Como saber óbitos?

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

Como saber óbitos?

#127518 | filsan | 05 set 2006 19:24

Caros senhores,

Peço desculpa pela minha ignorância mas sendo eu iniciante na genealogia dos meus ascendentes, tenho uma dúvida em relação aos óbitos, que espero que algum confrade me possa fazer o favor de esclarecer; estou neste momento a descobrir os nomes de alguns meus trisavós (5ª geração) mas ainda não completei a 4ª geração (bisavós) no que diz respeito a datas de óbitos. Através dos registos de nascimento dos meus avós que pedi nas conservatórias consigo calcular o ano de nascimento dos bisavós mas como conseguir informações sobre o ano de falecimento?
E á medida que for avançando nas gerações, há maneira de conseguir ser mais preciso para solicitar um assento de óbito?

Obrigado.

Cumprimentos,

Filipe Santos

Resposta

Link directo:

RE: Como saber óbitos?

#127526 | rmfrp | 05 set 2006 21:22 | Em resposta a: #127518

Caro Filipe Santos:

Os registos de óbito são geralmente os que os genealogistas menos pesquisam, e não é por acaso. Têm muito interesse, mas são os mais difíceis de descobrir pois à partida qualquer um dos nossos antepassados poderá ter falecido logo depois de ter assegurado descendência ou, pelo contrário, poderá ter vivido até uma idade avançada. A esta dificuldade de pesquisa acrescenta-se o facto de antes de 1860, salvo algumas excepções, os registos de óbito serem tão pouco informativos que em nada contribuem para se avançar na pesquisa das ascendências das pessoas em causa (muitas vezes nem se tem a certeza de se ter encontrado o óbito da pessoa certa, ou de outra com o mesmo nome).

Na pesquisa de ascendentes a prioridade deve ser dada aos registos de casamento (e aos de baptismo enquanto eles têm avós, o que depende da região de Portugal: em certas regiões os assentos têm avós desde o século XVIII, em outras só desde 1860).

O conceito de pesquisa "horizontal" que descreve, geração a geração - descobrir primeiro tudo sobre os bisavós, depois tudo sobre os trisavós e assim sucessivamente - faz sentido na família próxima mas não é viável numa pesquisa aprofundada. É muito mais eficaz investigar, num determinado momento de pesquisa, apenas as linhas de ascendência de uma mesma localidade, avançando várias gerações com base nos registos de casamento e baptismo, e deixando os restantes ramos da família para uma outra ocasião.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Como saber óbitos?

#127579 | filsan | 06 set 2006 13:56 | Em resposta a: #127526

Caro Rui Pereira,

Muito obrigado pela explicação. Agora compreendo melhor a dificuldade que estava a sentir. De facto tb já tinha lido neste fórum que os assentos de casamento são os mais "ricos " em informação porque referem logo as naturalidades dos 2 cônjuges.
Tb tenho um assento de baptismo de 1900 de Viseu em que já nem é referida a idade do pai pelo que penso que a partir destas datas as pesquisas por nascimentos terá que ser por cálculos (25-30 anos).

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Cumpts,
F.Santos

Resposta

Link directo:

RE: Como saber óbitos?

#127883 | rmfrp | 09 set 2006 17:54 | Em resposta a: #127579

Caro Filipe Santos:

Relativamente aos nascimentos, e após ter ganho alguma experiência, utilizo como valores de referência para a diferença de idade entre gerações os mesmos que o Genea Portugal parece utilizar na base de dados: 30 anos para o pai e 25 anos para a mãe.

É claro que esses são valores de referência, e que a variação de idades é muito grande. Numa pesquisa têm de ser consideradas como razoáveis idades entre os 15 e 45 anos para a mãe, e qualquer idade a partir de 16-18 anos para o pai. E há casos (raros) mais extremos ainda: tenho documentadas várias noivas de 12 e 13 anos, e um noivo de 13 anos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Como saber óbitos?

#127964 | filsan | 10 set 2006 18:43 | Em resposta a: #127883

Caro Rui,

Muito obrigado pela informação. Tb estava a considerar as mulheres serem mães mais cedo.
Mas noivados tão cedo, não estava...

Obrigado mais uma vez.
Os meus cumprimentos,

Filipe Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 11:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen