Família Encarnação Pina / Porches Lagoa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Encarnação Pina / Porches Lagoa

#128848 | OPinaGil | 18 set 2006 17:04

Enquanto pesquisava pelos meus antepassados do lado do meu avô paterno, encontrei um núcleo de uma família Encarnação Pina, cujo um dos nomes correspondia ao avô do meu bisavô, mas o qual era impossível ser (pois seria 150 anos mais velho do que o neto). Contudo fiquei interessada, pois este núcleo famíliar poderão ser antepassados do meu bisavô.

O interesse cresceu ao saber que uma dessas pessoas está registada como tendo nascido em Porches, lagoa, sítio de onde provavelmente poderá ser o pai do meu bisavô.

O núcleo encontrado aqui no Genea:

José da Encarnação Pina (*1726) casou com Bárbara de Jesus (*1728)
tiveram vários filhos entre os quais:
Francisca Inácia de Pina (*1758)
Manoel da Encarnação Pina (*1726).


Ora, o meu bisavô, natural de Lagoa chamava-se Mário da Encarnação Pina (*1894, Lagoa), cujo pai era Lourenço da Encarnação Pina (na certidão de nascimento de Mário, a naturalidade do pai e a profissão são dífíceis de ler. Parece-nos ser um baleeiro (?), natural de Porches ou Peniche). O avô do meu bisavô é Manoel da Encarnação Pina (ou Pininha), e não vem a sua naturalidade.

Devido à profissão, temos estados virados para a naturalidade de Lourenço ser Peniche, contudo, conhecendo a fraca mobilidade da época, e tendo encontrado este núcleo familiar, voltámo-nos a virar para Porches (aliás, o meu avô diz ser impossível que o seu avô seja de Peniche, e afirma que deva ser de Porches).

Se alguém souber algo sobre este núcleo famíliar, por favor dê informações. Aviso que há fartura de descendentes no Alentejo que ainda usam o nome Pina.

Resposta

Link directo:

RE: Família Encarnação Pina / Porches Lagoa

#131993 | roberto lopes | 23 out 2006 20:38 | Em resposta a: #128848

Cara OpinaGil:

A profissão deve ser Barbeiro e nao Baleeiro, a naturalidade é preciso prestar mais atençao, nao descarto a hipotese de ser de Peniche, por incrivel que pareça, havia alguma mobilidade no Concelho de Lagoa, ha casos de pessoa que vieram de mais longe e em tempos mais remotos.

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Encarnação Pina / Porches Lagoa

#132033 | OPinaGil | 24 out 2006 08:22 | Em resposta a: #131993

Sobre o mm antepassado, noutro documento, venho a confirmar a naturalidade de Porches. A profissão aparece boleeiro. No diccionário online da Priberam Informática, significa: "cocheiro que monta a besta de sela nas carruagens de boleia."

O primeiro documento suscitava muitas dúvidas, uma vez que a caligrafia do pároco era de difícil percepção. O segundo suscita outras dúvidas, mas isso é outras história, na qual já me esclareceram noutro tópico.

Obrigada

Gil

Resposta

Link directo:

RE: Família Encarnação Pina / Porches Lagoa

#132052 | roberto lopes | 24 out 2006 15:47 | Em resposta a: #132033

Cara Gil:

Vivendo e aprendendo, essa profissao é uma verdadeira novidade para mim. Pelo que conta neste topico e pela naturalidade dos seus Pinas, seremos parentes por essa linha, visto eu ter nas minhas ascendencias "de Pina" "Gonçalves Pina" de Porches no sec. XVIII.

Pinas:

Manuel Correia da Ponte (no seu casamento aparece como Manuel Jose da Ponte) cc (Lagoa 18.11.1807) Maria teresa e tiveram dispensa no quarto grau de consanguinidade.
Filho de: José Correia da Ponte e Isabel da Assunçao
Filha de : DOMINGOS GONÇALVES PINA (Procurador do Termo em Lagoa) e Teresa Josefa
Neto Pat: Filipe Correia da Ponte, oficial de ferreiro e Maria Josefa da Conceiçao
Neto mat: Bartolomeu Raposo e Teodora da Assunçao
Neta Pat: FRANCISCO GONÇALVES PINA ou (FRANCISCO DE PINA - aparece das duas maneiras) cc (Lagoa 11.05.1739) Brigida Maria
Neta mat: Manuel Correia e Vitória de Jesus.

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Encarnação Pina / Porches Lagoa

#132054 | roberto lopes | 24 out 2006 15:57 | Em resposta a: #132033

Cara Gil:

A Brizida Maria cc (I) (Lagoa 20.12.1728) Simão de Sousa (a), f.º de António de Sousa e de Maria Nunes, natural de Porches cc (II) (Lagoa 11.05.1739) Francisco Gonçalves Pina ou Francisco de Pina (b), v.º de Isabel Fernandes, ele é f.º de Francisco de Pina e de Catarina dos Santos, naturais de Alcantarilha

Conclusao:

FRANCISCO DE PINA cc CATARINA DOS SANTOS (ns de Alcantarilha) tem um filho FRANCISCO GONÇALVES PINA OU FRANCISCO DE PINA, viuvo que casa com uma senhora tb viuva de Porches, estes serao os responsaveis pela Linha Encarnaçao Pina/ Gonçalves de Pina/ de Pina na freguesia de Porches, mas que na sua origem sao de Alcantarilha.

Com o tempo talvez se prove que os seus Pinas, sao provenientes destes que aqui menciono, que por sua vez sao tb antepassados do nosso confrade Antonio Pimenta de Aguiar.

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Encarnação Pina / Porches Lagoa

#132056 | OGil | 24 out 2006 16:04 | Em resposta a: #132052

Olá Roberto

Já tinha visto a sua ascedência nos tópicos, e já tenho a informação em excel, numa folha ao lado dos meus "pinas"!

Na verdade, só agora comecei a perceber o que estava escrito no assento de baptismo de Mário da Encarnação Pina, meu bisavô, nascido em 1894, apesar de já ter o assento de baptismo há 10 anos (mas tem estado perdido...).

Isto é uma história comprida, guardei o dossier das investigações tão bem guardado, que fiquei sem saber dele durante 10 anos. A minha mãe encontrou-o há 1 mês e meio. Isto tudo porque fiquei zangada quando não me deixaram entrar na Torre do Tombo.

Entretanto já pedi a certidão de casamento de Mário (com Maria Emídia da Silva) e confirmei algumas informações. Contudo, talvez só em Dezembro tenha tempo de ir ao Arquivo Distrital de Faro recuar na investigação, para saber se consigo ligar com os Encarnação Pina e Gonçalves de Pina...

Este meu bisavô é natural de Lagoa, e o pai, Lourenço, de Porches. Veio a casar em Baleizão e faleceu em Aljustrel. O nome vai continuar a ser passado, por varonia da parte do meu avô e do seu irmão mais novo.

E por minha parte, se assim vier a ser... lol ;)

Gil

Resposta

Link directo:

RE: Família Encarnação Pina / Porches Lagoa

#132058 | OGil | 24 out 2006 16:15 | Em resposta a: #132054

Quando tiver novidades, disponibilizo a informação.

Obrigada pela atenção!

Cumprimentos,

Gil

Resposta

Link directo:

RE: Família Encarnação Pina / Porches Lagoa

#132286 | melisa | 26 out 2006 19:36 | Em resposta a: #132058

Caros Gil e Roberto Lopes

Julgo que os dados que a seguir envio poderão contribuir para o aumento de informação sobre estes Pinas.

O mais antigo Pina que encontrei no eixo Alcantarilha /Pera foi CRISTÓVÃO DE PINA casado com MARIA GONÇALVES, morador em Pera e que baptiza filhos a partir de 1662.

Penso que seja este o progenitor dos vários Pinas que encontrei naquele eixo.

1-CRISTÓVÃO DE PINA cc MARIA GONÇALVES tiveram pelo menos:

2-Francisco, b.10/1/1662 que segue

2-Martinho Gonçalves de Pina, b.18/11/1663 que segue

2-Francisca , b. 5/6/1680

2-Maria Gonçalves Pina que casa (I) (Pera 12/1/1688 com Francisco Alves (fª de Domingos Alves e de Francisca Brava) e casa (II) Pera 24/12/1709 com Pedro da Costa viúvo de Catarina Rodrigues.

Esta do primeiro casamento teve:

3-Cristóvao de Pina que casou (pera 24/7/1715) com Engrácia dos Santos , fª de Manuel Dias cc Leonor Pincha, moradores em Pera.
e

3-Maria Fernandes que casou ( Pera 9/1/1729) com António Gonçalves , filho de Afonso Annes e de s/mer Vicência de Oliveira , moradores em Pera.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

2-MARTINHO GONÇALVES DE PINA, acima teria casado cerca de 1685 com Maria Adães, certamente em Alcantarilha de onde seria natural a mulher, e foi morador em Vale de Lousa –Alcantarilha.

Tiveram os seguintes filhos (todos em Vale de Lousa):

3-Isabel, * 6/2/1686

3-Domingos Gonçalves de Pina que casou (Pera 6/1/1708) com Margarida Gonçalves, fª de Gaspar Andrés e de s/ m.er Inês Pires, moradores em Benagaia –Pera.

3-Maria Adães * 22/6/1690 que casou (Alcantarilha- 1/3/1709) com António Vieira, fº de António Vieira cc Maria da Silva , moradores nos Montes do Raposo – Pera.

3- António * 19/6/1693

3-Antónia Gonçalves casou em Alcantarilha aos 6/7/1711 com Francisco Rodrigues, fº de Domingos Gonçalves Calçado cc Jerónima Dias.

3-Águeda , falecida em 12/9/1709

3-Catarina Adãesª que casou em Alcantarilha aos 24/2/1726 com Francisco Gonçalves viúvo de Leonor Adães, e filho de Manuel Gonçalves cc Maria Martins, moradores em Alcantarilha.




ª) Catarina Adães na margem do assento de casamento, sendo que no texto do dito registo é referida como Maria Adães.

:::::::::::::::::::::::::::::::::


2-O Francisco nascido em 1662 filho de Cristóvao de Pina e de Maria Gonçalves seria certamente o FRANCISCO DE PINA que terá casado com Andreza Dias cerca de 1684 e seria morador também em Vale de Lousa- Alcantarilha em 1705 quando é testemunha num casamento.

Deste casal foram filhos :

3-Cristovão de Pina (casou Alcantarilha em 20/2/1708 com Maria Rodrigues, filha de Manuel Gonçalves cc Maria Vieira

3-Catarina Gomes que casou (Alcantarilha 24/4/1713) com André Martins fº de Gaspar Gonçalves cc Margarida Gonçalves, moradores nas Areias de Porches.

2-Julgo que aquele FRANCISCO DE PINA será o mesmo que mais tarde casa com Catarina dos Santos (antepassados do Roberto) e que é morador no Vale da Lousa. Os seus casamentos teriam sido certamente em Alcantarilha onde não existem registos de casamento anteriores a 1700.

Pais de:

3- Maria dos Santos que casa em Alcantarilha a 12/8/1720 com Manuel Gonçalves, fº de Gaspar Gonçalves cc Margarida Gonçalves , moradores em Porches

3-Margarida dos Santos, que casa em Alcantarilha a 15/9/1727, com Manuel de Jesus, viúvo de Maria da Encarnação.

3-Martinho Gonçalves de Pina casa (Alcantarilha 27/8/1731) com Catarina dos Santos , fª de Domingos Luís cc Domingas Andrés.

3- Francisco de Pina ou Francisco Gonçalves de Pina que casou (I) com Isabel Fernandes, e (II) em Lagoa 11/5/1739 com Brizida Maria , viúva de Simão de Sousa.

Espero ter contribuído

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Encarnação Pina / Porches Lagoa

#132654 | Pean | 31 out 2006 09:55 | Em resposta a: #132286

Cara Maria Elisa,

Encontrei o baptismo de um Francisco, filho de Cristóvão de Pina e de Domingas de Oliveira, ocorrido em Lagôa a 16.1.1611.
Sendo estes nomes recorrentes na linha dos Pina de Alcantarilha/Pera quem sabe se não serão respectivamente pai e avós do Cristóvão de Pina com que começa a sua linha. As datas são também compatíveis.
Fica sem nenhuma certeza, apenas como curiosidade.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Família Encarnação Pina / Porches Lagoa

#132923 | roberto lopes | 02 nov 2006 19:08 | Em resposta a: #128848

Cara Gil:

Estou convencido de que o seu trisavô LOURENÇO DA ENCARNAÇÃO PINA sera descendente do CAPITÃO LOURENÇO GONÇALVES DE SOUSA * Lagoa CC D. FRANCISCA INÁCIA DE PINA * Porches, ela é filha de JOSE DA ENCARNAÇÃO PINA E DE BARBARA DE JESUS, e é neta paterna de DOMINGOS GONÇALVES DE PINA E DE MARIA DA ENCARNAÇÃO (estes são os progenitores ENCARNAÇÃO PINA - eixo Porches/Lagoa) e trineta dos "meus" FRANCISCO DE PINA E DE CATARINA DOS SANTOS * Alcantarilha.

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

Família Encarnação Pina / Porches Lagoa

#348117 | OPinaGil | 10 jul 2014 16:42 | Em resposta a: #128848

Caríssimos.
Graças ao que hoje temos na internet de registos paroquiais, avancei mais um pouco.
Lourenço da Encarnação Pina era filho de Manuel da Encarnação Pininha e de Maria Rosa.
Manuel da Encarnação Pininha era filho de Joaquim da Encarnação Pina e de Isabel de Jesus.
Joaquim da Encarnação Pina era filho de Agostinho da Encarnação Pina e de Maria Inácia.
Por aqui julgo que Joaquim da Encarnação Pina era filho de José da Encarnação Pina e Bárbara de Jesus, por sua vez descendente de Domingos Gonçalves Pina e de Bárbara da Encarnação, e de Francisco Gonçalves Pina, o que preciso ainda de verificar.

Bem hajam

Resposta

Link directo:

Família Encarnação Pina / Porches Lagoa

#443665 | paguiar | 14 out 2022 10:36 | Em resposta a: #132286

M. Elisa e confrades interessados nesta família

Tenho estado a estudar a minha ascendência Gonçalves Pina, de Porches/ Lagoa, e vejo que há um trabalho muito completo já inserido na BD do Geneall sobre esta família.
Contudo, para segurança da minha recolha, vou confirmando todas as datas que já lá estão.
E assim, chego ao casal Domingos Gonçalves Pina + Maria da Encarnação e surgem-me duas questões:

1 - A data de casamento que lá surge - 7.VII.1714 - que não ponho em dúvida, não vem associada a nenhuma freguesia. Sendo os respectivos progenitores aparentemente todos de Porches, aí procurei e não encontrei nada. Procurei então em Alcantarilha, Pera, Algoz, Silves, Lagoa e Estômbar e nada encontrei também. Nalguns casos andei para trás e para a frente vários anos e nada.

2 - Maria da Encarnação tem associada a data de óbito de 1779. Sendo o casal morador em Porches, onde o marido faleceu, procurei nesta freguesia e o único óbito que encontrei foi o de uma Maria da Encarnação casada com um José da Silva. Em vão procurei um segundo casamento em Porches, sua residência, da viúva Maria da Encarnação, e nada outra vez.

Peço assim a algum confrade que tenha conhecimento da solução destas duas questões que me esclareça.
Obrigado
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 17:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen