Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#128687 | judiaria | 16 set 2006 14:01

Caros confrades:
Tenho estudado na Torre do Tombo e no Arquivo Distrital de Faro, as familias seguintes, e se algum dos confrades tiver alguma pista ou semelhança de apelidos, gostava que me informasse, afim de poder ir dando mais passos, pois nalguns casos existe uma confusão no nome dos avós que é impossível conrinuar para trás sem errar:
Assim temos
Reis Semedo, Reis, Pauzinho, Alves Silveira de Lagoa
Marreiros, Marques, Alvares, Aleixo de Estombar
Alvares da Cruz, Marques, Serpa de Portimão
Pechem, Rocharte, Martins, Valente, Garrocho, Mascarenhas, Bitoque de Guia/Albufeira
Bocarro ou Bocasso, Felicia, Santos de Alcantarilha
Pessanha, Padeiro, Pincho, Aleixo, Lopo de Silves

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#128820 | judiaria | 18 set 2006 12:52 | Em resposta a: #128687

esta mensagem t

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#129053 | rmfrp | 20 set 2006 22:11 | Em resposta a: #128687

Caro Joaquim Reis:

De entre os nomes que refere eu tenho na minha ascendência:
- Serpa, de Portimão;
- Santos, de Alcantarilha;
- Marreiros e Álvares, de Estômbar.

Quais são as pessoas mais antigas a que conseguiu chegar em cada um dos ramos destes apelidos?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#129143 | judiaria | 21 set 2006 17:00 | Em resposta a: #129053

Caro confrade
Quanto aos ancestrais que refere, tenho o seguinte:
Portimão: José Serpa
casado com Feliciana Rosa,
filho de Francisco Serpa e Josepha Maria;
pai de Gertrudes e Maria (gemeas) nascidas em Portimão em 18/05/1819

Alcantarilha: Inacio ou Manuel Santos Bocasso (ou Bocarro) casado com Felicia de Jesus, tiveram Antonio Santos Bocasso (ou Bocarro) que casou com Thereza D'Assumpção; Destes ultimos nasceu João Santos Felicia (ou Bocarro/sso) em 11/10/1824;

Estombar: Ignacio Alvares da Cruz, filho de Joaquim Marques (portimão) e Maria Duarte (Lagoa); Ignacio casou em 7/5/1820 com Josepha Encarnação, filha de Jose Santos Marreiros e Maria Conceição; Jose Santos Marreiros é filho de Francisco Marreiros (Silves) e Jacinta Maria (Estombar); Joaquim Marques é filho de Manuel Marques e Thereza Jacinta;

Jose Santos Marreiros tem outra filha: Angelica Maria que nasceu em 21/2/1803 e casou com José da Encarnação.

Cumprimentos e obrigado pela atenção a este tópico

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#129168 | roberto lopes | 21 set 2006 19:45 | Em resposta a: #129143

Caro Joaquim Reis:

SERPAS DE PORTIMÃO

1. Pedro de Serpa cc Margarida Jorge, dos Montes de Alvor. Tiveram:
2. Bartolomeu de Serpa, que segue
2. Gregório de Serpa, que segue

2. Bartolomeu de Serpa cc (Portimão 20.11.1623) Maria Dias, v.ª de Jorge
Martins.

2. Gregório de Serpa cc (Portimão < 1638) Brites Rodrigues. Tiveram:
3. Luzia Jorge b. Portimão 19.12.1638, que segue
3. Isabel Rodrigues b. Portimão 28.03.1649, que segue
3. Maria Louzeiro, que segue
3. Pedro de Serpa, que segue

3. Luzia Jorge b. Portimão 19.12.1638 cc (Portimão 12.01.1660) Diogo Simões, de
Portimão, filho Bartolomeu Simões e de Maria Salvado

3. Isabel Rodrigues b. Portimão 28.03.1649 cc (Portimão 05.02.1674) Gregório Velho
Fragoso, da Mexilhoeira Grande, filho de Vicente Velho e de Luzia da Esperança

3. Maria Louzeiro cc (Portimão 08.06.1654) Manuel Ferro, de Aljustrel, filho de Baptista
Lourenço e de Ana Ferreira. Tiveram:
4. Gregório de Serpa, que segue

4. Gregório de Serpa cc (Portimão 02.02.1682) Isabel Rodrigues, de Portimão, filha de
Manuel Borges e de Antónia Pereira

3. Pedro de Serpa cc (Portimão 07.07.1653) Maria da Esperança, de Portimão, filha de
Manuel Rodrigues cc (Portimão .../01/1632) Domingas Pires, é neta paterna de Rodrigo
(Afonso?) e de Maria Alves, naturais de Alte e é neta materna de (Vicente Cruz?) e de
Guiomar Fernandes, naturais de Portimão. Tiveram:
4. Domingas de Serpa b. Portimão 01.09.1658, que segue
4. Manuel de Serpa b. Portimão 18.09.1661, que segue
4. Francisca de Serpa, que segue

4. Domingas de Serpa b. Portimão 01.09.1658 cc (Portimão 26.10.1682) Custódio Dias, de
Portimão, filho de António Fernandes e de Inês Dias

4. Manuel de Serpa b. Portimão 18.09.1661 cc (I) (Portimão 03.06.1686) Joana Rodrigues,
de Portimão, v.ª de Pedro da Costa; e cc (II) (Portimão 09.12.1704) Maria Santa, de
Portimão, filha de Francisco Rodrigues e de Maria Lourenço

4. Francisca de Serpa cc (Portimão 26.09.1689) Francisco Jorge, de Tanger, filho de
Francisco Martins cc (Tanger 20.04.1648) Leonor Soares, naturais de Tanger, é neto paterno
de Domingos Afonso e de Domingas Martins, naturais da Nossa Senhora do Loureto, Lisboa
e é neto materno de Baltasar Nogueira cc (Tanger 13.04.1625) Maria Ribeira, naturais de
Tanger, é bisneto materno respectivamente de Diogo Nogueira, v.º de Maria Veloza cc
(Tanger 06.11.1608) Leonor Soares, mulher parda e de Manuel Lopes cc (Tanger 1583)
Joana Pinta ou Ribeira e é trineto materno por parte do seu bisavô Diogo Nogueira de Bento
Afonso e de Inês Anes, naturais da Ribeira de homé, freguesia de de Sto André da
Moimenta, Braga. Tiveram:
5. Leonor Antónia Soares, que segue
5. Baltasar Martins Nogueira, que segue
5. Pedro de Serpa, que segue

5. Leonor Antónia Soares cc (Portimão 30.01.1725) Sebastião da Costa Varela, de Alvor,
filho de António da Costa e Inês Nunes, ambos de Alvor.

5. Baltasar Martins Nogueira (a) cc (Portimão 17.02.1737) Eugénia da Silva, filha de
Manuel Fernandes, dos Montes de Alvor e de Maria Andreza, de Casais, Monchique. Esta
Eugénia da Silva depois de viúva foi criada na casa do Capitão Belchior Vélez de Morais e
Betencourt (b), filho do Capitão Belchior Fernandes Marreiros e de Isabel Correia de Morais,
da Mexilhoeira da Carregação, com quem veio a casar e teve pelo menos:
6. Melchior b. Portimão 07.03.1765 (b)

5. Pedro de Serpa b. Portimão 21.02.1691 cc (Portimão 24.10.1716) Antónia Maria, filha de
João Álvares Monteiro cc (Portimão 24.03.1694) Domingas de São Francisco, naturais de
Portimão, é neta paterna de Vasco Pincho e de Maria Vicente, naturais de Boliqueime e é
neta materna de Francisco Fernandes e de Maria Fernandes, naturais de Portimão. Tiveram:
6. João Duarte Serpa, Notário Tabelião em Portimão, que segue

6. João Álvaro ou João Álvares ou João Serpa ou João Duarte Serpa, Notário Tabelião
em Portimão cc (I) (Portimão 25.04.1741) Catarina Duarte (a), b. Mexilhoeira Grande
01.05.1707, moradora em Estômbar, filha de Manuel Estevens e de Isabel Duarte, ambos da
Mexilhoeira Grande cc (II) Portimão 11.11.1773) Maria Josefa (b), filha de Francisco da
Silva Morgado e Rosa Maria. Tiveram:
7. José Duarte Serpa (a), que segue
7. António de Serpa (a), que segue
7. Francisco Duarte Serpa (a), que segue
7. Francisco de Paula Serpa (b), que segue

7. José Duarte Serpa cc Ângela Gomes, filha de Manuel Dias, de Portimão e de Josefa de
Jesus, de Alcantarilha.Tiveram:
8. Manuel Duarte Serpa, que segue

8. Manuel Duarte Serpa cc (Portimão 22.05.1800) Maria da Conceição, filha de José Bento
Moreira e de Feliciana Teresa, é neta paterna de António Moreira e de Mariana Josefa e é
neta materna de Manuel Pereira e de Catarina Rosa, naturais de Portimão. Tiveram:
9. José Duarte Serpa, que segue

9. José Duarte Serpa cc (Portimão 14.07.1835) Maria Francisca, filha de António de Sousa e
de Francisca Maria

7. António de Serpa cc Isabel do Sacramento, filha de João Fernandes .... e de
Gertrudes Angélica. Tiveram:
8. José António Duarte Serpa, que segue

8. José António Duarte Serpa cc (Portimão 18.05.1812) Dionízia ...

7. Francisco Duarte Serpa cc (I) (Portimão) Josefa Maria (a), natural de Lagoa, filha de
Francisco da Silva e de Ana Maria, naturais de Lagoa cc (II) (Portimão 14.05.1799) Vitória
da Conceição (b), filha de Francisco de Sousa Grade, da Guia cc (Portimão 13.08.1780)
Catarina Maria Rodrigues, de Portimão, é neta paterna de Francisco de Sousa Grade, da
Guia cc (Lagoa 21.05.1738) Catarina de Sena, de Lagoa e é neta materna de António Borges
cc (Portimão 03.10.1752) Josefa Maria, naturais de Portimão e é bisneta paterna
respectivamente do Tenente João Rodrigues Grade e Gregoria Galega, naturais da Guia e
de Baltasar Rodrigues Pizarro e Isabel de São Pedro, naturais de Lagoa. Tiveram:
8. (por documentar) José Duarte Serpa (a), que segue
8. Damião José Serpa (a), que segue
8. João Duarte Serpa (a), que segue
8. Francisco Duarte Serpa b. 07.10.1803 (b), que segue
8. José Duarte Serpa, (b), que segue
8. António de Serpa, lavrador em Alvor (b), que segue
8. Maria da Conceição, (b) que segue

8. (por documentar) José Duarte Serpa (a) cc (Portimão < 1833) Gertrudes Filipe. Tiveram:
9. José Joaquim de Serpa, 1.º Visconde de Alvor b. Portimão 1833, que segue

9. José Joaquim de Serpa, 1.º Visconde de Alvor b. Portimão 1833 cc N.... Tiveram:
10. Gertrudes Adelina da Conceição Serpa b. Portimão 1885 + 1944, que segue

10. Gertrudes Adelina da Conceição Serpa b. Portimão 1885 + 1944 cc (Portimão
17.04.1916) João Duarte de Serpa

8. Damião José Serpa (a) cc (Portimão < 1807) Feliciana, filha de João Duarte e de Rosa
Maria. Tiveram:
9. João b. Portimão 19.11.1807

8. João Duarte Serpa (a) cc (Portimão 25.02.1805) Maria da Conceição, filha de Manuel
Rodrigues

8. Francisco Duarte Serpa b. 07.10.1803 (b) cc (Portimão) Maria Joaquina, filha de
António Fernandes Pinto e Maria Joaquina, naturais de Portimão, é neta paterna de João
Baptista Pinto e de Maria do Carmo, naturais de Portimão e é neta materna de Manuel
Nunes, de Monchique e de Maria de Jesus, de Portimão. Tiveram:
9. Maria de Jesus Serpa, que segue

9. Maria de Jesus Serpa cc (Portimão 30.05.1848) António José Barão, filho de
João Gonçalves Barão e de Maria Angélica, ambos de Lagoa. Tiveram:
10. Maria da Conceição Barôa b. Portimão 11.08.1849 (é minha tetravó)

8. José Duarte Serpa, (b) cc (Portimão 12.01.1833) Gertrudes Perpétua, filha de
Maurício António, de Portimão e Maria Joaquina, de Silves, é neta paterna de Rodrigo
António, de Silves e de Teresa Josefa, de Portimão e é neta materna de Florêncio Jose e de
Faustina de Jesus, naturais de Lagoa.

8. António de Serpa, lavrador em Alvor (b) cc N.... Tiveram:
9. Francisco António Serpa, que segue

9. Francisco António Serpa cc (Portimão ...01.1858) Maria das Dores. Tiveram:
10. Virgínia (exposta) b. Portimão .../10/1851 (é reconhecida no dia do casamento do seu pai)

8. Maria da Conceição, (b) cc (Portimão 22.11.1833) José Fernandes Pinto, filho de António
Fernandes Pinto e de Maria Joaquina, naturais de Portimão, é neto paterno de João Baptista
Pinto e de Maria do Carmo, naturais de Portimão e é neto materno de Manuel Nunes, de
Monchique e de Maria de Jesus, de Portimão

7. Francisco de Paula Serpa cc (I) (Portimão 01.09.1802) Ana Vitória (a), filha de Manuel de
Deus e de Mariana Arcângela, é neta paterna de Sebastião Fernandes e de Valentina de
Jesus, naturais de Lagoa e é neta materna de António Martins e de Margarida Maria, naturais
de Portimão cc (II) (Portimão 28.09.1835) Rosa Joaquina (b), v.ª de José da Rosa

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

P.S. Sou 7. neto do Manuel dos Santos Bocarro (f.º de António dos Santos e Maria da Encarnação ns. Alcantarilha) cc Felicia de Jesus (f.ª de Manuel Rodrigues Barranha e Maria da Conceição ns. Alcantarilha. Tiveram:

- Antonio dos Santos Bocarro cc Teresa de Assunçao (seus antepassados)
- João dos Santos Bocarro cc Inácia Maria
- Manuel dos Santos Bocarro cc Agueda Maria
- Francisco dos Santos bocarro cc (Alcantarilha 11.11.1816) Margarida Barbara, f.a de Antonio Joaquim Barbarrao e de Maria Barbara (meus antepassados)

Espero te-lo ajudado

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#129193 | rmfrp | 21 set 2006 23:33 | Em resposta a: #129143

Caro Joaquim Reis:

Tal como eu suspeitava somos parentes pela família Serpa. Quem está bem informado sobre esta família é, como já teve oportunidade de verificar, o nosso parente comum Roberto Lopes.

As nossas ascendências Serpa entroncam no casal 2. Gregório de Serpa - Brites Rodrigues, de quem descendo pela filha Luzia Jorge c. c. Diogo Simões:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114858

Relativamente às famílias de Alcantarilha e Estômbar os meus antepassados dos apelidos que refere são mais antigos, pelo que terá de progredir mais para se poder avaliar se terão origem comum.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Serpa - Visconde de Alvor

#129194 | rmfrp | 21 set 2006 23:40 | Em resposta a: #129168

Caro Roberto:

De acordo com a recente obra "Titulares do Liberalismo do Algarve", de José Krohn da Silva e Miguel Maria Telles Moniz Côrte-Real, a ascendência do Visconde de Alvor não é como pensavas (mas não andaste muito longe):

1. José Joaquim Serpa, n. Portimão 08.08.1827

2. José Duarte Serpa, n. Portimão
3. Gertrudes Filipa, n. Portimão

4. José Duarte Serpa, n. Portimão 11.09.1749, cc (Portimão 12.01.1773)
5. Ângela Gomes, n. Portimão 18.10.1750

8. João de Serpa, n. Portimão 17.06.1720, cc (Portimão 25.04.1741)
9. Catarina Duarte, n. Portimão, 1a. mulher

16. Pedro de Serpa, n. Portimão 15.02.1691, cc (Portimão 24.10.1716)
17. Antónia Maria, n. Portimão

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Serpa - Visconde de Alvor

#129270 | roberto lopes | 22 set 2006 19:30 | Em resposta a: #129194

Caro Rui Pereira:

Muitissimo obrigado, ha imenso tempo que tinha o Visconde de Alvor por documentar nos Serpas de Portimao, o Genea ja me tinha dado o nome dos pais, sabia quem eram os seus bisavos, mas os avos foram sempre um problema pela quantidade de Joses Duartes Serpas e nao sei porque estimava que este tinha nascido em Alvor, nao deixa de ser curioso que um primo-irmao do Jose Duarte Serpa (pai do Visconde) é homonimo de um outro e casa com uma Gertrudes Perpetua... mais os casamentos duplos que surgem de vez em quando.

Enfim, chega de justificar-me:)

Rui, podias confirmar se o meu Filipe de Sintra Marreiros ou Barbuda cc Maria de Almeida, da Vila do Bispo sao sempre trisavos da Viscondessa de Lagos???

Aproveito a maré para te dar dados sobre os teus Jaques:

Sabias que existe um Francisco de Oliveira cc (Ptm 23.01.1640) Cecilia Fernandes, f.ª de Jorge Friz e de Olaia? que é filho do teu ALVARO DE OLIVEIRA JAQUES???

E antes disso existiu um outro Francisco de Oliveira cc (Ptm 1609) Branca de Morais, f.ª de Andre Friz e de Vicencia Maria que é filho de HELMIO DE OLIVEIRA, de Lagos e de ALMENCIA DE SOUSA?

O que é que achas disto, se o teu Alvaro de Oliveira Jaques tem um filho Francisco de Oliveira, poderia ter um irmao do mesmo nome e ja pensaste que a Almencia de Sousa podera vir dos Gramaxos de Portimao, dai o nome Alvaro??? Esta supostamente nao foi presa pela Inquisiçao...

E sabes que mais que é que achas de o Helmio de Oliveira ser irmao do Pero Jaques de Oliveira dai surgirem as Isabeis Jaques de um ramo e de outro.

E concerteza serao filhos do Vicente Simoes Jaques CFCR

Estou ansioso pela tua opiniao:)

Forte abraço

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129280 | rmfrp | 22 set 2006 23:16 | Em resposta a: #129270

Caro Roberto:

Voltei a consultar a mesma obra para responder à tua questão, e encontrei de facto Filipe de Cintra Marreiros e Maria de Almeida, como trisavós por varonia de D. Bebiana Francisca Paixão Serrão Cintra, Viscondessa de... Miranda. Não terás trocado o título?

Quanto aos Jaques: o Francisco que casa em 1640 é filho de Álvaro de Oliveira Jaques e Brites da Palma Velho, é isso? Quanto aos nomes "Helmio" e "Almencia" fico um pouco desconfiado, não estarás a ler mal? :-)

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129414 | roberto lopes | 25 set 2006 11:39 | Em resposta a: #129280

Caro Rui Pereira:

Uma vez mais muitissimo obrigado, pelo esclarecimento da duvida, é estranho se os Sintras vem de Vila do Bispo/Lagos nao percebo como vem a ser Viscondessa de Miranda e nao de Lagos...

Relativamente aos Jaques terei de fazer alguns reparos: no casamento de Francisco de Oliveira em 1640 o nome do seu pai aparece com o Jaques omitido e o nome da sua mae esta tao ilegivel, que nao sei se sera a Brites ou outra

O Helmio e a Almencia, é realmente algo de muito estranho, cheguei a pensar nao sera Pedro e Aldonça???

So tu ou alguem mais meticuloso do que eu podera esclarecer essa duvida.

Rui estes Franciscos de Oliveira serao a chave para avançar com os teus Jaques!

Vou enviar-te um e-mail

Um abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129428 | rmfrp | 25 set 2006 14:40 | Em resposta a: #129414

Caro Roberto:

A questão da Viscondessa de Miranda não é mistério nenhum. Ela tinha esse título por ter sido a primeira mulher do Visconde de Miranda, Joaquim Lobo de Miranda, que por acaso nem era algarvio (era natural da Figueira da Foz mas com ascendência em Viana do Castelo).

Quanto aos pais de Francisco de Oliveira, não me surpreende que Álvaro de Oliveira Jaques apareça sem o último apelido, assim como não me surpreenderá se a esposa aparecer só como Brites da Palma. Já encontrei ambos referidos só com esses dois nomes. Mas é preciso confirmar que se trata mesmo da Brites...

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#129457 | juncal | 25 set 2006 18:39 | Em resposta a: #129053

Caro Rui Pereira
Tem conhecimento se algum dos Serpa seus parentes ,passou aos Açores no 3º quartel do sec.xvi,isto porque na àrvore de um primo ,encontro o seguinte :...,meu tio Germano Augusto Serpa (1865),disse-me que seu trisavô Domingos Serpa ,era oriundo da provincia do Algarve e que no 3º quartel do sec xvi,passou à ilha do Pico ,onde estabeleceu família.
e depois embora incompleta tenho :
Domingos Serpa ,natural do Algarve ,casou com ... ,e teve Domingos Serpa,Francisco Cardoso Serpa,Manoel Francisco Serpa casou com D. Maria Quaresma Furtado...,etc,etc.
Agradecia a sua apreciação,caso não dê muito incómodo,não lhe envio o resto sem saber se estes dados já lhe dizem algo.
Os meus melhores cumprimentos
Carlos Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#129462 | rmfrp | 25 set 2006 20:27 | Em resposta a: #129457

Caro Carlos Rebelo:

Não sei se está recordado, mas já me colocou esta mesma questão há quatro anos:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=24335&fview=c

Infelizmente continuo sem ter quaisquer dados sobre a possível ligação dos meus Serpas a Domingos de Serpa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129489 | roberto lopes | 26 set 2006 11:38 | Em resposta a: #129428

Caro Rui:

Como nao me encontro a viver em Portugal, nao tenho possibilidade de consultar a mais recente obra de Jose Krohn e Miguel Corte-Real.

Sem querer abusar da tua boa vontade poderias, quando tenhas disponibilidade de me enviar os costados do Visconde de Alvor e da Viscondessa de Miranda?

Evidentemente tenho curiosidade em devorar o livro todo, mas ja o comprarei em Dezembro!

E a naturalidade do Filipe de Sintra Marreiros é sempre Vila do Bispo e a de Maria de Almeida é sempre a de Lagos???

O casamento que encontrei vem sem o Marreiros, mas estimo que seja o mesmo, outras vezes vem apenas Filipe de Sintra e em Vila do Bispo a quantidade de Filipes de Sintra é um verdadeiro "Palheiro" existem muitissimos uns com Marreiros outros com Barbuda, alguns com tradiçao militar.

Filipe de Sintra de Barbúda, Sargento, natural de Vila do Bispo, f.º de Filipe de Sintra de Barbuda e de Maria Dias, naturais de Vila do Bispo cc (Vila do Bispo 06.09.1681) Maria de Almeida, natural de Lagos, f.ª de Manuel de Almeida, natural de Sagres e de Ana de Villar Rey, natural de Lagos.

Forte abraço,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#129494 | juncal | 26 set 2006 13:07 | Em resposta a: #129462

Caro Rui Pereira
As minhas desculpas,mas não me recordava ,que já lhe tinha colocado esta questão,é que não consigo passar daqui e como os dados que possuo estão um pouco incompletos ,sobretudo sem datas torna-se mais dificil.
Agradeço a sua amabilidade ,os meus cumprimentos.
Carlos Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129505 | melisa | 26 set 2006 15:14 | Em resposta a: #129489

Caro Roberto

Já agora e talhe de foice também com a 2ª viscondessa de Miranda temos antepassados comuns .

Maria Duarte Figueiras é trineta de Bernardo dos Santos cc Úrsula Maria (Varela), de quem sou 4ª neta.

Ora esta Úrsula Maria Varela é filha de Pedro José cc Isabel Úrsula da Conceição Varela , sendo esta neta paterna do casal António Barbudo e Isabel Varela.

Assim em última análise Maria Duarte Figueiras , embora não venham mencionados no livro antepassados tão distantes, é descendente por via materna dos nossos Varelas/Barbudos.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129506 | melisa | 26 set 2006 15:17 | Em resposta a: #129505

Caro Rui Pereira

Por lapso não dirigi também a si a última mensagem, também " ramo" do mesmo tronco.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129510 | roberto lopes | 26 set 2006 16:19 | Em resposta a: #129505

Cara Melisa.

Desculpe a minha ignorancia, se percebi bem a Melisa tem mais um ramo que nos aparenta em conjunto com o Rui pereira no casal Antonio Barbudo/Isabel Varela?

E quem é esta Maria Duarte Figueiras???

Forte abraço,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129532 | melisa | 26 set 2006 21:18 | Em resposta a: #129510

Caro Roberto

Maria Duarte Figueiras é a 2ª mulher do Visconde de Miranda.

Agora relativamente ao nosso parentesco pelos Barbudo/Varela, que eu julgava que o Roberto tivesse conhecimento.

I ANTÓNIO ESTEVES cc CATARINA VAZ, tiveram:

2- ISABEL VARELA cc (Portimão em 25/8/1659) BARTOLOMEU AFONSO, filho de PEDRO GOMES CC CONSTANÇA CANELAS
foram pais de:

2-Tomé Varela cc Maria da Conceição

2-Constança Canelas cc (1693 em Portimão) Mateus Gramaxo (?) (filho de António Lourenço e de Francisca Gonçalves)

3-MARIA DE JESUS cc I -Manuel Rodrigues, cc II -ANTÓNIO FERNANDES ( filho de BARTOLOMEU FERNANDES CC MARIA DOMINGUES)

Deste 2º casamento Maria de Jesus teve:

4-Catarina Varela cc José Pacheco ( 28/6/1688) (antepassados de Rui Pereira)

4-ISABEL VARELA cc (Portimão em 4/4/1712) cc ANTÓNIO BARBUDO.filho de MANUEL DE FIGUEIREDO cc MARIA DA CONCEIÇÃO, neto materno de ANTÓNIO DE BARBUDA cc MARIA FERNANDES e bisneto paterno de CATARINA DE BARBUDA cc FRANCISCO ÁLVARES

Estes foram pais de :

5-FRANCISCO BARBUDO cc ANGELA DA CONCEIÇÃO (antepassados de Roberto)

e de

5- JOÃO VARELA BARBUDO cc INÊS MARIA FRANCA ( meus 6ºs avós)- (natural dos Montes de Alvor , filha do alfereres JOÃO FERNANDES BRABO e de MARIA FRANCA,neta paterna de JOÃO FERNANDES BRABO (*Barão de s.Miguel ) cc MARIA PACHECO , neta materna de MATEUS SOARES, de Alvor cc ANA FRANCA (de Lagos e filha do Cap. AFONSO ANNES RUIVO cc SEBASTIANA DOS REIS)

João Varela Barbudo e Inês Maria Franca foram pais de:

6-ANTÓNIO VARELA CC DOMINGAS DE JESUS

E de:

6-ISABEL ÚRSULA DA CONCEIÇÃO VARELA que casou em Alvor em 20.5.1784 com PEDRO JOSÉ, natural de Portimão viúvo de Mariana de Jesus (I cas: Alvor em 19.11.1776), filho de DOMINGOS GONÇALVES e MARIA DA CONCEIÇÃO, neto paterno de MANUEL GONÇALVES CALDEIRA cc JOANA FIGUEIRA neto materno de MANUEL GONÇALVES cc CONSTANÇA FERNANDES. Este último casal são meus duplos avós, também por parte do meu avô ESTEVÃO DA COSTA).

Isabel Úrsula da Conceição Varela e Pedro José foram pais de:

7-ÚRSULA MARIA (VARELA) cc (Alvor 8/8/1809) BERNARDO DOS SANTOS ( filho de MIGUEL DOS SANTOS cc QUITÉRIA JOSEFA AZEVEDA, np de DIOGO LOPES de MATOS cc MARGARIDA JOSEFA (ambos de Silves) e nm de PEDRO CORREIA TAVARES( * de Marmelete e fº CAP FRANCISCO VICENTE DIAS,de Marmelete cc MARIA TAVARES CORREIA de Alte ) e de JOSEFA MARIA DA ENCARNAÇÃO (de Portimão fª de LUÍS ÁLVARES BOTO cc MARIA DE FIGUEIREDO ).
São estes os meus tetravós.

ÚRSULA MARIA VARELA cc BERNARDO DOS SANTOS foram pais de:

8- MANUEL BERNARDO SANTOS cc CATARINA DO ESPÍTO SANTO

8- MIGUEL DOS SANTOS cc (I) ISABEL MARREIROS) e (II) ANA JOAQUINA

8- ISABEL DA CONCEIÇÃO cc MANUEL AMADO

8- JOSÉ BERNARDO DOS SANTOS cc (I) JOAQUINA MARIA e (II) MARIANA da CONCEIÇÃO

( bisavô materno de Maria Duarte Figueiras no seu 1º casamento)

8- CARLOTA JOAQUINA cc (Alvor 8/10/1844) VALENTIM GUERREIRO CAVACO,
filho de HIGINO JOSÉ GUERREIRO cc CAETANA MARIA CAVACO, neto paterno do Alferes ROMUALDO JOSÉ GUERREIRO cc ISABEL INÁCIA ( de Alvor) e neto materno de JOÃO MARTINS CAVACO cc TERESA MARIA (ambos de Alte).

Meus trisavós.


Um abraço

M.Elisa

PS: Ainda ando de volta de Pera /Alcantarilha, mas tenho tido pouco tempo disponível nestes últimos dias e entretanto surgiu-me um ramo Lopes Mascarenhas , ligados aos nossos Fernandes Rego que me têm ocupado.

Logo que tenha dados mais concretos direi.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129599 | roberto lopes | 27 set 2006 13:36 | Em resposta a: #129532

Cara Melisa:

Sabia desse nosso parentesco, que nos aparenta com o Rui Pereira, ignorava era a existencia da Maria Duarte Figueiras, assim como as suas ascendencias e que fora a 2. mulher do 1. Visconde de Miranda, estas falhas devem-se a minha impossibilidade de devorar a mais recente obra de Jose Kronh e de Miguel Corte-Real:)

Isto é tudo muito interessante, como a presumivel "arraia miuda" vem a ter alguns descendentes com casamentos de prestigio social.

Por exemplo os meus Filipe de Sintra Marreiros e Maria de Almeida que deduzo, serem os mesmos que os trisavos por varonia da D. Bebiana de Sousa Serrao Sintra (1 mulher do 1. Visconde de Miranda) tem nomes e apelidos muito mais compostos se, se comparar com a minha linha que apenas adoptam os nomes e apelidos conforme tinham os seus antepassados, tenho uma tia que é apenas Maria de Almeida como a sua avo, nao ha aparente preocupaçao em compor o nome e jogar com os de e os e...

As vezes da a sensaçao que por um casamento ou por se pertencer a uma determinada Nobreza, se acrescentam os nomes num verdadeiro apice, dai surgirem num determinado momento com dois ou tres nomes e a determinada altura comecam a somar-se.

Estou curioso em relaçao aos Lopes Mascarenhas, sera concerteza um colateral, nao?

Tenho estado tb com pouco tempo, tenho os apontamentos de Pera para vos enviar, a si e ao Antonio Bivar, que vem alguma coisa de colaterais, tenho mais é baptismos, que foi o que me permitiu avançar com as ascendencias dos Faiscas e dos Costas.

Tenho alguns ramos de Alcantarilha, que como ja lhe disse em outra ocasiao que sao ramos sem muitas possibilidades ja que calculo que devem ter ocorrido em Albufeira, outros em Pera, mas de época muito recuada e outros, simplesmente omitem a naturalidade dos seus pais:(

Outro ramo de Alcantarilha que tenho bem estudado sao os Cabrita Neto/Vieira Neto elaborados pelo nosso confrade Antonio Bivar (que estao aqui no Genea)

Boa sorte para as pesquisas de Pera

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129609 | melisa | 27 set 2006 15:11 | Em resposta a: #129599

Caro Roberto

Quanto aos ascendentes de Maria Duarte Figueiras não seriam assim tão conceituados, segundo a minha avó materna, José Bernardo dos Santos, que era tio avô de seu marido (e meu avô ) casou contra a vontade dos pais abaixo da sua condição social pelo que as famílias não se davam.

Agora não sei a qual dos casamentos ela se referia pois ele casou 2 vezes.

abraços

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129637 | rmfrp | 27 set 2006 23:15 | Em resposta a: #129489

Caro Roberto:

A obra "TLA" dá Filipe de Cintra Marreiros como b. Vila do Bispo e Maria de Almeida como b. Bordeira. Não dá datas de casamento, nem de nascimento, nem filiações.

O casamento que encontraste não poderá ser o destes se a data de nascimento indicada para o filho José Pedro de Cintra estiver certa (e parece estar): 17.10.1731 em Vila do Bispo.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129638 | rmfrp | 27 set 2006 23:17 | Em resposta a: #129506

Cara M.Elisa:

Muito obrigado pela sua mensagem.

Eu já tinha reparado na mensagem anterior, dirigida ao Roberto. Agradeço a informação do parentesco com a 2a. Viscondessa de Miranda, que não era do meu conhecimento.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129662 | roberto lopes | 28 set 2006 11:27 | Em resposta a: #129637

Caro Rui Pereira:

Isso é verdade, dei com isso ontem, o casamento que encontrei devera ser dos avos paternos deste Filipe de Sintra Marreiros que sao Filipe de Sintra de Barbudo (Vila Bispo) e Maria de Almeida (Lagos)

Este suposto neto Filipe de Sintra Marreiros (Vila Bispo) devera ter casado na Bordeira com Maria de Almeida (Bordeira) e nao na Vila do Bispo.

Vou preparar uma materia desta gente e ja enviarei, parece que tenho novidades.

Abraço,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129679 | roberto lopes | 28 set 2006 16:13 | Em resposta a: #129609

Cara Melisa:

Evidentemente que nao, talvez me tenha expressado mal, é por isso que adopto a expressao "arraia miuda", os Sintras tinham alguma tradiçao militar, ha alguns sargentos, Capitaes e soldados do Regimento da Praça de Lagos e se, se confirmarem as minhas suspeitas de que estao aparentados com o Domingos Marreiros de Arez, FSO, nao poderei falar tanto da "arraia miuda"

Em relaçao ao 2. casamento do Visconde de Miranda tenho uma teoria bastante pessoal, que prefiro nao comentar aqui...
Essas diferenças de idade....
Um casamento a pressa....
Enfim...

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#129684 | melisa | 28 set 2006 18:27 | Em resposta a: #129679

Caro Roberto

Mas com descendência.

Há um filho nascido três anos após o óbito da 1ª mulher.
E que na altura do falecimento do pai teria cerca 2O anos.

Abraços

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#130768 | Margarida Gonçalves | 10 out 2006 21:46 | Em resposta a: #128687

sr.Joaquim Ries
Tenho na minha familia Pinchos :Josefa Pincho nascida em 1780 filha de Manuel Pincho de Odemira eum Vaz Pincho de Boliqueime.O apelido Reis de Loulé também tenho se lhe interessar diga
Cumprimentos
Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#131737 | SMARTMUST | 20 out 2006 20:20 | Em resposta a: #129143

Caro confrade
eu Tenho Santos , Borralho e Brito de Alcantarilha .
Se tiver algo muito agradeço .

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#132594 | jmcr | 30 out 2006 20:37 | Em resposta a: #128687

Pedia-lhe o favor de me informar se os Valentes que estudou da Guia/Albufeira terão relação com Valentes/Gonçalves Valentes de S. Bartolomeu de Messines.
Desde já o meu muito obrigado.
José Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#132605 | judiaria | 30 out 2006 21:48 | Em resposta a: #132594

Caro Jose Rodrigues
O que tenho sobre Valentes é o seguinte:
Manuel Rodrigues Valente (Junior) meu tetravô, nasceu na Guia em 1825;
filho de Manuel Rodrigues Valente, nascido na Guia, casado c/ Josefa Emilia;
filho de Manuel Rodrigues Garrocho, nascido em Albufeira, c/ Maria Oliveira, de Silves;
filho de José Rodrigues Mascarenhas, de Albufeira;

Uma filha de Manuel Rodrigues Valente, Maria Emilia casou com Manuel Francisco Janela, ambos de Albufeira;

Mas existem outros descendentes cuja descendencia ainda desconheço, por isso será possível que tenham havido ligações em Messines.

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#132630 | jmcr | 30 out 2006 23:22 | Em resposta a: #132605

Caro Joaquim Reis
Os meus Gonçalves Valentes, há um ramo que foi para Albufeira mas que eu não segui.
Descendentes de Francisco Gonçalves Valente

Até à 5ta geração.

Francisco Gonçalves Valente, nascido cerca 1681, S. Bartolomeu de Messines, Silves, falecido a 20 de Fevereiro de 1745, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, enterrado - Igreja de S. Bartolomeu de Messines, Silves (com a idade de possivelmente 64 anos).
Casado com Maria Correia, falecida a 6 de Setembro de 1719, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, enterrada - Igreja de S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram


Maria Correia, nascida cerca 1698, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 1 de Janeiro de 1723, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Inácio Martins, nascido cerca 1685, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, Alferes em 1745, tiveram

Isabel x, nascida em 1736, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, falecida cerca 9 de Dezembro de 1740, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, enterrada - Igreja de S. Bartolomeu de Messines, Silves (com a idade de possivelmente 4 anos).
Cipriano x, nascido a 5 de Setembro de 1745, Pego Escuro, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizado a 12 de Setembro de 1745, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Manuel Correia, nascido cerca 1706, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 16 de Julho de 1736, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Josefa de Sequeira, nascida cerca 1716, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

José, nascido - Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado com Luciana Cabrita, nascida - S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

José.
Casado a 6 de Junho de 1835, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Florência Maria, nascida cerca 1815, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

Manuel, nascido cerca 1735, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 8 de Maio de 1765, Castelejo, Huelva, Espanha, com Rosa Maria, nascida - S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Maria Rosa, nascida cerca 1765.
Casada a 27 de Janeiro de 1790, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Lourenço Correia, nascido cerca 1760, tiveram

Maria Vitória, nascida cerca 1796, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 24 de Março de 1821, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com José Francisco, nascido cerca 1791, Cortes, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

Maria, nascida cerca 1737, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 4 de Setembro de 1759, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Inácio Lourenço, nascido cerca 1729, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Manuel Correia, nascido cerca 1765, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 1 de Junho de 1795, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Maria Joaquina, nascida cerca 1770, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

Maria Correia, nascida cerca 1768, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 2 de Junho de 1793, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com José da Palma, nascido cerca 1739, falecido antes de 1809.
Casada a 19 de Janeiro de 1809, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Manuel Guerreiro.

Josefa Maria, nascida cerca 1778, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 20 de Junho de 1803, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Manuel Coelho.
Casada com António Martins Estevão, nascido cerca 1787, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Inácia Maria, nascida cerca 1820, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 28 de Maio de 1840, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Francisco da Silva Carneiro, nascido em 1816, Pedreira, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

João, nascido a 27 de Março de 1740, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizado a 10 de Abril de 1740, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 27 de Agosto de 1764, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Isabel Cabrita, nascida em 1739, Pereirinho, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Maria x, nascida a 21 de Junho de 1765, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Gertrudes Angélica, nascida - Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada com Manuel Martins, nascido cerca 1758, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Maria Gertrudes, nascida - S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 29 de Maio de 1814, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Inácio Calado, nascido cerca 1784, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

Isabel Gertrudes, nascida - S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 28 de Setembro de 1815, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Pedro José Ramos, nascido - S. Bartolomeu de Messines, Silves.

Manuel, nascido cerca 1782, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 25 de Novembro de 1812, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Ana Maria, nascida cerca 1777, Monte de Boi, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

Catarina x, nascida a 1 de Março de 1746, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizada a 7 de Março de 1746, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
João Correia, nascido cerca 1707, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 26 de Fevereiro de 1737, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Maria Rodrigues, tiveram

José x, nascido a 24 de Dezembro de 1740, Farrobeiras, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizado a 2 de Janeiro de 1741, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Manuel x, nascido a 16 de Outubro de 1752, Farrobeiras, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizado a 22 de Outubro de 1752, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Margarida x, nascida em 1716, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, falecida a 19 de Agosto de 1719, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, enterrada - Igreja de S. Bartolomeu de Messines, Silves (com a idade de 3 anos).
Catarina x, nascida - Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, falecida a 6 de Outubro de 1717, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, enterrada - Igreja de S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 16 de Janeiro de 1720, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Maria Guerreira, nascida cerca 1695, Ribeira do Arade, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Jorge x, nascido a 28 de Maio de 1721, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizado a 3 de Junho de 1721, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Maria x, nascida a 17 de Maio de 1723, Amorosa,S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizada a 23 de Maio de 1723, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Domingos Gonçalves, nascido a 29 de Agosto de 1724, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizado a 4 de Setembro de 1724, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado com Catarina Teresa, nascida a 12 de Novembro de 1714, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Manuel Gonçalves, nascido cerca 1741, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 25 de Maio de 1772, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Catarina Álvares, nascida a 29 de Setembro de 1754, Silveira, S. Marcos da Serra, Silves, baptizada a 6 de Outubro de 1754, S. Marcos da Serra, Silves, tiveram

José Gonçalves, nascido cerca 1773, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 8 de Fevereiro de 1801, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Maria Gonçalves.

Manuel Gonçalves, nascido cerca 1773, Corte Pereiro, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 18 de Maio de 1803, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Maria Rodrigues, nascida - Água Velha, S. Marcos da Serra, Silves.
Casado a 7 de Novembro de 1805, S. Marcos da Serra, Silves, com Maria Guerreira, nascida a 21 de Novembro de 1779, Monte Telhado, S. Marcos da Serra, Silves, baptizada - São Marcos da Serra, Silves, tiveram

Manuel Gonçalves, nascido cerca 1810, S. Bartolomeu de Messines, Lavrador.
Casado a 14 de Outubro de 1840, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Catarina da Conceição, nascida cerca 1814, Messines, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Manuel, nascido a 5 de Setembro de 1842, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizado a 15 de Setembro de 1842, S. Bartolomeu de Messines, Silves, Lavrador.
Casado com Joana Teresa, nascida - S. Marcos da Serra, Silves.

Maria Catarina, nascida em 1844, S. Marcos da Serra, Silves.
Casada a 12 de Janeiro de 1860, S. Marcos da Serra, Silves, com José Tomás, nascido em 1837, Perna Seca, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

Isabel (Valente), nascida a 15 de Setembro de 1845, Perna Seca, S. Marcos da Serra, Silves, baptizada a 30 de Setembro de 1845, S. Marcos da Serra, Silves.
Angélica Maria, nascida - S. Marcos da Serra, Silves.
Casada com Manuel Sebastião, nascido - S. Marcos da Serra, Silves, tiveram

Manuel (Sebastião), nascido a 7 de Novembro de 1852, S. Marcos da Serra, Silves, baptizado a 1 de Dezembro de 1852, S. Marcos da Serra, Silves.
José (Sebastião), nascido a 12 de Março de 1854, S. Marcos da Serra, Silves, baptizado a 30 de Abril de 1854, S. Marcos da Serra, Silves.
Inácia Maria, nascida a 22 de Novembro de 1814, Perna Seca, S. Marcos da Serra, Silves, baptizada a 30 de Novembro de 1814, São Marcos da Serra, Silves.
Casada com José Afonso, nascido a 1 de Abril de 1808, Messines, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizado a 8 de Abril de 1808, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Maria Inácia, nascida cerca 1840, S. Marcos da Serra, Silves.
Casada com Lourenço Rodrigues, nascido - S. Marcos da Serra, Silves, Lavrador.
Casada com José Rosendo, nascido a 19 de Fevereiro de 1846, S. Marcos da Serra, Silves, baptizado a 2 de Março de 1846, S. Marcos da Serra, Silves, Lavrador.

Joaquina Maria da Conceição, nascida a 11 de Dezembro de 1844, Perna Seca, S. Marcos da Serra, Silves, baptizada a 6 de Janeiro de 1845, S. Marcos da Serra, Silves.
Casada com José Inácio Rodrigues, nascido cerca 1839, S. Clara a Nova, Almodôvar, Sapateiro.

Maria do Rosário, nascida a 14 de Setembro de 1846, S. Marcos da Serra, Silves, baptizada a 27 de Setembro de 1846, S. Marcos da Serra, Silves.
Casada com João Gregório, nascido - S. Marcos da Serra, Silves.

José, nascido a 14 de Março de 1850, S. Marcos da Serra, Silves, baptizado a 30 de Junho de 1850, S. Marcos da Serra, Silves.
Casado a 24 de Janeiro de 1882, S. Marcos da Serra, Silves, com Carolina Brites, nascida cerca 1863, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

Francisco (Afonso), nascido a 18 de Abril de 1852, Perna Seca, S. Marcos da Serra, Silves, baptizado a 6 de Maio de 1852, S. Marcos da Serra, Silves.
João Gonçalves, nascido cerca 1781, Corte Pereiro, S. Bartolomeu de Messines, Silves, assassinado a 25 de Junho de 1838, S. Bartolomeu de Messines, Silves (com a idade de possivelmente 57 anos).
Casado a 30 de Novembro de 1811, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Isabel Cabrita, nascida cerca 1776, S. Bartolomeu de Messines, Silves, falecida a 29 de Agosto de 1842, Corte Pereiro, S. Bartolomeu de Messines (com a idade de possivelmente 66 anos), tiveram

José Gonçalves, nascido cerca 1812, S. Bartolomeu de Messines, Silves, Lavrador.
Casado a 11 de Julho de 1835, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Maria Guerreiro, nascida - Messines de Cima, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Inácia Guerreiro, nascida em 1848, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 4 de Fevereiro de 1869, S. Marcos da Serra, Silves, com Manuel dos Santos, nascido em 1840, S. Marcos da Serra, Silves, Lavrador.

Manuel Gonçalves, nascido - S. Bartolomeu de Messines, Silves, Proprietário.
Casado com Maria Catarina, nascida - Algoz, Silves, Proprietária.

Teresa x, nascida a 8 de Novembro de 1853, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizada a 30 de Novembro de 1853, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Maria x, nascida a 24 de Abril de 1856, Corte Pereiro, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizada a 9 de Maio de 1856, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Maria Teresa, nascida cerca 1754, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 15 de Fevereiro de 1779, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Manuel Luís, nascido a 11 de Janeiro de 1741, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizado a 19 de Novembro de 1741, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Inês Maria, nascida - S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 23 de Fevereiro de 1811, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Manuel Gonçalves Valente, nascido cerca 1781, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Manuel Gonçalves, nascido em 1814, S. Bartolomeu de Messines, Silves, falecido a 16 de Maio de 1842, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines (com a idade de 28 anos).
Casado a 2 de Março de 1840, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Mariana Vitoria, nascida em 1818, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

Joaquim, nascido cerca 1815, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 20 de Maio de 1845, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Maria da Conceição, nascida cerca 1820, Silves, tiveram

Maria x, nascida a 19 de Fevereiro de 1856, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizada a 1 de Maio de 1856, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
António, nascido cerca 1817, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 2 de Fevereiro de 1847, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Maria Inácia, nascida - S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Inácia (Valente), nascida a 22 de Março de 1855, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Francisco Gonçalves, nascido cerca 1820, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 27 de Janeiro de 1850, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Maria Verónica, nascida - S. Bartolomeu de Messines, Silves.

Teresa de Jesus, nascida - S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 11 de Outubro de 1797, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com José Rodrigues Neto, nascido cerca 1767, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Manuel, nascido cerca 1824, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado com Maria de Jesus, nascida cerca 1829, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

António (Neto), nascido a 8 de Novembro de 1854, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizado a 22 de Novembro de 1854, S. Bartolomeu de Messines.
Inês Teresa, falecida a 22 de Maio de 1836, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Maria Gonçalves, nascida cerca 1783, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 7 de Janeiro de 1808, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com António Martins, nascido cerca 1778.

Luisa da Conceição, nascida - Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 29 de Maio de 1805, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com João Lourenço, nascido - Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

José Gonçalves, nascido a 22 de Outubro de 1761, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizado a 29 de Outubro de 1761, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 18 de Janeiro de 1796, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Isabel Teresa, nascida cerca 1771, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizada - S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Maria Teresa, nascida - S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada com Domingos das Neves, nascido - S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Maria Teresa, nascida cerca 1824, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 18 de Setembro de 1849, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com José Cabrita, nascido - S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Joaquim x, nascido a 28 de Outubro de 1855, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizado a 18 de Novembro de 1855, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Francisco Gonçalves, nascido cerca 1732, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 16 de Janeiro de 1762, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Isabel do Nascimento, nascida cerca 1737, Benaciate, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

José Francisco, nascido cerca 1764, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 18 de Junho de 1794, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Ana Maria, nascida cerca 1769, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

José Gonçalves, nascido - Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado com Catarina Josefa, tiveram

Joaquim (Valente), nascido a 16 de Março de 1763, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizado a 23 de Março de 1763, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Maria Rosa, nascida em 1767, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 16 de Abril de 1792, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Bernardo José, nascido cerca 1762, Faro.


Encontrei em Alte José Rodrigues Valente a apadrinhar o casamento de Brás Martins Cabrita e Margarida Gomes Correia em 10 de Março de 1734, Alte, Loulé. Não sei de onde é. Se esta informação lhe servir ficarei satisfeito.
José Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#132890 | roberto lopes | 02 nov 2006 14:12 | Em resposta a: #132630

Caro Joaquim Reis:

Também sou descendente deste Gonçalves Valente, da Amorosa-S.B.Messines, irei confrontar estes dados com os meus, para adiantar tenho só ate ao meu 7. avô que tb é Francisco Gonçalves valente, segundo quero recordar casou duas vezes.

Até logo,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#132908 | roberto lopes | 02 nov 2006 17:40 | Em resposta a: #132594

Caro José Rodrigues:

Suspeito que o seu Francisco Gonçalves Valente cc Maria Correia são também pais do meu Francisco Gonçalves Valente cc Maria Guerreira, da Amorosa, S.B.Messines.

Pois repare que estes meus 7.os avós, cujo casamento nunca encontrei devera ter ocorrido por volta de 1720

A partir da minha 4.ª avó Maria Teresa, a arvore de costados é assim:

1. Maria Teresa * Messines cc (S.B.Messines 19.08.1845) Domingos Gonçalves * Algoz

2. Francisco Gonçalves Valente * Messines cc (S.B.Messines 16.05.1801)
3. Maria Teresa * Pêra

4. Francisco Gonçalves Valente cc (I) Isabel do Nascimento (Silves c. 1750) cc (II) Maria da Conceição (Alcantarilha 07.01.1772)
5. 2.ª m.er Maria da Conceição * Alcantarilha

8. Francisco Gonçalves Valente * Messines cc (S.B.Messines c. 1720)
9. Maria Guerreira * Messines

16. Francisco Gonçalves Valente ?????
17. Maria Correia ???

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#132934 | jmcr | 02 nov 2006 22:49 | Em resposta a: #132908

Caro Roberto Lopes

Tenho um outro ramo que ainda não consegui ligar ao primeiro pis não encontrei o casamento deste Francisco Gonçalves Valente.



Descendentes de Francisco Gonçalves Valente

Até à 4ta geração.

Francisco Gonçalves Valente, nascido cerca 1721.
Casado com Maria Guerreira, tiveram


Francisco Gonçalves, nascido cerca 1746, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado com Maria da Conceição, nascida - S. Bartolomeu de Messines, tiveram

Simão Gonçalves, nascido cerca 1776, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 2 de Maio de 1806, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Maria Vitória, nascida cerca 1781, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Florência Maria, nascida cerca 1815, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 6 de Junho de 1835, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com José Correia.

Mariana Vitoria, nascida em 1818, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 2 de Março de 1840, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Manuel Gonçalves Valente, nascido em 1814, S. Bartolomeu de Messines, Silves, falecido a 16 de Maio de 1842, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines (com a idade de 28 anos).

Domingos Gonçalves, nascido cerca 1776, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 2 de Setembro de 1806, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Catarina Gomes, nascida cerca 1781, tiveram

Maria da Conceição, nascida - S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada com António Joaquim, tiveram

Maria da Conceição, nascida - S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 4 de Fevereiro de 1856, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com José de Sousa.

Maria da Conceição, nascida cerca 1778, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 25 de Abril de 1803, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com José da Silva Machado, nascido cerca 1773, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Mariana da Conceição, nascida cerca 1806, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 10 de Maio de 1836, Silves, com José Lourenço, nascido - Silves.

Mariana da Conceição, nascida cerca 1787, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 29 de Novembro de 1812, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com António da Silva, nascido - S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

Manuel da, nascido cerca 1818, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado a 1 de Agosto de 1848, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Modesta Maria, nascida cerca 1823, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

Quitéria da Conceição, nascida cerca 1788, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 2 de Fevereiro de 1813, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Domingos da Silva, nascido em 1783, Monte da Charneca, Alte, Loulé.

Francisco Gonçalves, nascido cerca 1790, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado com Maria Teresa, nascida - Pêra, Silves, tiveram

Maria Teresa, nascida cerca 1820.
Casada a 19 de Agosto de 1845, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Domingos Gonçalves, nascido - Algoz, Silves.

Maria Guerreira, nascida cerca 1755, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 31 de Maio de 1780, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Manuel Martins Carrasqueiro, nascido cerca 1750, Amorosa, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

Pode mandar-me o seu endereço de email.
O meu é jmcr arroba sapo ponto pt
Cumprimentos
José Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#134027 | jmcr | 14 nov 2006 09:21 | Em resposta a: #132934

Caro roberto Lopes e Joaquim Reis
Gostaria de trocar informações convosco.
o meu endereço é jmcr@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#134074 | roberto lopes | 14 nov 2006 17:36 | Em resposta a: #134027

Caro Jmcr:

O meu endereço de e-mail é robertolopesarrobaportugalmailpontopt

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#134087 | SMARTMUST | 14 nov 2006 19:40 | Em resposta a: #132605

Carissimo Joaquim
tem alguma coisa sobre Lourenço Correa Mascarenhas de Albufeira?
e
Antonio Silvestre Judice de Alcantarilha?


Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#134265 | judiaria | 16 nov 2006 04:32 | Em resposta a: #134087

Carissimo

O nome Lourenço Correa Mascarenhas é familiar ao meu ouvido, mas vou fazer umas buscas (estou longe da documentação) e depois lhe digo mais.

Quanto a Alcantarilha não tenho nada ainda; Quem poderá ter algo de Alcantarilha será a confreira Melissa.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#134266 | judiaria | 16 nov 2006 04:34 | Em resposta a: #134027

Carissimo jmcr

O meu endereço é joaquim-reis@sapo.pt


Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

descendentes de Manoel Bocarro

#134499 | judiaria | 17 nov 2006 17:46 | Em resposta a: #129168

Caro Roberto
verificando a minha árvore:
Manoel Santos Bocarro c/ Felicia Jesus
Antonio Santos Bocarro c/ Thereza Assumpção
João Santos Bocarro c/ Maria Ignacia
Augusto Santos Bocarro c/ Maria Joaquina
Jose Augusto Santos c/ Emilia Conceição Ricardo
Lidia Conceição Santos c/ Joaquim Reis Pechem
Joaquim Manuel Santos Reis
portanto serei 5 neto do seu 7 avô.

Tambem seremos parentes pela familia Serpa, ligando em minha bisavó Maria Joaquina c/ Augusto Santos Bocarro, assim:
Francisco Serpa c/ Josepha Maria
José Serpa c/ Feliciana Roza
Gertrudes Conceição Serpa c/ Jose Manuel
Valentim José (Serpa) c/ Felicidade Conceição
Maria Joaquina c/ Augusto Santos Bocarro

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#134504 | SMARTMUST | 17 nov 2006 18:31 | Em resposta a: #134265

Carissimo joaquim
obrigado pela resposta fico a aguardar.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Familia Serpa

#141814 | judiaria | 26 jan 2007 16:09 | Em resposta a: #129168

Carissimo primo Roberto
Nos dados que me forneceu sobre a familia Serpa de Portimão, encontrei um Damião José Serpa (meu 5º avô) casado com Feliciana Roza, o qual no nascimento de minha 4ª avó Gertrudes, que era gémea com Maria, em 1819, aparece apenas como José Serpa. Como o nome do conjuge e dos pais confere, será que Damião José Serpa será o mesmo José Serpa?
Já agora podia dizer-me o que quer dizer a expressão "mulher parda" ?

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

Vaz Pincho

#141816 | judiaria | 26 jan 2007 16:29 | Em resposta a: #130768

Carissima Margarida

Só agora me foi oportuno responder a v/ nensagem de 10/10/06, mas verifiquei que tenho um ascendente de Boliqueime chamado Vaz Pincho, pelo lado Serpa de Portimão. Quanto a Reis, os meus são da zona de Silves / Lagoa e não sei a origem do nome (pela via materna eram Rocha, e pela paterna eram Alves Silveira e de repente passam a Reis Semedo a partir de meu tetravô).

Estou mais interessado em Vaz Pincho e sua descendência, para ver se tem aguma ligação aos Pinchos de Estombar.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Pincho

#141830 | rafael | 26 jan 2007 18:02 | Em resposta a: #141816

Caro Joaquim Reis

Tenho antepassados Pincho, de Boliqueime e Vaz Pincho, da freg. de São Bartolomeu de Messines. Mas como não sei "para que lado me hei-de voltar"vamos lá ver se não demoro a enviar-lhe quem são.

Cumprimentos amigos.
rAFAEL cARVALHO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Serpa

#142211 | roberto lopes | 29 jan 2007 14:02 | Em resposta a: #141814

Carissimo Joaquim Reis:

É uma questao complicada, a familia Serpa como outras tantas familias da época tinham o habito de colocar os mesmos nomes e sequencias de apelidos nos seus filhos muitas vezes comuns com os nomes de primos irmaos, segundos, terceiros e por ai adiante e um defeito muito grande que penso que dependia do padre que preparava o assento, em que se acrescentavam, variavam ou se omitiam apelidos e por desgraça por exemplo se mudava de Feliciana Rosa para Feliciana da Conceiçao, que em alguns casos é a mesma pessoa e noutros uma pessoa distinta!!!
Soluçao: Investigar toda a familia, os colaterais, os nascimentos, os obitos, os casamentos sao sempre de grande ajuda para deslindar os misterios.

No caso do Damiao Jose Serpa sera pouco provavel que seja o mesmo que Jose Serpa, na minha opiniao sao individuos distintos, se poderia omitir o segundo nome trocar os apelidos ou omitilos, que nao se verifica neste caso!

Relativamente a expressao "mulher parda" penso que se trata de uma mulher moura, muito provavelmente mestiça (raça lusa+ raça moura) porque tem apelidos portugueses e nao é escrava nem serva!!!

Com os melhores cumprimentos do primo,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#189314 | judiaria | 23 mar 2008 16:27 | Em resposta a: #134027

Carissimo

É para lhe dizer que o meu e-mail actualmente é joaquimreis arroba silvesdigital ponto com


Cumprimentos
Boa Páscoa

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#197446 | LBolacha | 21 mai 2008 19:02 | Em resposta a: #129532

Cara M.Elisa

Será que dispoe mais informações sobre este casal e ascendentes:

DOMINGOS GONÇALVES e MARIA DA CONCEIÇÃO, neto paterno de MANUEL GONÇALVES CALDEIRA cc JOANA FIGUEIRA neto materno de MANUEL GONÇALVES cc CONSTANÇA FERNANDES

Diz aqui que são seus ancestrais e acabei hoje de descobrir que também são meus.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#197481 | melisa | 21 mai 2008 23:56 | Em resposta a: #197446

Caro Levi

Tenho muito poucas informações sobre eles.

Domingos Gonçalves casou com Maria da Conceição em Portimão a 24/8/1728 sendo ele filho do 2º casamento de Manuel Gonçalves, natural de S.Bartolomeu de Messines com Constança Fernandes,natural de Portimão.

Manuel Gonçalves e Constança Fernandes, Casaram em Portimão a 14/9/1706 sendo ele viúvo de Catarina Rodrigues, que falecera em Faro onde o casal à data residia. Era filho de Diogo Gonçalves e Margarida Gonçalves, moradores em S.Bartolomeu de Messines e ela já falecida em 1706.

Constança Fernandes, nascida em Portimão a 8/12/1680, era filha de Leonor Fernandes (b. Ptm 9/5/1655) e Gregório Gonçalves . neta paterna de João Rebelo e Catarina Dias, neta materna de João Franco e Constança Fernandes.



JOÃO REBELO e CATARINA DIAS foram moradores em Portimão onde nasceram alguns dos seus filhos, mas em dada altura viveram em Armação de Pera.Faleceram antes de 27/9/1696.

Pais de:

- o referido GREGÓRIO GONÇALVES, b.Ptm a 9/10/1650 e casado em Ptm a 7/7/1672 com LEONOR FERNANDES.


- MANUEL DIAS REBELO, b. em Ptm a 17/3/1658 aí casou em 2/8/1695 com Maria Canelas.( fª de António Gonçalves e de Maria dos Reis)

- DOMINGOS FERNANDES, b em Ptm a 17/3/1658 que sendo então morador em Armação de Pera, casou em Portimão a 8/11/1694 com Francisca do Nascimento (fª de Manuel Vicente e Maria Fernandes e estes pais também de Francisco Vicente que sendo viúvo de Francisca de S.João, casou com Maria de Jesus da Costa sendo ela viúva do Capitão Filipe Alistão Raposo).

- FRANCISCO FERNANDES que casou em Ptm a 8/8/1689, com Antónia Martins (fª de Manuel Martins e Catarina Ferreira)

- MARGARIDA DO ESPÍRITO SANTO , casou Ptm a 16/5/1694 com Manuel Fernandes(?)
- JOÃO REBELO, casou Ptm 27/9/1696 c/ Maria dos Santos.
_____________________________________

JOÃO FRANCO E CONSTANÇA FERNANDES, foram moradores em Portimão tendo ela falecido antes de 15/2/1666 e ele entre Janeiro de 1667 e Julho de 1672.

Pais de:

- JOÃO FRANCO que casou em Ptm a 16/11/1659 c/ Maria Rodrigues, moradora em Ferragudo.(no registo deste casamento e ela que é dada como fª de João Franco/ Constança Fernandes, mas julgo ser erro do Padre)

- ANTÓNIO FERNANDES , b. Ptm a 29/5/1640, aí casou a 10/1/1667 com Catarina Ribeira.

- LEONOR, b. Ptm a 5/8/1649 , s.m.n.

- MARGARIDA , gémea da anterior, s.m.n.

- GREGÓRIO FERNANDES, que casou em Ptm a 15/2/1666 c/ Domingas Nunes

- A antes referida LEONOR FERNANDES,b. em Ptm a 9/5/1655 e casada com GREGÓRIO GONÇALVES.

Comprimentos desta de novo parente
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Gonçalves e Joana Figueira sua m.er

#197482 | melisa | 22 mai 2008 00:02 | Em resposta a: #197481

Caro Levi

Quando referi que tinha poucas informações referia-me a Manuel Gonçalves e Joana Figueira s/ m.er e não aos outros evidentemente.

Renovados cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Viscondessa de Miranda

#197483 | LBolacha | 22 mai 2008 00:17 | Em resposta a: #197481

Cara M.Elisa

Muito obrigado por tanta informação nova =D

Com tanto cruzamento entre tanta familia era inevitavel que eu também fosse prima da senhora, tal como já descobri varias ligações ao caro Roberto.

Mais uma vez muito obrigado, e qualquer coisa, disponha.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Pincho

#263973 | Henri | 16 out 2010 13:11 | Em resposta a: #141816

Caro Sr.Joaquim Reis

Verifico que estas mensagens são de há algum tempo por isso não sei se ainda andará aqui pelo forum...Ao iniciar a minha árvore deparei-me com um problema da parte dos Pincho. Ao ler as suas mensagens atrevo-me a pedir-lhe se me pode ajudar na seguinte questão:

Teodoro Pincho (meu avô materno) n. 1890 em S.Teotónio, concelho de Odemira. Sua mãe Hortense Camacho e filho de pai incógnito. Sabe-se que o pai era José Pincho, solteiro, natural do Algarve (uma tia fala-me em Silves...). Há alguma forma de poder chegar a saber mais alguma coisa?

Desde já agradeço.

Cumprimentos

Maria Lança

Resposta

Link directo:

RE: Pincho

#264073 | Henri | 18 out 2010 18:29 | Em resposta a: #263973

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Pincho

#264087 | Marggo | 18 out 2010 23:37 | Em resposta a: #263973

Cara Maria Lança

Desculpe o atrevimento de responder ao seu pedido,Tenho Pinchos na familia sendo uns de S. Teotónio , Pêra e outros de Silves, julgo eu pois é um ramo que ainda está atasado devido às dificuldades .O Arq de Beja não esta na Net. Minha 4ª avó era Josefa Pincho nasc em 1780 filha de Manuel Pincho e Teodora Angélica.Tenho mais uns Pinchos se desejar diga pode ser algum dos que procura.
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Pincho

#264091 | Henri | 19 out 2010 09:03 | Em resposta a: #264087

Cara Marggo

Obrigada por ter respondido, estava a perder a esperança.
Vou pedir ao ADB o assento de nascimento do meu avô, para confirmar o que me "dizem", pois não sei se sou capaz de sair daqui.
O meu avô materno era Teodoro Pincho, nasceu em 1890, em S.Teotónio, morreu em 1966. A mãe deste era Hortense Camacho, solteira. E mais não sei. O que me dizem é que ele era filho de pai incógnito mas sabem que o pai se chamava José Pincho, era solteiro e era do Algarve (como vê é muito pouco). Sei que tiveram mais filhos: Manuel Hortense Camacho, Teodora Camacho e Faustina Camacho(nasceram todos em S.Teotónio e não usavam Pincho, só usava Pincho o meu avô). Como é que vou encontrar um José Pincho, no Algarve, sem saber mais que isto? Na família, parece que não sabem mais ou...Os seus Pinchos são mais antigos, quem sabe os "mesmos", como é que lá chego? Se me puder ajudar, fico-lhe muito grata, pois neste ramo parece que não vou passar do meu avô. Obrigada.

Cumprimentos,

Maria Lança

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Pincho

#264125 | Fernando do Vabo | 19 out 2010 23:57 | Em resposta a: #264091

Cara Mª Lança.

Se você quer saber algo a respeito do Algarve, entre em www.genealogiadoalgarve.com

Mande uma mensagem pra o Sr.Nuno Inacio.

Êle desenvolveu um trabalho muito bom sobre as familias da região.

Independente disso, encontrei apenas um João Pincho de 1660 em Portimão.

Êle por estar lá em Portugal e na região, deverá ter mais condições de ajudar.

No family search, também tem varios PINCHO, quem sabe se não da uma abertura pro seu trabalho.

Desculpe a intromissão.

Abraços

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Pincho

#264126 | Henri | 20 out 2010 00:21 | Em resposta a: #264125

Caro Fernando do Vabo

Obrigada pelas "dicas", vou segui-las.

Cumprimentos,

Maria Lança

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Pincho

#264130 | judiaria | 20 out 2010 11:48 | Em resposta a: #264126

Bom dia
desculpe a demora em responder mas não tenho vindo ao forum. Quanto aos Pinchos, que tambem usavam Aleixo e Padeiro, tenho muitos, sendo dessa época, pois casou em 1852 o meu tetravô de nome Joaquim José ou Joaquim dos Santos Pincho ou Joaquim dos Santos Padeiro. Vou ver se tenho da época algum José e depois lhe digo alguma coisa.

Cumprimentos
Joaquim reis

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Pincho

#264131 | Henri | 20 out 2010 11:56 | Em resposta a: #264130

Bom dia

Fico-lhe muito agradecida.

Cumprimentos

Maria Lança

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Pincho

#269137 | Henri | 23 jan 2011 17:21 | Em resposta a: #264087

Cara Marggo

A minha busca continua difícil neste ramo dos Pincho, mas já tenho mais uma informação. O meu bisavô, José Pincho, nasceu na Herdade do Malhadil, freguesia de S.Teotónio, entre 1855 e 1870. Era filho de Rosa de São José. Não sei o nome do pai. Teve pelo menos uma irmã, Rosa Pincho. Será que nos seus Pincho de S.Teotónio tem alguma coisa sobre ele?

Se me puder ajudar agradeço.

Cumprimentos,

Maria Lança

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Pincho

#269299 | Henri | 26 jan 2011 00:31 | Em resposta a: #264087

Cara Marggo

A minha busca continua difícil neste ramo dos Pincho, mas já tenho mais uma informação. O meu bisavô, José Pincho, nasceu na Herdade do Malhadil, freguesia de S.Teotónio, entre 1855 e 1870. Era filho de Rosa de São José. Não sei o nome do pai. Teve pelo menos uma irmã, Rosa Pincho. Será que nos seus Pincho de S.Teotónio tem alguma coisa sobre ele?

Se me puder ajudar agradeço.

Cumprimentos,

Maria Lança

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Pincho

#269304 | Marggo | 26 jan 2011 01:11 | Em resposta a: #269299

Cara Maria

Esse ramo dos meus Pinchos de S, Teotónio está na mesma uma vez que pertence a Beja e não está onile.No entanto estou vendo os livros de Aljezur pode ser que apareça algo.Tenho já uns casos de Beja para ir ver na Torre do Tombo e não me esquecerei de si.
Logo que tenha elementos digo-lhe,mas é preciso ter muita paciencia para ir ligando os ramos das árvores geneológicas.
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Pincho

#269532 | Henri | 30 jan 2011 20:00 | Em resposta a: #269304

Cara Marggo

Tenho pedido cópias de assentos ao Arquivo Distrital de Beja e têm-me enviado por correio. Informaram-me que os assentos de baptismo da freguesia de S.Teotónio, entre 1796 e 1859, encontram-se na Torre do Tombo.
Fico-lhe agradecida pela disponibilidade e prometo ter paciência.

Cumprimentos
Maria Lança

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Pincho

#269604 | Marggo | 31 jan 2011 23:26 | Em resposta a: #269532

Cara Maria

É precisamente essas datas que me interessam uma vez que a Josefa Pincho aparece em 1780 e nada sei dos seus ascendentes.Casou com um Pedro J. Simões de Sabugal Pinhel que ainda não consegui saber muita coisa.Enfim é preciso muita paciencia para ir juntando todas estas linhas.

Logo que saiba alguma coisa entro em contacto.
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

Serpa - Visconde de Alvor

#334105 | Joana Belchior | 20 ago 2013 18:46 | Em resposta a: #129270

Boa tarde.

Interesso-me muito por genealogia e fico contente por obter mais informações sobre os ascendentes do Visconde de Alvor, o meu trisavô.
Continuação de um bom trabalho. Se necessitar de alguma informação que eu possa facultar fique à vontade.

Resposta

Link directo:

RE: Serpa - Visconde de Alvor

#334154 | m.elisa | 21 ago 2013 18:44 | Em resposta a: #334105

Cara Joana

Pelo apelido julgo que seja uma das gemeas irmã de João Belchior e filha de Luis Belchior.

Salvo erro a sua avó paterna chamava-se Elisa.

Confirme-me por favor o nome dos seus bisavós pais da referida senhora, sendo que a sua bisavó seria filha natural do Visconde de Alvor.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Serpa - Visconde de Alvor

#334159 | Joana Belchior | 21 ago 2013 20:52 | Em resposta a: #334154

Boa tarde.

Sim, sou uma das filhas de Luís e Ana Maria Belchior.
A minha avó paterna chamava-se Maria Elisa Serpa Vieira Belchior. Os pais dela chamavam-se Adelina Gertrudes da Conceição Serpa e Joaquim Carlos Guerreiro Vieira.

Cumprimentos,

Joana Belchior

Resposta

Link directo:

RE: Serpa - Visconde de Alvor

#334312 | m.elisa | 24 ago 2013 17:38 | Em resposta a: #334159

Cara Joana

Só hoje tenho oportunidade de responder à sua mensagem.

Na realidade nunca estudei completamente a árvore de seu trisavô. No entanto recorrendo à magnífica obra de José krohn da Silva e Miguel Maria Telles Moniz Côrte Real, fidedígnos geneologistas das gentes do Algarve, na sua obra "Titulares do Liberalismo do Algarve" temos:

1. José Joaquim Serpa, n. Portimão 08.08.1827
filho de:

2. José Duarte Serpa, n. Portimão, lavrador aí nascido a 1835 e de
3. Gertrudes Filipa, n. Portimão
Neto paterno de:
4. José Duarte Serpa, lavrador, n. Portimão 11.09.1749, cc (Portimão 12.01.1773)
e de
5. Ângela Gomes, n. Portimão 18.10.1750.

O nº 4 filho de:

8. João de Serpa, n. Portimão 17.06.1720, cc (Portimão 25.04.1741)
9. Catarina Duarte, n. Portimão, 1a. mulher.

Sendo o nº 8 filho de:

16. Pedro de Serpa, n. Portimão 15.02.1691, cc (Portimão 24.10.1716)
17. Antónia Maria, n. Portimão.

Além destes dados e agora resultante de pesquisa minha dado ter antepassados comuns comigo, temos:

Pedro de Serpa (16º)era filho de outro Pedro de Serpa, que em 7/7/1653 casou em Portimão com Maria da Esperança, sendo ele filho de Gregório de Serpa e de sua m.er Brites Rodrigues.

Estes últimos também pais de de Luzia Jorge cc(Ptm 12/1/1660) com Diogo Simões (meus antepassados bem como dos confrades Rui Pereira e Roberto Lopes).

Sem provas documentais, por falta de registos paroquiais para a dfata em Alvor, mas baseado na época em questão e também na política de atribuição de nomes aos filhos (era pai de uma Margarida Jorge, bem como de um Pedro de Serpa), o dito Gregório de Serpa seria muito provavelmente filho de Pedro de Serpa e de s/ m.er Margarida Jorge, moradores nos Montes de Alvor , nascidos cerca de 1580 a 1600.


O Visconde de Alvor, José Joaquim Duarte Serpa casou em 1859 com D.Maria João de Abreu Fialho, de quem não teve filhos.

Fora do casamento teve:

-D.Adelina Gertrudes da Conceição Serpa casada com Joaquim Carlos Guerreiro Vieira (seus bisavós)

- D.Gertrudes Adelina da Conceiçao Serpa ,nascida em Portimão em 1885, onde casou a 17/4/1916 com seu primo João Duarte Serpa.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Concelhos de Silves Lagoa Portimão Albufeira

#431042 | Elsa Lopes | 08 fev 2021 16:33 | Em resposta a: #264126

Boa tarde,

Gostaria de saber se já encontrou o "seu" José Pincho, uma vez que enho um na minha árvore familiar, nascido em 1720, casado com Maria Cecília e com pelo menos duas filhas: Josefa Joaquina e Rosa Perpétua. São todos de Pêra, Silves.

Grata,

Elsa Rosa Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 23:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen