Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#127096 | Jogmar | 01 set 2006 23:46

Tenho um ramo familiar ligado a esta familia.
Ficarei grato se alguem me puder ajudar com algo acerca desta familia de que eu pouco sei.

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#127240 | Jogmar | 03 set 2006 00:03 | Em resposta a: #127096

Será qe alguem sabe algo sobre a procedencia desta familia.

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#130529 | Lobo | 09 out 2006 10:41 | Em resposta a: #127240

Caro Jogmar

Com os dados que dá não posso dar qualquer ajuda.

Os meus ascendentes Sepúlveda vêm de Sta. Maria de Ferreiros, Amares, Vila Verde, Prado etc.

Cumprimentos,
A.de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#130795 | Jogmar | 11 out 2006 08:09 | Em resposta a: #130529

Caro Confrade.
O que possuo é o seguinte:
Teresa Lopes e Sepúlveda natural de Stª Maria Da Palmeira Braga casada com António Rodrigues De Araújo em 18/2/1756 filha de Domingos Lopes Da Cunha e de Martha De Sepúlveda tambem naturais da mesma freguesia nascida a 10 / 6/ 1723. Foi baptizada em casa por necessidade por Miguel De Sepúlveda.
Isto é o que possuo claro que ainda não explorei mais este ramo no entanto se souber algo ficaria grato.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#130807 | Lobo | 11 out 2006 11:04 | Em resposta a: #130795

Caro Jogmar

Tenho nas minhas notas uma Marta de Sepúlveda baptizada em Santa Maria de Ferreiros a 18 de Outubro de 1712, filha de Domingos Gonçalves e de Isabel Rebelo de Sepúlveda.

Tenho também um Miguel de Sepúlveda mas não era sacerdote na medida em que era casado.

É que por aqui tenho. Se "apanhar" mais alguma coisa não deixarei de o informar. Se, pelo seu lado, tiver mais informações dos Sepúlvedas nortenhos e queira fazer o favor de partilhar ficar-he-ei muito grato.

No AD de Braga há muita informação mas, para mim, torna-se difícil ali fazer buscas na medida em que resido em Lisboa.

Com os melhores cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#130850 | Antoniomota | 11 out 2006 16:44 | Em resposta a: #130807

Prezado A. de Sepulveda

Uma curiosidade. A sua Isabel Rebelo de Sepulveda, não será neta de Pedro Vilela e Martha Rebella, ele que foi Juiz de órfãos do concelho de Entre Homem e Cavalo, em Ferreiros e posteriormente residente no lugar da Villa, Besteiros, Amares, mas natural de Vilela, Prado, com um irmão Afonso Vilela da Silva, abade de S. Vicente, Pico de Regalados??? Pois todos os filhos perderam o Vilela e passaram a ser Rebellos ou Sepulvedas....

Muitos cumprimentos
Antonio da Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#131049 | Jogmar | 13 out 2006 08:16 | Em resposta a: #130807

Caro Sepúlveda
Desde já estou grato pela atenção que me prestou.
quanto ao Miguel referenciado ao Baptismo deduzo que não fosse Padre visto antigamente as pessoas quando viam risco de vida num récem nascido fazerem elas mesmas o acto Baptismal .
Quanto ao resto assim o farei e mais uma vez lhe ficarei grato se souber algo que possa partilhar.
Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#131053 | Lobo | 13 out 2006 09:28 | Em resposta a: #130850

Caro António Mota

Agradeço a sua mensagem.

A Isabel Rebelo de Sepúlveda que eu tenho é filha de Pedro Villela e de Martha Rebello, n. em 1598 em Besteiros, lugar onde casou em 28/02/1639 com Plácido Antunes. Este casal teve, entre outros filhos, António Rebello de Sepúlveda, cavaleiro professo da Ordem de Cristo (21/09/1693) e Manuel Rebelo de Sepúlveda, "escudeiro Fidalgo logo acrescentado a Cavaleiro Fidalgo com mil reais de moradia por mês e um alqueire de cevada por dia e são duzentos e cinquenta reais mais além da moradia ordinária, hirá esta ano à Índia onde será armado cavaleiro". Alvará de 30 de Julho de 1677.

Não consegui "entroncar" o Pero Villela como irmão do abade Afonso Vilela da Silva. Caso me queira disponobilizar qualquer informação sobre este assunto ficar-lhe-ei muito grato.

Com os melhores cumpromentos,

A.de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#131065 | MLS | 13 out 2006 11:53 | Em resposta a: #131053

Sepúlveda

Provavelmente já conhece, mas existe uma genealogia manuscrita e inédita feita pelo Dr. Constantino Velho de Sepúlveda, falecido há cerca de 4 anos. Esta genealogia vai até ao séc. XVI e trata dos Sepúlvedas de Adaúfe, Navarra, Santa Lucrécia de Algeriz, Vila Verde e Amares, pelo menos.
Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#131169 | Lobo | 14 out 2006 10:49 | Em resposta a: #131065

D. Maria de Lourdes Santarém

Agradeço a sua mensagem. Se é possível, agradeço que me informe como posso ter acesso ao manuscrito do Dr. Constantino Velho de Sepúlveda.

Com os melhores cumprimentos,

A.de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#131188 | Antoniomota | 14 out 2006 18:15 | Em resposta a: #131053

Caro A. Sepulveda

Na IG de Pedro Rebelo de Barros, Procº 3688, de 11.11.1738, diz que é filho de Thome Rebelo de Barros, sargento-mor e senhor da Quinta dos Portados, Barreiros e de Marta Borges, solteira, da Quinta do Regado, Carrazedo, Amares.
Neto paterno de Domingos de Barros, Barreiros casado 10.7.1671, com Eugénia Rebelo de Araújo, vila, Besteiros, Amares.
A Eugenia nasceu em 11.5.1636, filha de Sebastiana Rebella, falecida em 13.10.1679 (esta filha de Pedro Vilela e Marta Rebela, e herdeiro do prazo em S. Vicente) e de Manoel de Araújo, aquando deste nascimento o pai Manoel já tinha falecido.
Esta inquirição recua até ao abade Afonso Vilela, devido a umas calúnicas acerca da sua concubina Isabel de Bouro, isso deu azo a vir incluida muita documentação antiga, onde atesta os laços do Pedro com Afonso Vilela.
"Neste processo consta a transcrição do legado do Prazo da Vila de Baixo, feito em 24.1.1619, que o abade Afonso doou em 1ª vida a seu irmão Pedro Vilela e em 2ª vida a Marta Rebela. Aparecendo também um documento da passagem em 3ª vida a Sebastiana Rebella, em 2.6.1627, quando a mãe estava doente mas em perfeito juizo. Nas assinaturas do prazo consta as testemunhas Antonio e Damião Sepulveda, este Tabelião Publico e Judicial."
O abade Afonso Vilela, faleceu em 18.3.1644
O Pedro Vilela, faleceu em 8.1.1624
Ele a partir de determinado momento ficou a morar no lugar da villa, Besteiros, tendo aí ainda 3 filhos:
- Eliane, b. 5.5.1598, sendo a madrinha Eliane Francisca, mulher de Damião Sepulveda
- Isabel, b. 5.9.1605, sendo padrinho Sebastião Vilela, solteiro, S. Miguel de Prado
- Damião, b. 23.9.1612, sendo baptizado pelo Padre Afonso Vilela, abade de S. Vicente de Regalados.
Também em 2.1.1617, b. Maria, filha natural de Maria a Grande, solteira, criada de Gonçalo Anes, deu como pay a Gregorio Sepulveda (casado com Angela de Arantes, villa), filho de Pedro Vilela, Juíz de Órfãos deste concelho
....
Se porventura tiver alguns ascendeste do Pedro Vilela, gostaria de os confrontar com os elementos que possuo, pois tenho dúvidas quanto aos mesmos.

Muitos cumprimentos
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#131190 | Jogmar | 14 out 2006 18:28 | Em resposta a: #131188

Caro Antonio Mota
Será que tem alguns dados que me possam ajudar acerca dos Sepúlveda ?
Os dados que possuo estão neste mesmo tópico.
Desde fico grato pela atenção.
Jogmar.

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#131236 | Antoniomota | 15 out 2006 13:05 | Em resposta a: #131190

Caro Jogmar

O que eu tenho sobre os Sepulvedas, é apenas cruzamentos, isto é, estou fazendo o levantamento dos meus ancestrais, e de longe a longe, mas, em épocas recuadas têm-me surgido um ou outro Sepulveda, os quais de momento se resumem às freguesias de Rendufe (os primeiros que me surgiram), Besteiros e Ferreiros, mas todos no concelho de Amares.
De modo que não tenho um trabalho, seguido, sobre Sepulvedas, penso que talvez algum confrade trabalhe nessa vertente. Eu, repito, apenas estou fazendo da minha família "passada".
No entanto se precisar de alguma ajuda (mas que seja concreta), disponha.

Muitos Cumprimentos
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#131243 | Jogmar | 15 out 2006 15:23 | Em resposta a: #131236

Caro Antoniomota
De qualquer maneira grato na mesma claro que se encontrar algo em que me possa ajudar referente ao topico que eu aqui registei em 11/10/2006 lhe ficarei grato.
PS: Eu tambem não me encontrava a fazer uma pesquisa concreta sobre essa familia mas aconteceu que ao pesquisar a minha familia apareceu um ramo familiar ligado á mesma.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#131261 | Lobo | 15 out 2006 18:49 | Em resposta a: #131188

Meu caro António Mota

Agradeço a sua mensagem que me foi muito proveitosa.
Não querendo abusar da sua boa vontade sempre ouso pedir-lhe o favor de me proporcionar os elementos que, extraídos da IG procº. nº. 3688, possam ser-me úteis em termos da Família Sepúlveda. Em alternativa agradeço me informe como posso obter uma fotocópia da IG.

Quanto aos antecedentes do Pero Villela só lhe poderei indicar o nome dos Pais:
Pedro Francisco Villela c.c. Margarida de Oliveira, filha de Manuel Francisco e de Vitória Mendes (?).

Com os melhores cumprimentos,

A.de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#131262 | Lobo | 15 out 2006 18:54 | Em resposta a: #131049

Caro Jogmar

Tem toda a razão, o Miguel de Sepúlveda não era sacerdote, c.c. Maria Antónia (?) teve três filhos: João. Maria e Catarina.

Cumprimentos,

A.de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#131373 | Antoniomota | 16 out 2006 22:48 | Em resposta a: #131261

Carro A. de Sepulveda

No essencial, mandei-lhe os elementos que eu encontrei dignos de ser retirados, depois tem muitas folhas, mas no fundo é lenga-lenga, de encher processo de inquirição. Quanto a fotocópia da IG do procº 3688, os documentos anteriores à inquirição, ponho em causa a qualidade de uma possível fotocopia, mas se o pretender terá de ser formalizado pedido ao ADB.
Do livro misto nº 19 da freguesia de Besteiros, aí sim, ainda lhe posso dar mais alguns elementos relacionados aos Sepulvedas que passo a descrever:

1) Marta Rebella (mulher de Pedro Vilela) - faleceu em 21.9.1627, no lugar do Souto, Besteiros, Padre que celebrou Antonio Pinheiro.

2) Gonçalo Gonçalves, viúvo, da freguesia de Lago (casou em 20.1.1655, com Anna Rebella, filha de Gregório Sepulveda (filho do Pedro Vilela), Testemunhas: Plácido Antunes, escrivão do concelho e morador em Ferreiros, Antonio, filho de Gonçalo Gonçalves, Caires, e Francisco Rebelo (este teve um filho sacerdote David Rebelo), Redondelo, Padre celebrante Pedro Carvalhais).

2) Antonio Bernardes, viuvo, Lago (casou em 16.2.1654, com Catherina Rebella, filha de Gregório Sepulveda, Testemunhas: Francisco Ribeiro, João Carvalho, Gonçalo Antunes e Pedro Vilela da Silva (este neto do abade Afonso Vilela, morador na Quinta de Regadas, Rendufe)).

3) Atrás do Sebastião, solteiro, S. Miguel de Prado, que foi padrinho de um dos filhos do Pedro Vilela, encontrei o seguinte:
- Sebastião Vilela (casou em 21.5.1635, com Maria Dantas, Padre Giraldo Rebelo, abade de Santa Marinha, Testemunhas Padre Antonio Dantas, Guaspar da Motta, Francisco Rodrigues, vigário). Neste registo não havia registo dos pais dos noivos.
- Belchior Vilela, filho de Francisco Vilela e Francisca Gonçalves (casou em 16.11.1625, com Maria Quinteira, filha de Pedro Quinteiro e Catherina Gonçalves

Encontrei também o falecimento de um Afonso Vilela, falecido em 10.7.1641, Padre Christovão Dantas.
Joam Vilela, aldar - f. 9.10.1643.

Os elementos que me enviou, dos pais do Afonso Vilela (de que descendo), condiz com os que tenho, obrigado

Muitos cumprimentos
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#136390 | JLCS | 04 dez 2006 10:04 | Em resposta a: #131065

D Maria de Lurdes Santarém,

Li com agrado sobre a existencia da genealogia feita pelo Dr Constantino Velho Sepúlveda.

Se puder indicar-me como poderei ter acesso a ela para consulta ficar.lhe-ia muito grato.

Melhores cumprimentos.

José Luís Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#136401 | Lobo | 04 dez 2006 12:56 | Em resposta a: #131373

Caro António Mota

Em complemento à m/anterior nota acrescento que o meu antepassado Pero Vilela era irmão do Pe. Afonso Vilela, abade de S. Vicente de Regalados, que foi celebrante e padrinho de baptismo de seu sobrinho Domingos de Sepúlveda Rebelo, filho do Pero Vilela e de s/mulher Marta Rebelo.

Com os melhores cumprimentos,

A.de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#136407 | Antoniomota | 04 dez 2006 14:23 | Em resposta a: #136401

Prezado A. de Sepulveda

À ligação de parentesco entre, Pero Vilela e o Pe Afonso Vilela, já a tinha ligado, conforme menciono neste tópico em 14.10.06.
Já agora, curioso estou com os dados de Domingos de Sepulveda Rebelo.
Não é possível dizer onde nasceu e data do baptismo, dado que esse nascimento não o encontrei na freguesia de Besteiros.

Muitos cumprimentos
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#136603 | Lobo | 06 dez 2006 16:17 | Em resposta a: #136407

Caro Antóno Mota

Peço desculpa de só agora responder à sua mensagem.

Na nota que que enviei troquei o nome do sobrinho do abade Afonso Vilela e por ele baptizado. O nome correcto é Damião e não Domingos. Foi baptizado 23 de Fevereiro de 1612 e foram Padrinhos: Belchior de Azevedo da Quinta do Vilar-Figeiredo e Ana de Castro, solteira, da freg. de Caires.

Com os melhores cumprimento,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#147991 | MLS | 14 mar 2007 10:35 | Em resposta a: #131169

A. de Sepúlveda

Peço desculpa por só agora responder, mas ainda espero que seja útil. Quem colaborou nessa genealogia foi o Eng. Francisco Santarém da Providência e Costa, residente na Casa da Roupeira - Lage - Vila Verde. Ele talvez o possa ajudar. Terá que lhe escrever pois não sei outra forma de o contactar. Já não o vejo há bastante tempo.

Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

P.S. - O meu nome Santarém e o do Eng.º Francisco, não têm nada a ver um com o outro. É pura coincidência.

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#147993 | MLS | 14 mar 2007 10:40 | Em resposta a: #136390

José Luís Sepúlveda

Pedindo-lhe desculpa pela demora em responder, peço-lhe que veja a mensagem que agora enviei ao confrade Lobo.

Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#148072 | JLCS | 14 mar 2007 14:28 | Em resposta a: #147993

D Maria de Lurdes,

Muito grato. Vou tentar contacta-lo.

Entretanto, consegui muitas ligações da minha familia com os Sepulveda de Navarra, afinal, as minhas raízes..

Continuo com as pesquisas e estou certo de que consiguiremos, em conjunto, ligar esta grande familia.

Com Amizade,

José Luís Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#148122 | Lobo | 14 mar 2007 15:48 | Em resposta a: #147991

D. Maria de Lourdes Santarém

Agradeço a sua mensagem. Há bastante tempo que venho mantendo comunicação com o Engº. Francisco Providência e Costa, pessoa muito amável e por quem tenho a maior consideração e que me tem dado uma preciosa ajuda. De qualquer forma muito agradeço a boa vontade.

Com os melhores cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#286750 | bjglrc | 07 set 2011 22:21 | Em resposta a: #131188

Caro António Mota

Sei que já lá vão alguns anos desde a ultima mensagem sobre os Sepulvedas de Amares. Mas gostaria de saber se tem conhecimento de algum Nicolau de Sepulveda, natural de Ferreiros, casado com Maria Gonçalves em Amares a 2.8.1631. O único Sepulveda anterior que encontro residente nesta freguesia é Damião de Sepulveda casado com Leonor Francisca, que morreram respectivamente ele a 19.4.1628 e ela a 4.2.1634. Será o Nicolau filho de Damião?

Com os meus melhores cumprimentos
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#286752 | bjglrc | 07 set 2011 22:21 | Em resposta a: #130807

Caro A. de Sepulveda

Sei que já lá vão alguns anos desde a ultima mensagem sobre os Sepulvedas de Amares. Mas gostaria de saber se tem conhecimento de algum Nicolau de Sepulveda, natural de Ferreiros, casado com Maria Gonçalves em Amares a 2.8.1631. O único Sepulveda anterior que encontro residente nesta freguesia é Damião de Sepulveda casado com Leonor Francisca, que morreram respectivamente ele a 19.4.1628 e ela a 4.2.1634. Será o Nicolau filho de Damião?

Com os meus melhores cumprimentos
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#289971 | jamsa66 | 26 out 2011 23:47 | Em resposta a: #286752

Boa noite
Gostaria de saber se esta família Sepúlveda de Palmeira -Braga, tem ligações com alguma família Sepúlveda de Adaúfe ou Santa Lucrécia.
Meu Avô paterno chamava-se José Antunes Sepúlveda e os seus pais ( meus bisavós) João Antunes e Maria Sepúlveda.
Não tenho mais dados sobre os meus meus trisavós.

Cumprimentos
Arménio Antunes

Resposta

Link directo:

Familia / Sepulveda-----Palmeira--Braga

#394709 | Ricardo Bailly | 20 mai 2018 03:27 | Em resposta a: #127096

Prezados senhores confrades,

Também eu tenho dentre meus ancestrais uma Sepúlveda da mesma região, D. Maria da Silva de Sepúlveda, casada com Alexandre Pereira do Lago em 03.08.1719 na freguesia de São Vitor, Braga:

"...receberam-se... Alexandre Pereira do Lago, filho legítimo de Martim Teixeira da Silva e de sua mulher Dona Mariana Pereira do Lago da freguesia de Santa Maria de Prado, com Dona Maria da Silva de Sepúlveda, filha legítima de Manoel da Silva, já defunto e sua mulher Eugenia Rebella, do lugar de Passos, distrito desta freguesia de São Victor, foram testemunhas Manoel Dias, Constantino de Souza da Silva, Luis de Souza, do dito lugar de Passos, e Leandro de Freitas, de freguesia de São Thiago de Vilela..."

Apesar de ter procurado obter mais informações a respeito da ascendência de D. Maria na mesma freguesia, nada encontrei. Em sendo certo que por intermédio da leitura das intervenções deste tópico constatei que a família Sepúlveda já recebeu a atenção de estudiosos mais hábeis e experientes que eu, gostaria de saber se os senhores teriam mais informações a respeito da ascendência desta senhora.

Muito cordialmente,

Ricardo Bailly

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 00:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen