Filho de pai natural mas de mãe incógnita

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#126667 | aluis | 31 ago 2006 11:42

Viva,

Nos vários registos que tenho consultado, aparece-me com alguma frequência filho natural de fulana tal e pai incógnito.
Há dois dias, quando recebi a certidão de nascimento da avó de um familiar meu deparei-me com uma situação inédita, para a qual pedia ajuda de interpretação:
De acordo com a certidão, a senhora era filha de pai natural, solteiro, e de mãe incógnita. Como é possível isso acontecer? É fácil omitir o nome do pai, mas dizer que uma criança é filha de mãe incógnita é bastante estranho, pelo menos para mim.
O nascimento ocorre em Évora em 1889. A criança foi baptizada e um dos dados também curioso é que não há a presença de qualquer mulher no acto de baptismo, apenas o pai, dois padrinhos (ambos casados mas as mulheres não estiveram presentes) e o padre.
Em que circunstâncias é que tal poderá ter acontecido?
O documento identifica o local e a hora de nascimento mas omite o nome da mãe e dos avós maternos.
Gostava de saber a vossa opinião sobre o assunto.

Obrigada

Aluís

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#126685 | fertelde | 31 ago 2006 13:09 | Em resposta a: #126667

Um caso de adopçâo, ao saber que a criança era seu filho, e a mâe foi afastada de forma voluntária ou nâo, de exercer a sua maternidade...
Alguma mulher que a familia nâo quis aceitar como mâe de facto e a borrou da memória...

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#126692 | JCC | 31 ago 2006 14:01 | Em resposta a: #126667

Caro ALuis

Embora seja a primeira vez com deparou com tal situação ela não é tão rara quanto poderia pensar.

Trata-se, habitualmente, de situações em que a mãe não podia assumir o nascimento de um filho (por exemplo por ser casada com outro que não pai da criança) ou em que o pai pretendeu esconder a identidade da mãe, por exemplo por ser de "condição" muito diferente.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#126693 | JCC | 31 ago 2006 14:04 | Em resposta a: #126667

Em seguimento da minha anteior mensagem:

Não sei se quererá partilhar a informação que encontrou. Se assim entender pode ser que o nome do pai e padrinhos possam dar alguma pista sobre as razões de tal assento. Em que fregusesia também poderá ser interesante. Eu tb faço frequentemente pesquisas em Evora e conheço bastante gente que por lá tb anda, pode ser que surja alguma pista.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#126707 | aluis | 31 ago 2006 16:07 | Em resposta a: #126693

Caro João,

A freguesia é São Pedro, Évora.
O nome do pai é Raúl Gomes de Vargas, solteiro e vive da sua agência [pelo menos é que entendo do nome do documento].
Os padrinhos são um capitão da artilharia em comissão na quarta divisão militar - Miguel da Cruz Nunes e um barbeiro - Joaquim Gregório de Sousa.
Continuo a achar estranho um baptizado em que só estão presentes homens ...

Cumprimentos,

Aluís

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#126754 | diogopp | 31 ago 2006 18:42 | Em resposta a: #126693

Caro João Cordovil Cardoso,

Peço-lhe imensa desculpa mas quando vi que investiga muito em évora não resisti a pedir-lhe ajuda!

Estou há muito tempo a tentar ir ao Arquivo de Évora para investigar uns ascendentes meus mas ainda não consegui! Será que me pode ajudar ou sabe o que posso fazer ou a quem devo pedir ajuda?

Muitos cumprimentos, obrigado,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

MANUEL ANTUNES - MARIA BARRADAS

#126819 | gmg | 31 ago 2006 21:52 | Em resposta a: #126692

Caro João Cordovil Cardoso,

Será que me pode auxiliar numa pequena pesquisa no ADÉvora? Trata-se de um casamento de:


MANUEL ANTUNES e MARIA BARRADAS, que devem ter casado entre 1650 - 1670 na freguesia de Santo Estêvão, concelho de Estremoz, distrito de Évora.

Cumprimentos e desde já agradeço,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#126862 | JCC | 01 set 2006 00:48 | Em resposta a: #126754

Caro Diogo Pinheiro Paiva

De facto ou a Évora sempre que posso mas moro e trabalho em Lisboa.
Pode, contudo, acontecer que vá lá uns dias na semana seguinte à próxima. DIga-me o que procura e, se sempre for, tentarei arranjar algum tempo.

Caso contrário indico-lho desde já um nome, de um amigo e confrade, que costumava fazer pesquisas por conta de outros- António Carlos Janes Monteiro. Se for ao Google com este nome encontrará o site dele e as informações dos contactos.

Se me quiser contactar por email o endereço é cordovil arroba webside ponto pt.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: MANUEL ANTUNES - MARIA BARRADAS

#126865 | JCC | 01 set 2006 00:57 | Em resposta a: #126819

Caro Luis GMG

Por favor veja a minha resposta mais abaixo, ao confrade DIOGOPP

Cumprimentos

João CC

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#126884 | diogopp | 01 set 2006 03:49 | Em resposta a: #126862

Caro João Cordovil Cardoso,

Muito obrigado antes de mais pelas sua ajuda. Sinto-me um pouco mal por lhe estar a pedir esta ajuda! Não pretendo abusar.

A única coisa que possuo são uma série de escrituras e documentos de habilitação de herdeiros de de onde tirei os dados que lhe vou fornecer. O que gostaria de descobrir são 2 coisas:

1º Em Novembro de 1896 morreu João José Ferreira, irmão de Carlota Joaquina Ferreira que morreu a 22.01.1917 e de Vitória Maria Ferreira de que não tenho datas. Daqui queria saber a ascendência destes 3 irmãos.

2º Vitória Maria Ferreira casou com um senhor de apelidos Lopes Mautempo, e tiveram pelo menos um filho José Lopes Mautempo que calculo que tenha nascido por volta de 1860/1870. Gostaria de saber a ascendência do apelido Lopes Mautempo. Não tenho conhecimento da existência deste apelido em ninguém que não pertença à minha familia. Já tinha por acaso ouvido falar? É um apelido muito invulgar!

Todos estes são naturais de Évora eram proprietários de uma grande parte das casas da Rua das Fontes, uma rua que sai perto da PSP e que vai dar a um largo que tem uma fonte perto de umas portas. A casa da familia era nesta mesma rua já junto ao largo.

Sabe-me dizer se os registos de Arraiolos também estão em Évora?

Muito obrigado pela sua disponibilidade, peço-lhe imensa desculpa pelo incomodo que lhe causo.
Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#126921 | JCC | 01 set 2006 11:54 | Em resposta a: #126884

Caro Diogo Pinheiro Paiva

Sem qq compromisso, e no caso de sempre ir a Évora na semana de 11/9, tentarei ver o que se encontra no ADE, partindo do princípio que os registos estão na freguesia de S. Mamede, a que essas moradas correspondem. Não poderei fazer muito mais pois já tenho uma séria de livros para ver em curto espço de tempo.

Conheci, profisionalmente, um senhor de apelido Mautempo, que trabalhava na CIMPOR, infelizmente precocemente falecido. No 118net há apenas meia dúzia de Mautempo e,procurando Mau-tempo, encontrei um em Arraiolos. Pessoalmente não conheço o apelido naquela zona e a primeira vez que o encontrei foi no tal senhor que referi atrás.

Quanto aos registos de Arraiolos estão em Évora (já os consultei), bem como a totalidade (ou pelo menos assim julgo e tenho encontrado) de todos os referentes ao Distrito de Évora.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#126926 | diogopp | 01 set 2006 12:07 | Em resposta a: #126921

Caro João Cordovil Cardoso,

Muito obrigado, não sei como lhe agradecer a amabilidade e disponibilidade. Muito obrigado pela ajuda que mesmo assim já me deu, de facto, por falta de lembrança nunca me tinha ocorrido aceder ao 118net.
Fico então na esperança de que se tiver tempo me diga e descubra alguma coisa. Dê noticias quando puder, se precisar de alguma coisa do Arquivo de Elvas disponha e tentarei ajudar no que me for possivel!

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: MANUEL ANTUNES - MARIA BARRADAS

#126958 | gmg | 01 set 2006 13:46 | Em resposta a: #126865

Caro Joõa CC,

Obrigado pela sua resposta e pela amabilidade!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#128229 | JCC | 12 set 2006 22:55 | Em resposta a: #126926

Caro Diogo

Tenho boas noticias para si. Quando chegar a Lisboa dir-lhe-ei.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: MANUEL ANTUNES - MARIA BARRADAS

#128230 | JCC | 12 set 2006 22:56 | Em resposta a: #126958

Caro Luis

Infelizmente não tenho boas notícias. Os livros de casamentos da freguesia não existem senão para um pequeno intervalo no período que me deu e, nesse, não encontrei nada.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: MANUEL ANTUNES - MARIA BARRADAS

#128499 | gmg | 14 set 2006 20:58 | Em resposta a: #128230

Caríssimo João,

Muito obrigado pelo trabalho que teve com o meu pedido e peço desde já desculpa pelo incómodo que poderei ter causado.

Cumprimentos e mais uma vez muito obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#128783 | JCC | 17 set 2006 23:37 | Em resposta a: #126926

Caro Diogo Pinheiro Paiva

Aqui vai o que consegui que, felizmente, não foi pouco. Teve bastante mais sorte que o nosso confrade que me fez o peido sobre Estremoz pois esses livros não existem...

No livro de óbitos encontrei:

Óbitos – São Mamede – Lv 182 – 1896
Aos 29-11-1896, às 12 h da manhã na casa nº 45 da Rua Manuel do Olival nesta freguesia de S. Mamede da cidade, concelho e Arquidiocese de Évora faleceu um individuo do sexo masculino por nome João José Ferreira, solteiro, proprietário de 80 anos de idade, natural e baptizado na freguesia da Santa Sé desta cidade paroquiano e morador nesta dita de S. Mamede, filho legítimo de Manuel José Ferreira e de Josefa Maria cujas naturalidades ignoro. Recebeu o Sacramento da Extrema Unção, fez testamento e foi sepultado no cemitério público. Para constar lancei este assento em duplicado que assino. Era ut supra. O pároco Frederico Vaz Mateus.

Com esta informação fui aos livros de testamento e encontrei:

Testamentos Livro 41, nº 23 Fls 32 – Retirei os seguintes elementos:

Testamenteiras: suas irmãs Vitória Maria Ferreira e Carlota Joaquina Ferreira

Feito no escritório de Joaquim Maria Pinto – Escrivão e Tabelião – Évora – Nº 1042, Lv 76 Fls 69 Vº

Feito em 25-9-1891

Começa com vários encargos pios.

Refere:
sobrinho António Maria Mautempo – solteiro e maior
Irmãs Vitória Maria Ferreira – viúva de Domingos Mautempo e Carlota Joaquina Ferreira – solteira e maior
Sobrinhos José Lopes Mautempo – solteiro e Maria do Carmo Mautempo – casada

Revoga o anterior testamento feito nas notas do Tabelião Joaquim Maria de Macedo Júnior em 4/5/1885

Encontrei ainda o assento de baptismo:

ADE – Lv 58 – Sé

19/3/1816 – baptizei a João que nasceu a 9 do corrente mês, primeiro deste nome e do primeiro matrimónio de ambos, filho legítimo de Manuel Ferreira, natural desta freguesia da Santa Sé e Josefa Maria natural da freguesia de Nª. Sª. de Machede. Neto paternos de João Ferreira e de Ana Maria, ambos naturais desta freguesia da Sé. Neto materno de Manuel Afonso natural de S. Vicente de Valongo, termo de Montoito e de Maria das Neves natural de Nª. Sª. de Machede. Padrinhos Alexandre Vidigal Quintaneiro e Luisa de Jesus casada com José Simões de Oliveira.

Pesquisei no mesmo livro as irmãs mas nada encontrei

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#128786 | liasantos | 18 set 2006 00:06 | Em resposta a: #126685

Olá, Fernando, me desculpe por invadir este espaço, mas estou om mesmo problema, em desvendar esse mistério.
Olha uma amiga pesquisou e encontrou meu tretravô do lado materno.
um deles pelo informado foi adotado, colocado em casa de Vibrino ou vibrimo Pereira e Felizbela.
o outro avô, esta como incógnito.
Será que tem possibilidade de encontrar alguns dados este problema?
Pois se não for´posssível, acaba aí a minha descendência.
Ah! será que vc não conheca quem faça pesquisa no AD de Santarém?
te agradeço.
Lia Santos

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#128948 | set1405 | 19 set 2006 21:10 | Em resposta a: #126692

Confrade ALuis
Penso que o Confrade João Cordovil Cardoso terá respondido no essencial à sua pergunta. Posso-lhe transmitir mais um caso, que embora não sendo tão raro é seguramente de excepção, e que encontrei hoje:
Aos onze dias de Fevereiro de mil oitocentos e quatorze pus os Santos Óleos e batisei a António filho legítimo de João G...A...F...A...M..e de Mai Oculta: nasce a onze de Janeiro: Foi Padrinho António C...A...M... ass Pároco
Nem avós constam.
Cumprimentos
Ricardo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#129137 | JCC | 21 set 2006 16:33 | Em resposta a: #126926

Caro Diogo Pinheiro Paiva

Presumo que ainda não tenha visto a minha resposta sobre os dados que me pediu, pelo que volto a por o tópico no topo.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#129372 | diogopp | 24 set 2006 19:44 | Em resposta a: #128783

Caro João Cordovil Cardoso,

Muito, muito obrigado por tudo! Com esta sua ajuda fiquei finalmente a saber mais alguma coisa sobre a minha ascendência em Évora. Graças a si e à sua disponibilidade finalmente avancei num dos ramos de évora ao qual ainda não me tinha dedicado por falta de tempo para lá me deslocar.

Quero-lhe pedir desculpa pelo atraso na minha resposta e no agradecimento, acontece que neste momento já só estou em Elvas ao fim de semana e durante a semana tenho o computador avariado, motivo pelo qual estou sem acesso à internet e por isso se tornam raras as minhas vindas aqui!

Não se esqueça de me dar os dados dos elementos que queria que eu investigasse no arquivo de Elvas, a qualquer momento quando tiver disponibilidade posso lá ir.

Sem querer abusar, se por acaso em breve voltar ao arquivo de Évora e tiver algum tempo diga-me qualquer coisa pois há uma coisa que lhe queria pedir. Isto claro se tiver tempo.

Bem, creio que é tudo, mais uma vez muito obrigado, disponha, fico à espera dos seus elementos.

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#138326 | diogopp | 27 dez 2006 22:21 | Em resposta a: #126693

Caro João Cordovil Cardoso,

Venho aqui mais uma vez pedir-lhe uma ajuda, tenho um "buraco" na minha investigação e na minha arvore geneologica.

Por isso lhe peço um favor, sem pretender ser abusador. Creio que será simples de encontrar.

JOANA MARIA LOPES nasceu por volta de 1870 em Arraiolos e morreu a 16.10.1945, era casada com José Ferreira Lopes Mautempo ( filho de Vitória Maria Ferreira e de António Maria Lopes Mautempo).

Da sua ascendência não sei os pais e sei uns avós (ou bisavós) que se chamam António Francisco Varella e Joana Carneireira. Estes avós ou outros tinham titulo, creio que eram Viscondes.

Como vê em relação à ascendência desta minha trisavó está tudo muito enevoado, se me conseguir descobrir alguma coisa em Évora fico-lhe imensamente agradecido.

Fico à espera de qualquer noticia da sua parte.

Não se esqueça, quando precisar de alguma coisa do arquivo de Elvas diga.

Desde já agradecido, cumprimentos,

Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#138966 | diogopp | 03 jan 2007 12:00 | Em resposta a: #126693

Caro João Cordovil Cardoso,

Viu a mensagem que lhe deixei dia 27/12?

Aguardo sua resposta, peço desculpa pela insistência!

Cumprimentos,
Diogo Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Filho de pai natural mas de mãe incógnita

#138970 | JCC | 03 jan 2007 12:46 | Em resposta a: #138966

Caro Diogo Paiva

Infelizmente só a vi quando regressei a Lisboa (em Évora não tenho acesso ao mail) e por isso não pude ver nada. Aliás estive muito pouco tempo no arquivo.

Não sei quando lá voltarei, mas não será nos próximos tempos. Já experimentou telefonar para lá e falar com a D. Célia ou com o Sr. Estevão? Eles são muito simpáticos e prestáveis e pode ser que consiga o que pretende.

Bom ano novo
Cumprimentos
João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 00:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen