família Teles Malafaia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

família Teles Malafaia

#128717 | CRISTINA MALAFAIA | 16 set 2006 22:28

Boa noite meu nome é Cristina Malafaia, sou neta de Alberto Lopes Ribeiro Teles Malafaia que nasceu em 1905 em Portugal (Tondela) e veio para o Brasil em 1913. Ele era filho de Ana Teles Malafaia que também veio para o Brasil, eles nunca mais retornaram a Portugal. Como estou indo pela primeira vez ao Porto na próxima semana gostaria de obter algumas informações sobre eles pois gostaria de visitar a cidade que meu avô nasceu...

Atenciosamente,
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#128789 | Likamala | 18 set 2006 00:22 | Em resposta a: #128717

Olá Cristina

Eu, Eliana Malafaia, tenho o mesmo interesse que você, conhecer meus familiares de Portugal.
Meu pai David Ferreira Malafaia, nascido em Sta Cruz da Trapa em 1914, ele estudou em Lisboas, antes de vir para o Brasil em 1949, juntamente com o irmão Hermínio Leal e a mãe Eulália Leal Malafaia, todos já falecidos, porém sem nunca mais voltar a terrinha, como diziam. Tenho um filho de 26 anos e gostaríamos de buscar nossas origens.
Grata - Abraços - Eliana

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#128793 | Likamala | 18 set 2006 00:45 | Em resposta a: #128789

Cristina, esqueci de dizer que meu avô era Álvaro Teles Malafaia e que ficou aqui no Brasil, em Belém do Pará, quando vieram ao Brasil, antes de meu pai nascer. Minha avó Eulália, voltou para Portugal esperando meu pai David. Nunca mais se encontraram e os filhos quando já estavam adultos, voltaram ao Brasil e também nunca mais ficaram sabendo do pai. Em Portugal eles tinham um tio que era padre, também chamado David e que ajudou a criar os sobrinhos.

Gostaria que se alguém mais tomar conhecimento dessa história que tenha alguma informação, favor manifestar-se.

Grata Lika.

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#128823 | CRISTINA MALAFAIA | 18 set 2006 14:25 | Em resposta a: #128793

Lika,

Meu avô também foi criado por um tio que era padre quando mãe dele (ana) veio para o Brasil, mas segundo minha mãe o nome dele também era Alberto como meu avô. Vou verificar,minha mãe tem uma carta dele para minha bisavó.

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#128854 | Likamala | 18 set 2006 18:11 | Em resposta a: #128823

Cara Cristina,

Fiquei feliz com sua resposta. Na verdade, quando disse que meu pai David e tio Hermínio, vieram para o Brasil (Minas Gerais) acompanhados da minha avó Eulália, me enganei, ela nunca mais voltou ao Brasil. Eles vieram para cá, somente quando ela faleceu, lá em Portugal.
Quem veio com eles foi uma tia, também chamada Ana, que ajudou a criá-los e que nunca se casou e que faleceu aqui em Belo Horizonte.
Aguardo contatos, quem sabe iremos descobrir nossos parentes lá em Portugal?

Abraços - Lika

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#128917 | pinheirov | 19 set 2006 15:25 | Em resposta a: #128717

Cara Cristina Malafaia

Tentei comunicar consigo para o seu endereço web, mas sem sucesso. Peço verifique o endereço e me diga algo.
Cordiais saudações.

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#128943 | Nuno Oliveira | 19 set 2006 19:40 | Em resposta a: #128854

Caros Malafaias, descendentes de Santa Cruz da Trapa:
Caso estejam interessados, posso enviar-vos uma foto do solar dos Malafaias de Santa Cruz da Trapa, um dos mais belos e ricos exemplares da arquitectura barroca desta região, construido cerca de 1770/80 por Nicolau Nazoni, arquitecto italiano, também responsável pela arquitectura da Torre dos Clérigos, no Porto, que é o ex-libris dessa cidade. Pena é que, actualmente, o solar dos Malafaias de Santa Cruz da Trapa esteja num calamitoso estado de degradação. Se ele ruir é uma joia da arquitectura que se perde! Posso igualmente enviar-vos mais algumas informações sobre essa família e a casa onde habitaram.
Aconselho-vos a que procurem também nos Malafaias, de Serrazes, porque, se não eram os mesmos de Santa Cruz da Trapa, eram parentes muitíssimo próximos. Sobre estes de Serrazes existem histórias muito curiosas, mormente a do "Crime dos Malafaias" ou "Crime de Serrazes" que, em 1917 e anos seguintes, fez correr muita tintas na imprensa local e nacional por causa do crime pacional que vitimou Augusto Teles de Malafaia.
Bem, deixem o vosso e-mail que eu verei se vos posso enviar alguma informação sobre os vossos avoengos Malafaias.
Atenciosamente:
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#128945 | nevesa | 19 set 2006 20:08 | Em resposta a: #128943

Caro Eduardo Nuno Oliveira

Tenho feito muitas pesquisas sobre os meus antepassados em Serrazes. Muitos dos meus antepassados, tiham como padrinhos alguns elementos da familia Malafaia. Existem muitas possiveis ligaçoes com essa familia mas que ainda pesquiso. Será possivel enviar tb essa informação de que dispõe?
Pesquiso os meus antepassados com o apelido Figueredo, Correia, Costa, Fernandes, todos de Serrazes , Vouzela.
Cordiais cumprimentos
Antonio Neves

antoniomanuelneves@iol.pt

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#128999 | R.Miguel Nunes | 20 set 2006 12:32 | Em resposta a: #128943

Caro Eduardo Oliveira,

Apesar de não possuir qualquer ligação conhecida à familia Malafaia, à muito à muito estudo um ramo Beirão-trasmantano que julgo estarem relacionados com os Malafaia de S. Pedro do Sul.. como tal ficar-lhe-ia extremamente grato que me passasse a informação que dispõem sobre acerca do tema.

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#129005 | Nuno Oliveira | 20 set 2006 14:30 | Em resposta a: #128945

Caro António Neves:
Dê-me alguns dias para eu reunir a documentação que possuo e para contactar com outras pessoas que têm alguns conhecimentos sobre os Malafaia, que, de seguida, facultar-lhe-ei o que conseguir arranjar.
Cordialmente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#129007 | Nuno Oliveira | 20 set 2006 14:36 | Em resposta a: #128999

Caro Miguel Nunes:
Deixe o seu contacto que também lhe envio o que conseguir reunir.
Respeitosamente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#129028 | R.Miguel Nunes | 20 set 2006 18:47 | Em resposta a: #129007

Caro Nuno Oliveira,

Aqui ficam os meu contacto electrónico:
abc_mafonso(arroba)yahoo(ponto)com

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#129038 | nevesa | 20 set 2006 21:13 | Em resposta a: #129005

Caro Nuno Oliveira:

O meu muito obrigado pela disponibilidade.
Cordiais cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#129147 | Likamala | 21 set 2006 18:06 | Em resposta a: #128943

Caro E. Nuno Oliveira,

Meu pai David Ferreira Malafaia, nasceu em Sta. Cruz da Trapa, em 1914, filho de Álvaro Teles Malafaia e Eulália Leal Malafaia, veio para o Brasil em 1949 e nunca mais voltou a Portugal, faleceu aos 57 anos aqui em Belo Horizonte em 1970.

Você também pertence a família Malafaia? Gostaria que me narrasse as histórias e as informações que souber. Quero também, saber mais sobre "os Serrazes", afinal se eram tão próximos! Eu nunca soube deles, talvez pela tragédia, não se referiam a eles, porém, após tanto tempo, quem sabe poderemos descobrir algo em comum, não é mesmo?

Fico-lhe grata pelas informações e aguardo notícias.

Saudações - Likamala

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#129166 | Nuno Oliveira | 21 set 2006 19:37 | Em resposta a: #129147

Cara Lika Malafaia:
Efectivamente, não sou membro dessa ilustre e nobre casta de fidalgos que habitaram e habitam este meu concelho de S. Pedro do Sul, nomeadamente as freguesias de Santa Cruz da Trapa e de Serrazes. Apenas me tenho dedicado à investigação, estudo e divulgação da história deste meu concelho e, como os Malafaias são família antiga e de tradição, tenho recolhido algumas informações que se relacionam com eles.
Constituiu para mim uma agradável surpreza saber que ainda existe descendência dos Malafaias, oriundos de Santa Cruz da Trapa, pois pensei ter-se perdido a linhagem ou que esta tivesse entroncado na dos de Serrazes, freguesia que fica a "dois passos" de Santa Cruz da Trapa.
Creio que, no passado, os membros da família Malafaia desta região se dedicavam, maioritariamente, às funções militares, por quanto aparecem muitas vezes citados com o posto de Capitão mor e Sargento mor do antigo concelho de Lafões, hoje concelhos de S. Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.
Na Torre do Tombo, existe o registo do Alvará Régio, dado em 1856, da mercê de FIDALGO CAVALEIRO aos irmãos AUGUSTO e JACINTO LOPES TAVARES DE MALAFAIA, naturais de Sta. Cruz da Trapra e filhos de Marcelino Malafaia Freire Teles de Almeida Mascarenhas, que certamente eram os proprietários do Solar dos Malafaias, em Santa Cruz da Trapa, em meados do século passado. Estes nomes dizem-lhe alguma coisa? Seriam seus ascendêntes?
Tenho mais algumas coisas que lhe gostaria de facultar e que você deve ter curiosidade em saber (fotos do solar de Santa Cruz da Trapa, informação sobre a arquitectura da casa e outras informações gerais, o relato do "Crime dos Malafaia" e, se conseguir arranjar, uma breve genealogia dos Malafaias deste concelho de S. Pedro do Sul), contudo, por ser muita informação, não cabe neste forum. Pedia-lhe que me desse o seu e-mail ou, se não o quiser expor publicamente, eu deixo-lhe o meu e voçê poderá contactar-me.: e.nunoliveira@hotmail.com
Saudações:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#129268 | Likamala | 22 set 2006 18:37 | Em resposta a: #129166

Caro Eduardo Nunes,

Tal como você, eu também estou surpresa com estas informações. Não sei muito sobre minha família aí de Portugal. Meu pai morreu e eu muito jovem, só me preocupava com o período de ditadura em vivíamos naquela época e meu pai faleceu ainda jovem (57 anos, em 1970). Agora resolvi fazer essa investigação e crea-me, estou surpresa.

Nossa família "Malafaia", não tem o "de", são oriundos dos "Ferreira - Leal - Malafaia", é só o que posso dizer. Enviarem mais detalhes pelo vosso e-mail.

Grata - Saudações - Eliana

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#130026 | Likamala | 03 out 2006 17:29 | Em resposta a: #129166

Prezado Nuno,

Desculpe está lhe respondendo somente agora, viajei para uma fazenda (quinta) e só retornei hoje.

Recebi o e-mail, que me enviou sobre o "crime dos Malafaia", fui lendo e sentindo a história, afinal é quase um livro! Se for possível enviar-me os dados que possui, ficarei muito grata.
Eu como já disse, sei muito pouco sobre os Malafaias, quem sabe se temos alguma descendência? Sabe-se lá, se assim poderei chegar a um denominador comum? O fato é que estou gostando muito das histórias!

Grata,
Lika

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#130027 | Nuno Oliveira | 03 out 2006 17:58 | Em resposta a: #130026

Cara Lika:
Também recebeu a informação sobre o solar dos Malafaia, de Santa Cruz da Trapa, casa que foi de seu pai e avós? Pergunto isto, porque temo sempre que os anexos não cheguem em condições visíveis.
Como lhe disse no mail, ainda não tenho toda a informação genealógica que sei existir sobre os Malafaia da Trapa e de Serrazes, contudo, descanse, assim que a tenha em minha posse enviar-lha-ei de imediato.
Atenciosamente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#130408 | Likamala | 08 out 2006 03:55 | Em resposta a: #130027

Prezado Nuno,

Somente recebi a história do "crime dos Malafaia", totalizando 28 páginas. Li a história com muita curiosidade e interesse. Infelizmente, não chegou nenhum anexo, seria possível enviar novamente esse anexos, ou fotos, para meu e-mail?

Grata mais uma vez pela sua colaboração e interesse.

Atenciosamente - Lika

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#132285 | px1976 | 26 out 2006 19:29 | Em resposta a: #129166

Nuno, sou o pedro xavier de sao pedro sul, trabalho na camara, nao sei se te lembras de mim, mas sempre tive curiosidade na historia do crime de serrazes, será que me podes enviar alguma informação? Obrigado... O meu endereço é pxpedroxavier@yahoo.com

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#132311 | Nuno Oliveira | 26 out 2006 21:53 | Em resposta a: #132285

Olá Pedro!
Então não me havia de lembrar de ti!
Vou já enviar o que me pedes.
Sempre às ordens:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#132341 | px1976 | 27 out 2006 09:08 | Em resposta a: #132311

hoje sexta feira o professor josé hermano saraiva vai andar pelo concelho (sao pedro do sul) a filmar um episódio do programa A alma e a gente, que vai para o ar dia 19 de novembro às 21h30. Entre outras coisas vai falar também do crime de serrazes... Achei que gostarias de saber...
Fica bem, obrigado e BOM FIM DE SEMANA :)

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#132359 | Nuno Oliveira | 27 out 2006 14:02 | Em resposta a: #132341

Pedro:
Obrigado pela informação!
Vou dar por aí uma volta para ver se encontro o professor! Já tenho trocado com ele alguma correspondência e gostaria de o conhecer pessoalmente.
O mail chegou-te em condições? Temo sempre que os anexos não funcionem.
Dispõe sempre:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#132379 | px1976 | 27 out 2006 16:38 | Em resposta a: #132359

nuno, ainda nao recebi nenhum mail teu... vou deixar novamente o meu endereço... pxpedroxavier@yahoo.com.br ou entao pxpedroxavier@hotmail.com Obrigado. O prof hermano saraiva está agora mesmo (16h35) a gravar no miradouro junto ao cruzamento de negrelos.

bom fim de semana

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#134699 | DanielMalafaia | 19 nov 2006 17:35 | Em resposta a: #132379

Olá tambem sou um Malafaia mas só consegui seguir a minha ascendencia até Albina Dias da Costa Malafaia que naceu em 1875(aprox). Se puderem-me enviar os tais anexos enviem para danielmalafaia @ hotmail . com , Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#291999 | small | 28 nov 2011 22:06 | Em resposta a: #128943

Caro Eduardo Nuno Oliveira

Antes de mais, peço desculpa de estar a invadir este espaço. Por outro lado não sei se ainda anda por aqui.
O que procuro, é bastante mais recente, mas talvez me possa ajudar, uma vez, que reside próximo de Santa Cruz da Trapa pelo que depreendi deste tópico.
Procuro possiveis descendentes de Amadeu da Costa Carvalho, natural de Oliveira-Guimarães, e que faleceu nessa localidade em 23/4/1997.
Aceite desde já o meu agradecimento.

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#292006 | Nuno Oliveira | 28 nov 2011 22:31 | Em resposta a: #291999

Cara Stella Aleixo,
Efectivamente sou natural e resido em S. Pedro do Sul, próximo da freguesia de Santa Cruz da Trapa.
Por hora não lhe posso adiantar qualquer informação sobre quem procura, visto desconhecer o Sr. Amadeu da Costa Carvalho, assim como eventuais descendentes. Porém, peço-lhe uns dias, porque irei diligenciar junto a pessoas de Santa Cruz, cujos estarão em melhores condições de prestar esclarecimentos.
Com um até breve me despeço,
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#292020 | small | 29 nov 2011 10:40 | Em resposta a: #292006

Caro Eduardo Nuno de Oliveira

Muito obrigada pela sua disponibiliade. Vou deixar o meu email caso necessite de mais informções, que por respeito à privacidade da família que ainda possa existir entendo que não devo deixar aqui. stellaleixoarrobaiolpontopt
Melhores cumprimentos e até breve.

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#292027 | f4b2 | 29 nov 2011 12:58 | Em resposta a: #292020

Cara Stella Aleixo

Já pesquisou as Páginas Brancas,acho que são mencionados alguns nomes do que procura,tanto em Oliveira como em Guimarães e S.Pedro do Sul .

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#292039 | small | 29 nov 2011 16:55 | Em resposta a: #292027

Caro João Barroca

Obrigada pelo aviso.Já pesquisei, inclusivé no google, curiosamente aparece uma pessoa, precisamente com o mesmo nome e profissão, era industrial em V.N.Famalicão no ano de 1936, mas nada tem a ver com este. Assim é natural que na região de Guimarães apareçam vários nomes iguais. Em S.Pedro do Sul, vou pesquisar.
Cumprimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#292396 | small | 06 dez 2011 19:42 | Em resposta a: #292006

Caro Eduardo Nuno Oliveira

Desculpe insistir, mas eventualmente pode ter-se esquecido do meu pedido.
Até breve

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#292426 | Nuno Oliveira | 07 dez 2011 09:42 | Em resposta a: #292396

Cara Stella Aleixo,
O seu pedido não está esquecido! Inclusive já perguntei a uma pessoa, mas foi infrutífero. O nome não lhe evocou lembranças...
Espero em breve trazer-lhe novidades.
Cordialmente,
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#292428 | small | 07 dez 2011 10:03 | Em resposta a: #292426

Caro Eduardo Nuno de Oliveira

Muito obrigada. Mais tarde, já depois de lhe ter feito o pedido, lembrei-me que podia ter recorrido à Junta de Freguesia, eles costumam colaborar, o que acha?
Fico no entanto à espera das suas notícias.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#292430 | Nuno Oliveira | 07 dez 2011 10:45 | Em resposta a: #292428

Cara Stella,
A Junta de Freguesia é uma excelente via de pesquisa. Também não me tinha ocorrido... Tente por aí, que eu continuarei tentando com perguntas a santacruzenses meus conhecidos.
Eis os contactos da Junta de Freguesia de Santa Cruz da Trapa:
Presidente - António Luís Dias Teixeira
Telf. - 232798450
Telm. - 932798450
E-mail - jfsctrapa@telepac.pt
Atenciosamente,
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#292446 | small | 07 dez 2011 16:01 | Em resposta a: #292430

aro Eduardo Nuno Oliveira

Segui as suas indicações e fui muito bem atendida na Junta de Freguesia. A pessoa com quem falei, só lá está desde 1998, tem de ir indagar. No entanto deu uma pista, provávelmente teriam sido umas pessoas que foram morar para casa de uma senhora, não sabe se seus familiares, o que no mínimo é estranho visto Amadeu da Costa Carvalho, ser natural de Guimarães e sua mulher Maria Emilia de Araujo Freitas, da freg.do Bonfim-Porto.
Numa pesquisa na net encontro-a proprietária de um imóvel em Coimbra.
Aguardemos novos desenvolvimentos, para si talvez estes elementos possam ajudar também.
Muito obrigada

Stella

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#292557 | small | 09 dez 2011 11:34 | Em resposta a: #292430

Caro Eduardo Nuno de Oliveira

Contactei novamente a junta de freguesia. Simpáticos como sempre, acrescentaram mais um dado, no assento de óbito, que eu não tenho, menciona que ele faleceu no lugar do Calvário. Creio que em tempos existiu lá uma pensão que recebia pessoas idosas. Vão inquirir mais, e pediram para ligar na próxima semana.
Achei por bem, mantê-lo informado das informações que vou tendo.
Atenciosamente.

Stella

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#311661 | mavas | 10 ago 2012 14:47 | Em resposta a: #292039

Olá Boa Tarde,

Andando pela genea, verifiquei que os pais da minha sogra Marilia Carvalho foram referidos por diversas vezes. São eles Amadeu da Costa Carvalho, natural de NS Oliveira- Guimarães, industrial de brinquedos, filho de Joaquim da Costa Carvalho Junior e Emília de Souza Carvalho e Maria Emília Araujo de Freitas Carvalho, aka Blia, natural do Bonfim, ambos falecidos.

Em relação ao seu tópico RE: "O Carvalho Pintor" -Artista Bracarense

Tenho ideia que a minha sogra referiu uma ligação qualquer à Sé de Braga.

Obteve mais alguma informação?
cumprimentos
Mavasf

Resposta

Link directo:

RE: família Teles Malafaia

#312266 | small | 21 ago 2012 19:30 | Em resposta a: #311661

Boa tarde

Peço desculpa mas só hoje tive acesso à sua mensagem. Muito me apraz o seu contacto, é um ramo que tenho bastante estudado, mas a patir de determinada altura perco-lhes o rasto.

Vou deixar aqui um pequeno resumo dos dados que possuo:

Narciso José Marques/Maria da Conceição Leite, tiveram 13 filhos, entre eles:

4. Josefina Adelaide Marques (Carvalho)

c.c. Joaquim da Costa Carvalho , tiveram, 2 filhos:

1. Joaquim da Costa Carvalho Junior
c.c. Emília de Sousa Agra Carvalho, tiveram, 3 filhos:

1. Amadeu da Costa Carvalho
c.c. Maria Emília de Araujo Freitas, tiveram:

Maria Emília Freitas de Carvalho
c.c. João Augusto Fernandes

Maria Alice(?)

Lucia Maria da Costa Carvalho
c.c. Manuel Peixoto Soares Vilas Boas

Joaquim da Costa Carvalho Junior, teve um irmão, Luis da Costa Carvalho, que foi consul em Nova Orleans, e lá faleceu.

Os dados que aqui deixo, estão documentados, pode no entanto haver qualquer omissão. Detectei que Amadeu da Costa Carvalho, faleceu em Santa Cruz da Trapa (S.Pedro do Sul) e aqui perco o rasto à família.

Em relação ao tópico que refere, apenas tenho documentado o "restauro da decoração de pintura no salão das sessões, do Paço deste concelho...." em 2.12.1884.- Braga

É interessante que este contacto se mantenha, partlhando as informações que temos, fotos antigas e outras que achar por bem. Poderá contactar-me para stellaleixoarrobaiolpontopt.

Cumprimentos

Stella

Obs: Esqueci-me de referir que Joaquim da Costa Carvalho Junior, era primo direito da minha Avó materna, Julieta Alexandrina Marques de Campos Beltrão.

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#353454 | pedromab | 08 jan 2015 01:36 | Em resposta a: #128789

Olá, Eliana

Venho, um bocado atrasado, esclarecer o mistério dos antepassados de V. Ex.ª. Descobri que somos primos o que, infelizmente, não sabia há nove anos, altura em que publicou neste fórum.
Penso que o nosso antepassado em comum é Joaquim Telles de Malafaya Freire d' Almeida Mascarenhas, meu tetravô e também, creio eu, bisavô de V. Ex.ª.

Este senhor nasceu no antigo solar dos Malafayas em São Pedro do Sul, Santa Cruz da Trapa a 5 de Junho de 1839, filho de Marcelino Malafaya Freire Telles d' Almeida Mascarenhas e de Eugénia Cândida Lopes Tavares Abreu e Mello Feyo e Castro. Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, era Senhor da Casa de Serrazes, o actual Solar dos Malafayas (o antigo, onde nasceu, encontra-se hoje abandonado, consulte http://pt.wikipedia.org/wiki/Solar_dos_Malafaias_%28Santa_Cruz_da_Trapa%29). O actual Solar (http://pt.wikipedia.org/wiki/Solar_dos_Malafaias_(Serrazes)) está relacionado com o famoso "Crime de Serrazes" em que foi morto Augusto um meio irmão do avô de V. Ex.ª, o Dr. Augusto Telles de Malafaya.
Este tal nosso antepassado teve filhos de três senhoras, sendo que casou apenas pouco antes de morrer com uma das três, Amélia de Pina Falcão. O meu trisavô, António Hermínio Telles de Malafaya era o mais velho dos doze irmãos (e meios-irmãos), entre os quais, Álvaro Telles de Malafaya, avô de V. Ex.ª. Aqui ficam todos os filhos de Joaquim Telles de Malafaya Freire d' Almeida Mascarenhas:

Filhos com Maria de Jesus Homem da Costa:
1) António Hermínio Telles (de Malafaya) * São Pedro do Sul, Serrazes 07.04.1876
2) Narciso Telles de Malafaya * São Pedro do Sul, Serrazes 25.08.1877
3) Alberto Telles de Malafaya * São Pedro do Sul, Serrazes

Filhos com Margarida Emília Ramos:
4) Maria Elisa Telles de Malafaya * São Pedro do Sul, Serrazes
5) Maria da Piedade Telles de Malafaya * São Pedro do Sul, Serrazes
6) Maria da Encarnação Telles de Malafaya * São Pedro do Sul, Serrazes
7) Maria Amália Telles de Malafaya * São Pedro do Sul, Serrazes
8) Jaime Telles de Malafaya * São Pedro do Sul, Serrazes
9) Álvaro Telles de Malafaya * São Pedro do Sul, Serrazes

Filhos com Amélia de Pina Falcão:
10) Augusto Telles de Malafaya * São Pedro do Sul, Serrazes
11) Eugénia Maria Telles de Malafaya * São Pedro do Sul, Serrazes 26.03.1880
12) Palmira Telles de Malafaya * São Pedro do Sul, Serrazes

Quando morreu em 28 de Julho de 1912, Joaquim deixou apenas três filhos legitimados, os que tinha com Amélia. Os restantes penso que, na altura, não foram sequer perfilhados pois, o meu trisavô António Hermínio meteu os meios-irmãos legitimados em tribunal devido à herança pois, só estes três e um irmão do Joaquim (Bernardo) é que ficaram com a herança. Parece-me que o avô de V. Ex.ª e os irmãos também os meteram em tribunal como consta nesta página do diário da República de 1913 http://www.legislacao.org/primeira-serie/ficha-tecnica-de-diario-da-republica-25-13-serie-i-de-quinta-feira-30-de-janeiro-de-1913-199503 mas, certamente, saberá do caso melhor do que eu.

Gostaria de entrar em contacto para poder saber mais sobre o ramo de V. Ex.ª e para lhe enviar uma lista mais detalhada dos nossos antepassados em comum assim como os descendentes que conheço.


Com os melhores cumprimentos,

(O primo), Pedro Barahona.

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#353494 | pinheirov | 09 jan 2015 20:20 | Em resposta a: #353454

Caro Sr. Pedro Barahona

Permita-me a intrusão em resposta à mensagem endereçada à sua correspondente Eliana, embora ela me tenha sido igualmente notificada talvez por eu ter feito no passado uma intervenção neste mesmo tópico. Os dados que espontaneamente nos comunica, constituem um filão de informação forte importante para quem se interessa pela genealogia dos Malafaias de Portugal, neste caso, sobre o tronco de Santa-Cruz da Trapa e Serrazes, desde Marcelino Malafaia Mascarenhas e Almeida, filho natural de Belchior Malafaia Mascarenhas, dos de Arouca, d quem o tronco descende. Pessoalmente, descendo de um irmão deste Belchior, Luis, e venho elaborando desde há anos a genealogia do meu tronco familiar que, para melhor entender as inter-ramificações, alarguei até aos principais troncos de Malafaia do país, dos quais o de S. Pedro do Sul (Trapa e Serrazes) que há anos visitei aquando de uma das minhas viagens a Portugal em reconhecimento do degradado solar da Trapa (na época anunciado em vias de recuperação pelo IPAR por ser, aparentemente, obra de Nazoni, projecto finalmente sem concretização)

Os dados que possuo sobre estes Malafaias são em parte tirados da genealogia traçada pelos da Casa de Serrazes, corroborados depois por dados de outros genealogistas com os quais colaborei no dito estudo embora que com alguma discrepância de datas e lugares. A vasta descendência de Joaquim Telles de Malafaia *1839 que revela na sua mensagem, suscita interesse pois que, se de entre os seus muitos filhos são conhecidos 5 meios-irmãos, de dois leitos diferentes, 4 outros aparecem apenas citados no Édito do Diário da República que referiu. Algumas dúvidas surgem por conseguinte. Menciona na sua mensagem que ele terá casado no fim vida, tendo tido desse casamento três filhos legítimos. O levantamento que possuo revela que terá casado uma primeira vez com uma J.Moura-Telles, sem geração, e que o ano do seu casamento com a mulher legítima, Eugénia, seria 1856, teria ele então 17 anos; sua primeira filha legítima deste casamento, Eugénia, terá nascido em 1880 tendo ele 41 anos de idade se o meu cálculo é bom. E seu primeiro filho António *1876, de outra mulher, nasceu tinha ele 37 anos. Como entender ? Onde se situa então o espaço temporal dos outros filhos ? Entre outros pormenores, é uma dúvida com interesse de resposta que eu apreciaria conhecer em complemento da informação que possuo. Vários Teles-Malafaia do Brasil se manifestam à procura de informação sobre suas origens.

Penso que não será pertinente duvidar da pretensão dos autores do édito - os apelidos explicam parte da questão, imagino - mas ousaria perguntar-vos se será possível obter o «listing» das fontes consultadas (datas e lugares) relativas a esses outros filhos e de todos em geral. Mais ousaria pedir-vos informação sobre o desfecho do processo em questão, caso a possua, embora que de pouco interesse para a genealogia, senão para a história...

Agradecendo, com os melhores cumprimentos e votos de Bom-Ano,

Victor Malafaia-Pinheiro

por contacto em privado: victorpontopinheiro @ umontrealpontoca

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#353497 | pinheirov | 09 jan 2015 22:40 | Em resposta a: #353494

Caro Sr. Pedro Barahona

Peço desculpa por um erro involuntário que cometi na minha última mensagem, para o qual peço correção.
Joaquim Telles Malafaya F.A. de Almeida terá casado apenas uma vez, com Amélia A. Pina Falcão, como sabemos. Foi seu pai, Marcelino que casou duas vezes, sem geração do primeiro casamento com Joanna Lodovina Moura Telles; e o segundo, com Eugénia Cândida Lopes Tav.s Abreu e Mello Feyo, aparentemente nascida em Carnicães na Casa dos Malafaias (que visitei) filha de Jacinto Lopes Tavares de Mello Feyo e Castro dos quais alguns dos descendentes emigraram para o Brasil, como me foi dito durante a visita.
As minhas desculpas.

Os meus cumprimentos

Victor Manuel Malafaia-Pinheiro

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#353520 | pedromab | 10 jan 2015 20:06 | Em resposta a: #353497

Caro Sr. Victor Malafaia-Pinheiro,

Sobre os filhos de Margarida Emília Ramos, fiquei surpreendido ao descobri-los nessa página do Diário da República. As fontes não deverão existir uma vez que nenhum dos filhos chegou a ser perfilhado, excepto os três que foram legitimados quando casou com Amélia de Pina Falcão (Augusto, Eugénia e Palmira).
Se consultar o Tomo I dos Trancosanos, na parte que fala dos Lopes Tavares, ramo donde descende Eugénia Cândida, mãe de Joaquim Telles de Malafaya, vem uma nota com vários processos para tentar provar paternidade, entre os quais os filhos de Margarida Ramos; Narciso filho de Maria de Jesus Homem da Costa e um outro filho, que desconhecia, António Augusto Telles de Malafaya que era filho de Francisca Adelaide Pereira Machado e que nasceu em Miragaia a 12 de Abril de 1876, sendo por isso o segundo mais velho.
Quanto ao meu trisavô Hermínio e ao seu outro irmão Alberto, o meu trisavô chegou a por os meios-irmãos de Amélia em tribunal, contudo, desistiu. O seu irmão Alberto não sei se chegou a tentar provar que era filho de Joaquim mas, sei que existiu pois era irmão do meu trisavô e tenho fotografias dele e cartas.
Se quiser saber mais alguma coisa, esteja à vontade, pedroalegriabarahona (arroba) gmail (ponto) com

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Barahona

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#353610 | pinheirov | 13 jan 2015 22:10 | Em resposta a: #353520

Caro Sr. Pedro Barahona

Agradecendo sua resposta. Curiosamente esta não me foi notificada e foi por mero acaso que a encontrei hoje ao voltar de novo ao tópico.
Se bem entendi, encontra-se um outro descendente, António Augusto Telles de Malafaya, filho de Francisca Adelaide Pereira Machado que não aparece referido na sua mensagem nem no Édito promovido pelos outros meio-irmãos. Podemo-nos então interrogar para que terá servido essa acção se não consta que os autores tenham sido reconhecidos. Como nada disse a esse respeito, deduzo que assim se terminou a pretensão de todos.
Em termos de trabalho, podemos talvez lançar essa informação nos dados do tronco de S. Pedro do Sul mas com a respectiva ressalva sobre uma filiação não comprovada ou admitida, naturalmente. No entanto levanto ainda uma questão que me parece importante, tanto ela me intriga, caso seja possível dar-lhe uma resposta: se não houve reconhecimento desses filhos, como explicar que todos tenham optado invariavelmente pelos apelidos Telles-Malafaia, sem excepção e sem referência ao apelido materno. Parece-me tratar-se de uma situação pouco vulgar e gostaria de conhecer a sua opinião como descendente de António Hermínio, o mais velho de todos os filhos.
O meu interesse nesta questão tem a ver com o rigor com que sempre tentei trabalhar nestas coisas, mas também com o facto que quando passei pela casa da Cruz Trapa há anos, me informaram que a recuperação da dita casa se faria em benefício e com o apoio de um descendente do Brasil (?). Não pude averiguar a veracidade dessa informação, senão que o projecto teria sido abandonado mais tarde, o que parece confirmar-se. Mas a coincidência é estranha e diga-se que o Solar é bastante merecedor de recuperação do ponto de vista arquitectónico e histórico.

Esperando voltar a ler-lo, com os meus melhores cumprimentos,

Victor Malafaia-Pinheiro

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#353709 | pinheirov | 17 jan 2015 19:12 | Em resposta a: #353610

Caro Sr. Pedro Barahona

Em nome da exatidão, devo uma vez mais corrigir um outro erro que cometi por distração na minha mensagem de 09 de janeiro passado. Contrariamente ao que escrevi sobre a origem do tronco de S. Pedro do Sul, Marcelino Malafaia Mascarenhas e Almeida (o primeiro) seria filho legítimo de Belchior Malafaia Mascarenhas *1655 e de Isabel de Almeida Ferreira. É este Belchior que é filho natural de Domingos Malafaya Mascarenhas, dos Malafayas de Arouca, e não Marcelino como disse (ver resumo tirado da publicação sobre o tronco Malafaia-Pinheiro por mim editada em 2009 onde encontrará informações pertinentes : http://pagfam.geneall.net/307/pessoas.php?id=1099120
A informação que aqui vos comunico é a mais remota do tronco S. Pedro do Sul.
As minhas desculpas pelo erro cometido.

Cordialmente,

Victor Malafaia-Pinheiro

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#353773 | Likamala | 19 jan 2015 15:25 | Em resposta a: #353454

Caro Pedro:

Fico feliz em poder corresponder com você! Até então meus contatos são somente com o Eduardo Nuno Oliveira. Gostaria muito de saber a sua história, para ver se bate com a minha, embora, eu saiba pouco da família de meu pai. Possuo alguns documentos, mas a verdade é que da forma como vieram de Portugal no início do século, foi porque a família havia perdido tudo aí, ou foram passados "a perna", por um parente, pouco se falava sobre isso, não sei dizer detalhes.
Aí voltaram a Portugal quando meu tio Hermínio Leal, que nasceu aqui no Brasil, no Estado do Pará e quando estava com 4 anos, com problemas de saúde, a mãe Eulália Leal Malafaia (minha avó), voltou com ele para Portugal e grávida de meu pai, David Ferreira Malafaia, que nasceu em Portugal. Quem ajudou a criá-los, foi um tio padre, também chamado David e a tia Ana, que veio com meu pai para o Brasil.
Aqui ficou meu avó, Álvaro Teles Malafaia, que nunca mais procurou minha avó e também não mais tiveram contato. Ninguem sabe informar se continuou a viver aqui, em Belém do Pará, região norte do Brasil.
Qdo adulto (1949), meu pai veio para o Brasil, fugindo da vida difícil aí prá encontrar o irmão Hermínio, que aqui vivia, já casado e sem filhos. Todos faleceram aqui, sem nunca mais voltar a Portugal. Eles correspondiam muito com uma prima Amália, talvez eu tenha cartas dela.
Depois nos falamos mais, meu e-mail é: evmala51@yahoo.com.br

Um grande abraço - Eliana

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#364468 | Jotri | 21 dez 2015 17:27 | Em resposta a: #128793

http://conversamuitaconversa.blogspot.pt/2011/08/conclusao-do-julgamento-sobre-o-crime.html

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#434584 | Fenocamp | 20 jun 2021 01:13 | Em resposta a: #292006

Boa noite! Gostaria de uma ajuda para localizar a minha família Nogueira em Santa Cruz da trapa. Meu avô veio para o Brasil criança junto com meus bisavós, porém ambos nasceram e moraram em Santa Cruz da trapa - o nome do meu avô é Antônio Rodrigues Nogueira e seus pais, meu bisavô é Jerónimo luiz Nogueira nascido em 1900 e se casou com Mabilia Rodrigues Nogueira nascida em 1901. Meu tataravô é João Luiz Nogueira e Maria mathilde de Jesus.
Vou a Portugal em setembro e gostaria de saber o endereço que eles moraram nesta freguesia.
Muito obrigada se puder me ajudar.
Fernanda Nogueira

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#434585 | josemariaferreira | 20 jun 2021 01:44 | Em resposta a: #434584

Cara Fernanda Nogueira



O registo de baptismo do seu bisavô Jerónimo está aqui:
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1306804


PT-ADVIS-PRQ-PSPS10-001-0007_m0005.tif


O seu bisavô Jerónimo nasceu no lugar do Paço na freguesia de Santa Cruz de Trapa, concelho de S. Pedro do Sul, o registo da sua bisavó deve estar no mesmo livro, é uma questão de procurar.


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#434586 | josemariaferreira | 20 jun 2021 02:19 | Em resposta a: #434585

Cara Fernanda Nogueira

Encontrei também o registo de baptismo de sua bisavó Mabília nasceu no lugar das Eiras, freguesia de Santa Cruz de Trapa, concelho de S. Pedro do Sul, está aqui:
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1306804

PT-ADVIS-PRQ-PSPS10-001-0007_m0042.tif

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#434587 | Fenocamp | 20 jun 2021 04:15 | Em resposta a: #434585

Muito obrigada pela sua ajuda!
Sera que eu consigo localizar o registro do batismo do meu avô? Antônio Rodrigues Nogueira nasceu em 03/12/1922 tambem na freguesia de Santa Cruz da trapa.

Att

Fernanda Nogueira

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#434592 | josemariaferreira | 20 jun 2021 10:03 | Em resposta a: #434587

Cara Fernanda Nogueira

Os livros de registo de nascimento até 100 anos estão na Conservatória do Registo Civil do concelho, neste caso é o de S. Pedro do Sul:
https://codigopostal.ciberforma.pt/dir/0/conservatoria-registo-civil-predial-sao-pedro-do-sul/

Pode fazer o pedido online:
https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#434597 | Fenocamp | 20 jun 2021 16:11 | Em resposta a: #434592

Sr. Zé Maria,

Muito obrigada pela sua ajuda!

De qualquer modo irei visitar Santa Cruz da Trapa para conhecer a Cidade dele assim que for a Portugal.

Att

Fernanda Nogueira

Resposta

Link directo:

família Teles Malafaia

#434599 | josemariaferreira | 20 jun 2021 16:40 | Em resposta a: #434597

Cara Fernanda Nogueira

Se tiver essa oportunidade de visitar a terra natal dos seus ascendentes, aproveite-a porque é uma região muito bonita e tem perto as termas de S. Pedro do Sul onde pode descansar. https://www.youtube.com/watch?v=0CRsZnODiq0

Uma boa viagem por Portugal

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 13:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen