pesquisadores de Santarém

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

pesquisadores de Santarém

#128709 | liasantos | 16 set 2006 20:23

Será que existe alguém que possa me ajudar a fazer pesquisa no Ad. de Santarém.
Lia Santos

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#128778 | JCC | 17 set 2006 22:54 | Em resposta a: #128709

Cara Lia Santos

Os livros de Santarém não estão em Santarém mas sim em Lisboa, na Torre do Tombo.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#128784 | rmfrp | 17 set 2006 23:38 | Em resposta a: #128778

Caro João Cordovil Cardoso:

Nem todos os livros paroquiais do distrito de Santarém estão na Torre do Tombo. Uma parte encontra-se no Arquivo Distrital de Santarém.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#128787 | JCC | 18 set 2006 00:11 | Em resposta a: #128784

Caro Rui

São os mais recentes, não?

Até agora encontrei todos os que precisei na TT mas essa é uma boa informação.

Um abraço

João CC

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#128791 | rmfrp | 18 set 2006 00:35 | Em resposta a: #128787

Caro João Cordovil Cardoso:

Suponho que, tal como parece suceder em todo o país, as novas de incorporações se façam sempre nos arquivos distritais e não na Torre do Tombo. Mas também há registos antigos em Santarém. Posso dar-lhe o exemplo da freguesia do Beco, no concelho de Ferreira do Zêzere, cujos paroquiais dos séculos XVII-XVIII consultei em Santarém.

Quando estive pela última vez em Santarém, há cerca de um ano, o AD Santarém já tinha disponíveis alguns microfilmes correspondentes a livros paroquiais do distrito existentes na Torre do Tombo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#128837 | samorim | 18 set 2006 15:46 | Em resposta a: #128709

cara lia santos
de acordo com info obtida no ad santarem há 15 dias os registos anteriores 1634 estão tt lisboa cpts samorim

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#128885 | rmfrp | 18 set 2006 23:45 | Em resposta a: #128837

Caro(a) samorim:

A distribuição de registos entre Santarém e Lisboa será certamente variável de freguesia para freguesia, pelo que o limite que indica não pode ser geral. Aliás tenho cópia de um registo do Beco, do ano de 1612, que se encontra no AD Santarém.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#128974 | liasantos | 20 set 2006 04:28 | Em resposta a: #128778

Caro Joao Cordovil Cardoso.
obrigado por me reponder, e mesmo estando em Lisboa, preciso de ajuda, tendo em vista que nao vivo em Portugal.
sera que vc poderá me ajudar? Meu avô nasceu em Achete, Torre do Bispo.
o nome dele era Jose Colasso.
Aguardo sua resposta.
Abraço.
Lia Santos - Sao Paulo - Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#128975 | liasantos | 20 set 2006 04:35 | Em resposta a: #128837

Caro(a) Samorim.
obrigado por me reponder, e mesmo estando em Lisboa, preciso de ajuda, tendo em vista que nao vivo em Portugal.
sera que vc poderá me ajudar? Meu avô nasceu em Achete, Torre do Bispo.
o nome dele era Jose Colasso.
Aguardo sua resposta.
Abraço.
Lia Santos - Sao Paulo - Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#128998 | samorim | 20 set 2006 12:19 | Em resposta a: #128975

cara lia santos
vou tentar descobrir seu avô mas preciso dados rigorosos tais como:
ano provavel seu nascimento e apelido correcto pois em portugal a grafia corrente de colaço é como indico.nomes seus ascendentes. achete é uma das 28 freguesias do concelho de santarém e torre do bispo é um lugar da freguesia de são vicente do paúl que tb é freguesia do mesmo concelho. favor clarifique e forneça mais dados que tiver para facilitar pesquisa. cpts samorim

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#129032 | samorim | 20 set 2006 19:43 | Em resposta a: #128784

caro rui pereira
a sua intervenção do dia 18 está correcta. com efeito a distribuição dos registos é variável pelo que só através de consulta prévia se conhece a sua localização.generalizei um caso particular.cpts samorim

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#129365 | liasantos | 24 set 2006 14:49 | Em resposta a: #128998

Caro Samorim, o nome de meu avo paterno é Jose Colasso, filho de Luiz Colasso e Maia do Livramento, a data do seu nascimento é 01/02/1883.
neto paterno de Antonio Colasso e Maria Jose e materno de Jose Timóteo e de Luisa da Conceicao.
Esses dados me foram informados pelo AD de Santarém.
No certidao de casamento de meu avo foi incluido o sobrenome Beirante, ou seja, Jose Beirante Colasso.
Será que existe outros sobrenomes diferentes ou foi algum erro na grafia dos nomes nos passar dos anos?
Como posso ter certeza?
Atenciosamente.
Lia Santos

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#130300 | samorim | 06 out 2006 21:28 | Em resposta a: #128998

cara lia santos
reuni as seguintes infos de batismos referentes anos 1883 e 84 no ad santarém:
josé (seu avô), nascido em 1-2-1883 na torre do bispo, freguesia de achete- na época designava-se santa maria de achete- pais e avôs conforme referido por si na sua msg, padrinhos josé colasso, solteiro e maria josé, casada ambos moradores no lugar de alcaidaria da mesma freguesia.
maria, nascida em 29-9-1883, filha de filipe colasso e de josefa da conceição, neta paterna de joaquim josé colasso e de gertrudes do espirito santo e materna de joaquim beirante e de maria da conceição, padrinhos manuel joaquim, solteiro e maria da conceição, casada ambos moradores no lugar do verdelho da mesma freguesia.
antónio, nascido em 16-1-1884, filho de francisco beirante collaço e de maria rosa, moradores no lugar de alcaidaria, neto paterno de antónio beirante collaço e de maria violante e materno de josé caetano e de joaquina maria, padrinhos antónio beirante, solteiro, morador no arneiro dos borralhos e maria do livramento, casada, moradora na torre do bispo. saliento que a grafia collaço referida está conforme consta no assento de batismo. com efeito, tive o cuidado de reparar que foram párocos diferentes a fazer estes registos e cada um escrevia à sua maneira.
como se verifica a sra tem parentes de apelido beirante registados e era frequente, na época, como deve saber, usar o critério de quem ia fazer o registo paroquial para atribuição de nomes ou apelidos.
espero que fique esclarecida sobre a raiz beirante de seus antepassados.
melhores cumprimentos
samorim

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#130378 | liasantos | 07 out 2006 22:06 | Em resposta a: #130300

Olá, Samorim, agradeço sua ajuda por conseguir mais dados para minha pesquisa, mas tenho dúvidas nas grafia do sobrenome Collaço?
Na certidão de Casamento de meu avô Jose Colasso, qual estaria certo?
Collaço, Colacio, Colasso ou collacio?
Inclusive já estou pedidndo a Justiça brasileira para se fazer a retificação do sobrenome Collacio para Colasso, pois para adquirir a cidadanioa protuguesa precisa estar igual ao do nascimento e casamento.
Será que posteriormente terei problemas com as grafias dos nomes?
o que vc acha?
Samorim o beirante deve ter sido adotado por meu avô na hora de se casar, pois as informações que obtive do AD de Santarém o este Colasso que esta no registro paroquial.
Você, mora em Santarém?
um grande abraço e obrigado por sua ajuda.
Lia Santos

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#130418 | samorim | 08 out 2006 11:33 | Em resposta a: #130378

cara liasantos
sempre que lemos documentos de registos antigos verificamos a existência frequente de erros ortográficos por parte de quem tinha de os elaborar. os próprios párocos que faziam parte dos grupos mais instruidos cometiam erros semelhantes; este o motivo porque a grafia da palavra colasso usada na época do nascimento de seu avô teve outra ou outras versões como verificamos nos registos que lhe enviei. hoje em dia a forma usual de escrever aquele apelido é colaço. dei uma vista de olhos pela lista telefónica local e todos os colaços tem esta grafia. se eu escrever hoje colaço de maneira diferente, ou mostro ignorância ou estou a referir uma forma antiga do registo do apelido e provavelmente não é erro. sim, vivo numa àrea rural do concelho de santarém a 15km da cidade. abraço samorim

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#130671 | liasantos | 10 out 2006 04:26 | Em resposta a: #130418

Caro Samorim.
Como lhe escrevi estou retificando o sobrenome de meu avô do meu pai o meu e de minhas filhas, tendo em vista que sua certidão de óbito esta Colasso. Será que vou ter problemas para adquirir a dupla cidadania?
Estas famílias Colaços poderá ser parentes meus?
O livro OS COLAÇOS tem alguma referência com os colaços de Santarém?
Se puder me ajude a dicifrar minha dúvidas.
um abraço.
Lia Santos

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#135801 | Samuel C O Castro | 28 nov 2006 17:57 | Em resposta a: #130418

Estimado Samorim,

Venho pedir-lhe um especial favor. Seria possível você me fazer a gentileza de consultar o Nobiliário de Jorge de Salter de Mendonça, no Arquivo Braancamp Freire, em Santarém e, ali colher os dados completos do ramo de D. Francisco de Castro, ou xerocar e me enviar via e-mail ou carta simples ?
Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#143357 | romeu | 08 fev 2007 13:26 | Em resposta a: #128837

Caros colegas

Deixo aqui um pedido de pesquisa no AD de Santarém, a quem porventura tenha alguma disponibilidade. Procuro a data de nascimento de:

Leandro de Souza, natural de Rezouro, freguesia de Olival, concelho de Ourém; filho de João de Souza natural da Barreira, Leiria, e de Thereza de Jezus, natural do Rezouro, Olival.

Sei que se casou em 1846 e com o nome pouco comum, deve facilitar a pesquisa. O problema é que num assento de um seu descendente diz que é natural de outra freguesia, de Leiria, e noutro diz que é natural do Rezouro, Olival. Mas estou à espera de ele ser mesmo de Rezouro.

Apesar de não ter confirmação, pois vi num assento de um possível irmão, deverá ser neto paterno de Joaquim de Souza e de Thereza da Cunha, ambos da Barreira, Leiria, e neto materno de Joze de Souza, natural de Tomareis, Olival e de Thereza de Jezus, natural de Espite.

Agradeço desde já mais uma vez a disponibilidade de algum colega para confirmar estes dados e data de nascimento.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisadores de Santarém

#143487 | Samuel C O Castro | 09 fev 2007 21:43 | Em resposta a: #130418

Estimado Evélio Amorim,

Não sei se estás com problema em seu e-mail, a qual passei duas mensagens e não recebi resposta. Peço sua gentileza de confirmar se os recebeu. Agradeço pela atenção. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 03:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen