Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

#129291 | Crisfal | 23 set 2006 00:52

Caros confrades;

Procuro informações genealógicas e biográficas do Dr. Afonso Cordeiro, conhecida figura matosinhense, cidade em que tem um busto.

Agradeço qualquer informação
Melhores Cumprimentos,

Nuno Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

#129293 | Cordeiro | 23 set 2006 02:37 | Em resposta a: #129291

Ola prezado senhor. Existe uma descriçâo completa deste senhor na obra do Abade Baçal memorias arqueologicas e historicas de Bragança mas se deseja saber algo entre em .www.mogadouro.com vai do lado esquerdo clica em Mogadouro e entra na historia e depois vera mogadourenses ilustres entre ai e la encontrara o Dr Domingos Afonso Cordeiro.
Atenciosamente A.B.Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

#129350 | Crisfal | 24 set 2006 01:58 | Em resposta a: #129293

Caro A. Cordeiro;

Agradeço-lhe a dica, mas já agora não saberá nada em termos genealógicos? Aparentemente era casado com uma minha tia trisavó, ou algo assim, cujos ramos procuro desvendar. Tinha realmente a ideia que era republicano, o que é engraçado pois parece que se dava muito bem com o meu trisavô, seu parente por afinidade, feroz monárquico e amigo do último Rei. Felizmente as políticas nem sempre afectam a vida familiar.
Melhores cumprimentos,

Nuno de Pinho Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

#129351 | Cordeiro | 24 set 2006 02:39 | Em resposta a: #129350

Ola prezado senhor na verdade eu tenho bastante sobre ele era natural de Meirinhos e meu parente o seu trisavô como se chamava? Estou no trabalho mas amanha ou quando poder lhe posso mandar os decumentos se me passar seu e-mail pelo scaner de uma obra que existe aqui no norte as memorias arquiologicas historicas de Bragança do Abade Baçal onde ele trata deste e doutras pessoas.
Atenciosamente A.B.Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

#129379 | Crisfal | 24 set 2006 21:39 | Em resposta a: #129351

Caro A. Cordeiro;

Obrigado pela disponibilidade, o meu e-mail é nusfalarrobahotmailpontocom. O meu trisavô está aqui no genea, em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=197475 .
Melhores Cumprimentos,

Nuno Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

#267539 | renatah | 29 dez 2010 11:11 | Em resposta a: #129379

Senhores,

Procuro informações sobre meu bisavô - Luis Maria Affonso Caldeira - nascido em 29/06/1878 ou 28/07/1878 em Meirinhos, filho de Domingos José e Thereza. Segundo minha família, o sobrenome original não era Caldeira; provavelmente seria Carolino ou Cordeiro.

Os senhores têm alguma informação sobre os filhos do Dr Domingos José Afonso Cordeiro ou onde eu poderia buscar esta informação? Caso positivo, poderiam por gentileza enviá-la para mim?

Meu e-mail é renata.helaehil@ig.com.br

Agradeço desde já a atenção dispensada

Abraços,
Renata

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

#267649 | ruiguerra | 30 dez 2010 14:13 | Em resposta a: #267539

Depois de ler as solicitações sobre o Dr. Afonso Cordeiro, procurei alguns elementos que dele publiquei há alguns anos. Outros ainda estão inéditos.
Em 29-1-1994, proferi uma conferência em Matosinhso subordinada ao título «A dissolução da Câmara de Matosinhos da presidência do Dr. Afonso Cordeiro» que foi publicada na revista portuense «O Tripeiro» ano XIII, nº 5, Maio 1994, de que se fez separata.
No «Jornal de Matosinhos» em 1993 publiquei vários números sobre a figura do presidente Godinho de Faria - O Homem e o Político, de que também se fez separata em livro, onde trato a final da mudança de regime (da monarquia para a República) com implicações na mudança da presidêmnia da Câmara de Matosinhos, tendo ele Dr. Afonso Cordeiro, na maior dignidade, recebido o poder camarário do seu colega médico o Dr. Godinho de Faria.
Constituiu família em Matosinhos, havendo-se casado com D. Maria Maciel Carneiro filha do lobo do mar e capitão da marinha mercante Matias de Sousa Maciel que n. a 12-8-1829, morador na Rua do Burgal, em Matosinhos, e de sua mulher D. Maria Amélia Camacho Maciel.
Julgo que pude satisfazer no essencial às solicitações.
É uma figura de grande dignidade que o concelho de MATOSINHOS sempre admirou e também o seu adversário político o conselheiro Luís de Magalhães na casa do qual ele, Dr. Afonso Cordeiro foi pedir asilo e aquele não negou e o livrou levando-o para a Espanha...
Rui Moreira de Sá e Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

#267656 | Cordeiro | 30 dez 2010 15:21 | Em resposta a: #267539

Boa tarde na verdade o seu bisavo se chamava Dr. Domingos José Afonso Cordeiro, nasceu em Meirinhos , a 20 de Setembro de 1856, era filho de Francisco Xavier Afonso , e de D. Maria Angelica Cordeiro, de onde lhe vem o nome de e como deve saber os seus sobrinhos so alguns tem o apelido de Cordeiro a maioria se chamam Afonso.
Foi um homem exemplar e tem muita coisa escrito sobre que pode consultr pela net colocando o seu nome bem e não caldeira.
Atenciosamente Antonio Baptista Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

#267736 | ruiguerra | 31 dez 2010 14:16 | Em resposta a: #267649

Depois de ler o que escrevi em 1994, venho fazer a necessária rectificação à minha anterior intervenção neste Forum, elaborada apenas pelos arquivos da memória - o Dr. Afonso Cordeiro deslocou-se de Matosinhos à quinta do Mosteiro em Moreira da Maia, pedir ao Conselheiro Luís de Magalhães concedesse asilo a Basílio Teles comprometido na revolta republicana de 31 de Janeiro de 1891, que a polícia procurava.
Horas depois Basílio Teles entrava em casa de Luís de Magalhães e duas semanas mais tarde, conta este, depois de sairem no Pocinho, galgaram os três (Luís de Magalhães, Afonso Cordeiro e Basílio Teles) a cavalo, «numa longa marcha nocturna de sete horas por montes e vales toda a distância que vai de Moncorvo a Freixo de Espada à Cinta, onde em casa de Guerra Junqueiro nos fomos acolher. Na manhã seguinte, Cordeiro seguia para Meirinhos, sua terra natal, e Basílio, Junqueiro e eu transpúnhamos o Douro junto ao maravilhoso rochedo de Durão e, pondo pé em Espanha, tomávamos o caminho de Salamanca».
Fica a rectificação feita - quem ficou salvo da prisão foi Basílio Teles por intercessão de Afonso Cordeiro, junto do filho do notável tribuno aveirense José Estêvão.
Rui Moreira de Sá e Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

#267793 | renatah | 01 jan 2011 19:38 | Em resposta a: #267656

A todos,
A pessoa que procuro não é o Dr Cordeiro. O sobrenome Affonso é da mãe de meu bisavô, Thereza, filha de João Manuel Affonso. O meu trisavô se chamava Domingos José Carolino (ou Cordeiro), era jornaleiro e filho de João dos Santos
Muito obrigada pela atenção
Feliz 2011!
Renata

Resposta

Link directo:

Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

#371811 | Cordeiro | 11 jul 2016 10:31 | Em resposta a: #129291

Bom dia, só hoje ví o que escreveu sobre os seus antepassados. Luís Maria Afonso, nasceu em Meirinhos as doze horas do dia 6-7-1878, filho legitimo de Domingos José Carolino e Tereza de Jesus Afonso, neto paterno de João dos Santos e Carolina Maria e neto materno de João Manuel Afonso e Maria da Assunção Fernandes estes naturais de Valverde de Mogadouro. Tiveram outro filho de nome João dos Santos que nasceu aos seis horas da tarde do dia cinco de Setembro de 1875, foram padrinhos deste Manuel Martins Frontoura e Maria José Carolino, tenho muito mais sobre Valverde e Meirinhos e Mogadouro. Um bom dia para vocês

Resposta

Link directo:

Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

#371840 | renatah | 11 jul 2016 20:32 | Em resposta a: #371811

Muito obrigada pelo retorno

Resposta

Link directo:

Dr. Afonso Cordeiro- Matosinhos

#371844 | renatah | 12 jul 2016 00:07 | Em resposta a: #371811

Prezado Senhor,

Se não for incômodo, eu tenho uma história da minha família em Meirinhos que ainda precisa ser esclarecida. Localizei o registro de casamento do pai de Luis Maria, Domingos José, em 29 de Abril de 1875 (os nomes dos pais dele batem com os do batismo de Luis Maria e de João dos Santos), só que o nome da noiva não é o mesmo que o da mãe dos meninos. A noiva se chama Maria Salomé (23 anos, filha de Antonio Lourenço e Thereza Affonso) e a mãe dos meninos era Thereza de Jesus Affonso. Será que pode ter havido algum erro no registro de casamento e o nome da noiva foi trocado pelo da mãe dela? A data do casamento é muito próxima do nascimento de João dos Santos (Set/1875)...

Também procuro mais informações sobre as famílias Carolino e Affonso: o casamento de meu tetravô João dos Santos com Carolina Maria e o nascimento de meu trisavô Domingos José.

Localizei o registro de 2 irmãs de Domingos José: Angelina Benta (casada com Francisco Joaquim Cordeiro em 1877) e Maria José (casada com Manoel Martins Frontoura em 1873, padrinhos de João dos Santos). Meu bisavô, Luis Maria, veio para o Brasil em 1891 se passando por filho de Angelina Benta e de seu marido. Deles todos só localizei os registros de casamento

Agradeço desde já a atenção

Abraços,
Renata Helaehil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 12:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen