Recebidos

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Recebidos

#127208 | 2570 | 02 set 2006 21:46

Caros Confrades
Tenho encontrado em diversas certidões, a palavra "recebidos", inserida no contexto de: josé...., natural de ..., filho de...e de...., recebidos nesta freguesia de, santa isabel (a titulo de exemplo).
Ora, a minha dúvida é a seguinte: recebidos quer dizer que o casal em questão casou na freguesia que se indica , ou casaram noutra freguesia e são moradores na actual? no caso do exemplo, santa isabel?
Pode traduzir-se: Recebidos = paroquianos?
Agradeçotoda a ajuda que possam dispensar
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Recebidos = Casados

#127221 | rmfrp | 02 set 2006 22:20 | Em resposta a: #127208

02-09-2006

Caro Martins:

No contexto que refere, "recebidos" significa "casados". Portanto, o que esses registos indicam dessa forma é o local em que se realizou o casamento ("recebimento").

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Recebidos

#127225 | gmg | 02 set 2006 22:28 | Em resposta a: #127208

Caro Confrade,

Quando num determinado registo consta que o indivíduo "A", natural da freguesia "X", casou com a senhora "B", natural da freguesia "Y", costuma aparecer, mais ou menos o seguinte:

"A", natural de "X" e "B", natural de "Y" e aqui recebidos. Significa que o "A" casou com a "B" na freguesia "Y".

A palavra recebidos é para afirmar casamento.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Recebidos = Casados

#127232 | 2570 | 02 set 2006 23:06 | Em resposta a: #127221

Caro Rui Pereira
Obrigado pela informação, que vem ao encontro do que eu pensava, mas a dúvida surgiu-me, numa busca de um casamento de uns ancestrais, e que na certidão de nascimento da filha (em 1850), consta que os pais foram recebidos na freguesia de Santa Isabel, em Lisboa. Após várias buscas na torre do tombo não o consegui encontrar, e daí surgiu-me a dúvida.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Recebidos = Casados

#127234 | rmfrp | 02 set 2006 23:29 | Em resposta a: #127232

Caro Martins:

O problema é que nem sempre os dados contidos nos registos estão correctos... No caso que refere talvez consiga utilizar como fonte alternativa para avançar uma geração o registo de algum irmão mais novo, nascido depois de 1860, pois a partir desta data passaram a ser indicados os nomes dos avós em nos registos de baptismo de todas as regiões de Portugal, incluindo Lisboa onde infelizmente tal não era ainda prática corrente.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Recebidos = Casados

#127235 | 2570 | 02 set 2006 23:35 | Em resposta a: #127234

Caro Rui Pereira
Creio que a minha ancestral não tinha irmãos, terei que averiguar nos livros da freguesia em questão.
Outra hipotese, será talves encontrar a certidão de óbito de um dos conjugues, ou de ambos, e a partir daí tentar reconstruir.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 jun 2024, 10:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen