Brasão da familia

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Formação

Brasão da familia

#128951 | edubritoecunha | 19 set 2006 21:49

Boa noite!

Alguém tem o brasão da família Pinto Oliveira que não acho.

Sou do Brasil.

Se puderem me mandar eu agradeço. eduvieira79@yahoo.com

Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da familia

#128991 | victorferreira | 20 set 2006 11:23 | Em resposta a: #128951

Ninguém lhe pode responder, porque não há tal coisa como 'brasões' associados a um nome de família ou conjunto deles. Isso é uma invenção dos quiosques de supermercado que fotocopiam umas estampas de enciclopédia.
Em algum momento da história, alguém na sua família pode ter recebido Armas, de um Rei (e só de um Rei), ou pode tê-las feito reconhecer 'legitimamente' para si mais recentemente (por uma comissão, uma vez que não há Rei) a partir de um ancestral que as tenha recebido no passado.
Mas isso é preciso ser 'demonstrado' pela pesquisa de ancestrais.
Mesmo assim, as Armas, se usadas 'legitimamente' por um descendente do que as recebeu do Rei (o 'armigerado' original), terão que ter alguma 'diferença' (que são símbolos heráldicos para esse fim): não deve haver duas Armas iguais.
Para complicar mais o meio de campo, houve pessoas com nome Pinto e com nome Oliveira, e se chegar a isso pela sua pesquisa, possivelmente 'Pinto Oliveira' que poderão ter tido Armas. Mas há centenas de famílias com esses nomes combinados dessa ou de outra forma que nunca tiveram nada a ver com esses. Para além disso, os mais directos descendentes dos Pintos e dos Oliveiras e dos Pinto Oliveiras com Armas e 'direito' a ostentá-las, poderão pelas razões mais fortuitas - como por exemplo algumas quebras de varonia - chamar-se hoje 'Rocha', 'Antunes', 'Figueiredo', 'Silva' ou outro apelido qualquer.
Deixe lá isso das Armas para se e quando o problema se puser (será o caso? se for, as minhas desculpas pelo relambório). Antes faça pesquisa pura e dura que só assim saberá quem são os seus verdadeiros ancestrais.
No entanto, e se quizer decorar uma almofada, uma torça de lareira, um prato de prata, um tapete ou outra coisa qualquer com um escudo em que ponha lá as Armas originais dos Pintos e de algum Oliveira que as tenha recebido, é lá consigo. Ninguém o impede de gostar da coisa por razões estéticas. E se assumir os eventuais contratempos sociais que isso lhe possa trazer, ninguém tem nada a ver com isso.
Esclarecido? Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 11:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen