RE: Vasconcelos e Castro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Património | Regiões

joão de castro

#128092 | quinta | 11 set 2006 22:11

aparece uma referencia a um joão de castro que teria em 1626 mandado edificar uma capela de quinta da região de lamego, não vislumbramos ascendencia deste pelo que solicito informações se possivel. obrigado

Resposta

Link directo:

RE: joão de castro

#128234 | Samuel C O Castro | 12 set 2006 23:11 | Em resposta a: #128092

Quinta,

Em minha Grande base que estou a montar, exclusiva sobre os Castros, não encontro nenhum João de Castro, em Lamego. Caso vier a descobrir mais detalhes sobre ele, peço a gentileza de aqui expor, talvez me dê melhores condições de descobrir onde ele se entronca na árvore. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: joão de castro

#128336 | quinta | 13 set 2006 14:57 | Em resposta a: #128234

obrigado pela atenção.
Este João de Castro está ligado ao morgado de Nossa Senhora da Nazareth, nas emediações de Tarouca, onde recentemente se encontrou a inscrição "capela edificada por João de Castro em 1626". O ascendente mais longinquo deste morgado é Luis de Castro Lobo. Brasão concedido a um descendente deste em 1790. Morgado ligado aos pereiras, castros , borges e lobos.
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: joão de castro

#128368 | Samuel C O Castro | 13 set 2006 16:54 | Em resposta a: #128336

Estimado (a) Quinta,

Em minha base tenho um Luís de Castro Lobo Pimentel, N-1884, portanto de geração mais recente, filho de Antônio de Castro Lobo Pimentel – N-1854 – Viveu em Estremoz, onde C-1880 com Maria Gertrudes.
Ratifico meu interesse no entroncamento desse ramo em minha base, o qual peço-lhe, caso futuramente venha descobrir a ascendência do seu Luís de Castro Lobo, a gentileza de aqui expor os dados. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: joão de castro

#129913 | quinta | 01 out 2006 23:50 | Em resposta a: #128368

Luis de castro lobo estaria ligado também a Fornos Moimenta da Beira, onde se destacava a Capela de Nossa Senhora do Rosario. Estou contudo procurando outros dados.
Provavelmente sem importancia para o caso, refiro que a primeira referencia a cravaz ou cravás ou caravas ou ainda carávas que tenho é das inquirições de 1258, com alusão a um Monio de caravas, vindo a ser porteiro mor, local do já referido morgado, com brasão em 1790.
um abraço

Resposta

Link directo:

RE: joão de castro

#129937 | Samuel C O Castro | 02 out 2006 12:52 | Em resposta a: #129913

Estimado (a) Quinta,

Coincidentemente tenho uns Castros, de Moimenta da Beira, casados/as com possíveis primos/as da Grande base, mas a acendência dos primeiros não entroncam aos demais da pesquisa. Exponho abaixo o que possuo:

José de Lemos e Nápoles Manoel de Menezes Pita (filho de uma Castro) - Sucessor. Deputado. Fidalgo Cavaleiro da Casa Real. Govern. Civel da Guarda. 8º Sr. do Solar de São Domingos, do Sarzedo. Deputado. UGEM, C. 69, pg. 346. SVSN, árv. 141.
1ª Esposa: D. Rufina Cândida Sarmento de Vasconcelos e Castro - N-3.3.1846 - F-4.10.1869 (Filha de Julião Sarmento de Vasconcelos e Castro – N-9.10.1802, 1º visconde de Moimenta da Beira e Margarida Augusta da Fonseca Barradas e Araújo, N-18.5.1820, neta de José Sarmento de Vasconcelos e Castro e Antônia Ludovina Amália Carneiro Botelho Sarm. de Vasconcelos, bisneta de José Antônio Sarmento de Vasconcelos e Castro e de Antônia Josefa de Azeredo Castelo Branco de Sá Menezes) - Primos ???

A referida Rufina Cândida teve irmão/ãos que também casaram com Castros de minha pesquisa.

Trata-se de um ramo, a exemplo do seu Luís de Castro Lobo, que também tenho grande interesse em entroncar na referida base.

Continuo a disposição e no aguardo de futuros dados. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: joão de castro

#133163 | vieira01 | 05 nov 2006 17:54 | Em resposta a: #129937

Meu Caro:

Tenho tentado entrar em contacto, à cerca deste Fórum, mas ñ tenho conseguido, mas tenho muitas informações s/ tudo isto, se conseguir entrar, continuarei, dê-me um fio de B.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos e Castro

#133170 | vieira01 | 05 nov 2006 18:45 | Em resposta a: #133163

Meu Caro:
Reportando-me ao fórum, vou tentar dentro dos m/ comhecimentos esclarecer o seguinte:
As Famílais Castros Têem várias procedências e lógicamente multiplas vertentes, no entanto a v/ deve entroncar nos Vasconcelos e castros do morgado de Paradinha , Leomil e outros, provindos dos Morais Sarmento de Vasconcelos e Castro.
José Sarmento de Vascocelos, fidalgo-cavalleiro da Casa Real em 1705, foi Administrador do Morgado de Trevões em 1720 e Capitão Mor de Moimenta da Beira , Casou em Leomil c/ D. Maria Josepha de Carvalho e Castro (do Salvador)?, Senhora dos Morgados de Paradinha, Alverca e Pinhel. Será daqui?
Quanto a D.Rufina Candida nascida em 03/Março/1846, Filha de JuliãoSarmento de Vasconcelos e Castro e de Margarida Augusta da Fonseca Barradas e Araújo, foi casada c/ José de Lemos e Napoles Manuel, este Senhor da Casa de Sarzedo, Governador ci´vil de Vizeu. Filho de José Napoles Manuel Ferreira de Castro e de Maria Pitta de Menezes.
Ao dispor
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos e Castro

#133199 | Samuel C O Castro | 05 nov 2006 22:12 | Em resposta a: #133170

Estimado Vieira,

Com minha grande base sobre os Castros, meu objetivo é unificar em uma única árvore, as várias procedências e multiplas vertentes que referiste. Após pesquisar em diversas obras, inclusive aqui no Genea, foi possível unificar diversos ramos e descobrir-se centenas de casamentos entre primos.

Já quanto ao ramo dos Castros de Moimenta da Beira / Paradinha / Leomil não me está sendo possível o entroncamento desejado. Alguns elementos Castros dessa linhagem, casaram com outros Castros de minha grande base, possivelmente primos. Apresento abaixo o que possuo sobre eles, necessitando retroagir mais nesse ramo, para ver se entronca com a base:

José de Lemos e Nápoles Manoel de Menezes Pita (com ascendência Castro em minha base)
Esposa: D. Rufina Cândida Sarmento de Vasconcelos e Castro - N-3.3.1846 - F-4.10.1869
(Filha de Julião Sarmento de Vasconcelos e Castro – N-9.10.1802, 1º visconde de Moimenta da Beira e Margarida Augusta da Fonseca Barradas e Araújo, N-18.5.1820, neta de José Sarmento de Vasconcelos e Castro e Antônia Ludovina Amália Carneiro Botelho Sarmento de Vasconcelos, bisneta de José Antônio Sarmento de Vasconcelos e Castro e de Antônia Josefa de Azeredo Castelo Branco de Sá Menezes)

Por acaso você terias a ascendência:

a) Do referido José Antônio Sarmento de Vasconcelos e Castro c.c. Antônia Josefa de Azeredo Castelo Branco de Sá Menezes ?

b) Da D. Maria Josepha de Carvalho e Castro (do Salvador)?

Talvez exista alguma obra a qual não tive acesso e lá possa retroagir mais nesse José Antônio e, conseguindo o entroncamento, teria muitos dados a acrescentar na base.

Fico-lhe muitíssimo grato pela disponibilidade em ajudar-me. Toda e qualquer ajuda será muito bem recebida. Muitíssimo obrigado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos e Castro

#133297 | vieira01 | 06 nov 2006 17:44 | Em resposta a: #133199

Meu Caro Samuel:

Aquilo que possuo é mais sobre a Família Morais Sarmento Vasconcelos e Castro, e suas ligações c/ algumas Famílias, poderá ser e se a preguiça ñ me atacar q possamos ver clarificadas algumas situações.

Tenho a ascendência do José António mas nada tem Haver c/ os Castros ma sim c/ os Morais Sarmento, da D.Antónia josepha de Azeredo C.B. S. Menezes, encontrei uma nota que diz o seguinte:
"Sobre o Morgado de Erguedeira, Azeredos de Mesão-Frio - Seus ramos e ligações - publicou em 1914 o Dr. Alváro de Azeredo Leme Pinto de Mello, distintissímo bibliophilo e mui conscencioso escritor, uma obra de incontestável merecimento, onde eu fui complementar o que já sabia sobre a ilustre ascendencia de D. António J.A.C.B.S. Menezes. Esta obra eu não tenho.

Sobre Maria Josepha de Carvalho Castro, para já nada tenho.

Por hoje é tudo grande abraço
Vieira


Efectivamente uma filha de José S.V. e de D. Josepha, de nome D.Angélica Bernarda Sarmento Vascocelos e Catro, casou c/ José Luis Carneiro Vasconcelos, (possível primo?...), fidalgo da Casa Real e Senhor do Morgado de Torre de Moncorvo, tiveram como filho primogenito Lourenço Carneiro Vasconcelos que casou c/ D.Antonio Maria Botelho de Vasconcelos, Sendo q esta era neta de D. Antónia Ludovina Amalia Carneiro Botelho Sarmento Vasconcelos, q casou c/ seu primo José Sarmento de Vascocelos e Castro.

Quanto a D. Josepha

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos e Castro

#133403 | Samuel C O Castro | 07 nov 2006 18:03 | Em resposta a: #133297

Estimado Vieira,

Mesmo sendo Moraes Sarmento a ascendência do José Antônio Sarmento de Vasconcelos e Castro, seria possível de aqui expor ? Quem sabe em minha base tenha dados que possa entroncar com os demais.

Se for possível fornecer-me os seus dados sobre a "Família Morais Sarmento Vasconcelos e Castro, e suas ligações c/ algumas Famílias" poderá me auxiliar significativamente, pois é um ramo que consta da base, mas falta entroncar outros ramos colaterais. Para possibilitar a remessa, estou solicitando seu contato e, consequentemente lhe disponibilizando meu e-mail.

No final de sua mensagem diz "Quanto a D. Josepha" e não tem sequência, teria mais dados que deixaram de serem informados ?

Muitíssimo obrigado por tudo. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos e Castro

#133424 | vieira01 | 07 nov 2006 21:37 | Em resposta a: #133403

Meu Caro Samuel:
Agora mesmo autorizei o m/ contacto pessoal p/ melhor podermos patilhar estes n/ estudos.

Cumprimentos
Vieira

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos e Castro

#133503 | Samuel C O Castro | 08 nov 2006 17:02 | Em resposta a: #133424

Estimado Vieira,

Eu, ao solicitar seu contato, o Genea lhe disponibiliza o meu e-mail, a qual deverás contatar-me.

Se você respondeu o e-mail automático que o Genea lhe mandou, eu não recebo o seu e-mail. Portanto, fico no aguardo de seu contato por aquela via. Muitíssimo grato. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos e Castro

#134408 | quinta | 16 nov 2006 23:37 | Em resposta a: #133424

ausente deste forum durante algum tempo, regresso verificando também a sua participação .
Quanto aos castros que procuramos identificar, reportando-me à referencia a moimenta da beira, deixo aqui algumas leves referencias que em documentos obtive.
TOMBO DA CAPELA DE fornos, Padre Domingos Pires Branco, administrador do vinculo da dita capela, por testamento de Alvaro Pires 1587.
irmãos deste: francisco Pires, bartolomeu Pires e referencia a uma sobrinha Maria filha de um Gonçalves Annes.
Quem serão Luiz de Castro lobo medeiros de almeida; josé de figueiredo lobo almeida castro.
Não estarei a ajudar , mas brevemente terei elementos mais concretos.
obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: joão de castro

#134409 | quinta | 16 nov 2006 23:38 | Em resposta a: #128368

Hoje regressei ao forum com algumas referencias em resposta ao senhor vieira 001.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos e Castro

#134494 | Samuel C O Castro | 17 nov 2006 17:31 | Em resposta a: #134408

Estimado Quinta,

Em minha base não encontro o Luiz de Castro Lobo Medeiros de Almeida e o José de Figueiredo Lobo Almeida Castro.
Assim que tiveres o referidos "elementos mais concretos", peço sua gentileza de aqui expô-los, quem sabe me facilita o entroncamento com os demais da base.
Estou a aguardar um dados prometidos pelo Vieira, também poderão dar-nos uma luz.
Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: joão de castro

#135825 | quinta | 28 nov 2006 19:56 | Em resposta a: #129937

encontrei ascendentes de joao de castro, cujo o nome é mais precisamente joao de castro soeiro, filho de outro joão de castro almeida e de sua mulher Illena Luisa Soeiro de Lalim - Lamego.
O João de castro Soeiro foi casado com Ursula Lobo da Fonseca da Vila de Mondim da Beira - Tarouca.
Tenho ainda referencia a uma sua irmã Maria de castro que foi casada com joão Gouveia Coutinho da Vila de Tarouca, visavô de Francisco da Cunha Osorio da cidade do Porto.

Resposta

Link directo:

RE: joão de castro

#135828 | quinta | 28 nov 2006 20:06 | Em resposta a: #135825

Em documento avulso tenho a seguinte referencia:
D. Anna filha de Martinho Correia de castro Fidalgo da Casa Real, e de sua May Sebastiana Guiomar Doutel de Sá , de Bragança.
Neta pela parte paterna de Francisco Xavier de castro de Moraes Fidalgo da casa real, sargento mor de batalhas,
Bisneta de Gregorio de castro de Moraes fidalgo da casa real mestre de campos general da provincia de tras dos Montes, casado com Sebastiana de Moraes.....
Qual será a Ligação com os meus castros?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: joão de castro

#135962 | Samuel C O Castro | 29 nov 2006 17:00 | Em resposta a: #135828

Estimado Quinta,

Respondendo as suas 2 mensagens de 28.11.2006, mesmo com as novas informações indicadas e pesquisando de diversas formas, ainda não foi possível o entroncamento na base.

Quanto à Ana, ela consta em minha base, com toda a ascendência que indicaste. O que tenho dela é o seguinte: D. Ana Maria Engrácia Doutel – Professou em 1798, no Convento, São Bento, em Bragança - MAHDB, Tomo VI, pg. 61.

Se no documento avulso a que referiste, tiver dados complementares sobre esta Ana e puder me disponibilizar, lhe agradeço.

Como ainda não foi possível entroncar os seus Castros, fica difícil de estabelecer uma ligação com os demais dados que informaste.

Muitíssimo obrigado pelo interesse demonstrado em conseguirmos o entroncamento desse interessante tronco junto aos demais. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos e Castro

#156007 | roz | 13 mai 2007 21:57 | Em resposta a: #133403

Caro confrade

Nao sei se tem algum interesse para si mas conheco um Senhor, Pedro Manuel Sarmento de Vasconcelos e Castro que foi Embaixador de Portugal na Arabia Saudita e em Kiev e que deve estar reformado ou quase. Nao sei os nomes dos pais nem de onde originam mas talvez possa encontrar informacoes pelas listas diplomaticas. Tem tambem uma irma casada mas nao me recordo do nome.
Cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos e Castro

#156065 | Samuel C O Castro | 14 mai 2007 12:34 | Em resposta a: #156007

Rosario,

Tenho interesse sim em contatar a pessoa que indicaste. Para isso, estou lhe disponibilizando meu e-mail ao solicitar seu contato, que peço-lhe o favor de repassar ao Sr. Pedro, pedindo-lhe a gentileza de contatar-me.

Muito grato pela disponibilidade. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos e Castro

#156094 | roz | 14 mai 2007 18:03 | Em resposta a: #156065

Caro Samuel de Castro

Lamento dizer-lhe que ja ha uns anos que perdi o contacto com aquele senhor. Mas sugiro-lhe que escreva para o Senhor Embaixador ao cuidado do Ministerio dos Negocios Estrangeiros, Largo do Rilvas, 1399-030 Lisboa Codex e lhe sera' entregue.
Bom sucesso.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: joão de castro

#309418 | Samuel C O Castro | 01 jul 2012 19:02 | Em resposta a: #135828

Estimado Quinta,

Se no documento avulso a que referiste, tiver dados complementares sobre esta Ana e puder me disponibilizar, ficar-lhe-ei muito agradecido.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 18:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen