Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões
Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe
gostaria de avançar na minha genealogia por parte do meu avô mas não consigo tempo para ir ao arco nem ao ADBraga. se alguém em puder ajudar, agradeço. o meu avô: José Teixeira, nasceu 9-03-1919 no Arco Baúlhe, Braga, portugal. filho de Manuel Teixeira e Mª das Dores Lopes de Sousa. muito obrigada por toda a ajuda.
M.Branca
Link directo:
RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe
Caro(A) M.Branca
Peça a cópia da certidão de nascimento à Conservatória de Registo Civil de Cabeceiras de Basto, via CTT, com 0.50€ colados na carta e um envelope endereçado a si para lhe enviarem a cópia. Por experiência própria, posso dizer-lhe que a resposta é rápida.
Cumprimentos
Maria Barreiro
Link directo:
cara maria,
muito obrigada pela dica. vou fazer. sabe se a certidão é paga? aqui em Gaia paga-se. só com muita sorte eles deixam ser de graça e conforme a funcionária.
os 0.50 centimos é para a selo de regresso? se for colo um selo.
obrigada,
branca
Link directo:
Realmente não me expliquei bem. Os 0,50€ são para a cópia (não certificada). Junte também um envelope selado e endereçado a si, o qual é utilizado para lhe enviar a referida cópia.
Também tenho um José Teixeira na minha família mas de Refojos, vizinho do seu José Teixeira. E nós também somos "vizinhos", sou de Matosinhos.
Infelizmente, houve um incêndio na Conservatória de Cabeceiras de Basto e parte dos registos de Refojos perderam-se. Creio que o mesmo deve ter acontecido aos de Arco de Baúlhe.
Cumprimentos
Maria
Link directo:
maria,
obg pela explicação. a minha avó, esposa de josé teixeira. é de refojos. vou aí mts veses visitar a minha tia q mora em boadela, pedraça. na antiga casa dos meus avós onde moraram por mts anos.
conhece o padre da igreja do arco?. sabe o tlf dele. já lá fui 2 vezes, mas ainda n consegui falar cok ele para poder ver os registos.
todod os padres têm livro de registos por 100 anos!!
só + 1 coisa, todas as certidões custam 0.50 €? estava a pensar q, 1 vez q vou escrever para la, pedia tb o registo de casamento e certidao dos meus bisavós e casamento deles. pedia tudo o q pudesse!..
até breve
branca
Link directo:
Cada cópia não certificada custa 0,50€. O que poderá acontecer é o registo ocupar duas páginas, logo 1€.
Se sabe datas exactas, poderá pedir mais que uma cópia, no entanto convém não exagerar. Normalmente, peço no máximo dois/três registos de cada vez. Poderá, por exemplo, pedir as certidões de nascimento e casamento de seus avós e depois de as receber em casa e analisar, partir para as dos bisavós. É apenas uma sugestão, claro!
Não possuo o contacto do paroco do Arco. Mas no que respeita a Refojos fiquei com a ideia que nem mesmo o pároco possuía originais ou cópias dos registos que arderam.
Cumprimentos
Maria
Link directo:
Tinha uma avó ROSA TEIXEIRA nascida no mesmo lugar,por volta de 1900 ou antes.Não sei mais nada a nào ser que se casou com CONSTANTINO TAVARES DE AZEVEDO se Oliveira de Azemeis. Não serào parentes? MARILOU
RespostaLink directo:
MARILU, BOM DIA.
SE SÃO PARENTES AINDA NÃO SEI. SÓ AGORA ESTOU A COMEÇAR A FAZER A PESQUISA POR PARTE DA MINHA MAE. QUANDO DESCUBRIR, EU DIGO.
BRANCA.
Link directo:
(retirado do site da diocese de Braga, por conseguinte, público)
Arciprestado de Cabeceiras de Basto
Paróquia
Arco de Baúlhe (S. Martinho)
Pároco(s):
Duarte Nuno Matos Rocha, Padre (Pároco)
Morada: Residência Paroquial
Código Postal: 4860-078 ARCO DE BAÚLHE
Telefone: 253 665 166
Cumprimentos de um genealogista muito amador de Cabeceiras de Basto
Link directo:
Fres,
muito obrigada pela dica.
vou contactá-lo e ver se passo lá no feriado.
Branca
Link directo:
Já agora, estou a frequentar todas as semanas (pelo menos até final de outubro), o ADB. Se quiser que eu procure algum assento relativo a Cabeceiras, é só dizer.
Cumprimentos,
Sérgio fres
Link directo:
isso seria óptimo. procuro a genealogia do meu avô materno q nasceu no arco em 1919 nodia 9 de março.
será q consegue alguma coisa?
o nome dos pais só posso ver à noite qd chegar a casa. nao me recordo.
tenho quase a certeza que a mãe chamava-se Maria das Dores.
obrigada pela ajuda.
cumprimentos,
Branca
Link directo:
olá de novo.
o meu avô: josé teixeira - nasceu 9-03-1919 no arco. filho de manuel Teixeira e de Mª das Dores Lopes de Sousa. casou com Maria Madalena Exposta.
penso que este casamento foi o segundo. nunca confirmei, só sei q o meiu avô teve uma filha antes de casar coma minha avó.
Maria Madalena é natural de refojos e nasceu a 3 setembro de 1914.
eles casaram aproximadamente a 29 outubro de 1944 a 1946 em pedraça.
a minha avó foi posta na roda, mas sei quem é a mãe: Maria Fernandes Vieira.
se conseguir cópia das certidões de nascimento e casamento dos meus avós e bisavós paternos,ou sisplesmente os dados, agradeço imenso. será uma grande benção para mim.
pode pedir as certidões que eu pago depois, contra-reembolso.
a minha morada: Rua S. Tomé e Principe, 265-Hab.5.4
4430-228 V.n.Gaia
MUito Obrigada,
cumprimentos,
Madalena Branca Ribeiro
Link directo:
Bom dia,
Ok, tomei nota dos dados.
Sexta-feira de manhã poderei pesquisá-los pois de tarde devo ir ao ADB. Passarei na Conservatória de Cabeceiras ou até tentarei contactar o pároco do Arco se ele tiver alguma coisa. Sexta ao fim do dia posto aqui um comentário sobre os resultados (para lhe ser sincero e como alguém que já tem experiência em lidar com uma certa "conservatória", talvez só para a semana tenha os dados. Mas tentarei o padre).
Cumprimentos de Cabeceiras,
Sérgio Fres
Link directo:
Bom dia.
O Senhor caiu do Céu!!.
muito obrigada pelo interece e ajuda. não sei como lhe agradecer. se algum dia precisar de ajuda aqui, tenho muito gosto em ajudar. o meu tempo é limitado, mas faço por isso. faço para os meus, faço para os outros.
talvez um dia pssamo-nos encontrar. às veses vou a Boadela, PEdraça. aldeia onde mora a minha tia.
quem sabe um dia.
cumprimentos,
Branca
Link directo:
Bom dia,
Já falei com o sr. padre do Arco (já não é o mesmo que está no site do Arciprestado), disse-me para lhe ligar na hora do almoço. Se ele já tiver pesquisado até essa hora, logo à noite já lhe passo os dados que lá constam. Também pedi cópia da certidão mas se não ma entregar até essa hora, só para a semana é que vou buscá-la.
Quanto a Boadela, ainda lá joguei no tornei de futebol de 5 este verão. Outra coincidência, um rapaz casou-se com a minha prima e é dos Teixeira do Arco (chama-se José Manuel Teixeira). Primo e sobrinho de Teixeiras do Arco que foram morar para a Cachada, em frente à casa dos meus pais. Por acaso conhece?
Cumprimentos,
Sérgio Fres
Link directo:
Sérgio,
olá,
obrigada pela ajuda e bom trabalho.
infelizmente conheço muito pouco as pessoas de lá. o meu tio tem 9 irmãos, moram todos lá e eu não conheço nem metade. mas com certeza q a minha mãe conhece. a minha mae comprou o terreno ao meu tio q fica ao lado do campo de futebol para construir casa.
Link directo:
Boa noite,
O sr. pároco do Arco de Baúlhe teve a amabilidade de me oferecer a cópia do assento de nascimento do seu avô que lhe enviarei na segunda para a morada que aqui indicou. Entretanto passo a transcrevê-lo:
(N.º 4)
"No dia desanove do mez de Março do anno de mil novecentos e desanove n´esta egreja parochial de Sam Martinho do Arco de Baulhe, Arciprestado de Cabeceiras de Basto d´esta Archidocese com o nome de José baptizei solenemente um indivíduo do sexo masculino que nasceu n´esta freguesia às desesseis horas do dia nove do mesmo mez e anno;filho legitimo de Manuel Teixeira, ferreiro e de Maria das Dores Lopes de Sousa, doméstica, naturaes d´esta freguesia n´ella recebidos e moradores; neto paterno de José Narciso Teixeira e Teresa de Sousa e materno de António José de Sousa Lopes e Rosa Pereira Linhares. Foi padrinho José de Sousa Lopes, solteiro, ferrador, morador na freguesia da Faia d´este Arciprestado e madrinha Georgina de Sousa Lopes, solteira, doméstica, moradora n´esta freguesia. E digo Data supra. O párocho Manuel Luis Pereira."
Na margem está escrito: "Casou na parochia de Pedraça no dia 30 de Outubro de 1946 com Maria Madalena de Jesus. O Padre Carlos SIlva"
Para a semana, passarei na conservatória ou no pároco de Refojos para ver o assento de nascimento da sua avó. Até ao dia 18 de Outubro, estou bastante ocupado a fazer o máximo possível a minha árvore genealógica pois nesse dia quero oferecê-la à minha avó que faz 90 anos e aos seus filhos. A partir desse dia, terei mais tempo e poderei pesquisar semanalmente os seus antepassados.
Cumprimentos,
Sérgio Fres
Link directo:
Bom dia Sérgio,
faz um ano que nao espreitava o forum e hoje decidi vir até cá. ao ler esta mensagem a informar-me que tem a copia do registo de nascimento do meu avô, lembrei-me disso e acho que nunca a recebi por correio? chegou a enviar? caso nao o tenha feito mas ainda tenha a cópia consigo, agradecia se me pudesse então enviar por correio:
Madalena Branca Ribeiro
Rua S. tomé e Principe, 265, Hab5.4
4430-228 Vila Nova de Gaia
muito obrigada.
MBranca
Link directo:
Cara MBRANCA.
Minha avó se chamava Rosa Teixeira filha deFrancisco Teixeira e Maria Rosa Teixeira.Nasceu em1884.Por acaso faz parte de sua pesquisa?Obrigada pela informação.Marimar
Link directo:
nao faço ideia, nao estou muito longe porque nao tenho muitos dados nem tempo. quando encontrar digo. cumprimentos.
RespostaLink directo:
Gostaria de saber se alguem tem informações em suas pesquisas, de Rosa Teixeira, nascida em Arco de Baúlhe, Cabeceira de bastos, em 1884, filha de Francisco Teixeira e Maria Rosa Teixeira, e irmã de José Teixeira.Moro no Brasil, e tenho dificuldade na pesquisa, já que o Arquivo de Braga não responde meus e-mail.
Obrigada pela ajuda.
Link directo:
Informo que alguns dos livros paroquiais de Cabeceiras de Basto já estão on-line. Para aceder aos livros clique em https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/waypoint/8110518 e poderá pesquisar na seu computador. Boa sorte!
Cumprimentos,
Isabel Ferreira
Link directo:
Obrigada, mas infelizmente os dados são muito antigos, não tenho informações anteriores a 1882.
RespostaLink directo:
Tente contactar a Conservatória de Cabeceiras de Basto, pois alguns dos livros ainda aí se encontram. Tenho familia também no Arco de Baúlhe e em Cavez, e por isso sei que alguns livros ainda lá se encontram. Pode ser que consiga.
Morada: Avenida 25 Abril 25, Refojos de Basto 4860-350 CABECEIRAS DE BASTO
Telefone: 253 669 170
Cumprimentos
Isabel Ferreira
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 19:35