Ajuda no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Ajuda no Brasil

#127494 | freis | 05 set 2006 08:38

Necessitava se possível que confirmassem se ANA FRANCISCA DE CARVALHO, nasceu em Belém do Pará em 17 de Junho de 1845; era filha de Francisco da Cunha Carvalho e de Ana Rita de Carvalho; se sim, precisava de cópia do assento de nascimento.
Desde já agradeço a ajuda, obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#127520 | CBBC3 | 05 set 2006 19:55 | Em resposta a: #127494

Freis,
Sou Celina, natural e residente em Belém do Pará. Há alguns meses venho pesquisando na Curia de Belém, não só dados que são de meu interesse, como também tenho tentado ajudar alguns amigos de Portugal a encontrar documentos de seus ancestrais. Inclusive, acabo de chegar daí onde conheci familiares que consegui encontrar através da ajuda de amigos deste forum. Fico muito feliz se puder ser de alguma valia para você, caso possa esperar um pouco até que me organize e possa retomar minhas pesquisas. Saudações,
Celina da Cunha - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

Pará

#127524 | Lourval | 05 set 2006 21:08 | Em resposta a: #127520

Cara Celina,
Eu estou procurando por sinais de Alberto Thomaz de Castro que teria falecido no Pará em 1929. Ele era português da região da Beira. Eu estou efetuando uma busca em um cartório de registro civil de Belém mas não sei se este seria o melhor caminho. Sou de Santos-SP.
Suas informações serão benvindas.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#127532 | freis | 05 set 2006 22:11 | Em resposta a: #127520

Celina,
Muito obrigado pela sua disposição em me ajudar. Ficarei grata por qualquer informação que me ajude a continuar minha pesquisa. De algo modo se necessitar de algo de Portugal, em moro na região Norte, Vila Nova de Gaia, se precisar de algo do Arquivo Distrital do Porto, por favor esteja á vontade.
Saudações - FReis

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#127721 | CBBC3 | 07 set 2006 23:28 | Em resposta a: #127494

Amigos Lourval e Freis,
Respondo aos dois nesta mesma mensagem:
- Lourval: Já o conheço por suas intervenções e muito o admiro. Quanto ao sr Alberto Thomaz de Castro tenho anotado através de um pedido de Maria Teresa, da Guarda, no tópico "Assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari". O Cartório com certeza é uma caminho. Mas acho que temos mais de um referente a óbitos e aí seria preciso saber qual deles estaria o assento. Tinha dito a ela que assim que pudesse iria fazer a procuração no próprio cemitério, mas confesso que nesse interim chegou-me às mãos um microfilme de Pernambuco, solicitado aos mormons e assim dividi minhas pesquisas entre a Curia de Belém e o Templo Mormon e ainda não pude verficar isso para ela. Agora pergunto: trata-se do mesmo pedido ou é uma pesquisa sua?;
- Freis: Agradeço o seu oferecimento, mas como adiantei em mensagem anterior, estive o mês de agosto em Portugal, incluindo Porto onde conheci uma prima, localizada através das pesquisas de minha amiga Stella, no Arquivo Distrital do Porto. Não tive a oportunidade de ir a Vila Nova de Gaia, muito embora estivesse no roteiro da excursão. É que fui à Vila Real e Bouça conhecer o lugar de origem de meu avô materno Abel Guiães de Barros Costa. Foi uma emoção idescritível! Aguarde que vou conseguir o que você deseja.
Saudações,
Celina - Belém - Pará - brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#127726 | miro | 08 set 2006 00:14 | Em resposta a: #127721

boa noite,
aproveito este tópico para lhe perguntar se consegue saber alguma coisa sobre óbidos ou altamira também no pará. um meu tio-avô emigrou para essa zona no inicio do século XX e não deu mais noticias, gostava de saber se deixou descendencia, o seu nome era luiz rodrigues machado ou luiz rodrigues queiroz.
tem aqui uma fotografia - www.travassos1.blogspot.com
cumprimentos,
belmiro queiroz ribeiro

Resposta

Link directo:

Ajuda no Brasil

#127736 | Lourval | 08 set 2006 02:29 | Em resposta a: #127721

Cara Celina,
Obrigado por suas palavras. Tenho feito o que é possível da distância que estou. Às vezes dou sorte e logo resolvo como foi o caso da Freis que entre dezenas de telefones em uma certa cidade, um nome me chamou à atenção, liguei e foi tiro certo.
Com relação ao Sr. Alberto Thomaz de Castro, trata-se da mesma pesquisa. Maria Teresa é uma grande amiga que fiz aqui no fórum e quando vi sua mensagem não exitei e escrevi. Só depois soube que ela já lhe havia contactado.
Eu sou capaz de imaginar o que sentiu quando estiveste lá em Portugal. Eu também sou neto de portugueses e com certeza sentirei o mesmo quando eu estiver na cidade de Castelo Branco, que é o primeiro lugar que irei assim que lá desembarcar. Quando chegar em Castelo Branco, irei direto à Freguesia de Póvoa de Rio de Moinhos, onde nasceu meu avô, depois irei à Freguesia de Alcains onde nasceu o avô dele. A família de meu avô paterno é de Castelo Branco, a de minha avó paterna é da Meda e de Vila Real por um lado e pelo outro estou tentando descobrir, pode ser do Porto. A família de minha mãe é de Coimbra e Leiria.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#127821 | CBBC3 | 08 set 2006 20:59 | Em resposta a: #127726

Miro,
Altamira é um município localizado à oeste do Estado do Pará, distante de Belém 512 km em linha reta ou 720 km pela roovia. Vou tentar procurar por Rodrigues Machado e Rodrigues Queiroz na lista telefônica. Quem sabe temos alguma sorte. Acho que seria a única forma de encontrar alguma pista, porque apenas pelo nome sem datas ou período é muito vago para procurar. A não ser que você tenha alguma outra informação que tenha deixado de me repassar. Tenho a maior boa vontade em ajudar. Saudações
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#127823 | CBBC3 | 08 set 2006 21:14 | Em resposta a: #127736

Lourval,
Fico torcendo para que você possa logo realizar essa viagem. Não existem palavras que possam descrever a sensação sentida. Deixe que vou tentar resolver o caso de Maria Teresa. Como você falou que a família de sua mãe é de Coimbra ( linda Coimbra!), e Leiria, conheci uma moça de Santos, como você, cuja família da mãe era também de Leiria. Ela e os irmãos têm tentado levantar sua ascendência, mas nada ainda conseguiram. Recomendei que participasse deste nosso forum que com certeza ela vai achar uma boa alma que a ajude. E fiquei de orientá-la a respeito e vou fazê-lo. Sei que não é tão fácil, mas fiquei curiosa para saber se você a conhece. Seu nome: Martha Mathias Rocha, médica, filha de um outro médico: Alberto. Viajaram comigo. Até breve,
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

Ajuda no Brasil

#127830 | Lourval | 08 set 2006 22:07 | Em resposta a: #127823

Cara Celina,
Não, não a conheço. Parece-me que há muita gente aqui em Santos cujos antepassados são de Leiria. Se quiser, ponha-me em contacto com ela.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#127913 | CBBC3 | 09 set 2006 23:38 | Em resposta a: #127830

Caro Lourval,
Estou a espera que ela responda minha mensagem, já com a orientação para que se registre no forum e depois comunico-lhe sua disposição em contatá-la. Acho que seria muito bom para ela poder usufruir do conhecimento que você tem. Saudações,
Celina

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#132280 | CBBC3 | 26 out 2006 18:42 | Em resposta a: #127494

Prezado (a) Freis,
Eis o que você me pediu. Vou reproduzir o assento de Anna (Francisca), mas quero adiantar-lhe que já pedi uma cópia para lhe enviar. Caso queira que mande através de e-mail, basta que informe o endereço para celinacunhaarrobapontocompontobr.
" Aos seis dias do mez de janeiro do anno de mil oitocentos quarenta e cinco, batizei solennemente... " Este intróito não existe no assento de Anna. Posto para que você saiba a data do batismo.
"Item a innocente Anna, nascida em dezesete de junho de mil oitocentos e quarenta e cinco, filha legitima de Francisco da Cunha Carvalho e de Anna Rita Pereira; foram padrinhos Antonio Ó de Almeida e dona Anna Pereira da Silva"
O assento é o de nº 139, da fl. 19 e Livro nº 3 da Catedral da Sé.
Abraços,
Celina - Belém - Pará - brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#132283 | abribas | 26 out 2006 19:13 | Em resposta a: #132280

Cara Celina,
Tenho um irmão do meu trisavô chamado Florêncio Medina Ribas, músico, pianista e violoncelista promissor, que partiu para o Brasil aos 20 anos, em 1850, e faleceu em Belém do Pará pouco tempo após a chegada, provavelmente atacado por doença tropical.
Se por sorte encontrar algo sobre ele, agradeço.
Cumprimentos,
António
Porto, Pt

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#132317 | CBBC3 | 26 out 2006 22:58 | Em resposta a: #132283

Antonio,
Anotei seu pedido, mas quero que saiba que tenho tido muita dificuldade, até mesmo insucesso quando se trata de óbito. É que, não tenho encontrado muitos óbitos no âmbito da Curia Metropolitana, onde o acesso é fácil e eu mesma posso fazer as buscas. O que existe está aos pedaços acondicionado em saco plástico, para que você possa ter uma idéia. Teríamos que apelar para o obituário do cemitério existente por volta do ano que você menciona, e, infelizmente o que tenho conhecimento é que as informações não estão informatizadas na sua totalidade e não tenho tido a sorte de poder fazer as buscas. Assim, desculpe se não conseguir o que você deseja. Tb seria bom se houvesse mais alguma informação, como por exemplo se casou ou até mesmo o que você menciona como "logo depois" que pode envolver 1,2 ou 3 anos, entende? Mas, prometo que vou tentar. Saudações,
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#132370 | abribas | 27 out 2006 15:39 | Em resposta a: #132317

Celina,
Agradeço a disponibilidade.
O que sei é que faleceu na cidade do Pará em menos de 4 dias "quando foi atacado de febre, que grassava em aquela Cidade" em 1850. Teria chegado pouco tempo antes, não sei se só ou acompanhado, e eventualmente na qualidade de músico para algum teatro da Cidade.
Era natural da Corunha, Espanha, onde terá nascido cerca de 1829/30.
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#132381 | semogsamot | 27 out 2006 17:16 | Em resposta a: #127736

Sou do distrito de Leiria concelho da Batalha Freguesia de São Mamede esta desmembrada da freguesia do Reguengo do Fetal. Tenho algo de documentos que prova a minha descendencia de um Tal: Thomaz Gomes do ano 1778. Teriamos algo em relação a sua mãe de Leiria?
Abraços Tomás Gomes( São Paulo Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#132500 | semogsamot | 29 out 2006 15:55 | Em resposta a: #127736

Quero entrar na vosssa boa vontade de encontrar família. Quando vi LEIRIA logo me chamou a atenção em poder ajudar e ser ajudado. Tenho em meu poder fotocópias de acentos paroquiais do Reguengo do Fetal de 1778 do distrito de Leiria Concelho da Batalha. Se pertenderem algo de minhas possibilidades estou as ordens. Tomás Gomes

Resposta

Link directo:

Ajuda no Brasil

#132514 | Lourval | 29 out 2006 19:25 | Em resposta a: #132500

Caro Tomás Gomes,
Agradeço sua disposição em colaborar. Se pretender algo de Santos (São Paulo), fique à vontade.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil- família Veiga Cabral

#132577 | isabelveigacabral | 30 out 2006 15:55 | Em resposta a: #127494

Gostaria de saber se me podem ajudar em duas buscas:

1 - encontrar os descendentes e o percurso de meu tio Avô :

Francisco de Faria da Veiga Cabral, que foi para o Brasil, Rio de Janeiro (?) entre 1910/20.
- Nasceu na Casa da Picota (a antiga), freguesia da Teixeira, Concelho de Baião, Distrito do Porto. Foi baptizado no dia 8 de Setembro de 1887.

- FILHO de: Francisco da Veiga Cabral (N. 1840 ? na Teixeira ) casado em 1886, na Teixeira com D. Adelaide Sofia de Brito Freire de Gusmão (N. 1849, em Samodães na Casa do Cimo de Vila).
- NETO PATERNO de: Caetano da Veiga Cabral ( N. 1809, na Casa das Areiras, na Teixeira) e de D. Josefa Cândida Soeiro de Faria (N. 1825, FILHA de João José Soeiro de Faria e de D. Maria José Bernarda Teixeira Madeira ( N. 1796, FILHA de Manuel José Teixeira de Carvalho, lugar de Santa Comba do Vale da Ermida; JOSÉ era FILHO do DR. Manuel Teixeira de Carvalho e de D. Josefa Maria Loureiro).

- BISNETO PATERNO de Alexandrre Luís Teixeira de Queirós ( N. 1777 na Casa das Areiras, Teixeira), casado em 1803 com D. Margarida Ludovina da Veiga Cabral, (FILHA n. ? de - D. Francisca Marcelina de Morais Sarmento Pimentel (da Veiga CAbral) e do Governador da Índia, seu parente, Francisco da Veiga Cabral da Câmara;
D. Francisca Marcelina era FILHA de José Constantino Lobo Tavares de S. Payo ( senhor da Casa da Porta da Vila de Vila Real de Trás-os- Montes) e de D. Maria Joaquina Teixeira de Buytrão de Morais Sarmento Pimentel (senhora da Casa da Costa Grande em Bragança, dos morgados de Santa MArta de Bornes, S. Bartolomeu de Rabal, de Lagoas, entre outros).

- NETO MATERNO de António de Brito Freire de Gusmão, natural de Sedielos ( FILHO DE José Joaquim de Freitas e de D. Antónia de Brito Freire de Gusmão) casado, em 1839, na Capela de Nossa Senhora das Boas Novas - Cambres, Quinta de Sella, com D. Ana Carolina Adelaide de Brito Freire de Gusmão, FILHA de Jorge de Carvalho (N: Gogim, S. Martinho de Chãs) e de D. Gertrudes Maria Pinto ( Freguesia de Samudães, Lamego), tendo por padrinhos de casamento : Bernardo de Lemos Teixeira de Aguilar; Jorge Correia Pinto da Fonseca ( Angures); D. Inácia Adelaide Cardozo Barato?

Foram padrinhos de nascimento, seu tio materno - Francisco de Brito Freire de Gusmão, Tabelião de Direito e proprietário em Lamego e D. Elvira Duarte Fonseca Lobo, proprietária em Santa Maria da Feira, Lamego.

2 - Gostaria de entrar em contacto com os descendentes que, parece morarem agora no Rio de Janeiro, de:
António de Faria da Veiga Cabral,
(N. 1859, e foi para o Brasil, Pelotas, entre 1870 e 1895 onde casou com D. Teresa Amaro de Faria. (Era filho de Caetano da Veiga CabraL e irmão do pai da minha Avó, Francisco de Faria da Veiga Cabral). Com Geração. A filha, D. Maria Amaro da Veiga Cabral, N. 1896, em Pelotas, veio para Portugal, cerca de 1924, para casar com seu primo irmão Arnaldo da Veiga Cabral, oficil do exército. Tiveram duas filhas: Eunice, N. 1926 e F. solteira em 1999, no Porto) e Lourdes que ainda vive.

o meu e-mail é - misilva@ ippar.pt

Agradeço desde já toda a ajuda que me derem

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil

#132672 | freis | 31 out 2006 12:56 | Em resposta a: #132280

Cara Celina,
muito obrigado pela sua atenção.
Tentei enviar-lhe uma mensagem através de seu mail, mas veio devolvida.
Agradecia que me enviasse o assento de Anna através de e-mail, se não for incómodo, para o seguinte endereço londres_reis@hotmail.com.
Se necessitar de alguma coisa daqui do Norte, esteja á vontade, ajudarei no que poder.
Abraços,
Freis

Resposta

Link directo:

Ajuda em SANTOS

#133668 | Plinio | 10 nov 2006 04:40 | Em resposta a: #132514

Caro Lourval

Resido em Porto Alegre - RS, tenho 58 anos, e até Julho passado tinha apenas informações verbais de meus ancestrais Portugueses (Avô e Avó), foi quando pesquizando na Internet achei este maravilhoso FORUM, e de tanto ler os assuntos diários que suergem nele, sei que não é tão fácil conseguirmos alguma informação ===> mas temos que ter a paciência de um pescador e um pouco de sorte.

Felizmente através deste FORUM fui informado sobre o site dos "MORMONS" ===> www.familysearch.org/ que me fez chegar aos escritórios deles aqui em POA, onde prestam um maravilhoso serviço a comunidade, o de fornecer micro-filmes das paróquias la de PORTUGAL e de diveros paises do mundo, inclusive estando no consulado de PORTUGAL aqui em POA eles não sabiam deste serviço, o que informei a eles.

Hoje, felizmente pelo lado do meu avô já estou sabendo quem era o meu penta-avô.

Entretanto do lado da minha avó não estou tendo muita sorte, tenho um problema com o meu bizavo, ele se chamava Bernardo Pinto Almeida e se casou com Margarida de Jesus Soares do lugar de Sarnado da freguesia de Santa Marinha de Zerzêre, concelho de Baião, e com ela só teve a minha avó (Roza de Jesus de Almeida ==> por volta de 1882).

A minha avó casou-se com o meu avô Antonio Pereira Gomes do lugar de Pinheiro da freguesia de Campelo, também do concelho de Baião, por volta de 1900 a 1902.

Os dois e mais trez filhos pequenos (Felicidade 5 ou 6 anos, Manoel 4 ou 5 anos e Izabel 1 ano) e ainda Margarida de Jesus Soares já viúva vieram para o Brasil entre Nov/1907 e Julho/1908 pelo Porto de Santos e em seguida seguiram aqui para o porto de Rio Grande.

O motivo de escrever ao Senhor é de se possível ver em que navio e data chegaram em Santos.

Outro grande favor seria sobre o meu bizavô materno BERNARDO PINTO ALMEIDA, que comentei antes, segundo informais verbais o mesmo era Alfaiate e se separou de minha bizavó antes de 1900, e veio sózinho para Santos onde ali morreu.

Este seria o segundo grande favor, o de informar-me alguma coisa sobre o meu bizavô.

Ficarei muito agradecido em qualquer ajuda a respeito, e fico a disposição por algo que possa ajudar aqui em PORTO ALEGRE.

Cordiais Saudações,

Plinio Sessegolo Gomes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 06:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen