Família Casco de Évora

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Família Casco de Évora

#128816 | Manuel Casco | 18 set 2006 11:25

Depois de tentar encontrar no tópico alguns contactos sobre a minha família e não ter verificado nenhum, preciso da ajuda dos confrades para encontrar a data de nascimento de Manuel Moio e Aurélia Lúcia, ambos naturais da Vila de Frades - Vidigueira - Beja, e meus bisavós.
Tenho indicação que deve encontra-se registado no Livro-B-1 dos anos de 1840 - 1855 - Vila Frades - Vidigueira -Beja e está arquivado na Torre do Tombo.
Tento organizar a minha árvore com a aquisição das certidões, nasc/casam/falec/. dos meus ascendentes.
Sei que Manuel Moio é filho de Domingos António e de Maria do Carmo, naturais de S.João-Beja e de V.Frades-Vidigueira e teve uma filha Mariana Júlia Chagas.
E Aurélia Lúcia é filha de Joaquim Inácio Chagas e de Mariana Joaquina, naturais de V.Frades - Vidigueira.
Tenho alguma informação sobre os meus ancendentes de nome - Brito do concelho de Moura - Vogado - Reg.Monsaraz - Bica - Reg.Monsaraz - Ilhéu - Viana Alentejo - Amado - V.Alentejo - Velho - V.Alentejo.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Casco de Évora

#130249 | PMVMAC | 06 out 2006 15:14 | Em resposta a: #128816

Caro Manuel Casco,

Os seus antepassados Vogado de Reguengos usam porventura Rosado Vogado? Refiro-me à família a que pertenceu a D. Maria do Rosário Vogado, que com seu marido Inácio Coelho Perdigão instituiram a Fundação Perdigão de Reguengos.
Cumprimentos,

PAC.

Resposta

Link directo:

RE: Família Casco de Évora

#130281 | Manuel Casco | 06 out 2006 19:33 | Em resposta a: #130249

Como tinha já dito na minha mensagem de 18/09 consegui no Arquivo Distrital de Évora, muitas fotocópias de certidões tanto de nascimento como casamento e de óbito, dos meus ascendentes, entre elas tenho uma do meu tetravô Romão José, natural de Nª.Srª. da Caridade - Reg.Monsaraz nascido a 21-10-1761, que era pai de Maria do Rosário, minha trisavó, nascida a 22-12-1792 e que era casada com João Lopes Casco, nascido a 08-08-1775.
E tenho também outra de Jacinto José Vogado, meu trivavô, nascido a 16-04-1793, natural de Reguengos, a mãe era Isabel Maria Vogado e ainda não consegui a data de nascimento.
Para mim era interessante saber se D.Maria do Rosário Vogado, uma vez que até tem no seu nome os dois apelidos dos meus ascendentes, será que pertenciam a algum deles, como irmã ou saber o nome dos pais de D.Maria.
Não sei se vive em Reguengos de Monsaraz, pois poderia dar-me ajuda sobre o meu apelido CASCO, vivem alguns CASCOS em Reguengos.
Desculpe da mensagem ser um pouco extensa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Casco em Reguengos de Monsaraz

#135266 | 1938 | 24 nov 2006 00:33 | Em resposta a: #130281

Senhor Manuel Casco
Gostava de saber se descende de Joze Gonçalves Casco, filho de João Lopes Casco e de Maria do Rosário, como diz, seus trisavós.
Pesquisei este ramo.
O seu trisavô era filho de outro João Lopes Casco e de Josefa Maria Gapeta - que casaram em R.Monsaraz em 10/9/ 1769 - e aqui diz ser ele filho de Amaro Lopes e de Josefa Gonçalves.
Poderá dar-me outra informação sobre estes últimos ?Os meus cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Casco em Reguengos de Monsaraz

#135287 | Manuel Casco | 24 nov 2006 10:16 | Em resposta a: #135266

Olá 1938

Obrigado pela informação

Tive à dias o contacto do nosso amigo Jacinto Palma, que também está no Forum e trocámos informações sobre as n/árvores, pois faz de todos os ascendentes (irmãos dos avós, irmãos dos bisavós, etc.) eu comecei por fazer só dos directos, por isso não sabia quais os irmão do meu trisavô.
Fui informado que os filhos de João Lopes Casco e Maria do Rosário Rondão Casco, ambos naturais de Reguengos, tiveram 3 filhos, Margarida do Rosário - José Gonçalves (Lopes) Casco e Manuel Lopes Casco ( nasc.24-07-1817) meu bisavô.
Sobre o João Lopes Casco ( nasc.08/04/1726) e Josefa Maria ( natural de Terena-Espanha), meus tetravós, falta-me:

- Data de nascimento
Josefa Maria Gapeta

- Data de falecimento
Josefa Maria Gapeta e João Lopes Casco

- Os pais de João Lopes Casco - Amaro Lopes e Susana Gonçalves, será possivel confirmar se era Josefa Gonçalves ou Susana Gonçalves ?
Seriam também naturais de Reguengos ? Falta-me também tudo (nasc./casam/óbito).

- Os pais de Josefa Maria Gapeta - Francisco Garcia e Francisca Xavier naturais de Espanha ? - Como contactar p/adquirir certidões ou datas ( nasc./casam/óbito)

Peço desculpa pela extensão da mensagem, mas estou numa altura de falta de elementos (livros - contactos ADistritais-TTombo, etc.)
Obrigado - Manuel Casco

Resposta

Link directo:

Leonel Casco - Reguengos

#135292 | Ana M | 24 nov 2006 11:09 | Em resposta a: #130281

Caro Manuel Casco,

A minha família paterna é quase toda de Reguengos de Monsaraz... e temos um amigo chamado Leonel Casco... neste momento já tem 2 netos, também Casco.

Se precisar de alguma coisa da minha parte disponha... posso tentar arranjar a ascendência deste nosso amigo!

Com os melhores cumprimentos e desejos de Boas Sorte para a sua pesquisa,

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Leonel Casco - Reguengos

#135320 | Manuel Casco | 24 nov 2006 14:35 | Em resposta a: #135292

Olá Ana

Eu sou Manuel Jesus Brito Casco, natural de Évora, onde também vivo, sou filho de Álvaro Tomás Casco e de Caetana do Carmo Brito o meu avô Francisco Lopes Casco, natural de Reguengos, nasceu a 08/12/1852 casado com Mariana Júlia Chagas.

O meu avô era filho de Manuel Lopes Casco e de Maria José Bica, ambos naturais de Reguengos.

Já estive tentado, uma vez que pela lista telefónica, sei que existem algumas famílias de apelido Casco em Reguengos de Monsaraz, a telefonar, mas é sempre uma conversa que não se sabe às vezes como começar e outras como acabava, espero que perceba o que eu quero dizer, pois hoje em dia não é fácil pedir pelo telefone, alguma coisa que não se sabe para que será.

Mas com a sua mensagem, será possivel concretizar o que eu já tenho e acrescentar algo mais.

Será que o seu amigo poderá indicar-lhe o nome dos pais ou dos avós, pois penso que o meu avô Francisco Lopes Casco teve uma irmã de nome Iria Lopes, mas não sei quando nasceu.

Obrigado pela sua mensagem - Manuel Casco

Resposta

Link directo:

RE: Leonel Casco - Reguengos

#135321 | Ana M | 24 nov 2006 14:45 | Em resposta a: #135320

Caro Manuel,

Vou tentar saber alguma coisa...
Logo que tenha alguma novidade volto a escrever!

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Família Casco

#135363 | 1938 | 24 nov 2006 22:30 | Em resposta a: #135287

Senhor Manuel Casco
De facto enganei-me ao copiar o nome - a mulher de Amaro Lopes foi Suzana Gonçalves - ele de Caridade e esta de Vila de Frades.

Quanto a Josefa Maria Gapeta, tenho natural de Nª Srª do vale - Lherena, Espanha, que penso seja na comunidade autónoma de Badajoz. Também os seus pais seriam daqui.
Não pesquisei ainda outros elementos . Em Espanha dizem ser difícil obter resposta.
Também agradeço mais informações.

Resposta

Link directo:

RE: Leonel Casco - Reguengos

#136209 | Ana M | 01 dez 2006 21:10 | Em resposta a: #135320

Caro Manuel Casco,

Tal como prometido já falei com o nosso amigo Leonel de Reguengos de Monsaraz...

Li-lhe as suas mensagens, mas infelizmente não reconheceu nenhum dos nomes que o Manuel mencionou.

De qualquer forma aqui ficam alguns dos ascendentes do Leonel, todos de Reguengos de Monsaraz:

Leonardo Casco (b: 1877; d: 1949) casou com Josefa
Tiveram 2 filhos:
- Ema Casco Burgês (b: 1905) e que vai fazer 101 ANOS!!!! Teve 5 filhos.
- António Aleixo Casco (b: 25.05.1909; d: 24.04.1968) casou com Natália Lopes Boto. Tiveram 3 filhos:
- José Rosa Boto Casco (b: 19.04.1937)
- Leonel Boto Casco (14.03.1941), o amigo da família
- Maria do Rosário Boto Casco (b: 27.11.1947)

Foram estas informações as que consegui arranjar.

De qualquer forma, deixei "a porta aberta" :)
Se precisar de alguma coisa estou autorizada a dar-lhe o contacto do Leonel, que se disponibilizou prontamente até para dar um salto a Évora e falar consigo pessoalmente.

Espero ter ajudado um bocadinho na sua senda!

Com os melhores cumprimentos,

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Família Casco de Évora

#136219 | PMVMAC | 01 dez 2006 22:30 | Em resposta a: #128816

Caro Manuel,

Consegue-me os dados dos Vogado?
Abraço,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Leonel Casco - Reguengos

#138363 | Manuel Casco | 28 dez 2006 11:19 | Em resposta a: #136209

Olá Ana

Desculpe de não lhe ter respondido à sua mensagem do dia 1/12, mas o mês de Dezembro, profissionalmente é muito complicado, mas não queria acabar o ano sem lhe agradecer a atenção que teve em me ajudar, com os dados enviados.

BOAS FESTAS, e que o próximo ano lhe traga muita saúde, na companhia da família e amigos.

Em Janeiro, irei solicitar novamente a sua ajuda.

Manuel Casco

Resposta

Link directo:

RE: Família Casco de Évora

#197986 | palmajac | 26 mai 2008 10:03 | Em resposta a: #128816

Caro Manuel Casco

"Tropecei" muito recentemente com o assento de óbito da Maria José Bica, datado de 3-09-1864 e que refere ser ela casada com Manoel Lopes Casco.

Natural de Reguengos de Monsaraz, de 45 anos, filha de Jacinto Vogado e Anna Jacinta.

Deixou 3 filhas e 1 filho.

Esta última informação, lança um dado novo. Conheciamos 3 filhos: Brazia Maria, Francisco Lopes Casco e Iria Lopes. Sendo assim, falta o nome de uma das filhas!

Cumprimentos

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Leonel Casco - Reguengos

#204317 | Manuel Casco | 28 jul 2008 19:27 | Em resposta a: #136209

Olá Ana

Passei pelo Arquivo Distrital e encontrei alguma informações, que para o Leonel pode ser interesssante.

O Leonardo Casco nasceu a 19-05-1878 (fl. 18-Liv.39-1878-Stº.António-Reguengos) e era casada com Josefa dos Santos que faleceu a 19-01-1951-reg.nº.14-Reguengos).

O pai de Leonardo Casco era Bernardino Aleixo (criado de servir), natural de S.Pedro do Corval e Marianna Maria Casco.

e neto de Joaquim Aleixo (falec.) e Marianna Inácia (S.P.Corval) e José Gonçalves Casco e Theresa de Jesus (falec.).

Leonardo Casco faleceu a 21-06/1951 (reg.nº.83-Reguengos), 6 meses depois de Josefa dos Santos.

Encontrei também um registo de nascimento de nome ALFREDO, (1877), filho de pai incógnito e de Josepha Maria Boto e os avós - Manuel Ignácio Dez-Reis e Anna Maria Boto., será que interressa pesquisar.

Continuarei assim que poder.

Manuel Casco

Resposta

Link directo:

RE: Família Casco de Évora

#204470 | Manuel Casco | 30 jul 2008 17:01 | Em resposta a: #197986

Caro Jacinto

Encontrei um registo de nome ANTÓNIO nascido a 29-08-1877, de Reguengos, filho de Manuel Lameira e de Maria Lopes Bico e neto de (pai) João Lopes e Gertrudes Maria e (mãe) Manuel Lopes Casco e Maria José Bico.

Será que Maria Lopes Bico, é a irmã de FRANCISCO - BRIZIA - IRIA, que faltava ?

Continuarei a pesquisar outros registos no Arquivo Distrital.

Manuel Casco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 22:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen