O apelido Fustas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

O apelido Fustas

#12707 | rmfrp | 11 nov 2001 18:41

Boa noite.

Procuro informações sobre a origem do apelido Fustas.

Este apelido parece estar actualmente extinto, mas tenho um antepassado chamado Francisco Rodrigues das Fustas, cavaleiro em Tânger (foi Cavaleiro da Casa Real e da Ordem de Cristo). Este meu antepassado deverá ter nascido cerca de 1550.

Por outro lado, encontrei num livro sobre Castro Marim a seguinte referência:

"Mais tarde, sendo o Infante D. Henrique administrador da Ordem de Cristo, surge novo conflito. O comendador Diogo Lopes das Fustas move um processo contra Martins Vicente Garrido, arrais, residente em Lagos, pelo facto deste ter entrado pela foz do Guadiana, vindo de S. Lucar de Alcoutim, com trigo sem o ter comunicado nem pago os respectivos direitos à Ordem."

A referência ao Infante D. Henrique situa estes factos no século XV.

Será que algum dos participantes neste Fórum conhece outras referências a este apelido?

Agradeço desde já qualquer informação.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Fustas

#12709 | rafael mião | 11 nov 2001 18:52 | Em resposta a: #12707

Caro Rui Pereira
Alguém deste apelido não conheço,mas-fusta-que deve ser do seu conhecimento significa:antiga embarcação comprida e de fundo chato,com vela e remos.(Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea-Academia das Ciências de Lisboa).
Naturalmente,o seu antepassado seria "proprietário" de alguma frota de-fustas-ou seu comandante;para a época,estes termos não serão os mais correctos mas sim o que significam.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Fustas

#12713 | rmfrp | 11 nov 2001 19:52 | Em resposta a: #12709

Caro Rafael Carvalho:

Muito obrigado pela sua indicação. Na realidade, já conhecia o significado da palavra "Fusta".

Inicialmente, também pensei tratar-se de uma alcunha dada ao meu antepassado Francisco Rodrigues para o distinguir de outro do mesmo nome. Mas afinal, mais de um século antes já existia outra pessoa com o mesmo apelido.

Parece-me assim mais provável que este apelido, tendo de facto começado em alguém ligado à navegação, já estivesse consolidado nos séculos XV-XVI, apresentando a característica forma nome-patronímico-apelido. Ou seja, por exemplo, Diogo Lopes das Fustas poderia ser filho de Lopo N... das Fustas e pai de N... Dias das Fustas.

Naturalmente, serão necessários novos elementos para esclarecer este assunto.

Cumprimentos

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Fustas

#12714 | artur41 | 11 nov 2001 19:55 | Em resposta a: #12709

Caro Rafael Carvalho


Como, também, descendente de Francisco Rodrigues das Fustas, o assunto interessa-me sobremaneira.
Terá começado por alcunha, e depois ser transformada em apelido: ex: Camisão?
Terá sido apenas alcunha, a juntar ao apelido Rodrigues, e depois ter caído em desuso?
É difícil ser-se conclusivo!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Fustas

#12719 | rafael mião | 11 nov 2001 21:49 | Em resposta a: #12714

Caro Artur Camisão Soares
Quem é descendente de Francisco Rodrigues das Fustas é- Rui Pereira e não eu.Mas,apraz-me registar a sua boa vontade e entusiasmo nas informações que pede e dá.E,igualmente,refiro o saber e cuidado que Rui Pereira põe nas suas informações.São ambos merecedores da minha consideração,embora tenha muito que aprender com jovens talentosos que sois.
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Fustas

#12832 | rmfrp | 13 nov 2001 19:04 | Em resposta a: #12707

Boa noite.

Obtive mais alguns elementos relativos a Francisco Rodrigues das Fustas. Se bem que não esclareçam a sua ascendência ajudam pelo menos a conhecer um pouco melhor este antepassado comum de alguns participantes do Fórum.

Francisco Rodrigues das Fustas casou com Isabel Mimoso, da qual teve pelo menos três filhas: Maria Rodrigues, Francisca Mimoso e Catarina Rodrigues. Viveu em Tânger, onde serviu com armas e cavalo. Já era Cavaleiro da Casa Real em 1601. Nesse ano foi-lhe concedida uma tença de 4$000 réis anuais pelos seus serviços.

Em 1610 foi admitido na Ordem de Cristo, sendo-lhe feita promessa de uma comenda de 10$000 réis. Aparece a partir desta data em alguns registos como Frei Francisco Rodrigues das Fustas.

Obteve a citada comenda, uma das reservadas a Tânger, em 1612, quando se abriu vaga por falecimento de Gaspar da Fonseca (?).

Francisco Rodrigues das Fustas seria ainda vivo em 1620, uma vez que o registo do casamento da sua filha Maria Rodrigues (mãe de António Jorge Mimoso, avó de Joana Mimoso-mãe, etc.) com Belchior Fernandes, celebrado neste ano, refere Isabel Mimoso como defunta mas não faz o mesmo relativamente ao marido.

E assim se conclui que, tal como Diogo Lopes das Fustas, também Francisco Rodrigues das Fustas era comendador da Ordem de Cristo. Qual seria o parentesco entre eles?

Qualquer informação sobre este assunto poderá ser importante.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Fustas

#169838 | artur41 | 11 out 2007 15:26 | Em resposta a: #12832

Caros Confrades,


Represtino este tópico. Sabe-se mais alguma coisa?


Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 05:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen