Brasões (mais uma vez...) e transmissão do titulo

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Brasões (mais uma vez...) e transmissão do titulo

#127597 | pbpn | 06 set 2006 17:55

Exmos Senhores

Embora desde algum tempo frequente o "forum" como observador atento, não possuo sobre esta ciencia (heraldica) conhecimentos suficientes que me permitam opinar, coisa que muito me desgosta. Vou por isso tentando aprender com quem sabe, e apesar das muitas opiniões divergentes que por aqui se produzem entre os vários participantes, quase todos demonstram grande saber e talento.

Vem esta introdução a propósito de duas duvidas que me assaltam, e cuja resposta, por mais que pesquize não encontrei por aqui. Assim:

A minha familia (Noronha) possui vários ramos, todos ou quase com tituos nobiliárquicos. No entanto, o brazão é sempre o mesmo (acho eu). Assim, o titulo que foi atribuido ao meu tetravô (1º Conde de...) passou para o meu trisavô e para a minha bisavó por quebra de varonia. Depois para o meu avô com o reconhecimento do seu uso e descendencia pelo Rei D.Carlos. E agora levanta-se a primeira questão:

Sei que o Conde Subserra é, na linhagem dos Noronhas o seu representante, e que consequentemente usará o brazão com o coronel de Conde, mas ao tempo, o meu Avô tambem foi confirmado com o titulo de Conde (embora não Subserra), titulo esse que neste momento é usado pelo meu Tio mais velho. Assim, que brazão deverá usar este meu Tio ? O brazão dos Noronhas igual ao do Sr. Conde de Subserra ?

Agora a segunda questão : Este meu Tio não teve nenhum filho varão, havendo ao contrário cinco filhas que por sua vez tiveram filhos. Por outro lado o meu Pai, (irmão desse meu Tio) teve-me (como é obvio...) a mim. Lembro-me do meu Avô dizer, que quem herdaria o titulo de Conde, seria eu, já que o meu Tio não teve nenhum filho varão !
Será assim ? A minha prima mais velha, não poderá reclamar o titulo para ela por forma a que o seu filho o herde a seguir (embora se perca o apelido...)?

Antecipadamente grato pelas respostas

P.Noronha

Resposta

Link directo:

RE: Brasões (mais uma vez...) e transmissão do titulo

#127623 | cp | 06 set 2006 23:23 | Em resposta a: #127597

Caro P. Noronha

A sua questão é muito pertinente, eu também tenho ascendência Noronha e Menezes, tenho constatado o mesmo brasão em vários ramos dos Noronha e Meneses ( descendentes da casa de Vila Real que trazem as armas de Noronha com sobretodo de Menezes, com diferença de um estoque no primeiro sexto de Menezes) por vezes afastadíssimos como seja o ramo do Morgado das Corujeiras e o dos condes de Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Brasões (mais uma vez...) e transmissão do titulo

#128286 | pbpn | 13 set 2006 11:22 | Em resposta a: #127597

Muito agradeceria uma resposta às duas questões colocadas.

Antecipadamente grato

P.Noronha

Resposta

Link directo:

RE: Brasões (mais uma vez...) e transmissão do titulo

#128287 | luso | 13 set 2006 11:36 | Em resposta a: #127597

Penso que em Portugal não existe lei sálica a sucessão deve fazer-se em linha recta e à falta de varões sucede a linha feminina..

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 00:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen