Rodrigo da Cunha Balsemão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Rodrigo da Cunha Balsemão

#12705 | Filomena | 11 nov 2001 17:20

Alguém poderá me responder como posso achar os pais e irmãos de Rodrigo da Cunha Balsemão nascido em 1840? Este nome consta na arvore genealogica na fonte 3608.

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#12764 | FJCSAC | 12 nov 2001 22:49 | Em resposta a: #12705

Cara Filomena

Um outro irmão chamava-se João da Cunha Balsemão.Quer na GEPB quer no livro sobre os Marçais de Vila Nova de Foz CÕa não se diz mais nada.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#12992 | Filomena | 15 nov 2001 18:34 | Em resposta a: #12764

Recebi a sua mensagem e agradeço muito. Saberia-me dizer se é possível achar algum dado sobre Frederico da Cunha Balsemão? Foi meu bisavô. Aguardo com ansiedade sua resposta. Obridada.

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#13015 | rmfrp | 15 nov 2001 23:50 | Em resposta a: #12764

Caro Primo:

Os nossos interesses genealógicos voltam a encontrar-se. Por coincidência, descendo de uma família Marçal, de Sebadelhe (concelho de Vila Nova de Foz Côa). Conheço os seguintes: João Marçal c. c. Maria Rodrigues, pais de Maria Marçal e de Catarina Marçal.

Maria Marçal casou três vezes, a terceira das quais em 1727 em Sernancelhe com João Luís, natural da Ponte do Abade (lugar desta freguesia).

Sabe se estes Marçais são da mesma família que os que estão no GP?

Um abraço do seu primo,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#13072 | FJCSAC | 16 nov 2001 22:05 | Em resposta a: #13015

Caro Primo Rui

Os Marçais que aparecem surgem de certidões de * e de informações que a família da minha cunhada me enviou.

De resto pouco mais sei.

Relativamente aos nossos (Vaz )de Carvalho,Vaz Freire e Giraldes de Casegas não quer por no GP aquilo que já tem em mãos?

Para além da enfatização que tenho dado em certos patronímicos e sobrenomes(com alguma razão que não quero agora explicar),penso que o RUI tem já elementos que podem completar o que já está lá introduzido.

Os dados que tenho e que o um primo confusamente confirma,tudo indica que somos Vaz Preto, Giraldes de Napoles parentes dos Veiga de Náploes que tanta controversia têem dado) e dos Giraldes antigos (é interessante verificar que as armas dos Giraldes portugueses têem no 1 º e 4º quartel as armas dos Nápoles!!!???),dos Vaz Freire que teriam sido (ou os Giraldes), senhores de Casegas, eventualmente Alcaides ou Capitães Mor e nela tiveram origem e foram para Penamacor e Castelo Novo (Simão Vaz Freire)e por fim dos Vaz de Carvalho descendentes de Rui Vaz e de Isabel Fernandes de Carvalho cuja filha Isabel de Carvalho Vaz (irmã entre outros de Gonçalo de Carvalho Vaz de onde viriam os Vaz de Carvalho do Desembargador) casou com Garcia Fernandes de Carvalho de quem teve dois filhos Manuel Vaz de Carvalho e Paulo Vaz de Carvalho c.1420.Do primeiro teriam vindo os Diez (que seriam Diez de Bivar)(depois Dias)Campos de Carvalho e os Dias Barata de Carvalho do Carregal e do outro os Vaz de Carvalho.

Tudo isto é interessante mas nada existe nas genealogias oficiais!!

Um abraço do Primo

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#13089 | FJCSAC | 17 nov 2001 12:18 | Em resposta a: #12992

Cara Filomena

Não tenho mais dados ,para além dos que constam neste tópico e no GP.

Cumprimentos,

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#13100 | rmfrp | 17 nov 2001 15:37 | Em resposta a: #13072

Caro Primo:

Porque creio ser esse o tópico mais adequado, respondo-lhe na "Família Vaz Freire".

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#13107 | Filomena | 17 nov 2001 17:22 | Em resposta a: #13089

Senhor Francisco,agradeço muito a sua resposta.
Como moro atualmente no Brasil gostaria de saber aonde posso ter acesso a certos dados de famílias, somente em livros existentes em Portugal? Obrigada pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#23823 | maneherbert | 03 jul 2002 16:27 | Em resposta a: #12764

Senhor Francisco,

O meu trisavô chamava-se João da Cunha Pinto Balsemão. Sabe se os Cunha Balsemão estavam ligados aos Pinto de Sousa Coutinho?

Manuela (Australia)

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#23865 | FJCSAC | 04 jul 2002 12:38 | Em resposta a: #23823

Cara Manuela

Não estou a par da genealogia dessa família.

Sugeria que neste tópico ou noutro aberto por si,com a indicação de onde eram e expondo todos os dados que possui.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#23907 | maneherbert | 05 jul 2002 07:52 | Em resposta a: #23865

Senhor Francisco Álvares de Carvalho,

Obrigada por ter respondido tão prontamente. Eu não tenho muitos dados. Só agora é que comecei a tentar fazer a minha arvore e da Australia é um bocado dificil. Só sei o que me lembro da minha avó dizer. A familia dela vivia em Lourosa e era ligada à familia Pinto Balsemão mas não sei bem como. A minha bisavó chamava-se Maria Augusta da Cunha (Pinto)Balsemão e o pai dela acho que era João da Cunha (Pinto) Balsemão. Acho tambem que o pai deste ultimo chamava-se João da Cunha, Capitão das Milicias de Coimbra, que por sinal (segundo a minha avó) foi assassinado pelo João Brandão nas guerras dos miguelistas e liberais. Suponho que este João da Cunha casou-se com uma senhora Pinto Balsemão mas isto é tudo suposição. Nao tenho maneira de saber daqui da Australia.

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#23920 | manuelr | 05 jul 2002 13:00 | Em resposta a: #13072

Caro Francisco

Os Vaz Preto, só (!) juntaram os apelidos em 1641, no casamento de Gonçalo Vaz, filho de Gonçalo Vaz e de Maria Simões, da Lousa, com Susana Fernandes Preto, de São Miguel D'Acha, filha de Gaspar Domingues e de Susana Fernandes Preto casados estes em 1594, neta materna de Gonçalo Fernandes Preto, morador em Proença a Velha, e mãe do Dr. Gonçalo Vaz Preto, do Fundão.
Os filhos seguiram os apelidos Fernandes Preto, Antunes Preto e Vaz Preto. Encontra ainda Antunes Preto e Fernandes Preto no Alcaide e Castelo Novo, que não sei a ligação que têm com estes. Os Vaz Preto de Castelo Novo, são do Gonçalo Vaz, pois aí viveram 5 dos seus filhos. A par destes, encontra os Dias Preto, e Gonçalves Preto, que devem ter tronco comum antes de 1600.
Aparece também o Preto Vaz no Rosmaninhal, mas não sei ainda a ligação com estes, mas não me parece serem dos mesmos Vaz Preto.
Portanto a sua ligação aos Vaz Preto, deve andar por aqui.

Um abraço

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#23925 | FJCSAC | 05 jul 2002 13:37 | Em resposta a: #23920

Caro Manuel

Obrigado por mais esta informação.

Tenho estado arredado das buscas nos registos paroquias.Vou parar cerca de três meses e depois lá irei continuar.

Não sei se já reparou nos Dias de Carvalho do Carregal(Dornelas do Zêzere).Um dos ramos vai parar ao D.Eurico Dias Nogueira,sim o de Braga.

Começou também uma genealogia no GP e discussão no forum dos Robalo (ou Roballo)do Fajão.

Aos poucos começasse a sistematizar famílias da Beira Baixa,que andavam "perdidas" no anonimato.

Um abraço

Francisco Álvares de Carvalho

P.S.Não reenviei a sua mensagem sobre a luta de cães,com a qual estou plenemente de acordo,porque tive um problema no Windows e perdi todos os e-mails que tinha.

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#24116 | Vasco Campos | 09 jul 2002 12:58 | Em resposta a: #23907

Manuela:
É com agrado que encontro no Fórum uma prima dos meus primos Abranches Leitão. Faz bem em não perder as raízes Portuguesas e continuar a prócura-las, mesmo do outro lado do mundo.
Cumprimentos para toda a sua Família.
VC

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#24118 | maneherbert | 09 jul 2002 14:20 | Em resposta a: #24116

Senhor Vasco Campos,

Foi um prazer lêr a sua mensagem. So recentemente é que comecei a fazer a minha árvore e por isso ainda não sei muito sobre a familia especialmente os meus primos Abranches Leitão. Gostaria de saber mais. Se tiver informações (e paciência) eu gostaria de comunicar com o senhor. O meu email é maneherbert@yahoo.com

Cumprimentos,

Manuela

PS Desculpe o meu português mas não falo nem escrevo há mais de vinte anos.

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#24144 | Vasco Campos | 09 jul 2002 22:36 | Em resposta a: #24118

Manuela:
Terei todo o prazer em a ajudar no que puder.
Nos próximos tempos a minha disponibilidade é muito diminuta, devido à minha intensa vida profissional.
No entanto, posso acrescentar que tenho contactos regulares com os primos direitos de seu Pai, e filhos destes, filhos do seu Tio- Avô António Freire d`Abranches Leitão. As nossas primas tambem gostam destas coisas e têm alguns apontamentos. Segundo esses, a mulher do seu Trisavô João da Cunha Pinto Balsemão, chamava-se Maria Adelina da Cunha Amaral. Como sabe o seu Bisavô Prof. José Romão Antunes Leitão, casou 2 vezes, sendo a segunda com a prima Luzitana Freire Torres d`Abranches, prima direita da minha Bisavó Ana Madeira da Costa Freire d`Abranches.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo da Cunha Balsemão

#24199 | maneherbert | 11 jul 2002 09:11 | Em resposta a: #24144

Senhor Vasco Campos,

Muito obrigada pelas suas informações. Compreendo não ter tempo por isso só faço uma pergunta. Saberia os nomes dos pais do meu bisavô Prof. José Romão Antúnes de Oliveira Leitão? Há um outro senhor com quem eu me correspondo que descende de Joaquim Augusto de Oliveira Leitão de Castelo Branco e nós gostariamos de saber se são irmãos.

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 04:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen