Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#127608 | MBranca | 06 set 2006 21:08

gostaria de avançar na minha genealogia por parte do meu avô mas não consigo tempo para ir ao arco nem ao ADBraga. se alguém em puder ajudar, agradeço. o meu avô: José Teixeira, nasceu 9-03-1919 no Arco Baúlhe, Braga, portugal. filho de Manuel Teixeira e Mª das Dores Lopes de Sousa. muito obrigada por toda a ajuda.
M.Branca

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#127753 | Maria Barreiro | 08 set 2006 10:22 | Em resposta a: #127608

Caro(A) M.Branca

Peça a cópia da certidão de nascimento à Conservatória de Registo Civil de Cabeceiras de Basto, via CTT, com 0.50€ colados na carta e um envelope endereçado a si para lhe enviarem a cópia. Por experiência própria, posso dizer-lhe que a resposta é rápida.

Cumprimentos
Maria Barreiro

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#127915 | MBranca | 10 set 2006 00:21 | Em resposta a: #127753

cara maria,

muito obrigada pela dica. vou fazer. sabe se a certidão é paga? aqui em Gaia paga-se. só com muita sorte eles deixam ser de graça e conforme a funcionária.
os 0.50 centimos é para a selo de regresso? se for colo um selo.

obrigada,
branca

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#127981 | Maria Barreiro | 10 set 2006 22:56 | Em resposta a: #127915

Realmente não me expliquei bem. Os 0,50€ são para a cópia (não certificada). Junte também um envelope selado e endereçado a si, o qual é utilizado para lhe enviar a referida cópia.

Também tenho um José Teixeira na minha família mas de Refojos, vizinho do seu José Teixeira. E nós também somos "vizinhos", sou de Matosinhos.

Infelizmente, houve um incêndio na Conservatória de Cabeceiras de Basto e parte dos registos de Refojos perderam-se. Creio que o mesmo deve ter acontecido aos de Arco de Baúlhe.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#127983 | MBranca | 10 set 2006 23:15 | Em resposta a: #127981

maria,
obg pela explicação. a minha avó, esposa de josé teixeira. é de refojos. vou aí mts veses visitar a minha tia q mora em boadela, pedraça. na antiga casa dos meus avós onde moraram por mts anos.
conhece o padre da igreja do arco?. sabe o tlf dele. já lá fui 2 vezes, mas ainda n consegui falar cok ele para poder ver os registos.
todod os padres têm livro de registos por 100 anos!!

só + 1 coisa, todas as certidões custam 0.50 €? estava a pensar q, 1 vez q vou escrever para la, pedia tb o registo de casamento e certidao dos meus bisavós e casamento deles. pedia tudo o q pudesse!..

até breve

branca

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#128106 | Maria Barreiro | 12 set 2006 00:13 | Em resposta a: #127983

Cada cópia não certificada custa 0,50€. O que poderá acontecer é o registo ocupar duas páginas, logo 1€.
Se sabe datas exactas, poderá pedir mais que uma cópia, no entanto convém não exagerar. Normalmente, peço no máximo dois/três registos de cada vez. Poderá, por exemplo, pedir as certidões de nascimento e casamento de seus avós e depois de as receber em casa e analisar, partir para as dos bisavós. É apenas uma sugestão, claro!

Não possuo o contacto do paroco do Arco. Mas no que respeita a Refojos fiquei com a ideia que nem mesmo o pároco possuía originais ou cópias dos registos que arderam.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#128785 | marilou | 17 set 2006 23:54 | Em resposta a: #127608

Tinha uma avó ROSA TEIXEIRA nascida no mesmo lugar,por volta de 1900 ou antes.Não sei mais nada a nào ser que se casou com CONSTANTINO TAVARES DE AZEVEDO se Oliveira de Azemeis. Não serào parentes? MARILOU

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#128810 | MBranca | 18 set 2006 09:54 | Em resposta a: #128785

MARILU, BOM DIA.

SE SÃO PARENTES AINDA NÃO SEI. SÓ AGORA ESTOU A COMEÇAR A FAZER A PESQUISA POR PARTE DA MINHA MAE. QUANDO DESCUBRIR, EU DIGO.

BRANCA.

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#128889 | Fres | 19 set 2006 00:09 | Em resposta a: #128810

(retirado do site da diocese de Braga, por conseguinte, público)

Arciprestado de Cabeceiras de Basto
Paróquia

Arco de Baúlhe (S. Martinho)
Pároco(s):

Duarte Nuno Matos Rocha, Padre (Pároco)

Morada: Residência Paroquial
Código Postal: 4860-078 ARCO DE BAÚLHE
Telefone: 253 665 166

Cumprimentos de um genealogista muito amador de Cabeceiras de Basto

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#128902 | MBranca | 19 set 2006 10:11 | Em resposta a: #128889

Fres,

muito obrigada pela dica.

vou contactá-lo e ver se passo lá no feriado.

Branca

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#128904 | Fres | 19 set 2006 11:09 | Em resposta a: #128902

Já agora, estou a frequentar todas as semanas (pelo menos até final de outubro), o ADB. Se quiser que eu procure algum assento relativo a Cabeceiras, é só dizer.

Cumprimentos,
Sérgio fres

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#128913 | MBranca | 19 set 2006 14:50 | Em resposta a: #128904

isso seria óptimo. procuro a genealogia do meu avô materno q nasceu no arco em 1919 nodia 9 de março.

será q consegue alguma coisa?

o nome dos pais só posso ver à noite qd chegar a casa. nao me recordo.

tenho quase a certeza que a mãe chamava-se Maria das Dores.

obrigada pela ajuda.

cumprimentos,

Branca

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#128964 | MBranca | 20 set 2006 00:07 | Em resposta a: #128904

olá de novo.

o meu avô: josé teixeira - nasceu 9-03-1919 no arco. filho de manuel Teixeira e de Mª das Dores Lopes de Sousa. casou com Maria Madalena Exposta.

penso que este casamento foi o segundo. nunca confirmei, só sei q o meiu avô teve uma filha antes de casar coma minha avó.

Maria Madalena é natural de refojos e nasceu a 3 setembro de 1914.

eles casaram aproximadamente a 29 outubro de 1944 a 1946 em pedraça.

a minha avó foi posta na roda, mas sei quem é a mãe: Maria Fernandes Vieira.


se conseguir cópia das certidões de nascimento e casamento dos meus avós e bisavós paternos,ou sisplesmente os dados, agradeço imenso. será uma grande benção para mim.

pode pedir as certidões que eu pago depois, contra-reembolso.
a minha morada: Rua S. Tomé e Principe, 265-Hab.5.4
4430-228 V.n.Gaia

MUito Obrigada,
cumprimentos,
Madalena Branca Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#128979 | Fres | 20 set 2006 09:16 | Em resposta a: #128964

Bom dia,
Ok, tomei nota dos dados.
Sexta-feira de manhã poderei pesquisá-los pois de tarde devo ir ao ADB. Passarei na Conservatória de Cabeceiras ou até tentarei contactar o pároco do Arco se ele tiver alguma coisa. Sexta ao fim do dia posto aqui um comentário sobre os resultados (para lhe ser sincero e como alguém que já tem experiência em lidar com uma certa "conservatória", talvez só para a semana tenha os dados. Mas tentarei o padre).

Cumprimentos de Cabeceiras,
Sérgio Fres

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#129073 | MBranca | 20 set 2006 23:40 | Em resposta a: #128979

Bom dia.

O Senhor caiu do Céu!!.

muito obrigada pelo interece e ajuda. não sei como lhe agradecer. se algum dia precisar de ajuda aqui, tenho muito gosto em ajudar. o meu tempo é limitado, mas faço por isso. faço para os meus, faço para os outros.

talvez um dia pssamo-nos encontrar. às veses vou a Boadela, PEdraça. aldeia onde mora a minha tia.
quem sabe um dia.

cumprimentos,
Branca

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#129216 | Fres | 22 set 2006 09:43 | Em resposta a: #129073

Bom dia,

Já falei com o sr. padre do Arco (já não é o mesmo que está no site do Arciprestado), disse-me para lhe ligar na hora do almoço. Se ele já tiver pesquisado até essa hora, logo à noite já lhe passo os dados que lá constam. Também pedi cópia da certidão mas se não ma entregar até essa hora, só para a semana é que vou buscá-la.

Quanto a Boadela, ainda lá joguei no tornei de futebol de 5 este verão. Outra coincidência, um rapaz casou-se com a minha prima e é dos Teixeira do Arco (chama-se José Manuel Teixeira). Primo e sobrinho de Teixeiras do Arco que foram morar para a Cachada, em frente à casa dos meus pais. Por acaso conhece?

Cumprimentos,
Sérgio Fres

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#129227 | MBranca | 22 set 2006 12:33 | Em resposta a: #129216

Sérgio,
olá,

obrigada pela ajuda e bom trabalho.

infelizmente conheço muito pouco as pessoas de lá. o meu tio tem 9 irmãos, moram todos lá e eu não conheço nem metade. mas com certeza q a minha mãe conhece. a minha mae comprou o terreno ao meu tio q fica ao lado do campo de futebol para construir casa.

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#129277 | Fres | 22 set 2006 21:32 | Em resposta a: #127608

Boa noite,

O sr. pároco do Arco de Baúlhe teve a amabilidade de me oferecer a cópia do assento de nascimento do seu avô que lhe enviarei na segunda para a morada que aqui indicou. Entretanto passo a transcrevê-lo:

(N.º 4)

"No dia desanove do mez de Março do anno de mil novecentos e desanove n´esta egreja parochial de Sam Martinho do Arco de Baulhe, Arciprestado de Cabeceiras de Basto d´esta Archidocese com o nome de José baptizei solenemente um indivíduo do sexo masculino que nasceu n´esta freguesia às desesseis horas do dia nove do mesmo mez e anno;filho legitimo de Manuel Teixeira, ferreiro e de Maria das Dores Lopes de Sousa, doméstica, naturaes d´esta freguesia n´ella recebidos e moradores; neto paterno de José Narciso Teixeira e Teresa de Sousa e materno de António José de Sousa Lopes e Rosa Pereira Linhares. Foi padrinho José de Sousa Lopes, solteiro, ferrador, morador na freguesia da Faia d´este Arciprestado e madrinha Georgina de Sousa Lopes, solteira, doméstica, moradora n´esta freguesia. E digo Data supra. O párocho Manuel Luis Pereira."

Na margem está escrito: "Casou na parochia de Pedraça no dia 30 de Outubro de 1946 com Maria Madalena de Jesus. O Padre Carlos SIlva"


Para a semana, passarei na conservatória ou no pároco de Refojos para ver o assento de nascimento da sua avó. Até ao dia 18 de Outubro, estou bastante ocupado a fazer o máximo possível a minha árvore genealógica pois nesse dia quero oferecê-la à minha avó que faz 90 anos e aos seus filhos. A partir desse dia, terei mais tempo e poderei pesquisar semanalmente os seus antepassados.

Cumprimentos,
Sérgio Fres

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#129298 | MBranca | 23 set 2006 10:06 | Em resposta a: #129277

muito obrigada por tudo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#169507 | MBranca | 07 out 2007 11:06 | Em resposta a: #129277

Bom dia Sérgio,

faz um ano que nao espreitava o forum e hoje decidi vir até cá. ao ler esta mensagem a informar-me que tem a copia do registo de nascimento do meu avô, lembrei-me disso e acho que nunca a recebi por correio? chegou a enviar? caso nao o tenha feito mas ainda tenha a cópia consigo, agradecia se me pudesse então enviar por correio:

Madalena Branca Ribeiro
Rua S. tomé e Principe, 265, Hab5.4
4430-228 Vila Nova de Gaia

muito obrigada.


MBranca

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#189491 | marimar | 25 mar 2008 15:02 | Em resposta a: #129073

Cara MBRANCA.
Minha avó se chamava Rosa Teixeira filha deFrancisco Teixeira e Maria Rosa Teixeira.Nasceu em1884.Por acaso faz parte de sua pesquisa?Obrigada pela informação.Marimar

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#189547 | MBranca | 25 mar 2008 21:25 | Em resposta a: #189491

nao faço ideia, nao estou muito longe porque nao tenho muitos dados nem tempo. quando encontrar digo. cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#284690 | maluaze | 14 ago 2011 22:56 | Em resposta a: #169507

Gostaria de saber se alguem tem informações em suas pesquisas, de Rosa Teixeira, nascida em Arco de Baúlhe, Cabeceira de bastos, em 1884, filha de Francisco Teixeira e Maria Rosa Teixeira, e irmã de José Teixeira.Moro no Brasil, e tenho dificuldade na pesquisa, já que o Arquivo de Braga não responde meus e-mail.
Obrigada pela ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#284691 | isabel71 | 14 ago 2011 23:10 | Em resposta a: #284690

Informo que alguns dos livros paroquiais de Cabeceiras de Basto já estão on-line. Para aceder aos livros clique em https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/waypoint/8110518 e poderá pesquisar na seu computador. Boa sorte!
Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#284693 | maluaze | 14 ago 2011 23:29 | Em resposta a: #284691

Obrigada, mas infelizmente os dados são muito antigos, não tenho informações anteriores a 1882.

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#284694 | isabel71 | 14 ago 2011 23:46 | Em resposta a: #284693

Tente contactar a Conservatória de Cabeceiras de Basto, pois alguns dos livros ainda aí se encontram. Tenho familia também no Arco de Baúlhe e em Cavez, e por isso sei que alguns livros ainda lá se encontram. Pode ser que consiga.
Morada: Avenida 25 Abril 25, Refojos de Basto 4860-350 CABECEIRAS DE BASTO
Telefone: 253 669 170
Cumprimentos

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família de José Teixeira do Arco de Baúlhe

#284695 | maluaze | 14 ago 2011 23:48 | Em resposta a: #284694

Muito obrigada, vou escrever-lhes.
Malu.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 21:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen