Família Giraldes -Beira Baixa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Giraldes -Beira Baixa

#1291 | ruigiraldes | 11 dez 2000 20:19

Existe alguma geneologia sistemática desta família que possa ser facultada.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#1294 | LCM | 11 dez 2000 21:12 | Em resposta a: #1291

Os Giraldes da Beira Baixa estão estudados no livro "A Casa da Graciosa" de Luís de Bivar Guerra, edição da família dos Marqueses da Graciosa, 1965, entre as páginas 153 e 255.
Nunca foi posto à venda tendo sido toda a edição para ofertas do Marquês da Graciosa e do autor. Penso que exista exemplar na Biblioteca Nacional de Lisboa.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#1322 | fsomr | 12 dez 2000 21:57 | Em resposta a: #1291

O livro Genealogias de João António Rodrigues de Oliveira, Porto, 1997, a partir da página 65 tem a descendência de Manuel Carneiro Giraldes de Vasconcelos, capitão de milícias, que nasceu a 1786.4.20.

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#1329 | ruigiraldes | 13 dez 2000 12:22 | Em resposta a: #1322

P/fsomr
Conheço essa família de Giraldes mas penso que nada tem a ver com a dos Giraldes da Beira-Baixa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#1330 | ruigiraldes | 13 dez 2000 12:23 | Em resposta a: #1294

Obrigado pela informação.
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#1732 | Sousa-Tavares | 17 jan 2001 15:12 | Em resposta a: #1294

Penso que a família dos Marqueses de Graciosa será Geraldes e não Giraldes, correcto? Tenho um familiar, Dr. Francisco Santiago, amigo de Fernando Geraldes de Sampaio Pereira de Figueiredo, marquês de Graciosa que elaborou ou colaborou há uns anos num livro sobre os Marqueses da Graciosa e outro sobre a Idanha. Tem conhecimento desses estudos?

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#1746 | jaf | 17 jan 2001 23:20 | Em resposta a: #1329

Tenho a Casa da Graciosa disponível para fotocópia (enquanto não vai para encadernar). Creio que não estarão aqui todos os Giraldes da Beira Baixa.
Não há uns Giraldes, de Castelo Novo(?), eventualmente ligados aos Gamboas, descendentes do dr. Tomaz Gamboa?

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#1775 | mop79436 | 18 jan 2001 18:39 | Em resposta a: #1746

Caro João
Temos trocado informaçoes sobre os Ribeiro de Matos de Unhos e tenho seguido a esta troca de informações sobre a os Giraldes.
Caso me pudesse enviar fotocópia das páginas que interessam muito agradecia.
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#1779 | jaf | 18 jan 2001 20:52 | Em resposta a: #1775

Caro Francisco,
Vou mandar-lhe uma mensagem para o que deve ser o seu email para combinar o envio.A árvore (nº13), sobre os Giraldes, é descomunal.Terá de ser fotopiada em partes.
Entretanto aproveito para esclarecer que o apelido aparece sempre aqui grafado com "i", o que inclui o ramo Graciosa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#4702 | P C Rebêlo | 16 mai 2001 23:25 | Em resposta a: #1746

Se o Dr. Tomaz Gamboa de que fala é Tomaz Gambôa Bandeira de Mello, advogado e jornalista, nascido a 21/10/1885, penso poder confirmar que uma sua irmâ D. Maria José de Gambôa Bandeira de Mello, casou com Manuel José Giraldes, natural do Fundão e residentes que foram em Castelo Novo.
Apenas sei isto....se tiver algo mais para me ajudar, muito agradecia.
Pedro Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#4721 | mop79436 | 16 mai 2001 23:57 | Em resposta a: #4702

Caro Pedro da Cunha Rebelo

O Manuel José Giraldes era natural do Fundão ou de alguma freguesia do Fundão.No Ourondo e Silvares existiram Giraldes.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#4727 | P C Rebêlo | 17 mai 2001 00:44 | Em resposta a: #4721

obrigado pela informação
Pedro Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#4730 | jaf | 17 mai 2001 03:32 | Em resposta a: #4702

Caro Pedro Cunha Rebêlo

Sendo essa (1885) a data de nasc. do Dr. Tomaz Gamboa, deve tratar-se dum irmão e não, como supunha, do pai de Maria da Piedade Bandeira de Mello de Gamboa cc o meu tio Luiz (Torrezão Veiga da Cunha). O nome de Manuel Giraldes é-me familiar, mas julgava-o casado com uma prima e não com uma irmã da minha tia. Outra irmã era (Madre) Beatriz; sobrinho, o Padre Pedro Gamboa (filho de Tomaz?). Sabe qual o nome dos pais destes vários Gamboas? Penso que o pai era também Tomaz Gamboa e a mãe … Bandeira de Mello; não tenho a certeza.
Duvido que com tantas dúvidas o possa ajudar, mas o que queria ao certo saber?

João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#4733 | P C Rebêlo | 17 mai 2001 11:13 | Em resposta a: #4730

Caro João Amaral Frazão

Efectivamente o Dr. Tomaz Gambôa Bandeira de Mello de que falo é irmão de :
- D. Mª. Piedade, casada com o seu tio Luiz Torrezão Veiga da Cunha
- Madre Beatriz
- D. Laura, casada com o seu primo Dr. Álvaro de Gamboa Fonseca e Costa
- D. Maria do Castelo, que morreu jovem e s.g.
- José, casado com D. Mª. Emilia Júdice Magalhães de Barros, e de
- D. Maria José, esta casada com Manuel José Giraldes. ( bisavós da minha mulher )

Eram todos filhos de Francisco de Gamboa Souza Pinto, n. cerca de 1845, m. 1910, lic. Direito, e de sua mulher D. Ana Teodora da Camara Faria e Serpa Bandeira de Mello.

O que realmente procuro é a ascendencia de Manuel José Giraldes, já que sobre a familia Gamboa, estou documentado até cerca de 1680

Quanto ao Padre Pedro Gambôa, não sei de quem é filho, mas caso lhe interesse, poderei saber muito brevemente.

Pedro Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#4761 | jaf | 18 mai 2001 00:16 | Em resposta a: #4733

Caro Pedro da Cunha Rebêlo

Muito obrigado pelas suas informações! Dos vários irmãos que cita só me lembro de ter conhecido a Madre Beatriz. Mas "Maria do Castelo" e "Manuel Giraldes" (o bisavô da sua mulher?) são nomes que ouvi várias vezes lá em casa.Também me lembro de ouvir falar de uma Piedade Ordaz (prima da minha tia?). Creio que eram duas irmãs Ordaz cc 2 irmãos, um deles o Dr. Pedro de Sousa Leite. Sabe relacioná-los com os Gambôas? (mera curiosidade). Estes aparecem referidos na "Casa da Graciosa" de Bívar Guerra — está à sua disposição o título de Giraldes ou o que queira, mas não vejo por lá o referido Manuel José Giraldes - o que não quer dizer que antepassados dele não venham referidos. Se puder passar-me mais alguns dados, agradeço. Em particular os avós paternos e maternos da minha tia.

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#5201 | P C Rebêlo | 21 mai 2001 17:34 | Em resposta a: #1291

Caro João Amaral Frazão

A sua Tia Maria da Piedade é neta paterna de Caetano Bernardo de Sousa Pinto, n. 1793, no Poço do Canto, termo da Vila de Ranhados e de sua mulher D. Josefa de Gambôa, n. 1812 em Castelo Novo (?), uma vez que seu Pai era ai Sargento Mor de Ordenanças e materna de José de Souza Freire Bandeira de Mello e de sua mulher D. Catarina Adelaide da Camara de Faria e Serpa.
Todos estes dados são tirados dum trabalho feito por Fernando de Gamboa Abecassis em 1994, com o recurso a documentos existentes na casa de Castelo Novo,(casa do balcão) da qual é hoje o proprietáio.
Quanto á família Giraldes, vou em breve ter noticias, pelo que sei há um grau de parentesco não muito afastado com a familia Graciosa.
P.Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#5209 | jaf | 22 mai 2001 00:52 | Em resposta a: #5201

Caro Pedro Cunha Rebêlo

Muito obrigado por mais esta informação, que só agora vi por mero acaso.
Disponha.

João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#6667 | manuelr | 05 jul 2001 23:58 | Em resposta a: #4761

Caro João Amaral Frazão

Sobre o relacionamento dos Ordaz com Gamboa:
Segundo diz minha sogra, prima direita das irmãs que indicou, casadas com 2 irmãos Sousa Leite, o Alberto e o Pedro,o relacionamento vem por afinidade. Maria do Carmo Gamboa,mãe do P.e Gamboa, a que sempre chamou prima, era-o por ser casada com Manuel Geraldes, este sim primo, mas afastado, tanto que às irmãs de Maria do Carmo, de Alpedrinha, uma delas casada com um Pestana Boavida, já não chamavam primas.
Dos elementos de que disponho, não consigo saber onde se ligam com os Geraldes ( ou Giraldes ), a não ser pelos ascendentes de Pedro D'Ordaz Caldeira de Valadares. ESte teve uma filha casada com Francisco António Lucas, de onde vieram os Conte D'Ordaz , um filho, José Caldeira D'Ordaz e Queiroz de Valadares,(avô de minha sogra e das irmãs que indicou), 2 filhas que morreram solteiras e uma menina e 2 filhos que morreram solteiros.
Este Pedro D'Ordaz Caldeira de Valadares, fº do 2º Barão de Castelo Novo, teve 2 irmãos, Joaquim e João, de quem não tenho notícia. Como vou ver a minha sogra àmanhã, se tiver algo a acrescentar a isto, dir-lhe-ei. Posso saber como se chama sua tia, que interroga ser prima das 2 irmãs?

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#6669 | GML | 06 jul 2001 00:35 | Em resposta a: #6667

Caro Manuel da Silva Rolão,

Pedro d'Ordas Caldeira tinha também uma irmã, chamada D. Maria Guilhermina, como consta do assento de baptismo de meu trisavô, Pedro Maria da Graça, de quem foram padrinhos.

Gostaría de saber se existe alguma relação entre os Gamboa aqui falado e os Lopes Dias de Gamboa Peixoto.

Agradeço antecipadamente,

G. Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#6671 | manuelr | 06 jul 2001 01:33 | Em resposta a: #6669

Caro G.Maia de Loureiro

Sobre a informação que pretende, lamento não o poder esclarecer, mas vou tentar saber.Não lhe prometo é para quando, pois são elementos que terei saber de terceiros.
Esses Lopes Dias são dos da Idanha? E os Gamboa Peixoto de onde são? Tenho um ramo de Peixotos de Proença a Velha, mas ligados a Nabais, Campos e D'Elvas.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#6685 | GML | 06 jul 2001 12:06 | Em resposta a: #6671

Caro Manuel da Silva Rolão,

Agradeço a resposta a esta mensagem e à do tópico dos Andradas. Não conheço bem estas famílias, mas um dos meus primos casou com Teresa Lopes Dias de Gamboa Peixoto, neta do etnógrafo da Beira, Dr. Lopes Dias. Pelo lado Gamboa Peixoto, está ligada a Proença (não sei se apelido se localidade).

Com os mlehores cumprimentos,

Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#6701 | manuelr | 06 jul 2001 22:58 | Em resposta a: #6685

Caro Guilherme Maia de Loureiro

Os Gamboa Peixoto são de Proença a Velha e os Lopes Dias de Idanha a Nova. Não sei se usaram o apelido de Proença, aliás bastante comum, mas não deve ser o caso.
Estes Gamboa Peixoto têm um monte na Orca e penso que são dos mesmos Gamboa de Castelo Novo. Destes, mora em Lisboa o Engº António de Gamboa Peixoto, mas que não consigo contactar. Quem também conhece pessoalmente estas famílias, Lopes Dias e Gamboa Peixoto, é o Engº Manuel da Silva Castelo Branco, que não sei se de momento está em Lisboa.
Lamento não poder ser mais concreto, mas é tudo o que sei.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#6806 | jaf | 09 jul 2001 01:32 | Em resposta a: #6667

Caro Manuel da Silva Rolão

Muito obrigado pelas suas informações e as minhas desculpas por só agora responder — com uma avalanche de mensagens e muita coisa para fazer, perdi o fio à meada e o rasto à sua mensagem.
Esta minha tia chamava-se Maria da Piedade Gamboa, cunhada, portanto, do Manuel Geraldes que refere.

Com os melhores cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#6811 | P C Rebêlo | 09 jul 2001 10:11 | Em resposta a: #6667

Caro Manuel da Silva Rolão

Sem ter conhecimento profundo da familia Gambôa, penso no entanto que haverá alguma confusão nas suas informações.
Assim tanto quanto posso afirmar, Manuel Giraldes, ou Manuel José Giraldes, foi casado com D. Maria José de Gambôa Bandeira de Mello e não com D. Maria do Carmo Gambôa, foram pais de Manuel Bandeira de Mello Giraldes, casado com D. Maria José Rebelo Palhares Caldeira de Castel-Branco, avós da minha mulher.
Quanto ás irmãs casadas com dois Pestana Boavida, são elas Maria Auzena casada com Manuel Joaquim e Maria Amélia, casada com José Manuel (?)são filhas de D. Auzenda de Gambôa e de um Ribeiro da Cunha.
Caso tenha interesse posso enviar o contacto do Arq. Pedro Pestana Boavida, filho destes últimos e que certamente está em muito melhores condições para esclarecer este ramo da familia Gamboa.
Tanto quanto sei estas duas Senhoras casadas com os dois irmãos Pestana Boavida, não tiveram mais irmãos.
Com um antecipado pedido de desculpa, caso as minhas informações não sejam correctas e sempre ao dispor

Pedro da Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#6813 | alentejo | 09 jul 2001 10:36 | Em resposta a: #6811

Caro Pedro,

Peço desculpa pela boleia. Vou publicar um estudo sobre diversas famílias onde vem desenvolvida a família Caldeira de Castel-Branco, de Portalegre e Alter do Chão. A única descendência actualizada que possuo, dos avós de sua mulher é a de Manuel Castel-Branco Giraldes. É-lhe possível actualizar a dos restantes irmãos?

Com os melhores cumprimentos

Nuno Borrego

nunoborrego@iol.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#6815 | P C Rebêlo | 09 jul 2001 11:20 | Em resposta a: #6813

Caro Nuno

Por falta de tempo, não tenho devidamente actualizado com datas, os elementos que me solicita. Tenho no entanto todos os nomes e algumas datas, de filhos, netos e bisnetos.
Se lhe for util, envio por e-mail.
Diga percisamente o que pertende.
Sempre ao dispor

Pedro da Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#6828 | P C Rebêlo | 09 jul 2001 16:45 | Em resposta a: #6815

Caro Nuno

Por falta de tempo, não tenho devidamente actualizado com datas, os elementos que me solicita. Tenho no entanto todos os nomes e algumas datas, de filhos, netos e bisnetos.
Se lhe for util, envio por e-mail.
Diga percisamente o que pertende.
Sempre ao dispor

Pedro da Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#6834 | alentejo | 09 jul 2001 17:47 | Em resposta a: #6828

Caro Pedro,

Os elementos que disponho são os que seguem, existem bastantes falhas nas últimas gerações.

Cumprimentos

Nuno Borrego

nunoborrego@iol.pt
XV D. MARIA JOSÉ REBELO PALHARES CALDEIRA DE CASTEL-BRANCO, nasceu na freguesia da Pena, Lisboa, a 31-III-1908. Casou na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 21-XII-1932, com MANUEL BANDEIRA DE MELO GIRALDES, nascido em Alpedrinha, Fundão, a 27-X-1900 e falecido em Lisboa a 28-IV-1984, Industrial em Portugal e Moçambique, filho de Manuel José Giraldes e de sua mulher D. Maria José Gamboa Bandeira de Melo. Tiveram filhos:

1 (XVI) MANUEL CALDEIRA DE CASTEL-BRANCO GIRALDES, que segue.
2 (XVI) D. ANA MARIA CALDEIRA DE CASTEL-BRANCO GIRALDES, nascida na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 08-VIII-1935. Casou em Alter do Chão, a 25-I-1969, com JOÃO RODRIGUES RAIMUNDO, nascido em Alegrete, Portalegre, a 26-III-1925, Engenheiro Agrónomo, filho de Joaquim Telo da Fonseca Raimundo e de sua mulher D. Adelaide Sofia Rodrigues. Tiveram filhos:

1 (XVII) FRANCISCO XAVIER GIRALDES RAIMUNDO, nasceu na freguesia de São Jorge de Arroios, Lisboa, a 24-XII-1969, Engenheiro Agrónomo e Consultor de Empresas.
2 (XVII) D. ANA SOFIA GIRALDES RAIMUNDO, nasceu na freguesia de São Jorge de Arroios, Lisboa, a 30-VIII-1972, Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Professora do Ensino Secundário.

3 (XVI) D. MARIA JOSÉ CALDEIRA DE CASTEL-BRANCO GIRALDES, nasceu na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 14-IX-1936, Secretária de Administração. Casou em Alter do Chão, a …………………-1964, com JOÃO DO CASAL RIBEIRO TAVARES, nascido na freguesia da Sé Nova, Coimbra, a 21-V-1935, Gerente de Vendas, filho de ………………..e de ………………….
4 (XVI) D. MARIA LUÍSA CALDEIRA DE CASTEL-BRANCO GIRALDES, nasceu na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 21-IX-1938. Casou em Alter do Chão, a 08-XII-1962, com ALEXANDRE DE AZEREDO VAZ PINTO, nascido em Espinho, a 10-V-1939, Licenciado em Economia, antigo Secretário de Estado do Comércio, etc., filho do Engº Gaspar de Queirós Ribeiro Vaz Pinto e de sua mulher D. Maria Amélia de Azeredo Vasconcelos da Silveira e Menezes . Tiveram filhos:

1 (XVII) NUNO GIRALDES VAZ PINTO, nasceu em Lisboa a 17-X-1965.
2 (XVII) MIGUEL GIRALDES VAZ PINTO, nasceu em Lisboa a 28-VIII-1967.
3 (XVII) D. INÊS GIRALDES VAZ PINTO, nasceu em Lisboa a 24-VII-1968.
4 (XVII) VASCO GIRALDES VAZ PINTO, nasceu em Lisboa a 20-IX-1971.
5 (XVII) ALEXANDRE GIRALDES VAZ PINTO, gémeo com o anterior.
6 (XVII) DIOGO GIRALDES VAZ PINTO, nasceu em Lisboa a 07-I-1977.

5 (XVI) PEDRO MANUEL CALDEIRA DE CASTEL-BRANCO GIRALDES, nasceu na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 07-XI-1941, Oficial da Força Aérea Portuguesa. Casou em Nelas, a 14-IX-1968, com D. MARIA HELENA PAIS DE BRITO, nascida na freguesia da Sé Nova, Coimbra, a 09-III-1944, filha de Aurélio Pais de Brito e de sua mulher D. Lucília Rosa Valença. Tiveram filhos:

1 (XVII) PEDRO MIGUEL PAIS DE BRITO GIRALDES, nasceu na freguesia da Sé Nova, Coimbra, a 24-VI-1969, Gestor de Produtos.
2 (XVII) D. RITA PAIS DE BRITO CALDEIRA DE CASTEL-BRANCO GIRALDES, nasceu em Luanda, Angola, a 27-IV-1974.

XVI MANUEL CALDEIRA DE CASTEL-BRANCO GIRALDES, nasceu na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 18-XII-1933, Director de Empresas. Casou na Basílica de Nossa Senhora de Fátima, Fátima, a 09-VI-1962, com D. MARIA JOSÉ RENTE PICÃO FERNANDES, nascida na freguesia da Alcáçova, Elvas, a 30-I-1936, filha de João Bagulho Picão Fernandes e de sua mulher D. Constança Maria Tenório Rente. Tiveram filhos:

1 (XVII) D. ANA CRISTINA PICÃO FERNANDES GIRALDES, nasceu na freguesia de Nossa Senhora de Fátima, Lisboa, a 29-VI-1963, Secretária de Administração.
2 (XVII) PEDRO MANUEL PICÃO FERNANDES GIRALDES, nasceu na freguesia de Nossa Senhora de Fátima, Lisboa, a 19-IX-1964 e falecido em Lisboa a 03-II-1991. Engenheiro de Máquinas.
3 (XVII) MANUEL PICÃO FERNANDES GIRALDES, nasceu na freguesia de São Domingos de Benfica, Lisboa, a 16-V-1971, Licenciado em Gestão de Recursos Humanos. Casou na freguesia da Ajuda, Lisboa, a 26-XI-1999, com D. FILIPA FEIO FERREIRA, nascida na freguesia de Santa Maria dos Olivais, Lisboa, a 12-VIII-1967, Educadora de Infância, filha de Manuel Pessoa Ferreira Bicho e de sua mulher D. Maria Teresa Barata-Feyo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#6876 | aeiou2 | 10 jul 2001 16:50 | Em resposta a: #6828

Olá Pedro
Não há dúvida, gosta mais da Genealogia do que da Física.O meu end. elect.é: moom@netcabo.pt .beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#6922 | manuelr | 11 jul 2001 17:31 | Em resposta a: #6811

Caro Pedro da Cunha Rebelo

Das famílias Gamboa e Geraldes,não tenho estudo nenhum feito. Tudo o que tenho são registos isolados dos Concelhos que tenho consultado, para posterior localização, se vier a necessitar. A indicação que dei, foi-me transmitida por minha sogra, que diz que era prima da Maria Gamboa, pelo lado Geraldes, mas que não chamava prima às de Alpedrinha.Ora se o Padre Gamboa, foi meu Capelão na Academia Militar em 1964, e para mim já era velho, é natural que minha sogra tivesse trocado os nomes. Aliás, a minha indicação foi para esclarecer que os Caldeira D'Ordaz não tinham parentesco directo com os Gamboa, pelo menos tanto quanto eu possa concluir dos elemntos que tenho.

Quanto ao pedido de desculpas, Pedro Rebêlo, acho que não é caso disso. Entendo este Fórum como conversa saudável e desinteressada entre amigos, mesmo que os não conheça. Mas já agora vou esclarecer isso dos Gamboa, já que mais não seja, só para saber!

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#12045 | Portuguez | 29 out 2001 17:55 | Em resposta a: #6667

Caro Manuel da Silva Rolao
Existe nesta mensagem sua algo que nao compreendi talvez inteiramente. Mas ee facto que a Senhora D. Maria do Carmo de Gamboa, amiga de meus Avos e minha, Serpa Brandao em solteira, nao teve filhos do seu casamento. Era madrasta e criou como mae todos os filhos do 1º casamento do Dr. Tomaz Gamboa, que assim a tratavam em consequencia, sendo que a mae biologica do Pe. Pedro Gamboa era da familia Vila Franca.
Melhores Cumprimentos
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Giraldes e Milheiro, apelidos galegos da Beira Bai

#12047 | Txispa | 29 out 2001 18:17 | Em resposta a: #1291

O apelido Giraldes, como muitos apelidos da Beira Baixa são de origem galega. Chegarom á Beira no século XIII.
Celso Milleiro
cxmilleiro@hispavista.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#14607 | aeiou2 | 22 dez 2001 19:25 | Em resposta a: #5201

Caro Pedro
Ao pesquisar um assento de casamento de uma parenta,deparei com este,que talvez lhe possa interessar:
Assento cas.nº55 ,p.56,1894.StºIldefonso,Porto
Cas. 2 jun 1894 de António Bento Geraldes de 28 anos e Carolina Freitas Lima Espinheira de 21 anos,ele de Casegas,Covilhã,Guarda,morador na rua Formosa,Porto,filho de José Bento Geraldes Silvares,do Fundão e de Theresa Gonçalves da Silva,de S.Pedro de Casegas,ela natural de Stº Ildefonso,Porto,rua Fernandes Thomaz filha de Francisco da Costa Espinheira,n.Sto Ildefonso e de Ernestina Carolina Freitas Lima,n. Candelária,Rio de Janeiro.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#14665 | alpedrinha | 25 dez 2001 18:26 | Em resposta a: #1779

Caro jaf!
Os Geraldes/Giraldes (Melo Geraldes)da Beira Baixa grafaram o nome das duas maneiras, dependendo isso das pessoas que fizeram os respectivos assentos de baptismo.
É um pouco como os Melo/Mello, com um ou dois "ll".

joão

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#14666 | alpedrinha | 25 dez 2001 18:36 | Em resposta a: #6671

Esses Lopes Dias são dos da Idanha? E os Gamboa Peixoto de onde são?
--------
De facto estes apelidos encontram-se na pessoa da Eng.ª Agrónoma Teresa Lopes Dias Peixoto(Gamboa, Epresária Agrícola, "Casa dos Peixotos", Póvoa da Atalaia, 6230 FUNDÃO.
João

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#170118 | spes | 15 out 2007 19:04 | Em resposta a: #14607

Caros Confrades

Procuro os ascendentes de Isabel Giraldes e Paulo Fernandes, ambos do Alcaide, Fundão, nascidos por volta de 1700.

Foram pais de Maria Rosália Giraldes, casada com José de Oliveira, ambos do Alcaide.

Agradeço
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#236729 | mjmventura1972 | 17 ago 2009 22:15 | Em resposta a: #6922

Caro Manuel da Silva Rolão,

Mais uma vez me socorro de si!

Na p. 307 vº, dos Assentos de casamento do Salgueiro/Fundão, de 1703, encontrei o casamento, a 2 de Setembro de 1703, de Pedro Giraldes e Catarina Vaz. Ele filho de Manuel Francisco Camarada, de Quintãs de Salgueiro, e de Ana Giraldes, da Capinha. Ela filha de António Vaz, do Salgueiro, e de Leonor Esteves, do Escarigo.

Será o casal Manuel Francisco Camarada/Ana Giraldes o mesmo que vem referido na sua obra Famílias da Beira Baixa, no título de Giraldes §8 da Capinha, nº 4, na p. 188 ?

Cordialmente

José Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#238143 | mjmventura1972 | 03 set 2009 23:47 | Em resposta a: #236729

Caro Manuel da Silva Rolão,

Renovo o apelo.

Obrigado
José Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Giraldes -Beira Baixa

#238313 | manuelr | 06 set 2009 11:13 | Em resposta a: #236729

Caro José Martins

Peço desculpa pelo atraso da resposta,mas só hoje pude vir ao Fórum.
Pela data de casamento de Ana Giraldes, em 1681 e pelo local, penso que pode concluir que é a mesma Ana Giraldes que menciona. Talvez fosse melhor confirmar se por acaso Pedro Giraldes nasceu na Capinha cerca de 1683, podendo muito bem casar com cerca de 20 anos.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Família Giraldes -Beira Baixa

#410805 | GP Porto | 28 dez 2018 12:36 | Em resposta a: #1291

Bom dia caros confrades,

Alguém tem informação acerca dos Giraldes/Geraldes da Covilhã? a minha 9ª avó, Maria Geraldes, era originária de S. João Mártir, na Covilhã, e terá casado nesta freguesia por volta de 1675 com Domingos Rodrigues. Gostaria de obter informação acerca dos seus ascendentes e descendentes.

Obrigado,
GP Porto

Resposta

Link directo:

Família Giraldes -Beira Baixa

#415556 | FrederikoCG | 12 jun 2019 11:45 | Em resposta a: #6685

Se o Lopes Dias é da familia do Drº LOpes Dias, o etnologo, então, tem raizes na Benquerença (Penamacor) e posteriormente no Vale de Lobo, hoje Vale da Srªa da Póvoa, onde o pai foi professor da instrução primária.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 09:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen