Procuro por Familia Ribeiro Massarico

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Procuro por Familia Ribeiro Massarico

#128446 | Daniele Massarico | 14 set 2006 07:35

Meu nome é Daniele Massarico, moro no Brasil, e há tempo venho procurando pela Internet pessoas com o sobrenome Massarico.
Meu bisavô e minha bisavô vieram de Portugal, e faleceram aqui no Brasil.
Tenho maior honra e interesse em conversar, entrar em contato com Massarico que morem em Portugal...
Nosso sobrenome é: Ribeiro Massarico. entrem em contato conosco, ou me dê alguma informação.
Agradecida
Daniele

Olá sou Daniele, e a tempo venho tentando descobrir a origem de minha familia de onde eles vieram, e não consegui muita coisa.
Se alguem tiver informação sobre meus avós por favo me respondam...
Meu bisavô se camava: Gabriel Ribeiro Massarico
minha bisavô: Florinda da Cruz
eu so consegui os nomes de seus pais, que no caso são meus tataravôs.
Não sei da cidade ou distrito de Portugal que eles vieram, se alguem tem alguma informação dos Ribeiro Massarico por Favor entrm em contato comigo.
Obrigada
Daniele

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por Familia Ribeiro Massarico

#128464 | victorferreira | 14 set 2006 11:55 | Em resposta a: #128446

Cara participante,
Antes do mais "maçarico" (massarico é provavelmente grafia antiga), para além de ser o tal grupo de aves que andam nas zonas húmidas, é um termo coloquial da gíria militar que está associado à ideia de "principiante", pessoa inexperiente, "novo no ramo", "recruta da tropa". Provavelmente qualquer termo do tempo das nevegações que era dado aos grumetes dos navios a quem eram dadas tarefas menores, como amassar o pão. Ou então aos menores que eram recrutados nos fortes para misturarem areia, cal e pedra para fazer "massa" de construção, daí massarico, ou maçarico.
Se for ao 3w.118.pt pode tentar descobrir gente com telefone fixo e que tenha esse apelido, mas aparecerão certamente muitos com quem você não tem nada a ver. Esse apelido pode ter sido adoptado em regiões diferentes do país, em tempos diferentes e por pessoas que nada tem a ver umas com as outras. Pode gastar uma pequena fortuna em telefonemas para descobrir simplesmente que ninguém faz a menor ideia de um parente afastado que há um século atrás deixou o país e nunca mais deu notícias.
A única maneira de saber é ir à procura dos registos de baptismo e casamento, começando pelo seu, dos seus pais, avós e por aí adiante até chegar aos que aponta, e descobrir de que terra são, em que porto do Brasil chegaram, que idade tinham, que profissão, em que data, em que navio, vindos de que porto em Portugal, etc.
Boa sorte nas pesquisas. VF

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por Familia Ribeiro Massarico

#128553 | Daniele Massarico | 15 set 2006 05:43 | Em resposta a: #128464

Obrigada Victor Ferreira pela aula; também fiquei sabendo que existia (ou existe) um passarinho com esse nome e é muito cantador; como se identificou com a Familia eles colocaram esse nome: Massarico!!!
Eu tenho buscado as certidões aqui no Brasil...mas os flhos, os netos não tem muita informação.
Agora eu estou pesquisando nos arquivos distritais aí de Portugal!!!
É tudo pela internet, não tenho como ir para Portugal!!!
muito Obrigada Daniele

Resposta

Link directo:

RE: Sobre a nova Lei.

#128722 | Daniele Massarico | 17 set 2006 00:10 | Em resposta a: #128446

Eu entrei em alguns tópicos que falavam de uma nova Lei de dupla cidadania, naturalização, para os netos e bisnetos de Portugueses, tentei achar sobre seu conteúdo, mas pouco achei, eu gostaria de saber se alguém sabe o conteudo dessa nova Lei.(??)
Obrigada
Daniele

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por Familia Ribeiro Massarico

#130621 | Rui Cascão | 09 out 2006 20:32 | Em resposta a: #128446

Daniele:

Porque entendo que este forum deve ter a função de ajudar efectivamente as pessoas e não apenas especular sobre um determinado assunto, aqui vai uma informação decisiva. O seu bisavô Gabriel Ribeiro Maçarico era natural da freguesia de Mira, concelho de Mira, distrito de Coimbra. Foi-lhe concedido o passaporte n.º 1294 do ano de 1903, emitido pelo Governo Civil de Coimbra em 27 de Novembro de 1903. Tinha nessa data 22 anos, era filho de João Ribeiro Maçarico, tinha a profissão de trabalhador e era casado com Florinda da Cruz, então de 21 anos de idade (Arquivo da Universidade de Coimbra, Governo Civil, Registo de Passaportes, livro n.º 51, fl. 59 verso). O destino mencionado no passaporte era Santos.
Na mesma data, foi emitido o passaporte n.º 1293, atribuído a seu irmão Manuel Ribeiro Maçarico, de 24 anos, trabalhador, que levou consigo sua mulher Maria Rosa Miranda, de 21 anos.
Ainda hoje há elementos da família Maçarico na Praia de Mira. Alguns deles dedicaram-se à indústria da pesca, sendo proprietários de barcos, bem como à indústria de conservas de peixe, azeitonas e tremoços.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por Familia Ribeiro Massarico

#130672 | Daniele Massarico | 10 out 2006 04:27 | Em resposta a: #130621

Caro Rui Cascão
O meu muitissimo OBRIGADA; Há um bom tempo venho tentando obter essas informações, e a pouco tempo conheço o site do genea, fico muito feliz por existir pessoas amigas como vocês...
Como posso retrebuir, no que posso te ajudar!!! Você não sabe como eu estou FELIZ e EMOCIONADA!!!
Rui, se me permite chama-lo assim... Você mora em Portugal? Que cidade?
Se sim, e um dia pretender vir ao Brasil minha casa está disponivel a você!
Bom se eu não for primeiro para Portugal!!!
muito Obrigada mesmo!!!
Daniele

Resposta

Link directo:

Procuro por Familia Nunes

#158927 | vanessaneimeir | 09 jun 2007 21:19 | Em resposta a: #128446

Meu nome é Vanessa N. Nunes, moro no Brasil, e há tempo venho procurando pela Internet pessoas com o sobrenome Nunes, tenho encontrado muitos mais nenhum ate o momento que tenha ligacao com a minha familia, minha mae diz que meu avo era da cidade de Fatima, porem alguns documentos que temos diz que ele era de Leiria, a certidao de nascimento do meu bisavo foi encontrada em Santarem, alguem saberia me dizer se Fatima tem alguma ligacao com Leiria.
Meu bisavô se chamava: Luiz Nunes
minha bisavô: Anna da Conceicao
tenho o nome do meu tataravo por parte de pai que era Jose Nunes e MAria da Purificacao. Tentei fazer a minha arvore mais nao tenho conseguido, ja que os luis nunes e jose nunes que encontrei eram casados ocm outras pessoas...
Não sei da cidade ou distrito de Portugal que meu avo realmente era, se alguem tem alguma informação dos Nunes por Favor entrm em contato comigo.
Obrigada
Vanessa

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por Familia Ribeiro Massarico

#255890 | manobati | 03 jun 2010 03:12 | Em resposta a: #128446

Olá Danielle.
Meu nome é Manoel Batista dos Santos Junior. Sou neto, olha só, de Alfredo Ribeiro Massarico, ( não tenho Massarico no nome pois minha mãe é filha dele e herdei o nome de meu pai), filho de portugueses que vierem, olha só, de Mira, em Portugal.
Este fórum é bem antigo, não sei se vc tem mais acesso a ele.
Caso tenha, mande-me um e-mail
mbsj03@yahoo.com.br

Manoel

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por Familia Ribeiro Massarico

#255892 | manobati | 03 jun 2010 03:25 | Em resposta a: #130621

Olá, Rui. Não tenho certeza neste momento, pois minha dorme, mas acho que Manuel Ribeiro Massarico e Maria Rosa são meus bisavós. Eu não tenho a completa certeza, mas meus bisavós maternos, agora sim, com toda a certeza se chamavam, Manuel e Maria Rosa.

Manoel

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por Familia Ribeiro Massarico

#262333 | Tereza Massarico | 17 set 2010 02:46 | Em resposta a: #255890

Olá, meu nome é Tereza da Cruz Massarico, meu pai se chama Gabriel Ribeiro Massarico, meu vô se chama Alfredo Ribeiro Massarico.
Danielle, no caso voc seria minha sobrinha, mais seu forum é mto antigo, acho qe voc nao tem mais acesso a ele :/
manobati, meu vô é o mesmo qe o seu, acho qe somos irmãos ou prjmos, me mande um e-mail : tereza.massarico@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por Familia Ribeiro Massarico

#294156 | mseica | 07 jan 2012 04:36 | Em resposta a: #130672

A familia Maçarico dirige a empresa Maçarico, s.a., é só ir ver o site www.macarico.pt. Quase todos os familiares estão a morar cá na Praia de Mira, concelho de Mira Distrito de Coimbra, Portugal. Existe também a empresa Ribeiro Maçarico que pertence aos herdeiros..

Resposta

Link directo:

Procuro por Familia Ribeiro Massarico

#364852 | DouglasMassarico | 06 jan 2016 14:33 | Em resposta a: #130621

Prezada Daniele, bom dia.

Resolvi pesquisar um pouco sobre a família Massarico e acabei localizando este site onde você fez seus comentários e indagações.

Pois bem. Não sei se você já obteve as informações que eu tenho para passar, mas em todo o caso vou registrá-las aqui neste site o pouco de informação que levantei.

(fonte: minha avó Maria Mendonça Massarico)

João Ribeiro Massarico (Tinha um irmão chamado José que também chegou a vir para o Brasil e acabou retornando a Portugal. Também tinha outros irmãos em Portugal. Ao que parece João Ribeiro Massarico era irmão mais velho de Gabriel Ribeiro Massarico e Manuel Ribeiro Massarico, além de possuir o mesmo nome de seu pai) com 20 anos de idade deixou Mira distrito de Coimbra e partiu para o Brasil, a procura da família de Maria dos Santos Mergulhão que também haviam deixado Portugal a pouco tempo.

Encontrou a referida família no município de São Manuel/SP, mais precisamente na fazenda São José.

Resumindo, casou-se com Maria dos Santos Mergulhão, que passou a assinar como Maria dos Santos Massarico, tiveram 11 filhos, sendo 8 homem e 3 mulher, (Obs: um filho homem faleceu com 5 anos de idade) sendo eles: Dari, Conceição, Néi, João, Augusta, Alice, Nico, Nardo, Carlos e o filho caçula Germano (meu falecido Avô e marido da Minha Avó Maria hoje com 88 anos).

Meu avô e minha avó tiveram 6 filhos: José, João, Neusa, Ezilda, Germano (meu pai) e Antonio.

João Ribeiro Massarico e sua esposa Maria dos Santos Massarico foram sepultados no cemitério do município de São Manuel/SP. A sepultura bem antiga ainda é possível visitá-la.

Ele faleceu em 03/08/1955 com 78 anos.
Ela faleceu em 16/04/1964 com 83 anos.

Somos parentes distantes. Família Ribeiro Massarico. Aqui no município de são manuel temos muitos parentes que só registraram o Massarico.

Meu avó erá registrado Germano Ribeiro Maçarico (assim mesmo com ç). Já o seu pai pelo menos aqui no Brasil consta na sua lápide João Ribeiro Massarico (com 2 ss), assim como o restante de seus descendentes.

Caro Rui Cascão, caso receba está mensagem, serei muito grato se puder me fornecer maiores informações sobre o meu avô João Ribeiro Massarico (Ao que parece partiu para o brasil em 1897, com 20 anos de idade).

Abraços.

Resposta

Link directo:

Procuro por Familia Ribeiro Massarico

#368797 | Daniele Massarico | 30 abr 2016 20:30 | Em resposta a: #364852

Obrigada DouglasMassarico, então pouco sei sobre eles, a família é muito grande e não tem como conversar por internet com a maioria.
Eu fiquei muito contente com a informações!! Isso que eu procuro sobre a família, seus irmãos, a vida deles, quem veio quem ficou, quantos eram!!! rss

Obrigada!

Resposta

Link directo:

Procuro por Familia Ribeiro Massarico

#447040 | LuanMassarico | 11 abr 2023 21:20 | Em resposta a: #128446

Olá!
Também sou um Massarico e hoje passei o dia me encantando com informações encontradas no site FamilySearch e também com o tópico construído por vocês!
Diferente do Douglas, sou um descendente do Gabriel Ribeiro Massarico, um dos irmãos do João.
Infelizmente não tenho muita informação adicional, pois meu avô que carregava o nome Massarico já faleceu a alguns anos. O que tenho foi apenas juntando peças encontradas e informações que minha mãe tinha.
Enfim, recomendo que olhem o site citado, pode ser bastante interessante. Encontrei registros de Massaricos desde 1788.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 19:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen