Renovo o pedido - Exílio de Carlistas em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Hispânia

Renovo o pedido - Exílio de Carlistas em Portugal

#126830 | usermbr | 31 ago 2006 22:28

Caros,
Socorro-me ao forum no sentido de saber se alguém conhece, tem em sua posse ou saiba como obter documentos que façam referência a famílias espanholas que se tenham exilado em Portugal na pendência das Guerras Carlistas em Espanha.
Parte do ramo da minha família descende de um militar espanhol que se exilou, numa primeira fase, na localidade de Almeida e que chamava Narciso Ortiz.
Todos os contributos serão muito bem vindos.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Renovo o pedido - Exílio de Carlistas em Portugal

#126860 | Luís_MCS_Froes | 01 set 2006 00:28 | Em resposta a: #126830

Cara Senhora,

O meu bisavô Jayme de Olazábal era primo próximo e amigo íntimo do Duque Don Javier de Borbón-Parma e serviu-o como lugar-tenente ao longo da Guerra Civil de 36-39.

Dois tios-bisavôs meus Olazábal combateram nas hostes católicas e monárquicas contra «los rojos» e morreram heroicamente em combate.

O meu trisavô Don Ramón de Olazábal, Conde de Arbelaiz, era filho do político carlista e também Conde de Arbelaiz Don Tirso de Olazábal, gentil-homem de Don Carlos de Borbón, Duque de Madrid, e presidente da comissão de armamentos do Exército Carlista.

Foi precisamente no exílio, em Saint Jean de Luz, que o meu trisavô Ramón conheceu D. Maria Luiza de Mendóça, filha dos Condes de Azambuja (que eram partidários da Causa de Dom Miguel), com quem veio a casar, numa cerimónia memorável, por ser a última da era Azambuja no Palácio de Palhavã, hoje Embaixada de Espanha.

Tenho mais pormenores interessantíssimos sobre as relações da minha família com o Carlismo, que prefiro deixar para outra ocasião, se estiver interessada.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Renovo o pedido - Exílio de Carlistas em Portugal

#126861 | Luís_MCS_Froes | 01 set 2006 00:33 | Em resposta a: #126830

Entretanto, devo realçar que os Olazábal não se exilaram em Portugal. Simplesmente, o ramo primogénito e representativo da linha secundogénita de Arbelaiz acabou por se estabelecer em Portugal pelo casamento com uma filha da Casa Azambuja.

Cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Renovo o pedido - Exílio de Carlistas em Portugal

#126895 | usermbr | 01 set 2006 09:57 | Em resposta a: #126861

Caro confrade Luís Froes,

Obrigada pela atenção prestada neste fúrum.

Por acaso, nos documentos que dispõe, não tem algum registo relativo ao meu tetra-avô Narciso Ortiz?

Cumprimentos,

Magda Bragança Rubio

Resposta

Link directo:

RE: Renovo o pedido - Exílio de Carlistas em Portugal

#127014 | Luís_MCS_Froes | 01 set 2006 17:14 | Em resposta a: #126895

Cara Magda,

De que zona de Espanha era natural o seu tetravô?

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Renovo o pedido - Exílio de Carlistas em Portugal

#127015 | usermbr | 01 set 2006 17:21 | Em resposta a: #127014

Caro Luís Froes,

O meu tetravô era de Saragoça, mas deconheço mais pormenores sobre o local do seu nacimento.

Cumprimentos,

Magda Bragança Rubio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 01:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen