Origem da Família Moreira da Costa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Origem da Família Moreira da Costa

#127427 | magnomoreira | 04 set 2006 15:46

Bom dia caros colegas, desejo saber mais informações sobre a minha família (Moreira da Costa), sei que o meu avô chamava-se Boaventura Moreira da Costa e veio de portugal para o Brasil no século XVII, ele era arquiteto e constituiu família no Recife(Pernambuco). no momento disponho apenas dessas informações. Assim que tiver mais algumas envio para este fórum

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#423734 | Almir.moreira | 29 abr 2020 19:59 | Em resposta a: #127427

Olá magno boa tarde! Provavelmente somos parentes!

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#423742 | mariafaia | 29 abr 2020 22:08 | Em resposta a: #423734

O Boaventura Moreira da Costa foi para Pernambuco no séc XVII? E era avô do confrade? Tresentos e muitos anos para 3 gerações? Só se for em Pernambuco. noutros locais isso é impossível!

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#423749 | Almir.moreira | 30 abr 2020 07:21 | Em resposta a: #423742

Se for da mesma linhagem de Ramiro moreira costa irmão de albino moreira costa com certeza é algum primo. A família moreira em Pernambuco praticamente só existe uma a maioria dessa família viveu na cidade brejão onde amtes Éra um distrito de Garanhuns de onde eu sou.

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#423750 | Almir.moreira | 30 abr 2020 07:28 | Em resposta a: #423742

Albino moreira costa chegou em pernambuco por voltar de 1901 vindo de gondalães portugal. Já o Ramiro já morava em Recife e éra proprietário da livraria Ramiro Costa.

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#437374 | Hunter | 03 nov 2021 00:00 | Em resposta a: #423734

Magno provavelmente somos parentes tambem..minha mãe é da família dos aldeões de Garanhus

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442179 | fspaes | 22 jul 2022 18:11 | Em resposta a: #127427

Meu tataravô se chamava Boaventura Moreira da Costa e era um português que veio para o Recife. Teve como esposa a Severina Maria da Conceição. Teve uma filha chamada Miriam Moreira dos Santos (nome de casada) e sou dessa linhagem.

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442236 | Renatosimao | 23 jul 2022 22:04 | Em resposta a: #127427

Bom para adicionar aos outros Moreiras da Costa meu tataravô (usando-se a linha de avô, bisavô e tataravô) Francisco Moreira da Costa (sei que tinha o apelido de “Cuberto” mas não sei porquê) nascido por volta de 1820 em Santo Tirso, Porto, veio para Recife, Pernambuco em 1845 e se estabeleceu como comerciante de carne seca (tinha seu estabelecimento na rua da Praia, 12 de acordo com almanaques da época) a princípio e eventualmente de farinhas e grãos. Foi sua primeira esposa Carlotta Joaquina D’Azevedo Costa, dado esse obtido do registro de seu segundo casamento com Anna Liberata de Souza (Rabello) Costa, e é dessa segunda união que descendo, sua filha Cecília Moreira dos Santos Figueira. Os relatos familiares dela são que ela era filha única. Não sei se o primeiro casamento foi em Portugal ou no Recife, e se o meu tataravô teve mais filhos dessa união. Já antes, eu acho, mas com certeza na época do seu segundo casamento e até seu falecimento, a nossa família em Recife por muitos anos residiu no bairro de Boa Vista. Quaisquer informações ou dicas de pesquisas fico desde já muito grato e ao dispor de qualquer coisa do meu lado a quem interessar.
Boas pesquisas!
Rogério Figueira Dalcin

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442237 | Jorge Resende | 23 jul 2022 22:37 | Em resposta a: #127427

http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php

Rogério, presumo seja uma indicação sobre o passaporte de Francisco, se souber os nomes dos pais dele, seria porreiro.
Pediu passaporte no Arquivo Distrital do Porto em principio em 1845, tinha 18 anos, e como tal nasceu em 1827.
Pode ser que surja a requisição de passaporte dele...

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442238 | Jorge Resende | 23 jul 2022 22:45 | Em resposta a: #127427

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=493722


tif imagem 146, página esquerda francisco filho de manuel moreira, 1828...
poderá ser este...

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442239 | Jorge Resende | 23 jul 2022 22:48 | Em resposta a: #127427

repito sobre passaporte
A Emigração de Portugal para o Brasil
Pesquisa de Titulares de Passaportes

Nome
francisco moreira da costa

Naturalidade
santo tirso

Pai

Mãe

ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil
32120 Francisco Moreira da Costa Santo Tirso Santo Tirso &bnsp; &bnsp; Lavrador 18 Rio de Janeiro Solteiro


Solteiro, este... será que casou com carlota no brasil???

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442240 | Renatosimao | 24 jul 2022 00:42 | Em resposta a: #442239

Prezado Jorge,
Muito obrigado pela sua atenção, mas os dados que tenho (a nota de falecimento do Jornal do Recife, informações que vieram dos meus bisavós para o editor do jornal) dizem que ele, falecido com 86 anos em 1906, (nascimento por volta de 1820) tinha vindo para Pernambuco em 1845 e se estabelecido lá. Não tenho os nomes dos pais, no seu segundo casamento, só aparece o nome da Carlotta, o que pode ser indicação que o primeiro teria sido no Brasil. Eu estou literalmente folheando (aos poucos, é claro ????) os livros de casamentos dos bairros que acho prováveis que tenha se casado, a partir de 1845, no Recife. Mas todavia vou checar se não tem alguma coisa por lá. Pelo pouco que entendo de Santo Tirso no que encontrei nos arquivos do FamilySearch existem lá existem várias paróquias que podem ser a que foi batizado, e achei uma referência em Santa Maria Magdalena de um Francisco, filho de um Agostinho Moreira, em 16 de julho de 1819, (mãe e avó com nomes compostos sem apelidos de família) neto de um outro Agostinho Moreira, mas não tenho os nomes dos pais do meu tataravô para confirmar. Esse assento eu vi nos arquivos do Porto eu acho.
Mas agradeço de novo a sua orientação e no que puder lhe ajudar com coisas do Brasil estou seriamente à sua disposição.
Abraços,
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442243 | Jorge Resende | 24 jul 2022 12:54 | Em resposta a: #127427

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&pesq=%22francisco%20moreira%20da%20Costa%22&pasta=ano%20192&hf=memoria.bn.br&pagfis=101291


Em 1927 era vivo, foi convidado para um casamento Garanhuns, creio....

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442244 | Jorge Resende | 24 jul 2022 13:00 | Em resposta a: #127427

Meti água, claro que não seria ele mas um homónimo... Mas se consultar imprensa de pernambuco de 1850 para a frente, fala-se de um Francisco Moreira da Costa, talvez ele...
Biblioteca digital do brasil

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442247 | Renatosimao | 24 jul 2022 15:01 | Em resposta a: #442244

De novo obrigado Jorge. Já fiz uma passagem pelos primeiros jornais que apareceram nessa busca e, dele mesmo, tenho alguns recortes em que consegui identificar que é a mesma pessoa, mas sim, vários homônimos, e também muitos nos processos de passaportes, de localidades muito diferentes em Portugal.
Quando você checou nos registros de Santa Maria Magdalena, com tantas outras, o que é que te levou a procurar lá? Um dos problemas que eu tenho procurando por ele em Portugal é que, fora que nasceu em Santo Tirso, realmente não sei mais nada desse fato.

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442248 | Jorge Resende | 24 jul 2022 16:14 | Em resposta a: #127427

Como as certezas rareiam... a pesquisa é dificil...
Renato, será que identifica algum filho de francisco com carlota ou ana??? Se conseguisse começar por aí tentar encontrar um dos dois casamentos dele em qualquer conservatória ou igreja...
Quando ele chegou ao Brasil terá ido direitinho para Recife ou andou de pôncio para pilatos ou pelo rio, ou por são paulo...

Dúvidas, dúvidas, e o desejo de ajudar mas as informações não chegam dado ser de data muito recuada a existência destas pessoas no Brasil...
Porque tem rigorosamente que encontrar os nomes dos pais dele, e isso está ou num dos dois casamentos ou em assento de batismo de um dos filhos.

Como chegou ao nome de Francisco??? Quem está para a frente temporalmente que possa servir de base à pesquisa????

Se diz que ele chegou ao Brasil em 1845, se fôr uma certeza, tente no Arquivo Distrital do Porto, em registos de passaporte, pesquisar em finais de 1844 e 1845 algum pedido de passaporte, e ali verá nomes de pais e naturalidade, mas ficará sem certeza alguma claro!
Ao dispôr
JResende

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442250 | Jorge Resende | 24 jul 2022 17:49 | Em resposta a: #127427

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&pesq=%22francisco%20moreira%20da%20costa%22&pasta=ano%20188&hf=memoria.bn.br&pagfis=19324


JORNAL DO RECIFE, 15.8.1882, PROCLAMAS DE CASAMENTO EM S. JOSÉ, ENTRE FRANCISCO, VIUVO E ANA LIBERATA DE SOUSA.

RENATO, A PARTIR DAQUI, JUNTO DA CURIA DO RECIFE, PROCLAMAS DE 13 DE AGOSTO DE 1882 PODE APANHAR O CASAMENTO DELES, ONDE DEVE ESTAR ASSENTO DE BATISMO DELE.

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442252 | Renatosimao | 24 jul 2022 19:30 | Em resposta a: #127427

Jorge o que eu não daria para ter tido a sua ajuda há meses atrás e ao menos fico mais confirmado de estar no caminho certo. Vamos lá: tudo o que vc sugeriu até agora já consegui fazer se bem me demorou muito mais que o total de tempo que tivemos essas trocas, foram meses e também, agregados, inúmeras horas “passando os olhos”. Ainda assim estou fazendo com você uma verdadeira faculdade de pesquisa, e obtendo links mais diretos para coisas que eu encontrava ao acaso buscando no Google e dava sorte de ter achado.
Existe um agravante que ainda é um mistério para mim e minha prima que tem mais dados em termos de estórias e dados familiares de minha bisavó Cecília Moreira dos Santos Figueira. Tenho também esse assento do segundo casamento de meu tataravô Francisco com Anna e até mesmo o documento de proclamas vindo da cidade de Escada aonde as informações básicas são as mesmas encontradas no do casamento. E, algo que já encontrei em outros assentos de segundos e terceiros casamentos, só em casos de pessoas de mais peso, ou , porte, ou linhagem, é que, na minha limitada experiência, é claro, aparecem dados de filiação do contraente que está se casando de novo (se a outra pessoa está se casando pela primeira vez, sim aparece a filiação, e, em algumas, infelizmente não muitas, paróquias (muito louvados sejam esses padres) até a parte dos avós dos contraentes. Nesse assento de casamento com a minha tataravó Ana, só temos a filiação dela. A respeito de Francisco, que é viúvo de Carlota, e natural de Portugal (muito comum no Brasil não ter a sua paróquia de batismo como em Portugal, aliás antes de achar a nota de seu falecimento, foi através do assento de batismo de uma de suas netas, a única que nasceu em Portugal na Figueira da Foz em 1911, é que temos a informação de que era de Santo Tirso, em todos os outros netos e netas que nasceram no Brasil só temos que era de Portugal.)

“28 de Setembro de 1882 casamento de Francisco Moreira da Costa e Anna Liberata de Souza, ele viúvo de Carlotta Joaquina D’Azevedo Costa e natural de Portugal, ela F.L. de Joaquim José de Souza Rabello e Maria Magdalena Teixeira natural da freguesia da Escada, testemunhas: José Bernardes Ferreira e Antônio Alves Ferreira”

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939K-C9FT-6

Tudo isso mais o recorte do anúncio de seu falecimento está na sua página do FamilySearch seu número de ID é GW4K-WFR para facilitar.

Quanto aos passaportes já fiz uma passagem do ano todo de 1844, 45 , e a primeira metade de 46 (por via das dúvidas, que nem tiro de espingarda!) por enquanto nada. Não sei se entrou no Brasil pelo Rio ou São Paulo, só temos essa nota do falecimento que veio de Portugal em 1845. Também não sei quando virou norma, mas penso que foi mais adiante, de haver de fato um controle mais rígido de imigração aonde entravam por Santos ou Rio de Janeiro e eventualmente iam para os outros estados inclusive mais distantes do Nordeste.

Voltando ao agravante mencionado acima: casou-se com minha tataravó em 1882, mas minha bisavó nasceu em 1870, e foi batizada em 1877:

10 de Setembro 1879 batismo de Cecília (Moreira da Costa) nascida em 22 de novembro 1870, filha natural de Francisco Moreira da Costa e Anna Liberata de Souza Rabello, padrinho: Venceslau(?) José Baptista

Penso, não tenho certeza, que a descrição de filha natural aqui, pode indicar que Carlota já era falecida (minhas buscas de 1882 para 1845, de novo, por via das dúvidas, não me renderam nenhum óbito nas possíveis paróquias ao redor de seu endereço de trabalho e de Boa Vista, ou nota de falecimento dela nos três jornais mais populares de Recife), mas penso também que se essas informações, tanto no momento do batizado de minha bisavó Cecília quanto no casamento de meus tataravós mais adiante, estivessem em alguma paróquia do Recife, o padre faria alguma menção desse tipo. Também, no Brasil, isso não é incomum com a maioria da população. (A propósito da origem de Ana sendo de Escada, Pernambuco, já na nota das proclamações de casamento de 1882, ali temos a informação que tanto Francisco quanto Ana e seu pais são moradores da freguesia de Boa Vista, incluindo-se o fato que Cecília nasceu em na matriz de Boa Vista em 1870, ao meu ver, o que eu achar é mais provável de ser no Recife. E também, por causa de enchentes ao final dos anos 1970, pelo que eu pude descobrir, não temos mais os livros das igrejas de lá desse período, de rotina, mando mensagens a pessoas que tem a ver com a cidade, professores, bloguistas (perdão!) mas até agora nada.)

O que é um pouco de uma curiosidade é que o nome que tanto Cecília guardou para ela quanto passou às suas quatro filhas foi o Moreira, se isso pode ser uma pista. Talvez faça mais sentido em Santo Tirso, sei lá.

Realmente, tenho um chãozinho ainda pela frente, mas, graças a você, Jorge, acho que estou indo pelo caminho certo.

Mais uma vez obrigado e ao seu dispor,
Rogério (Renatosimao é uma piadinha de família) Figueira Dalcin.

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442254 | Jorge Resende | 25 jul 2022 00:52 | Em resposta a: #127427

Rogério, um abraço!
Na verdade começo a ver que as saídas que restam são já bem poucas...
Tem razão quando diz que após casamento de Francisco, o 2º, e tal como em Portugal, os padres, se o noivo ou noiva era viúvo, não expressavam os nomes dos pais, e assim, só nos resta apanhar o 1º casamento com a Carlota, onde estão de certeza os nomes dos pais dele. Pouco préstimo tenho dado, pois e bem, o Rogério já calcorreou os mesmos caminhos, e o estranho, é não aparecer o passaporte dele... Apontei 1844, 1845, mas, também não sabemos se ele já tinha estado no brasil antes disso, e como tal, a data do passaporte já não seria 1844, 1845 mas... talvez antes...

Só não percebo uma coisa, porqùê tem referido que ele pode ter nascido em 1820...????
Claro que se apanhássemos o assento do 1º casamento tudo seria diferente, pois ali se encontra a chave deste mistério todo. Sabe a data da morte dele? Não existe no Recife um Arquivo Geral, de forma a poder ver a guia de enterramento dele no correspondente cemitério? Talvez nessa guia ou livro de cemitério se diga a naturalidade e nomes dos pais e da mulher , neste caso Ana. bem como morada.
Haverá arquivo no cemitério do ano da morte dele ou os livros foram para outro arquivo camarário, sabe ou pode saber????
Quanto ao primeiro casamento, é crucial apanhá-lo, pode ser que haja alguma noticia na hemeroteca nacional a partir de 1845, sobre proclamas com ele e Carlota..
Vamos dialogando, vá tentando, aqui estou para ajudar
Cumprimentos
Jorge

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442255 | Jorge Resende | 25 jul 2022 00:59 | Em resposta a: #127427

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=029033_04&pesq=%22Carlota%20joaquina%20azevedo%22&pasta=ano%20186&hf=memoria.bn.br&pagfis=19767


1867 morte da sogra de francisco na igreja espirito santo portanto, nessa data francisco e carlota eram casados

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442256 | Jorge Resende | 25 jul 2022 01:02 | Em resposta a: #127427

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=029033_05&pesq=%22Carlota%20joaquina%20azevedo%22&pasta=ano%20187&hf=memoria.bn.br&pagfis=13720


Leia Leilão... Venderam bens para pagar dívidas

Inscrevi o nome de Carlota (sem Costa) e de 1870 a 1879 muito surge

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442257 | Renatosimao | 25 jul 2022 02:30 | Em resposta a: #127427

Meu caro Jorge, candidatando-se ou não, voto em vc! (Senador, Presidente, não importa!!!) mais pistas, vou checar, olhei o que já tinha mandado antes e tenho dia e mês de seu nascimento (23 de setembro) aonde vi mais recortes muito interessantes para nós … agora vou checar esses, muito obrigado mesmo!
(Na sua nota de falecimento dizia que faleceu com oitenta e seis anos em 26 de abril de 1906.)
Um abraço,
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442262 | Jorge Resende | 25 jul 2022 10:46 | Em resposta a: #127427

Rogério, o que eu reparo é que sobre francisco como viúvo aquando o casamento com Ana, só em 1882, houve filhos, só a partir de 1870, registado como filho natural mas... filhos de Carlota... nada surge.
1/ Natural quer dizer em palavra de padre, que os pais não são casados;
2/ porque teriam casado tão tarde?
3/ Francisco tinha em 1882 62 anos, ele e Ana a partir daí tiveram mais filhos???
4/ Porquê, tendo ele sido pessoa abastada e de referência Carlota a ser ela, tinha escravos, apanhei isso, porquê nenhuma noticia sobre o casamento de Francisco e Carlota? Nem sobre a morte de Carlota...
5/ Fico com a impressão que coexistiram duas pessoas em simultâneo na vida de Francisco, Carlota e Ana, pois se em 1875 Francisco e Carlota em Leilão vendiam predios por falencia, já havia em 1870 filhos com Ana e casamento nem eu... filhos naturais, pais não casados... Francisco em lugares diferentes de Pernambuco movia-se sentimentalmente por dois lados, e fico em crer que viveu noutro lugar de Pernambuco onde veio a casar com Carlota que seria interessante saber de onde ela era, pois geralmente os casamentos davam-se salvo exceções nas terras das noivas, era assim por cá, por isso, de onde seria Carlota????

Tantas dúvidas, mas nem sempre os dados batem certos. Vejo-o muito certo em alguns pontos, 1820, santo tirso, 1845 Brasil, uma incógnita branca sobre casamento com Carlota, sobre quem nada se sabe, nascimento e data e anuncio de morte (francisco era comerciante, tinha barco de cabotagem, onde anuncio de morte de Carlota???) enfim, quase tudo em banho Maria!!!!

Caminhemos nesta busca??? Eu não estou junto às portas que o Rogério mais facilmente que eu pode abrir. Tem de apanhar algo sobre entrada dele no Brasil, tinha já 25 anos, (1820-1845) mas teria ido logo diretamente para Recife??????????????

Aguardo luz mínima vinda de túnel
Cumprimentos
JR


Reconstruir vidas de há 200 anos não é fácil, mas intrigante é este enredo.

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442273 | Renatosimao | 25 jul 2022 15:19 | Em resposta a: #442262

Caro Jorge,

Isso são coisas do Brasil … a minha bisavó nasceu fora de casamento. E acho que o padre “ajudou” ao descrevê-la como filha natural deles … nos recortes que salvei da busca que vc iniciou dá para ver algo que talvez seja uma pista: no leilões ela ainda aparece usando o nome dele, Costa, já depois (na linha cronológica isso seria depois também dele ter registrado a minha bisavó), ela aparece como Carlota Joaquina de Azevedo. Mas confesso a frustração de não aparecerem esses dados simple é grande aqui também, mas socialmente (os jornais são o Facebook da época) isso seria uma situação complicada.
De acordo com a minha própria bisavó ela era filha única, não tiveram mais filhos. Já vi situações aonde certas situações assim foram bem elaboradas até mesmo por questões de trabalho aonde a pessoa trabalha em dois lugares diferentes e acaba tendo duas famílias, mas nesses tempos não era incomum de isso acontecer dentro da mesma paróquia até.
Chequei ontem, mais uma vez, e não achei seu casamento com Carlota em Boa Vista, na de São José (outra possibilidade) não tem índice (mais a folhear), antes de procurar ali vou tentar sua sugestão de ver nos passaportes, só que ontem, talvez por manutenção do site, não me deixava entrar, como você disse, tudo em banho maria, mas agradeço a sua inspeção, e já avancei e simplifiquei um pouco mais essa busca, obrigado amigo, assim que souber algo volto aqui.
Abraços,
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442275 | mila1000 | 25 jul 2022 16:13 | Em resposta a: #127427

Francisco Moreira da Costa Cubeto faleceu aos 86 anos , consta no seu óbito,mas, quem pode afirmar que nasceu realmente em 1820 ???

Saiba que em Cedofeita há um casamento em 1821 entre um Francisco Moreira da Costa com Bernardina. Seria o possivel pai do Francisco Cubeto , ou, quem sabe homônimo?
423.tif
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=488989


filhos do casal acima
Quiteria 1828
CEDOFEITA
22TIF
HTTPS://PESQUISA.ADPORTO.ARQUIVOS.PT/VIEWER?ID=488941



batismo de José 1834 imagem 224.tif (esqueci do link ...)



Bernardo Moreira da Costa
701tif
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=488991




Casamento Cecilia 15/07/1893 nr 121 Recife
de 22 anos
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DR67-DFF?i=71&wc=31HP-MNT%3A1052587901%2C1054353801%2C1054412201&cc=2016195



Boa sorte

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442276 | Jorge Resende | 25 jul 2022 16:15 | Em resposta a: #127427

Estou aqui para ajudar, e aguardo as melhores notícias

JResende

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442280 | Jorge Resende | 25 jul 2022 16:31 | Em resposta a: #127427

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=586404&pesq=%22francisco%20moreira%20da%20costa%22&pasta=ano%20187&hf=memoria.bn.br&pagfis=738


rio de jjANEIRO, UM ESCRAVO DE NOME LAURINDO, PERTENÇA DE UM FRANCISCO... SERIA UM HOMONIMO OU O SEU FRANCISCO VIVIA NO RIO?

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442283 | Renatosimao | 25 jul 2022 18:15 | Em resposta a: #127427

Obrigado Jorge, o casamento da minha avó eu já tenho, e vou checar os que vc mandou mais tarde, mas a princípio não tenho informação dele tendo qualquer conexão com o Rio de Janeiro. Existem, mesmo em Recife, e até nas pesquisas dos passaportes, vários homônimos sim, e eu filtro pela informação que tenho, um dos maiores é um de Minas Gerais que é pai de um dos presidentes da república … quem dera que fosse?
Mas agradeço a você como sempre e vou checar tudo direitinho mais tarde, manhã aqui é sua tarde aí acho que nosso diferença de fusos são uma oito horas.
Abraços,
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442284 | Renatosimao | 25 jul 2022 18:18 | Em resposta a: #442275

Ao descobrir a data de seu aniversário, 23 de Setembro, e usando a idade em abril de 1906, 86 anos, ele teria nascido em 1819, mais corretamente, está certo? Assim falece com 86 e teria completado 87 em setembro de 1906.

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442288 | Jorge Resende | 25 jul 2022 20:08 | Em resposta a: #127427

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&pesq=%22FRANCISCO%20MOREIRA%20DA%20COSTA%22&pasta=ano%20186&hf=memoria.bn.br&pagfis=49244

ANA LIBERTA DE SOUSA COSTA, SOBRE FUNERAL DE FRANCISCO

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442289 | Jorge Resende | 25 jul 2022 20:36 | Em resposta a: #127427

POIS É, ROGÉRIO, FACIL DIZER-SE QUE ERA DE SANTO TIRSO, PORÉM NAQUELE CONCELHO EXISTEM TODAS ESTAS FREGUESIAS...
https://tombo.pt/m/sts

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442290 | Jorge Resende | 25 jul 2022 20:41 | Em resposta a: #127427

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=493722 TIF 53

MAS ASSIM NÃO VAMOS LÁ...

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442291 | Renatosimao | 25 jul 2022 21:13 | Em resposta a: #127427

Sim concordo, estou procurando pelo seu primeiro casamento ou alguma coisa nos processos de passaporte seguindo sua pista de ir mais para atrás caso 1845 não tenha sido sua primeira ida ao Brasil. Até não me incomodo de simplesmente folhear os livros, mas sem nenhuma idéia de qual paróquia é o pior mesmo.
Mas grato pelos links, já me deparei com esses só que depois acabo nem lembrando aonde é que eu tinha achado, estou salvando nos meus favoritos do browser.
Abraços
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442293 | Jorge Resende | 25 jul 2022 21:39 | Em resposta a: #127427

A Emigração de Portugal para o Brasil
Pesquisa de Titulares de Passaportes

Nome
FRANCISCO MOREIRA DA COSTA

Naturalidade
SANTO TIRSO

Pai

Mãe

ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil
32120 Francisco Moreira da Costa Santo Tirso Santo Tirso &bnsp; &bnsp; Lavrador 18 Rio de Janeiro Solteiro


LONGE DE MIM FAZÊ-LO GASTAR SEJA O QUE FÔR, PORÉM, POR VEZES PERDIDO POR UM PERDIDO POR CEM...

CEPESE (VER ENDEREÇO EMAIL NA NET), ATRAVÉS DE UM PAGAMENTO SALVO ERRO DE 8 OU 10 EUROS, INFORMA QUAL O ANO DO PEDIDO DE PASSAPORTE DE EMIGRANTES PARA O BRASIL, E RENOVO O ENVIO, ESTE FRANCISCO TINHA 18 ANOS NA DATA DE REQUISITAR O PASSAPORTE, ASSIM, POR HIPOTESE SE FOSSE ELE, DE SANTO TIRSO, COM 18 ANOS, E TIVESSE NASCIDO EM 1819, 20,COM MAIS 18 ANOS, ENTÃO ESSE PASSAPORTE SERIA DO ANO 1838. PODE SER UM TIRO PERDIDO, MAS SE TENTAR PEDIR INFORMAÇÃO SOBRE O CONTEÚDO QUE O LEVE AO ANO DESTE PASSAPORTE? BASTA ENVIAR EMAIL PARA CEPESE, INDICAR O ID REFERENTE AO FRANCISCO, 32120 E PODE SER TIRO NO ESCURO MAS... PODE NA REQUISIÇÃO DE PASSAPORTE, A SER O DELE, ESTAR REFERIDA ALGUMA LOCALIDADE DE SANTO TIRSO.

ROGÉRIO, DESCULPE TÊ-LO BOMBARDEADO TANTO, VOU DEIXÁ-LO COM CALMA DIGERIR TANTA INFORMAÇÃO PORÉM, O 1º CASAMENTO DE FRANCISCO COM CARLOTA, SEM ISSO.. NÃO CHEGARÁ LÁ JAMAIS. PODE MESMO O ASSENTO DESSE CASAMENTO REFERIR SOBRE O NOIVO NASCIDO EM PORTUGAL, PODE, PORÉM, TEM A HIPOTESE DE JUNTO DA CURIA ONDE ESSE CASAMENTO SE DEU, PEDIR O PROCESSO E QUASE DE CERTEZA, LÁ DEVE ESTAR O ASSENTO DO SEU NASCIMENTO.

NÃO O MAÇO MAIS
NÃO DESISTA!!!!!!!!!!!!!

UM ABRAÇO
JRESENDE

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442295 | Renatosimao | 25 jul 2022 22:02 | Em resposta a: #442293

Jorge meu caro, muito pelo contrário quem andou pelo deserto não reclama e tem real desejo de uma grande chuva, eu é que lhe agradeço sua orientação, já rendeu inúmeras coisas, fatos e dados, e mais ainda solidificação do período de falecimento da sua primeira esposa, também da necessidade desse primeiro casamento, estou de total acordo, e é aonde vou pesquisar mais de agora em diante,
Muitíssimo grato e por favor me passe qualquer coisa que tiver com dificuldades no Brasil, o que imagino não sejam muitas pois demonstra um grande domínio dos dois lados do Atlântico,
Um grande abraço amigo,
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442324 | Jorge Resende | 26 jul 2022 20:23 | Em resposta a: #127427

https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7271/1/arquivo3309_1.pdf
Veja o quadro da página 82 do pdf, ou página do livro 79

Seria relativo a alguma festa anual em que as senhoras ricas da terra entravam ou Carota em 1871 foi para um convento????????

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442325 | Jorge Resende | 26 jul 2022 20:26 | Em resposta a: #127427

Já agora sabe a data e lugar da morte de Carlota? Creio que não apanhei esse dado...

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442326 | Renatosimao | 26 jul 2022 20:57 | Em resposta a: #442324

Então Jorge, eram irmandades religiosas mas não como as de verdadeiras freiras … mulheres da sociedade se reuniam para planejar as festas religiosas e procissões e elegiam entre si as “juízas” de tais eventos. Tanto Carlota quanto mais além a minha bisavó Cecília foram “juízas”. Os recortes de jornais que achei da sua busca revelam a Carlota ainda viva em 1878 e o segundo casamento de Francisco foi em 82 portanto seria nesse período, foi o que quiz dizer. Atualmente estou procurando o primeiro casamento, ainda não achei. O estudo sobre Santa Cecília é algo que vou gostar muito de ler obrigado.
Abraços
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442350 | Jorge Resende | 27 jul 2022 21:49 | Em resposta a: #127427

Rogério, um abraço
Tenho continuado a pensar: Francisco nascido em 1820 (se foi), novo casamento em 1882, ele de 62 anos e filhos a partir daí... pode ser, mas... que idade tinha Ana??????

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442351 | Renatosimao | 27 jul 2022 22:04 | Em resposta a: #442350

Ana tinha onze anos na data de seu segundo casamento em1882. Ela é de 22 de novembro de 1870. Chequei ontem em Boa Vista e um dos livros de São José e outro de Madre de Deus (paróquias vizinhas a Boa Vista, por enquanto nada. Assim que achar algo mais volto aqui tá bom?
Um abraço Jorge,
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442352 | mila1000 | 27 jul 2022 22:08 | Em resposta a: #127427

Renato,

Apenas encontrei num jornal de PE o óbito de uma Carlota Joaquina Maia, casada,25 anos, natural de Sergipe, que faleceu de eclampsia, ou seja, possivelmente no parto.



Em 22/11/1867 Antonio José Gonçalves de Azevedo, Carlota Joaquina Azevedo Costa, Francisco Moreira Costa agradecem a quem acompanhou o féretro de sua esposa, mãe, sogra ao cemitério municipal, e, convidam para a missa de sétimo dia na Igreja do espirito santo no dia 29 do corrente..
Ou seja, já sabemos que nome do pai de Carlota, resta saber o nome da mãe. Infelizmente não há livros da tal igreja on line para consultar.


leilão de prédios em Recife e em Pilar (municipio que fica Alagoas)
Francisco Moreira Costa e sua esposa Carlota Joaquina de Azevedo Costa jornal PE 7/10/1875
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=811696&pesq=%22francisco%20moreira%20%20costa%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=416


No Estado Alagoas também aparece o leilão dos prédios, no Diario de Pilar .


Se Carlota faleceu em Recife, creio que deveria ter alguma nota nos jornais. Será que ela faleceu em Pilar?


Mila

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442354 | Jorge Resende | 27 jul 2022 22:29 | Em resposta a: #127427

Pois, lembro agora que filhos de Ana nasceram nos anos 70, e casamento foi só depois de Carlota ter presumivelmente morrido... Talvez ele mantivesse Carlota e Ana em simultâneo, que acha?

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442355 | Jorge Resende | 27 jul 2022 23:03 | Em resposta a: #127427

Rogério, será que em Santa Cecília existe em arquivo fichas das irmãs aquando a sua entrada como juizas, mordomas, etc???? Pode haver algum rasto de Carlota, ficha escrita por ela, com naturalidade...

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442356 | Renatosimao | 27 jul 2022 23:04 | Em resposta a: #442352

Olá Mila,
É possível, mas não tenho os livros das paróquias de Pilar, Alagoas para checar no FamilySearch … estou procurando pelo óbito de Carlota nos livros de Boa Vista, no período entre 1878-1882, para ver se aparecem mais dados dela inclusive o lugar de origem dela. Já achei que o pai Antônio era comerciante de carne seca e em 1861 os dois, Antônio e Francisco aparecem na mesma lista do Almanak … deve ter sido por aí que viraram família.
Continuamos e muito obrigado por passar seus olhos por tudo acima e suas contribuições, alguma coisa do lado do Brasil fico às suas ordens,
Abs
Rogério (Renatosimao é só o nome de usuário)

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442357 | Renatosimao | 27 jul 2022 23:10 | Em resposta a: #442354

Sim, acho que foi mais ou menos assim, coisas de Brasil como disse antes, hehehe.
É possível sim que hajam mais dados no conservatório, porém, resido nos EUA, e essa parte da pesquisa fica muito difícil de se fazer daqui, gostaria muito pois mais à frente, a minha bisavó Cecília foi uma dessas Donas da sociedade e contribuiria muito para os anais da família, vai para a lista dos “quando houver a oportunidade “.
Abraços
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442358 | Jorge Resende | 27 jul 2022 23:13 | Em resposta a: #127427

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=128066_01&pesq=%22francisco%20moreira%20da%20costa%20(CUBERTO)%20%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=12440


Festa ao Coberto! 1902, tinha 83, nasceu defato em 1819

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442376 | mila1000 | 28 jul 2022 15:43 | Em resposta a: #127427

Renato,

Forneça o link do batismo da tal filha que nasceu em 1870,mas, o batismo aconteceu mais tarde.

Mila

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442379 | Renatosimao | 28 jul 2022 16:47 | Em resposta a: #442376

Olá Mila ,

Lá vai:

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939K-8MS4-8G

10 de Setembro 1879 batismo de Cecília (Moreira da Costa) nascida em 22 de novembro 1870, filha natural de Francisco Moreira da Costa e Anna Liberata de Souza Rabello, padrinho: Venceslau(?) José Baptista

A página de Cecília Moreira dos Santos Santos Figueira no FamilySearch é:
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GM6M-77B

Muito obrigado,
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442380 | Jorge Resende | 28 jul 2022 18:44 | Em resposta a: #127427

ENVIEI EMAIL PARA A ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE PARA INFORMAREM SE A IRMANDADE DE SANTA CECILIA POSSUI ARQUIVO ONDE POSSA ESTAR ALGO RELACIONADO COM CARLOTA. TALVEZ RESPONDAM...

Arquidiocese de Olinda e Recife
Av. Rui Barbosa, 409 - Graças 52.011-040 - Recife-PE | 81 3271.4270 aorcomunicacao@gmail.com

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442381 | Renatosimao | 28 jul 2022 18:50 | Em resposta a: #442380

Obrigado Jorge, vou guardar os dados para também continuar essa e outras buscas em Recife.
Abraços
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442396 | mila1000 | 30 jul 2022 16:11 | Em resposta a: #127427

Se pesquisar no jornal em Pernambuco, encontrará o falecimento do pai de Ana, Joaquim José Souza Rabello , casado, aos 96 anos. em 4 de Junho de 1896.
Entendi que era português e faleceu em São José.

Também no jornal, recordo que a própria Carlota mandou prender um escravo, fevereiro de 1878.

Acho estranho não constar nada nos jornais à respeito do óbito da Carlota , visto que a familia possuia posses.

Se o batismo da Cecilia foi em 1879, é porque Carlota havia falecido. O marido não diria ser pai da menina com ela viva...

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442398 | Renatosimao | 30 jul 2022 18:58 | Em resposta a: #442396

Cara Mila,
Muito obrigado, são mais dados que ainda não tinha, só sabia que os pais da tataravó Ana eram de Escada, mas talvez isso se refira à Ana e sua mãe Maria Magdalena, já que a informação de seu pai aparece agora como português… mais um!
Concordo plenamente e já pesquisei os livros de Boa Vista entre 1878 e 1882 (por via das dúvidas) e nada ainda. Se não estivesse viva na nota de prisão de seu escravo em 1878 haveria alguma menção do tipo escravo que foi, ou escravo da já falecida Carlota. Vale notar que nessa última menção o seu nome aparece sem o Costa do Francisco, se isso denota algo,
Mas de novo muito grato pela contribuição e sua inspeção em tudo acima, é muito bom ter os pareceres seus e de Jorge, realmente essencial.
Abraços
Rogério

PS o link do jornal sobre o Joaquim não veio, qual foi o Jornal mesmo?

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442399 | Jorge Resende | 30 jul 2022 19:24 | Em resposta a: #127427

Rogério, viva!
Uma pergunta: parecendo serem pessoas de notabilidade no Recife, se bem que parece por razões várias tiveram que se desfazer de bens(talvez separação deles, quem sabe... e partilhas subsequentes...)
será que à morte de Carlota não haveria jazigo onde foram depositadas? No cemitério onde possam estar Carlota, Francisco, Ana, (já estive no Recife, na Boa Viagem...) não existiria jazigo? A secretaria do cemitério não terá arquivo ????? Sei que vive nos Estados Unidos, mas alguém no Recife, da sua família, não poderia efetuar essa pesquisa? Ou até por email, o Rogério, se apanhar o endereço do cemitério?
De qualquer forma, a tese de que Francisco teve duas mulheres em simultâneo parece certa, que Cecília nasceu fora do seu casamento, que o seu batismo só em 1879 teve a ver com morte de Carlota bem como o segundo casamento Francisco/Ana, a tese parece certa. Só mais uma pergunta: por que insiste em Santo Tirso? Onde leu tal?

Um abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442400 | Renatosimao | 30 jul 2022 21:56 | Em resposta a: #442399

Caro Jorge,

De todos os registros que tenho dos filhos de Cecília, só o da mais nova Osminda foi em Portugal, é desse que vem a informação:

https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QLBK-RVMX

(note-se que o escrivão na conservatória da Figueira da Foz descreve Cecília e Ana como naturais da “cidade” de Pernambuco … )

Concordo com sua sugestão e vou indagar sobre isso com alguns dos parentes que talvez se prestifiquem a averiguar se existe algum registro.

Como sempre lhe agradeço muito por sua orientação.
Abraços
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442401 | Jorge Resende | 30 jul 2022 23:56 | Em resposta a: #127427

https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37721&FileID=305535


imagem 72, assento 140
batismo de manuel simão santos figueira, marido de cecília, natural da figueira da foz, freguesia de paião, distrito de coimbra


Não sei se já tinha...

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442402 | Jorge Resende | 31 jul 2022 00:16 | Em resposta a: #127427

https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37756&FileID=308000


imagens 124-continua 125

casamento dos pais de manuel simão dos santos figueira:
francisco simão dos santos e maria silva santos
alqueidão, figueira da foz, coimbra


mais um pequenito contributo para a construção da árvore!!!!

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442403 | Renatosimao | 31 jul 2022 00:17 | Em resposta a: #442401

Sim, obrigado, pela Figueira tenho conseguido achar os antepassados … são as outras raízes daí que têm me iludido nas buscas, se bem que nessas duas últimas semanas você e a Mila mudaram bastante essa situação.
Abs,
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442404 | Renatosimao | 31 jul 2022 00:42 | Em resposta a: #442402

Grato Jorge,
A busca na Figueira tem sido bem simples mas muito bem sucedida, atualmente estou em virando de 1700s para 1600s com o Manoel Francisco Rascão, se olhares a árvore lá no FamilySearch, pelo,lado de Manoel “subindo” pelas gerações de Simão dos Santos, Simão Rascão e até os Francisco Rascões, e, como tivemos vários do mesmo nome, uma potencial confusão total, não fossem os nomes das esposas e filiações, o próprio meu bisavô Manoel Simão dos Santos tinha primos e ao menos um tio com o mesmo nome, (sem falar nos outros Manoéis Simão dos Santos homônimos seus mas sem parentesco que haviam no Recife) quando se estabelece no Brasil, a princípio usa o nome Manoel Simão dos Santos e Silva, e depois toma o nome de Manoel Simão dos Santos da Figueira, de onde vem o meu Figueira. Mas somos mais Simão, ou Simão Rascão, ou Francisco Rascão do que Figueiras, ao meu ver, não temos parte com a família Figueira de Portugal. E apesar de serem quase todos fregueses da paróquia de Nossa Senhora do Ó do Paião, a maioria são do Alqueidão, e agora mesmo descobrindo os mais velhos de Barra, todas parte do conselho da Figueira da Foz. De um outro lado da família na Figueira, aí temos Pedrosas do Calvete, e Barra, e Amieira, e agora descobrindo mais outras famílias por lá também.
Simples, disse antes, só porque quase todos vieram dos livros da igreja do Paião, uma sorte tremenda.

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442405 | Renatosimao | 31 jul 2022 03:35 | Em resposta a: #442396

Olá Mila,
Achei o anúncio do Jornal de Recife no dia 4 de junho da missa do sétimo dia de Joaquim José de Souza Rabello que seria no dia seis de junho, então o falecimento foi no dia de seu enterro no cemitério Santo Amaro, 31 de maio de 1896, casado, São José sua residência, de Portugal com 96 anos.
Existe algum link para uma busca on-line de quando possa ter emigrado para o Brasil? (infelizmente não temos essa data ou qualquer relato a esse respeito por enquanto - estou folheando os jornais pelos dias posteriores à sua morte para ver se a família teria mandado alguma nota para o jornal) … talvez com o seu nome completo seja possível determinar alguma identificação.
De resto lhe agradeço de novo essa informação, agora tenho circa 1800 como seu ano de nascimento e seu falecimento, como também sua residência em 1896, e que a minha antepassada Maria Magdalena Teixeira Rabello ainda viva em 1896.
Abraços
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442406 | Renatosimao | 31 jul 2022 04:17 | Em resposta a: #442405

Mais uma para você e Jorge olharem … nos documentos de casamento tenho isso dos “nubentes” Francisco e Ana em 1882 aonde temos a afirmação de que Ana é de Escada, PE e Francisco do Reino de Portugal … por estórias de família que relatam uma bisavó de Cecília sendo índia, e o fato de Escada ter sido um sito de um povoamento índio eu entendi que Maria Magdalena também era de Escada (antes imaginava que o Joaquim também era mas descobrimos que ele é de Portugal) … disso temos relatos de Cecília, que inclusive tinha uma foto da tal bisavó índia, a qual não sabemos aonde está mais (e a mesma estória passada por seu filho Oswaldo, meu avô, à minha mãe, e confirmação de uma prima também.)

https://www.familysearch.org/photos/artifacts/156067673?cid=mem_copy

Obrigado por suas contribuições,
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442407 | Jorge Resende | 31 jul 2022 13:01 | Em resposta a: #127427

https://tombo.pt/m/sts

ROGERIO, VOLTANDO À VACA FRIA, CONTINUO A ACHAR QUE SOBRE FRANCISCO É SANTO TIRSO A SUA NATURALIDADE. JÁ SE VIU NA VILA DE 1819 PARA A FRENTE, NADA SURGIU, POR ISSO, ELE DEVE TER NASCIDO EM ALGUMA FREGUESIA DO CONCELHO ACIMA DESCRITAS. DOLOROSO É PESQUISAR ALI, SÃO BASTANTES, EMBORA O ANO 1819,1820 AJUDE BASTANTE E SINTETIZE A BUSCA, MAS É O CAMINHO. PENA NÃO SE SABER OS NOMES DOS PAIS DELE, SERIA OS 100% DE CERTEZA SE ALGO SURGISSE, PORÉM, PODE SER QUE SE ACHE POR AÍ O CASAMENTO DELE COM CARLOTA.

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442408 | mila1000 | 31 jul 2022 13:10 | Em resposta a: #127427

Rogério,

Bale a pena olhar no Facebook à respeito de Recife de Antigamente. Veja a conversa da neta do terceiro filho de Cecilia , Fatima Sopas Rocha e Sydea Borges. Verá também fotos, nota deo falecimento do marido de Cecilia em 2/12/ 1913.

https://www.facebook.com/recantigo/photos/manoel-sim%C3%A3o-dos-santos-da-figueira-e-sua-esposa-cec%C3%ADlia-um-dos-incentivadores-d/1671859582954585/

Pode ser que a tal neta possua mais dados...

Divirta-se !

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442410 | Renatosimao | 31 jul 2022 16:07 | Em resposta a: #442407

Sim Jorge, aliás a data é bem precisa agora graças aos achados de sua idade no seu falecimento e a data de nascimento nas felicitações de seus aniversários, 23 de setembro de 1819, o que diminui um pouco essa jornada … mas também estou chegando a essa conclusão.
Quanto ao Facebook Mila, foi justamente daquela comunicação que consegui reconectar com alguns parentes e estamos trocando informações atualmente, muito grato!
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442411 | Jorge Resende | 31 jul 2022 20:00 | Em resposta a: #127427

Rogério, não perca tempo a pesquisar requisições de passaporte no Arquivo do Porto em 1845, pois é altamente redutora tal pesquisa que apenas revela o concelho da naturalidade dos requisitantes, como tal...

Voltei aos assentos de batismo de 1819 vila de santo tirso, no tif 53 há na verdade um francisco filho de um jose agostinho moreira, mas quanto ao costa, nada, nem nos avós paternos ou maternos há costa. De qualquer forma, sem se saber os nomes exatos dos pais do seu francisco...

Um abraço
JResende

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442412 | Jorge Resende | 31 jul 2022 20:21 | Em resposta a: #127427

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=029033_03&pesq=%22francisco%20moreira%20da%20costa%22&pasta=ano%20185&hf=memoria.bn.br&pagfis=7107


Em Carros fúnebres, leia noticia sobre Francisco e... Joaquim Moreira da Costa, seriam irmãos????

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442413 | Renatosimao | 31 jul 2022 20:26 | Em resposta a: #442411

Concordo Jorge, já abandonei os passaportes, seria legal de ter, mas só confirmaria a entrada, a qual, sendo relatada por parentes, ao meu ver é suficiente. Os pais são fundamentais, concordo, já estou em um terço dos livros das freguesias de Santo Tirso, fiz uma terceira busca (sem redundância não existe certeza) e mais uma vez achei esse assento, mas não só não é de data certa, mas fora o simples nome Moreira do pai e do Avô não tenho como considerá-lo o de meu tataravô Francisco … estou estendendo a pesquisa uns dois anos para trás e para frente, por via das dúvidas e também, nesses livros, são questões de algumas páginas somente a mais (não é impossível das pessoas perderem a noção correta até mesmo de simples datas e se equivocarem no final de sua vida quando não têm as melhores faculdades, digo isso quanto talvez ao ano, por enquanto tenho encontrado que tanto o dia de nascimento quanto o de batismo têm sido bem guardados pelos padres), também, com outras pessoas e de outros lados da família já achei registros 3-4 anos atrasados e em um caso, de meu avô paterno no sul do Brasil, junto ao seu batismo vieram os atrasados de uns outros três irmãos mais velhos que não teria como achar fazendo a busca nos anos esperados.
Mas, porém, todavia, contudo, continuamos!
Um abraço,
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442414 | Renatosimao | 31 jul 2022 20:29 | Em resposta a: #442412

Interessante, vou checar, obrigado.

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442440 | Renatosimao | 01 ago 2022 20:41 | Em resposta a: #442414

Caros Jorge e Mila,
Mandei um e-mail para a arquidiocese de Recife e Olinda pedindo-lhes as informações que têm disponíveis sobre Francisco, Carlota, Ana, Joaquim José, Maria Magdalena, Antônio José e Cecília. De dedos cruzados agora.
Abraços,
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442451 | Jorge Resende | 02 ago 2022 20:52 | Em resposta a: #127427

Rogério, não acredito em resposta alguma... Foi cirúrgico nos seus pedidos ou deixou neles um oceano de questões????

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442460 | Renatosimao | 03 ago 2022 15:09 | Em resposta a: #442451

Caro Jorge,
Passei-lhes as informações básicas indicando a que freguesia pertenciam pedindo por qualquer informação que tivessem. Não creio que seja a mesma coisa que ir lá pessoalmente e que talvez tenha que fazer alguns contatos para ter resultados. Se respondem ou não vou descobrir pelos próximos dias.
Uma pequena novidade, acho que descobri o nome da mãe da Carlota, confira:

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=029033_04&Pesq=%e2%80%9cGon%c3%a7alves%20Azevedo%e2%80%9d&pagfis=19750

No topo dessa página à esquerda, a continuação do obituário, os sepultados no dia anterior, que confere pela data anunciada da missa de sétimo dia no recorte encontrado por Mila, mostra “Ana Joaquina dos Passos Azevedo, Pernambuco, 61 anos, casada, Boa Vista, Anasarca” (edema)
Não tenho o livro de óbitos de Boa Vista para esse ano, vão até março de 1866 e pulam para agosto de 1870. Fica como um ítem de identificação para Carlota, mas, com sua mãe sendo de Pernambuco, é muito mais provável que o primeiro casamento de Francisco, se relevarmos as outras informações, tenha sido no Recife. (Procurar em paróquias vizinhas também)
Continuamos amigo,
Abraços,
Rogério

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442463 | Jorge Resende | 03 ago 2022 16:34 | Em resposta a: #127427

Rogério, parabéns pela sua resiliência!!!!!!!
Vamos aguardar, pode ser que surja algo, e esse algo, será o casamento Francisco/Carlota, pois encontrar o batismo de Francisco foi o que nos trouxe aqui.
Um abraço da Ilha da Madeira!
JR

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442464 | Jorge Resende | 03 ago 2022 16:42 | Em resposta a: #127427

https://www.familysearch.org/search/record/results?count=20&q.anyDate.from=1806&q.anyDate.to=1867&q.anyPlace=RECIFE&q.givenName=%22ANA%20JOAQUINA&q.surname=PASSOS%20%22


UMA ANA JOAQUINA DOS PASSOS,
MAS DA BAÍA... CARLOTA ERA AZEVEDO TALVEZ PELO PAI...

Resposta

Link directo:

Origem da Família Moreira da Costa

#442465 | Renatosimao | 03 ago 2022 18:26 | Em resposta a: #442464

Concordo Jorge, mas obrigado mesmo assim, é sempre procurando por todos os ângulos…
Abraços
Rogério

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 09:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen