Cidadania portuguesa - Outro caso complicado!

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Brasil

Cidadania portuguesa - Outro caso complicado!

#126881 | martsil | 01 set 2006 03:34

Olá, pessoal
Alguém pode me dar uma luz?

Meus bisavós são portugueses e minha família resolveu dar entrada no pedido de cidadania. Enviamos os documentos ao Consulado para fazer a transcrição do casamento e óbito deles, mas tudo foi devolvido.
Alegaram que o sobrenome da minha bisavó não batia com o dos pais dela, porque o registro de nascimento dela foi feito de forma incompleta (não escreveram o sobrenome do pai, só o da mãe).
As únicas certidões que provam que meu trisavô e minha bisavó têm o mesmo sobrenome são brasileiras e parece que o Consulado e as Conservatórias não aceitam estes documentos.
Não sei como provar que o sobrenome da minha bisavó está certo, para poder dar andamento no processo. Alguém pode me ajudar?

Obrigado!
Martim

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Outro caso complicado!

#127431 | pisuco | 04 set 2006 16:06 | Em resposta a: #126881

Prezado confrade martsil

Em primeiro lugar, antigamente os assentos de nascimento, tanto portugueses quanto brasileiros, não indicavam sobrenome para a pessoa registrada, mas somente nome. Também as certidões de casamento não indicavam se a mulher adotaria o sobrenome do marido. Assim sendo, se a sua bisavó era portuguesa, provavelmente o seu assento de nascimento só trará o primeiro nome e a filiação. Essa filiação, sim, precisa ser a mesma nas demais certidões existentes, como a de casamento, por exemplo.

Coloco-me à disposição.

saudações

Pisuco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 08:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen