: #1331

Caro Francisco,

A Apelação é ao lado de São Julião de Frielas, e ambas as localidades são bem próximas quer de Unhos quer de Loures. Creio que se impõe uma investigação nos paroquiais de Frielas que se encontram na Torre do Tombo, sobre a ascendência dessa sua Avó e também da de Bernardo Ribeiro de Matos. Talvez se chegue a qualquer lado. Nas minhas buscas passei por esses paroquiais do séc. XVII e eram bastante acessíveis. Caso possua dados sobre os pais de ambos, ou datas prováveis dos respectivos casamentos ou baptismos, agradeço que me diga, e vou ver se arranjo tempo para me lançar ao trabalho.
Um abraço,

MSS

Resposta

Link directo:

RE:P/MSS- Família -Ribeiro de Matos de Unhos

#1342 | mop79436 | 13 dez 2000 19:56 | Em resposta a: #1334

Caro MSS,
1º-Do meu lado e tirado das justificações de nobreza dessa minha AvÓ apenas tenho a certidão de n. do dito Miguel nascido a 29/09/1632,filho de Manuel Fernandes Álvares Pereira de Carvalho e de D.Maria Fernandes de Carvalho,neto paterno de Alvaro Domingues Fernandes Álvares Pereira de Carvalho e de D.Juliana Peres (que dizem ser Taborda de Negreiros) e neto materno de Antonio Amado e de D.Domingas Fernandes de Carvalho.Penso que deve ter casado na terra da mulher a dita D.Maria Ribeiro "de Matos".
2º-Talvez na Justificação de Nobresa do dito Valério se possam encontrar certidões nas quais conste informação que por vezes é importante,padrinos,etc.
Um Abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#1521 | jaf | 02 jan 2001 09:02 | Em resposta a: #1265

O capitão Bernardo Ribeiro de Matos - cavª de Xº e c.c. D.Madalena Maria
de Almeida e Albuquerque - foi bapt. em Unhos a 31.1.1636, filho de
Ascenso Ribeiro [de Matos] e de Maria Ribeira. Morreu antes de 1704, ano
em que se baptiza seu neto Valério Correia Botelho de Andrade (de cujo
processo de justificação de nobreza retiro estes dados).

Em 1604, 1607 e 1609 nascem na Apelação: António, Bárbara e Álvaro,
filhos de Álvaro de Mattos [Ferrão] e de Joana Ribeira. É provável que
este casal esteja aparentado com o capitão Bernardo RM, cronologicamente
até podiam ser os avós.

Lamento só agora ter visto a sua mensagem. Espero que a resposta seja
ainda alguma utilidade.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#1637 | mop79436 | 11 jan 2001 01:23 | Em resposta a: #1521

Caro João
Um meu avô nascido em 29/09/1632 em Unhais o Velho de nome Miguel Fernandes Alvares Pereira de Carvalho,que apenas sei ter sido Senhor da Quintã dos Cavaleiros,casou com D. Maria Ribeira natural de Unhos.Pela data de nascimento que deu de Bernardo Ribeiro de Matos,1636 e dada a natureza dos casamentos na altura penso que deveria ser irmã do dito ou pelo menos familiar próxima.Não tem qualquer elemento sobre esta hipotese que parece mais que plausivél.
Cumprimentos
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#1640 | jaf | 11 jan 2001 05:09 | Em resposta a: #1637

Caro Francisco,

A hipótese é plausível, ainda que não segura… Aqui vão os (poucos) assentos de Ribeiros da Apelação e Unhos. É o que tenho (não eram o centro da minha pesquisa):

Nascimentos: Apelação (M1) — 3 filhos de Álvaro de Matos e d Joana Ribeira, nascidos a: 12.6.1604; 15.5.1607 e 1410.1609.

Nascimentos: Apelação (M1) — 1 filha de João vale de Almeida e Catarina Ribeira nascida a 25.3.1681.

Óbitos: Apelação (M3): 16.8.1656, de Catarina Ribeira, sogra de Álvaro de Matos Ferrão (deve ser o mesmo Álvaro acima nomeado)

Óbitos: Unhos (M4): 10.1.1681, de Maria Ribeira, viúva de Ascenso Ribeiro,

A freguesia da Apelação foi fundada em 1597, pode ser útil pesquisar por lá. Antes os moradores estavam sujeitos à de Unhos.

Se as suas pesquisas se voltarem para Unhos ou Apelação, diga-me. Pode ser que encontremos "filões" comuns.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Família -Ribeiro de Matos de Unhos

#1641 | Maria | 11 jan 2001 09:38 | Em resposta a: #1282

Sobre a descendência de Francisco de Mattos e de Maria do Nascimento tem conhecimento de mais descendentes para além de Bernardina Maria de Mattos.

Estou a investigar a minha família e tenho registos de Maria Antónia de Mattos casada com Capitão Henrique Pereira de Abreu. Sei que tiveram larga descendência mas só tenho conhecimento da descendência de uma das filhas que casou com Joseph Chrisostomo Ribeiro natural de Enxara do Bispo, Mafra.

Sei também que Maria Antonia faleceu em Enxara do Bispo e que seu marido faleceu no Turcifal.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: P/mop79436 Família -Ribeiro de Matos de Unhos

#1642 | MSS | 11 jan 2001 10:38 | Em resposta a: #1331

Francisco,
Sempre voltei à Torre do Tombo, aos Casamentos de São Julião de Frielas, e o único que encontrei de novo diz respeito ao 1º Domingos de Mattos de que lhe falei. É o seu casamento com Francisca Vicente em 26.1.1648, registo no qual vêm os pais de ambos, e, resumidamente, reza assim: Domingos de Mattos, natural da Vila de Mafra, filho de Diogo Fernandes e de Maria de Mattos, com Francisca Vicente, filha de Álvaro Vicente e de Domingas Esteves , moradores na Ponte de Frielas, desta freguesia de São Julião.
Quanto a Ribeiros, encontrei apenas o óbito de João Fernandes Ribeiro em 14.4.1632 "homem muito velho e de bom nome".
Ainda quanto ao 1ºDomingos de Mattos, lá voltarei eu à TT quando tiver tempo, à procura do seu baptismo em Mafra (Sto. André?). Mas vou-me distanciando no tempo e no espaço do seu centro de interesse. Nunca se sabe o que posso encontrar. Se me parecer de utilidade, dir-lhe-ei.
Um abraço,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família -Ribeiro de Matos de Unhos

#1643 | MSS | 11 jan 2001 11:38 | Em resposta a: #1641

Maria,
Dos filhos de Francisco de Mattos e de Maria do Nascimento, casados em 1734, apenas conheço Bernardina Maria de Matos, que terá nascido no Turcifal entre 1735 e 1740 . Lá casou em 1759 com Manoel Álvares, n. no Turcifal (Melroeira), filho de Francisco Álvares e de Antónia Maria, ambos de Turcifal, neto paterno de João Álvares e sua mulher )com quem casou no Turcifal em 1666) de nome Maria de Abreu, (esta por sua vez filha de Damião Rodrigues e de Isabel de Abreu, nascidos cerca de 1630).
De que época seria essa Maria Antónia de Mattos e o seu marido Henrique Pereira de Abreu?
Tenho mais dados sobre a ascendência destes Álvares e sobre a descendência da Bernardina Maria de Mattos, mas nada que, para já, pareça interessar-lhe a si.
Espero que estas informações possam ter alguma utilidade.
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: P/mop79436 Família -Ribeiro de Matos de Unhos

#1672 | mop79436 | 12 jan 2001 22:38 | Em resposta a: #1642

Caro Marcos
Já agora agradecia se pudesse verificar nos registos de casamentos de Unhos ou Apelação se existe algum entre Maria Ribeira natural de Unhos e Miguel Álvares de Carvalho ou Álvares Pereira de Carvalho,filho de Manoel Fernandes Álvares Pereira de Carvalho,ou Manoel Álvares Pereira.O dito Miguel nasceu em 1632 em Unhais o Velho caso tenha casado enre os 25 a 30 anos dará uma data compreendida entre 1657 a 1662.Se por acaso me puder fazer este favor muito agradecia.
Dê uma olhada ao tema Valério Correa Botelho de Andrade,estão lá referidas pessoas de Unhos e Apelação.
Um Abraço,
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#1673 | mop79436 | 12 jan 2001 22:51 | Em resposta a: #1640

Caro João
Por motivos pessoais não posso deslocar-me á T.T.para verificar se existe o assento de casamento de Maria Ribeira natural de Unhos,com Miguel Álvares Pereira de Carvalho ou Álvares de Carvalho,nascido em Unhais o Velho em 1632,filho de Manoel Álvares Pereira de Carvalho ou Álvares Pereira.Se o casamento foi na "terra " da noiva terá sido possivelmente em Unhos,Apelação ou Loures,Frielas? por volta de 1657 a 1662?
Se por acaso nas suas pesquisas por lá passar agradecia o seu especial de favor de dar uma olhadela.
Um Abraço,
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#1676 | jaf | 13 jan 2001 03:02 | Em resposta a: #1673

Caro Francisco,
Por similares razões não ponho os pés na TT há mais de um ano e os dados que recolhi devem levar uns 20 anos de gaveta! — com regularidade só frequentei a torre nas antigas instalações.Caso venha a poder lá dar umas saltadas, terei todo o gosto em atender o seu pedido. Cá registo por isso as suas indicações.
Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#1679 | mop79436 | 13 jan 2001 12:03 | Em resposta a: #1676

Caro João
Desde já os meus agradecimentos pela Sua disponibilidade.
1)Relativamente ao pai de Ascenso Ribeiro de Matos tem a certeza que era Álvaro de Matos Ferrão?
2)Quando se refere ás armas de Botilher a descrição delas são de Botilher ou Botelho?Como os ditos Portugal Rei de Armas erravam frequentemente na atribuição das armas pode acontecer tanto um caso como outro para além de os dois nomes serem sem duvida parecidos.
Um Abraço,
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#1684 | jaf | 13 jan 2001 20:45 | Em resposta a: #1679

Caro Francisco,

Respondendo às suas questões.
1) como disse, é apenas uma hipótese cronologicamente possível, mas sem outro fundamento que não seja a coincidência dos apelidos Matos e Ribeiro.Além, claro, da naturalidade.
2) Quanto à armas dos Botilher, bem sei como os Reis d'Armas erravam, mas creio que a situação não é simétrica, ou seja: será muito mais provável atribuir as armas dos Botelho a alguém que se chame Botilher do que o inverso. Tenha-se em conta a raridade, estranheza e o menor prestígio das armas dos Botilher. De qualquer modo, o único "documento" em que me fundamento é tardio (século XIX): uma argola de guardanapo armoriada - 1 e 4 Torrezão; 2 Andrade (Freire); 3 Botilher. Pela ordenação podem ser assumidas e são posteriores a meados do século XVIII (José Botelho de Andrade e Ana Joaquina Torrezão casam em 1733). O apelido era Botelho, pelo menos desde o último quartel do século XVI.

A justificação de nobreza de Valério Correia Botelho de Andrade, tenho-a fotocopiada e está à sua inteira disposição.

Um Abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#18095 | FJCSAC | 05 mar 2002 15:55 | Em resposta a: #1684

Caro João

Devo ter entretanto uma certidão de nasc. de uma irmã da dita minha avó Maria Ribeiro (de Matos)cuja mãe Maria Ribeiro (de Matos) era, como há muito falamos, de Unhos.Daquela Maria, embora, seja na certidão de casamento do seu casamento ou de nascimento de seus filhos, se diz que é de Unhais o Velho,nada de nada lá consegui.Por fim apereceu uma sua irmã Teresa.

Aproveito esta deixa para lhe pedir um favor.No livro da Casa da Graciosa fala-se num Freire Jacques,era possivél o João verificar-me se lá constam ascendentes e descendentes e datas?

Um Abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#18319 | jaf | 10 mar 2002 00:46 | Em resposta a: #18095

Caro Francisco

As minhas desulpas pela demora — devida a razões de trabalho e logísticas.

Aqui vai o fragmento que encontrei na Casa da Graciosa sobre o seu Freire Jacques e a minha dúvida sobre o que pretende. A descendência está na célebre árvore nº13 que em tempos lhe enviei. A ascendência é a de D.Catarina Marques Giraldes?

Pode responder-me para o fórum ou para o meu e-mail, conforme preferir.

Um abraço,
João



"[…]
VI — D.CATARINA MARQUES GIRALDES , casou com o Capitão de Cavalos , Diogo Freire Jacques que após a Guerra da Aclamação foi Capitão-mor das tropas Regulares de Idanha-a-Nova.
Deste matrimónio nasceu:
7 — Giraldo Marques Freire Jacques, que segue.


VII — GIRALDO MARQUES FREIRE JACQUES, casou na Idanha-a –Nova, a 4-X-1680 com sua parente D.Maria Nunes Rica, filha do Capitão-mor Manuel Álvares Rico e de sua mulher D.Maria Vaz Nunes Sarafana.
A descendência deste casal pode ver-se na árvore nº13."

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#18326 | FJCSAC | 10 mar 2002 11:30 | Em resposta a: #18319

Caro João

Os meus agradecimentos sobre os elementos que me enviou.

Na realidade era mais sobre a família Freire Jacques,que queria saber se haveria algo mais no livro sobre a Casa da Graciosa .

Isto porque nos Vaz Freire de Casegas aparece como irmão de Ana Vaz Freire *1680 ,Catarina dos Santos Vaz Freire * 1674,Maria Vaz Freire * 1670,Frei Aleixo Vaz Freire ,vigário de Meimoa com Hábito de Cristo * 1683 e um Frei Paulo Vaz Jacques Vigário de Idanha-a-Nova.

Pode ser uma pista ou apenas mera coincidência.

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#18339 | jaf | 10 mar 2002 20:03 | Em resposta a: #18326

Caro Francisco

A existirem mais elementos sobre a família que procura, o fragmento que transcrevi deveria remeter para eles. No entanto vou voltar a folhear o livro e, se encontrar alguma coisa, digo-lhe.

Gostei de saber das novidades sobre os Ribeiro de Matos.

Um abraço,

João

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#18713 | FJCSAC | 20 mar 2002 13:22 | Em resposta a: #18339

Caro João

Cá recebi a dita certidão de Teresa Ribeiro nascida em Unhais o Velho, a 29.11.1692.

Desilusão minha,apenas se refere aos Pais e não aos Avós.Nada avancei.

Mantem-se apenas o dado que sua Mãe era Maria Ribeiro de Matos nascida em Unhos ao tempo,"termo de Lisboa" c. de 1632.

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#18714 | FJCSAC | 20 mar 2002 13:29 | Em resposta a: #18339

Correcção quero dizer c. de 1662

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#18842 | jaf | 23 mar 2002 01:48 | Em resposta a: #18713

Caro Francisco

Mais uma vez as minhas desculpas pela resposta tardia. Já mais parece um (mau) hábito, mas são apenas as circunstâncias.

Retomando os Ribeiros de Matos de Unhos:

A aliança mais recuada que tenho dos 2 apelidos é o casamento (decerto em princípios de séc. XVII) de Álvaro de Matos Ferrão com Joana Ribeiro, esta provavelmente filha da Catarina Ribeiro que morre em 1656 e que é, no assento de óbito, identificada como sogra do dito Álvaro. Deste casamento ficaram os seguintes filhos (sei que me estou a repetir, mas é para sistematizar):
1. António, nascido em 1604
2.Bárbara, n. em 1607
3. Álvaro, n. em 1609
4. (?) Ascenço Ribeiro de Matos, hipotético filho do mesmo casal e pai de Bernardo Ribeiro de Matos, nascido em 1836
5.(?) Catarina Ribeiro, outra (mais) hipotética filha, que casa em 1677 com João do Vale de Almeida, pais que foram de Maria (n.1681) e de D.Joana de Morais Pimenta (+1689).

Pelas minhas contas, a sua Maria Ribeiro de Matos, nasc. ca. 1632, será muita probabilidade filha de Ascenço ou de um dos seus presumidos irmãos.

Recuando agora no tempo e atentando nos apelidos da D.Joana Morais de Pimenta, temos dois casais com filhos a nascerem em Unhos entre 1586 e 1590 (não sei se destes tinha falado já):
A) António Pimenta e Brásia de Morais (pais de Domingos(1586), Francisco (1587, sendo madrinha Mácia da Fonseca) e Cristóvão (1590)
B) António Ribeiro e Mécia da Fonseca (pais de Ambrósio (1588), de quem é madrinha Brásia de Morais). Estes talvez ascendentes da Joana Ribeiro, mulher de Álvaro de Matos Ferrão.

Finalmente uma carta nova para o baralho: a 25.8.1635, Lourença de Carvalho, dona viúva de João Ribeiro, moradora em Unhos, dota sua filha Francisca Ribeiro para casar com Bartolomeu de Fontes.

Espero não me ter esquecido em anteriores mensagens (que não tenho agora à vista) do assento de óbito de 10.1.1681 (Unhos) de uma Maria Ribeiro de Matos …

Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#18843 | jaf | 23 mar 2002 01:59 | Em resposta a: #18714

Francisco

para correcção, correcção e meia. Dois disparates meus: A data de nascimento de Bernardo Rib. Matos, (como sabe, 1636 e não 18…!!) e, pior do que isso, pôr a Catarina Ribeiro (casada em 1677) como filha deÁlvaro de Matos Ferrão. Só poderia ser neta. Sorry.

João

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#18854 | FJCSAC | 23 mar 2002 13:10 | Em resposta a: #18843

Caro João

Obrigado pelas informações sistematizadas que enviou.

É coincidência a mais existir o óbito de uma Maria Ribeiro de Matos no ano de 1681,cuja previsão de nasc.das suas filhas minha avó e tia c. 1632 é francamente óbvia.

No entanto falta a documentção comprovativa.

O meu avô Miguel Fernandes Álvares Pereira de Carvalho (que usava também só Alvares,Álvares de Carvalho etc)que casou com Maria Ribeiro de Matos nasceu como lhe disse em Unhais o Velho Freguesia da Pampilhosa da Serra,centro da Beira Baixa,como ele vai casar em Unhos "termo de Lisboa" é para mim ainda um mistério.

Ou teve cargo em Lisboa ou seus irmãos,tudo indica que um António Fernandes Álvares Pereira de Carvalho ,que vem referido como natural de Casegas ,o pode ser erro, foi General do Reino depois de 1666.

Enfim,já há mais alguns dados para talvez começar a "desbaralhar" o baralho.

Se tiver novas informações agradecia que mas enviasse,eu farei o mesmo.

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#19006 | jaf | 26 mar 2002 20:00 | Em resposta a: #18854

Caro Francisco

Induzi-o involuntariamente em erro porque consultei apenas o que estava em papel em vez de consultar o que tinha no computador: é que esta Maria Ribeiro de Matos que morre em 1681 é a mulher de Ascenso Ribeiro de Matos. Seriam parentes? Não me parece que haja outra explicação (adopção do apelido do marido naquela época!!!?).A ser assim, teremos de encarar a hipótese de mais do que um casamento entre Matos e Ribeiros na(s) geração/ões. anteriores.

Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#19071 | FJCSAC | 27 mar 2002 23:42 | Em resposta a: #19006

Caro João

É de veras bizarro haver o tal casamento e apelidos iguais ao tempo.

Mas também pode não ser impossivél mesmo para a época.

No óbito ela pode ter sido considerada como mulher do dito Ascenso e com os seus sobrenomes.Pode ser uma hipótese.

Relativamente á minha avó Maria Ribeiro de Matos,das duas uma ou há o assento do seu casamento em Unhos ou tudo se complica,Lisboa aonde?.

Vou tentar saber se em Unhos poderá haver tal registo.....

Se houver,pelo menos os pais aí serão referidos.

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#19073 | jaf | 28 mar 2002 00:24 | Em resposta a: #19071

Caro Francisco

Acho que tem razão.Estava convencido que seria improvável, no séc.XVII, encontrar a mulher com o ou os apelidos do marido, mas, ainda ontem dei com um caso desses. Será, se calhar, o que acontece aqui.Talvez ela fosse Ribeiro e o Matos fosse do Ascenso, o que já daria outra perspectiva da aliança Matos/Ribeiro.

Se tiver alguma novidade (não é muito provável, mas pode ser), dir-lhe-ei.

Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#114792 | LProjecto | 23 mar 2006 11:46 | Em resposta a: #18842

Caro João,

Encontrei neste tópico a referência ao apelido "Ribeiro" da zona de Loures, pelo que tomei a liberdade de apresentar estes nomes, que integram a ascendência da minha mulher, na esperança de que neles tenham tropeçado:

- Gonçalo Ribeiro de Faria, natural de Sacavém (N. Sra. da Purificação - Loures), onde terá nascido em meados do séc. XVI. Casou com Catarina de Faria.
Em 1634 já tinham falecido, viviam à lei da nobreza e encontravam-se sepultados na igreja Matriz de Sacavém.
Tiveram, pelo menos, um filho chamado Manuel de Faria, também natural de Sacavém, tendo nascido provavelmente entre 1580 a 1590, que serviu na casa do Conde de Redondo D. João Coutinho.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#114889 | MLS | 24 mar 2006 11:11 | Em resposta a: #1521

João
Só agora vi este tópico, no entanto pode ser que leia esta mensagem e me possa responder.
Tenho uma 8.ª avó Bárbara de Matos, filha de um Álvaro de Matos Ferrão (não sei o nome da mãe), que pelas datas poderá ser a Bárbara nascida a 15/5/1607. Esta Bárbara de Matos foi casada com Manuel de Azevedo de quem desconheço a filiação. Por acaso nunca se lhe deparou este casamento?
Cumprimentos
Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#115018 | jaf | 24 mar 2006 23:44 | Em resposta a: #114792

Caro Luís

Registo e agradeço. Não tenho é por agora novos dados que permitam enquadrar as pessoas que refere.

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#115021 | jaf | 25 mar 2006 00:42 | Em resposta a: #114889

Maria de Lourdes

É bem capaz de ter razão, mas não tenho o registo do casamento que refere — o que nada significa porque não fiz um levantamento sistemático dos assentos paroquiais.
Alguma indicação sobre a naturalidade dessa sua avó?

Cumprimentos
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#115027 | MLS | 25 mar 2006 01:26 | Em resposta a: #115021

Boa noite Luís
Muito obrigada pela sua pronta resposta.
Quanto à sua pergunta não faço ideia. Apenas sei que uma filha deste casal, Cecília de Almeida, vivia em Lisboa. Este Manuel de Azevedo foi proprietário do ofício de contador da cidade de Lisboa.
Cumprimentos
Maria de Lourdes Santarém
Braga-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#115089 | MLS | 25 mar 2006 22:06 | Em resposta a: #115021

Caro João Amaral Frazão
Só agora me apercebi do meu erro. Dirigi-me a si tratando-o por Luís. Peço-lhe imensa desculpa.
Cumprimentos
Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#115236 | roberto2316 | 27 mar 2006 21:19 | Em resposta a: #115021

Prezado senhor João Amaral Frazão:
Sou brasileiro, levanto meus antepassados há anos.Cheguei em Bernardo de Matos e Albuquerque, português, que estava na Bahia, por volta de 1717 e casou-se aqui com Antonia de Almeida, filha de José Colaço da Silva e Luzia Barbosa Leal. Esse Bernardo de Matos e Albuquerque foi Coronel Intendente e Guarda Mor das Minas de Rio de Contas e morreu na cidade de Rio de Contas, BA, em 1760. O casal teve os filhos Antonio de Almeida e Albuquerque e outro Bernardo de Matos e Albuquerque. Por acaso já ouviu falar dessa família Matos e Albuquerque, de Portugal. Teria alguma relação com os Ribeiro de Matos? Sei que o referido Bernardo de Matos e Albuquerque era parente dos Ribeiro de Novaes, também de Portugal, mas não sei de onde? Qualquer informação será bem vinda. Obrigado. Cordiais saudações,
Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#115312 | jaf | 28 mar 2006 23:54 | Em resposta a: #115027

Cara Maria de Lourdes

Desculpe a demora, mas estive fora no fim de semana.
Entretanto vi o Gayo e entendi melhor. Sendo Manuel de Azevedo contador em Lisboa, a ligação é mais provável. Certeza, só consultando os paroquiais — de Unhos (acho eu) — e tendo alguma sorte. Hei-de voltar a consultá-los e quem sabe…

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

p.s.: a troca do nome não teve qualquer importância.

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#115316 | jaf | 29 mar 2006 00:11 | Em resposta a: #115236

Caro Roberto

Sei de um Bernardo Ribeiro de Matos (*1636) cc Madalena Maria de Almeida e Albuquerque, pais de Madalena de Matos e, por esta, avós de Valério Correia Botelho de Andrade (*1704), que, este, andou pelo Brasil. Dos que cita, não tenho notícia, nem do apelido Novais. Poderá haver relação entre uns e outros, mas a mera semelhança de apelidos parece-me insuficiente indício .

Cordiais cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#115329 | roberto2316 | 29 mar 2006 03:22 | Em resposta a: #115316

Prezado João Amaral Frazão:

Agradeço a resposta enviada. Continuarei a pesquisar.

Cordiais saudações,
Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#115561 | MLS | 31 mar 2006 20:13 | Em resposta a: #115312

Boa tarde João

Agora fui eu que tive um problema e só agora vi a sua mensagem, que muito agradeço. Eu só sabia até à Bárbara de Matos que foi casada com o Manuel de Azevedo. Foi no Gayo que vi o nome do pai e que à Bárbara lhe acrescenta o Ferrão. O casamento será uma prova e também poderá ficar a saber-se a naturalidade do Manuel de Azevedo e quem foram os seus pais.
Quem me dera que o João os visse.
Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#115577 | jaf | 31 mar 2006 23:39 | Em resposta a: #115561

Boa noite Maria de Lourdes

Fica registado o pedido, mas sem avançar prazos, se me permite.

Cumprimentos

João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#115627 | MLS | 01 abr 2006 23:12 | Em resposta a: #115577

Caro João

Muito obrigada. Cá ficarei à espera até quando tiver que ser.

Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#129928 | MLS | 02 out 2006 10:20 | Em resposta a: #115577

Caro João Amaral Frazão

Esta mensagem é só para não se esquecer de mim.

Obrigada e cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Família -Ribeiro de Matos de Unhos

#129951 | JoãoGaspar | 02 out 2006 15:32 | Em resposta a: #1643

Caros Confrades,

Nos meus estudos, tenho um ramo Mattos de Oeiras,Barcarena e da vila de Alhos Vedros, freguesia de São Lourenço, Hoje concelho da Moita do Ribatejo.


Começando com os de Barcarena tenho, Bento dias de Mattos,( *1620/1630) , casado com Maria Antunes e pais de Domingos Francisco de mattos, este casado com Maria Pereira ( 1654)( de Alhos Vedros) e pais de Catarina Roiz.
Esta Catarina Roiz, casa-se com Silvestre de Mattos , ( dos Mattos de Alhos Vedros) o qual eu desconfio serem parentes dos Mattos de Barcarena, Oeiras!? e são pais de Manuel de Mattos e de João de Mattos( padre Habilitado para ordens menores 1720. camara eclesiastica de lisboa-M229 P. 23 ).


Silvestre de Mattos ( da vila de Alhos Vedros, Moita do Ribatejo) a sua ascendencia é:
filho de:
Rodrigo João de Mattos( 1652) cc Catarina Gomes Vieira(1656)

Neto paterno de:
Domingos Luis ( 1630) cc Domingas de Mattos

neto materno:
João viera cc catarina Gomes


não sei se estes Mattos de Oeiras e ALhos Vedros têm alguma ligação com os Mattos de Loures, mas devido a proximidade geografica, penso que sim, ja que tenho o exemplo de outro ramo familiar que se extende de Alcochete a São Julião de Loures.



Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Família -Ribeiro de Matos de Unhos

#325777 | PereiraF | 20 mar 2013 12:03 | Em resposta a: #1269

12 anos depois desta sua intervençao...vou tentar...
Agradecia muito se poder informar me se estes dados estao documentados.
Cumprimentos,
PereiraF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 06:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen