Em Busca dos Fernandes "Velho"

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Em Busca dos Fernandes "Velho"

#128442 | Sílvinha | 14 set 2006 04:51

Meu bisavô era português de nome ANTONIO FERNANDES VELHO , pai de meu avô nascido em Portugal que teve por nome ADRIANO ANTONIO FERNANDES, pelo que consta em sua certidão de casamento com minha avó, no Brasil. Meu avô casou com minha avó em 24/12/1917 e imagino que deve ter vindo para o Brasil entre 1915 e esta data. Por saberes de família, meu avô seria da região de Viana do Castelo. Quem tiver alguma informação por favor enviem para mim. Meu avô tinha uma irmã de nome Alzenda e um irmão de nome Joaquim Henrique... não sei se teria outros. Sei também que meu bisavô ANTONIO FERNANDES VELHO produzia azeite e vinho e faleceu em 1930 Portugal.
Desde já muito grata pelas informações ou outra ajuda qualquer.

Resposta

Link directo:

RE: Em Busca dos Fernandes "Velho"

#128462 | victorferreira | 14 set 2006 11:29 | Em resposta a: #128442

Cara Participante,
Os cognomes "Velho", "Moço", "Novo", eram muitas vezes utilizados no tratamento coloquial para diferenciar pais de filhos, não fazendo necessariamente parte do nome, mas incorporado no tratamento a partir de determinada altura da vida (quando o filho, o neto, o sobrinho, ou o afilhado de nome igual ou muito semelhante crescia) de tal forma que passavam a fazer parte dele quando algum documento era produzido.
Por isso não se trata necessariamente de uma "família" Fernandes Velho, mas de alguém que a partir de certa altura aparece nos documentos com um acrescento, como Sr. X Fernandes Velho.
Agora, para descobrir mais sobre os seus ancestrais, seria um Jackpot se de entre os seus eventuas parentes alguém ainda sequer se lembrasse da existência de um tio-bisavô que foi para o Brasil quase há um século atrás, a não ser que os descendentes ainda mantivessem os contactos, o que pelos vistos não ocorreu. Para além disso dizer "Região de Viana do Castelo" é o mesmo que dizer "do Estado de São Paulo", ou seja, não dizer nada. Durante esse período e dessa região foram aos milhares os que foram para o Brasil. Antónios Fernandes devem ter sido às centenas.
Esqueça. Só mesmo uma sorte muito, mas mesmo muito pouco provável.
Vá ao site do Instituto dos Arquivos Nacionais-Torre do Tombo, descubra a lista dos Arquivos Distritais (mais ou menos equivalentes aos "Estaduais" no Brasil), seleccione o Arquivo Distrital de Viana do Castelo, mande-lhes uma mensagem com os dados que aqui pôs, e peça para descobrirem o registo do passaporte.
Se encontrarem o registo, por aí poderão saber de onde exactamente ele era. Depois é pedir uma certidão. Mas não se esqueça que isso costuma ser pago. Peça antecipadamente para saber quanto é, e se lhe interessar, mande seguir. Sempre fica mais barato que vir na Varig ... ops!, na TAP, até a este lado do Atlântico.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Em Busca dos Fernandes "Velho"

#128481 | Sílvinha | 14 set 2006 15:38 | Em resposta a: #128462

Muito obrigada Sr. Victor pelos esclarecimentos. Informações são sempre muito benvindas.
Realmente sei que nesse período foram milhares que aportaram no Brasil,vi nas estatisticas do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.
Quem veio para o Brasil não foi meu bisavô: ANTONIO FERNANDES VELHO, este ficou em Portugal e faleceu em 1930.
Quem veio para o Brasil foi meu avô ADRIANO ANTONIO FERNANDES. Teria vindo para trabalhar na Compagnie Francaise du Port, na construção do porto da cidade de Rio Grande no Estado do Rio Gande do Sul.
Pelos falares de família ele seria arquiteto. Em sua certidão de casamento com minha avó (casou-se aqui no Brasil em 24/12/1917), consta a profissão "artista", que não consegui ainda descobrir que categorias de profissões envolveria.
Vamos continuar nessa busca. Enviei, hoje, para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo uma solicitação de pesquisa em óbtos, e para algumas pessoas respondendes aos foruns constante neste site, solicitações quanto a listas de passageiros. Talvez aparecça alguma coisa. Pretendo tentar o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, que ainda não consegui contatar via intenet. Procurei no site Memorial do Imigrante em São Paulo, mas eles não dispõe on line de informações a partir de 1907. Teria que preencher um formulário o qual solicita informações que não possuo como nome do navio, dia e ano da chegada... enfim...
Pesquiso em horas mínimas... e não sou experiente ainda, sou iniciante, uma aprendiz! Tenho esperança de alcançar meu objetivo. Ontem mesmo li o depoimento de uma pessoa no Forum que disse ter levado 5 anos pesquisando, e encontrou! Espero levar menos tempo!
Qualquer novidade que tenha, envie por favor. Serei eternamente grata, inclusive podem ser dicas de onde e como procurar...

Cordialmente,
Sílvia A. Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Em Busca dos Fernandes "Velho"

#128486 | victorferreira | 14 set 2006 18:04 | Em resposta a: #128481

(eu percebi bem quem é que veio e quem ficou)

A solicitação de pesquisa que tem que fazer ao AD de Viana não é de óbitos mas do registo do passaporte do Sr. seu avô Adriano. É aí que vai descobrir de onde ele era. É mais fácil procurar em algumas caixas de registos de passaportes do que em todos os livros Paroquiais, de todas as Freguesias (~Paróquias) de todos os Concelhos (Municípios) do Distrito (~Estado) de Viana do Castelo: nunca mais acaba.

O termo 'artista' está em Portugal - e provavelmente nessa época também no Brasil - associado em geral a quem trabalha na construção civil, normalmente na alvenaria (pedreiros), o que faria sentido tendo o Sr. seu avô trabalhado em obras de construção de um Porto.
Continuação de boas pesquisas. VF

Resposta

Link directo:

RE: Em Busca dos Fernandes "Velho"

#128500 | Sílvinha | 14 set 2006 21:04 | Em resposta a: #128486

Perdoe se por ventura em meu texto anterior, ficou esta impressão. Longe de mim pensar dessa forma, apenas imaginei que relatando maiores detalhes facilitasse o processo de ajuda, ao que sou imensamente grata.

No Brasil, em geral leva-se semanas e meses para obter alguma rsposta. Estou encantada com o forum uma vez que as respostas são imediatas.

Realmente, estava sem saber como fazer e o Sr. me ajudou muito dizendo para procurar no registro de emissão dos passaportes. Não havia me ocorrido essa alternativa. Vou fazer nova solicitação ao AD.

Espero tornar-me uma boa aprendiz, e que ao chegarmos ao objetivo o Sr. sinta-se feliz por ter ajudado mais uma pessoa a encontrar-se com os seus.

Muito obrigada
Sílvia Alves Fernandes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen