filho de pai incógnito

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

filho de pai incógnito

#128216 | ruis | 12 set 2006 21:30

No caso de a certidão de nascimento apenas incluir o nome da mãe, e não tendo sido esta casada, e/ou não se saber o nome do pai, como poderei no sistema ligar o filho à mãe uma vez que esta nunca foi casada?
Obrigado,
Rui santos

Resposta

Link directo:

filho de pai incógnito

#128268 | Lourval | 13 set 2006 05:39 | Em resposta a: #128216

Caro Rui Santos,

Se eu entendi bem sua pergunta, chame o pai de N. É o que se costuma fazer nestes casos. A letra N é usada sempre que se desconhence um dos pais, seja lá porque motivo for.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: filho de pai incógnito

#128269 | Lourval | 13 set 2006 05:45 | Em resposta a: #128216

Rui Santos,
Cabe aqui a observação de que às vezes, um filho pode ter pai incógnito na certidão do registro civil contudo ter sido atribuído um pai no baptismo. Certo ou errado este procedimento, é questionável, pois certamente o padre foi envolvido pelas alegações da mãe, o fato é que é um documento. Há dois casos deste em minha família. Em resumo isto acontece quando o pai não reconhece o filho mas a mãe o declara como pai ou no batismo do filho ou no registro civil de um neto.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: filho de pai incógnito

#128277 | ruis | 13 set 2006 10:43 | Em resposta a: #128269

Caro Lourval,
Obrigado pela sua resposta que é bastante esclarecedora, no entanto ainda me resta uma dúvida. A mãe nunca foi casada, mesmo que eu insira uma pessoa "N", terei que a casar com a mãe, para posteriormente poder atribuir um filho a esse casamento. Não me parece correcto aparecer a informação que a mãe foi casada com "N", quando na realidade ela faleceu solteira. Sabe se existe alguma forma de ultrapassar isto, pois o sistema parece pouco flexivel quanto á inserção de um filho sendo a mãe solteira.
Obrigado e cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: filho de pai incógnito

#128477 | cverde | 14 set 2006 15:06 | Em resposta a: #128216

Caro Rui Santos

Na "Ajuda" disponibilizada para construção das páginas pessoais consta o seguinte:

"Se não casaram um com o outro, mas deixaram descendência, preencha ambos os campos "Cas Nº" com o número "99". Deverá por fim clicar em "Inserir" na ficha do casamento."

Um exemplo do resultado final que retirei da minha página (os pais não surgem como casados) : http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1018019

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: filho de pai incógnito

#128480 | ruis | 14 set 2006 15:26 | Em resposta a: #128477

Caro Luis;
Este é bom exemplo em que a pressa é inimiga da perfeição. Na realidade já tinha consultado a "ajuda", mas li tão rápido que não fiz uma interpretação correcta dos dados.
Obrigado, pela sua resposta, foi muito útil.
Cumprimentos,
Rui Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 jun 2024, 16:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen