freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#129113 | MBranca | 21 set 2006 13:11

olá a todos.
de vez enquando vou até á aldeia q fica em Valongo Dos Azeite, S.J. Pesqueira, e pesquiso a minha genealogia. já conheços os padres de lá, e já desfolhei todos os livros. se alguem precisar de ajuda para esses lados, é só dizer. terei todo o gosto em ajudar. custumo ir nos feriados grandes e épocas festivas. Os locais q conheço e tenho acesso: penedono, bebeses, valongo azeites, trevões... . por aí.

cumprimentos.

MBranca

Resposta

Link directo:

Penedono - Ourozinho

#129139 | Lourval | 21 set 2006 16:37 | Em resposta a: #129113

Cara Branca,
Eu gostaria muito de localizar o batismo de António Marcos, filho de Manuel (António) de Andrade e Bernardina Josefa (Pinheira), nascido no Ourozinho, Penedono, cerca de 1840. Eu estou especialmente interessado na naturalidade do avô materno dele. Sei que seus avós paternos são Francisco de Andrade e Caetana Maria, de Marçal da Ribeira e seus avós maternos são Manuel da Fonseca e Custódia Bernarda (mas também vi Custódia Josefa e Custódia Maria). Custódia é de Guilheiro, mas eu não sei de onde é Manuel da Fonseca.
Agradeço sua colaboração.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Penedono - Ourozinho

#129184 | MBranca | 21 set 2006 22:45 | Em resposta a: #129139

Caro Lourval,

é com muito prazer que vou verificar esse registo para si, já que encontrou o meu bisavô, Libório, pai de Sidónio. eu sou mt nova nestas andanças e a minha amiga, FReis, pronteficou-se a ajudar e pesquisar. Qd o senhor respondeu e disse q tinha encontrado o Libório, ela ligou-me logo, falou-me do fórum e eu não registi em procurar e ler todo o proprocesso da provura. cada vez que leio,sinto uma gd emoção, e um profundo sentimento de alegria, como qm encontra o que sempre pensou estar perdido e q era de grande valor. quero dizer-lhe pessoalmente, MUITO OBRIGADA. a minha famíçia é o que eu tenho de maior valor. mm aqueles q nunca conheci.

por favor , continue a trabalhar esse assunto com a Freis porque nós encontramo-nos mts veses.

voltando a penedono, planeamos ir lá de 5 a 7 de outubro. se conseguirmos, vou procurar, embora seja uma data um pouco dificil uma vez que costuma estar nas paróquias os últimos 100 anos. vou verificar com prazer. qd tiver resposta eu aviso.

cumprimentos,
Branca.

Resposta

Link directo:

RE: freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#129186 | jaboo | 21 set 2006 23:01 | Em resposta a: #129113

Cara MBranca,

Encontrei poucas pessoas nesse forum com antepassados recentes nesses lados por isso é bom ve-la por aqui. Começo por dizer que a minha familia (pais, avos e bisavos) é toda de Penela da Beira (concelho de Penedono como deve saber), onde ainda vivi alguns anos. E investigando para trás, encontrei antepassados em todas as freguesias desse concelho (menos Antas), assim como no concelho de S.João da Pesqueira (incluindo Valongo, Paredes, Trevões, Vilarouco e outras). Se a sua familia é desses lados, então há grande probabilidade de sermos parentes. Quais são os apelidos que lhe interessam nessas aldeias? Terei muito gosto em trocar informações consigo.

Vou no entanto abusar da sua disponibilidade e pedir se pode passar por Penela e Paredes e verificar ai alguns nomes nos livros paroquiais. Se for possivel, diga e eu deixarei aqui os dados.

Cumprimentos,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#129300 | MBranca | 23 set 2006 10:17 | Em resposta a: #129186

Caro João,

não é propriamente aminha genealogia mas sim a do meu marido. a minha sogra é de trevões e o apelido é MORGADo; o meu sogro de valongo e é RIBEIRO.

terei todo o gosto em pesquisar o que precisa, uma vez que das paróquias já n podemos fazer nada para nós. só no ADViseu.

vou para aldeia no feriado 5 a 7 Outubro.
penso q nunca fui a paredes da beira, mas há sempre uma primeira vez e lá as aldeias não são longes.

cumorimentos,
Branca

Resposta

Link directo:

Satão, Vila Longa

#129308 | Lourval | 23 set 2006 12:19 | Em resposta a: #129300

Cara Branca,
Da próxima vez que você for ao Arquivo Distrital de Viseu, eu lhe pediria um favor: que localizasse o batismo de José , nascido em Sátão, Vila Longa, em 16.08.1728, filho de Teresa da Costa, parece-me que filho natural dela. Gostaria dos principais elementos deste batismo tais como nome dos avós, etc.
Muito obrigado.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#129333 | jaboo | 23 set 2006 21:10 | Em resposta a: #129300

Cara Branca,

Também tenho antepassados "Ribeiro" de Valongo assim como Ferreira, Carvalho, Correia, Lopes, Martins e Fernandes. Os de Trevoes (e Varzeas de Trevoes) são Francisco, da Fonseca, Monteiro, Soveral e Sousa. Mas esses meus antepassados são remotos (1600s). Por isso quando conseguir ir mais para trás nos ancestrais do seu marido, talvez encontremos algum em comum.
Se necessitar ajuda, tenho o microfilme de Valongo (1764- 1862) e Varzeas de trevoes (casamentos de 1775-1859) à minha disposição no centro dos Mormons.

Quanto à sua generosa oferta de ajuda, o que eu gostaria de saber em primeiro lugar é

1- onde estão os livros paroquiais de Paredes da Beira entre 1740 e 1800. Não estão no A.D.Viseu, na Torre do Tombo ou no A.Diocesano de Lamego. Talvez com sorte (não estão perdidos ou foram queimados) e ainda estejam na igreja paroquial, em Paredes. Quando lá for, será que pode pedir ao Sr. padre de Paredes se ele sabe onde estão esses livros? Muito obrigado por isso.
E se por grande sorte os livros ainda lá estiverem, esses são os antepassados que procuro:

Manuel Antonio de Carvalho, de Ferreirim de Fonte Arcada casou com Maria de Jesus de Azevedo e tiveram pelo menos esses filhos:
1- Rosa Teresa de Azevedo nascida c.1780-1790 (casou com Bernardo Antunes de Sendim), meus antepassados.
2- Agueda de Azevedo nascida c.1790-1800 (casou com Manuel Lourenço Margarido)
3- José de Azevedo
4- Natália de Azevedo
5- Maria Teresa de Azevedo nascida c.1790-1800 (casou com Manuel Bernardo Panesco).

Se podesse encontrar o registo de baptismo de um desses 5 filhos, lá viria então o nome dos avôs (Azevedo).

Quanto a Penela da Beira:
Será que me pode encontrar o nome dos pais e avôs de:

Antonio Augusto Madôrra nasceu no dia 28.1.1899
e de sua esposa Maria da Piedade Aguiar nasceu no dia 28.10.1900
Devem ter sido baptizados 1 ou 2 semanas depois do nascimento.

Um grande bem-haja.
Espero que passe umas boas férias na aldeia.

Cumprimentos,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#129444 | MBranca | 25 set 2006 16:56 | Em resposta a: #129333

Caro João.

já preparei um caderno com a genealogia do caro colega para pesquisar na aldeia. espero ter sorte.

Fico muto feliz por saber dos micofilmes. provavelmente vão dar jeito, estamos a pesquisar essas datas. em que capela faz essas consultas? como moro em V.N.Gaia, costumo ir à Igreja das Antas, ao registo de genealogia.

até mais,
Branca

Resposta

Link directo:

RE: freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#129480 | jaboo | 26 set 2006 03:16 | Em resposta a: #129444

Cara Branca,

Não vivo em Portugal. Vivo em San Francisco, USA e por isso consulto os microflmes aqui no Family History Center.

Se necessitar alguma coisa no periodo indicado, diga .. eu posso procurar. Basta deixar aqui os dados!

Cumprimentos,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#129492 | MBranca | 26 set 2006 12:18 | Em resposta a: #129480

olá João.,

estamos muito longe. já conhece o PAF? "Personal Ancestral Family". é um excelente programa ou gráfico de genealogia. pertence à A Igreja de Jesus Cristo SUD( Mormons).

uma vez q os microfilmes estão nos EUA, vou sem dúvida precisar de alguma ajuda. esta semana o meu marido não está, qd ele voltar eu pergunto. ele esteve sexta feira em viseu e pesquisou mt coisa. vou tentar tirar um tempinho e ver em q datas ele vai. qd souber digo qq coisa.

cumprimentos,
Branca

Resposta

Link directo:

RE: freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#130204 | MBranca | 05 out 2006 18:52 | Em resposta a: #129333

olá joão,
cá estou eu na aldeia, em valongo dos azeites.

precisa dos baptismos ou só dos nascimentos?

vou procurar tudo o que puder. se entretanto precisar de mais alguma coisa, aproveite até sábado.

até amanhã.

Branca

Resposta

Link directo:

RE: freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#130232 | jaboo | 06 out 2006 02:49 | Em resposta a: #130204

Cara Branca,

Necessito conhecer o nomes dos pais e avôs de Antonio Augusto Madôrra e sua mulher Maria da Piedade Aguiar. Por isso quer no baptismo quer no nascimento poderá em principio encontrar esses dados.

Se não for muita maçada, vou aproveitar e pedir se pode também encontrar:
Jaime de Jesus Vidonho nascido a 21.8.1906 em Penela da Beira (filho de Joaquim Antonio Vidonho e Genuina Candida) e sua mulher Brazilina Ferreira nascida c. 1910 e filha de uma Ana Joaquina Seixas, também em Penela. Muito obrigado.
Um abraço,

JOAO

Resposta

Link directo:

RE: freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#132648 | jaboo | 31 out 2006 02:26 | Em resposta a: #130204

Cara Branca,

Espero que a sua estadia na aldeia tenha sido optima. Será que teve sorte e encontrou então alguma coisa para mim?
Um abraço,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#132656 | MBranca | 31 out 2006 10:24 | Em resposta a: #129333

bom dia,

infelizmente não consegui nada. as datas são muito antigas,. falei com o padre de penedono e disse-me para ir à diocese de Lamego. grande capela , muito conhecida em lamego, mas não sei o nome.

nas paróquias estao apenas os registo com 100 anos para traz.(1900/6 a 2006)

cumprimentos,
branca

Resposta

Link directo:

Amaral de Penedono.

#132699 | 2910 | 31 out 2006 18:18 | Em resposta a: #132648

Caro primo João
será que pode dar uma ajuda na ascendencia dos meus Amaral da freg. de Ourozinho?
ver http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=132267

abraços do

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Amaral de Penedono.

#132701 | 2910 | 31 out 2006 18:20 | Em resposta a: #132699

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=9294#lista

Resposta

Link directo:

RE: freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#132739 | jaboo | 01 nov 2006 02:13 | Em resposta a: #132656

Cara Branca,

Pouca sorte a minha. Mesmo assim, um grande bem-haja pela ajuda.
Cumprimentos,

JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Amaral de Penedono.

#132743 | jaboo | 01 nov 2006 02:48 | Em resposta a: #132699

Caro primo Oscar,

Respondi à sua mensagem no outro topico.
Um abraço,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#133714 | ADACLS | 10 nov 2006 19:44 | Em resposta a: #129113

Cara Branca.

Vi o seu tópico e queria pedir-lhe um favor, se não for muita maçada :
- seria possivel nas suas idas a S.João da Pesqueira ver se encontra algo de João Pais de Aguilar nascido em S.João da Pesqueira em 19/06/1902(?)

Grata desde já
Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: freguesia S.J. Pesqueira/Penedono.

#338148 | jaboo | 15 nov 2013 19:06 | Em resposta a: #129300

Cara Branca,

Passsaram ja muitos anos desde essa nossa conversa. Pergunto-lher se conseguiu alguma coisa sobre a ascendencia Morgado de Trevoes e Ribeiro de Valongo do seu marido. Tenho muita coisa sobre esses apelidos de Trevoes e Valongo se necessitar.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 03:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen