Linhagem de D. Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

Linhagem de D. Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta

#127076 | Manuel Eduardo | 01 set 2006 21:41

Relativamente ao assunto em epígrafe gostaria de obter informações acerca do nome dos Pais desta figura ilustre de Portugal. Era frade franciscano com nome de família Henrique de Vasconcelos usando Soares como nome secular.Acompanhou Pedro Álvares Cabral na descoberta do Brasil.Era cunhado de Afonso Lopes de Ávila.fidalgo castelhano que acompanhou a Excelente Senhora para Portugal no séc.XV e que foi nomeado em 1518 feitor da ilha de Santiago em Cabo Verde,cargo que assume em 1521.O apelido Coimbra é usado pelo simples facto de ter nascido em Coimbra.Obigado,Manuel Durão.

Resposta

Link directo:

RE: Linhagem de D. Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta

#128246 | guizado | 12 set 2006 23:40 | Em resposta a: #127076

Caros Confrades
Relativamente à linhagem de D. Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta,peço renovadamente informações acerca de seus Pais.Era frade franciscano com nome de família Vasconcelos.Era irmão de Manuel de Vasconcelos casado com Francisca Lobo de Olivença onde viviam e de uma Senhora de apelido Vasconcelos casada com Afonso Lopes de Ávila que veio para Portugal com a Excelente Senhora.Acompanhou Pedro Álvares Cabral na descoberta do Brasil.Foi confessor dos nossos Reis D. João II e D.Manuel I.Usou o apelido Coimbra por aí ter nascido.

Resposta

Link directo:

Linhagem de D. Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta

#411889 | pafpy2k | 04 fev 2019 17:59 | Em resposta a: #127076

Alguém descobriu alguma coisa sobre a linhagem de Frei Henrique de Coimbra?

No site https://jornaldeolivenca.blogs.sapo.pt/2005/08/

(2) O seu nome seria Frei Henrique de Vasconcelos. Teve alguns familiares em
Olivença, incluindo seu irmão Manuel de Vasconcelos. Vide Amadeu Rodrigues
Pires, «Frei Henrique de Coimbra», in Boletim do Grupo Amigos de Olivença,
Nº 3/4, Lisboa, 1957, p. 6.

Não consegui encontrar o documento mencionado na internet para conferência.

Obrigado,
Pedro Prado

Resposta

Link directo:

Linhagem de D. Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta

#411936 | guizado | 05 fev 2019 22:36 | Em resposta a: #411889

Caro confrade Pedro Prado

Levantei esta mesma questão neste Forum já há uns anos atrás,mas ninguém respondeu na altura.E levantei a questão porque Afonso Lopes de Ávila e sua Mulher N de Vasconcelos eram e são meus antepassados pelo lado Ávila.E de facto todos os nobiliários mais conhecidos,nomeadamente Manso de Lima e Felgueiras Gayo e o próprio Geneall (Ávila-Família),mas não só,afirmavam este casamento e referindo também que Manuel de Vasconcelos era irmão de D.Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta, que de facto tinha o apelido leigo de Vasconcelos e até um outro apelido que agora de cor não me lembro,teria que ver nos meus apontamentos que já não os vejo há muito tempo.Contudo de algum tempo para cá o Geneall aponta de facto uma N de Vasconcelos de quem Afonso Lopes de Ávila teve filhos bastardos mas que não tinha nada a ver com uma outra N de Vasconcelos,essa sim,irmã do Bispo de Ceuta referido.Não sei em que se baseia o geneall mas que terá concerteza uma justificação que,contudo, não é referida.Em relação ao que refere está tudo documentado no Jornal de Olivença.As informações de Afonso Lopes de Ávila foram dadas por mim ao geneall baseando-me numa tese de doutoramento da Dra. Iva Maria de Vilhena Cabral,filha do conhecido Amílcar Cabral.

Com os melhores cumprimentos

Manuel de Gouveia Durão

Resposta

Link directo:

Linhagem de D. Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta

#411957 | pafpy2k | 06 fev 2019 12:08 | Em resposta a: #411936

Manuel de Gouveia Durão, bom dia.

Estou investigando a vida de D. Henrique de Coimbra, Bispo de Ceuta, pois procuro informações sobre o oliventino João do Prado.

João do Prado foi um dos povoadores do Brasil e, segundo Silva Leme, veio em 1531 na expedição de Martim Afonso de Souza. Contudo, essa informação é um pouco questionada, pois o dito João do Prado informa ter nascido em 1510 em Olivença e viveu até 1597, tendo seus filhos nascido entre 1570 e 1590.

Na internet, um colega mencionou ter encontrado, nos registros do Tombo, uma carta de um João do Prado para o Rei de Portugal e se identificando como criado do Bispo de Ceuta, D. Henrique de Coimbra. Encontrei esse registro e a carta é esta daqui https://digitarq.arquivos.pt/details?id=3772816 e está datada de 1529, ou seja, 1 ano anos da expedição de Martim Afonso sair em dezembro de 1530.

Eu e um grupo de amigos, temos tentado buscar registros de Olivença da época, mas os registros de nascimento só estão disponível a partir de 1546.

Revivi um tópico sobre esse assunto aqui no fórum https://geneall.net/pt/forum/68464/familia-prado-de-olivenca/#a411876

Fico agradecido se puder ajudar com qualquer informação.

Obrigado,
Pedro Prado

Resposta

Link directo:

Linhagem de D. Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta

#411972 | guizado | 06 fev 2019 15:20 | Em resposta a: #411957

Caro confrade Pedro Prado

Muito lhe agradeço a sua interessante comunicação mas como deve ter compreendido ando um pouco afastado destas lides de genealogia que muito estudei em tempos que já lá vão,que contudo estão entregues a um sobrinho meu a quem vou deixar o meu espólio porque é na família quem mais se interessa por estas questões tão interessantes.Sei que ele está interessado neste assunto também.Chama-se Lopo Pacheco de Amorim,filho de uma irmã minha.Vou-lhe pedir para lhe dar algumas informações que ajudarão talvez às suas pretensões se ele assim o entender,uma vez que anda a coligir muita informação que bastante irá acrescentar à nossa família por vários lados e o apelido Ávila é apenas um deles.Espero portanto que o Pedro Prado pacientemente possa aguardar porque como sabe estas questões em datas tão recuadas é assunto deveres complexo para não dizer complicado.

Com renovados cumprimentos

Manuel de Gouveia Durão

Resposta

Link directo:

Linhagem de D. Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta

#412018 | RCorreia | 07 fev 2019 10:23 | Em resposta a: #411957

Caro Pedro

1. A informação que viu não contradiz a possibilidade desse João do Prado ir ao Brasil com Martim Afonso de Sousa, curiosamente também Senhor do Prado, porque a carta de 1529 foi escrita em Portugal.

2. Muitos navegantes dos Descobrimentos passaram por Ceuta.

RCC

Resposta

Link directo:

Linhagem de D. Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta

#412204 | lpamorim2 | 11 fev 2019 14:50 | Em resposta a: #411889

Caro Pedro Prado,

No seguimento das mensagens com o meu tio Manuel Durão venho partilhar uma pista que pode dar algumas luzes sobre a ascendência de frei Henrique de Coimbra.
Esta pista encontrei-a num livro digitalizado no arquivo de Portalegre, onde consta o treslado do testamento com que faleceu Manuel Mendes Giraldo, de Olivença, com o original datado de 25 de fevereiro de 1556. Neste documento, ás tantas consegue-se ler o seguinte trecho: ".. a qual orta da capella parte com orta de bento mendes de huma parte e da outra com christovão mendes seu primo e com terra que foi de Vasco da Gama que agora é dos herdeiros de Manuel de Vasconcellos ...".
O trecho pode-se ler no final da página digital PT-ADPTG-PCELV-4-9_m0422.tif do documento com a referência PT/ADPTG/PCELV/4/9/55
Achei curiosa a possível ligação dos herdeiros de Manuel de Vasconcelos, a Vasco de Gama, referidos no documento.
Ora este Manuel de Vasconcelos, pelas datas e pelo local, poderá bem ser o mesmo que é referido como irmão de frei Henrique de Coimbra.
De notar que Felgueiras Gayo dá uma irmã de Vasco da Gama, D. Teresa da Gama, como casada com Henrique Mendes de Vasconcelos.
A questão que deixo aberta é se seria Manuel de Vasconcelos, frei Henrique de Coimbra, e a mãe dos filhos de Afonso Lopes de Ávila filhos de D. Teresa da Gama e de Henrique Mendes de Vasconcelos?
Seria frei Henrique de Coimbra sobrinho de Vasco da Gama, e também bisneto de Vasco da Gama, alcaide-mor de Sines?

Com os melhores cumprimentos,

Lopo P. Amorim

Resposta

Link directo:

Linhagem de D. Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta

#430166 | pafpy2k | 04 jan 2021 18:39 | Em resposta a: #412204

Caro Lopo P. Amorim,

Conseguiu evoluir na linhagem do D. Henrique de Coimbra?

Abraços,
Pedro Prado

Resposta

Link directo:

Linhagem de D. Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta

#430207 | pafpy2k | 05 jan 2021 20:50 | Em resposta a: #412204

Caro Lopo P. Amorim,

Eu fui ver essa questão da Teresa da Gama, realmente o Felgueiras Gayo fala de um Henrique Mendes de Vasconcelos no tt. Gamas. Contudo, Teresa da Gama não foi casada com Lopo Mendes de Vasconcelos? Seria um erro do Gayo ou houve um segundo casamento com um irmão ou parente?

Tem momentos que encontro Luis Mendes de Vasconcelos ao invés de Lopo Mendes de Vasconcelos.

Resposta

Link directo:

Linhagem de D. Henrique de Coimbra,Bispo de Ceuta

#430436 | lpamorim2 | 15 jan 2021 23:40 | Em resposta a: #430207

Caro Pedro Prado,

Consta, de facto, em diversas fontes, ter sido D. Teresa da Gama casada com Lopo Mendes de Vasconcelos, capitão da Armada da Índia, de quem teve Manuel de Vasconcelos, capitão de Cananor, casado com Isabel da Veiga, a matrona de Diu.

Estes Vasconcelos eram da Madeira, mas a mãe de Manuel de Vasconcelos era de Olivença.
Ora fazendo uma pesquisa no site da torre do tombo, vemos que há o registo de legitimação dos seguintes filhos de um Lopo Mendes de Vasconcelos, FCR, entre os anos de 1502 e 1504: Heitor, Lucrécia, HENRIQUE, Francisco, Goterre e Isabel.

Será este Lopo Mendes de Vasconcelos o mesmo Lopo Mendes de Vasconcelos casado com Teresa da Gama, capitão da armada da Índia?

Será o filho Henrique o futuro bispo de Ceuta, (meio)irmão de Manuel de Vasconcelos de Olivença?

Será a Lucrécia ou a Isabel a futura mãe dos filhos de Afonso Lopes de Ávila?

Eu aponto para esta hipótese: Frei Henrique de Coimbra era filho legitimado de Lopo Mendes de Vasconcelos, capitão da armada da Índia, onde ele próprio, Frei Henrique, seguiu diversas vezes em missão para a Índia.

Abraço,

Lopo P.A.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 23:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen