Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Bibliografia | Regiões

Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#126732 | Domingos Joanes | 31 ago 2006 17:48

Boa tarde,

Na recente e monumental obra de Eduardo Osório sobre famílias da Beira os chamados “Freires de S. Gião” aparecem entroncados nos antigos “Freires de Andrade” da Bobadela. As deduções que o autor apresenta para isso parecem-me bastante sólidas. No entanto, gostava de ouvir a opinião dos confrades sobre esta matéria.

Cumprimenta,
Domingos Joanes

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#128294 | Domingos Joanes | 13 set 2006 11:54 | Em resposta a: #126732

Boa tarde,

Na recente e monumental obra de Eduardo Osório sobre famílias da Beira os chamados “Freires de S. Gião” aparecem entroncados nos antigos “Freires de Andrade” da Bobadela. As deduções que o autor apresenta para isso parecem-me bastante sólidas. No entanto, gostava de ouvir a opinião dos confrades sobre esta matéria.

Cumprimenta,
Domingos Joanes

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#132350 | Domingos Joanes | 27 out 2006 11:54 | Em resposta a: #128294

Renovo a solicitação.

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#132353 | Conde | 27 out 2006 13:13 | Em resposta a: #126732

Concordo inteiramente com a doutrina exposta. Conheço muito bem o tema.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#145824 | luis262 | 27 fev 2007 23:54 | Em resposta a: #132353

Boa noite,

Concordo com ambos os intervenientes sobre o interesse do tema e até penso que os costados do "velho" Manuel Freire ( de Andrade), agora desvendados, deveriam passar a constar da base de dados do Genealogia. Será que somos preguiçosos ? Não me estou a excluír, está bem de ver...

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#145854 | Conde | 28 fev 2007 11:14 | Em resposta a: #145824

Além do mais, várias linhas recuperaram, posteriormente, o apelido Freire de Andrade completo. Já não falo das várias cartas de armas com quartel de Freires de Andrade concedidas durante a Monarquia. Conhecemos, todos, todas as reticências...

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#148781 | luis262 | 17 mar 2007 00:15 | Em resposta a: #126732

Boa Noite,

Conforme já referi em anterior mensagem e tal como outros já o fizeram , gostava que surgissem aqui mais intervenções sobre esta matéria , sobretudo de confrades que têm estudados estes Freires de Andrade, de S. Gião.

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#150608 | luis262 | 29 mar 2007 19:45 | Em resposta a: #148781

Voltando ao assunto...

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#153036 | luis262 | 19 abr 2007 23:56 | Em resposta a: #126732

Caros Confrades,

Será que as deduções de Eduardo Osório não serão suficientemente sólidas que justifiquem o entroncar estes Freires de de S.Gião nos Freires de Andrade da Bobadela, e traduzir esses facto nas páginas do Genealogia ?

Eis uma questão que gostaria de ver aprofundada, aqui no fórum pelos mais versados do que eu no estudo das famílias da região.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#153109 | luis262 | 20 abr 2007 15:07 | Em resposta a: #153036

Renovação de pedido
LP

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#153152 | ffarrajota | 20 abr 2007 21:28 | Em resposta a: #153109

Caro Luís Piçarra,
Tenho antepassados Brito Freire, em S.Romão, que não sei se terão ligação aos de S.Gião. Só sei que uma descendente casa-se com um habitante de S.Gião.
O meu antepassado é Caetano de Brito Freire cc. Inês Rodrigues, de Almeida, penso que será só ela de Almeida. Tem a Francisca de Brito Freire cc. Manuel Teixeira. Este casal tem a Maria nasc. 1 set 1700, a Luísa e o António. A Maria cc.António Duarte João e têm 5 filhos, em S.Romão. A filha Maria Teresa cc. Martinho Marques, de S.Gião, 8/11/1755.
Tem algum Caetano de Brito Freire, na sua pesquisa, por volta de 1650?
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#153164 | luis262 | 20 abr 2007 23:03 | Em resposta a: #153152

Cara Fernanda,

Infelismente não tenho nada sobre esse Martinho Marques de S. Gião, casado a 8.11.1755 com Maria Teresa.
No entanto , vou prcurar no "Freires de São Gião" de Nuno Canas Mendes e no "Raízes da Beira" no Espaço que ele dedica a esta família e, se deparar com alguma pista, comunico.

Cordialmente
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#157217 | luis262 | 25 mai 2007 01:03 | Em resposta a: #153164

Cara Fernanda,

Antes de mais, peço desculpa pelas gralhas na minha resposta, mas não reli o texto...
Lamento informá-la de que não encontrei nenhuma referência às pessoas que indica.
Ao seu dispôr, com os meus cumprimentos ,

luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#157268 | E. Osório | 25 mai 2007 15:26 | Em resposta a: #153152

Cara Fernanda,

Aparecem Britos Freires em Seia (talvez os mesmos de S. Romão), provenientes da praça de Almeida, pelo que nada terão a ver com os Freires de S. Gião:

Um Fernando de Brito Freire, n. cerca de 1580, casou com Maria da Fonseca da Cunha. Tiveram Diogo de Brito Freire, n. em Almeida cerca de 1610, capitão de Infantaria, que casou segunda vez com Madalena de Almeida. Estes tiveram Diogo de Brito, b. no Seixo da Beira a 06-08-1645, capitão de Infantaria, mestre de campo e governador de Castelo Rodrigo, que casou com Maria Osório de Alarcão, com geração em Seia. Ver meu ttº Botelhos, de Seia e Linhares.

É curioso que o seu antepassado Caetano de Brito Freire, nascido cerca de 1640, seja natural ou tenha casado em Almeida, pelo que poderá ser parente próximo dos que vão acima. Só vendo os paroquiais de Almeida... se descobrir alguma coisa, não deixe de me dizer.

Cumprimentos e um abraço do
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#157323 | ffarrajota | 25 mai 2007 22:51 | Em resposta a: #157217

Caro Luís Piçarra:
Agradeço o seu cuidado.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#157324 | ffarrajota | 25 mai 2007 23:03 | Em resposta a: #157268

Caro Eduardo Osório:
Agradeço a informação, parece que poderá haver ligação com os meus.
Se se confirmar logo o informarei.
Foi pena não ter podido dar mais informações sobre os meus antepassados em Raízes da Beira, porque acabei por descobrir que é rara a família referenciada em que não tenha lá antepassados.
Um abraço,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#158940 | luis262 | 09 jun 2007 22:31 | Em resposta a: #153109

Boa noite,

Passado que foi algum tempo, gostaria de saber o que os participantes deste fórum, pensam sobre Manuel Freire, de São Gião e a ascendência que lhe é atribuída em " Raízes da Beira".
Embora tenha origem nastas pessoas, sou um simples interessado, pois apesar de desnvolvendo, de quando, a minha "investigaçãozita", longe de mim a ideeia de me considerar , um perito na matéria...
Admira-me, no entanto, que a ascendência dos Freires de São Gião, aqui nas páginas do GENEA, continue a "terminar" no referido Manuel Freire, tal como no FSG, obra magnífica e pioneira no estudo deste ramo, cujo o autor , meu caro parente, Nuno Canas Mendes muito admiro pelo trabalho desenvolvido.
Fica a pergunta pois...

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#158950 | luis262 | 10 jun 2007 01:06 | Em resposta a: #158940

Peço desculpa pelas gralhas: ecrevi pressionado pelo tempo e nem sequer pude rever o texto.
Apesar de tudo espero que se que se consiga perceber...
Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#158956 | AQF | 10 jun 2007 02:57 | Em resposta a: #158940

Caro Confrade,

Como já algumas vezes foi explicado pelo Genea, os respnsáveis do site não têm a preocupação sistemática de completar os ramos existentes com tudo o que vai saindo em obras da especialidade.

Assim sendo, aparentemente, a falta dos ascendentes ao Manuel Freire que refere, apenas se dá porque ainda não houve qualquer interessado no assunto que se desse ao trabalho de os introduzir na Base de Dados do Genea, coisa que puderão fazer usando o 'link' "Sugerir correcção desta página" existente na página do dito Manuel Freire.

Salvo erro, neste caso concreto, o 'link' seria o seguinte:
http://genealogia.netopia.pt/home/info2.php?tipo=pessoas&id=20303

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#158960 | henrdias | 10 jun 2007 11:18 | Em resposta a: #158950

Caro Luís,

quando reparei ontem na tua insistência neste pedido, era para te dar a resposta que entretanto o nosso confrade Ângelo da Fonseca se antecipou a dar.
No entanto, também penso que poderia haver outra forma, pois numa obra com a amplitude das "Raízes da Beira", onde inúmeros confrades encontram elos de ligação com os seus familiares, pode dar-se o caso de aparecerem dezenas de confrades a sugerir a correcção da mesma página, o que creio, não facilitará em nada o trabalho dos responsáveis do G.P.
Poderia haver (a exemplo do que fazes com o teu primo) "uma certa divisão de tarefas", onde cada confrade sugeria por exemplo a correcção de um título. O que mesmo assim iria ser uma tarefa bem morosa.
Agora um aparte: tens acompanhado o tópico da Qt. da Sarrada ?

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#158964 | luis262 | 10 jun 2007 13:30 | Em resposta a: #158956

Caro Ângelo da Fonseca,

Obrigado pela sua intervenção.
É evidente que têm razão!

Ao que sei somos muitos os que descendemos deste Manuel Freire, e só aí, existeà partida, um eventual campo de interessados
Como tenho andado "às voltas" com outros ramos familiares, estava à espera que mais alguém tomasse a iniciativa...
É claro que se tal não acontecer, as coisas não aparecempor si.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#159179 | luis262 | 12 jun 2007 20:30 | Em resposta a: #158960

Caro Henrique,

Em relação à descendência do Manuel Freire de Andrade, conta-se às centenas ! Conheço pessoalmente muita gente, isto para além de alguns meus primos dreitos e segundos que também são muitos- por isso estava a ver quem pegava no assunto , visto que nos últimos tempos tenho andado a estudar costados do meu lado paterno, o que me tem dado bastante trabalho , pois deparei com documentação que embora bastante me parece muito interessante.

Por outro lado , ando com obras em casa há seis meses , que felizmente estão a chegar ao fim, mas que são um factor terrível para quem tem uma arrecadação cheia até ao tecto e anda à procura de papelada.

Hay mucho peor, como diriam o nossos vizinhos de península.

Vou ver o que tem saído sobre a quinta da Sarrada.
Continuo sem saber, apesar da conversa em casa do meu primo Carlos Pimentel, quem era a prima Briolanja , tão referida nomeadamente, na correspondência que o meu avô materno mandou de Londres em !911/1912.
Fiquei com ideia que tu e o Tó Zé, quando da vossa ida as cinco Vilas teriam falado com alguém que sabia quem tinha sido a dita pessoa.Mas não tomei notas...

Por hoje vou terminar.

Um abraço
Luís.

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#159180 | luis262 | 12 jun 2007 20:35 | Em resposta a: #159179

Caro Herique, faltou uma pa lavra quando referia a documentação sobre costado paternos (...)embora bstante DISPERSA (...).
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. G

#159203 | Vasco Campos | 13 jun 2007 00:24 | Em resposta a: #158964

Caros (as) Senhores (as),

A título de curiosidade, alguém sabe quem são os descendentes actuais de Manuel Freire que usam o apelido Freire?

Cpts.

VC

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. G

#159230 | luis262 | 13 jun 2007 13:38 | Em resposta a: #159203

Caro VC

Uma tia avó minha, irmão do meu avô materno, já falecida, foi aúltima pessoa da família mais chegada que o usou.
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=144193
Nenhum do outros irmãos foi registado com o apelido, que lhes vinha da bisvó paterna, Inácia Delfina de Paiva Manso Freire e Andrade c.c. José Teixeira Pimentel de Figueiredo e Sequeira senhor da casa dos Pimentéis Teixeiras em Maçãs de D.Maria.

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. G

#159359 | E. Osório | 14 jun 2007 17:00 | Em resposta a: #159203

Caro Vasco,

São pelo menos o António Freire Lobo Vaz Pato e irmãos.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião

#163401 | mpinto | 25 jul 2007 15:25 | Em resposta a: #126732

Caros Confrades,

Venho procurar ajuda com uns costados que me têm dado inúmeras dores de cabeça. Aqui no Genea está a ficha de Fernando de Andrade de Sá retirada do Nobiliário de Felgueiras Gaio (vol. IV-pg. 459, Correias).

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=293193

Como descendo deste personagem e tenho alguns documentos respeitantes aos seus descendentes, verifico algumas incompatibilidades entre o Nobiliário e os documentos referidos que procuro resolver (problema comun a muitas investigações, presumo:

O Nobiliário apresenta Fernando de Andrade de Sá como tendo três filhos de sua mulher, Maria Soares:

Antónia da Costa Viveiros c.c. Manuel de Andrade
João Freire, abade de Raiva
Maria, ss

No entanto, a Carta de propriedade do Ofício de Escrivão dos Órfãos, Câmara, Almotaçaria e Tabelião do Público Judicial e Notas do concelho de Alvarenga de Manuel de Andrade Pinto (passada a 16/11/1668- Registo Geral de Mercês, Chancelaria de D. Afonso VI, liv.12, fl.337v) é explícita na sua filiação: Fernando de Andrade e Sá.

Na óbvia improbablidade de Manuel de Andrade ser irmão da sua mulher, há aqui um erro. Será que Felgueiras Gaio "trocou" a filiação dos conjuges? É natural, embora não tenha nenhuns outros documentos onde surja o nome da mulher de Manuel de Andrade Pinto.

Na Carta passada a 08/03/1695 (Registo Geral de Mercês, D. Pedro II, liv.9, fl.314) de Propriedade dos mesmos Ofícios passada a seu filho Manuel Freire de Andrade (neto de Fernando de Andrade e Sá), afirma-se que, visto o agraciado ser menor de 16 anos, ficava como seu tutor o seu tio, João Freire de Andrade, abade de Raiva - o que coincide com a informação de Felgueiras Gaio.

Algum dos caros confrades tem informações sobre estes Freires de Andrade? Quem foi o pai de Fernando de Andrade e Sá (ou de Sá)? É estranho ele usar o apelido do pai (Andrade ou Freire de Andrade) e não se saber quem foi! Porque é que seu filho assina Andrade Pinto? de onde vem o Pinto? Será possível confirmar o erro de Gaio em relação à errada filiação de Antónia da Costa Viveiros (até os apelidos não coincidem com os do pai, mãe avós, etc.)?

Agradeço desde já a V/ ajuda.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Freires de S. Gião

#271089 | carledu79 | 21 fev 2011 19:03 | Em resposta a: #163401

Prezados,

ando às voltas com um casal (Pedro Lopes e Maria Freire) que aparece no Raízes da Beira (ANTUNES, da Bobadela):

"
4 PEDRO LOPES, f. em São Gião com testamento a 23-10-1685, aí casou a 25-07-1656

com MARIA FREIRE. Aí viveram e tiveram:

5 Maria, b. a 10-01-1665

5 António, b. a 15-02-1677 (nota: poderá ser António Lopes Freire, casado com

Maria Dias, com um filho José Freire, casado na Vide a 11-06-1737 com Brígida

João).

5 Pedro Lopes Freire, que parece filho e segue.
"



Não consta lá a ascendência desta Maria Freire. Contudo, observando os Freires, de São Gião, vejo:

§ 2
4 GUIOMAR FREIRE, filha de Manuel Freire e de sua mulher Usenda
Ribeiro (nº 3 do §
1), n. de São Gião onde f. a 20-08-1638, casou com FERNÃO LUÍS. Aí viveram e
tiveram:
5 Luís Freire, que segue.
5 João, b. a 29-05-1588, sendo padrinho Luís Freire, que aqui vai como
seu tioavô.
5 Fernando, b. a 14-12-1592
5 Maria Freire, f. em São Gião a 22-11-1636, aí casou a 29-02-1635 com Pedro da
Costa, filho de Pedro da Costa e de sua mulher Antónia Fernandes. Aí viveram e
tiveram:
6 Maria, b. a 23-11-1635

Esta Maria de 1635 não casou? Não teve descendentes? Ou apenas não
está apontado no livro? Ela teria idade para ser a Maria Freire casada
com Pedro Lopes em 1656.

Alguém teria, por acaso, a descendência da Maria (b.1635) ou a ascendência da Maria Freire casada com Pedro Lopes?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen